Sie sind auf Seite 1von 2

FORA DOS TRILHOS PREVIDENCIRIOS

A constituio de 1988 inovou no tocante proteo social, com a criao do conceito de seguridade. Aps a promulgao da Carta Constitucional, passou-se a sua regulamentao e sistematizao, com as Leis 8.212 e 8.213, ambas de 1991, referentes concesso e financiamento dos benefcios previdencirios. Atualmente, modificadas por uma emenda constitucional e vrias leis infraconstitucionais, toda essa legislao que regulamenta o tema est "desfigurada". Os primeiros cinco anos aps a promulgao da Constituio, tiveram o intuito de consolidar os direitos e garantias assegurados no captulo da Seguridade, dentre eles, como destaque est a equiparao dos benefcios urbanos e rurais, piso unificado para todos os benefcios previdencirios e assistenciais bem como a garantia de atualizao anual dos mesmos1, e mecanismos que contribuem para a efetividade de sua arrecadao. Ocorreram, porm, muitos retrocessos, a partir da poltica que privilegia o ajuste fiscal em detrimento s polticas sociais, iniciando com cortes nos gastos com a Previdncia Social, por fora de acordos com o FMI (Fundo Monetrio Internacional). Norteando os debates poca, muitos argumentos acerca da forma como eram financiados os benefcios previdencirios diante do envelhecimento da populao brasileira e a desculpa de que o sistema era deficitrio, resultou na promulgao da Emenda Constitucional n. 20, no ano de 1998, que veio a encerrar o ciclo de avanos na rea de proteo social. Daquele momento em diante, anualmente o governo amplia sua investida contra os direitos sociais, em particular os previdencirios. Segundo o texto, a Emenda Constitucional n. 20 foi o primeiro passo da estratgia mercantilista do governo na rea de Seguridade Social, pois, somada s medidas adotadas em nvel infraconstitucional, a reforma desvirtuou o carter universal e humanitrio da previdncia, da sade e da assistncia, dificultando a concesso de benefcios ou eliminando sua funo social, quebrando com o sistema de solidariedade. Dentre as alteraes, esto a exigncia de uma srie de novos requisitos como restries ao gozo do benefcio assistencial para portadores de deficincia fsica e idosos carentes, imposies de obrigaes, como percias feitas exclusivamente pelo INSS, forando pessoas portadoras de deficincia(s), a deslocamentos em condies precrias, at localidades onde as percias possam ser feitas. Outras medidas para conter a concesso de benefcios esto ligadas a aposentadoria especial: desde 1995, a legislao vinha mudando para dificultar sua aquisio e, ainda antes da reforma, em 1997, o governo concentrava poderes no INSS, definindo como deveriam ser o gozo desse direito. Ressalta-se, nesse aspecto, exigncia de laudos tcnicos contemporneos ao perodo trabalhado e a extino do direito concesso do tempo exercido em condies especiais quando adicionado ao de atividade comum.
1

Esta correo era feita pelo INPC, at a revogao atravs da L. 8.542, de 23/12/92, que permite ao governo fixar, definir um ndice de sua melhor convenincia.

Tambm foram atingidas a concesso de aposentadoria aos trabalhadores rurais, como a exigncia de provas materiais vlidas para cada membro da famlia e para todo o perodo a ser comprovado, alm de caber ao INSS a validao das provas do exerccio de atividade rural. O benefcio do salrio-maternidade, para ser concedido, submete a mulher trabalhadora aos requisitos e critrios do INSS. Outro aspecto com efeito nas aposentadorias, a elevao no perodo bsico de clculo, que passou a contar 80% de todo o perodo de contribuio (a partir de julho de 1994), no mais dos ltimos 36 meses, como fixado pela Lei 8.213 e pela Constituio. Enfim, com a desvinculao do reajuste dos benefcios previdencirios do reajuste do salario mnimo e a mudana da data-base dos aposentados e pensionistas, h hoje um enorme achatamento dos benefcios previdencirios e, "mantida essa poltica de arrocho - pela qual a atualizao dos benefcios fica sempre aqum do aumento do mnimo num futuro prximo, o teto do Regime Geral da Previdncia, que era de dez salrios mnimos antes da desvinculao, ficar limitado a um salrio mnimo" (Dep. Fed. Paulo Paim - PT/RS). FATOR PREVIDENCIRIO

Das könnte Ihnen auch gefallen