Sie sind auf Seite 1von 1

E agora? Algumas universidades no so universidades, mas falam que so e o MEC ca mudo.

Muitas pesquisas no so cincia, mas se dizem cientcas e o MCT aceita! Muitas igrejas se dizem sagradas, mas no so! Muitas competies predatrias no so olimpadas, mas so assim chamadas! Os comits olmpicos nacional e internacional esto acionando as entidades que organizam estas Olimpadas Educacionais por uso indevido do nome. Zeus no Olimpo deve estar se divertindo.

Bauru, segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - Pgina 15

Cincia no Dia a Dia - Alberto Consolaro

Dentes: tas clareadoras tm carcingeno


Os dentes so, mais ou menos, amarelados. Dentes brancos e brilhantes so articiais, embora sejam cultuados como bonitos. Esta cor herdada dos pais, mas no conhecemos o gene! A cor dos dentes da dentina, um tecido mineralizado que compe a maior parte da coroa, a parte exposta, e da raiz. Na coroa, a dentina recoberta caprichosamente pelo esmalte, um tecido com 96% de estrutura mineralizada altamente cristalizada. O esmalte no chega a ser transparente, mas quase; ele transluzente e deixa passar a luz e cores do que est do outro lado. A dentina mais ou menos amarelada e o esmalte deixa transparecer a sua cor. Se deixarmos o esmalte menos transluzente ou opaco ele vai deixar de ter a cor da dentina e vai ganhando uma cor mais clara a ponto de car branco como giz. Deixar o dente mais branco signica opacicar o esmalte e para isto somente temos uma tcnica: desmineraliz-lo a partir da aplicao de solues cidas. O melhor resultado para obter dentes brancos se consegue com uma substncia qumica cida que atue uniformemente sobre o esmalte e tenha a capacidade e caractersticas moleculares de permear/acessar por todas e quaisquer irregularidades da estrutura dentria: o perxido de hidrognio! Para melhorar esta ao clareadora do perxido de hidrognio, ele ainda tem a capacidade de quebrar pigmentos. Pigmento o nome que se usa para qualquer composto qumico que d cor a algum material. Fica muito fcil comprovar: em casa temos produtos de limpeza que tiram manchas de roupa sem estragar suas cores. Produtos como o Vanish tem como base qumica o perxido de hidrognio. Curiosamente no sabemos qual o gene e nem qual o pigmento que d a cor aos dentes, mas sabemos que o perxido de hidrognio atua sobre ele. Incrvel! O perxido de hidrognio pode receber vrios nomes de acordo com a formulao qumica e convenincia: gua oxigenada, perxido de carbamida, perxido de ureia e perborato de sdio, mas tem outros menos usado. Pode ser lquido, comprimido e gel em vrias concentraes diferentes de acordo com o uso. Pode ser incorporado em antisspticos, dentifrcios, cremes, chupetas e em alimentos. O poder do rosa! Em e-mails, pessoalmente ou at em palestras se pergunta: podemos usar Vanish no clareamento de dentes j que este produto tem por base o perxido de hidrognio? Calma; muita calma nesta hora! Os produtos de limpeza devem seguir regras para a sua fabricao, mas os cosmticos, como os clareadores dentrios, seguem regras diferentes, pois sero usados no corpo. Se os clareadores dentrios fossem considerados medicamentos pela Anvisa, o rigor de sua fabricao e uso seria muito maior e detalhado. Em minha boca eu no usaria o Vanish por esta razo, mas o princpio fsico-qumico o mesmo! Quando se usa o clareador dentrio, o perxido de hidrognio limpa e clareia as sujeirinhas mais discretas e profundas do esmalte, opacica e deixa-o mais claro ou branco, ca lindo! Falem a verda-

Observatrio
No d para acreditar! Sites recomendam, sem qualquer orientao ou responsabilidade prossional, que as pessoas todos os dias ou duas vezes por semana, coloquem gua oxigenada a 10 volumes em suas escovas e faam a higiene e clareamento. Outros, que aps cada seo de higienizao esborrife gua oxigenada por toda a boca. Duas vezes por semana j um absurdo, imaginem todos os dias o perxido de hidrognio entrando em contato com a mucosa bucal e gastrintestinal. O perxido de hidrognio cocarcingeno e o contato com mucosa deve ser controlado e evitado, pois potencializa os demais carcingenos. As pessoas nos sites relatam que foi a dentista que ensinou: impossvel! E tem mais: tem fotos mostrando passo a passo como se faz o procedimento! Absurdo. Perxido: onde tem? O perxido de hidrognio faz parte das ferramentas qumicas de nossas clulas para matar microrganismos, mas cam armazenados em ambientes fechados e vedados por membranas. O perxido de hidrognio est presente em muitos alimentos e faz parte do processamento industrial de muitos produtos, mas em doses muito pequenas e regulamentadas pelo rgos responsveis. Para clarear pelos e cabelos, os esteticistas usam o perxido de hidrognio, mas o mesmo aplicado na pele e couro cabeludo que so revestidos e fortemente protegidos por uma espessa camada de queratina que no o deixa entrar em contato direto com as clulas como ocorre nas mucosas. Para comunicar-se com o colunista escreva para consolaro@uol.com.br e a resposta poder fazer parte desta pgina. Se preferir, entre no jcnet.com.br/cincias e deixe sua opinio e ou sugestes.

As tas adesivas clareadoras liberam perxido de hidrognio em toda boca

de: no tudo de bom? Sinto muito, nada 100% bom! Em contato com as mucosas, que ao contrrio da pele no tm queratina protetora na superfcie, o perxido de hidrognio ajuda ou potencializa outros produtos qumicos, vrus e agentes fsicos a induzir o cncer. E no s na boca, em todas as mucosas como garganta, esfago, estmago e intestino. Ao usar o perxido de hidrognio como clareador dentrio tm-se que proteger a gengiva e outras partes da boca. Engolir, jamais! Os danos no esmalte, a saliva e as solues aplicadas consertam, mas os danos no DNA das clulas podem ser permanentes e s aumentam ao longo da vida e contribuem para o aparecimento do cncer! Como fazer para clarear os dentes? Clarear dentes requer tcnica e treinamento de prossionais com protees e cuidados espec-

cos. Igual cuidar dos carros, computadores e telefones! Procure um prossional consciente e treinado e ele deixar seus dentes lindos, claros ou brancos e, ao mesmo tempo, proteger sua mucosa e no deixar voc engolir este agente qumico comprovadamente cocarcinognico. Clareador dentrio deveria ser classicado como medicamento, prescrito e aplicado apenas por prossionais em seus consultrios. Clarear dentes em casa com moldeiras pr-fabricadas, enxagues, dentifrcios, chupetas, pinceladas e agora com tas adesivas encharcadas de perxido de hidrognio, me lembra o querido Luciano Huck: ... loucura... loucura e... loucura!
Alberto Consolaro professor titular da USP - Bauru. Escreve todas as segundas-feiras no JC. Email: consolaro@uol.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen