Sie sind auf Seite 1von 17

TICA E JUSTIA: FILOSOFIA DO AGIR HUMANO(*)

Henrique C. de Lima Vaz, S.J.

CES -Belo

Horizonte, MG

Introduo
Cabe-me, em primeiro lugar, ao iniciar a palestra de abertura desse importante Seminrio, justificar a presena de um simples professor de Filosofia, entre os eminentes mestres do Direito que aqui faro uso da sua cincia e da sua experincia. Confesso no ter sido fcil encontrar algumas razes para a minha presena aqui. Segundo entendi, o que se prope o Seminrio que hoje tem seu inicio abri rum espao de dilogo para discusses e reflexes sobre as possibilidades concretas de efetivao, na nossa vida social e nas suas prticas poltica e jurdica, daquele ideal expresso pelo Salmista: a fidelidade e a verdade se encontraram; elas abraaram a paz e a justia (Salmo 85, 11; tr. TEB) e que a Vulgata latina traduziu em sentena lapidar: justitia et pax osculatae sunt (Salmo 85, 11, Vg). A luz, pois, que deve iluminar o roteiro dos trabalhos que aqui se desenvolvero irradia de uma certeza fundamental que podemos igualmente exprimir em termos bblicos: a obra da justia a paz (Isaias, 32, 17).

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

I 437

A pergunta que inicialmente me fao se as razes filosficas que me cabe aqui expor podero contribuir para acender essa luz. A dvida a esse respeito vem do fato de que o Seminrio que hoje nos rene apresenta-se como eminentemente prospectivo e programtico. Ele pretende apontar para o futuro e para o que deve ser. Ora, a filosofia, segundo a lio j consagrada que 1 Hegel enunciou no celebre Prefcio sua Filosofia do Direito , no se pronuncia, por consciente precauo metodolgica, sobre o que deve ser. Ela se contenta em inclinar-se, com olhar crtico, sobre o que ou o que foi no sempre penoso esforo do 2 conceito , para tentar encontrar os ncleos de inteligibilidade que e se ocultam sob as aparncias e, se possvel, orden-los num discurso coerente. Fazendo uso de um tal discurso, a nica misso que a filosofia pode assumir oferecer prtica critrios fundados em razo e tendo em vista fins racionais para que, obedecendo-os, ela possa se exercer como prtica sensata. No se espere, pois, da filosofia, e esta ainda uma advertncia que nos vem de Hegel', nem o discurso da edificao nem a eloquncia da persuaso. Mesmo naquelas disciplinas que tratam de normas, leis e instituies como a filosofia moral, a filosofia poltica ou a filosofia do Direito, a filosofia se contenta com receber da experincia humana, social e histrica, uma sabedoria prtica acumulada ao longo dos tempos. Examinando e, se for o caso, confirmando os ttulos de racionalidade dessa experincia, ela os traduz na linguagem do conceito e os formula como princpios de uma forma de ao que, capaz de dar razo de si mesma, constitui-se, por isso mesmo, em prtica livre e participante da universalidade que o predicado primeiro da razo. Nesse sentido a filosofia no se prope traar um novo modelo de comunidade etico-juridica nem mesmo intenta reformar as que existem. Sua tarefa consiste apenas em explicitar as condies tericas a que as comunidades histricas devem submeter-se para alcanar finalmente seu estatuto de comunidades de seres racionais o que, do ponto de vista normativo, significa comunidades do bem-comum, da justia e do direito. A filosofia se mostra, assim, como o discurso anti-utpico por excelncia mesmo quando, como Plato o fez exemplarmente na Repblica, ela desenha a imagem ideal de uma comunidade humana em crise tal como era ento a polis ateniense'. Assim sendo, ao abrir para a prtica livre o espao de uma ao razovel e sensata, a filosofia sabe que s a prpria prtica poder ocupar efetivamente esse espao, afrontando as mil contingncias do 4-01 acontecer histrico e orientando-se no emaranhado das "intrigas.

438 I

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

sublunares", para falar como Paul Veyne, que tecem o dia-a-dia das comunidades humanas. Desta sorte, ao aceitar que o incio dos trabalhos de um Seminrio que dever refletir sobre a prtica da tica e do Direito seja dedicado a uma reflexo filosfica, os participantes parecem consentir em que o primeiro objeto das discusses aqui previstas sejam conceitos tidos e havidos pelo pragmatismo reinante como abstraes . No entanto, preciso reconhecer a evidncia de que muitas dessas chamadas abstraes acabam revelando-se como expresses do sentido profundo que guia as aes concretas e lhes assegura a sua prpria identidade. Alis, somente essa evidncia pode explicar a continuidade do pensamento filosfico como obra de cultura ao longo da tradio ocidental". Deixada a si mesma, a prtica cristaliza-se em rotina ou fica abandonada s deformaes mais ou menos profundas e, s vezes, insanveis a ela impostas pelo particularismo dos interesses ou pela flutuao das opinies e das ambies. Podemos , pois, caracterizar a filosofia, nesse contexto em que aqui a estamos evocando, como a mediao terica oferecida prtica para que essa se exera tendo por objeto a realidade verdadeiramente concreta, vem a ser, racional e sensata. verdade que todo saber, sobretudo o saber formalizado em cincia, tem por alvo ser a mediao necessria entre os dados dos sentidos que se apresentam fluidos e aparentemente desordenados, e as estruturas racionais que a eles subjazem e que lhes conferem consistncia e ordem . O que porm distingue a filosofia como saber a ambio de descer at s razes ltimas e mais profundas dessas estruturas e com elas enunciar a verdade das coisas, supremo anelo da inteligncia humana. Se a realidade a ser submetida norma da mediao racional a esfera da praxis ou do agir humano, a tarefa filosfica se impe tanto como uma necessidade terica quanto como uma necessidade histrica. que, sendo essencialmente teleolgica, a praxis humana tende inevitavelmente a dar razo dos seus prprios fins, e so justamente essas razes, mais vividas do que pensadas, que se consubstanciam historicamente nos costumes que formam o ethos das diversas culturas. No momento em que esses fins se obscurecem ou que a dvida ou o ceticismo envolvem as razes que os justificam, a praxis perdese no amoralismo ou na anomia. A tica, a Poltica e o Direito constituem justamente os corpos fundamentais de razes que as civilizaes vem elaborando para atender necessidade de prescrever praxis uma racionalidade teleolgica que, operando consensualmente , possa alcanar no seio das comunidades uma validez universalmente reconhecida.
necessrio,

