Sie sind auf Seite 1von 14

Guia do Candidato

Brazilian Software Testing Qualifications Board

Sumrio
Sumrio .............................................................................................................................................................................................. 1 Histrico ............................................................................................................................................................................................. 1 Canais Oficiais de Comunicao ............................................................................................................................................... 1 1 Certificao.............................................................................................................................................................................. 3 1.1 CTFL Certified Testes Foundation Level ........................................................................................................ 4 1.2 CTAL Certified Tester Advanced Level ........................................................................................................... 5 1.3 Qualificao para CTAL............................................................................................................................................. 6 1.4 Treinamento.................................................................................................................................................................. 9 2 Exame ..................................................................................................................................................................................... 10 2.1 Consideraes ........................................................................................................................................................... 10 2.2 Inscries .................................................................................................................................................................... 10 2.3 Material ........................................................................................................................................................................ 12 2.4 Roteiro .......................................................................................................................................................................... 12 2.5 Resultado ..................................................................................................................................................................... 13 2.6 O Certificado............................................................................................................................................................... 13

Historico
Data 18/04/2011 30/01/2012 07/02/2013 Verso 1.0.0 1.1.0 1.2.0 Autor Cludio G. Roger Cludio Revisor Rodrigo Clvis R. Clvis R. Descrio Criao do documento Adequao das inscries Incluso do valor do exame

Cnis Oficiis de Comunico


http://www.bstqb.org.br http://twiter.com/@BSTQB http://www.linkedin.com/groups?mostPopular=&gid=3407944 http://groups.google.com/group/bstqb

Pgina

O ISTQB construiu o esquema mais renomado para a certificao de testadores de software no mundo. Em junho de 2012, atravs de seus boards regionais, o ISTQB j emitiu mais de 250.000 certificaes emmais de 70 pases, com uma taxa de crescimento atual de aproximadamente 10.000 novas certificaes por trimestre. O esquema conta com um corpo de conhecimento, Syllabi e Glossrio, disponibilizado gratuitamente. Os exames esto disponveis em muitas lnguas e seguem regras aplicadas de forma consistente, o que estabelece um processo nico e rgido dando credibilidade certificao.

Pgina

1 Certifico
As estruturas de conhecimentos registrados nos Syllabi do ISTQB so o resultado de anos de dedicao por parte de inmeros profissionais de renome internacional tais como: Rex Black, Erik van Veendendal, Dale Perry, Horst Pohlmann, Geoff Thompson, Dorothy Graham, Klaus Olsen, Thomas Mller e muitos outros, alm de ter como base os livros e publicaes que so as referncias na rea. O ISTQB no certifica. Esta funo passada aos diversos boards oficiais espalhados no mundo. Para certificar-se, tornando-se um ISTQB Certified Tester, voc dever ser proficiente nos conhecimentos estruturados nos Syllabi do ISTQB em seus diversos nveis e seguir o padro de termos aplicados em teste e qualidade de software estabelecido pelo Glossrio Oficial do International Software Testing Qualifications Board. As certificaes emitidas pelo BSTQB/ISTQB no expiram e possuem validade internacional. Os trabalhos do ISTQB, assim como de todos os seus boards regionais, so conduzidos segundo um cdigo de conduta e tica extremamente rgido e muito eficaz no gerenciamento dos riscos de conflito de interesse entre seus membros. Tais medidas preventivas, apesar de demandarem muito esforo na implementao dos processos internos e dos instrumentos regulatrios, garantem a transparncia, o reconhecimento e a credibilidade da certificao profissional ISTQB Certified Tester no mercado mundial.

(**) em desenvolvimento - (*) sem previso para o BSTQB

Pgina

1.1 CTFL Certified Testes Foundation Level


CTFL a sigla para Certified Tester Foundation Level. Trata-se da certificao de nvel fundamental destinado a qualquer pessoa envolvida em testes de software. Isto inclui as pessoas em papis como Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Aceitao e Desenvolvedores de Software. Esta certificao tambm adequada para quem quer um entendimento bsico de teste de software, tais como Gerentes de Projeto, Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Negcios, Diretores de TI e Gestores. Os possuidores da certificao CTFL sero capazes de ascender para nveis mais elevados de qualificao de testes de software pelo ISTQB.

Objetivo
Garantir uma ampla compreenso dos fundamentos e conceitos-chave em Teste de Software. Profissionais do nvel fundamental devem:

Usar uma linguagem comum para a comunicao eficiente e eficaz com outros testadores e participantes de um projeto de teste. Compreender os conceitos de testes estabelecidos, o processo fundamental de teste, abordagens de teste, e princpios para apoiar os objetivos do teste. Projetar e priorizar testes usando tcnicas estabelecidas; analisar ambas as especificaes funcionais e no-funcionais (como desempenho e usabilidade) em todos os nveis de teste para sistemas com um nvel baixo a mdio de complexidade. Executar testes de acordo com os planos de teste aprovados, e analisar e informar sobre os resultados dos testes. Escrever relatrios de incidentes claros e compreensveis. Efetivamente participar de revises de projetos de pequeno e mdio porte. Estar familiarizado com diferentes tipos de ferramentas de teste e seus usos; auxiliar no processo de seleo e implementao.

Pre-requisitos
O critrio para fazer o exame do ISTQB (Certified Tester Foundation Level - CTFL) que o candidato tenha um interesse em teste de software.

No entanto, recomendvel que o candidato tambm:

Tenha um mnimo conhecimento em qualquer desenvolvimento de software ou teste de software, seis meses de experincias em um sistema ou teste de aceite ou desenvolvedor de software. Fazer o curso que autorizado pelos padres do ISTQB (por uma comisso nacional reconhecida.

Pgina

1.1.1 Bibliografia
Recomendd
ISTQB - Glossrio de Termos de Teste (BSTQB) Syllabus Foundation Level (BSTQB). Normativos ISO/IEC, IEEE, BS, DO e bibliografia citados nos 2 documentos acima.

Complementr

Foundations of Software Testing: ISTQB Certification - Dorothy Graham, Erik van Veenendaal, Isabel Evans, Rex Black - ISBN 978-1-84480-355-2

Software Testing Foundations: A Study Guide for the Certified Tester Exam Andreas Spillner, Tilo Linz, Hans Schaefer

1.2 CTAL Certified Tester Advanced Level


CTAL a sigla para Certified Tester Advanced Level. Trata-se da certificao de nvel avanado do ISTQB destinado a pessoas que possuam experincia em suas carreiras de teste de software. Isto inclui pessoas em papis como Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Aceitao do Usurio e Desenvolvedores de Software. Esta certificao tambm adequada para quem quer um entendimento mais profundo sobre testes de software, tais como Gerentes de Projeto, Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Negcios, Diretores de TI e Gestores. Para receber esta certificao os candidatos devem possuir o CTFL e comprovar sua experincia na prtica para ser considerado qualificado para o CTAL. O CTAL dividido em trs tipos:

CTAL-TA Advanced Level Test Analyst

CTAL-TM Advanced Level Test Manager

CTAL-TTA Advanced Level Technical Test Analyst


Pgina

Qulifico pr CTAL
Para obter qualquer certificao CTAL, o candidato dever possuir experincia na rea. Para que esta experincia possa ser avaliada, o BSTQB estabelece uma etapa de qualificao do candidato atravs do site. Dentro dos pr-requisitos para participar de qualquer exame CTAL necessrio que o candidato comprove suas atividades exercidas (perodo integral 8h dirias) em pelo menos um dos itens abaixo: 2 (dois) anos de experincia prtica em Teste de Software ou Qualidade em TI. 2 (dois) anos dedicados Pesquisa Acadmica relacionadas Qualidade de TI no nvel de Ps Graduao, ou como instrutor de cursos ou disciplinas relacionadas Qualidade de TI. 3 (trs) anos em Desenvolvimento ou Anlise de Sistemas ou Engenharia de Software.

Para participar da qualificao o candidato dever preencher o formulrio Qualificao CTAL no site do BSTQB atravs de seu usurio e pagar a taxa de avaliao. Os procedimentos para preenchimento do formulrio encontram-se no prprio, n seo PROCEDIMENTOS PARA INSCRIO. Em at 30 (trinta) dias o resultado ser publicado no site do BSTQB. Qualificado para um exame CTAL pelo BSTQB, o candidato no necessitar mais se qualificar para outro exame CTAL realizado pelo BSTQB (esta qualificao no expira). O candidato qualificado passar a ter acesso no site do BSTQB s inscries para exames do Advanced Level.

1.2.1 CTAL-TM
Objetivo
O objetivo qualificar profissionais para serem capazes de: Definir objetivos e estratgias gerais do teste para um sistema que esteja sendo testado. Planejar, modelar e rastrear tarefas. Descrever e organizar as atividades necessrias para um teste. Selecionar, adquirir e distribuir os recursos adequados s tarefas. Selecionar, organizar e conduzir equipes de teste. Organizar a comunicao entre os membros de equipes de teste, e entre as equipes de teste e todos os outros envolvidos. Justificar decises e fornecer reporte adequado de informaes quando aplicvel.

Cpcito

[TM01] Gerenciar um projeto de teste, implementando a misso, objetivos e processos de testes estabelecidos para a organizao de testes. [TM02] Organizar e levar a identificao de riscos e sesses de anlise de risco e utilizar os resultados de tais sesses para o teste de avaliao, planejamento, monitoramento e controle. [TM03] Criar e implementar planos de teste consistentes com as polticas e estratgias organizacionais.

Pgina

[TM04] Monitorar e controlar continuamente as atividades de teste para alcanar os objetivos do projeto de teste. [TM05] Avaliar e relatar o status de teste relevante e oportunamente para os participantes do projeto. [TM06] Identificar as habilidades e as lacunas de recursos em sua equipe de testes e participar no fornecimento de recursos adequados. [TM07] Identificar e planejar o desenvolvimento de competncias necessrias dentro de sua equipe de teste. [TM08] Propor um caso de negcios para as atividades de teste que define os custos e os benefcios esperados. [TM09] Garantir uma comunicao adequada dentro da equipe de teste e com outras partes interessadas no projeto. [TM10] Participar de iniciativas de melhoria de processos de teste.

Pre-requisitos
Possuir a Certificao ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) Estar qualificado pelo BSTQB comprovando as atividades exercidas (perodo integral).

1.2.2 CTAL-TA
Objetivo
O objetivo qualificar profissionais para serem capazes de: Estruturar tarefas definidas na estratgia de teste em termos de requisitos de negcio. Analisar o sistema em um nvel de detalhamento suficiente para corresponder s expectativas de qualidade do usurio. Analisar os requisitos de sistema para determinar a validade dentro do domnio. Preparar e executar atividades adequadas, e relatar seu progresso. Fornecer as evidncias necessrias para apoiar as avaliaes. Implementar ferramentas necessrias e tcnicas para atingir metas definidas.

Cpcito
[TA01] Executar as atividades de teste apropriadas com base no ciclo de vida de desenvolvimento de software especfico a ser utilizado. [TA02] Determinar a priorizao adequada das atividades de teste com base nas informaes fornecidas pela anlise de risco. [TA03] Selecionar e aplicar tcnicas de teste adequadas para garantir um nvel adequado de confiana, com base em critrios de cobertura definidos. [TA04] Fornecer o nvel apropriado de documentao relevante para as atividades de teste. [TA05] Determinar os tipos apropriados de testes funcionais a serem executados. [TA06] Assumir a responsabilidade para o teste de usabilidade para um determinado projeto. [TA07] Participar efetivamente das avaliaes formais e informais com as partes interessadas, aplicar os conhecimentos de erros tpicos feitos em produtos de trabalho. [TA08] Modelar e implementar um esquema de classificao de defeitos. [TA09] Aplicar ferramentas para suportar um processo de teste eficiente.

Pgina

Pre-requisitos
Possuir a Certificao ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) Estar qualificado pelo BSTQB comprovando as atividades exercidas (perodo integral).

1.2.3 CTAL-TTA
Objetivo
O objetivo qualificar profissionais para serem capazes de: Analisar o sistema em termos de atributos tcnicos de qualidade tais como desempenho, segurana, etc. Conduzir atividades tcnicas de teste. Estruturar tarefas definidas na estratgia de teste em termos de requisitos de negcio. Analisar o sistema em um nvel de detalhamento suficiente para corresponder s expectativas de qualidade do usurio. Analisar os requisitos de sistema para determinar a validade dentro do domnio. Preparar e executar atividades adequadas, e relatar seu progresso. Fornecer as evidncias necessrias para apoiar as avaliaes. Implementar ferramentas e tcnicas para atingir metas definidas.

Cpcito
[TTA1] Reconhecer e classificar os riscos tpicos associados com desempenho, segurana, confiabilidade, portabilidade e manuteno de sistemas de software. [TTA2] Criar planos de teste que detalham o projeto, o planejamento e a execuo de testes de desempenho para mitigao de riscos de segurana, confiabilidade, portabilidade e manuteno. [TTA3] Selecionar e aplicar tcnicas adequadas de projeto estrutural para garantir que os testes forneam um nvel adequado de confiana baseada na cobertura de cdigo e cobertura de modelagem. [TTA4] Participar efetivamente das revises tcnicas com os desenvolvedores e arquitetos de software, aplicando os conhecimentos obtidos de erros tpicos no cdigo e modelagem. [TTA5] Reconhecer os riscos na arquitetura do cdigo de software e criar elementos do plano de teste para mitigar esses riscos atravs de anlise dinmica. [TTA6] Propor e implementar medidas para melhorar a segurana, manuteno e testabilidade do cdigo atravs da aplicao de anlise esttica. [TTA7] Delinear os custos e os benefcios que podem ser esperados da introduo de determinados tipos de automao de teste. [TTA8] Selecionar as ferramentas adequadas para automatizar tarefas de testes. [TTA9] Entender as questes tcnicas e conceitos na aplicao de automao de teste.

Pre-requisitos
Possuir a Certificao ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) Estar qualificado pelo BSTQB comprovando as atividades exercidas (perodo integral).

Pgina

1.2.4 Bibliografia
Recomendd
ISTQB - Glossrio de Termos de Teste (site do BSTQB) Syllabus Advanced Level (site do BSTQB) Syllabus Foundation Level (site do BSTQB) Normativos ISO/IEC, IEEE, BS, DO e bibliografia citados nos 2 documentos acima

O captulo 0 (zero) do Syllabus Advanced Level aponta quais captulos do mesmo documento sero necessrios para cada certificao (TA, TM e TTA)

Complementr
The Softwre Test Engineers Hndbook: A study guide for the ISTQB Test Analyst and Technical Test Analyst Advanced Level Certificates - Graham Bath, Judy McKay - ISBN 978-1933952-24-6

Advanced Software Testing - Vol 1 e 2 - Rex Black - ISBN 978-1-933952-19-2 e 978-1-933952-36-9

1.3 Treinamento
No existe obrigatoriedade da realizao de cursos para prestar os exames de certificao. Programas de treinamento que utilizam o syllabus como referncia para estruturao dos seus cursos podem ter o contedo programtico avaliado por uma comisso especial estabelecida pelos boards regionais (no Brasil apenas o BSTQB). Uma vez que esta comisso considere que o contedo programtico abrange a todos os conhecimentos exigidos em cada syllabus, este programa de treinamento passa a ser considerado "Accredited" ("credenciado") e fica autorizado a utilizar o termo "ISTQB Accredited Training Program", passando a ter reconhecimento internacional, via ISTQB.

Pgina

Provedores de treinamento que possuam instrutores certificados em seu quadro de pessoal e que tenham comprovada capacitao tcnica e de gesto tambm podem ser submetidos para avaliao por uma comisso especial estabelecida pelos boards regionais. Uma vez que esta comisso considere que a empresa est habilitada a ministrar treinamentos credenciados pelo ISTQB, esta fica autorizada a utilizar o termo "ISTQB Accredited Training Provider". No site do BSTQB apresentada a lista das provedoras de treinamento certificadas, que se propuseram a submeter seus cursos (materiais), infraestrutura e instrutores aos padres de qualidade exigidos pelo BSTQB.

