Sie sind auf Seite 1von 19

APOSTILA PREPARATRIA

CONCURSO

A NA
Contedo Programtico Completo em Exerccios

Conforme Edital N 1/2012


Tcnico Administrativo

Ttulo da obra: Foco na ANA Tcnico Administrativo

Lngua Portuguesa, Raciocnio Lgico, tica, Noes de Informtica, Legislao Aplicada ANA, Noes de Direito Constitucional, Noes de Direito Administrativo, Discursiva

Coordenadores: Bruno Lunardi Gonalves Tcnico Legislativo Senado Federal Cristiano Nunes Gonalves Analista em C&T CNPq Manoel Messias Pereira da Silva Analista em C&T CNPq

CURSO EM FOCO Todos os direitos autorais desta obra so reservados e protegidos pela Lei n 9.610, de 19/2/98. Probida a reproduo de qualquer parte deste livro, sem autorizao prvia expressa por escrito dos organizadores e da editora, por quaisquer meios empregados, sejam eletrnicos, mecnicos, videogrficos, fonogrficos, reprogrficos, microflmicos, fotogrficos, grficos ou outros. Essas proibies aplicam-se tambm editorao da obra, bem como s suas caractersticas grficas. Autorizao Especial: Ao comprador da obra, nominalmente identificado nos rodaps das pginas, dada a possibilidade de impresso de um exemplar para manuseio fsico da obra.

SUMRIO
ASSUNTO DESTRINCHANDO O EDITAL..................................................................................... LNGUA PORTUGUESA Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... RACIOCNIO LGICO Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... TICA (principalmente da banca CESPE) Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... NOES DE INFORMTICA Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... LEGISLAO APLICADA ANA Questes Gabaritadas........................................................................................... NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Questes Comentadas.......................................................................................... Questes Gabaritadas........................................................................................... DISCURSIVA................................................................................................................ SIMULADO COMPLETO.............................................................................................. PGINA 1 8 18 65 74 86 90 97 109 135 147 160 175 190 234 301

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo

/ DESTRINCHANDO O EDITAL DA ANA /


CONCURSO PBLICO EDITAL N 1/2012 Texto do Edital: 2.1. O concurso pblico destina-se ao provimento de 45 (quarenta e cinco) vagas para o cargo efetivo de Tcnico Administrativo... Comentrio: Lembre-se, a ANA poder chamar, alm do nmero de vagas estabelecidas no Edital, at + 50% de aprovados adicionais sem qualquer solicitao adicional ao Ministrio do Planejamento, ou seja, estas 45 vagas podem ser facilmente entendidas como (sessenta e sete) vagas.

Texto do Edital: 4.2. Ser admitida a inscrio exclusivamente pela Internet, no endereo eletrnico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), solicitada no perodo entre 9 horas do dia 20 de agosto de 2012 e 23 horas e 59 minutos do dia 19 de setembro de 2012, observado o horrio oficial de Braslia/DF, conforme especificado no Captulo V. Comentrio: No perca a data de inscrio! Lembre-se: voc deve fazer sua inscrio at o dia 19/9, que uma quarta-feira. Texto do Edital: 5.7. A partir do dia 28 de setembro de 2012, o candidato dever conferir no endereo eletrnico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) se os dados da inscrio, efetuada pela Internet, foram recebidos e se o valor da inscrio foi pago. Em caso negativo, o candidato dever entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Candidato - SAC da Cetro Concursos, para verificar o ocorrido, por meio do telefone (0xx11) 3146-2777, no horrio das 8h s 18h, exceto sbados, domingos e feriados. Comentrio: No deixe de conferir sua inscrio neste dia e, no caso de qualquer problema, entre imediatamente em contato com o CETRO.

67

Texto do Edital: Valor da Taxa de Inscrio: R$ 37,00 Unidade Administrativa de Lotao Braslia/DF Remunerao Inicial: R$ 4.760,18 Requisitos Mnimos Exigidos: concluso de curso de nvel mdio Comentrio: O valor da taxa de inscrio, no contexto do mercado de concursos, pode ser considerado como baixo. A remunerao inicial, no contexto dos cargos de nvel mdio (e, inclusive, em vrios cargos de nvel superior), pode ser muito facilmente diagnosticada como muito boa! Ou seja, trata-se de uma tima remunerao para aqueles que possuem a qualificao para prestar concurso para nvel mdio e, inclusive, para alguns que a tenham para o nvel superior.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
1. LNGUA PORTUGUESA: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA ocorrer, mas perceba, esse o sujeito do verbo seguinte, chama. Agora que j conhecemos a funo sinttica exercida pelo trecho em destaque no enunciado, basta procurarmos qual outro trecho tambm exerce a funo de sujeito. Analisando-se a primeira alternativa, facilmente percebemos que o trecho no exerce funo de sujeito, mas sim de adjunto adverbial de tempo (esse complemento adverbial tenta indicar as circunstncias em que ocorreram as aes no caso, h uma tentativa de localizao temporal). Quando lemos a alternativa B, percebemos que ela a resposta a ser escolhida, j que o trecho em destaque funciona, sim, como sujeito da forma verbal tm. Um bom mtodo para se verificar que realmente o sujeito olhar para a conjugao verbal: como o verbo est no plural (ele tem/eles tm), o sujeito, seguindo-se a regra geral de concordncia, dever se apresentar no plural tambm. A alternativa C mais um exemplo de complemento adverbial (adjunto adverbial de tempo), j que situa, mais uma vez, o leitor na linha temporal das aes. J a ltima alternativa a que poderia causar maiores confuses, devido ao emprego figurado do verbo virar (digo figurado entre aspas pois esse emprego j do nosso quotidiano, indicando uma mudana de estado). Como a forma verbal est empregada com esse sentido, trata-se de um verbo de ligao. Sendo um verbo de ligao, temos que o trecho em destaque um predicativo do sujeito (nesse caso, o sujeito a caracterstica). Resposta: alternativa B.

Compreenso e interpretao de textos. Ortografia. Semntica. Morfologia. Sintaxe. Pontuao. Noes de redao de correspondncias oficiais.

QUESTES COMENTADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012)

3. De acordo com o trecho: O lado oposto do vespertino o que a gente chama de avano de fase., assinale a alternativa cujo termo destacado equivale sintaticamente a O lado oposto do vespertino. (A) Depois do almoo, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digesto [...]. (B) Pessoas vespertinas, que tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at o meio-dia, por exemplo, s iro comear a produzir seus hormnios por volta das 5 da manh. (C) Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e comeamos a produzir hormnios de crescimento. (D) A caracterstica vira um problema quando persiste na fase adulta. Comentrio: Analisando-se a funo sinttica do trecho grifado no enunciado, percebemos que se trata do sujeito do verbo . Uma pequena confuso com o termo a gente poderia

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012) Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3. Quem dorme at tarde no vagabundo, diz cincia Segundo neurologistas, o que essas pessoas tm distrbio do sono atrasado Pessoas com o gene da vespertilidade tm predisposio para acordar tarde. Alvo de crticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama at a hora do almoo pode ter um motivo cientfico para a vagabundagem: o distrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6 Congresso Brasileiro do Crebro, Comportamento e Emoes, que aconteceu recentemente em Gramado. O organismo humano tem um ciclo dirio, de modo que os nveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoo, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digesto e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolncia. Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e comeamos a produzir hormnios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos tambm um hormnio especfico chamado melatonina, responsvel por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo. Pessoas vespertinas, que tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at o meio-dia, por exemplo, s iro comear a produzir seus hormnios por volta das 5 da manh. Isso far com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. um hbito que s tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e noite, quando tem mais energia. O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distrbio pode ser gentico: Pessoas com o gene da vespertilidade tm predisposio para serem vespertinas. claro que fator social e educao tambm podem favorecer. Mas no se sabe ainda at que ponto o comportamento social pode influenciar o problema. A questo, na verdade, que o vespertino no se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infncia. A criana prefere estudar durante a tarde e no consegue praticar muitas atividades de manh. Na adolescncia, a doena acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair noite e dormir at tarde com mais frequncia. A caracterstica vira um problema quando persiste na fase adulta. O vespertino aquele que j saiu da adolescncia. Pessoas acima de 20 anos de idade que no conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria est acostumada, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da populao sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando rotina contempornea. O pesquisador conta tambm que, alm do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
2. RACIOCNIO LGICO: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA 16. Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. No tanque de combustvel do carro Z cabem ____ litros __________ do que no tanque do carro X. (A) 5/ a mais (B) 10/ a menos (C) 5/ a menos (D) 10/ a mais Comentrio: Galera, esse o tipo de questo que no podemos errar. Sabemos que autonomia se refere quilometragem que um carro consegue percorrer com a quantia existente de combustvel (no nosso caso, consideramos o tanque cheio), levando-se em considerao o consumo mdio. Ento, temos uma simples relao para nos auxiliar na resoluo: Autonomia = Capacidade do tanque * Consumo mdio Ento, temos de resolver a relao para os dois carros: Carro X Capacidade = 603 (autonomia) / 13,4 (consumo mdio) Capacidade = 45 litros Carro Z Capacidade = (autonomia) / 13,9 (consumo mdio) 695

