Sie sind auf Seite 1von 9

Maria Eduarda Cruzeiro*

Anlise Social, vol. xxvii (116-117), 1992 (2.-3.), 529-537

Os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo xix

1. O que aqui se apresenta apenas uma construo provisria, elaborao liminar de um conjunto de informaes que constituem um subproduto de uma investigao realizada sobre a Universidade de Coimbra1, cujo objecto principal s indirectamente dizia respeito temtica deste colquio. Tendo-me centrado na anlise dos mecanismos institucionais, propriamente escolares, de produo da legitimidade social dos diplomados os bacharis/bacharis formados de Coimbra, em particular os de Direito, tinha previsto uma parte desse trabalho dedicada aos professores, j que eram as figuras formalmente dominantes na instituio, agentes indispensveis (ainda que no os nicos) dessa produo, bem como, em conjunto, se apresentavam como um grupo social especfico, definido pela posse de uma forma determinada de poder. No tendo sido, afinal, concretizada essa parte do projecto, ficaram em depsito os ficheiros com os dados que se referiam aos professores. Decidi-me, portanto, a apresent-los aqui como mero ponto de partida de uma anlise que posteriormente poder ser desenvolvida. No devo, contudo, deixar de mencionar duas ordens de condies desfavorveis que limitam o alcance do trabalho na sua presente fase: por um lado, a carncia de estudos, quer sobre outras fraces da elite no sculo xix em Portugal2, quer sobre o grupo dos professores do ensino superior noutras fases histricas da instituio; por outro lado, o estado da minha prpria informao, que considero incompleta, em vrios sentidos. Com efeito, ela no pode ser tida como satisfatria, nem quanto s variveis retidas, nem quanto homogeneidade dos dados para o conjunto dos indivduos recenseados, nem, finalmente, quanto ao controle rigoroso de toda a informao recolhida.

Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa. 1 Eduarda Cruzeiro, Action symbolique et formation scolaire. L'Universit de Coimbra et sa Faculte de Droit dans la seconde moiti du xitf sicle, tese de doutoramento, apresentada na cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Paris, 1990. 2 Neste sentido, a realizao do presente colquio uma esperana de que tal carncia venha,

a curto prazo, a reduzir-se.

529

Maria Eduarda Cruzeiro Por todas estas razes, mais do que avanar resultados seguros no quadro de uma problemtica bem definida, poderei, sim, levantar algumas questes e indicar lacunas, o que, em conjunto, se poder revelar til para a continuao do trabalho. 2. Antes de entrar na substncia desta comunicao, a qual no excede um quadro fundamentalmente Sociogrfico do grupo dos professores de Coimbra, em particular dos da Faculdade de Direito, gostaria de colocar algumas questes prvias. Sem querer entrar agora no debate de fundo sobre os conceitos possveis de elite, parece-me necessrio, no entanto, indicar a definio mnima que orientou o esboo de anlise que apresentarei. 2.1. Em relao a um grupo que, numa aproximao emprica, parece indiscutivelmente constituir uma unidade pertinente de anlise, pela comum pertena institucional dos seus membros e por uma delimitao temporal deliberada (esta, sim, questionvel), considerar esse grupo como fazendo parte da elite supe, contudo, que se lhe faa a atribuio de uma qualquer forma de poder, no caso o que a autoridade propriamente institucional confere, isto , o poder de seleccionar, de ratificar e de consagrar uma competncia, aquilo que, afinal, constitui o contedo das funes manifestas da instituio escolar. Mas a prpria existncia de uma multiplicidade de formas de poder social, e a sua hierarquizao, que levanta problemas. Ser que o poder acadmico, apesar dos seus efeitos sociais inegveis, no sobretudo um valor no interior do prprio campo acadmico, moeda tendendo a sofrer uma desvalorizao relativa quando jogada no seu exterior? Dito de outro modo, ser que os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo xix podero ser vistos como uma elite? A resposta seria no, a acreditar de forma imediata e ingnua nas imagens pouco lisonjeiras que muitos dos seus contemporneos, e bem ilustres alguns deles, fizeram passar posteridade. Ea de Queirs foi um dos grandes responsveis pela viso deprimente no s dos lentes de Coimbra, crassos e crzios, mas tambm dos bacharis que eles formavam, medocres e mesquinhos, pedantes e ridculos, apesar de ele prprio ser bacharel e de serem bacharis (entre outras coisas, sem dvida) 121 dos 219 ministros dos governos que se sucederam sob o regime monrquico constitucional entre 1834 e 1910. Ea sabia-o, e ns no devemos ignor-lo! Citando ainda Ea, dizia ele, a propsito dos lentes do seu tempo de Coimbra, o quase indizvel: Em Coimbra [...] os nicos animais superiores e hericos eramos ns, os estudantes. Os lentes, esses, sempre os considermos como animais inferiores e, alm disso, irracionais3.
530 Ea de Queirs, Bilhetes de Paris, in Obras de Ea de Queirz, Porto, Lello e Irmo, 1966, 3 vols., vol. 3, p. 1347.
3

Os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo xix Pelo contrrio, os lentes viam-se a si prprios como elite: mostram-no um sem-nmero de indcios que sugerem mltiplas estratgias de valorizao que os lentes de Coimbra no deixavam facilmente por mos alheias. Lutavam e frequentemente obtinham privilgios que constituam marcas exteriores da sua grandeza, como foi o caso, em 1817, da merc, fixada em pragmtica, de assistirem os lentes, representantes da Universidade no acto da aclamao de D. Joo VI, sentando-se nos degraus destinados aos Tribunais4 ou, em 1858, o da autorizao para usarem as insgnias doutorais em qualquer solenidade pblica. No texto legal que concede esta liberdade, certamente redigido por um dos interessados (como devia acontecer frequentemente), pode ler-se: Considerando que as insgnias de que, desde longa data, se revestem os lentes da Universidade de Coimbra so incontestavelmente as mais apropriadas ao caracter respeitavel do primeiro corpo scientifico do paz e gravidade do magisterio e da importante misso que elle desempenha na sociedade; e que devem por isso ser preferidas em todos os actos publicos a quaesquer uniformes e distinctivos, por mais ostentosos que paream [...]5. Tambm num relatrio do Conselho Superior de Instruo Pblica (sediado em Coimbra) de 1851 se encontra um caso exemplar, despudorado ou ingnuo, de autoconsagrao por entreposta glria da instituio de que os autores faziam parte: Entre estes estabelecimentos scientificos [isto , as outras escolas de ensino superior do pas] brilha, como a lua entre os menores astros, o luminoso centro da Universidade; a qual tendo sempre desde a sua instituio, por acertadas reformas, engrandecido cada vez mais o seu lustre, hoje, apesar da pouca serenidade dos tempos, clara com mui vivo esplendor6. Mas poder-se- encontrar expresso mais significativa desse elevado conceito em que os lentes de Coimbra se tinham a si prprios que a frase proferida numa prova pblica de doutoramento por um lente de Direito, o qual, dirigindo-se ao doutorando, lhe dizia: O senhor [...] que senta a nesse lugar [subentendido, de candidato a doutor] e ns que nos sentamos aqui nos doutorais no somos toda a gente7?

4 Cit., in T. Braga, Histria da Universidade de Coimbra, Lisboa, por ordem e na Typographia da Academia Real das Sciencias, 1892-1902, 4 vols., vol. iv, p. 323. 5 Ibid., p. 469, n. 1. 6 J. Silvestre Ribeiro, Historia dos Estabelecimentos Scientificos, Litterarios e Artsticos de Portugal, Lisboa, Typographia da Academia Real das Sciencias, 1871-1893, 18 vols., vol. ix, p. 329. 7 Campos Lima, A Questo da Universidade, Lisboa, Livraria Clssica Editora, 1907, p. 102.

531

Maria Eduarda Cruzeiro 2.2. Em Coimbra parece fora de dvida que os lentes ocupavam os topos da hierarquia social local. Pelo menos para o povo mido eles eram mesmo iguais aos reis, como o ilustra a anedota, tantas vezes referida nas crnicas e nas memrias da Coimbra estudantil oitocentista, da mendiga que, ao agradecer a D. Pedro V a esmola magnfica de uma moeda de oiro, se excede no fervor da sua gratido, dizendo: Deus recompense Vossa Majestade, Senhor Doutor! De facto, em Coimbra a Universidade dominava, de longa data, geogrfica e simbolicamente: alto lugar, alto saber, alto poder. O facto de pertencer instituio privilegiada (no sentido mais literal do termo) e dominante conferia, mesmo aos seus membros mais abaixo colocados na hierarquia interna os estudantes e, de entre estes, os caloiros (e at aos servidores e empregados), um estatuto de legtima superioridade, impondo-se aos que, fora dela, se viam reduzidos qualidade menor de excludos, estrangeiros, futricas. No eram desde logo, chegada Coimbra, os novatos chamados lisonjeiramente senhores doutores pelos carregadores e outro semelhante pessoal de servios? Por maioria de razo, os doutores, os lentes, esses, equiparavam-se ou sobrepunham-se mesmo ao que de melhor (socialmente) havia na cidade. Reis em Coimbra! Mas na corte, isto , na capital, no seriam os lentes pobres sbditos no apenas do rei verdadeiro, mas tambm dos que por ele governavam? Dominantes num lugar, dominados noutro, ou, dando um salto e dizendo de outro modo, dominantes quanto a uma forma de capital e de poder o poder e o capital acadmicos formais, dominados noutras escalas de poder, no seriam os professores fraces dominadas das classes dominantes, segundo uma frmula usada por Pierre Bourdieu? certo que os prprios preferem, de um modo geral, inverter posies e alterar o sentido global das hierarquias sociais do poder. Num romance de espionagem que deu uma excelente srie de televiso dizia, a certa altura, uma personagem, um master de um colgio de Oxford, para um seu colega: Sim, certo, h os que tm o poder de fazer as leis! Mas ns fazemos os que fazem as leis! No ser esta uma expresso lapidar da sublimao do sentimento desconfortvel por se ocupar uma posio inferior, imerecida, dada a autoridade acadmica possuda, dado esse poder especial capaz de produzir aqueles que detm o poder? Afinal, parece razovel considerar que a prpria ambivalncia do poder acadmico autnomo e dependente, dominante e dominado o que melhor caracteriza essa fraco da elite que os professores constituem. 2.3. Outras questes se podem ainda colocar, o que farei de forma muito breve. Se os professores so uma elite, esta elite aberta ou fechada8?
532
8

Cf. T. B. Bottomore, lites et socit, Paris, Stock, 1967.

Os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo XIX O prprio princpio da sua definio formal a competncia, o mrito comprovado, como critrio de admisso no grupo, em condies histricas favorveis (como o so, aparentemente, os da ideologia da burguesia liberal e da progressiva afirmao do seu poder de classe), impe-lhe uma forma de constituio e de reproduo abertas. Por outro lado, se bem que elite aberta, de acordo com o fundamento meritocrtico que comanda a reproduo do corpo dos doutores, nas condies histricas que so as da poca analisada, o recrutamento estudantil apresenta-se restrito e socialmente limitado. Bem podia o professor Calisto afirmar aos seus alunos do 1. ano o princpio do mrito que governaria a admisso e a progresso na vida universitria Esta a instituio primordialmente livre do pas: no se pergunta a ningum de onde vem 9 , s se pergunta aonde vai, isso no impedia a existncia do nepotismo arcaico patente10 ou ento a aco subterrnea e invisvel de um processo escolar de seleco-cooptao imposto pelas condies objectivas do recrutamento inicial, o qual vinha, na maior parte dos casos, legitimar e consagrar o capital cultural e o capital social preexistentes. Por isso se poder perguntar: elite aberta ou fechada? Em que sentido, com que limites? Outra questo ainda: no ser tambm uma caracterstica especfica, e significativa, desta fraco da elite o poder prprio de auto-reproduo? Dentro dos limites (sempre relativos) da autarcia institucional, no ser total o seu controle sobre a reproduo do corpo que detm o poder e a autoridade institucionais? Por fim, uma ltima questo, mais directamente ligada ao contexto histrico particular: se o termo elite, no seu sentido original, significava o melhor da sua espcie, poder-se- colocar o problema se seriam os lentes de Coimbra os melhores (o que envolve, no entanto, uma srie de interrogaes e de clarificaes subsequentes) da sua espcie, se seriam eles a elite dos professores? No poder verificar-se na apreenso espontnea e no questionada da sua existncia como elite o que se pode designar como um efeito de instituio, por outras palavras, no se poderia tender a consider-los como os melhores por pertencerem nica instituio universitria ento existente? 3. No estado actual da informao com que trabalhei no possvel dar resposta satisfatria a todas estas questes. Darei aqui apenas um breve quadro de resultados preliminares, produto do tratamento inicial de alguns dos dados dos ficheiros que reuni com intenes diversas e bem mais limitadas. 3.1. Essas intenes eram, grosso modo, por um lado, estabelecer as condies estatutrias de recrutamento do corpo docente universitrio e definir
9 10

H. Raposo, Livro de Horas, Coimbra, Frana Amado, 1913, p. 122. Tantas vezes relatado em crnicas e memrias e atestado em fontes insuspeitas...

