Sie sind auf Seite 1von 7

Sntese de Adutos entre Cobre, Cobalto e Uria: Qumica de Coordenao no Estado Slido

Vrias so as rotas de sntese que podem ser utilizadas para a sntese de compostos de coordenao. Talvez a mais largamente empregada seja a dissoluo do sal metlico (geralmente um haleto) e do ligante em um solvente (ou mistura de solventes) no qual o composto a ser formado seja insolvel, ocorrendo sua precipitao, to logo as solues contendo o metal e o ligante sejam misturadas. Caso no haja imediata precipitao do composto, evaporao do solvente utilizado, adio de um novo solvente, ou resfriamento da soluo so artifcios comumente empregados para esse fim de propiciar a precipitao do composto. Filtrao, lavagem para a retirada do excesso de ligante e secagem so etapas subseqentes envolvidas no isolamento e purificao do composto.

Contudo, esta clssica rota de sntese em soluo no a nica que pode ser empregada. Mistura direta entre haleto e ligante caso o ligante seja lquido; fuso do haleto ou do ligante (o que apresentar ponto de fuso mais baixo, que usualmente o ligante) podem ser ainda utilizadas com sucesso como rota de sntese.

Uma rota pouco explorada, porm bastante eficaz,consiste na reao no estado slido (com ou sem aquecimento) na qual haleto metlico e ligante, ambos slidos e misturados em quantidades estequiomtricas, so triturados em almofariz. Esta ltima rota ser a aqui empregada.

Ureia A Ureia(portugus europeu) ou Uria(portugus brasileiro) um composto orgnicocristalino, incolor, de frmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fuso de 132,7 C. Txica, a uria forma-se principalmente no fgado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismoprotico no ser humano e nos demais mamferos. Em quantidades menores, est presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrognio da uria (que constitui a maior parte do nitrognio da urina), proveniente da decomposio das clulas do corpo e tambm das protenas dos alimentos. A uria tambm est presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. solvel em gua e em lcool, e ligeiramente solvel em ter.

Citrulina

A uria foi descoberta por Hilaire Rouelle em 1773. Foi o primeiro composto orgnico sintetizado artificialmente em 1828 por Friedrich Woehler, obtido a partir do aquecimento do cianato de amnio (salinorgnico). Esta sntese derrubou a teoria de que os compostos orgnicos s poderiam ser sintetizados pelos organismos vivos (teoria da fora vital). NH4(OCN) CO (NH2)2

As principais aplicaes da uria so:

1.

Na manufatura de plsticos, especificamente da resina uria-formaldedo.

2.

Devido ao seu alto teor de nitrognio, a uria preparada comercialmente utilizada na fabricao de fertilizantes agrcolas.

3.

Como estabilizador em explosivos de nitrocelulose.

4.

Na alimentao de ruminantes.

5.

Pode ser encontrada em alguns condicionadores de cabelo e loes.

Uria em uma cela eletroltica na deposio de cobre A adio da uria se faz necessria para a soluo ficar isenta de on nitrito que impedem a deposio completa do cobre; logo, em uma soluo eletroltica a finalidade da uria remover vestgios dos ons nitrito.

Reao: 2H+ + 2NO2- + CO(NH2)2 2N2 + CO2 + 3H2O

Aduto

Aduto, em qumica, uma molcula resultante, terminal ou mesmo final, AB, formada pela unio direta de molculas A e b, sem que se produzam mudanas estruturais nas pores A e B. Outras estequiometrias diferentes de propores 1:1 so tambm possveis, por exemplo 2:1.

Os adutos a princpio se formam entre cidos de Lewis e bases de Lewis. Um bom exemplo seria a formao de adutos entre um cido de Lewis como o borano e as bases de Lewis tetrahidrofurano (THF) ou ter etlico: BH 3THF, BH3OEt2.

Adutos no so necessariamente moleculares na natureza. Um bom exemplo da qumica do estado slido so os adutos de etileno ou monxido de carbono de CuAlCl4. O segundo um slido com uma estrutura em rede. Sobre a formao do aduto uma nova fase estendida formada na qual as molculas de gs so incorporadas (inseridas) como ligantes dos tomos de cobre dentro da estrutura. Esta reao pode tambm ser considerada uma reao entre uma base e um cido de Lewis com o tomo de cobre como receptor de eltrons e os eltrons pi da molcula de gs no papel de doador[1].

Adutos desempenham papel significativo em alguns processos bioqumicos, e os estudos sobre tais compostos, como por exemplo em compostos quinodicos, podem levar a novos tratamentos por frmacos para quimioterapia.

Procedimento experimental

Como haleto ser utilizados os cloretos de cobalto CoCI2.6H2O respectivamente. Como ligante ser utilizada a uria. Deve-se triturar haleto e ligante para se obter os compostos utilizando-se as propores (em mol) 1 :4 para o cobalto.

Questes

Que vantagens a sntese efetuada no estado slido apresenta em relao s outras rotas de sntese?

BIBLIOGRAFIA.

1.

IUPAC Compendium of Chemical Terminology - goldbook.iupac.org- Verso eletrnica(em ingls)

2.

Capracotta, Michael D.; Sullivan, Roger M.; Martin, James D.. Sorptive Reconstruction of CuMCl4 (M = Al and Ga) upon Small-Molecule Binding and the Competitive Binding of CO and Ethylene. Journal of the American Chemical Society (2006), 128(41), 13463-13473

3.

