Sie sind auf Seite 1von 9

1 ENCONTROS COM A MULHER NUA Partes do que aqui ser descrito pertencem narrao.

. Outras, uma conhecida curitibana contou. So alguns dos episdios que ela tem testemunhado na situao em que a colocaram h muitos anos, margem da vida social da cidade e do espao que lhe seria prprio. H controvrsias sobre a verdadeira histria dela e sobre o destino que mereceu. Dizem que a pena do julgamento provinciano que teve foi ser esquecida por muitos anos e depois deslocada para ficar sob a sombra de um gigante que nunca sequer a olha. Embora tenha ficado nessa condio, ela realmente no se importa, porque um local significativo para o Estado e a capital. Local que lhe permite envolver-se em muitas histrias. Esta uma delas, contada para apreciao do prezado leitor. Se eu fosse importante, se tivesse importncia, se algum se importasse comigo, se pelo menos soubessem que eu existo. Sonhos, pensamentos amargurados povoando a mente. Nem a paisagem agradvel da bela praa do Centro Cvico conseguia desviar o turbilho de sentimentos da moa. Que sina, que desfortuna, que impropriedades do destino causaram isso? Eu que no sei. S narro. S sei que no me conformo de ver uma pessoa jovem e bela to triste e perturbada. Eu queria ser o autor da histria dela e no meramente o narrador. Queria ter escrito o bom roteiro que ela merecia e que combinasse com aqueles olhos. Ah, que olhos, um misto de saudades e de tristeza temperado com um brilho difano. Foram eles que o atraram. O que ele primeiro viu daquele belo semblante, quando encontrou a moa, certa tarde, cruzando rapidamente a Praa Nossa Senhora de Salette. Edu, como ele era conhecido, ficou fascinado quando deu de frente com os olhos cor de mel dela. Quis segui-la mas no teve coragem. A partir de ento, todas as tardes, ao final do expediente dos rgos localizados no Centro Cvico, Edu parava no meio daquela praa, observando a moa aproximar-se e depois, quando ela se distanciava, ele ficava muito triste por no ter corrido atrs dela.

Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Um dia, por alguma razo talvez pelo perfume de rosas doces que exalava da pele da moa quando passou to perto dele que suas peles quase se tocaram, ou pelo caprichoso danar que os cabelos finos, lisos, muito compridos e castanhos dourados traavam no ar Edu comeou a segui-la enfeitiado, como uma pluma flutuando. Ele aproximava-se o quanto podia, sentindo os fios esvoaantes dos cabelos dela chicoteando levemente seu rosto e o aroma de flores entrando pelas narinas. Quando chegaram na rotatria da Prefeitura, ficou mais difcil, havia gente nas caladas e atravessar as ruas no meio dos carros tornou-se complicado. Edu teve aquele impulso maldito de desistir, mas persistiu e conseguiu acompanhar a moa at perto do Shopping, onde parecia que ela iria entrar. De repente, ela correu, misturando-se multido que entrava no tubo, e chegou o nibus ligeirinho. Mas que diabos! Praguejou to alto que incomodou vrias pessoas em volta. Alguns ficaram assustados, outros expressaram desaprovao e uns jovenzinhos, com uniformes do CEP, fizeram deboche. Edu desculpou-se com uma senhorinha de aparncia distinta. Ela amaciou o olhar de desaprovao e com uma feio maliciosa disse umas palavras que ele entendeu como: Se for paixo, est desculpado, bonitinho. Edu fez uma mesura para a senhora e correu assustado, achando que era coisa da cabea dele, porque a boca da mulher nem pareceu se mover e ela evaporou-se na sua frente. Ele saiu em disparada na direo da Praa 19, atravessando as ruas quase sem olhar. Parou e sentou num banco perto da Mulher Nua. Enquanto tentava realinhar os pensamentos e decidir o que fazer, pousou o olhar perdido na esttua. A pedra tomou feies de gente, virou a cabea e comeou a conversar com ele. Apavorado, Edu olhou para a boca quase humana movendo-se enquanto uma voz suave e rouca falou. Ol! No fale comigo, por favor. Por que no? Qual o seu problema?

Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Voc no real, como posso conversar com uma esttua. Real ou no, e da? Eu tambm nem devia estar aqui, no devia ser a tal da Mulher Nua. Eu podia estar em outro lugar. Alis, estive jogada por quase duas dcadas nos fundos do Iguau. No sei por que no me colocaram num dos jardins l perto. Mas algum se importa? Quem se incomoda com o destino que me deram? Puta merda, era s o que me faltava, ser analista de esttua! Voc no analista de nada, meu bem! S queria quebrar um pouco o gelo. Parece que deu certo. Ok! Vou levar com bom humor, afinal sou um perdido mesmo, que anda correndo atrs de cabelos e perfume de rosas, leva cantada de velhinha estranha e depois bate papo com pedra. Perdido voc vai ficar quando se apaixonar de vez pela moa. Como voc sabe dela? Conhece ela? Claro, eu vi tudo daqui, o bobo correndo atrs da bela fera. Ah, ah, ah! A risada da esttua ecoou pela praa, mas foi abafada pelos barulhos dos carros e de buzinas. Fera por que? Ela me pareceu to doce e suave, triste, certo. porque no a conhece como eu. s vezes ela vem aqui, neste lugar onde est. Senta a perdida em amarguras. Eu tento falar com ela mas no tem jeito, no me ouve. Os pensamentos dela ficam to densos que eu me encolho nesta pedra dura na qual me escravizaram. Mas escuto tudo o que ela pensa. Vejo que uma alma boa, embora muito perturbada. E que pensamentos so esses? Voc acha que eu vou te contar? So secretos, no tenho permisso para falar deles, mas alguns so perturbadores. E o que pode ser perturbador pra uma pedra? Pare de me chamar assim! Eu posso ter um nome, t? E qual seria? ... Ah, sei l que nome tenho, alm desse ridculo apelido pelo qual me chamam. Voc no gosta de ser chamada de Mulher Nua?
Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Claro que no, n! No que me importe de no ter uma roupinha legal, mas podiam ter me batizado com um nome interessante, como Afrodite, Diana, Helena, sei l, que fizesse jus obra de arte que afinal eu sou. Como quer que eu te chame, se a gente ficar amigo claro? Voc podia me batizar com um nome bem legal e eu te ajudaria com a moa dos cabelos esvoaantes. Deixe eu pensar um pouco. Edu ficou parado compenetrado em seus pensamentos. Que tal se eu te chamasse de... Edu puxou um dicionrio de latim do bolso e consultou. Petrnia?. Est me gozando? Isso lembra pedra. No! Vem de Petronia lex! Que quer dizer... Eu sei o que quer dizer, no sou burra t, mas continua lembrando pedra. Por que voc escolheu esse nome? Eu pensei em lei, ora? Dizem que voc teria sido feita pro Judicirio... No tente me engambelar. No me importo com quem me rejeitou. Nem me interessa a polmica. Estou aqui largada na 19 h algum tempo. At j gosto daqui, apesar das pichaes, do xixi, da m e outras porcarias que fazem em mim. No quero que me levem para um pedestal no meio de arbustos, com uma venda na cara. Ainda se fosse para ficar na praa l de baixo! J disse, s quero um nome! E legal, de bacana, no de lei, entendeu? E o teu amigo ali? No conversa com ele. No tem alguma sugesto? Ele uma esttua, no v? Tanto faz que o apelidaram de Homem Nu. Pelo menos ele tem um significado, est no lugar dele, veja o orgulho nas feies de pedra olhando para o futuro. E eu aqui com esse ar de submissa... Ento voc e ele, ele e voc, no rola... Para de falar bobagem, ele pedra de verdade. E voc no ? Eu fico esttua para a maioria das pessoas, mas s vezes consigo tocar umas poucas como voc. Tem mais gente como eu?
Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Sim, Geralmente so malucos ou bbados, tolos, vagabundos que vm aqui... Tem tambm uns espectros da noite curitibana, as sombras perdidas do passado da cidade, as almas desencontradas que circulam pelas redondezas e gostam de frequentar as praas tanto noite quanto de dia... Para, para. Quer dizer que tem fantasmas por aqui? O tempo todo? Esto a agora? E essas almas penadas so muito horripilantes? No, no... nem me responda, j vi pelo seu olhar que sim. Agora, s me falta uma assombrao dessas vir bater um papinho. O sim pra primeira pergunta. Passaram muitas almas desencarnadas por aqui, claro. Mas no so todas horripilantes como voc imagina. Algumas parecem bem normais, menos assustadoras do que certos vivos que andam por a. H muita alma perdida e sofredora nesta cidade, que nem sabe que j morreu. Sempre teve, sabe? Muito antes de eu existir, quando o Paran ainda era uma provncia e esta praa, que nasceu no Centenrio da Emancipao, tambm nem existia. Eu soube disso bem antes de vir para c, quando ainda era uma esttua abandonada, escondida l nos fundos do Palcio. E desde que estou na 19, vi muitos pobres coitados sofredores, vivos e mortos passarem por estas pedras, sentarem no banco a. Eles me contaram e contam muitas coisas e eu sempre os ajudo no que posso. Edu se remexeu desconfortvel no banco e olhou em volta. Viu que estavam s ele e as esttuas e um cachorrinho vira-lata que um dia fora branco, com a carinha manchada de preto e patinhas tambm pretinhas, que corria alegre atrs de uma borboleta branca. A esttua riu para Edu. No tema amigo, no tem nenhuma alma sofredora no momento. E eu? A que categoria perteno? Ainda no decidi, estou te conhecendo agora. Provavelmente dos tolos, enfeitiados, dos bobamente apaixonados, mas pelo menos, com senso de humor. T bom. Vamos voltar ao nosso negcio. Voc tem razo, Petrnia no combina nada. Que tal Astreia? Astreia? , a deusa que... Eu sei! J te disse que no sou uma pedra burra.
Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Desculpe, foi mal, a. Tambm te disse que no quero saber de coisa de lei. O meu nome pode ser de uma deusa, mas ligada beleza, ao amor, s artes... Amor, beleza... ento Vnus! E combina bem com voc a. Acho que eu gosto. , gostei mesmo, vou usar esse nome. E rima, assim, com esse seu jeito, esse seu traje... Se quer minha ajuda, para de debochar, que eu detesto deboche. Senso de humor eu gosto, mas deboche no! Ok, ok, desculpa mesmo. E o meu assunto, ainda t valendo? Claro! Volta aqui amanh, l pelo meio dia e meia que ela vai estar sentada a onde voc est. Tem certeza? Tenho sim, ela me contou que vai vir. Mas voc disse que ela no fala com voc. E tambm disse que escuto os pensamentos dela, lembra? Alm do mais, a menina costuma aparecer nesse horrio. Ento t bom. Volto amanh. No vai me dar o cano, hein? De que jeito? Nem se eu quisesse podia fugir de voc. Edu foi embora saltitando, enquanto Vnus voltava condio de esttua. No dia seguinte, bem no horrio combinado, Edu chegou na Praa 19. Aproximou-se de Vnus e l estava ela, a moa dos cabelos compridos esvoaantes, dos olhos de mel, do perfume de rosas doces. Edu parou de repente, no conseguiu dar mais um passo, parecia congelado. Vnus olhou na direo dele e o chamou. Venha, aqui, mais perto. No quigo. Edu respondeu com a boca endurecida. O que? No consigo. Estou paralisado. Acho que virei esttua tambm. Para de ser covarde. Venha aqui perto, ela est to compenetrada nos pensamentos que nem vai perceber voc.

Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Edu empurrou os joelhos com as mos, fazendo as pernas darem passos arrastados. Conseguiu chegar no local que Vnus indicara. Quando levantou os olhos na direo da moa, ficou todo mole, quase caiu no cho e encostou-se na perna direita de Vnus, que falou com ele suavemente. Viu, no disse que ela viria? E agora, o que eu fao? Aproxime dela, converse com a moa. O que? Sei l, pea alguma informao, fale do tempo maluco curitibano, invente alguma coisa. Edu tremia como gelatina, no conseguia andar direito. Tentou ir na direo da moa e escorregou, caindo de costas no cho igual um saco de batatas. Ficou deitado de olhos fechados. Uma voz triste mas doce entrou-lhe pelas orelhas. Moo, voc est bem? Precisa de ajuda? Edu abriu os olhos e viu o rosto da moa no alto, emoldurado no cu azulado, com umas poucas nuvens suaves e flutuantes nas orelhas pequenas e bem feitas dela, como asas. Edu ficou assim parecia uma eternidade, observando aquele belo rosto naquela moldura de cu e anjos. Voc quebrou alguma coisa? Moo, por favor fale comigo. Edu sentiu que algum o tocava nas pernas e pensou nas mos macias da moa. Sentou no cho e viu que era o cachorrinho se esfregando nele. Empurrou o animal com o p e levantou rpido. Ajeitou a roupa com as mos. Finalmente olhou para a moa e tentou falar com ela, mas a voz dele no saiu. A moa perguntou se ele estava bem e Edu sentiu que amolecia de novo, mas se controlou e respondeu. Tuuudo bem. Fiquei assustada quando voc escorregou, foi uma queda feia. Desculpe se assustei voc, no era minha inteno, sou um desastrado. Quer sentar um pouco, para se acalmar? Obrigado. Edu sentou no banco ao lado dela e ficou observando a linda boca movendo-se. Estava to encantado que quase no ouviu o que ela dizia. Ouviu foi a voz de Vnus.
Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Fala com ela seu bobo. Desse jeito a moa vai pensar que voc louco, estpido ou coisa do gnero, ela pode se assustar e fugir. Eu a conheo bem, j j volta para os pensamentos amargurados dela e se fecha de vez. A, nem vivendo de novo voc vai conseguir se aproximar dessa moa. Aproveita enquanto est preocupada com voc e no te acha uma ameaa. Edu saiu daquele torpor. Desculpe! Fiquei um pouco tonto. Tem certeza de que no foi algo srio? No tem que ir no mdico? No, no, foi s um escorregozinho bobo. Edu percebeu que a moa estava com um olhar realmente preocupado e resolveu que essa era a estratgia para se aproximar dela. Esfregou as costas com cara de dor, respirou fundo e falou com ela Voc trabalha por aqui?. L em baixo, no Centro Cvico. A moa respondeu. Eu tambm. Voc funcionrio pblico, de alguma secretaria? Sim, e voc? No, s trabalho l perto, num banco. Qual deles? No naquele que foi assaltado sexta, no? Esse mesmo. Puxa! Eu estava l, mas consegui fugir na confuso dos tiros. Um monte de gente correu quando comeou o tiroteio. , eu tambm corri. Alis, fiquei to assustada que acabei no voltando, nem vi no que deu. Diz que teve morte at! Eu no quero falar sobre aquela tragdia. um assunto que no me interessa. Voc tem razo. Eu tambm no quero lembrar daquilo. Deixa pra l. Vamos falar de coisas mais interessantes pra ns. Voc tem algum compromisso agora? Por que?

Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Pensei que a gente podia ir no Shopping tomar um refrigerante, alguma coisa, e conversar mais. A moa torceu as mos e um brilho de desconfiana surgiu nos olhos dela. Edu percebeu o perigo e resolveu fingir um pouco mais, fazendo nova careta de dor e falando com voz baixa. Eu no quero tomar seu tempo, mas voc foi to atenciosa e eu ainda estou um pouco estranho e meio tonto. Pensei que podia me acompanhar ao Shopping at eu me sentir melhor. A moa pensou um pouco e concordou com a cabea. Est bem, mas s um pouquinho, porque tem coisas que eu preciso fazer. De trabalho? No, coisas da vida mesmo. Preciso resolver o que vai ser daqui pra frente. Os dois jovens levantaram e andaram na direo do Shopping. Edu olhou para Vnus que lhe deu uma piscada e seguiu com a moa, apoiando-se levemente no brao dela. Vnus observou o jovem e belo casal e pensou tristemente: Que pena, formariam um par to bonito...! Ah, essa vida! Mas pelo menos agora a moa no est mais to amargurada e perdida como antes, parece que finalmente encontrou uma alma boa e alegre para acompanhar. E ele est ao lado da pessoa de quem gosta. Que possam ter paz e se achar nesse caminho.... Um vento gelado varreu as folhas e papis da praa. Uma chuva fria tipicamente curitibana comeou a cair. Vnus se recolheu posio de esttua sentada. Uma folha de jornal voou na altura dos olhos dela e ficou rodopiando por alguns instantes. Era a primeira pgina de um jornal da cidade. No papel meio molhado e rasgado deu para ver, antes de cair em direo ao colo da esttua, partes da matria principal, com a foto de um rapaz e uma moa emoldurada no meio do texto: caixa de banco e funcionrio pblico... vtimas do tiroteio ocorrido no assalto ao banco....

Cristiane Elisa krhyxa@gmail.com agosto de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen