Sie sind auf Seite 1von 12

O USO DE CITAES E REFERNCIAS NO TRABALHO ACADMICO

GUIDO DE OLIVEIRA CARVALHO

UEG-GOIS
2012

UEG-GOIS

O USO DE CITAES E REFERNCIAS NO TRABALHO ACADMICO


Prof. Guido de Oliveira Carvalho1 1. CITAES (ABNT NBR 10520 - AGO 2002)
Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte. Citao direta: transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Citao indireta: texto baseado na obra do autor consultado. Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

Regras gerais de apresentao Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituio responsvel ou pelo ttulo includo na sentena devem ser apresentadas em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, devem ser em letras maisculas.

Exemplos:

Segundo Lopes (1997) para se aprender a escrita em ingls necessrio um nvel adequado ao desenvolvimento da fala, da conscincia reflexiva e do controle deliberado.

Na concepo vygotskiana, a relao do homem com o mundo no direta, mas mediada por instrumentos ou signos (OLIVEIRA, 1998).

Segundo Seliger e Shohamy (1989), h uma srie de razes pelas quais a pesquisa qualitativa tem sido incorporada pesquisa sobre L2 nos ltimos anos.

Quando o aluno tem a possibilidade de ouvir o professor, este poder reagir de acordo com
1

Mestre em Letras pela UFG. Professor de Lngua Inglesa e Estgio de Lngua Inglesa na Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Gois. E-mail: longevos@hotmail.com.

3 sua expresso facial, o que contribuir significativamente na decodificao da mensagem (HOLDEN; ROGERS, 2001). Exemplo 1 retirado de Borba e Oliveira 2004, p. 12. Exemplo 2 retirado de Carvalho, 2002, p. 34 Exemplo 3 retirado de Carvalho, 2002, p. 48 Exemplo 4 retirado de Kete de Deus e Melo 2004, p. 17. As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem aparecer entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao. Exemplo: Na lingustica aplicada, o estudo de caso tem sido empregado principalmente como uma ferramenta para traar o desenvolvimento lingustico de aprendizes de primeira e segunda lngua (NUNAN, 1992, p. 78). Retirado de Vieira e Arataque, 2004, p. 33.

As citaes diretas, no texto, com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Exemplo: A correo com os pares definida por Richards, Platt e Platt (1992, p. 268) como
uma atividade na fase de reviso da escrita na qual os estudantes recebem feedback sobre sua redao de outros estudantes seus pares. Tipicamente os estudantes trabalham em pares ou pequenos grupos, lem os textos uns dos outros e fazem questes ou do comentrios ou sugestes.

Retirado de Carvalho, 2002, p. 31. Devem ser indicadas as supresses, interpolaes, comentrios, nfase ou destaques, do seguinte modo: supresses: [...], interpolaes, acrscimos ou comentrios: [ ]. Para enfatizar trechos da citao, deve-se destac-los indicando, entre parnteses aps a chamada da citao, esta alterao com a expresso grifo nosso. Caso o destaque j esteja na obra consultada, o termo a ser usado grifo do autor. Exemplo: Essas respostas da primeira pergunta nos remetem a uma leve expectativa sobre o bom

4 professor de Lngua Inglesa, uma vez que, para os nossos alunos atuais, o bom professor aquele que domina o contedo, escolhe as formas adequadas de apresentar a matria e tem bom relacionamento com o grupo (Cunha, 1994, p. 72, grifo do autor). Retirado de Silva, 2005, p. 27. Quando a citao incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, aps a chamada da citao, a expresso traduo nossa, entre parnteses. Exemplo:

Ao faz-lo pode estar envolto em culpa, perverso, dio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado. (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, traduo nossa).

Sistema de chamada As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data. Qualquer que seja o mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho.

Sistema numrico Neste sistema, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias ao final do trabalho, do captulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. No se inicia a numerao das citaes a cada pgina. Exemplo:

No texto: Os benefcios da aprendizagem colaborativa so apresentados por Crandall1. Ele afirma que o principal mrito da aprendizagem colaborativa a criao de um ambiente positivo para a aprendizagem Na nota de rodap: ___________
CRANDALL, J. Cooperative language learning and affective factors. In: ARNOLD, J. (Ed.). Affect in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 226-245.
1

5 Sistema autor-data Neste sistema, a indicao da fonte feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsvel at o primeiro sinal de pontuao, seguido(s) da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses; Exemplo: No texto: Para Vygotsky (2000, p. 68), o homem e o meio exercem influncia recproca, ou seja, a caracterstica bsica do comportamento humano em geral que os prprios homens influenciam sua relao com o meio ambiente e, atravs desse ambiente, pessoalmente modificam seu comportamento, colocando-o sob seu controle. Por essa razo, sua teoria recebe o nome de sociocultural ou scio-interacionista. Nas referncias: VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. So Paulo: Martins Fontes, 2000. Retirado de Carvalho, 2002, p. 34.

2. REFERNCIAS (ABNT - NBR 6023 AGO 2002)


Do que se faz referncia Livros; Monografias (TCC trabalho de concluso de curso, dissertao, tese); Artigos em livros, revistas, jornais e internet; Etc. Elementos essenciais Autor; Ttulo; Edio; Local de publicao; Editora; Ano de publicao; Pginas (quando se tratar de artigos).

6 Como fazer referncias


Livros AUTORIA. Titulo. Edio. Local: Editora, Ano. Exemplo: CRYSTAL, David. A revoluo da linguagem. So Paulo: Jorge Zahar, 2006. Artigos de peridicos AUTORIA DO ARTIGO, Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, Local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicialfinal do artigo, data. Exemplo: SILVA, Izabel Maria da. Uma anlise de uma atividade em sala de aula de lngua inglesa numa perspectiva interacionista. Moara Revista dos cursos de ps-graduao em Letras da UFPA. Belm, n. 11, p. 39-51, 1999. Artigos em (captulos) livros AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Titulo do texto. In: AUTORIA DA OBRA. Ttulo da obra. Local: Editora, ano. Pgina inicial-final do texto. Exemplo: LACERDA, Mitsi Pinheiro. Por uma formao repleta de sentido. In: ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Professorapesquisador: uma prxis em construo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, p. 71-85. Artigos de jornais AUTORIA DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, Local de publicao, data (dia, ms, ano), nmero ou ttulo do caderno, seo, suplemento, etc., pgina(s) do artigo referenciado, nmero de ordem da(s) coluna(s). Exemplo: NAVES, Paulo. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de S. Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Textos on-line

AUTORIA. Ttulo. Ano do texto. Disponvel em: < endereo eletrnico> Acesso em: data (dia, ms, ano). Exemplo: BIANCHI, lvaro. Pequeno e despretensioso guia para a confeco de projetos de pesquisa. 2003. Disponvel em < www.cneccapivari.br/npcc/images/modelo_projeto.pdf > Acesso em 04/07/07.

7
AUTORIA. Ttulo. Ano da defesa. Categoria (TCC, dissertao, tese) Monografias, dissertaes, teses ou local da defesa. outros trabalhos PEREIRA, Angelita Maria; SOUSA, Denise Francisca de. Motivao e acadmicos desmotivao no aprendizado de lngua inglesa nas escolas pblicas de Uruana. 2004. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao) Universidade Estadual de Gois Itapuranga. SILVA, Luiz Incio Lula da. Luiz Incio Lula da Silva: depoimento Entrevistas [abr. 1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. So Paulo: SENAI-SP, 1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto Memria do SENAI-SP. PCN BRASIL. Secretaria de Educao. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia: MEC, 2002.