Maria Eduarda Cruzeiro perfis de carreira mais frequentes, apontando como hiptese a existncia de carreiras tpicas de funcionrios de Estado; por outro, detectar ligaes entre o campo acadmico e outros campos do poder, nomeadamente o poder poltico. Assim, foram constitudos trs tipos de ficheiro: O dos professores da Universidade de Coimbra, por faculdades, incluindo todos os professores que por elas passaram entre 1865 e 191011; Dois ficheiros dos professores de duas escolas superiores de Lisboa, a Escola Politcnica (incluindo os seus professores entre 1837 e 1910) e o Instituto Superior de Agronomia (incluindo os seus professores desde 1852 at 1910)12; Um ficheiro dos membros dos governos que se sucederam entre 1832 e 191013. 3.2. Para o ficheiro dos professores da Universidade de Coimbra foram registadas como dados de base as seguintes informaes: Naturalidade; Idade nos vrios momentos do percurso escolar e acadmico: Primeira inscrio; Obteno dos vrios graus acadmicos; Primeira nomeao como lente; Promoo a lente catedrtico; Eventualmente nomeao como decano; Exonerao ou jubilao.

Parcialmente em comum com as informaes constantes dos ficheiros dos professores da Escola Politcnica e do Instituto Superior de Agronomia retiveram-se informaes relativas a: Formao escolar (sobretudo importante para o caso da Escola Politcnica e do Instituto Superior de Agronomia, j que os professores de Coimbra tinham necessariamente de ter feito a sua formao na Universidade);

534

Dados de base recolhidos nos anurios da Universidade de Coimbra e completados atravs de outras fontes. 12 Dados recolhidos em publicaes e em memrias histricas relativas s duas instituies. 13 Dados de base recolhidos em A. M. Pereira, Governantes de Portugal desde 1820 at ao Doutor Salazar, Porto, Manuel Barreira Editor, 1959, e completados por diversas outras fontes.

11

Os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo xix Origens sociais, isto , informao relativa profisso ou ocupao, formao do pai e ou qualquer informao relativa famlia, susceptvel de indicar, mesmo imprecisamente, a sua localizao social; Estado civil; Cargos desempenhados na instituio escolar; Pertena a instituies cientficas; Desempenho de cargos pblicos: Em Coimbra (sobretudo importante para os professores da Universidade); Na administrao central e local (para uns e para outros); Cargos polticos (deputado, par do reino, ministro, conselheiro de Estado); Condecoraes. Por sua vez, para a constituio do ficheiro dos membros do governo foram retidos os dados relativos a: Data e local de nascimento; Formao escolar; Profisso/ocupao; Origem social; Cargos polticos; interessando aqui fundamentalmente a formao escolar (rea cientfica e instituio), bem como a profisso, de forma a tentar estabelecer possveis relaes preferenciais entre certo tipo de formaes e profisses (nomeadamente as jurdicas) e a ocupao de cargos polticos relevantes. 3.3. A dimenso dos ficheiros a que a seguir se indica:
Dimenses dos ficheiros
Universidade 1865-1910 Total Teo. Dir. Med. Mat. Fil. Nat. Escola Politcnica 1837-1910

ISA 1852-1910

Ministros 1832-1910

187

30

58

44

26

29

53

27

219

Dado o mbito bastante largo dos perodos fixados em cada caso, as dimenses dos ficheiros, que cobrem na quase totalidade os universos referenciados, impem desde j uma observao: no caso das instituies escolares, se verdade que os lugares dos quadros legais fixados no so muitos, verdade tambm que o baixo nmero de efectivos recenseados reflecte,

535

Maria Eduarda Cruzeiro

por um lado, o no preenchimento recorrentemente verificado de todos esses


lugares e, por outro, uma longa permanncia, a continuidade, para a maior parte, no corpo docente e, portanto, a relativa estabilidade da carreira acadmica14. A ttulo de exemplo, apresentam-se a seguir as informaes relativas aos quadros legais e aos efectivos preenchimentos em alguns momentos:
Quadros legais e efectivos de pessoal docente
Anos 1868-1869 Instituies Quadros Efectivos legais Quadros Quadros Quadros Quadros Quadros Efectivos Efectivos Efectivos Efectivos Efectivos legais legais legais legais legais 1870-1871 1873-1874 1886-1887 1899-1890 1903-1904

Total da Universidade .. Teol Dir Med Mat Fil. Nat E. P I. S. A F. Med. Lisboa E. Med. Porto

92 14 27 21 16 14

77 12 22 19 12 12 20 10 15 15

73 11 21 17 13 11

75 11 21 18 14 11

66 9 20 17 10 10

74 11 21 18 13 11

65 10 21 15 10 9

78 12 22 18 13 13

1 1

I I

I I

Como pode ver-se, no conjunto, os professores constituem pequenos grupos, sem dvida estruturados por diferenciais distribuies internas de poder, cujas mediaes e determinaes so mltiplas, sendo as principais provavelmente, por um lado, a instituio a que pertencem o que permite opor, globalmente e formalmente, os professores da Universidade aos das outras escolas superiores e, no interior da Universidade, os das diferentes faculdades, por outro, a antiguidade no corpo, o que estatutariamente lhes confere o acesso (em sucesso) qualidade de decano, director da instituio, no caso particular das faculdades universitrias. De forma mais difusa, mas no menos efectiva, as estruturas dos poderes de que individualmente era possvel dispor (e que, colectivamente, poderiam permitir hierarquizar as diferentes instituies) remetem para a anlise
14 No caso dos ministros, o nmero no muito elevado dos que passaram pelos 66 governos que se sucederam entre 1832 e 1910 revela, no a estabilidade poltica (em certas fases, antes o seu contrrio), mas a alta rotatividade de um grupo restrito de ministeriveis. O volume relativamente reduzido de todos estes ficheiros sugere, de passagem, um pequeno comentrio de mtodo: a necessidade de usar na anlise de casos semelhantes uma multiplicidade de tcnicas, no apenas a anlise extensiva de base estatstica, mas tambm o estudo de casos, a anlise biogrfica, etc.

I I

536

Os professores da Universidade de Coimbra na segunda metade do sculo xix das formas de capital mais ou menos variadas capital poltico, capital cultural, capital social em que esse capital acadmico pudesse ser reconvertido. 3.4. Com os dados reunidos sobre os professores de Direito, cujo ficheiro pude explorar um pouco mais, pode tentar fazer-se o ponto sobre as caractersticas mais salientes no conjunto. Na segunda metade do sculo xix o lente de Direito de Coimbra: natural de Coimbra, de Viseu, da Guarda ou de Braga; A idade com que entrou na Universidade bastante varivel: 36,2 % entraram com idade igual ou inferior a 16 anos, mas 42,6 % entraram com 19 anos ou mais; Assim, tambm a idade com que entrou no corpo docente muito flutuante, podendo, no entanto, dizer-se que, no conjunto, as idades tendem a baixar a partir dos anos 1870 e sobretudo para o fim do sculo, passando de um intervalo entre 26 e 30 anos para um intervalo entre 23 e 25 anos; Da primeira entrada no corpo docente nomeao como lente catedrtico decorrem, em mdia, entre seis e dez anos, mas nos incios do sculo xx o prazo diminui para trs anos, chegando, nalguns casos, a menos de um ano; Faz entre vinte e cinco e trinta e cinco anos de servio; Jubila-se roda dos 60 anos. Deste conjunto de caractersticas de carreira extrai-se, sumariamente, uma imagem, incompleta e insuficiente, sem dvida, mas apontando, a traos grossos, para a definio burocrtica de uma carreira de funcionrios. Outras fontes, nomeadamente os discursos oficiais da abertura solene dos anos lectivos, do-nos, em contraponto, nas figuras de retria utilizadas, auto-imagens mais gloriosas: por elas se v que os lentes se identificavam com as ordens mais prestigiadas da sociedade medieval, onde eles, implicitamente, faziam recuar as origens da sua nobreza acadmica: ou so sacerdotes que guardam o fogo sagrado do saber no Templo de Minerva; ou so guerreiros incansveis das pugnas cientficas, incruentas, que se desenrolam no interior do Alcaar da Cincia. Entre a representao do burocrata que apressadamente se pode constituir e as do guerreiro e do sacerdote no h neste momento que escolher: de umas e de outras se poder, no entanto, alimentar um trabalho mais fundo de reconstruo de uma imagem mais precisa e mais prxima da realidade histrica onde todas encontram as suas razes de ser.

537

Das könnte Ihnen auch gefallen