Sie sind auf Seite 1von 8

Anti-sepsia, Limpeza, Prestereilizao e Desinfeco de Artigos Hospitalares em geral

Prof. Alessandra C. Engles dos Reis

Anti-sepsia o conjunto de medidas destinadas a impedir a existncia e proliferao dos microorganismos, e a infeco: Lavagem das mos; Uso de luvas; Uso de anti-spticos; Anti-sepsia das mos; Preparo cirrgico adequado das mos e antebraos; Preparo cirrgico da pele e mucosas;

Adequada lavagem das mos: - Retirar adornos ao iniciar atividades em reas crticas e lavar as mos at o cotovelo com gua e sabo degermante por 3 a 5 minutos; - Em unidades de alto risco, necessidade de se mover a flora residente e transitria, por isso o uso do anti-sptico;

Flora residente composta por microorganismos que vivem e se multiplicam nas camadas mais profundas da pele; Flora transitria compreende microorganismos adquiridos por contato direto com o meio ambiente, contaminam a pele temporariamente.

Lavagem simples das mos: elimina o grande nmero de microorganismos, removendo a sujidade; Uma das barreiras utilizadas para o controle da disseminao de microorganismos no ambiente hospitalar so as luvas, esterilizadas ao no;

Anti-sepsia das mos: a desinfeco das mos, utilizando-se um degermante (PVP-I ou Clorexidina) durante ou aps sua lavagem por 30 segundos; Ou soluo alcolica a 70%, acrescida de glicerina, friccionando-se as mos por 30 segundos, a seco, em mos previamente lavadas.

A anti-sepsia das mos deve ser feita sempre que: Inicie o turno de trabalho em unidades crticas; Aps contato com matria orgnica; Antes e aps a realizao de exames e procedimentos invasivos.

O preparo cirrgico das mos e antebraos realizado por 5 minutos, desta forma pode eliminar at 95% da flora residente; O preparo cirrgico da pele e mucosas, deve obedecer os mesmos princpios da degermao cirrgica das mos. Em caso de regies altamente colonizadas (perneo), recomendado a higienizao prvia.

Anti-sptico

Anti-spticos: Ao e Utilizao
Nome qumico lcool a 70%

Tempo de ao

Utilizao

Uso de anti-spticos: Os anti-spticos so preparaes contendo substncias microbiostticas de uso na pele, mucosa e ferimentos; Variam conforme: matria orgnica, espectro de ao, tempo de ao, ao da luz, evaporao em recipiente sem tampa, toxicidade, prazo de validade aps diluio, residual ou no, preparados e utilizados com mscaras e luvas ou no, podem provocar manchas

Solues alcolicas

30de frico at secar Anti-sepsica, desinfeo de superfcies 30de frico at secar Anti-sepsia de mos e pele 30de frico at secar Anti-sepsia de pele (mancha as mos MM) 30de frico at secar, 5 preparo cir. 30de frico at secar, 5 preparo cir. 30de frico at secar, 5 preparo cir. 30 1 de frico at secar, 5 no preparo cirrgico Anti-sepsia de mucosas Anti-sepsia de pele e mos Anti-sepsia de pele (MM) Anti-sepsia de mos, pele e cordo umbilical

lcool glicerinado (70% com 2% de glicerina) lcool iodado

Iodforos

PVP-I aquoso (tpico) PVP-I degermante PVP-I alcolico

Clorhexidina

Degermante

Anti-spticos: vantagens e desvantagens


Anti-sptico lcool a 70% lcool glicerinado lcool iodado PVP-I aquoso (tpico) PVP-I degermante PVP-I alcolico Espectro de ao Vantagens/desvantagens Bactrias, vrus e Ao rpida/resseca as mos alguns fungos Ao rpida Ao rpida do lcool e lenta do iodo/alergias ao iodo Bactrias, vrus e No contm lcool no alguns fungos frmula, que irrita a mucosa. O iodo s liberado em presena de gua Demarca campo operatrio/no serve para mos. Rara reao alrgica Bactrias, vrus e alguns fungos, menos micobactrias Boa tendencia em substituio ao PVPI/discute-se sua boa ao sobre gram-negativos

Anti-spticos: Espectro de Ao
Espectro de ao lcool Vrus Gram-positivos Gram-negativos Microbactrias Esporos Fungos Sofre ao da matria orgnica Ao seletiva Boa ao Boa ao Boa ao Ineficaz Moderada Fraca Iodo Boa ao Boa ao Boa ao Moderada Boa ao Moderada Forte Clorexidina o seletiva Boa ao Boa ao Ineficaz Ineficaz Moderada Forte

Clorexidina degermante

Os artigos hospitalares necessitam de controle apurado para o manejo, a fim de no comprometer a vida do paciente. As aes que se realizam com esses artigos dependem da sua rea de contato e do tipo de artigo hospitalar, realizando limpezas simples, desinfeces e esterilizaes. Etapas devem ser rigorosamente seguidas, evitando a quebra de segurana.

Os artigos hospitalares so classificados segundo SPAULDING, como:


-

Crticos Semi-crticos No crticos So baseados no grau de risco de infeco do uso destes itens, e dependem de vrias etapas que incluem a limpeza, a pr-desinfeco, presterilizao

Limpeza prvia dos materiais: remover, com gua e sabo ou com desincrostantes, toda a matria orgnica (leo, gordura, sangue, pus, fezes, urina, e outras secrees) que impeam o procedimento. A limpeza pode ser manual ou mecnica.

A limpeza manual executada atravs da frico com escovas e uso de solues de limpeza. Recomendaes: -restringir esse mtodo para artigos delicados; -empregar preferencialmente solues enzimticas; -utilizar EPIs adequados: luvas grossas de borracha antiderrapante de cano longo, avental impermevel, bota, gorro, protetor facial, culos; -utilizar escovas no abrasivas, estabelecendo sua limpeza e troca quando necessrio; -friccionar os artigos sob a gua para evitar aerosis; -enxaguar abundantemente com gua at remover a sujidade e o detergente.

A limpeza mecnica desenvolvida por meio de equipamentos, como: lavadora ultrasnica, lavadora esterilizadora e desinfetadora, lavadora termodesinfetadora e lavadora de descarga. O uso de mquina minimiza o risco de acidentes com material biolgico, mesmo assim, o profissional deve utilizar os EPIs adequados.

Lavadora ultra-snica remove a sujidade pelo processo de cavitao, por meio do qual inmeras bolhas produzidas por oscilaes de ondas ultra-snicas, explodem na superfcie das pelas, criando presses negativas que dissolvem e dispersam os redduos aderidos aos artigos. um mtodo efetivo, principalmente dos que possuem conformaes complexas e lumes

Lavadora desinfetadora, termodesinfetadora ou esterilizadora a limpeza pela ao da fora do spray e de jatos de gua, associados ao do detergente para a remoo da sujidade. A lavadora termodesinfetadora utilia gua quente em uma das etapas do processo de limpeza, promovendo a morte dos microrganismos termossensveis pela termocoagulao. A diferena da lavadora esterilizadora est no ciclo completo de lavagem e um ciclo de esterilizao.

Lavadora de descarga destin-se a limpeza e desinfeco de comadres papagaios e frascos de vidro para a coleta de secrees e excrees. Neste tipo de equipamento h necessidade de esvaziamento prvio dos recipientes. Recomendaes para a limpeza mecnica: Escolher com segurana os elementos de limpeza, gua deve estar em torno de 43C, verificar a dureza da gua, seguir as instrues do fabricante.

Controle do processo de limpeza:


-

Controle microbiolgico; Controle qumico; Controle visual.

Aps a limpeza, todos os artigos devero ser enxaguados abundantemente em gua corrente, secados com pano limpo ou compressa e, dependendo do artigo, acondicionados adequadamente para esterilizao.

Os desincrostantes (detergentes enzimticos) so produtos indicados para a limpeza de qualquer material ou instrumental mdico-hospitalar. No possuem qualquer ao desinfetante, no so germicidas e ao utiliz-los em material previamente contaminado, esta persistir e dever ser tratada como tal.

Rotina de limpeza dos materiais:


-

Utilizar EPIs; Remover toda sujeira e matria orgnica; Enxaguar abundantemente; Secar com compressa ou pano limpo; Inspecionar os materiais em uma bancada de superfcie branca, separando ou descartando os que no estiverem em perfeitas condies de uso; Encaminhar os materiais para o preparo ou embalagem.

Classificao dos artigos: - Artigos crticos so os destinados a penetrao, atravs da pele e mucosas, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, tecidos estes isentos de flora microbiana prpria. Requerem esterilizao, so de risco na transmisso de infeco se contaminados por qualquer tipo de microrganismos. Ex: agulhas, materiais cirrgicos, cateteres cardacos e outros.

Artigos semi-crticos entram em contato com mucosas ntegras ou pele lesada. Requerem esterilizao ou desinfeco de alto nvel. Ex: circuitos de terapia respiratria, endoscpios. OBS: os tubos traqueais e sondas vesicais, embora entrem em contato com a mucosa ntegra, devem ser esterilizados.

- Artigos no-crticos apenas entram em contato com a pele ntegra. Necessitam apenas de limpeza com gua e sabo. Requerem desinfeco apenas quando contaminados com fludos corporais ou agentes de doenas infecciosas.

Desinfeco o processo de eliminao ou

destruio de microrganismos na forma vegetativa e aderidos a objetos, utilizando agentes qumicos ou fsicos (desinfetantes ou germicidas).

A desinfeco pode ser de vrios nveis e com vrios tipos de desinfetantes, e o processo pode ser afetado por vrios fatores como:
-

Limpeza prvia do material mal-executada; Tempo curto de exposio ao germicida; Concentrao da soluo germicida alterada (diluda); Temperatura e pH do processo.

A desinfeco pode ser classificada em: - Baixo nvel; - Mdio nvel; - Alto nvel; - No-definido; - Mista.