O QUE FAZER Com relao ao A referncia aos primeiros nomes dos autores pode seguir dois critrios: primeiro nome abreviados ou por extenso, desde que o trabalho seja coeso em seguir o mesmo critrio. dos autores Quando h 2 ou Coloc-los separados por ; (ponto e vrgula) 3 autores Exemplo: HOLDEN, Susan; ROGERS, Mike. O ensino de lngua inglesa. So Paulo. SBS, 2002. Quando h mais Colocar o primeiro autor e acrescentar et al. de 3 autores Exemplo: ALMEIDA FILHO, Jos Carlos Paes de et al. A representao do processo de aprender no livro didtico nacional de lngua estrangeira moderna no 1. grau. Trabalhos de Lingustica Aplicada, Campinas, v. 17, p. 67-97, jan/jun 1991. Vol. 25. Quando no se tem o local de publicao Utiliza-se a expresso sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.]. Exemplo: OS GRANDES clssicos das poesias lricas. [S.l.]: Ex Libris, 1981. Quando a cidade no aparece no documento, mas pode ser identificada, indica-se entre colchetes. LAZZARINI NETO, Sylvio. Cria e recria. [So Paulo]: SDF Editores, 1994. Quando no se tem a data de publicao Se nenhuma data de publicao, distribuio, copirraite, impresso etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes. Exemplos: [1971 ou 1972]: um ano ou outro [1969?]: data provvel

8
[1973]: Data certa, no indicada no item [entre 1906 e 1912]: use intervalos menores de 20 anos [ca. 1960]: data aproximada [197-]: dcada certa [197-?]: dcada provvel Quando h dois Depois da primeira entrada, substitui-se as demais por um trao sublinear ttulos do mesmo (equivalente a seis espaos) e ponto. autor Exemplo: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Contextos institucionais em lingustica aplicada: novos rumos. In: Intercmbio, v. 5, 1996, p. 3-14. __________. Oficina de lingustica aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. Quando o autor do captulo tambm organizador do livro Evita-se a repetio substituindo o nome do autor por um trao sublinear (equivalente a seis espaos) e ponto. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Cincia, tcnica e arte: o desafio da pesquisa social. In.:______ (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 9-29.

Quando no se Faz-se a entrada pelo ttulo da obra, sendo a primeira palavra maiscula. tem o nome do DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira autor do Livro, 1993. Quando h mais de uma publicao do mesmo autor por ano Se um autor tiver mais de uma publicao no ano, use a, b, c, etc. junto ao ano. NUNAN, D. (Ed.). Collaborative language learning and teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1992a. ______. Research Methods in Language Learning. New York: Cambridge University Press, 1992b. Quando h subttulo Separado do ttulo por dois pontos, mas sem destaque. GROSJEAN, F. Life with two languages: an introduction to bilingualism. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1982. Quando h mais Quando houver duas editoras, indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se forem trs ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em de uma editora destaque. ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; MAIA, Carlos A. (Coord.) Histria da cincia: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expresso e Cultura; So Paulo: EDUSP, 1995. 968 p. (Amrica 500 anos, 2). Quando h indicao de edio ou reviso Quando houver uma indicao de edio, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edio, ambas na forma adotada na lngua do documento.

9
Exemplo: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 20. ed. So Paulo: Perspectiva, 2005. Indicam-se emendas e acrscimos edio, de forma abreviada: rev. (revista), ampl. (ampliada), aum. (aumentada) etc. Exemplo: FRANA, Jnia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico cientficas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996. Sries e colees Aps todas as indicaes sobre os aspectos fsicos, podem ser includas as notas relativas a sries e/ou colees. Indicam-se, entre parnteses, os ttulos das sries e colees, separados, por vrgula, da numerao, em algarismos arbicos, se houver. Exemplo: CARVALHO, Marlene. Guia prtico do alfabetizador. So Paulo: tica, 1994. (Princpios, 243).

