Sie sind auf Seite 1von 26

NDICE DO CAPTULO VII- POTENCIOSTATO

7.1 Potenciostatos : funcionamento e aplicaes ............................................................ 2 7.1.1 Potenciostatos como fontes de controlo de tenso ............................................... 2 7.1.3 Potenciostato como fonte de corrente controlada ................................................ 3 7.1.4 Potenciostato como ampermetro de alta preciso (resistncia nula) ...................... 4 7.2 Registradores ...................................................................................................... 5 7.2.1 Sistema de auto-balanceamento ....................................................................... 6 7.2.2 Servo Motor ................................................................................................... 7 7.2.3 Sistema de registro de papel do tipo y-t............................................................. 8 7.2.4 Registradores X-Y ......................................................................................... 10 7. 3 Osciladores e geradores de sinal ......................................................................... 10 7.3.1 Bases do circuito oscilador ............................................................................. 11 7.3.2 Osciladores udio ......................................................................................... 12 7.3.3 Oscilador de deslocamento de fase.................................................................. 13 7.3.4 Osciladores de Rdio Frequncia: Oscilador de Hartley ....................................... 15 7.4 Gerador de funes ............................................................................................ 16 7.4.1 Gerador de Impulsos..................................................................................... 17 7.4.2 Gerador de varrimento de frequncia .............................................................. 19 a) Circuito detector ............................................................................................... 21 b) Leitura das curvas de sada ................................................................................ 21 7.5 Circuitos temporizadores ..................................................................................... 22 7.6 Questes de reviso geral ................................................................................... 26

7. POTENCIOSTATOS, REGISTRADORES E OSCILADORES

7.1 Potenciostatos: funcionamento e aplicaes O potenciostato um circuito electrnico utilizado para controlar tenses em que a entrada se baseia num amplificador diferencial (ver fig. 7.1), tipicamente utilizado em circuitos para aplicaes electroqumicas, como sejam os casos da galvanoplastia, electrodeposio e outros. Esta unidade de controlo de tenso, fora a corrente que passa num dado contra elctrodo a manter-se to elevada quanto o necessrio para garantir o potencial desejado. O controlo de tenso pode ser produzido quer pelo potencial interno do potenciostato, quer por um sinal externo de um gerador, como por exemplo o sinal de rampa ou sinusoidal de um gerador. Enquanto que para manter um potencial constante o controlo interno de potencial suficiente, no caso de se pretender sinais potenciais variveis no tempo, o recurso a fontes externas, (excepto para potenciostatos de varrimento) o recurso a fontes externas o processo mais adequado.

Figura 7.1: Esquemtico da malha de controlo de um potenciostato. RE o elctrodo de referncia, WE o elctrodo de trabalho, CE o contra elctrodo, CI entrada de controlo.

7.1.1 Potenciostatos como fontes de controlo de tenso Os potenciostatos so equipamentos electrnicos que podem ser utilizados para controlar com preciso fontes de tenses. Neste caso, para controlo de muito baixas tenses, pode-se simplesmente ligar o contra elctrodo (ou elctrodo oposto) ao terminal de referncia. Assim, o potencial que fornecido unidade de entrada de controlo (ou colocado pela fonte de tenso interna), passa a controlar agora directamente a tenso do contra elctrodo. Neste caso a corrente mxima limitada pela faixa de corrente seleccionada e pela potencia do potenciostato, isto , normalmente a valores de cerca de 1 A. Assim sendo, isso significa que o potenciostato capaz de controlar tenses exactamente at valores que correspondam a uma corrente de passagem da ordem de 1 A. Se se pretender aplicar tenses para alm deste limite 2

(necessrio para manter um elevado fluxo de corrente ou manter sada o potencial desejado), necessrio introduzir no circuito um divisor potenciomtrico, que permita a utilizao de tais tenses. A figura 7.2 mostra o tipo de ligao a realizar para este efeito. As duas resistncias R1 e R2 so calculadas de modo a que a razo entre a tenso mxima de controlo Vcmax, e a tenso mxima de sada Vomax, sejam dadas pela relao:

( R1 + R2 ) / R2 = Vo max / Vc max

(7.1)

Assim, por exemplo, se a tenso mxima de sada do potenciostato for 25V e a tenso interna de controlo mxima for 1 V, ento significa que a razo dada pela Eq. 7.1 deve ser de 25/1. Nestas condies, a resistncia total deve ser da ordem dos vrios k. Assim sendo, pode-se escolher R1=24 k e R2=1 k. Nestas condies, qualquer tenso aplicada entrada da unidade de controlo ou determinada pela fonte de tenso interna como que amplificada de 25 vezes e fornecida ao elctrodo CE.

Figura 7.2: Potenciostato como fonte de tenso controlada.

7.1.3 Potenciostato como fonte de corrente controlada O potenciostato pode tambm ser utilizado como galvanostato (sistema que controla fluxo de cargas elctricas, portanto, correntes). Neste caso em vez de se ter um potencial aplicado no elctrodo de trabalho, tem-se o potencial Es resultante da passagem de corrente numa resistncia externa, Rx, (ver figura 7.3). Os valores desta resistncia, que se encontra ligada entre o terminal do elctrodo de trabalho e o elctrodo de referncia, determina a faixa de correntes Ic que podem ser utilizadas, pois:

I c = E s / Rx

(7.2)

Nestas condies, o ampermetro l a corrente que realmente passa no elctrodo de trabalho. Para se medir o potencial, deve ser utilizado um voltmetro com terminal de referncia no ligado massa! Isto , de referncia flutuante. A queda de tenso em Rx e de acordo com a 3

corrente da clula, pode ser controlada quer pela fonte interna de controlo, quer por uma fonte de tenso externa, que seja aplicada entrada da unidade de controlo..

Figura 3: Potenciostato utilizado como galvanostato.

7.1.4 Potenciostato como ampermetro de alta preciso (resistncia nula) Um ampermetro convencional integra normalmente um medidor mais vasto, designado de multmetro e que, para alm de correntes, mede pelo menos tenses e ohms. Tipicamente o ampermetro no mais que um instrumento que mede a queda de tenso aos terminais de uma resistncia shunt e por conseguinte, tal como j discutido, em termos analgicos, a sua medida vem afectada de um erro, associada ao efeito de carga. Tipicamente, as tenses mais baixas a ler so da ordem dos 200 mV, para valores correspondentes ao fim de escala. Por exemplo, se quisermos ler a corrente de 100 A e se a resistncia shunt for de 1 k, a queda de tenso que se tem de 100 mV. Em circuitos electrnicos esta tenso pode, em muitos casos, ser desprezvel. O mesmo no acontece em sistemas electroqumicos. Por exemplo, o potencial de 100 mV neste caso muito elevado! Neste caso, os potenciais de interesse variam de cerca de 29 mV por cada dcada de corrente (declives de Tafel)! Isto , para processos electroqumicos o ampermetro deveria ter uma resistncia praticamente nula. Para se conseguir a condio de carga nula, utiliza-se a condio de escoamento activo de corrente (active current sinks, CS). Para se obter esta condio liga-se o contra elctrodo ao elctrodo referncia e utiliza-se a resistncia interna para se definir a faixa de correntes possvel de utilizar. A corrente ento mostrada pelo medidor e a tenso correspondente aplicada aos terminais de sada. A polaridade da corrente que passa no elctrodo de trabalho positiva, se o ponteiro do medidor deflectir para a direita. Se a faixa interna de resistncias no proporcionar a resoluo pretendida, pode-se introduzir no circuito uma resistncia externa (ver figura 7.4). Nestas condies, a corrente medida atravs da tenso entre o terminal CE e a massa, dada por 4

I=V/R, onde R o valor da resistncia externa. Para R=1M I=V/R=1V/A. Costuma-se tambm utilizar um condensador C, ligado em paralelo com R, de forma a reduzir o rudo. Nestas condies, a constante de tempo do circuito dado por RC, deve ser da ordem dos milissegundos, para correntes at ordem dos A. Para valores inferiores, RC100 ms at cerca de 1 s (por exemplo, 1 nF1000M=1 s, um bom valor para ler correntes da ordem dos 1 nA).

Figura 7. 4: Potenciostato como ampermetro de carga nula.

7.2 Registradores Registradores so instrumentos electromecnicos que permitem recolher informao de um evento sob a forma de um registro grfico, em funo do tempo ou de outra varivel fsica. No primeiro caso, os instrumentos designam-se de cartas de registro temporal (registrador Y-t) e no segundo caso de registradores X-Y.

Figura 7.5 Exemplos de registadores y(t) e y-x.

Neste caso, as entradas de sinais admissveis so sob a forma de uma diferena de potencial (tenso). Estes instrumentos possuem normalmente amplificadores electrnicos de alto ganho associados a um dos terminais de entrada e so auto-balanceveis. Os registradores que usam um sistema de escrita mecnico, tal como canetas ou lpis, possuem uma frequncia de resposta bastante limitada, tipicamente at valores da ordem dos 125 Hz. Contudo, existe uma grande variedade de instrumentos industriais para os quais esta frequncia de resposta se coaduna. Alguns instrumentos de medida classificados como de cartas de registros e que registram os eventos em papel fotogrfico possuem uma frequncia de resposta de alguns milhares de kHz. 7.2.1 Sistema de auto-balanceamento O circuito de entrada dos sistemas auto-balanceveis constitudo por um detector de erro, que no mais do que um amplificador diferencial que fornece uma sada proporcional soma algbrica de dois sinais de entrada, fornecendo-a a um amplificador de alto que ganho, que por sua vez est acoplado a um servo-motor, de modo que este faa deslocar de uma quantidade proporcional diferena detectada entre os dois sinais de entrada, um cursor que contenha o marcador (caneta) que ir afixar esse registro sobre o papel colocado no registrador. O auto-balanceamento obtido por comparao do sinal de entrada com o sinal de referncia, que vai alimentar um servo-motor (S na figura 7.6), que proporciona o deslocamento/controlo desejados..

+VCC

S Input

Figura 7.6 Esquemtico bsico do sistema de auto-balanceamento

Assim, se a tenso do sinal de entrada e do brao mvel do registrador ligado ao potencimetro forem iguais, a sada do detector de erro ser nula. Nesta condio o instrumento diz-se estar balanceado, pelo que o a caneta ligada ao brao do potencimetro registar uma linha recta. Quando a tenso do sinal de entrada e do brao mvel diferem entre si, tal faz com que o servo motor actue. Tal faz com que a caneta se desloque de uma direco para a outra. A 6

direco do movimento depende da polaridade relativa do sinal de entrada e da tenso do brao mvel. Para se estabelecer a condio de balanceamento (no existncia de um diferencial de tenso que faa com que o servo motor actue), inicialmente comeamos por ajustar a resistncia de calibrao ligada sada do andar amplificador (ver figura 7.6), at que a tenso na base dos dois transstores seja igual. Nestas condies, a aplicao de uma da tenso devida a um sinal aplicado entrada, d lugar ao aparecimento de uma dada diferena de tenso sada do par diferencial e portanto, do servo motor, fazendo com que este seja accionado e ao rodar, mova o brao ao qual est ligada a caneta para registro da informao, proporcional ao valor do sinal de entrada. Uma vez que o principio de funcionamento se baseia na condio de escoamento de cargas electrnico nulo do sistema mecnico que faz deslocar o brao, tal faz com que o sistema s consiga responder a sinais acima de um dado limiar, funo da frequncia do sinal aplicado e da sensibilidade (ganho) do registrador. Tipicamente, a frequncia mxima dos sinais registrados inferior a 125 Hz. Neste contexto, designa-se por banda morta maior amplitude do sinal para a qual o instrumento no capaz de responder. Por Backlash, designa-se a histerese mecnica, devida ao intervalo de tempo que medeia entre a aplicao do sinal e a resposta de deslocamento do sistema mecnico. O termo pesquisa nula utilizado para descrever a maneira como o sistema de auto-balanceamento se aproxima de uma condio de neutralidade, isto , um ponto em que o erro detectado corresponda a zero Volts. O termo sobre-dimensionamento overshoot, empregue quando nos pretendemos referir distncia que o sistema percorre para encontrar a posio de condio nula, em termos percentuais da escala mxima. 7.2.2 Servo Motor Um servo motor um pequeno dispositivo que tem um eixo de sada, que pode ser posicionado numa dada posio angular, ao enviar um dado sinal de cdigo ao servo motor.

