Sie sind auf Seite 1von 3

Bolcheviques: Composta por operrios e camponeses Revolucionrios Faz a revoluo de Outubro Lder: Lnin e Trotsky.

sky. Mencheviques: Burguesia Conservador Faz a revoluo de Fevereiro Lder: Martov


Sovietes eram os conselhos ou comites populares formados por operrios, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.

Em 1905, o Imprio Russo disputava com o Japo reas territoriais na China. Cria-se uma guerra que perdida pela Rssia. Cresce a insatisfao popular, e em janeiro de 1905, 200 mil pessoas marcharam em direo ao Palcio de Inverno levando uma carta a czar. As tropas massacraram a manifestao, sendo conhecido como Domingo Sangrento. A partir disso, surgem inmeras greves e revoltas. Pressionado pelos Sovites, czar altera a Constituio, permitindo os direitos civis e permitindo eleies para a Duma.

Revoluo de Fevereiro (1917) Esgotados os estoques de alimento, a populao se revoltou. Ocorreram greves e passeatas, e as tropas cossacas atiraram nos manifestantes. Com isso, parte do exrcito Russo se revolta e, militares e o povo invadem o Palcio de Inverno.Czar abdica em maro de 1917. Instala-se um governo provisrio do Prncipe Lvov, com Kerensky como primeiro-ministro, mas nenhum dos 2 tinham planos de tirar a Rssia da guerra; as revoltas populares cresciam. Revoluo de Outubro (1917) Trotsky organizou uma milcia revolucionria, a Guarda Vermelha. Em 25 de outubro de 1917, o governo provisrio foi deposto. Lnin passa a governar o pas. Com isso, a Rssia retira-se da primeira guerra mundial, organizado um Exrcito Vermelho e acontece a reforma Agrria e abolio da propriedade privada.

Com a morte de Lnin, o governo passou a ser disputado por Stlin e Trotsky, que defendia a tese de internacionalizao da revoluo proletria. Venceu Stlin e seu opositor foi exilado no Mxico.

Tenentismo foi o nome dado ao movimento poltico-militar e srie de rebelies de jovens oficiais descontentes com a situao poltica do Brasil.

Os 18 do forte: Um civil se juntou aos 17 tenentes. Os 18 do Forte foram detidos pelas foras legalistas, restando apenas dois deles sobreviventes.Dezessete tenentes rebelaram-se contra o governo civil da repblica. Saram pelas ruas encaminhando-se para atacar o Forte de Copacabana. Coluna Prestes: Em 1924, o Capito Lus Prestes liderou uma revolta no Rio Grande do Sul, que, ao ser controlada pelas tropas estaduais, iniciou uma longa marcha em direo a Mato Grosso para se encontrar com os tenentes paulistas. A represso ao movimento foi intensa, e seus seguidores acabaram se refugiando em territrio boliviano.

Crise de 29: Houve uma superproduo nos Estados Unidos em que o mercado consumidor no acompanhou. A Europa entrou em momento de protecionismo, e no comprava mais a mesma quantidade de produtos americanos. O mercado financeiro estava muito animado devido ao crescimento inicial das empresas. Na quinta feira negra ocorreu a queda da bolsa de Nova York. Com a crise houve falncia de bancos, desempregos. Efeitos no Brasil: Os Estados Unidos era o principal comprador do caf brasileiro. Com o fim da compra dos Estados Unidos, no Brasil tambm acontece uma superproduo de caf. Convnio de Taubat: Um acordo entre os presidentes de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para obter emprstimos no exterior e comprar o caf excedente. Queima do Caf: Com a crise de 1929, a partir do governo de Getlio Vargas, todo os estoques de caf tiveram que ser queimados para os preos no subirem. A escolha foi feita de modo a manter o caf como um produto destinado s elites. Ou seja, o governo preferiu queimar o caf vend-lo por um preo mais baixo, o que o tornaria acessvel a qualquer cidado da poca Golpe de 1930: Em 1929, lideranas de So Paulo romperam a aliana com os mineiros, conhecida como poltica do caf-com-leite, e indicaram o paulista Jlio Prestes como candidato presidncia da Repblica. Em reao, o Presidente de Minas Gerais, Antnio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gacho Getlio Vargas. Houve as eleies e quem ganhou foi o candidato governista, que era o presidente do estado de So Paulo, Jlio Prestes. Porm, ele no tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

Das könnte Ihnen auch gefallen