Apresentao grfica das referncias

Subttulo Referncias em negrito e alinhado a esquerda como os demais subttulos, quando se tratar de artigo. Em monografias, o alinhamento centralizado e o ttulo REFERNCIAS deve ser digitado em caixa alta e negrito. Fonte 12; Em ordem alfabtica; Alinhadas esquerda; Obras separadas entre si por espao duplo; O espaamento entrelinhas simples; Os ttulos so destacados usando-se negrito ou itlico, utilizando-se o mesmo formato para todas as referncias; Devem aparecer nas referncias todas (e apenas) as obras citadas no texto. Referncias ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). NBR 6023: informao e documentao referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 10520: informao e documentao citaes em documentos apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

10 BORBA, Eliane Ribeiro de O.; OLIVEIRA, Hlvio Frank de.Os desafios de aprender a lngua inglesa na graduao em Letras da Ueg-Itapuranga. Trabalho de concluso de curso (graduao em Letras) UEG-Itapuranga. Itapuranga, 2004. CARVALHO, Guido de Oliveira Reviso colaborativa de textos escritos em lngua inglesa por alunos iniciantes do curso de Letras. 2002. Dissertao (Mestrado em Letras e Lingstica) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Gois, Goinia. KETE DE DEUS, Gleice; MELO, Luciene Paulino de. A compreenso oral da lngua inglesa no curso de Letras da Universidade Estadual de Gois Itapuranga. Trabalho de concluso de curso (graduao em Letras) UEG-Itapuranga. Itapuranga, 2004. VIEIRA, Fernanda Cristina; ARATAQUE, Wesley Mota. Aprendizagem colaborativa como fator de desbloqueio do filtro afetivo em aprendizes de lngua inglesa. Trabalho de concluso de curso (Especializao em Lngua Inglesa) UEG-Itapuranga, Itapuranga, 2004.

COMO FAZER CITAES Prof. Guido de Oliveira Carvalho UEG-GOIS


Quando queremos fazer uma citao, o primeiro passo procurar o que para se citar: o contedo geral do texto citado ou parte dele. Em seguido, procura-se o autor do texto e o ano de publicao. Ateno: em um livro, nem sempre o organizador o autor do texto citado. No texto da pgina seguinte, a autora Luft (usa-se o sobrenome na citao dentro do texto) e o ano 2007, portanto, quando mencionada a citao indicar Luft (2007). Vejamos um exemplo com uma citao direta, no qual a fala da autora importante tal qual ela escreveu (e, portanto, a pgina de onde foi tirada deve ser indicada), e uma citao indireta, ou seja, a ideia do texto retomada com as palavras de quem est agora escrevendo, tambm chamado de parfrase.

Exemplo: Com relao ao internets, Luft (2007) aponta a reao exagerada de certas pessoas, que criticam essa nova modalidade de escrita de forma ferrenha. Contrapondo-se a essa viso, a autora aponta um caminho de equilbrio, onde possa haver a aceitao de mudanas que acontecem naturalmente. De acordo com Luft (2007):

preciso dar uma chance s novidades e inovaes, em lugar de criticar de sada ou prevenir-se contra, como se tudo o que novo fosse primariamente mau. como se fora da lngua culta, a lngua-padro que e deve ser usada em momentos mais srios, todas as demais formas de comunicao fossem esprias. No sejamos chatssimos senhores com odor de naftalina, ou damas enfiadas no espartilho do preconceito: sem ginga, sem alegria, sem abertura para o novo e o bom, por isso mesmo sem discernimento para o verdadeiramente mau (p. 18).

A autora conclui afirmando que nem tudo o que novo positivo, nem tudo o que tradicional melhor. Ou ainda acenderamos fogo esfregando pedrinhas, no fundo obscuro de alguma caverna (LUFT, 2007, p. 18).

Nas referncias:
LUFT, Lya. Os novos cdigos. Veja, 12 de setembro de 2007, p. 18.

