Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S

Glaucia Lima de Magalhes Theophilo Jussara de Oliveira Betta

RELATRIO DE OBSERVAO SISTEMTICA - MINI EXAME DO ESTADO MENTAL -

NOVA IGUAU - RJ 2012

Glaucia Lima de Magalhes Theophilo Jussara de Oliveira Betta

RELATRIO DE OBSERVAO SISTEMTICA - MINI EXAME DO ESTADO MENTAL -

Relatrio de Observao Sistemtica da disciplina de Mtodos de

Observao em Psicologia pela Prof. Sandra Hott para obteno de nota parcial de AV2.

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S NOVA IGUAU - RJ 2012

INTRODUO

O presente relatrio pretende, atravs da observao sistemtica realizada em entrevista psicolgica e aplicao de um teste de rastreamento e avaliao rpida da funo cognitiva - Mini Exame do Estado Mental, descrever o estado em que se encontra um determinado paciente. Um dos principais objetivos da entrevista o estabelecimento do diagnstico (ou de hipteses diagnsticas) do paciente, passo essencial para o planejamento da terapia. Para tal fim so realizados a anamnese (histrico dos antecedentes da doena do paciente) e o exame do estado mental, aos quais posteriormente so acrescidos os resultados do exame fsico e neurolgico, dos exames complementares, exames de imagens, da avaliao psicolgica mediante testagens, aplicao de escalas ou instrumentos diagnsticos estruturados e outros que se fizerem necessrios.

OBJETIVOS

A entrevista tem como principal objetivo a avaliao psicolgica do paciente mediante: - a realizao da anamnese (histrico dos antecedentes da doena do paciente); - a realizao do exame do estado mental; - o estabelecimento do diagnstico ou de hipteses diagnsticas; - indicao ou no de tratamento.

DESENVOLVIMENTO

Local:

Laboratrio

de

Mtodos

de

Observao

da

Universidade Estcio de S - Campus Nova Iguau Observador/ Psiclogo: Jussara de Oliveira Betta Observado/ Paciente: Glaucia Lima de Magalhaes Thephilo Metodologia:

Observao Sistemtica A observao sistemtica que tm como objetivo a descrio precisa dos fenmenos ou o teste de hipteses, podendo ocorrer tanto em situaes de campo ou de laboratrio. Antes da coleta de dados, elaborado um plano especfico para a organizao e registro das informaes. Isto implica em estabelecer, antecipadamente, as categorias necessrias anlise da situao. Para que as categorias sejam estabelecidas adequadamente, conveniente que se realize um estudo exploratrio, ou mesmo estudos dirigidos construo dos instrumentos para registro dos dados. A forma de registro estar diretamente relacionada com o papel do psiclogo em relao observado, sendo possvel a utilizao de vrios meios de registro. Na elaborao do relatrio, quanto mais prximo do momento da observao maior ser sua acuidade, sendo tambm importante deixar bem visvel as diferentes informaes: as falas, as citaes e as observaes pessoais. Toda observao deve conter uma parte descritiva e uma parte reflexiva.

Entrevista Apesar de terem ocorrido muitas mudanas nos sistemas classificatrios e avanos nos mtodos diagnsticos, a entrevista continua sendo o principal recurso de que se dispe para a obteno de dados e avaliao do paciente na rea de psicologia. atravs dela que o psiclogo observa o funcionamento mental do indivduo e obtm os dados que lhe permitem concluir se este ou no portador de algum transtorno, alm de avaliar o grau de comprometimento que este acarreta, bem como os aspectos sadios da sua personalidade. A entrevista um instrumento essencial para a realizao dos tratamentos psicolgicos, particularmente as psicoterapias. Por meio da entrevista se estabelece uma relao profissional com o paciente, criando o necessrio clima para que possa haver um sentimento de confiana, expectativas positivas de ajuda, e se estabelea um vnculo afetivo que dissipem os medos, e se criem as condies para que o tratamento tenha sucesso.

Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) o teste mais utilizado para avaliar a funo cognitiva por ser rpido (em torno de 10 minutos), de fcil aplicao, no requerendo material especfico. Deve

ser utilizado como instrumento de rastreamento no substituindo uma avaliao mais detalhada, pois, apesar de avaliar vrios domnios (orientao espacial, temporal, memria imediata e de evocao, clculo, linguagem-nomeao, repetio, compreenso, escrita e cpia de desenho), no serve como teste diagnstico, mas sim pra indicar funes que precisam ser investigadas. um dos poucos testes validados e adaptados para a populao brasileira. O MiniMental, como conhecido, uma escala de rastreamento cognitivo, chamado screening (o mais popular entre mdicos geriatras e neurologistas) com boa correlao com a evoluo do processo demencial, desde que levado em conta o nvel educacional do indivduo para o ajuste dos pontos de corte. Instrues: Deixe o paciente confortvel e estabelea um bom

relacionamento com ele. Faa as perguntas na ordem listada. Pergunte pela data. Se alguma parte for omitida, faa a pergunta especfica (p. ex., Qual o dia da semana?, Qual o ms, estao do ano? etc.). Em seguida, pergunte: Qual o nome deste hospital (clnica)? Pontuao: Marque um ponto para cada resposta correta. O mximo de 30 pontos. Adota-se no Brasil (de acordo com Bertolucci e cols., 1994) a seguinte pontuao de corte: Analfabetos: 13 pontos; Escolaridade de 1 a 8 anos incompletos: 18 pontos; 8 anos ou mais: 26 pontos. A pontuao mxima de 30. H muitas controvrsias em relao pontuao de corte, principalmente em populao do interior do Brasil. (VIDE ANEXO)

RELATRIO DESCRITIVO

Descrio dos sujeitos: - Equipe de Enfermagem: Sandra Gesteira e Taiana Lima - Psiclogo Responsvel: Jussara de Oliveira Betta - Paciente: Glaucia Lima de Magalhaes Theophilo Descrio da Situao: O paciente entrou em surto enquanto estava em seu ambiente de trabalho (funcionrio da Petrobrs), demonstrando comportamento agressivo e violento com as demais pessoas presentes e provocando destruio do patrimnio da

instituio. Foi chamada a equipe de socorristas de emergncia que, aps alguma relutncia do mesmo, conseguiu encaminh-lo ao centro de atendimento para avaliao inicial. O paciente j chegou mais tranquilo e aceitou conversar com o psiclogo de planto.

Descrio do local: O primeiro atendimento se deu na sala de observao da universidade, composto de mesa retangular com 03 cadeiras e espelho de uma via. Estavam presentes: o paciente, o psiclogo responsvel e 02 auxiliares do corpo de enfermagem.

Principais categorias avaliadas: Aparncia - A paciente regula em torno de 40 anos, alta, corpulenta, bem vestida (estilo clssico) e asseada. Demonstrou como atitude dominante a calma e recepo, aceitando responder as perguntas tranquilamente, apesar de acompanhada de ironia e cinismo. Comportamento - A paciente se locomove devagar, sem agitao psicomotora ou qualquer demonstrao de movimentos anormais (ausncia de tiques e tremores). Senta-se ereta mantendo certo distanciamento das demais pessoas. Discurso - Fala baixa e calma em todas as respostas que dizem respeito a realidade, no entanto, demonstra um discurso, empolgado e excitado quando relata suas viagens interplanetrias. Humor e Afeto - Quando responde as perguntas sobre sua vida real ou relata qualquer fato presentes na realidade, demonstra uma restrio de seus afetos, podendo ser descrito como aplainado ou embotado, o que se contradiz a descrio detalhada e entusiasmada de sua vida em outro planeta, demonstrando uma expanso do seu afeto. Apesar do dualismo, no apresenta incongruncia emocional entre a demonstrao do sentimento e a emoo interna. Percepo - Vive num processo alucinatrio dividido, onde se encontra plenamente consciente da realidade, no entanto, prefere ficar em seu mundo imaginrio interplanetrio. Este mundo ilusrio totalmente eficiente e coerente, enquanto a realidade dita como ilgica e opressora. Relata com preciso suas viagens para este outro planeta, dando detalhes sobre a nave, local e seres

presentes em suas alucinaes, descrevendo minuciosamente at mesmo os dilogos que ocorreram. Apresenta certeza absoluta e inquestionvel sobre esta sua iluso e demonstra agitao e fria quando confrontado com a possibilidade de irrealidade. Fato que ocorreu em seu ambiente de trabalho e deu origem ao surto agressivo. Sente-se feliz e demonstra prazer ente mundo alucinatrio. Pensamento (Processo e forma)- O pensamento est focado em suas iluses e alucinaes, mas apresenta coerncia, inteligncia, raciocnio rpido e lgico. No demonstrou fuga de ideias, bloqueio ou desconexo. Orientao - O paciente consciente de onde se encontra (apresenta orientao espacial exata), em que momento est (demonstra orientao temporal precisa) e tambm qual sua situao (orientao autopsquica).

Reconstruo de dilogos: Paciente: Quando perguntado sobre o local e data em que se encontrava: Voc quer o local, dia e hora daqui ou do meu outro planeta? Quando questionado sobre o valor das somas matemticas: Eu sou muito boa em matemtica porque tenho que fazer os clculos exatos a fim de realizar minhas viagens interplanetrias com preciso (...) Porque voc fica me perguntando sobre a mesma soma de diferentes formas, no sabe fazer conta sozinha? Eu sei tudo deste planeta, pois leio muito jornal para ficar atualizada, porm eu gosto mesmo do outro planeta para onde viajo. L tudo limpo, coerente e preciso. Aqui tudo descontrolado e desconexo.

REFLEXO A paciente extremamente inteligente e articulada e apresenta um quadro alucinatrio, podendo alcanar a violncia e agresso se confrontada diretamente. necessria investigao profunda para determinar a causa desta dissociao da realidade. Apesar de apresentar um resultado alto no MEEM (escore de 30 pontos), preciso terapia e tratamento psicolgico a fim de se estabelecer um diagnstico fechado. Aps ingesto, via oral, de medicamento anti-ansioltico, a paciente acalmou-se totalmente e aceitou prosseguir com o tratamento. Recomenda-se acompanhamento intensivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen