Sie sind auf Seite 1von 51

Mdulo 4 Motor

Global Training

Motor

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

107

Motores

Global Training

Responsvel pela gerao da fora necessria para movimentar o veculo. Transforma energia trmica em energia mecnica.

Motor de Combusto Interna

O motor de combusto interna uma mquina que transforma energia trmica em energia mecnica. Quer dizer, o movimento de suas partes mveis provocado pela queima de um combustvel, que ocorre no interior de uma cmara de combusto. O combustvel enviado para esta cmara por um sistema de alimentao. As partes mveis do motor em funcionamento esto submetidas a atrito e calor, razo pela qual devem ser constantemente lubrificadas e arrefecidas. E para que entrem em funcionamento necessrio dar-lhes um arranque inicial, por meio de um motor de partida, que est conectado ao sistema eltrico do veculo.
108

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Os Primeiros Motores

Global Training

Os pioneiros no pensavam em adotar mais de um cilindro para seus motores a gasolina.

Motores de combusto interna com ignio por centelha (motor a gasolina) Em comparao com o motor diesel, o convencional motor a gasolina um motor de combusto interna no qual uma mistura ar-combustvel admitida num cilindro e comprimida por um mbolo inflamada por centelha eltrica.

Motor de combusto interna com ignio por compresso (motor diesel) O motor diesel um motor de combusto interna no qual o ar admitido num cilindro comprimido por um mbolo, atingindo, devido compresso, uma temperatura de 500 a 700 graus centgrados; uma vez injetado o combustvel, a mistura inflama-se espontaneamente, graas ao calor resultante da compresso do ar .

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

109

Princpio de Funcionamento

Global Training

Para que haja uma combusto necessrio dosar trs elementos fundamentais: Ar, calor e combustvel. Tambm conhecido como tringulo do fogo.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

110

Atraso de Combusto

Global Training

O tempo que leva para que a mescla combustvel-ar entre combusto chamado de atraso de combusto e dura aproximadamente 1 ms. H condies que o atraso pode durar at 2ms.

- Baixa temperatura do motor. - Bicos injetores no atomizando. - Ponto de incio de injeo ajustado muito avanado. - M qualidade do combustvel. - Problemas mecnicos.

Como conseqncia h o rudo de combusto chamado de batida de pino, rudo metlico gerado por frentes de chamas distintas dentro da cmara de combusto. Isto ocorre devido ao tempo elevado para a entrada de combustvel na cmara de combusto.

Outro fator que influncia o atraso de combusto a presso de compresso no interior da cmara de combusto. Quanto maior a presso menos o atraso de combusto.

1.

Combusto no tempo exato Combusto muito adiantada Combusto muito atrasada


111

2.

3.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Global Training

Processo de formao da mistura ar-combustvel.

A forma da cmara de combusto, o posicionamento do bico injetor e o ngulo de injeo determinam o processo de formao da mescla ar-combustivel. Quanto ao formato a cmara de combusto pode ser divida pelo menos em dois tipos: - Injeo indireta: A combusto tem inicio no interior da pr-camara expandindo para cmara de combusto principal no topo do pisto.

-Pr cmara com pr aquecimento

- Pr cmara com

turbilhonamento.

- Injeo direta: A combusto se d diretamente sobre a cmara de combusto no pisto.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

112

Dispositivos de Injeo

Global Training

Devido a necessidade de efetuar uma distribuio seqenciada a alta presses, vlvulas de injees so necessrias.

H disponibilidade de variados dispositivos que podem ser vistos logo a seguir.

Os mais comuns so:

Bomba injetora em linha (PE).

Bomba injetora de pisto nico (PF).

Bomba injetora distribuidora (VE).

Tecnologias mais atuais:

Commom rail.

Unidade injetora (UIS).

Bomba injetora (UPS).

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

113

Bomba Injetora em Linha

Global Training

um dispositivo que supre combustvel a alta presso atravs de pistes bomba.

Cada elemento tem uma manga de regulagem que entrega a cada cilindro correspondente a quantidade requerida.

Os elemento so alimentados pela bomba de combustvel primria com uma presso de aproximadamente 2 bar.

O conjunto pistes movido atravs do eixo excntrico acionado pelo motor; o retorno dos pistes se d por meio de molas. Os ressaltos do eixo excntrico movem se contra a fora das molas forando o movimento ascendente dos pistes bomba, deste modo ocorre a elevao de presso dentro da tubulao de combustvel fazendo com que vena a presso de combustvel vena a fora da mola de ajuste da presso de abertura dos bicos injetores, pulverizando o combustvel dentro da cmara de combusto.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

114

Global Training

Bomba de Combustvel Normalmente so utilizadas bombas de mbolo na funo de bomba de alimentao de combustvel. A bomba de alimentao est diretamente acoplada bomba injetora, a qual acionada pelo excntrico do eixo de cames da outra bomba. A sua funo consiste em aspirar o combustvel do reservatrio e transport-lo atravs de um filtro at a bomba injetora.

Bomba injetora A bomba injetora tambm uma bomba de mbolo. A sua funo consiste em regular a quantidade exata de combustvel e injet-lo nas cmaras de combusto do motor, na presso correta e no momento adequado. As bombas injetoras do tipo rotativo cumprem esta funo com um nico elemento para todos os cilindros do motor. A bomba injetora regula a quantidade de combustvel a ser injetada e o momento exato da injeo. Nos motores Diesel de grande tamanho so utilizadas bombas injetoras em linha: a bomba tem um dispositivo de bombeamento prprio para cada cilindro do motor.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

115

Avano Automtico para Bomba Injetora em Linha

Global Training

A quantidade requerida de combustvel em altas rotaes no compatvel com o tempo de injeo.

Para que a quantidade exata seja entregue a injeo inicia-se adiantada a fim de dar tempo o suficiente para formar a mistura ar-combustvel. Por este motivo que so adotados avanos automticos .

Montado na parte frontal da bomba injetora no eixo excntrico ou na rvore de comando do motor, movida pela engrenagem da rvore de manivelas (virabrequim), o avano automtico dotado de contrapesos que so atuados da fora centrifuga de modo gradual dependendo da rotao em que se encontra o motor sendo que o maior ngulo de avano alando geralmente na mxima rotao do motor.

Os contrapesos (1) vencem a fora das molas que transmitem o movimento angular para o eixo torcional (2) que por conseguinte o move no sentido contrario de giro da arvore de comando proporcionado o avano necessrio.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

116

Sistema de Injeo por Tubo Comum - Commom Rail

Global Training

Injeo Direta Common-Rail

A injeo direta Common-Rail (CDI) comparada com a Injeo Direta convencional um mtodo mais moderno. Aqui o combustvel armazenado num acumulador, chamado Rail, sob alta presso (vide Alta presso de combustvel). Assim a presso de injeo j est pronta disposio ao iniciar a injeo. Alm disso, a injeo efetuada de forma seletiva por cilindro e pode ser livremente configurada perfeio, tambm visando a pr injeo. As vantagens mais importantes da injeo direta Common-Rail so as seguintes: O rudo de funcionamento devido a pr injeo, menos dura do que na injeo tradicional, e o rendimento nitidamente mais alto que na Injeo em antecmara. Com isso produz-se tambm uma maior rentabilidade assim como uma carga menor de matrias poluentes no meio ambiente. Motores Diesel com Sistemas CommonRail, satisfazem as normas de emisso de gs de escape atualmente em vigor e tm tambm o potencial de satisfazer normas futuras. 0 Sistema Common-Rail possui comparativamente poucas peas mveis, porque todos os processos de comando e regulao ocorrem de forma eletrnica. Isto prolonga a vida til do sistema. Atravs do extenso uso da eletrnica no processo de funcionamento do Sistema Common-Rail, este sistema, tem disposio todas as informaes necessrias para operar o sistema de diagnose. Isto simplifica o diagnstico nos motores-CDI.

A presso alta de combustvel (at 1350 bar) produzida pela Bomba de alta presso, medida pelo Emissor de presso do Rail e com ajuda da Vlvula reguladora de presso ela regulada ao seu valor nominal num circulo regulador; vide sistema de alta presso. Se a presso do combustvel atingir nveis demasiado altos, abre-se o eletromagneto da vlvula reguladora de presso , e o combustvel excedente flui para o retorno. Se a presso do combustvel foi reduzida satisfatoriamente, ento a vlvula reguladora de presso fecha-se outra vez. A alta presso de combustvel respectivamente diferente na marcha lenta, com carga parcial e com carga total: Carga total exige uma presso mais alta do que carga pardal ou marcha lenta.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

117

Global Training

Circuito de Combustvel CDI

1 - Reservatrio de combustvel

7 - Rail 8 Injetores 9 Vlvula reguladora de presso 10 Tubulao de retorno 11 Radiador de combustvel

2 Vlvula de pr aquecimento de combustvel

3 Filtro de combustvel

4 - Bomba alimentadora de combustvel

5 - Vlvula eltrica de desligamento

6 - Bomba de alta presso

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

118

Tipos de Comandos de Vlvulas

Global Training

Distribuio por vlvulas

Existem dois sistemas na distribuio por vlvulas: por meio do eixo de comando de vlvulas montado no bloco do motor, ou por meio do eixo de comando de vlvulas montado no cabeote do motor.

Nos motores de veculos comerciais pesados, normalmente so utilizados os eixos de comando de vlvulas no bloco do motor.

OHC (overhead camshaft) Comando simples de vlvulas no cabeote

1- rvore de comando 2- Engrenagens movida /motora 3- rvore de manivelas 4 Tucho 5- Vareta 6- Balancim 7- Eixo dos balancins 8- Vlvulas.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

119

Global Training

DOHC (double overhead camshaft) Comando Duplo de Vlvulas no Cabeote

O eixo de comando de vlvulas no cabeote utilizado em motores que operam em altas rotaes.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

120

rvores de Manivelas

Global Training

A rvore de manivelas o componente que suporta as bielas e os mbolos, e que transforma o movimento retilneo em angular disponibilizando este no volante. A forte fora gerada pela presso resultante da expanso dos gases transmitida rvore de manivelas atravs dos mbolos e bielas. O efeito dessa presso aumentado pela alavanca formada pela manivela e resulta em movimento giratrio, e fora de toro ou, simplesmente torque. Por esta razo, a rvore de manivelas deve ser muito resistente. Em motores Diesel, a mesma geralmente construda de ao forjado de liga especial, e todos os colos dos mancais e moentes das bielas so temperados por processo especial. A rvore de manivelas ou virabrequim como popularmente dito, deve ainda ser balanceada para evitar vibraes, que afetam sensivelmente o bom funcionamento dos motores.

No exemplo abaixo, temos uma rvore de manivelas com 4 cilindros em linha, com uma ordem de injeo 1 3 4 2, ou seja, a cada 180 ocorre uma combusto.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

121

Global Training

Disposio dos mbolos

Motor em linha.

1- Comprido e mais pesado

2- Torque mais uniforme, devido sobreposio das sucessivas combustes

3 - Bom equilbrio mecnico, reduz as vibraes

4- rvore de manivelas assentada em 4 a 7 apoios, com grande resistncia e evitando a flexo

Nesse tipo de rvore de manivelas o ngulo de injeo ocorre a cada 120

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

122

Motor em V

Global Training

Montado em duas linhas, com um ngulo de inclinao de 90 entre elas

Conjunto mais curto, com rvore de manivelas mais curta e rgida,

Suavidade em elevado regime de rotao

Bloco com alta rigidez

Menor altura

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

123

Motor em W

Global Training

Um maior nmero de cilindros com o mesmo comprimento de um motor em V

Aumenta a suavidade e transforma o conjunto motor em um bloco altamente compacto

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

124

Global Training

Bloco de Cilindros O bloco de cilindros ou bloco do motor o ncleo do motor. Nele esto localizados os orifcios cilndricos por onde deslizam os mbolos e os canais pelos quais circula o lquido de arrefecimento. Como material para a fabricao do bloco de cilindros, normalmente, so utilizadas ligas ferrosas e de alumnio.

Cabeote O cabeote fecha os cilindros na parte superior. No cabeote esto localizados os condutos de admisso e de escapamento com suas respectivas vlvulas, bem como os bicos injetores. O cabeote submetido a enormes esforos trmicos, razo pela qual usada para a sua elaborao uma liga ferrosa leve de boa condutibilidade trmica muito resistente a altas temperaturas.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

125

Global Training

mbolo O mbolo, ou pisto, uma pea mvel que fecha a cmara de combusto com relao ao crter O mbolo transmite a fora, resultante da combusto, para a rvore de manivelas atravs da biela.

Anis Os anis evitam o vazamento dos gases de combusto para o crter e tambm a entrada de leo de lubrificao da rvore de manivelas na cmara de combusto.

Biela A biela o componente que acopla o mbolo com a rvore de manivelas. Transmite rvore de manivelas a fora exercida pelos gases de combusto sobre a cabea do mbolo. Geralmente, os mbolos so fabricados com uma liga leve. Diferenciam-se entre anis de compresso e anis raspadores de leo.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

126

Global Training

Regulador do nmero de rotaes O regulador do nmero de rotaes est encostado diretamente na bomba injetora, este governa o regime do motor em marcha lenta e no nmero mximo de rotaes. De acordo com o tipo de regulador empregado, tambm pode ser regulado o nmero de rotaes intermedirias.

Bico injetor O bico injetor pulveriza o combustvel no interior da cmara de combusto. Incio de funcionamento: a bomba injetora gera presso na tubulao de combustvel. Aps ser atingida uma presso determinada, erguesse a agulha de assentamento e fica livre o orifcio de injeo. Uma potente mola mantm a contrapresso (presso de fechamento), regulada atravs de um parafuso de regulagem de pretenso. Depois da presso de bombeamento ter se reduzido novamente abaixo de um determinado valor, a mola fora a agulha a retornar para a sua posio inicial e assim finaliza a injeo. Conforme o procedimento de injeo escolhido, so aplicados injetores de formas especiais para a distribuio do jato de combustvel no interior da cmara de combusto.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

127

Bomba Rotativa

Global Training

Funo Injetar combustvel sob alta presso na cmara decombusto do motor (850 bar), na quantidade exata e no momento exato, conforme a carga e a rotao do motor.

Caractersticas:

Lubrificao com o prprio leo diesel; Tamanho e peso reduzidos; Somente um cilindro e um nico pisto; Integrou-se regulador e avano automtico (funo da temperatura, rotao e carga) Dispositivo de avano para partida a frio, otimizando o tempo e durao de injeo, permitindo uma tima combusto e um bom desempenho; Dispositivo de parada eltrica na chave.

Funes dos grupos componentes

1- Bomba alimentadora de palhetas com vlvula reguladora de presso: aspira combustvel e produz presso na cmara interna da bomba.

2- Bomba de alta presso com distribuidor, produz presso de injeo, alimenta e distribui combustvel.

3- Regulador mecnico de rotao: faz a regulagem do dbito de injeo em funo da rotao e solicitao do pedal do acelerador.

4- Vlvula eletromagntica de parada (ELAB): interrompe o dbito de combustvel.

5- Avano de injeo: regula o incio da injeo dependendo da rotao e, em parte, da carga.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

128

Ciclo de Funcionamento

Global Training

1 Tempo - Admisso

diesel ar escapamento

Com a movimentao da rvore de manivelas, o embolo se desloca do ponto morto superior (PMS) at o ponto morto inferior ( PMI ). Neste perodo a vlvula de admisso e mantida aberta, permitindo assim a entrada do ar para dentro do cilindro.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

129

Global Training

2 Tempo - Compresso

diesel ar escapamento

A rvore de manivelas gira. Durante o curso do mbolo do PMI ao PMS, as vlvulas permanecem fechadas e o ar existente no interior dos cilindros forado a ocupar um espao bem menor, ficando comprimido. Essa compresso eleva a temperaturas e antes que o mbolo atingir o seu PMS, inicia-se a injeo de combustvel. Em conseqncia, o calor do ar inflama o combustvel pulverizado.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

130

Global Training

3 Tempo - Trabalho

diesel ar escapamento

Com a queima do combustvel, gera-se uma grande quantidade de calor e este aumenta a presso dos gases. As vlvulas permanecem fechadas e a presso resultante aplicada sobre o mbolo, faz com que o mesmo seja empurrado do PMS para o PMI. Em conseqncia, a rvore de manivelas tambm forada a girar. Dos quatro tempos do motor este o tempo que gera fora motriz.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

131

Global Training

4 Tempo - Escapamento

diesel ar escapamento

Escapamento ou Exausto Nesse perodo, a vlvula de escapamento mantida aberta e o mbolo se desloca do PMI para o PMS, expulsando os gases queimados. Logo em seguida, inicia-se um novo ciclo motor, que comea novamente pelo 1 tempo motor (Admisso). A rvore de manivelas gira, completando assim 2 voltas para realizar um ciclo completo do motor.

Diesel.exe
132

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Tipo de Alimentao de Ar - Turbo Compressor

Global Training

Nos motores superalimentados, o ar introduzido nos cilindros por intermdio de um compressor centrfugo movido por uma turbina. A superalimentao consiste em substituir a admisso automtica por efeito da presso atmosfrica, por uma admisso forada, de modo a assegurar o enchimento dos cilindros sob presso mais elevada. Dessa forma, a superalimentao apresenta as seguintes vantagens:.

Uma turbina, acionada pelo fluxo de gases do escapamento, comprime o ar de admisso.

1- Devido ao aumento da quantidade de ar introduzido nos cilindros, possvel injetar mais combustvel, o qual pode levar a um incremento da potncia e do torque de at 30%. 2- Favorece a homogeneidade da mistura, devido a forte agitao provocada pela maior presso e velocidade do ar admitido na cmara de combusto, melhorando assim o rendimento da combusto.

A velocidade de rotao mxima de um turboalimentador se verifica na velocidade de rotao do motor a plena carga.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

133

Turbo Cooler

Global Training

O Turbo Cooler arrefece o ar na sada do turbocompressor, antes do mesmo entrar nos cilindros. O motivo o seguinte: o turbo compressor comprime o ar de admisso e ao mesmo tempo o aquece. O ar quente se expande com relao ao ar frio. O rendimento de abastecimento dos cilindros ser to maior quanto mais frio estiver o ar de admisso. O resfriamento do ar na sada do turbo compressor, influi tambm sobre as emisses nocivas do motor ao meio ambiente.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

134

Global Training

Turbo compressor equipado com wastegate

Com o desenvolvimento de turbinas para gerar maior presso em baixas rotaes, surgiu a necessidade de uma vlvula de alivio em rotaes elevadas. A vlvula Wastegate alivia a presso da turbina.