porm, no esquecer que essa necessidade terica de uma fundamentao filosfica da praxis sobre a qual se apoia o edifSntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996

439

cio doutrinal da tica, da Poltica e do Direito, fez-se sentir igualmente como uma necessidade histrica, cuja breve evocao poder introduzir-nos mais diretamente no tema que me cabe expor.

A filosofia, tal como hoje a praticamos, no fruto da elucubrao gratuita de algum pensador solitrio, nem surgiu inopinadamente no cenrio da cultura humana. Na sua origem histrica ela uma resposta, entre outras, crise profunda de uma antiga sociedade e da sua tradio cultural. Falamos da sociedade grega do sculo VI A. C. em diante, e para ela que voltamos nosso olhar porque as vicissitudes daquela poca decisiva vivida pelos gregos e as criaes intelectuais a que deram origem tornaram-se paradigmas de uma tradio que se prolonga at ns. Entre as criaes mais notveis do esprito grego na hora da sua crise esto a tica, a Poltica e o Direito. Elas encontram seu trao original na inteno que lhes deu origem, qual seja a de buscar na razo ou num sistema de razes a therapeia,como dir Pia to, ou a cura para as enfermidades sociais. Ora, para essa therapeia do corpo social a filosofia se ofereceu como o instrumento privilegiado e foi ela que permitiu transpor em saber organizado as tradies ticas dos gregos. Esse gesto histrico, de importncia incalculvel para a historia da civilizao ocidental, desenha no cu das nossas certezas mais fundamentais a convico de que os costumes e as instituies devem, a partir de um certo estgio da evoluo social, explicitar num corpo de razes organizadas em forma de demonstrao, a racionalidade implcita depositada lentamente ao longo dos sculos pela prtica das comunidades. Plato e Aristteles foram os primeiros grandes artfices desses corpos de razes que receberam, na tradio grega a denominao de ethike epistheme e politike epistheme, cincia dos costumes cincia da comunidade regida por leis, que resultaram nas nossas tica e Poltica quando os adjetivos originais foram substantivados. A esses termosos latinos acrescentaram o do Direito, corpus juris, ou corpo das leis, obedecendo, a partir do momento em que a cultura grega se implantou no antigo Lcio, ao mesmo critrio de um corpo de razes organizado demonstrativamente. tica, Poltica e Direito: a esto as fontes de auto-legitimao de uma sociedade, sobretudo nos momentos em que deve enfrentar a mais profunda das crises, a crise das suas razes de ser e agir, na qual se joga sua prpria sobrevivncia. Na tarefa de abrir essas fontes, quando a crise do sentido apresentou-se como o desafio maior para a sociedade grega, coube filosofia, ento no vigor da sua primeira idade, uma parte essencial, como esto a atestar esses textos fundadores da cultura tica, poltica e jurdica do Ocidente que so a Repblica, o Poltico e as Leis de Plato, as ticas e a Poltica de Aristteles, os fragmentos da doutrina estoica, tudo recolhido para a tradio latina sobretudo na imensa obra tico-jurdica de Marco Tlio Ccero.

440

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996

Do prembulo filosfico s discusses do Seminrio, que me cabe apresentar essa noite, ouso esperar alguma utilidade, pelo menos no sentido de situ-Ias num horizonte mais vasto do que aquele no qual comumente nos movemos, premidos pela urgncia de problemas mais imediatos. Nossa exposio prev duas partes e uma breve concluso.
Na primeira parte, depois de uma paleora sobre a gnese emprica do universo tico-jurdico, tentaremos examinar, do ponto de vista filosfico, as categorias fundamentais que organizam conceptualmente esse universo: o ethos ou os costumes, o bem-comum e a justia.

Na segunda parte buscaremos articular a dialtica que une essas categorias no exerccio da praxis tico-jurdica, segundo as suas trs dimenses constitutivas: o sujeito, a comunidade, a realidade objetiva das normas e valores. Uma breve concluso procurar colocar-nos em face do desafio que se apresenta s sociedades contemporneas, no j filosofando mas decidindo e agindo, para se constiturem efetivamente como sociedades eticamente saudveis, capazes de realizar no seu seio a obra da paz como fruto da justa partilha do bem-comum.

Primeira parte
A gnese emprica do universo tico-jurdico est envolvida , como tudo o que comea num tempo distante, na obscuridade das origens. No possvel reconstituir passo a passo o caminho das comunidades humanas que um dia emergiro na histria como comunidades nas quais os costumes se mostram organizados de forma estvel, constituindo o que veio a denominar-se o ethos comunitrio, no seio do qual as aes passaram a reger-se por normas de conduta, mais tarde codificadas em nrnoi ou leis propriamente ditas . Quaisquer que sejam as hipteses avanadas para explicar esse evento decisivo na evoluo da nossa espcie, entre as quais celebrizou-se a hiptese que est nos fundamentos do Direito natural racionalista e que prope entender pelo pacto social a passagem do estado de natureza ao estado de cultura ou estado tico-poltico, o fato que os grupos humanos surgem sempre na cena da histria j dotados do seu ethos, ou seja, dos seus costumes e dos seus habitoe constituindo, como dir Aristteles, sua "segunda natureza". Mas eis que, ao pesquisar a evoluo das culturas, o historiador v-se diante de um fenmeno singular, que assume uma importncia decisiva na explicao da gnese histrica do universo tico-jurdico tal como hoje o conhecemos. Trata-se de uma extraordinria sincronia cronolgica determinando um seg-

Sintese Noua

Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

441

--- --- -- --- -- --

mento do tempo, que podemos fixar aproximadamente entre o sculo VIII e o sculo IIA.c., no qual as civilizaes que se estendem ao longo do continente eurasiano, do Extremo Oriente ao Mediterrneo, sofrem uma profunda transformao espiritual com caratertsticas semelhantes, assinalada pelo aparecimento de grandes mensagens religiosas de carter universalista, acompanhadas de regras de conduta configurando uma nova concepo do ethos e da natureza tica do homem. Tal o chamado tempo-eixo, assim dito por imprimir marcha da civilizao um rumo que aparentemente permanece at hojtf. Como explicar, do ponto de vista da tradio tica, essa profunda trans: formao espiritual de antigas culturas? sabido que F. Nietzsche e, na sua esteira, cricos da moral, psicanalistas, anirop logose outros, tentaram atribuir-lhe uma genealogia que tem seu primeiro elo nas camadas mais profundas do bio-psiquismo humano, e que permitem caracteriz-Ia como expresso particularmente incisiva de mecanismos redutores das pulses vitais, tendo como alvo assegurar a sobrevivncia de indivduos mais fracos ou inaptos luta pela vida. Essa explicao, no entanto, que Pia to j antecipara pela boca de alguns Sofistas no dilogo Grgias e magistralmente refutara, tem contra si dois fatos incontestveis. O primeiro nos mostra que as grandes ideias ticas como as grandes mensagens religiosas que fizeram sua apario no tempo-eixo, foram obra de indivduos excepcionais nos quais a histria atesta uma superabundncia de vida . Baste-nos lembrar Lao-Tse e Confcio, Buda e os grandes profetas de Israel, Solon e S6crates. O segundo mostra a coincidncia da profunda revoluo espiritual provocada por essas mensagens e essas idias com as grandes transformaes de ordem material e polica que atingiram, nos incios do primeiro milnio A. c., as civilizaes do continente eurasiano e acabaram por desenhar o perfil geo-polico do mundo antigo. , pois, um contrasenso hist6rico, antes de ser uma falcia te6rica, a explicao que tenta fazer da tica e do Direito o refgio de uma vida exsangue . Ao contrrio, sua apario na histeria assinala a emergncia de um poderoso surto espiritual que ir orientar, num sentido aparentemente irreversvel, o caminho da civilizao nos ltimos trs milnios. No entanto, preciso no esquecer que a formao, ao longo do tempo-eixo, das categorias fundamentais do universo tico-jurdico , foi precedida pela multi-milenar evoluo dos grupos humanos nos quais, por mais longe que recuem no tempo suas investigaes, a Etnologia, a Antropologia Cultural e a Histeria das Culturas iro encontrar uma correspondncia estrutural entre a cultura material e a cultura simb6lica e, nessa, um sistema perfeitamente organizado de normas e interditos a reger os costumes do grupo e a conduta dos indivduos, e que a nossa tradio lingustica greco-latina designou com os nomes de ethos ou mores.
O que significou, no compacto universo do ethos arcaico, a revoluo do tempo-eixo? Seria temerrio responder em poucas palavras a essa pergunta . Seja-nos permitido assinalar, no entanto, que o campo simb6lico do ethos constitui provavelmente, junto com o campo simblico das crenas, aquele no qual se fizeram sentir do modo mais profundo os efeitos da mais reuolucio-

442 |

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

nria descoberta do tempo-eixo, a descoberta da ideia de transcendncia". A experincia dessa ideia deu origem, entre outras, a duas verses que vieram a constituir-se verdadeiramente em matrizes das quais procederam, no correr dos sculos, nossa tica, nossa Poltica e nosso Direito. Na primeira dessas verses a transcendncia manifesta-se atravs da idia de Revelao. Na segunda, atravs da idia de Razo. Elas encontraram seu solo cultural respectivamente no pas bblico e na Grcia, ou seja, na ltima fronteira ocidental das civilizaes do tempo-eixo. Para podermos avaliar a repercusso e a profundidade da experincia da transcendncia sobre a milenar tradio do ethos arcaico devemos nos lembrar que a idia de transcendncia merece ser assim designada por ter operado uma ruptura decisiva no compacto vu csmico-biolgico que circunscrevia o espao simb61ico das primeiras culturas e das primeiras civilizaes. Essa ruptura teve lugar atravs de um movimento espiritual de transascendere, de uma ascenso que passa alm das fronteiras do mundo sensvel em direo a uma realidade que se manifesta rigorosamente transmundana. Ao nos voltarmos para as duas experincias arquetipais da transcendncia que viriam a constituir a matriz tico-religiosa da civilizao ocidental, vemos que elas se estruturam sob duas formas que sero as mediadoras atravs das quais a realidade transcendente se apresentar de modo determinante na nossa hist6ria espiritual: a experincia do Absoluto real na tradio btblica e a experincia do Absoluto ideal na tradio helnica. O encontro dessas duas experincias nos primeiros sculos da nossa era, vem a ser, o encontro entre o Cristianismo e o Helenismo' propiciou de fato a formao do complexo de idias tico-jurdicas das quais vive at hoje nossa civilizao mas que parece enfrentar, nessa virada de sculo ou de milnio, provavelmente sua mais grave crise. Nessa breve exposio iremos refletir sobre nossa herana tico-jurdica levando em conta sobretudo sua procedncia helnica. Justificamos essa opo observando que foi no contexto da cultura grega da idade clssica que a experincia da transcendncia traduziu-se nessa forma original de atividade do esprito humano que hoje designamos com o nome de Razo na sua acepo formal, e que os Gregos exprimiram com uma rica gama de metforas, sendo as mais significativas a do ver (donde ida, eidos, nous, nesis, notico), a do contemplar ( donde theoria, theoretiks, teortico), a do mostrar (donde apdeixis, apodeiktiks, apodtico) e, finalmente, a do discorrer (donde logos, logiks, lgica). Idia, notico, teoria, teortico, demonstrao, demonstrativo, logos, lgico, eis a expresses que designam aspectos da atividade racional do homem que se tornou a atividade por excelncia das criaes simb6licas do esprito grego. Ora, essa atividade encontra uma expresso paradigmtica, a Filosofia", A tica, a Poltica e o Direito, tais como hoje os conhecemos, no so mais, na sua origem, do que a filosofia do ethos. Nascem, pois, de uma transposio do ethos tradicional para o espao simblico da experincia da transcendncia, interpretado segundo os c6digos da Razo demonstrativa",

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996


;

443

Seria impossvel descrever em poucas palavras esse extraordinrio evento espiritual que foi o nascimento da tica, da Poltica e do Direito no curso de um mesmo processo cultural de transposio do antigo ethos para os c6digos interpretativos da Razo. Podemos, pelo menos, assinalar o exato contexto histrico em que a experincia da transcendncia como Absoluto notico ou ideal fez sua apario no curso desse evento e o orientou na direo que fixou por longos sculos a natureza do pensamento tico-jurdico. Esse contexto perfeitamente identificvel na passagem da doutrina socrtica da virtudecincia ontologia platnica do Bem. Como sabido, as primeiras tentativas de constituio de uma cincia do ethos na cultura grega dos sculos VI e V A. c., desenvolveram-se luz da categoria de lei (nomos), segundo a analogia estudada, entre outros, pelo grande helenista Werner [aeger", entre a ordem da natureza (physis) e a ordem da cidade (pols). Ora, a partir da segunda metade do sculo ameaava desfazerVessa analogia fundamental se ao embate da crtica sofstica que proclamava o convencionalismo da lei e a primazia de uma natureza entendida segundo as necessidades biolgicas da luta pela sobrevivncia impondo o predomnio dos mais fortes. Trata-se da clebre oposio entre a natureza e a lei (physis-nomos) que ameaava tornar invivel a constituio da nascente tica. Ento, como tantas outras vezes depois na histria, a anomia reconhecida e praticada mostrava-se o terreno propcio para a deteriorao da tica e do Direito. A iniciativa socrtica de fundar a lei na interioridade da virtude surgiu nessa conjuntura como o gesto espiritual de imenso alcance que deve ser considerado incontestavelmente como o gesto inaugural de fundao da tica. , No entanto, no ensinamento socrtico, tal pelo menos como as fontes no-lo transmitem, permanece incerta a resposta sobre os fundamentos da prpria virtude. Ora, exatamente a propsito desse problema que, na obra de Plato, podemos medir os efeitos da experincia da transcendncia sobre a constituio da cincia do ethos. A descoberta do mundo das Idias, j explcita nos dilogos da maturidade, leva Pia to a fundamentar a virtude socrtica na transcendncia notica das Idias do Bem (agathn) e do Justo (dkaion). Ora, o Bem e o Justo, na suatranscendncia ideal, apresentam-se imediatamente com um carter deontolgco": o Bem conhecido princpio de obrigao interior, e o Justo, ao ser pensado, mostra-se imediatamente como o melhor, sendo portanto fonte da excelncia prpria da virtude (eudaimona), que o fim de toda prtica tica", A Lei, portanto, no simples conveno nem simples expresso das necessidades da natureza. Ela , no indivduo e na cidade, a presena normativa do Ser como Bem, na sua transcendncia sobre a contingncia do acaso (tyche) e sobre a necessidade do destino (moira)". Assim se constituem pela primeira vez na histria da nossa civilizao, no na sua simples ocorrncia emprica mas no seu perfil inteligvel, traado segundo as exigncias da Idia, as categorias fundamentais que iro sustentar o nosso universo tico-jurdico: o agir tico como agir
444

I Sntese

Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996

virtuoso, o Bem e a Justia. O agir tico, tanto da comunidade como do indivduo, compreendendo os costumes e hbitos, exprime a nossa situao fundamental como seres que habitam a morada do ethos. Ora, o agir se cumpre sempre em vista de fins, o que significa que sempre movido por razes. Mas o fim, segundo a lio de Aristteies", sempre o bem, aparente ou real, ou seja, se apresenta sempre sob a razo do melhor. Com efeito, como poderia um ser racional ou uma comunidade de seres racionais agir, obedecendo razo, em vista do que peior ou em vista do mal? Finalmente, a proporo entre o Bem e as razes da comunidade e do indivduo constitui propriamente o justo, que implica, pois, a idia da distribuio equitativa ou proporcional do Bem ou dos bens. O justo como mediador entre o Bem e seus beneficirios passa a ser ento a forma do ethos na sua transposio aos cdigos da Razo. Submetido ao critrio do justo o ethos, como costume, assume a forma estvel da instituio, ordenada ao bem da comunidade e que encontrar sua realizao mais elevada na instituio da sociedade poltica. Como hbito, porm, o ethos regido pelo critrio do justo a virtude, ou bem do indivduo que se submete norma da reta razo (orthos logos). Eis porque a justia a mais alta das virtudes na esfera do agir tico, assim como a comunidade poltica amais alta das instituies. Esse complexo de relaes conceptuais permite-nos avaliar a importncia da noo de medida (metron) nas origens da tica e da Poltica. O injusto o desmesurado, o sem-medida, porisso mesmo desordenado, seja como excesso (hybrs) ou como defeito no indivduo, seja como opresso (tyranna) ou omisso no Estado. O justo, que impe sua medida objetiva seja ao agir do indivduo e da comunidade, seja partilha equitativa do Bem, o Direito (os dois termos so oriundos da mesma raiz, tanto em grego quanto em latim: dkaion, dke; justum, jus). Por sua vez, a regra consensualmente estabelecida e legitimamente promulgada do Direito a lei (nomes)". Eis a a constelao de categorias que permitiram a formao, entre os pensadores gregos do sculo IV A C, da tica, da Poltica e da cincia das Leis ou Direito, como saberes normativos do agir humano. Ora, o centro dessa constelao , sem dvida, a Idia do Bem, entendido como fim melhor e mais excelente e constituindo-se em termo ltimo do movimento da praxis. Levanta-se aqui a questo decisiva: como discernir o melhor na relatividade dos bens e como fundamenta-lo em razo? nessa questo que a experincia da transcendncia incide diretamente para arbitrar na querela entre os Sofistas e Scrates. E luz dessa experincia que, na reflexo platnica, se far sentir a exigncia de um Bem absoluto", ao mesmo tempo fim ltimo e princpio primeiro das razes do agir. O imenso esforo especulativo e programtico que Pia to desenvolve na Republica e nas Leis tem em vista exatamente fundar a justia na Idia do Bem, subtraindo-a flutuao dos interesses e aos azares da contingncia. Ao retomar o projeto platnico Aristteles faz descer a Idia do Bem da transcendncia divina", segundo ele
Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996

445

inalcanvel, em que Plato a situara. Mas, ao propor, no incio da tica de Nicnaco, uma concepo pluralista do Bem e ao dar ao conceito uma estrutura analgica, Aristteles no perdeu de vista a hierarquia dos bens estabelecida de acordo com as exigncias da natureza racional da praxis. Toda a tica , assim, orientada para o exerccio da atividade mais alta a que o ser racional possa consagrar-se, que a theoria ou contemplao das realidades transcendentes", Somente aps ter assegurado, com a cincia do Bem ou tica, as condies necessrias da praxis do indivduo segundo a razo (kata logou), Aristteles empreende o estudo da comunidade politica", Aqui o leit-motiv no , como na politologia moderna, o problema da legitimao do poder e sim o problema da realizao da justia, que somente possvel no seio da melhor politeia, vem a ser, da Constituio mais justa. Eis porque a Poltica de Aristteles (cuja redao foi interrompida no livro VIII) , de fato, uma pesquisa sobre a melhor Constituio, seguindo a linha de pensamento inaugurada por Pia to na Repblica. At aqui evocamos a origem histrica das categorias fundamentais do nosso universo tico-jurdico e procuramos tornar visvel sua face terica. Pretendemos, assim, mostrar de onde parte a grande transformao que dotou a praxis do homem moderno de um novo sistema de valores e de novos esquemas operativos e que configura nossa atual situao nos campos da tica, da Poltica e do Direito". A segunda parte do nosso texto procurar completar brevemente essa evocao estudando a dialtica ou o movimento lgico que articula essas categorias no agir concreto dos indivduos que habitam o universo do ethos ..

"

Segunda parte
Enquanto agem na esfera do ethos tanto os indivduos quanto as comunidades exercem necessariamente, aqueles sua prerogativa de sujeitos ticojurdicos, essas o reconhecimento da legitimidade dos seus fins ou do seu bem-comum, nascida do consenso explcito ou tcito dos seus membros. O bem-comum recebe uma expresso objetiva na lei justa e pode ser assim participado na forma da justia seja como virtude nos indivduos seja como eunomia ou partilha equitativa dos bens segundo a lei, na comunidade. Essa articulao concreta entre a praxis ou o agir, o bem ou o fim, e a a presena do ethos ou a vigncia justia, caracteriza fundamentalmente dos costumes consagrados pela tradio nas comunidades humanas que atingem um estgio mais avanado do seu desenvolvimento espiritual. Trata-se de uma estrutura fundamental que permanece como um invariante no pluralismo das culturas e das tradies . O incipiente pensamento tico-jurdico na Grcia teve justamente como primeiro desafio traduzir essa estrutura num modelo elaborado segundo os