2 Exme
2.1 Consideraes
CTFL - Foundtion Level
O exame CTFL (Nvel Fundamental) caracterizado por 40 (quarenta) questes de mltipla escolha, onde cada questo possui uma pontuao(1). Para passar necessrio obter acerto em mais de 65% dos pontos do exame (26 ou mais pontos). A durao do exame de 60 (sessenta) minutos e um extra de 75 (setenta e cinco) minutos para os candidatos que no tenham como lngua nativa a lngua-portuguesa.

CTAL - Advnced Level (TM, TA ou TTA)


Cada exame CTAL (TM, TA ou TTA) consiste de 65 (sessenta e cinco) questes de mltipla escolha, onde cada questo possui uma determinada pontuao de 1 a 3 conforme sua complexidade. O total de pontos em um exame 100, e para passar o candidato deve obter no mnimo 65% de acerto dos pontos vlidos. A durao do exame de 180 (cento e oitenta) minutos e um extra de 45 (quarenta e cinco) minutos para os candidatos no tenham como lngua nativa a lngua-portuguesa.

2.2 Inscries
No site do BSTQB divulgado o calendrio anual de exames (Calendrio de Exames) contendo as datas de incio e trmino das inscries, data e hora da realizao do exame, e data da divulgao do resultado. As inscries so divididas em duas partes: Preenchimento do formulrio de inscrio para o exame. Este formulrio est disponvel no formato online, no site do BSTQB. Para preench-lo corretmente, sig s instrues do prprio formulrio n seo PROCEDIMENTOS PARA

Pgina

10

INSCRIO. Para certificaes CTAL o formulrio s apresentado para candidatos aprovados na qualificao do BSTQB. Pagamento da taxa do exame. Realize o pagamento atravs do formulrio de inscrio. O cdigo de pagamento fornecido pelo PagSeguro dever ser inserido no prprio formulrio de inscrio. Todas as formas de pagamento do PagSeguro esto disposio (http://pagseguro.uol.com.br) CTFL: CTAL-TM: CTAL-TA: CTAL-TTA: R$ 350,00 R$ 350,00 R$ 350,00 R$ 350,00

Somente aps os dois itens anteriores estarem de acordo que o candidato estar inscrito no exame. Neste caso, seu nome ser apresentado em uma lista de inscritos no site do BSTQB. Esta lista ficar disponvel at a data do exame. Pagamentos aprovados pelo PagSeguro aps a data de encerramento das inscries sero devolvidos. Pagamentos sem Ficha de Inscrio sero devolvidos aps o encerramento das inscries. Apenas a taxa de inscrio cobrada para a realizao do exame. No obrigatria a aquisio de material de estudo (livro) em nome do BSTQB. Todo o material necessrio para o exame distribudo gratuitamente no site do BSTQB. Vencido o prazo das inscries (Calendrio de Exames) os candidatos no tero mais acesso s suas respectivas fichas de inscrio, e no sero mais aceitas inscries sob nenhuma condio. Assim, no deixem sua inscrio para o ltimo dia.

2.3 Local de Exame


O BSTQB possui Parceiros de Exames nas principais cidades do pas, onde sero realizados os exames de certificao. A lista completa de parceiros pode ser vista no site do BSTQB (Parceiros de Exames). Em locais onde exista mais de um parceiro de exame, o mesmo ser escolhido pelo BSTQB aps o encerramento das inscries e depender exclusivamente da quantidade de candidatos inscritos. Caso um parceiro consiga comportar a demanda, ele ser o escolhido para aquele exame. Novos locais podero ser adicionados durante o perodo de inscrio, neste caso a lista ser atualizada tambm no formulrio de inscrio, e a divulgao do novo local ser realizada em todos os canais de comunicao do BSTQB. Enquanto as inscries estiverem abertas, qualquer candidato poder alterar os dados de seu formulrio de inscrio, inclusive a cidade onde ocorrer o exame. Na semana seguinte ao encerramento das inscries a lista contendo os locais, e seus respectivos candidatos, estar disponvel para consulta no site do BSTQB.

Pgina

11

2.4 Material
O material necessrio para a realizao do exame fornecido pelo BSTQB dentro de um envelope contendo: Uma avaliao com 40 (quarenta) questes para CTFL ou 65 (sessenta e cinco) questes para CTAL, na lngua portuguesa, com resposta de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas onde devero ser preenchidas as respostas. Uma etiqueta para lacre do candidato

O candidato dever estar munido apenas de: Um documento de identificao (RG) com foto que poder ser requisitado pelo Proctor. Lpis. Caneta. Borracha.

2.5 Roteiro
Para CTFL: 09:00 Distribuio dos envelopes de prova. Neste momento ningum mais entra ou sai da sala de prova. 09:05 Abertura do envelope e leitura pelo Proctor dos Esclarecimentos ao candidato. 09:10 Preenchimento da etiqueta e folha de gabarito pelo candidato. 09:15 Incio da prova 09:45 Horrio mnimo permitido para entrega do envelope lacrado ao Proctor 10:00 Aviso geral de que faltam 15 minutos para o encerramento 10:05 Aviso geral de que faltam 10 minutos para o encerramento 10:10 Aviso geral de que faltam 5 minutos para o encerramento 10:15 Encerramento da prova e recolhimento dos envelopes lacrados Para CTAL: 09:00 Distribuio dos envelopes de prova. Neste momento ningum mais entra ou sai da sala de prova. 09:05 Abertura do envelope e leitura pelo Proctor dos Esclarecimentos ao candidato. 09:10 Preenchimento da etiqueta e folha de gabarito pelo candidato. 09:15 Incio da prova 09:45 Horrio mnimo permitido para entrega do envelope lacrado ao Proctor 12:00 Aviso geral de que faltam 15 minutos para o encerramento 12:05 Aviso geral de que faltam 10 minutos para o encerramento 12:10 Aviso geral de que faltam 5 minutos para o encerramento 12:15 Encerramento da prova e recolhimento dos envelopes lacrados O BSTQB instrui todos os Proctors a no permitir que o candidato entre na sala de exame aps o horrio de incio. Desta forma pedimos encarecidamente que o candidato comparea com muita antecedncia ao local do exame.

Pgina

12

2.5.1 Procedimentos do Candidato


1. (Incio do exame) Ao sinal do Proctor o candidato dever abrir o envelope e preencher os dados na Folha de Respostas e na etiqueta para lacre. 2. Todas as questes devero ser respondidas apenas na Folha de Respostas. Qualquer informao ou resposta que no esteja nesta folha ser desconsiderada. 3. O Proctor dever informar o tempo restante para o trmino quando o mesmo atingir 15, 10 e 5 minutos. 4. Ao trmino do tempo permitido, ao sinal do Proctor, o candidato dever parar imediatamente o exame sob pena de desclassificao. 5. O candidato dever recolocar no envelope: a prova e a Folha de Respostas devidamente preenchida. Na abertura do envelope para a correo, caso esteja faltando qualquer um destes materiais (total ou parcial) o candidato ser desclassificado. 6. O candidato dever utilizar a etiqueta com o seu nome para lacrar o envelope que dever ser entregue ao Proctor.

2.6 Resultado
O candidato estar sendo informado sobre seu resultado no exame de certificao at a data informada no Calendrio de Exames no site do BSTQB (bstqb.org.br). Esta informao ser encaminhada apenas ao candidato atravs do endereo de e-mail cadastrado em sua ficha de inscrio para o exame. Sugerimos alterar a configurao de sua conta de e-mail para permitir o recebimento de e-mails do domnio @bstqb.org.br. A funcionalidade de "confirmao positiva" deve estar desabilitada para este domnio j que a emisso dos resultados realizada por software. Conforme as normas do ISTQB, no ser divulgado o gabarito da prova, e no ser realizada reviso de prova. Todas as correes so realizadas por uma banca onde cada prova corrigida por mais de um membro e mtodo para garantir que no existam erros no resultado.

2.7 O Certificado
O certificado ser encaminhado aos candidatos aprovados em at 60 dias aps a divulgao do resultado do exame, no endereo de correspondncia fornecido durante a inscrio para o exame. Para aqueles que aceitaram a divulgao de seu nome na lista de certificados no site do BSTQB, tero sua publicao realizada em at 7 (sete) dias aps a divulgao do resultado.

Pgina

13

Das könnte Ihnen auch gefallen