You are on page 1of 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADALENA CONCURSO PÚBLICO CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR ESPECIFICA 1.

No Word 2000, a seqüência a partir do menu principal para localizar palavras no documento é: a) Janela, localizar; b) Ferramentas, localizar; c) Editar, localizar; d) Ajuda, localizar palavras. 2. Julgue os quesitos e assinale a opção incorreta: a) A Tecla F1, tanto no Word, como no próprio Windows, aciona a Ajuda; b) NO Word, pressionar a combinação de teclas Ctrl+T, selecionará todo o texto; c) No Windows Explorer, pressionar a combinação de teclas CTRL+A, selecionará todos os arquivos da pasta; d) A tecla Backspace apaga o caractere, imediatamente posterior, à posição do cursor. 3. Assinale a resposta correta. Um caminho para se colocar senha no documento do Texto 1, para que este não seja aberto ou modificado é: a) Acionar a tecla F12 – na janela que se abre clicar em Ferramentas – selecionar a opção Opções Gerais – Digitar a(s) senha (s) desejada(s); b) No menu Arquivo selecionar Propriedades e na janela que se abre selecionar senhas – Digitar a(s) senha(s) desejada(s); c) No menu Ferramentas selecionar Proteger documento e na janela que se abre selecionar senhas – Digitar a(s) senha(s) desejada(s); d) No menu Arquivo selecionar a opção Salvar – na janela que se abre clicar em Ferramentas – selecionar a opção Opções Gerais – Digitar a(s) senha(s) desejada(s).

4. Quais os ícones de dimensionamento de janelas? a) Iniciar, gerenciar e fechar; b) Maximinizar, minimizar, e restaurar; c) Abrir, explorar e localizar; d) n.d.a 5. No Word 2003, a seqüência de teclas para inserir cabeçalho e rodapé: a) Alt + H; b) Alt + K; c) Ctrl + H; d) Alt + X + C. 6. Considerando que a fonte padrão utilizada em um texto é Arial corpo 12, com espaçamento duplo, para se colocar espaçamento simples, entre as linhas de uma parte selecionada, deste texto, basta pressionar as teclas: a) Ctrl + 12; b) Ctrl + S; c) Ctrl + 1; d) Ctrl + Shift + 12. 7. Marque a opção que não corresponde a uma atividade realizada em uma Unidade Central de Processamento (CPU): a) Controle da transferência de dados entre dispositivos de entrada e a memória principal; b) Cálculos aritméticos e lógicos; c) Controle da transferência de dados entre a memória principal (RAM) e periféricos de saída; d) Controle de “no-break” ou falta de energia, visando evitar a perda de dados ainda não salvos.

1

d) Menu Iniciar. as teclas que João deve pressionar. A tecla que permite acessar a barra de menus do Word. Excluir Documentos. Excel e Windows Explorer é: a) Alt. c) Alinhar na horizontal. O termo transição é utilizado para: a) Transportar um elemento de um slide para outro. d) Recuar à direita e à esquerda. apenas. o arquivo será enviado para a lixeira. b) Ctrl e P. 12. b) “Colar”. Documentos. Documentos. clicar o arquivo com botão da direita do mouse. assinale a opção incorreta: a) No Windows XP existe uma ferramenta chamada Restauração do Sistema que serve para fazer com que as configurações do Windows sejam retornadas a um ponto de restauração. selecionar Excluir. c) Shift. através da opção: a) Centralizar. simultaneamente. 10. 13. b) A Restauração do sistema é um recurso ativado por um usuário com privilégios de conta de Administrador. O processador de texto Word do MS-Office permite o alinhamento dos parágrafos à direita e à esquerda. Para copiar (no “Word”) “formatos de caractere e parágrafo”. 9. c) Ocultar e fazer aparecer uma figura. num computador sem mouse. c) Ctrl e S. b) Criar movimentação dos elementos de um slide. b) Justificar. restaura uma configuração anterior. Documentos. Assinale a opção correta. b) Menu Iniciar. d) SHIFT + TAB. d) Alt. o atalho para o arquivo será enviado para a Lixeira. Estando as teclas de atalho de acessibilidade ativadas no “Windows”. apenas. 2 . Limpar. antes de selecionar o texto em que será aplicada a formatação. 11. Existem dois termos muitos utilizados no Microsoft PowerPoint: transição e animação. Para imprimir o texto. c) CTRL + SHIFT. c) “Inserir hyperlink”.8. Shift e B. são: a) Ctrl. d) Tab. clicar em: a) “Pincel”. d) A restauração do sistema do Win XP. simultaneamente. b) Ctrl. você precisa selecionar o texto que possui a formatação desejada e. apenas. previamente gravado. 15. Para apagar um único item da lista utilizamos: a) Menu Iniciar. c) Um ponto de restauração do sistema pode ser criado pelo usuário mas também é gerado automaticamente pelo Windows. excluindo todas as alterações e e-mails que tenham sido recebidos e gravados no disco. selecionar Excluir. 14. clicar o arquivo com botão da direita do mouse. desejando ativar ou desativar as “teclas de aderência” você pressiona: a) SHIFT cinco vezes. O Windows guarda os últimos documentos ou arquivos manipulados pelo usuário. Com relação às afirmações a seguir. Alt e Del. d) “Inserir linhas”. c) Menu Iniciar. no slide. Documentos. João está preparando um documento no Word. apenas. d) Passar de um slide para outro. b) CTRL + TAB.