446

I Sntese

Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

cdigos da razo demonstrativa . O primeiro desses modelos, ao qual antes j fizemos aluso, foi o chamado modelo cosmonmico, fundado numa analogia entre a ordem do universo (kosmos) e a ordem que deve reinar nas aes do indivduo e da comunidade regidas pela lei (nomes)". Esse modelo grandioso oscilou, no entanto, ao choque da crtica sofstica e, a partir de Scrates, ser substitudo pelo modelo ideonmico que, desenhado segundo as regras j plenamente explicitadas da razo demonstrativa, ir subsistir, atravs de numerosas variantes, ao longo de todo o curso posterior da civilizao ocidental da Razo. Aqui a analogia entre a ordem da cidade e a ordem do mundo, fundada anteriormente na observao emprica, reformulada no plano das relaes ideais, tendo seu foco primeiro de inteligibilidade na Idia do Bem transcendente em Plato ou na hierarquia Pia to ou na hierarquia racional dos bens segundo Aristteles. Seja nas suas verses clssicas, marcadas pela experincia da transcendncia nas quais predomina a racionalidade metafsica, seja nas suas verses modernas de 24 cunho imanentista, polarizadas pela racionalidade cientifica , o modelo ideonmico passa a ser, de fato, o arcabouo conceptual do nosso universo tico-jurdico. Independentemente, porm, das diversas verses que vem recebendo ao longo dos sculos, a ideonomia como paradigma explicativo dos costumes e da conduta, parte do pressuposto de que a praxis tica, prerogativa do ser racional, no pode ser explicada adequadamente por fatores que permanecem no nivel da sensibilidade como, por exemplo, pelo instinto que leva o animal a buscar a satisfao das suas necessidades biopsiqucas ou simplesmente a suprir o que Marx denominou suas "carncias sensveis". Tal pressuposto implica, do ponto de vista gnoseolgico, uma crtica do conhecimento sensvel e a aceitar o trabalho terico daquela que Plato denominou a "segunda navegao"", e que deve levar o conhecimento ao pas das Idias, vem a ser, a uma realidade transcendente que se mostra como norma inteligvel do mundo da experincia. "Ideonmico" significa justamente colocado "sob a lei ou norma da Idia". O mtodo socrtico para a busca da definio das virtudes (aretai), transmitido por Plato nos seus dilogos da juventude, a primeira tentativa explcita de interpretao da praxis tica pelo modelo ideonmico. Com razo, pois, Scrates foi considerado por Aristteles o fundador da tica. Convm lembrar aqui que a descoberta da Razo foi a resposta grega ao desafio cultural lanado pela experincia da transcendncia que fizera do tempo- eixo um novo eon histrico. Na Grcia a experincia da transcendncia assumiu a forma que Eric Voegelin denominou a "diferenciao notica"da conscincia, a partir da qual desenrolou-se a civilizao ocidental como "civilizao da Razo". O aparecimento do modelo ideonmico nos tempos socrtico-platnicos representa a definitiva integrao do ethos na civilizao da Razo, levada a cabo culturalmente com a criao da tica e da Poltica como cincias da praxis individual e da praxis comunitria.

Sintese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

447

Por outro lado, a elevao dos costumes e da conduta, das normas e dos fins, ao estatuto da Idia implica igualmente uma transposio ao plano ideal dos atores empricos da atividade tico-poltica: o sujeito que age em consonncia com o ethos, a comunidade que assegura a permanncia da tradio tica. No estgio da cultura grega em que a tica e a Poltica fazem sua apario, o sujeito tico caracterizado pela posse da prerogativa que os Gregos denominavam aret" e ns traduzimos imperfeitamente por virtude, significando a excelncia do agir segundo os padres ticos etipificada tipificada em figuras histricas exemplares como Solon e Pricles. A teoria da virtude ser, pois, uma das tarefas precpuas da tica como cincia. A comunidade por sua vez, dava ento os primeiros passos na experincia da vida poltica sob forma democrtica que, como sabemos, era na Grcia e, particularmente, em Atenas, uma democracia direta, exercida pela assembleia dos cidados sem a mediao de corpos representativos. A aret ou virtude da comunidade devia ser a vigncia da boa ou melhor Constituio (poli teia), uma vez que a democracia significava o domnio soberano da Lei (nomos basileus). Assim a tica, aplicando-se a comunidade, prolonga-se necessariamente na cincia da melhor Constituio ou Poltica, tema da Politeia ou Repblica de Plato e da Politica de Aristteles. Finalmente, ser necessrio elevar ao plano da Idia os fins que movem o agir dos indivduos e da comunidade e que ser, necessariamente, seu bem (agathn). Determinar o estatuto objetivo do bem ou dos bens que se apresentam como fins praxis tica, eis a tarefa terica que acaba impondo-se como uma das mais importantes para a cincia doethos. ethos. A transposio, portanto, da estrutura do agir tico nas suas dimenses constitutivas que so o sujeito, a comunidade e os fins, para o nvel gnoseolgico da Idia exige o cumprimento dessa delicada operao dialtica que a negao do estatuto puramente emprico do ethos, a sua suprassuno ou elevao ao plano do inteligvel ou do conceito e enfim a sua reconduo ao sensvel, considerado no j na fluidez do seu simples acontecer masordenado ordenado segundo o dever ser da Idia ou da norma ideal. A reside aquela que , talvez, a mais difcil e decisiva encruzilhada do pensamento tico e foi em face dela que, de Plato a Hegel, desenharam-se os grandes modelos tico-polticos que se sucederam na nossa tradio. Ora, qualquer que seja sua figura terica j acabada, esses modelos partem de uma homologia a ser traduzida em conceito, entre o indivduo como sujeito tico, a associao dos indivduos como comunidade tica e os fins ou bens que devem responder s necessidades de autorealizao humana dos indivduos e das comunidades luz do universalismo da Razo. Em termos lgico-dialticos assistimos aqui passagem da particularidade emprica dos indivduos e da comunidade universalidade racional dos fins e desta singularidade, vem a ser, universalidade

448

I Sintese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23,

n. 75,1996

concreta que faz do indivduo emprico um sujeito tico dos indivduos uma comunidade tica".

