Sie sind auf Seite 1von 23

TABELA PERIDICA

Organizao Histrica
Estrutura da tabela corresponde estrutura eletrnica dos elementos. Organizao pelas propriedades fsicas e qumicas dos elementos dados empricos. Lei Peridica (Mendeleev): ordenando os elementos em ordem crescente de massas atmicas, as propriedades dos elementos de uma mesma famlia eram semelhantes (1869). Moseley: organizao dos elementos em ordem crescente de nmeros atmicos (1913).

Estruturao da tabela peridica


7 perodos ou linhas 7 camadas ou nveis eletrnicos (K, L, M, N, O, P, Q) 18 colunas, grupos ou famlias: - colunas A; elementos tpicos, caractersticos ou representativos; - colunas B: elementos de transio. Sries elementos de transio interna: - srie dos lantandeos: todos os elementos situamse no 6 perodo, grupo 3; - srie dos actindeos: todos os elementos situam-se no 7 perodo, grupo 3.

Tabela Peridica

Configuraes eletrnicas

Subnveis eletrnicos

Subnveis eletrnicos
subnvel s p d f n mximo de e2 6 10 14

Exemplos
1) Predizer a configurao eletrnica do estado fundamental do enxofre (Grupo 16, Perodo 3). Escrever a configurao da camada de valncia. Predizer a configurao eletrnica do estado fundamental do titnio (Grupo 4, Perodo 4). Escrever a configurao da camada de valncia.

2)

Excees
Subcamada d: semi-preenchida ou completamente preenchida menos energtica do que o que se prev teoricamente. Assim: Cr (Z = 24): [Ar] 3d5 4s1 Cu (Z = 29): [Ar] 3d10 4s1

Exerccios de aula
1) Qual a configurao do estado fundamental esperada para: (a) prata; (b) tungstnio? 2) Que elementos tm as seguintes configuraes eletrnicas de estado fundamental: (a) [Kr] 4d10 5s2 5p4; (b) [Rn] 7s2 6d2 ? 3) Para cada um dos seguintes tomos no estado fundamental, prediga o tipo de orbital (por exemplo, 1 s, 2p, 3d, 4f, etc.) do qual um eltron poderia ser removido para torn-lo um on +1: (a) Ge; (b) Mn. 4) Prediga o nmero de eltrons de valncia de cada um dos seguintes tomos: (a) N; (b) Nb. 5) Quantos eltrons desemparelhados so preditos para a configurao do estado fundamental de cada um dos seguintes tomos: (a) Bi; (b) Ta ?

Principais propriedades peridicas


Raio atmico: aumenta, num mesmo grupo, de cima para baixo, e num mesmo perodo, da direita para a esquerda:

Principais propriedades peridicas


Energia de ionizao (energia necessria para remover um eltron de um tomo na fase gasosa): a primeira energia de ionizao aumenta de baixo para cima num grupo e da esquerda para a direita num perodo.

Consequncias
Elementos com baixa energia de ionizao devem formar ctions facilmente e conduzir eletricidade no estado slido (so slidos metlicos). Elementos do bloco s, por apresentar baixa energia de ionizao, provavelmente ser um metal um metal reativo com todas as caractersticas que o nome meta envolve (tabela a seguir). Por exemplo, csio e brio reagem mais vigorosamente que os demais elementos do bloco s e, assim, devem ser guardados fora do contato com ar e gua.

Consequncias
Os metais alcalinos tm pouca utilidade para uso como materiais, embora seus compostos sejam importantes. Como as energias de ionizao dos metais do bloco p so altas, eles so menos reativos que os metais do bloco s. Por exemplo, alumnio, estanho e chumbo so importantes materiais de construo.

Caractersticas de metais
bons condutores de eletricidade maleveis dcteis lustrosos slido alto ponto de fuso bons condutores de calor reagem com cidos formam xido bsicos formam ctions formam halogenetos inicos

Caractersticas de no-metais
maus condutores de eletricidade no maleveis no dcteis no lustrosos slido, lquido ou gs baixo ponto de fuso maus condutores de calor no reagem com cidos formam xidos cidos formam nions formam halogenetos covalentes

Exemplo
Metais alcalinos so macios, reativos e cor prateada. Superfcie recm cortada cobre-se rapidamente com xido.

Metaloides
So os sete elementos entre os metais e os no-metais (B, Si, Ge, As, Sb, Te, Po) que apresentam caractersticas semelhantes entre si.

Exemplo 1 - metaloides
Boro (acima) e silcio (abaixo) tm uma relao diagonal. Ambos so slidos brilhantes, com alto ponto de fuso. Eles tambm apresentam vrias semelhanas qumicas.

Exemplo 2 - metaloides
Elementos do grupo 16. Da esquerda para a direita: oxignio, enxofre, selnio e telrio. A tendncia de no-metal a metaloide.

Metais de transio
Elementos do bloco d com propriedades intermedirias entre os elementos do bloco s e do bloco p. Formam ons com diferentes estados de oxidao, por terem disponveis eltrons do subnvel d (energias muito prximas). Disponibilidade dos orbitais d uso como catalisadores na indstria qumica. Capacidade de formar ons com diferentes cargas facilitao das reaes metablicas. Semelhana de raios atmicos capacidade de formar ligas metlicas, especialmente a grande variedade de aos que tornam possvel a engenharia moderna.

Exemplo metais de transio


Elementos na primeira linha do bloco d. Acima (da esquerda para a direita): Sc, Ti, V, Cr, Mn. Abaixo: Fe, Co, Ni, Cu, Zn.

Exerccios de aula
1) Quais dos seguintes elementos so metais de transio: (a) rdio, (b) radnio, (c) hfnio, (d) nibio? 2) Identifique os seguintes elementos como metais, no-metais ou metaloides: (a) chumbo, (b) enxofre, (c) zinco, (d) antimnio, (e) cdmio.

Das könnte Ihnen auch gefallen