Reaes de substituio nucleoflica no aduto cloranilciclopentadieno; Amauri P. Santos, Guilherme L. Batista, Jos E. P. Cardoso Fo., Liliana Marzorati, Blanka Wladislaw, Claudio Di Vitta; 25a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica - SBQ - sec.sbq.org.br

4.

http://www-cie.iarc.fr/htdocs/monographs/vol52/11-cobaltandcobaltcomp.htm

5.

http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/cis/products/icsc/dtasht/_icsc07/icsc0783.htm

6.

LIDE, David R. (ed.), TAYLOR and FRANCIS. CRC Handbook of Chemistry and Physics. 87.ed. Boca Raton, FL.

7.

http://ull.chemistry.uakron.edu/erd/Chemicals/8000/7062.html

8.

http://pt.wikipedia.org/wiki/WP:V

9.

http://webmineral.com/data/Urea.shtml

Ureia
Ir para: navegao, pesquisa A Ureia um composto orgnico cristalino, incolor, de frmula (NH2)2CO, com um ponto de fuso de 132,7 C. Txica, a ureia forma-se principalmente no fgado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamferos. Em quantidades menores, est presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrognio da ureia (que constitui a maior parte do nitrognio da urina), proveniente da decomposio das clulas do corpo e tambm das protenas dos alimentos. A ureia tambm est presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. solvel em gua e em lcool, e ligeiramente solvel em ter. A ureia foi descoberta por Hilaire Rouelle em 1773. Foi o primeiro composto orgnico sintetizado artificialmente em 1828 por Friedrich Woehler, obtido a partir do aquecimento do cianato de amnio (sal inorgnico). Esta sntese derrubou a teoria de que os compostos orgnicos s poderiam ser sintetizados pelos organismos vivos (teoria da fora vital).

As principais aplicaes da ureia so:


Na manufatura de plsticos, especificamente da resina ureia-formaldedo. Devido ao seu alto teor de nitrognio, a ureia preparada comercialmente utilizada na fabricao de fertilizantes agrcolas. Como estabilizador em explosivos de nitrocelulose. Na alimentao de ruminantes. Pode ser encontrada em alguns condicionadores de cabelo e loes. Utilizado para aumentar a solubilidade de corantes na indstria txtil. Na produo de ARLA32 (AddBlue), reagente utilizado no SCR para reduzir NOx em veculos Diesel - SCR (Catalizador de Reduo Seletiva)

A Wikipdia possui o portal: Portal da Bioqumica

Ureia
Alerta sobre risco sade

Nome IUPAC Outros nomes

Diaminometanal Carbamida Identificadores

Nmero CAS

57-13-6
[Expandir]

SMILES

Propriedades Frmula molecular Massa molar Aparncia Densidade Ponto de fuso Ponto de ebulio (NH2)2CO 60.07 g/mol slido branco inodoro 1.3310 kg/m,[1] slido

132.7 C (406 K) n.a.

108 g/100 ml (20 C) 167 g/100 ml (40 C) Solubilidade em gua 251 g/100 ml (60 C) 400 g/100 ml (80 C) 733 g/100 ml (100 C) Acidez (pKa) Basicidade (pKb) 26.9 13.82 Estrutura Momento dipolar 4.56 p/D

Riscos associados MSDS Principais riscos associados ScienceLab.com Txica

NFPA 704

1 2
Compostos relacionados cido carbmico (um -NH2 substitudo por -OH; instvel) Guanidina (C=O trocado por C=NH)

Outros anies/nions

Formamida Acetamida Amidas relacionados Oxalamida Biureto N-metilureia Compostos relacionados Tioureia Cianato de amnio (ismero)

Excepto onde denotado, os dados referem-se a materiais sob condies PTN Referncias e avisos gerais sobre esta caixa. Alerta sobre risco sade.

Um aduto (do latim adductus, "atrado") o produto da adio direta de duas ou mais molculas diferentes, resultando em um nico produto de reao contendo todos os tomos de todos os componentes iniciais.[1] O resultado considerado uma espcie molecular distinta. Exemplos incluem o aduto entre perxido de sdio e carbonato de sdio para criar o percarbonato de sdio, e a adio de bissulfito de sdio a um aldedo para dar sulfonato. Adutos quase sempre se formam entre um cido de Lewis e uma base de Lewis. Um bom exemplo seria a formao de adutos entre o borano (cido de Lewis) e o tomo de oxignio nas bases de Lewis, tetraidrofurano (THF):BH3O(CH2)4 ou ter dietlico: BH3O(CH3CH2)2.

Molcula de THF.

Molcula de BH3

Aduto de Lewis entre BH3 e THF, Compostos ou misturas que no formam um aduto por causa de impedimento estrico so chamados pares de Lewis frustrados. Adutos no so necessariamente de natureza molecular. Um bom exemplo da qumica do estado slido so os adutos de etileno ou monxido de carbono com CuAlCl4. O ltimo um slido com uma extensa extrutura em grade. Sobre a formao do aduto uma nova fase estendida formada, na qual as molculas do gs so incorporadas (inseridas) como ligantes dos tomos de cobre da estrutura. Esta reao pode tambm ser considerada uma reao entre uma base e um cido de Lewis, sendo o cobre o receptor e as molculas de gs a doadoras dos eltrons pi.[2]

Das könnte Ihnen auch gefallen