e da associao

Eis a a dialtica intrnseca e essencial constituio do universo ticopoltico e jurdico, tal como o conhecemos na nossa tradio. Sua alterao, sua incorreta interpretao ou mesmo sua negao nos niilismos ticos contemporneos constituem, sem dvida, a origem da "desordem estabelecida", para lembrar uma expresso de Emmanuel Mounier, da qual nossas sociedades oferecem o espetculo extremamente penoso e inquietante. Por outro lado, a pressuposio de que o sujeito e a comunidade tica esto dialeticamente articulados pela participao na esfera objetiva do do justo, e de que ambos obedebem-comum ou da equi-disiribuio cem, na definio do seu verdadeiro ser, s exigncias da Idia, tem como consequncia uma profunda reformulao nos fundamentos antropolgicos do ethos. Daqui procede uma especfica antropologia tico-poltica como parte integrante da cincia do ethos. Com efeito, ao se estenderem ao indivduo e ao grupo, as exigncias da Idia mostram que o sujeito tico no , como vimos, o indivduo particular emprico nem a comunidade a simples associao gregria de indivduos. Ao postular uma homologia entre indivduo, comunidade e idia do Bem a tica pressupe, de fato, que o indivduo seja elevado condio de sujeito que, na sua praxis virtuosa, se ala ao plano da universalidade do Bem . A Poltica, por sua vez, pressupe que a praxis comunitria abandone o particularismo emprico do puro instinto gregrio para constituir-se como prtica do bem-comum, vem a ser, do bem universal, regido pela justia e fundado no Direito. O passo decisivo em direo a essa revoluo antropolgica foi dado por Scrates, com a sua descoberta da psych", da alma como centro profundo da interioridade humana, qual se dirige o preceito do "conhece-te a ti mesmo" e que, sendo a portadora do logos, capaz de abrir-se universalidade do Bem a ela proposto pela razo, tornando-se assim sede da virtude e princpio interior da vida na justia. Dessa concepo socrtica da alma procede, como da sua mais provvel raiz histrica, a idia de conscincia moral, que ir constituir-se, na tradio ocidental, como o verdadeiro fulcro antropolgico da tica. A conscincia moral, por sua vez, norma subjetiva ltima da moralidade dos nossos atos segundo a conceptualizao clssica, apresenta-se como ato ou perfeio terminal no movimento intencional do agir tico. Com efeito a conscincia moral, no ensinamento de Sto. Toms de Aquino", o ato que faz descer s profundezas espirituais do sujeito - sua interioridade singular e nica o conhecimento e a liberdade orientados de um lado para o bem universal objetivo e, de outro, situados no aqui e agora das circunstncias particulares nas quais se exercem, por meio da deliberao e da livre eleio, os atos propriamente morais. Eis porque o pertinaz propsito de "esconsiruo" da

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

449

-------------

estrutura do agir tico que move os niilismos modernos, assume como tarefa precpua ofuscar a claridade da conscincia moral com nuvens de suspeita, suscitadas a partir do inconsciente, do ressentimento, datradio, da educao autoritria, da presso social e de outros turvos horizontes da personalidade, assim considerados e denunciados. No entanto, a lio socrtica nos ensina que somente a idia da conscincia moral, ou seja, da interioridade do sujeito racional orientada para o bem, nos permite pensar o ato moral e a comunidade tica segundo o modelo ideonmico. Ora, segundo esse modelo que o reconhecimento e o consenso encontram seu lugar como momentos dialticos universais na idia da comunidade tica e, ao alcanar sua expresso objetiva na Lei e no Direito, institucionalizam-se como formas universais do bem-comum. Na vida segundo a Lei e o Direito define-se, por sua vez, o perfil de uma conscincia moral inter-subjetiva, que se manifesta eficazmente sobretudo quando alguma ameaa pesa sobre os fundamentos ticos da comunidade. Desta sorte, seja do ponto de vista da conscincia moral subjetiva ou individual, seja do ponto de vista da conscincia moral inter-subjetiva ou comunitria, a passagem da conscincia como norma subjetiva norma objetiva individual (a reta razo) ou norma tico-jurdica inter-subjetiva comunitria (os costumes e as leis) designa o movimento inteligvel essencial que percorre a estrutura do universo tico e poltico-jurdico. Ora, essa passagem supe justamente que estejam constituidos na plena posse das suas prerogativas os atores da vida moral concreta que deve ser vivida pelos indivduos e pelas comunidades. Por sua vez, a conquista dessas prerogativas no obra da natureza, um processo cultural que se define como paideia, como educao para uma forma superior de vida.

Concluso
Essa uma concluso importante para ns, e com ela pretendo terminar essa exposio. Todas as ridas reflexes filosficas e digresses histricas, com as quais submeti a uma rude prova a pacincia desse ilustre auditrio, convergem afinal para essa simples evidncia de que tica, Poltica e Direito, antes de serem vastos corpos tericos na enciclopdia dos saberes reconhecidos e praticados na nossa cultura superior so, segundo a profunda intuio platnica retomada por Aristteles, programas pedaggicos que visam educar o indivduo e a comunidade para aquela que o mesmo Aristteles denominou a vida no bem (eu zn) e que em suma, a vida plenamente humana. Assim como esto teoricamente articuladas como cincias, a tica, a Poltica e o Direito esto, como projetos pedaggicos, em vital interdependncia, de sorte a se poder afirmar que sem educao tica no h autntica participao poltica, assim como essa participao que capacita o cidado a assumir com