Avaliao da habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas, e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. QUESTES COMENTADAS (CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012) Observe as informaes abaixo responder s questes 16 e 17.

para

As informaes abaixo mostram os resultados dos testes realizados com dois modelos de carros 1.0, 16 vlvulas.

Capacidade = 50 litros Assim, percebemos que a alternativa correta a letra A. Resposta: alternativa A.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Agente da Administrao dos Servios de Seneamento DAAE/Araraquara 2012) (001) 15. O conjunto soluo da equao: (A) S = {-2, 3} (B) S = {-1, 4} (C) S = {0, 6} (D) S = {-4, 1} (002) 16. A quantidade de anagramas que podem ser formados a partir da palavra BEATRIZ, iniciados por vogal e terminados por consoante, igual a (A) 120. (B) 720. (C) 840. (D) 1.440. (003) 17. O nmero de termos da progresso aritmtica (7, 20, ....,319) (A) 21. (B) 22. (C) 23. (D) 25. (004) 18. Nelson, Marcelo e Alexandre compraram CDs de Rock, Sertanejo e Pagode, no necessariamente nessa ordem. Um CD custou R$25,00, o outro R$35,00 e o outro R$38,00. Nelson comprou o CD de Pagode. Alexandre gastou R$38,00. Marcelo no (005) 19. Ordene as letras P D S E N R I A S de modo que forme a palavra que completa a frase. Os grandes estados devem ___________ as alianas e os pequenos no devem contar com elas. Duque de Lvis A 7 letra desta palavra depois de ordenada (A) D (B) E (C) N (D) S (006) 20. Se um paraleleppedo reto retngulo tem 50 cm de largura, 42 cm de comprimento e 15cm de altura, ento a rea total de sua superfcie (A) 3.480 cm2. (B) 6.960 cm2. (C) 13.920 cm2. (D) 31.500 cm2. pagou R$25,00 e nem comprou o CD de Rock. Logo, cada um dos CDs, Pagode, Rock e Sertanejo, custou, respectivamente, (A) R$38,00; R$35,00 e R$25,00. (B) R$25,00; R$38,00 e R$35,00. (C) R$25,00; R$35,00 e R$38,00. (D) R$35,00; R$25,00 e R$38,00.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
3. TICA: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA (ANATEL TCNICO - 2009) Quanto ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. (ANATEL TCNICO - 2009) A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre a manuteno da ordem constitucional. Comentrios:
Captulo I, Seo I, item III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

tica e moral. Cdigo de tica Profissional do Servio Pblico Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994.

QUESTES COMENTADAS
(CESPE ANEEL TCNICO ADMINISTRATIVO - 2010) Importante caracterstica da moral, o que a torna similar lei, o fato de ser absoluta e constituir um padro para julgamento dos atos. Comentrios: A moral no absoluta. Nem tudo que legal moral, assim como nem tudo que moral legal.
II, Anexo, Decreto n 1.171/1994 - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal. III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

Gabarito: Errado (ANATEL TCNICO - 2009) o equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que consolida a moralidade do ato administrativo. Comentrios: Mesma justificativa acima. Gabarito: Certo (ANATEL TCNICO - 2009) O referido cdigo de tica criou o Tribunal de tica, incumbindo-o de fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. Comentrios:

Gabarito: Errada

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Analista de Gesto de Pessoas (NS) Prefeitura de Campinas 2012) (001) 48. Em relao tica e postura profissional, assinale a alternativa correta. (A) O Cdigo de tica caracterizado como declarao informal dos valores da empresa. (B) As declaraes baseadas na poltica, de acordo com o Cdigo de tica, referem-se responsabilidade da empresa. (C) As estruturas ticas abrangem programas para implementao do comportamento tico. (D) Os programas de treinamento em tica no traduzem os valores declarados em um Cdigo de tica. (002) 49. Assinale a alternativa incorreta em relao ao conceito de tica. (A) Regras claramente imparcialmente executadas. declaradas e (C) O alto desenvolvimento moral dispositivo dos sistemas e das estruturas da organizao. (D) Critrios como inspirar confiana e ser honesto so condicionalidades da tica do indivduo. (CETRO Auditor de Controle Interno (NS) Prefeitura de Campinas 2012) (004) 45. Com base nos conceitos de tica, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade, buscando servir para que haja um equilbrio e bom funcionamento social. ( ) construda por uma sociedade com base nos valores histricos e culturais. ( ) Existe em diversos grupos ou locais especficos, como por exemplo, tica profissional. (A) F/ F/ V (B) F/ V/ F (C) V/ V/ F (D) V/ V/ V

(B) Estabelecimento de padres sobre o que bom e ruim. (C) Valores que norteiam o comportamento das pessoas sobre o que certo ou errado. (D) Conjunto de princpios morais. (003) 50. A administrao do clima tico e da sensibilidade social so preocupaes fundamentais de uma empresa quando se trata de questes ticas. Com base nessa afirmao, assinale a alternativa correta. (A) A liderana tica tem como caracterstica o tratamento correto das pessoas. (B) As estruturas e sistemas organizacionais tm como critrio recompensar o comportamento tico.

(CESPE MPE/PI ANALISTA REA: ADMINISTRATIVA JAN/2012) Considerando a tica no servio pblico, julgue os itens subsecutivos. (005)108 A instituio de comisso de tica obrigatria em todos os rgos da administrao direta do Poder Executivo federal, sendo facultativa nos rgos da administrao indireta.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
4. NOES DE INFORMTICA: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA (D) = SOMA (A1:A5) (MXIMO(A1) + MXIMO(A2) + MXIMO(A3) + MXIMO(A4) + MXIMO(A5)) Comentrio: As funes do Excel mais comuns (e mais cobradas) so as seguintes:

Noes do ambiente Microsoft Office 2010. Conceitos bsicos relacionados Internet. Correio eletrnico.

QUESTES COMENTADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012) 31. Geraldo criou uma planilha no Microsoft Excel 2007 com os seguintes dados:

8 Importante! 1 Ateno

s questes que tentem induzir existncia de funes como: o =MED(A1;A2) o =MAX(A1;A2) o =MIN(A1;A2) o =SOM(A1;A2) o =SUM(A1;A2)

Agora, ele precisa criar uma frmula, na clula A6, que faa a seguinte operao: calcule a soma dos valores digitados nas clulas acima (A1 at A5) e desconte, dessa soma, o maior valor entre aqueles que foram utilizados na soma. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a frmula que deveria ser utilizada, lembrando que, no futuro, Geraldo pode alterar os valores contidos nas clulas e a frmula deve continuar funcionando. (A) = SOMA(A1:A5) MXIMO(A1:A5) (B) = SOMA(A1:A5 MXIMO(A1:A5) (C) = MXIMO(A1:A5) SOMA(A1:A5)

8 Essas funes no existem no


Excel. As sintaxes corretas so apresentada na tabela anterior. Qualquer mudana implicar em erro do programa. A origem desta confuso est no fato de que as funes MAX, MIN e SUM so utilizadas em tabelas do Word. Prestem ateno sintaxe da funo de multiplicao. O correto MULT(10;20) e no MULTIPLICAO(10;20), como poderamos naturalmente supor.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012) (C) Colocando o endereo destinatrio como sendo oculto. do novo

(01) 34. Joaquim est comeando a criar uma apresentao utilizando o Microsoft PowerPoint 2007. Ele comeou com um slide vazio, em branco, e inseriu um retngulo com um texto no slide. Agora, Joaquim gostaria de centralizar automaticamente, tanto na horizontal quanto na vertical, esse retngulo no slide com um nico comando. Assinale a alternativa que apresenta como isso pode ser feito. (A) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar na guia Formatar. (B) Clicar com o boto direito do mouse sobre o retngulo e escolher a opo Centralizar no Slide no menu que surgir. (C) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar Imagem na guia Exibio. (D) No existe opo para centralizar automaticamente uma imagem no slide nos dois sentidos. (02) 38. Rodolfo recebeu uma mensagem de correio eletrnico e precisa encaminh-la para seu diretor. Entretanto, ele no gostaria que o contedo da mensagem recebida fosse apresentado, diretamente, junto com o texto da mensagem de encaminhamento. Assinale a alternativa que apresenta como Rodolfo pode fazer isso. (A) Copiando todo o contedo da mensagem recebida e colando na mensagem que vai ser encaminhada. (B) Utilizando a opo de encaminhar a mensagem como anexo.

(D) Encaminhando normalmente a mensagem para o novo destinatrio, uma vez que o texto da mensagem encaminhada nunca exibido diretamente. (03) 39. nio inseriu uma foto em um slide de uma apresentao do Microsoft PowerPoint 2007, entretanto, essa foto apresenta a imagem de dois prdios e ele gostaria de apresentar somente o prdio que se encontra esquerda da foto. Para isso, nio dever (A) clicar sobre a imagem com o boto direito do mouse e escolher a opo Dividir Imagem. Ento, excluir a imagem da direita. (B) selecionar a imagem e utilizar a opo Escolher metade esquerda do grupo Tamanho da guia Formatar. (C) selecionar a imagem e clicar, arrastando com o mouse a ala de redimensionamento, da direita para a esquerda. (D) selecionar a imagem e, em seguida, a opo Cortar do grupo Tamanho da guia Formatar. Depois disso, clicar, arrastando com o mouse a ala de redimensionamento da direita para a esquerda, ocultando a parte que no interessa da imagem. (CETRO Agente da Administrao dos Servios de Seneamento DAAE/Araraquara 2012) (04) 27. Luis um fantico por informtica e s expressa valores em numerao binria. Hoje, em uma conversa, Luis disse que est completando 110010 anos de idade, em numerao binria. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a idade de Luis em numerao decimal.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
5. LEGISLAO APLICADA ANA: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA Gerenciamento de Recursos Hdricos, julgue os itens a seguir. (02) 5 A ANA foi criada como uma autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de implementar, em sua esfera de atribuies, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, integrando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. (03) 6 A outorga do uso de gua em corpos de gua de domnio da Unio, por meio de autorizao, para fins de irrigao agrcola, de competncia exclusiva do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). (04) 7 A ANA pode delegar ou atribuir a agncias de gua ou de bacia hidrogrfica a execuo de atividades de sua competncia. (05) 8 Nas outorgas de direito de uso de recursos hdricos de domnio da Unio, devem ser respeitados os seguintes limites de prazos, contados da data de publicao dos respectivos atos administrativos de autorizao: at um ano para incio da implantao do empreendimento projetado; at dois anos para concluso da implantao do empreendimento projetado; e at cinco anos para vigncia de outorga de direito de uso. (06) 9 A ANA dirigida por um diretor presidente, escolhido por meio de voto direto, estando habilitados a votar todos os funcionrios dessa agncia. Podem candidatar-se a esse cargo todos os funcionrios de carreira da agncia, com mais de trs anos no exerccio da funo.

Lei n 9.984, de 17 de julho de 2000. Lei n 9.986, de 18 de julho de 2000. Lei n 10.871, de 20 de maio de 2004. Decreto n 3.692, de 19 de dezembro de 2000. Resoluo n 567, de 17 de agosto de 2009 (Regimento Interno). Endereos eletrnicos desta legislao: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9 984.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l998 6.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato200 4-2006/2004/lei/l10.871.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/ D3692.htm http://arquivos.ana.gov.br/Resolucoes/2009/5 67-2009.pdf

QUESTES GABARITADAS
(01) (CESPE Procurador Federal de 2 Categoria AGU 2002) A gesto de recursos hdricos centralizada na Agncia Nacional de guas (ANA), instituda pela Lei n. 9.984/2000. (CESPE Curso de Formao ANA 2006) Com referncia Lei n. 9.984/2000, que dispe sobre a criao da ANA, entidade federal de implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e de coordenao do Sistema Nacional de

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
6. NOES DE CONSTITUCIONAL: DIREITO (D) F/ V/ F/ V Comentrio: Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA Segundo dispe a Constituio Federal em seu art. 5, in verbis: (V) V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; A Constituio Federal prev o direito de indenizao por dano material, moral e imagem ao ofendido a total reparabilidade em virtude dos prejuzos sofridos. Neste caso pretende-se que o lesado seja reparado, seja por meio de ressarcimento econmico, seja por direito de resposta entre outros. (V) IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; Este inciso da constituio Federal refere-se a liberdade de manifestar o pensamento, onde e quando quiser, sendo obrigatrio se identificar de forma objetiva. (F) XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; Por ser uma garantia individual do cidado e o Estado ser um detentor do monoplio da atividade jurisdicional, este est obrigado prestao jurisdicional, sempre que lhe seja posta uma determinada leso ou ameaa a direito, cabendo-lhe a competncia para a deciso final. (F) XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: [...] b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;

Constituio de 1988: Princpios Fundamentais (artigo 1 ao 4); Dos Direitos e Garantias Fundamentais (artigo 5 ao 17); Da Organizao do Estado (artigo 18 ao 43); Da Organizao do Poder Executivo (artigo 76 ao 88); Da Ordem Social: Do Meio Ambiente (artigo 225).

QUESTES COMENTADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012)

43. Sobre a Constituio Federal de 1988, em relao aos Direitos e Garantias Fundamentais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem. ( ) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. ( ) A lei excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. ( ) So assegurados, nos termos da lei, o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores e aos intrpretes, exceto s respectivas representaes sindicais e associativas. (A) V/ V/ F/ V (B) F/ F/ V/ F (C) V/ V/ F/ F

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Advogado IMBEL 2004) (01) 16. Um estrangeiro naturalizado brasileiro, no exerccio de um determinado direito seu, assegurado pela Constituio Federal, depara-se com a falta de norma regulamentadora que torne vivel este exerccio. Sabendo-se que a elaborao deste preceito inexistente seria atribuio da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, pode-se afirmar que o julgamento de Mandado de Injuno para soluo deste problema, seria de competncia (A) do Tribunal de Justia do Estado em que ocorreu o fato. (B) da Justia Federal. (C) do Supremo Tribunal Federal. (D) do Superior Tribunal de Justia. (E) do Superior Tribunal de Recursos. (02) 17. A competncia para legislar sobre previdncia social (A) privativa da Unio. (B) comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (C) comum da Unio, dos Estados e do Distrito Federal. (D) concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal. (E) concorrente da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (03) 18. A busca do pleno emprego um dos (A) fundamentos de Repblica Federativa do Brasil. (B) objetivos fundamentais de Repblica Federativa do Brasil. (C) princpios da ordem econmica. (D) objetivos da seguridade social. (E) princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais. (04) 20. Assinale a alternativa correta: (A) Cabe ao Senado Federal processar e julgar nos crimes de responsabilidade, o Presidente da Repblica, o vice-presidente da Repblica, os Ministros do STF, o procurador-geral da repblica e o advogadogeral da Unio, bem como, em qualquer situao, os Ministros de Estado. (B) A Constituio da Repblica poder ser emendada na vigncia de interveno federal, mas no em estado de defesa ou estado de stio. (C) A imunidade recproca veda a instituio e a cobrana de tributos entre Unio, Distrito Federal e municpios, sendo extensvel s autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, no que se refere a patrimnio, renda e servios. (D) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, bem como sobre matria relativa a direito penal, sendo permitida, dentro de certas condies, em relao instituio e majorao de impostos e direito civil. (E) A ao direta de inconstitucionalidade por omisso visa a expedio de medida para tornar efetiva a norma constitucional, podendo a omisso ser total ou parcial, importando a procedncia da ao no reconhecimento, pelo STF, da inrcia do Poder Pblico, no cabendo ao STF suprir a omisso, mas antes cientificar o poder inadimplente para que adote as providncias

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
7. NOES DE ADMINISTRATIVO: DIREITO (C) Moralidade. (D) Eficincia. Comentrio: A Constituio Federal de 1988, no caput do Art. 37, estabelece cinco princpios da Administrao Pblica (direta e indireta): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Segundo a doutrina de Helly Lopes Meirelles, o princpio da Moralidade constitui hoje pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica. Assim, o administrador, ao agir, dever decidir no s entre o legal e o ilegal, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas tambm entre o honesto e o desonesto. A doutrina enfatiza que a noo de moral administrativa no est vinculada as convices intimas do agente pblico, mas sim a noo de atuao adequada e tica existente no grupo social. Gabarito: C

Programa: Tcnico Administrativo Agncia Nacional de guas - ANA

Estrutura da Administrao Pblica. Princpios da Administrao Pblica. Servidor Pblico: Direitos, Deveres e Proibies. Penalidades por irregularidade funcional Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Atos Administrativos: Conceito; Requisitos; Atributos; Classificao dos Atos; Motivao; Invalidao e Convalidao. Processo Administrativo na Administrao Pblica Federal Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Noes bsicas de Contabilidade Pblica. Noes bsicas de processo oramentrio e financeiro, processo de compra, gesto de materiais e gesto de recursos humanos. Noes bsicas de Auditoria no Setor Pblico Federal.

QUESTES COMENTADAS
(CETRO Agente Administrativo Prefeitura de Campinas 2012) 48. A respeito da tica na publicidade dos atos administrativos, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter _______, informativo ou de _______ social, dela no podendo constar _______, smbolos ou imagens que caracterizem _______ de autoridades ou servidores pblicos. (A) cogente/ disciplina/ privao/ absteno de ato (B) educativo/ disciplina/ nomes/ promoo pessoal (C) cogente/ orientao/ privao/ absteno de ato

47. Os servidores pblicos devem agir conforme um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior na Administrao. Pela natureza de sua funo, pressupe-se que o agente administrativo, como ser humano dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o honesto do desonesto, baseando suas decises nesse discernimento. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o princpio administrativo que traduz o dever do servidor de agir com probidade, respeitando a tica inerente sua posio. (A) Legalidade. (B) Impessoalidade.

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
QUESTES GABARITADAS
(CETRO Assistente Administrativo CRP 4 Regio 2006) (001) 50. A Administrao pblica realiza aquisies de bens e servios por meio de processo licitatrio, que visa dar igual oportunidade aos diversos fornecedores, tornando o processo impessoal. O fornecedor vencedor do certame pactua um contrato com a administrao pblica. Essa fase da despesa registrada pela emisso da(o) (A) liquidao. (B) empenho. (C) pagamento. (D) edital de licitao. (E) ordem de compra. (B) 4/ 5/ 1/ 2/ 7/ 3/ 6 (C) 2/ 3/ 1/ 4/ 7/ 5/ 6 (D) 6/ 7/ 1/ 2/ 5/ 3/ 4 (E) 5/ 6/ 7/ 1/ 4/ 2/ 3 (003) 36. De acordo com a Lei n 6.830/80, a Dvida Ativa da Fazenda Pblica, compreendendo a tributria e a no tributria, abrange (A) atualizao monetria, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato. (B) exclusivamente a atualizao monetria. (C) juros e multa de mora, apenas. (D) juros, apenas. (E) multa de mora, apenas.