Maior torque a baixas rotaes

Menor temperatura de trabalho

Menor ndice de emisso de poluentes

Vlvula de alvio Wastegate

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

135

Turbo Compressor Geometria Varivel

Global Training

Funo

Nos motores dessa srie 600 aplicada um turbocompressor com geometria varivel na rea de escape da turbina. A variao da geometria comandada pelo mdulo CR e realizada por um conjunto de palhetas na carcaa quente do turbocompressor. Ao variar suas posies elas modificam o ngulo de incidncia dos gases nas ps da turbina aumentando ou diminuindo a rotao da turbina e variando conseqentemente a presso fornecida pelo compressor ao motor. Isto tem por finalidade proporcionar:

Maior presso de carga em baixos regimes de rotao.

Torque mais alto devido ao melhor enchimento de ar nos cilindros.

Reduo na emisso de poluentes, devido a melhor alimentao de ar do motor.

Ajuste da geometria

1 - Mdulo CR 2 - Vlvula reguladora 3- Atuador 4 - Sensor de presso do ar de admisso


1 136

De acordo com a necessidade de carga do motor, o modulo CR envia um sinal para a vlvula controladora (4), que tem por funo regular o vcuo no atuador (5), que por sua vez aciona a haste (d) que atravs da borboleta (g) aciona o anel de ajuste (f) que por fim movimenta as de mais borboletas abrindo ou fechando as palhetas (h).

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Arrefecimento
Sistema de arrefecimento funcionamento com abertura parcial da vlvula termosttica Sistema de arrefecimento Funcionamento com vlvula termosttica totalmente aberta

Global Training

Sistema de arrefecimento Incio de funcionamento do motor

O motor de combusto, transforma em trabalho til, somente uma pequena parte (34%) da energia liberada pela queima do combustvel. Os gases quentes da combusto, aquecem principalmente o bloco do motor, e saem em parte sem ser aproveitados, pelo coletor de escapamento. O excesso de calor gerado pela queima do combustvel no interior do motor, levado para o radiador atravs do sistema de arrefecimento. O sistema de arrefecimento tem como funo garantir que a temperatura de servio no interior do motor nunca ultrapasse um valor pr-determinado, a fim de evitar o superaquecimento das peas e dos lubrificantes. Existem dois tipos muito comuns de sistema de arrefecimento: o arrefecimento a ar e o arrefecimento a gua. Atualmente d-se preferncia ao arrefecimento a gua. Para tanto, bombeia-se um agente refrigerador lquido atravs do circuito de arrefecimento do bloco do motor. Existem ainda alguns motores com arrefecimento direto ou arrefecimento forado a ar. Nestes motores, o calor expelido diretamente do motor atravs do ar que o circunda. Se por algum motivo acontecer uma falha no sistema de arrefecimento do motor, se processar um superaquecimento, e com isso as peas do motor se dilataro excessivamente causando vrios tipos de anomalias e se desgastaro com maior rapidez.

Sistema de arrefecimento Circuito com o retardador hidrodinmico acoplado ao sistema.

Sistema de Arrefecimento.exe
137

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Global Training

A vlvula termosttica um dispositivo automtico, que tem a funo de normalizar rapidamente a temperatura do motor e permitir a sua estabilizao ideal durante todo o tempo de funcionamento do mesmo, independente da carga do motor ou de fatores externos. E quando a gua do arrefecimento est fria, a vlvula termosttica impede a circulao da mesma pela colmia do radiador, permitindo somente sua circulao pelo interior do bloco e cabeote do motor atravs da passagem de derivao para a bomba d'gua.

Antes porm, da gua de arrefecimento atingir a temperatura ideal, a vlvula termosttica permance semi-aberta, permitindo a passagem da gua para o radiador e ao mesmo tempo diretamente para o bloco atravs da passagem de derivao para a bomba d'gua, evitando-se dessa forma que acontea um choque trmico no bloco do motor.

Aps ser atingida a temperatura normal de funcionamento para o motor, a vlvula termosttica abre a passagem para o radiador e fecha a passagem de derivao para a bomba d'gua. Esta abertura se processa gradativamente, bem como o fechamento da derivao, evitando com isso variaes bruscas de temperatura.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

138

Global Training

Um outro equipamento importante, a tampa do radiador a qual tem a funo de pressurizar a gua do sistema de arrefecimento para: Retardar o ponto de ebulio (ponto de fervura), Reduzir as perdas pela evaporao; evitar o fenmeno da cavitao. A tampa do radiador possue duas vlvulas. Uma maior e outra menor. A maior limita a presso formada pelo aquecimento da gua, e a menor localizada no centro da tampa, limita a depresso que se forma com o esfriamento da gua (exemplo: uma parada prolongada do motor aps um perodo de funcionamento).

Ainda no sistema de arrefecimento do motor, utiliza-se , um reservatrio de compensao de gua, o qual tambm possui duas vlvulas - uma de sobrepresso (a) - uma de depresso (b) Esta localizase em um reservatrio situado um pouco mais acima do radiador, (conhecido como reservatrio de compensao), sendo que no prprio radiador colocado apenas uma tampa simples para vedar o sistema todo. Exemplificamos a construo interna do reservatrio onde colocada a vlvula economizadora.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

139

Sistema de Lubrificao
As peas mveis do motor submetidas a atrito geram calor e necessitam continuamente de lubrificantes entre as superfcies de contato. A primeira funo desse leo de lubrificar os componentes, em seguida dissipar o calor, vedar, limpar, remover as partculas geradas por desgaste em locais de atrito, mantendo-as em suspenso. Em funo das exigncias dos leos lubrificantes bem como seus incrementos determina-se o perodo de troca, cada vez mais utilizado leos sintticos ou semi-sintticos e de aditivao. Os aditivos so classificados de acordo com as funes que desempenham: Melhorar a viscosidade Mudar ponto de solidificao Inibidores de oxidao e corroso Anti-espumantes Modificadores de frico Aditivos para alta presso (aditivos EP) Aditivos detergentes e dispersantes. A Mercedes-Benz do Brasil S.A., analisa constantemente os leos das diversas Empresas produtoras. Somente depois de comprovar as qualidades necessrias libera os mesmos para o uso em seus produtos.

Global Training

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

140

Global Training

Sistema de Lubrificao. A bomba de leo do motor, faz circular sob presso o leo lubrificante, levando-o para todos os pontos que requerem lubrificao atravs de galerias existentes no bloco e cabeote do motor. Os cilindros so lubrificados pelo leo que extravasa dos colos das bielas e mancais. As hastes das vlvulas, as articulaes esfricas das varetas de acionamento dos balancins, os tuchos, as engrenagens da distribuio tambm so lubrificados pelo leo vazado dos mancais, os quais so lubrificados sob presso. Todo leo destinado lubrificao do motor, forado a passar por um sistema de filtragem no qual so retidos as partculas existentes no mesmo. Em casos de obstruo do elemento filtrante do tipo cartucho de papel especial, uma vlvula de segurana intercalada no circuito, abre-se e permite a passagem do leo para lubrificar o motor, porm com leo no filtrado.

Intercambiador de Calor: um dispositivo que permite manter o leo lubrificante em temperatura ideal de trabalho, independentemente da carga do motor ou de fatores externos. Fluindo por um sistema de canais em contato com o circuito de gua do sistema de arrefecimento, o leo lubrificante aquecido rapidamente nas partidas e arrefecido durante o servio contnuo.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

141

Tipos de Freios Auxiliares

Global Training

Freios contnuos primrios

O sistema de freios contnuos se dividem em freios contnuos primrios e secundrios de acordo com a montagem dentro do trem de fora.

Os freios contnuos primrios atuam sobre a trem de fora antes da caixas de marchas .

Portanto a potncia de frenagem depende da rotao em que se encontra o motor e se pode incrementar a potncia de frenagem atravs de mudanas de marchas.

Podemos dizer que freios contnuos primrios so os freios que atuam no motor, no entanto h tambm retardadores que so montados frente do cambio de marchas.

Freios contnuos secundrios

Os sistemas de freios contnuos secundrios so montados entre a caixa de marchas e o eixo motriz atuando assim na cadeia cinemtica.

Seu efeito de frenagem dependa do nmero de rotao da rvore de transmisso (card) e a potncia aumenta conforme aumenta a velocidade do veculo.

Estes sistemas de freios so exclusivamente retardadores.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

142

Freio-Motor (Borboleta na Sada do Escape)

Global Training

Os melhoramentos introduzidos nos motores resultam apenas em um ligeiro aumento da potncia de frenagem. O sistema de freio motor do tipo borboleta de presso dinmica, montado no sistema de escapamento. Quando a borboleta do freio motor se fecha, gera uma contrapresso no sistema de escapamento contra a qual os mbolos tm que efetuar o trabalho de exausto no 4o. tempo do motor (escapamento), resultando na frenagem do motor.

Cilindro de ar comprimido

Durante os ciclos de funcionamento do motor de 4 tempos, o ar expulso do cilindro comprimido no coletor de escape, estando a borboleta na posio fechada o ar dever vencer a resistncia, o provoca desacelerao do veiculo.

O Freio Motor um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desaceleraes em trfego normal. Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanas, maior ser a eficincia do Freio Motor. A correta utilizao do Freio Motor no causa danos ao motor e permite prolongar a vida til das guarnies e tambores de freio. Em longos declives, a utilizao do Freio Motor poupa o freio de servio, assegurando sua total eficincia em caso de eventuais emergncias. Quando aplicado o Freio Motor, o motor poder at atingir a rotao mxima permitida sem que isto implique em algum dano.
143

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Top-Brake

Global Training

Estrangulador constante Mercedes-Benz

Componente do freio motor criado e desenvolvido pela Mercedes-Benz. No motor que trabalha pelo princpio de quatro tempos, durante o tempo de compresso se alivia a presso de compresso por meio de 3 tempo uma vlvula adicional montada no cabeote. Como conseqncia se reduz o trabalho de descompresso no tempo de expanso (trabalho), deste modo o mbolo no se acelera em seu movimento descendente. Basicamente a diferena entre a borboleta de escape e o estrangulador constante que este atua durante o tempo de compresso.

Com o freio motor aplicado, os estranguladores constantes no cabeote esto abertos e a borboleta no sistema de escapamento fechada.
144

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Global Training

Efeito de frenagem: 1. Admisso 2. Compresso

No 2 tempo do motor (compresso), durante o rpido movimento ascendente dos mbolos, a quantidade de ar expelida atravs dos estranguladores existentes no coletor de escapamento pequena, de forma que a compresso desejada no comprometida significativamente. A frao de ar comprimido expelida atravs dos estranguladores constantes.

Efeito de frenagem: 1. Admisso 2. Compresso 3. Expanso

No incio do 3 tempo (expanso) , contudo, responsvel pela considervel reduo na presso atuante sobre os mbolos, com conseqente reduo de trabalho de expanso. Nos motores com freio motor convencional (sem Top Brake), o aproveitamento da potncia de frenagem obtida no tempo de compresso desprezvel porque a fora de expanso do ar atuando sobre os mbolos no 3 tempo do motor, recupera praticamente todo o trabalho de compresso do tempo anterior. Em contrapartida, nos motores equipados com freio motor e Top Brake, com a expanso do ar consideravelmente reduzida, a diferena entre os trabalhos de compresso e de expanso muito maior, resultando em um ganho significativo de potncia de frenagem do motor. Assim, a elevada potncia de frenagem do freio motor com Top Brake conseqncia da resistncia pneumtica encontrada pelos mbolos durante os tempos de compresso e escapamento do motor.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

145

Global Training

O Turbo-Brake consiste em um eficiente equipamento de freio adicional que, em conjunto com o consagrado sistema Top-Brake, proporciona uma elevada potncia de frenagem auxiliar, que pode chegar a mais de 300 Kw a 2200 rpm. O princpio de funcionamento baseia-se em aumentar a velocidade da turbina quando o sistema acionado. Assim, o rotor compressor ir introduzir mais ar no interior dos cilindros e conseqentemente, haver maior resistncia ao deslocamento dos mbolos nas fases de compresso e escapamento, aumentando a capacidade de frenagem. Quando o sistema no est acionado, a luva encontra-se em repouso. Com o acionamento do Turbo-Brake a luva se desloca na direo da turbina, com isso h uma acelerao da turbina.

Luva corredia (placa de fluxo de ar) Luva corredia

Regulagem da presso sobrealimentao

O turbobrake se baseia em um turbo compressor convencional cuja a sua caracterstica mais e importante uma luva deslizante montada ao lado da turbina dos gases de escape.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

146

Unidade Injetora

Global Training

Os motores com gerenciamento eletrnico visam sobretudo: - alcanar nveis menores de emisso de poluentes, atendendo s leis de nacionais e internacionais de preservao ambiental, mecnica mais simples, aliando os benefcios da nova tecnologia de controle de injeo, com reduo de custos. Os motores com gerenciamento eletrnico funcionam com um sistema de alimentao de combustvel controlado eletronicamente. O mecanismo bsico conhecido como sistema BOMBA - TUBO - BICO e consiste numa unidade injetora por cilindro, interligada ao bico injetor atravs de uma pequena tubulao de alta presso. Os elementos alojados na unidade injetora - injetor, cmaras de presso e descarga de combustvel, vlvula de controle de vazo e eletrom de acionamento - so responsveis pelo aumento da presso e controle do volume de injeo de combustvel, que conduzido ao bico e distribudo, de forma atomizada, na cmara de combusto.

Tubo de Alta Presso

Bico Injetor Unidade Injetora

Unidade Injetora Trabalhando.avi

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

147

Funcionamento do Sistema de Injeo

Global Training

Para dar incio ao processo de injeo, esto envolvidos os movimentos do elemento injetor e da vlvula de controle de vazo. Ao receber um pulso de tenso, o eletrom gera um campo magntico, que retrai a vlvula de controle de vazo, fazendo com que ocorra o incio da injeo. Enquanto o eletroim estiver energizado haver fluxo de combustvel ao injetor. O sistema de gerenciamento eletrnico responsvel por enviar os pulsos de tenso a todos os eletromas das unidades injetoras.