Desinfeco de baixo nvel: So destrudas as bactrias em forma vegetativa, alguns vrus e alguns fungos. Sobrevivem a Mycobacterium tuberculosis, esporos bacterianos,vrus da hepatite B (HBV) e os vrus lentos. Solues germicidas: lcool etlico, n-proplico e isoproplico, hipoclorito de sdio (dependendo a concentrao), quaternrio de amnia.

Desinfeco de mdio nvel: Igual s solues de baixo nvel e ao tambm em M. tuberculosis, maioria dos vrus (inclusive HBV) e a maioria dos fungos. Sobrevivem a Mycobacterium intracelulare, os esporos bacterianos e os vrus lentos. Solues germicidas de mdio nvel: lcool etlico (70%) e isoproplico (92%), hipoclorito de sdio (dependente da concentrao), fenlicos e iodforos.

Desinfeco de alto nvel: So destrudas as bactrias, vrus, fungos e alguns esporos. Sobrevivem a esse mtodo apenas alguns esporos bacterianos e os vrus lentos. Solues germicidas de alto nvel: hipoclorito de sdio (dependendo da concentrao), glutaraldedo, soluo de perxido de hidrognio, cloro e compostos clorados, cido peractico, ortophtalaldedo, gua seperoxidada.

No definido: Agrupam-se alguns mtodos que incluem: passar a ferro (calor seco), gua fervente (30 minutos), pastilhas de formaldedo. O nvel de desinfeco dependente do grau de temperatura e concentrao de germicidas durante o processo

Mista ou limpeza e desinfeco combinadas: Existe um grupo de equipamentos que combinam limpeza e desinfeo: mquinas de lavar loua, de lavar roupa (aquecidas), desinfetadoras aquecidas, de limpeza com jatos de vapor, com temperaturas que variam de 60C a 90C.

OBS: as solues so dependentes do tempo de exposio ao material e concentrao da diluio e algumas da temperatura do ambiente.

Desinfetantes
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

lcool Hipoclorito de sdio Iodforos Fenlicos Quaternrios de amnia Formaldedo Glutaraldedo Perxido de hidrognio

Germicidas. Classificao. Validade da soluo 9. cido peractico 10. cido peractico + cido de hidrognio 11. Orghophtalaldedo 12. gua superoxidada
-

Germicidas Saneantes

Nome qumico Validade da soluo


Hipoclorito de Sdio Quaternrios de amnios

24 horas 24 horas 24 horas

importante conhecer sobre o germicida: A matria orgnica causa ao ou inativao na soluo, espectro de ao, tempo de ao, sobre ou no ao da luz, evaporao, toxicidade, validade aps diluio, deixa resduos sobre os materiais, h necessidade de uso de luvas e mscaras no preparo e utilizao

Fenlicos Desinfetantes

Formaldedo + 24 horas Quaternrio de amnio Glutaraldedo 14 dias

Germicidas. Espectro de ao
Espectro de ao Vrus Gram+ GramMicobactrias Esporos Fungos Sofre ao de matria orgnica Hipoclorito de sdio
Boa ao

Quaternrio Fenlicos Formalde Glutaraldedo de amnio do Ao seletiva


Boa ao

Ao seletiva
Boa ao Boa ao Boa ao

Ao seletiva
Boa ao Boa ao Boa ao Boa ao

Boa ao

Boa ao Boa ao

Boa ao Boa ao Boa ao Boa ao

Moderada Ineficaz Ineficaz


Boa ao

Moderada
Boa ao

Ineficaz Moderada Fraca

Moderada Forte

Moderada Boa ao Forte Forte

Toxicidade em relao ao meio ambiente Baixa Alta Oxidantes, alcois, Compostos quaternrios cidos orgnicos e de amnia, fenlicos, aldedos hipoclorido de sdio

Forte

Resistncia aos germicidas em ordem decrescente


Mais Prions Esporos bacterianos Micobactrias Doena de Creutzefeld Jacob Bacillus subtillis e Clostridium dificile Mycobacterium tuberculosis Micobacterias atpicas Polivrus, Rinovrus Candida sp e Criptococcus sp Pseudomonas sp e Salmonella sp HBV, HIV, Herpes vrus

Vrus no lipdicos Fungos Bactrias vegetativas Menos Vrus lipdicos

Recomendaes para estocagem de artigos submetidos desinfeco: No recomendado a estocagem desses artigos, caso seja necessrio, devem receber, no mnimo a desinfeco de alto nvel antes dos uso. Restringir a circulao de pessoas na rea de estocagem. Manter a umidade relativa do ambiente em torno de 30 a 50%, com temperatura prxima de 20C

Pasteurizao o sistema trmico de desinfeco, usado para reprocessamento de produtos semicrticos e no-crticos, visando a destruio de microrganismos na sua forma vegetativa. A CDC recomenda a desinfeco de alto nvel como tratamento mnimo para os artigos semicrticos.

Referncias Bibliogrficas SOUZA, V. H. S.; MOZACHI, N. O hospital: manual do ambiente hospitalar. 2. ed. Curitiba: Manual Real, 2005. SOBECC, Sociedade Brasileira Enfermermeiros de Centro Cirrgico, Recuperao Anestsica e Centro de Material e Esterilizao. Prticas Recomendadas - SOBECC. 3. ed. 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen