Sie sind auf Seite 1von 2

10.2.8.

2 As medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana. Com o desligamento da energia eltrica conforme estabelece esta NR, e quando no se pode fazer, deve-se usar a extra-baixa tenso originada em uma fonte de segurana. Tenso no superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. a tenso que no provoca em uma pessoa choque eltrico perigoso, isto , que no leva a pessoa a fibrilao cardaca. Utilizadas nos pontos onde outras medidas de controle sejam insuficientes para garantir a segurana ou por restries tcnicas. A tenso de segurana utilizada para garantir a segurana dos usurios de instalaes e equipamentos eltricos instalados nos referidos ambientes. 10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementao do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteo coletiva, tais como: isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de secciona mento automtico de alimentao, bloqueio do religamento automtico. A isolao das partes vivas impede a passagem de corrente eltrica; obstculos, elemento que impede o contato acidental; barreiras, dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalaes eltricas; sinalizao, procedimento padronizado destinado a orientar, alertar, avisar e advertir; sistema de seccionamento automtico de alimentao e o bloqueio do religamento automtico que o tempo do bloqueio do desligamento. 10.2.8.3 O aterramento das instalaes eltricas deve ser executado conforme regulamentao estabelecida pelos rgos competentes e, na ausncia desta, deve atender s Normas Internacionais vigentes. O aterramento continua sendo a principal proteo coletiva contra contatos acidentais. A empresa realizar inspeo peridica do sistema de aterramento buscando confirmar a sua eficcia por intermdio da verificao de sua integridade fsica (continuidade do sistema) e qualidade (resistncias de aterramento);

10.2.9 - MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL

10.2.9.1 Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR6 (EPI). Relao de EPIS necessrios ao perfeito desenvolvimento de cada tarefa devem constar na anlise preliminar de riscos. Todos os EPIS utilizados devem conter CA (certificado de aprovao) emitido pelo ministrio do trabalho.

10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas s atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas. No caso de proteo para corpo inteiro diz respeito a roupas com tecidos especiais, adequado s atividades do empregado no trabalho, tendo como obrigao de observar a propriedade que os corpos apresentam de conduzir eletricidade, as substncias inflamveis e raios eletromagnticos.

10.2.9.3 vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades. Os metais so bons condutores de eletricidade e favorecem a diminuio da resistncia de contato, podendo resultar em leses mais criticas, agravando as queimaduras em caso de passagem de corrente eltrica, ou mesmo na ocorrncia de arco eltrico.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAz3IAD/nr10-comentada http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr10.htm#10.2__MEDIDAS_DE_CONTROLE http://www.prevencaonline.net/2010/09/slides-da-nr-10comentada.html#.T3-bCvBDv1Y

Das könnte Ihnen auch gefallen