Processo de injeo

A estrutura do processo de injeo composta por 4 fases: 1 - Curso de admisso (o elemento injetor desloca-se para baixo e permite a entrada do combustvel na cmara de presso);

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

148

Global Training

2. Curso prvio (o elemento injetor desloca-se para cima e parte do combustvel descarregada no canal de retorno);

3. Curso de alimentao (o eletrom recebe o pulso de tenso enviado pelo sistema de gerenciamento eletrnico, retraindo a vlvula de controle de vazo, o que provoca o incio da injeo);

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

149

Global Training

4. Curso residual (o combustvel excedente no injetado despejado na cmara de descarga e retorna ao tanque).

Enquanto o eletroim estiver energizado, haver fluxo de combustvel ao injetor.

O fim da injeo ocorre quando o sistema de gerenciamento eletrnico desenergiza o eletrom de acionamento. A vlvula de controle retorna ento condio de repouso, despressurizando a cmara de alta presso. Se for detectada qualquer falha no sistema de injeo, as unidades de controle do sistema de gerenciamento eletrnico utilizam valores de recuperao, permitindo o deslocamento do veculo at um concessionrio. Os motores com gerenciamento eletrnico proporcionam, assim, conforto e segurana, com baixos nveis de emisso de poluentes.

Unidade Injetora.avi
150

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Gerenciamento Eletrnico

Global Training

O mdulo de gerenciamento do motor chamado de PLD/MR e est geralmente fixo ao bloco do motor. Tem como funo principal a energizao da solenide da unidade injetora, no momento adequado, em funo das condies internas e externas do motor, tendo em conta as solicitaes de carga, consumo bem como emisses, a preciso da injeo se d em funo do sensor de PMS e de rotao que informa a posio instantnea e exata em que deva ocorrer a injeo, o mdulo PLD/MR processa a injeo tento em conta as informaes enviadas pelos demais sensores abaixo, como tambm informaes que chegam via comunicao CAN BUS.

Sensor de temp.e presso do leo lubrificante

Sensor de temp.e presso do ar de sobrealimementao

Sensor de temperatura do lquido de arrefecimento

Sensor de PMS

Sensor de temperatura do leo diesel

Sensor de rotao Unidade injetora Sensor de nvel do crter

Mdulo PLD

Vlvula eletromagntica do TOP-BRAKE (OM 906/926)

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

151

Motores com Gerenciamento Eletrnico

Global Training

Possibilita torque e potncia mais elevados Menor ou igual consumo de combustvel Aumento dos intervalos de manuteno Elevada durabilidade Manuteno facilitada com diagnose de falhas Dispensa regulagens mecnicas No necessita de componentes extras para parada do motor Suprimidos componentes mecnicos de controle do motor Menor nmero de peas de reposio Regulagem de potncia e torque do motor (parametrizao) Regulagem automtica do dbito de partida

O mdulo de comando do motor, denominado pela DaimlerChrysler: PLD (abreviado do Alemo , significa BOMBA TUBO - BICO ( Pumpe Leitung Duese ) Mas tambm chamado de MR / CR.

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

152

ADM (Adapter Module)

Global Training

O mdulo de gerenciamento do veculo chamado de ADM, UCV ou FR, isso depender do modelo do veculo. Este mdulo geralmente estar dentro da cabine do veculo e prximo central eltrica.

Sensor do nmero de rotaes do motor Limitador de velocidade Regulagem automtica da marcha lenta Regulagem automtica da rotao da tomada de fora Acelerador manual eltrico Tomada de autodiagnstico / sistemas de diagnose

Neste caso, temos como exemplo o FR instalado no 1944s


153

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

Global Training

Como principal funo, o mdulo do veculo controla o sinal do pedal do acelerador, este sinal digital e chamado de sinal PWM. A solicitao do pedal e transformada em solicitao de torque pelo FR/ADM e enviada ao MR/PLD atravs da linha CAN. O mdulo do veculo tambm responsvel por ativar o freio motor e top-brake, bem como ativar luzes e ponteiros indicativos do painel de instrumentos. A linha de comunicao entre os mdulos do veculo chamada de linha CAN, por esta linha passam informaes importantes a serem compartilhadas entre os mdulos . importante lembrar que a linha um sistema organizado, onde cada informao tem um nvel de prioridade e sempre que um mdulo envia uma informao, o outro mdulo ao receber, envia uma resposta confirmando o recebimento da mensagem.

Linha CAN (Controler Air Network)

Sinal para as Unidades injetoras

Pedido de acelerao

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

154

Global Training

Diagrama Eletrnico

Linha CAN

Pedido de Sinal para as unidades injetoras acelerao

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

155

Motor OM 612 LA - Curva de desempenho

Global Training

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

156

Motor OM 904 LA - Curva de desempenho

Global Training

Fundamental de Servio - Treinamento Tcnico

157

Das könnte Ihnen auch gefallen