450
.(

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 23, n. 75, 1996

plena conscincia a recproca relao entre direitos e deveres na qual consiste propriamente a existncia na esfera do Direito. Essa interrelao entre o tico, o poltico e o jurdico, que se torna concreta na "vida no bem':e na pedagogia que a ela conduz, a premissa para a demonstrao rigorosa de que a organizao democrtica da sociedade e do Estado, ideal histrico dos tempos modernos e idia reguladora das grandes unidades polticas contemporneas, s se torna efetivamente vivel quando a participao poltica mobiliza as energias ticas do cidado apresentando-se a ele como um inevitvel comprometimento da sua conscincia moral", Seja essa a nossa palavra final. No momento em que os temas "tica na poltica" ou "0 direito de todos e a justia para todos" tornam-se temas de sensao nos meios de comunicao de massa, e em que o problema do exerccio eficaz da administrao da justia deixa o recinto austero dos tribunais para tornar -se problema social das ruas e dos campos, convm voltar nossa ateno e nossa reflexo para a tarefa primordial da educao tica que a verdadeira educao para a liberdade. O mundo tico no uma ddiva da natureza . uma dura conquista da civilizao. Como tambm tem sido uma conquista longa e dificil o estabelecimento e a vigncia do Estado democrtico do Direito. Trata-se de conquistas permanentes, sempre recomeadas e sempre ameaadas pela queda no amoralismo, no despotismo e na anomia. E , sem dvida, no campo da educao que se travam, a cada gerao, as batalhas decisivas dessa luta. a, afinal, que as sociedades so chamadas a optar em face da alternativa onde se joga o seu destino: ou a de serem sociedades da liberdade que floresce em paz ao sol do Bem e da Justia , para citar ainda uma vez Pia to numa analogia celebre, ou a de enveredarem pelos obscuros caminhos da horda sem lei.

Notas
"Esse texto foi lido na abertura de um Seminrio sobre tica e Justia (Brasilia, Agosto de 1996). 1. G. W. F. Hegel, Grundlinien der Philosaphie des Rechts, Vorrede, Werke, ed. Moldenhauer-Michel, 7, pp. 26-28. 2. G. W. F. Hegel, fenomenologia do Esprito, Prefcio, (tr, de Paulo Meneses), Petr6polis, Vozes, 1992, I, p. 53. 3. G. W. F. Hegel, fenomenologia do Esprito, ibid., pp. 59-62. 4. "Dar razo" (dounai logon) exprime, desde os tempos socrticos, a tarefa essencial do mister filosfico. Ver H. C. Lima Vaz, Escritos de filosofia II: Etica e Cultura, 2a. ed., So Paulo, Loyola, 1993, p. 66, n. 127.
I

Sntese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75, 1996

451

___

-----~---

5. Sobre a atribuio de uma forma de pensamento ut6pico a Plato, ver ibid., p. 52, n. 64. 6. A propsito ver H. C. Lima Vaz, Cultura e Filosofia, Sntese, 67 (1994):479493. 7. Dedicamos algumas pginas significao histrico-terica do tempo-eixo no artigo Transcendncia: experincia histrica e interpretao filosficoteolgica, em Sntese, 59 (1992): 443-460 (aqui, 448-453). 8. Ver referncia da nota anterior. 9. Ver Transcendncia, art. cit., pp. 453-459.
10. Permitimo-nos remeter ao nosso artigo Filosofia e Cultura na tradio

ocidental, Sntese,

63 (1993): 553-578.

11. Ver Escritos de Filosofia II: tica e Cultura, op. cit., pp. 43-69;Mario Vegetti, L'Etica degli aniichi, Roma-Bari, Laterza, 1994, pp. 90-108. 12. W. Jaeger, Praise of Law: the origins of Law philosophy and the Greeks, ap. Scripta minora, Roma, Ed. di Storia e Letteratura, 1960, li, pp. 319-351. 13. Segundo Plato, o Bem o que liga (deon). Ver Fedon, 99 c ; Pol., 284 e. 14. Piato assim o mostra no dilogo Grgias e no 10. livro da Repblica (Trasmaco) . 15. Ver H. C. Lima Vaz, Plato revisitado: tica e Metafsica nas origens platnicas, Sntese, 61 (1993): 181-197. Os dilogos Repblica e Leis desenvolvem, segundo perspectivas complementares, uma metafsica da Lei segundo Plato. 16. Aristteles, tica Nic ., I, 1, 1094 a 2. 17. Escritos de Filosofia II; tica e Cultura, op. cit., pp. 48-61. 18. Ou anipottico, na terminologia de Plato, Rep ., VI, 511 b . 19. "Transcendncia divina!" a exclamao de Glauco aps a exaltao do Bem por Scrates, Rep., VI, 509 c. 20. tica Nic., X, caps. 6-9. 21. tica Nic., X, 10, 1179 a 33 - 1181 b 23. 22. Ver nosso artigo tica e Razo moderna, Sntese, 68 (1995): 53-85. 23. A evoluo do pensamento tico-jurdico na Grcia pode ser seguida atravs da obra monumental de Erik Wolf, Griechisches Rechisdenken , 6 vols., Frankfurt a. M., Klostermann, 1950 e segs. 24. Ver a terceira parte do texto tica e Razo moderna, art. cit., pp. 69-78. E, sobretudo, Robert Spaemann, Felicidade e Benevolncia : ensaio sobre tica (tr. de P. Soethe), So Paulo, Loyola, 1996. 25. Fedon, 92 a - 102 a.
26. Ver o belo captulo de Bruno Snell, Mahnung zur Tugend: ein kurzes

Kapitel aus der griechischen Ethik, ap. Die Entdeckung des Geistes: Studien zur Entstehung des europaischen Geistes, Hamburgo, Claassen und Gaverts, 1948, c. VII, pp. 146-180.

452

Stntese

Noua Fase, Belo Horizonte, u. 23, n. 75, 1996

27. Ver H. C. Lima Vaz, Escritos de Filosofia II: tica e Cultura, op. cit., pp. 144-146. 28. Permitimo-nos remeter nossa Antropologia Filos6fica, I, 3a. ed., So Paulo, Loyola, 1994, pp. 33-35. 29. Summa Theologiae, Ia., q. 79, a. 13, c. 30. Tentamos essa demonstrao no nosso texto Democracia e dignidade humana, Sntese, 44 (1988): 11-25.

Endereo do Autor: Av. Or. Cristiano Guimares, 2127 31720-300 Belo Horizonte - MG

Sintese Nova Fase, Belo Horizonte,

v. 23, n. 75,1996

I 453

Das könnte Ihnen auch gefallen