”Escrevo sentado a esta mesa. esta colocação é: a) . um mundo todo seu. a “nudez” como a “dos vermes”. esta cadeira em que escrevo sentado a esta mesa.. 18.. acontece que inventamos também o mobiliário. Caderno H. pela variedade e beleza (a par de sua utilidade em vista do fatal desabrigo em que ficamos). E. a segunda natureza do homem é a: a) Utilidade do mobiliário.. uma segunda natureza.. . o homem criou. (Mário Quintana. d) Invenção dos utensílios.. de expressar-me por meio de sinais gráficos.. Se fôssemos veludos e quadrúpedes. sem a atual tendência à adiposidade. Mas quem foi que disse que eu estou amesquinhando a espécie? Quero apenas significar que. em face das suas miseráveis contingências. O que provocou isto foi sua: a) Miserável contingência. O autor diz: “O homem.. são ridículas como as dos cangurus sentados. para nós. uma segunda natureza. um mundo todo seu. tal “como as dos cangurus” (3º parágrafo) c) “Variedade e beleza” do vestuário por ele inventado. no texto. b) Antinatural verticalidade. os utensílios: no caso vigente. Estas mãos pendendo. 3 . A alternativa que mostra o homem como um animal especial é a: a) “ausência de pêlos. Porto Alegre. esse mascarado.LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO DECADÊNCIA E ESPLENDOR DA ESPÉCIE Não sei o que terá acontecido com a espécie humana. 19. c) Repugnante degenerescência. inúteis. b) Transmissão da cultura. depois. Para os outros mamíferos a nossa nudez pode parecer repugnante como.. Globo. E ainda este ato de escrever. O homem. à luz artificial desta lâmpada”.. a nossa verticalidade é antinatural. os utensílios”.” O homem criou. enfim. além do seu mundo natural. c) Variedade do vestuário... a nossa verticalidade é antinatural”. inventou-se a tempo o vestuário. redime um pouco esta degenerescência. poderíamos ser quase tão belos como cavalos. depois.”Um mundo artificial.”. à luz artificial desta lâmpada. um mundo todo seu. Segundo o texto. E acontece que inventamos também o mobiliário. a nudez dos vermes. d) “E... isto é. além do mundo natural. (2º parágrafo) b) Inutilidade das mãos. d) Atual tendência á adiposidade. esse mascarado. c) . é mais uma prova da nossa artificialidade. b) “E. 1977) 16. (5º parágrafo) d) Comunicação e expressão “por meio de sinais gráficos”. que. Felizmente.. um mundo artificial. ganharíamos muito em beleza e.” A alternativa que sintetiza. um mundo artificial.(7º parágrafo) 17. Esta ausência de pêlos. enfim”.

a) Fazia . b) Faziam – haviam – prevesse. c) Há duas estações: uma seca. d) Cavaleiro / cavalheiro. d) Contanto que fôssemos veludos e quadrúpedes. posteriormente. d) Pronome possessivo/ pronome pessoal/ advérbio. b) Pronome possessivo/ pronome relativo/ conjunção. c) A espécie. b) Para que fôssemos veludos e quadrúpedes. c) Fazia – havia – previssem. c) Enquanto fôssemos veludos e quadrúpedes. 21. respectivamente. d) Tomado como certo. 4 . e estas em geral fracas. “Não sei o que terá acontecido com a espécie humana” (1º parágrafo) O tempo verbal grifado no período acima expressa o fato como: a) Ordem atenuada. Assinale a opção que complete corretamente as lacunas abaixo: ___ dez horas que se ____ iniciado os trabalhos de apuração dos votos sem que se ____ quais seriam os candidatos vitoriosos. São raras as trovoadas. isto é. de expressar-me por meio de sinais gráficos. 27. ”E ainda este ato de escrever. outra temporada que principia em março ou abril. c) Pronome demonstrativo/ pronome pessoal/ advérbio. b) Apreçar / apressar. ganharíamos muito em beleza. 23. 24. que às vezes vêm somente em fevereiro. Neste trecho. ganharíamos muito em beleza. 26. b) Diz-se muita coisa errada. Chove muito em julho.. ganharíamos muito em beleza. c) Despensa / dispensa. Em janeiro. A norma culta da língua dá uma classificação para pêlos/pelos. Assinale a oração sem sujeito. como: a) Pronome demonstrativo/ pronome demonstrativo/ conjunção. b) Verdade universal. a) O Recife é uma cidade onde é verão o ano inteiro. “ Não sei o que terá acontecido com a espécie humana” (1º parágrafo ) No período acima a oração grifada tem como sujeito: a) Eu. “Se fôssemos veludos e quadrúpedes. ganharíamos muito em beleza. 22. d) Faziam – haviam – previssem. c) O dia está quente. Esta classificação também é aceita para: a) Emigrar / imigrar. 28. a) Convidaram-me para a festa. é mais uma prova da nossa artificialidade”. ganharíamos muito em beleza. A acentuação da palavra “degenerescência” (5º parágrafo) segue a mesma regra de acentuação da seguinte palavra: a) Poderíamos. Assinale a pontuação incorreta. 25. b) Que. b) Em novembro caem as “chuvas de caju”.. c) Possibilidade no passado. d) Vai fazer bom tempo amanhã. mas sem deixar de haver dias claros e bonitos.haviam – previsse. b) Espécie. d) Pêlos. d) Com a espécie humana. as “primeiras águas”. c) Gráfico.”(4º parágrafo) O período que passa a mesma idéia é: a) Embora fôssemos veludos e quadrúpedes. que começa em setembro ou outubro.20. os termos sublinhados são reconhecidos. d) Não há excessos nem mudanças bruscas.

c) 35.00. d) Quem assiste às manifestações de fé costume sair impressionado. indiscutível. d) 38. Há equívoco no uso do sinal de crase em: a) Muita gente se mantém à margem da religião. 37. 2 min e 3 seg.200 litros. 33. Num dia foram vendidos 120 ingressos e foi arrecadado um total de R$ 2. mas os estudantes pagam apenas 50%. c) 36. Complete a frase abaixo: “assisti ____ filme que você indicou.b)3 vale: a) 39. Um período de 4. b) O valor atribuído à meditação é. 40. a) o – do que. c) 3h. Dividir 108 em partes proporcionais a: 3/4.114.02)÷0.144. Qual é o dividendo? a) 496.40.8 – 1. As dimensões de um terreno retangular estão na proporção de 3 para 5. pois preferi ir ao cinema _____ ficar em casa”. b) 40. o quociente é 26 e o resto é o maior possível. b) 36. o divisor é 14. A razão entre os números 0. b) 14. d) ao – a.29. b) 30.5. para alguns. d) 377. c) 20m. Os ingressos para um teatro custam R$ 20. c) 30.400 litros. 20 min e 30 seg.34.34. 5/6. 2/3 a) 36.00. d) 20. 38. d) 38.4. b) 2. c) 5. foi de: a) 90.36. O valor de X na expressão x =(4. O valor de 1.830 segundos corresponde a: a) 1h. 39. b) 378. c) Não cabe à ninguém desprezar os benefícios da espiritualidade. d) 9. b) 15m. 34.32.46. Determine o tamanho do lado maior deste terreno. d) 25m. Um reservatório contém 2.100. 30. Se a=3 e b=32 então (a. 32. d) 1. d) 3h. c) 1/2. MATEMÁTICA 31. nessa ordem é: a) 1/20.15. d) 60.38. 21 min e 6 seg. mas não da meditação. Quantos litros conterão ¾ desse reservatório? a) 1.500 litros.800 litros. 6 min e 6 seg. a) 10m. b) 1/4.125 e 2. b) o – a. c) 1. c) 0.12 é: a) 144.000 litros. b) 4. Numa divisão.32. d) 0. c) ao – que. sabendo que sua área é de 240m2. 35. 36.45.728/0. b) 1h. 5 . c) 376.4 é: a) 2.25. O número de impressos vendidos para os estudantes.75.