Ponto de vista: Lya Luft

Os novos cdigos
Linguagens so cdigos, e com eles nos comunicamos. Vivemos segundo alguns, tambm, na vida diria. Segundo cdigos de tica que no momento so objeto de verdadeira guerra entre ns. Se de um lado andamos de cabea mais erguida nestes dias, porque ao menos um passo foi dado e temos quatro dezenas de rus em falcatruas variadas e graves, paira ainda certo receio de que tudo seja turvado por interesses polticos e artimanhas de compadres. Mas estamos mais esperanosos de que a verdade e a Justia culpem os culpados e absolvam os inocentes. recursos dispomos, melhor os usamos em cada ocasio. Linguagem a roupa da mente: no falamos em casa como falamos num discurso em ocasio solene nem falamos numa entrevista para conseguir emprego como falamos brincando com nossa turma na escola. E no falamos com um beb de 2 anos como falamos com o mdico ao qual estamos expondo nossos males. Somos melhores do que se pensa, mais hbeis e mais capazes, embora em geral a gente no tenha nem d essa impresso de ns mesmos. Escrever com abreviaturas, siglas, formas enigmticas aos desavisados apenas uma maneira divertida, rpida, inteligente, econmica, criativa e, sim, um pouco secreta de estabelecer e cultivar laos cibernticos, que podem confirmar amizades j existentes (falo com amigos distantes mais freqentemente do que Isso dito, vamos ao cdigo que aqui me interessa, o da com o que mora no mesmo edifcio) ou abrir a porta para linguagem. O da comunicao, que na verdade mltiplo, novas relaes. Que nem sempre so o lobo mau, embora muitos. Linguagem de cegos, linguagem de surdos, crianas devam ser controladas e alertadas para doenas linguagem de namorados, as linguagens das famlias em como pedofilia e outros males nesta nossa enferma que determinadas palavras evocam cenas hilariantes ou sociedade. Conheo casais felizes que se encontraram tristes. Linguagens tcnicas, linguagens num chat, e casais extraordinariamente profissionais, o jargo dos mdicos, dos "Nem tudo o que infelizes que conviveram desde a advogados, que precisa eventualmente adolescncia. ser traduzido para o comum mortal. Sem novo positivo, nem falar na linguagem das siglas que tudo o que tradicional dominam o mundo, para as quais at preciso dar uma chance s novidades e dicionrios j existem. E a linguagem inovaes, em lugar de criticar de sada ou melhor. Ou ainda tcnica ligada s mais variadas cincias e prevenir-se contra, como se tudo o que meandros do universo tecnolgico, no novo fosse primariamente mau. como se acenderamos fogo vasto e interessantssimo leque das fora da lngua culta, a lngua-padro que nossas capacidades e curiosidades. e deve ser usada em momentos mais esfregando pedrinhas, srios, todas as demais formas de no fundo obscuro de comunicao fossem esprias. No Agora, surge uma preocupao com a sejamos chatssimos senhores com odor de linguagem abreviada e de carter alguma caverna" naftalina, ou damas enfiadas no espartilho fontico usada em mensagens de do preconceito: sem ginga, sem alegria, sem abertura para computador, como nos chats. Os catastrofistas, de cabelo o novo e o bom, por isso mesmo sem discernimento para em p, empunham a vassoura da faxina crtica. O receio o verdadeiramente mau. que os jovens, usando desse recurso que tem a ver com velocidade e economia, haveriam de desaprender, ou nunca aprender direito, o cdigo do prprio idioma Alm de tudo, a lngua, como os costumes, a vida, a escrito. Receio infundado: somos capazes sociedade e as culturas, no bom e no Ilustrao Atmica Studio de dominar, na fala e na escrita, vrias negativo, segue uma evoluo que linguagens ao mesmo tempo e transitar independe de ns, dos moralistas, dos entre elas com habilidade e at elegncia puristas, dos gramticos, dos donos da em certos casos. Na escrita, lembrem-se, verdade, dos que seguram o facho da no h perigo de sotaque. Se pudssemos razo numa das mos e na outra o chicote dominar apenas um sistema de sinais da censura. Nem tudo o que novo escritos, aquele que aprendesse positivo, nem tudo o que tradicional taquigrafia haveria de cometer mais erros melhor. Ou ainda acenderamos fogo de ortografia. Longe disso. Ao contrrio, esfregando pedrinhas, no fundo obscuro acredito e os lingistas talvez de alguma caverna. confirmem que, de quanto mais Lya Luft escritora 18 12 de setembro, 2007 Veja

Das könnte Ihnen auch gefallen