(CETRO Auxiliar do Departamento de Controle de Desempenho e Finanas Conselho Federal de Educao Fsica 2012) (002) 30. Basicamente, o Plano de Contas Aplicado ao Setor pblico est estruturado por nveis de desdobramento, sendo estes classificados e codificados como X . X . X . X . X . XX . XX (do 1 ao 7 nvel, separados pelos pontos). Assim, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

(CETRO Advogado IMBEL 2004) (004) 21. O Poder Administrativo, pelo qual se disciplina o uso e gozo dos direitos e garantias, restringindo-os aos termos da lei e o Poder Administrativo, do qual decorre a faculdade da avocao e o auto controle pela recursal, so respectivamente (A) poder discricionrio e poder hierrquico. (B) poder hierrquico e poder regulamentar. (C) poder vinculado e poder disciplinar. (D) poder de polcia e poder hierrquico. (E) poder de polcia e poder discricionrio. (005) 22. A Administrao pode anular os seus prprios atos, eivados de vcios insanveis que os tornem ilegais, ou tambm reneg-los, por motivo de interesse pblico superveniente, mas sempre com efeito ex-

(A) 3/ 4/ 7/ 1/ 6/ 2/ 5

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo
8. DISCURSIVA
8.1. OBJETIVO DA APOSTILA o Originalidade no usar clichs ou frases feitas o Clareza construir perodos curtos e dar preferncia ordem direta o Conciso escrever apenas o necessrio o Objetividade ir direto ao assunto o Coeso usar elementos de conexo entre as ideias o Coerncia ordenar as ideias de maneira lgica e progressiva o Simplicidade escrever de forma simples, sem rebuscamento de palavras o Fluncia praticar sempre para perder o medo de se expressar. A nica maneira de aprender a escrever escrevendo.

O objetivo deste trabalho fornecer

aos candidatos ao concurso da ANA compilao dos diversos trabalhos existentes sobre Redao Discursiva. No se trata, em absoluto, de um trabalho definitivo sobre o assunto, mas visa constituir-se em instrumento de reviso geral dos conceitos atinentes s Provas Prticas Discursivas com o fim instrumentaliz-los para lograrem xito em concursos pblicos.

O que necessrio para escrever bem? Em primeiro lugar, preciso ter conscincia de que no existem frmulas mgicas para redigir bons textos, mas h caminhos que o (a) ajudaro a escrever melhor, a transmitir seus conhecimentos de forma eficiente e clara. Abaixo, esto listados alguns deles. o Leitura Ampliar o vocabulrio Obter conhecimentos para manter-se sempre informado(a) o Observao da realidade Ser crtico, indagar os porqus, no confiar nas primeiras informaes recebidas o Experincia desenvolver opinio prpria a partir das experincias vividas o Conhecimento gramatical o Planejamento do texto e organizao textual 8.2. RECOMENDAES GERAIS Pode-se pretender justificar como particularidade de estilo o uso sistemtico de figuras de retrica, de expresses enviesadas e de tantos outros ornamentos lingusticos que normalmente comprometem a clareza do texto e dificultam sua compreenso. Se tal uso admissvel em peas literrias e, parcimoniosamente, em discursos, ele se revela inadequado redao de outros textos prprios, que devem primar pela clareza e objetividade. Logo, como regra, ao elaborar pareceres, estudos e notas tcnicas, deve-se ter em mente que o texto deve ser compreendido no apenas por quem o solicitou, mas tambm pelo pblico em geral, muitas vezes destinatrio direto daquela mensagem. Quando o uso de linguagem mais sofisticada ou de termos tcnicos for imperativo, deve-se buscar explic-los em

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

AGNCIA NACIONAL DE GUAS - ANA


NVEL MDIO: Tcnico Administrativo

SIMULADO COMPLETO CONCURSO DA ANA 2012


OBSERVAES E/OU SUGESTES IMPORTANTES: Faa este simulado aps ter considerado que acumulou um significativo nvel de estudos. No desperdice essa poderosa ferramenta. Faa este simulado nas condies, o mais prximas possvel, daquelas estabelecidas para as condies da prova, entre as quais: o durao mxima de 4 horas contnuas, includo o tempo para preenchimento das Folhas de Respostas das Provas Objetiva e Discursiva o tenha a mos canetas lpis borracha 2 gua lanche o relgio de pulso analgico o desligue celular, telefones, televiso, rdios, etc. folhas pautada para discursiva (rascunho e definitiva)

www.cursoemfoco.com.br
O contedo deste curso de uso exclusivo de FULANO DE TAL, CPF 111.111.111-11, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilidade civil e criminal.

Das könnte Ihnen auch gefallen