Sie sind auf Seite 1von 4

CINCO COMPETNCIAS PRIMORDIAIS BOA PRTICA DO MEDIADOR EM EAD JESUSLOPES DA SILVA Aluno NTEM Ancon 211 Educao a Distncia,

ia, que j sabemos no est assim, to a distncia como se imaginava outrora, devemos realar sua devida importncia enquanto educao na sua forma geral, visto que atualmente presenciamos esta modalidade de ensino satisfazendo a formao de pessoas em todos os nveis de ensino, e tambm em outras modalidades, assim como a tcnica, os aperfeioamentos e mais recente at as graduaes. Com essa grande asperso educacional se faz necessrio debater, estudar e entender as qualidades, competncias e possveis relaes do mediador com seus alunos. Muito oportunamente vamos nos ater s competncias, em uma releitura das Dez Novas Competncias Para Ensinar de Philippe Perrenoud, baseada em estudo por Cludia Valria NOBRE e Keite Silva de MELO, dentre essas verificamos as cinco relacionadas para este estudo, procurando correlaciona-las com as competncias para docncia presencial, que so: Antecipa e Dirige Aes sobre as TICs; Motivador de Aprendizagem; Postura Crtica e Reflexiva; Competncia Avaliadora; Competncia Tcnica.

Em relao postura de entendimento, tomaremos a competncia requerida para o profissional da EaD, com intuito de estudar e entender um pouco mais sua importncia para a execuo de seu trabalho, sempre procurando que o mediador da aprendizagem possa colocar o cursista como foco central do ensino e aprendizagem, numa viso construtiva, interacionista e acima de tudo humanstica.

Tomando ento o item primeiro em que o mediador Antecipe e Dirija Aes sobre as TICs, que acreditamos poder associar a uma das competncias de referncia, segundo PERRENOUD, que Utilizar Novas Tecnologias, destacando que na releitura colocada por NOBRE e MELO, considerando o mediador pedaggico que busca fluncia tecnolgica tanto em relao ao ambiente virtual do curso, quanto das redes sociais que podem auxiliar o seu trabalho e a construir uma mediao incentivadora para os cursistas com mais dificuldade no tocante fluncia tecnolgica, satisfazendo assim uma aprendizagem de formao contnua, tanto que lhe seja necessrio para colocar o aluno como coautor de sua cognio, tornando-se autnomo. Agora em se tratando de Motivao de Aprendizagem, cremos que o mediador somente a alcanar se sua capacidade envolver os cursistas em sua aprendizagem e em seu trabalho e trabalhar em equipe (Perrenoud, 2000), pois isso far com que haja o desenvolvimento da co-responsabilidade com o curso e sua aprendizagem, a busca constante pela pesquisa, cabendo ainda a esse cursista pautas de auto avaliao e participao nas atividades do curso. No sendo de menor relevncia, acreditamos fazer parte da motivao a cooperao com a linguagem e postura na mediao, cabendo ao mediador gerir eventuais crises entre pessoas, estimulando os projetos e trabalhos em grupo, a colaborao para a apreenso do conhecimento e ainda o desenvolvimento de uma postura de resilincia, oferecendo assim tranquilidade e firmeza aos cursistas. Ao olharmos para a competncia de referncia da Postura Crtica e Reflexiva vemos que podemos tornar anlogas a outras duas apresentadas por Perrenoud que so: Administrar a Progresso das Aprendizagens e Administrar sua Prpria Formao Contnua, e na releitura de NOBRE e MELO, onde trazemos reflexo de que o rpido retorno do mediador aos cursistas, instigando ou ampliando os debates; a utilizao de novos recursos textuais ou visuais para ampliao de estudos; que a avaliao seja ampla, contnua e formativa para a aprendizagem dos cursistas. E ainda que o mediador busque sempre a reflexo de seus atos e aes para suprir eventuais falhas e que procure san-

las, satisfazendo-se quando necessrio, com estudos continuados na rea em que atua, na rea geral de tecnologia, da didtica e da pedagogia atual, os meios de tornar a competncia parte de suas qualidades pessoais e profissionais. J na Competncia Avaliadora que est diretamente ligada as competncias mostradas anteriormente vemos que se assemelha ao feedback passado aos cursistas, onde na aprendizagem corporativa deve-se avaliar todo o processo, o desenvolvimento do curso e o prprio mediador, fazendo com que procure expandir seus conhecimentos para evitar falhas pessoais e didtico-pedaggicas. Finalizando com a Competncia Tcnica, que no menos importante s demais, mas que para o autor pode englobar outras competncias em relao geral do bom desenvolvimento do trabalho do mediador visando a aprendizagem do cursista, pois: o mediador precisa ser conhecedor do contedo que est dinamizando; ele precisa articular o material didtico com os saberes trazidos pelos cursistas; e ainda; precisa envolver os cursistas em atividades de pesquisa, segundo NOBRE e MELO, complementando tambm com a importncia do feedback pessoal e profissional, trazendo a pauta da formao continuada para melhor aproveitamento educacional. Contudo no podemos deixar de fazer a relevante analogia entre as competncias para a EaD e o ensino presencial, e que a modalidade de EaD se apia nas concepes e teorias que fundamentam a educao presencial (NOBRE e MELO, 2011), pois em seu estudo de correlao entre competncias de referncia gerais ao professor, proferida por Perrenoud, e a releitura realizada no intuito de esclarecer, direcionar e dinamizar as aes do mediador de EaD em relao ao curso, aos cursistas e em relao sociedade. Assim podemos dizer que as correlaes entre docncia presencial e a distncia, dadas pelas competncias so complementares s modalidades em estudo e que complementam-se adequadamente, pois em sua maioria a necessidade se faz inerente ao profissional da educao seja qual nvel de ensino e modalidade possa atuar, sendo que o Conceito de Competncias (Perrenoud, 2000), baseado em Piaget, diz:

... faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes, etc) para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes, podendo desta forma abranger a competncia para o trabalho e a competncia para a vida., nesta fala Perrenoud nos mostra que as competncias so apresentadas para a formao contnua de professores do Ensino Fundamental, o que satisfaz a correlao entre os ensinos presencial e a distncia quanto s competncias aqui estudadas. Referncias Bibliogrficas Convergncia das competncias Essenciais do Mediador Pedaggico da EaD (Nobre, CV e Melo, KS-2011), Esud 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia, OP, 3-5/10/2011 UNIREDE LVY, Pierre(2000) Educao e Cibercultura, In

http://www.sescsp.org.br.Acesso em Nov/2012. Perrenoud Philippe, Construir as Competncias desde a Escola Porto Alegre(Brasil), Artmed Editora, 1999. Perrenoud, Philippe (2001)-Dez Novas Competncias Para Uma Nova Profisso-Ptio, Revista Pedaggica, n17, Maio-julho, pp. 8-12 SOCINFO Ministrio da Cincia e Tecnologia. Programa Sociedade da Informao Socinfo. Braslia, DF, 2000. http://www.mct,gov.br Viso Analtica da Informtica na Educao no Brasil: a questo da formao do professor. Jos Armando Valente (NIED-UNICAMP/PUC-SP), Fernando Jos de Almeida (PUC-SP), 1996. SITES http://www.pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/-http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html-67k http://www.ufrgs.br/sead/aventos/forum/documentos/Ata 10.06.09-anhttp://www.unige.ch/fapse/life.

Das könnte Ihnen auch gefallen