Sie sind auf Seite 1von 4

www.reconsulrefrigeracao.com.

br

PERGUNTAS E RESPOSTAS: ESCLARECENDO AS DVIDAS MAIS FREQENTES DE TCNICOS E INSTALADORES


01. Onde so utilizados os equipamentos comercializados pela Reconsul?
As Unidades condensadoras e/ou Compressores so utilizados em sistema de refrigerao, como cmaras frigorficas, resfriadores de leite, mquinas de sorvete, balces refrigerados, condicionadores de ar, etc. Compressor Scroll: composto por um sistema de compresso do tipo caracol com movimento excntrico, onde a grande vantagem em relao ao sistema tradicional de pisto ter menor nmero de peas mveis, consequentemente menor nvel de rudo, consumo de energia e um funcionamento mais suave. Compressor Rotativo: similar ao Scroll, s que ao invs do caracol possui um tipo de rolete excntrico onde tem praticamente as mesmas vantagens tcnicas do compressor Scroll. Plug-In: um equipamento frigorfico completo, no qual todos os componentes necessrios em um sistema de refrigerao esto inseridos num s conjunto, bastando apenas selecionar o tamanho adequado, abertura na parede da cmara (similar ao condicionador de ar) e um ponto de energia. Componentes para refrigerao: frigorfico. so utilizados para completar e auxiliar um sistema

----------------------------------------------------------------------------------02. Qual a maneira correta de desembalarmos os nossos compressores e unidades condensadoras?


O compressor no deve ser deitado ou virado de cabea para baixo, para evitar possveis vazamentos de leo e problemas de funcionamento. O condensador deve ser removido cuidadosamente da embalagem, para no ser danificado. No levantar a unidade condensadora atravs das tubulaes, evitando sua deformao e possveis vazamentos. Nota: Os compressores e unidades condensadoras so fornecidos de fbrica com carga de Nitrognio (N2).

----------------------------------------------------------------------------------03. Qual o local adequado para instalarmos a unidade condensadora?


A instalao deve ser feita de modo que no bloqueie a entrada de ar fresco para o condensador (Ex.: condensador colocado junto parede). Caso seja instalada em um ambiente fechado, prever a instalao da unidade condensadora de modo que a mesma sempre receba o ar fresco na entrada do condensador e a sada livre do ar

quente. Use um meio de exausto para evitar a recirculao de ar quente dentro do local onde a unidade condensadora est instalada.

----------------------------------------------------------------------------------04. Quais as principais causas da queima de um compressor?


1) Falta de fase: causada por desbalanceamento ou problemas na rede de alimentao, variaes na tenso, ligao eltrica errada, partidas repetitivas em curto espao de tempo, fiao mal dimensionada ou chave contatora com contatos desgastados. 2) Sobrecarga no motor eltrico: operao incorreta ou fora da faixa de aplicao e temperatura ambiente alta, gerando aquecimento no motor e atuao pelo protetor trmico. 3) Travamento: - Ocorre quando o compressor est localizado acima do evaporador sem o uso de sifes na sua sada e sem o uso do separador de leo, no permitindo o retorno de leo para o compressor. - A alta temperatura de descarga: provoca a carbonizao do leo, causando deficincia de lubrificao, travamento do conjunto mecnico e finalmente a queima do motor. 4) Contaminao: instalao sem cuidados, como evacuao do sistema sem o uso ou funcionamento irregular da bomba de vcuo, sujeira retida nas tubulaes e uso de anticongelantes reagindo com o leo, prejudicando a lubrificao, gerando acidez e atacando o verniz de proteo do motor eltrico, causando queima do compressor.

----------------------------------------------------------------------------------05. Quais os procedimentos necessrios para efetuarmos a troca de compressores queimados?


1) Fazer a lavagem completa do sistema com o refrigerante R-141B e nitrognio; 2) Substituir o filtro secador na linha de lquido; 3) Instalar um filtro secador para a linha de suco com um elemento filtrante para reteno dos cidos e filtragem das impurezas; 4) Efetuar uma boa evacuao do sistema com uma bomba de vcuo; 5) Dar a carga de refrigerante novo e fazer os ajustes necessrios. Aps 72 horas de funcionamento trocar o leo do compressor e o filtro secador na linha de lquido e medir a acidez no leo; se persistir a acidez no sistema, substituir o filtro secador e o leo do compressor.

----------------------------------------------------------------------------------06. Quais os refrigerao? procedimentos de soldagem em um sistema de

1) Assegure-se que a tubulao esteja limpa e isenta de contaminantes; 2) Faa a soldagem em tubulaes e conexes circulando nitrognio em seu interior; tal procedimento reduz a formao de oxidao e fuligem nas paredes internas da tubulao;

3) No utilize solda em excesso, para que no penetre pelas juntas; 4) Caso utilize o fluxo, tome os cuidados para que no penetre no interior da tubulao; 5) Utilize algum tipo de dissipador de calor (por exemplo: pano mido) para evitar a propagao de calor pela tubulao e proteger as partes sensveis da mesma; 6) No aquea a tubulao em excesso durante o processo de solda, pois isto facilita sua oxidao interna; 7) Use sempre solda do tipo Prata ou Foscoper dependendo dos materiais a serem soldados: Ferro/cobre: solda Prata Cobre/cobre: solda Foscoper 8) Compressor e filtro secador devem ser abertos somente na hora da instalao, evitando a entrada de sujeira e principalmente umidade.

----------------------------------------------------------------------------------07. Qual a maneira correta de verificar vazamento no sistema de refrigerao?


Feita a instalao, e aps todas as verificaes (inclusive as de ordem eltrica), submeta a unidade condensadora a um teste de vazamento. Para isso, pressurize o sistema a um presso de 300 psig utilizando para o teste espuma de sabo nos locais a serem verificados. Aps dar carga de refrigerante no sistema, teste se h vazamento com um detector eletrnico. Ateno: para o teste de vazamento nunca pressurize o sistema acima da presso mxima de trabalho (350 psig).

-----------------------------------------------------------------------------------

08. Quais as principais causas que levam um compressor a no comprimir?


O que ocasiona a quebra da Placa de Vlvula: Golpe de lquido: Quando o compressor aspira uma grande quantidade de refrigerante na fase lquida, leo lubrificante ou a mistura de ambos, Quando a vlvula de expanso fica travada na posio aberta, Quando h baixa carga trmica, A no utilizao de um acumulador de suco (separador de lquido), para aplicaes em baixa temperatura ou em sistemas onde o compressor fica localizado abaixo ou muito prximo do evaporador.

Alta temperatura de descarga: - A temperatura de descarga do compressor no dever ultrapassar 130C porque acima disso pode causar quebra das palhetas da placa de vlvula, onde o compressor perde a capacidade de comprimir, - A alta temperatura pode ser causada por sistemas cujo superaquecimento no foi ajustado, falha em algum componente, isolamento da linha de suco insuficiente ou aplicaes fora da faixa recomendada. Desgaste: - Ocorre quando a instalao feita sem cuidados com a limpeza, por exemplo, aps a queima de um compressor anterior, - Sujeira, fuligem de soldagem e todas as impurezas presentes no sistema podero obstruir/travar as palhetas na posio aberta ou se misturar ao leo, perdendo assim a capacidade de lubrificao e consequentemente gerando desgaste acelerado nas partes mecnicas do compressor, ocorrendo perda de rendimento frigorfico e aumento de rudo.

----------------------------------------------------------------------------------09. Quais so as datas limites para utilizao dos refrigerantes abaixo:


R-12 - 2.007 R-22 - 2.040 R-502 - proibida a utilizao HP81 / FX 10 / HP 80 - data indeterminada MP 66 / MP 39 / FX 56 - data indeterminada R-404A/R-134a (ecolgicos) - data indeterminada

----------------------------------------------------------------------------------10. O que significa o termo "HP" usado de forma errada no mercado? Ao invs de "HP" devemos usar qual unidade?
HORSE POWER (cavalo fora) uma referncia comercial e no serve para projetar sistema de refrigerao. Para selecionamento, devemos usar a unidade em Kcal/h ou BTU/h.

----------------------------------------------------------------------------------11. O que significa Retrofit?


o nome dado converso de um sistema projetado para operar com um determinado refrigerante e alterado para outro. Ex.: Projetado: R-12 / Alterado: R-134a.

Das könnte Ihnen auch gefallen