Figura 7.7a) Servo motor

Figura 7.7.b) Constituintes de um servo motor.-

Esta posio angular manter-se- at que o sinal de cdigo enviado seja alterado. Na prtica, os servo motores so utilizados em sistemas de controlo de levada preciso, nomeadamente para controlo das componentes mecnicas mveis de robots. Na figura 7.7.b) mostram-se os 7

constituintes do servo motor: circuito de controlo, o motor, conjunto de engrenagens (para multiplicao ou desmultiplicao da velocidade angular do eixo) e a carcaa do servo motor. Para alm disso, vm-se 3 fios, para as ligaes elctricas: 2 para a alimentao e um para o controlo do servo motor. Em termos de funcionamento o servo motor tem como unidade de controlo o potencimetro que se encontra ligado aos seus terminais de sada (alimentao do sistema de rotao do eixo). Deste modo, por ajuste do potencimetro ou atravs da realimentao de um circuito tipo ponte diferencial, possvel variar o angulo de fase e o nmero de rotaes deste eixo. Neste caso, a energia fornecida ao ,motor proporcional distancia viajada pelo brao do registrador, ligado ao eixo do motor atravs do sistema de engrenagem conveniente. A transmisso ao servo motor do sinal de deslocamento pretendido efectuada atravs de um sinal impulso de controlo em que o seu comprimento e nmero de repeties determina a variao angular final do eixo do servo motor. Normalmente o impulso repete-se cada 0,02 s e o seu comprimento determina de quanto o eixo roda (ver figura 7.8). Por exemplo, se um impulso com a durao de 1,5 milissegundos , faz com que o motor rode de 90, qualquer impulso menor far com que o ngulo de deslocao seja menor. Neste caso, se admitirmos que o motor est programado para rodar s fraces de 90, ento, para impulsos de durao inferior a 1,5 milissegundos o motor no rodar, enquanto que para impulsos de maior durao, procurar a posio seguinte, que corresponde a uma rotao de 180., e assim sucessivamente. microprocessador. Este processo de controlo pode ser efectuado atravs de um

Figura 7.8 sinal de cdigo de deslocamento do eixo do servo motor

7.2.3 Sistema de registro de papel do tipo y-t. Os sistemas de registro de papel so instrumentos que proporcionam o registro grfico de um evento fsico que varie no tempo. O sistema bsico constitudo por um sistema de escrita 8

(caneta ou lpis) uma carta (rolo de papel) onde o evento ser registrado e um circuito de condicionamento de sinal e movimento da carta, de acordo com um ritmo temporal desejado Designa-se por velocidade de aquisio de dados de um dado registrador distncia por segundo que o papel de registro num registro temporal percorre por segundo.

s ervo motor

Selector

condicionador de sinal
movimento papel

M arc ador do ac ontec imento

s elec tor veloc idades

s is tema de des loc amento

Figura 7.9 diagrama de blocos do sistema bsico de registro de papel

Os registradores deste tipo servem normalmente para: 1. indicar o valor do parmetro sob observao; 2. registrar o parmetro pretendido na forma grfica, em termos do seu comportamento ao longo do tempo; 3. controlar e monitorar o sistema, em termos de tornar visvel e mensurvel o evento pretendido; 4. registro das variaes de temperatura; 5. registro do comportamento de sinais audveis Problema 7.1- A velocidade de deslocamento de uma carta de registro de 25 mm/s. Sabendo que a distncia de um ciclo do sinal que se est a registrar de 5 mm, indique qual a frequncia do sinal registrado. Resoluo. Por definio, o perodo corresponde ao tempo que um dado sinal demora a fazer um ciclo. Nestas condies, tem-se que T=5/25=0,2 s/ciclo. Como a frequncia o inverso do perodo, tem-se: f=1/0,2=5 Hz.

Figura 7.9 Carta de registro (1908)

7.2.4 Registradores X-Y Os registradores X-Y so instrumentos como os mostrados na figura 7.5 que proporcionam um registro grfico da relao de duas variveis Estes instrumentos tm ao longo dos dois eixos sistemas de servo motores, cada qual controla uma das grandezas de entrada. X ou Y. Na prtica corresponde a duplicarmos o esquemtico da figura 7.6 em que cada potencimetro permite o e ponte e balanceador calibrao ajuste

independente de cada um dos eixos, de forma independente. Existem vrias aplicaes dos registradores X-Y, nomeadamente em
Figura 7. 10- Exemplo de um registro X-Y.

trabalhos laboratoriais, tais como:

1. Traado de curvas caractersticas corrente tenso de experimentaes; 2. Traado da relao velocidade e momento de rotao de um motor; 3. traado do comportamento de uma resistncia elctrica em funo da temperatura; 4. registro do comportamento mecnico de uma grandeza, atravs de um transdutor adequado;

7. 3 Osciladores e geradores de sinal As fontes de sinais constituem uma fonte vital, quer para o instrumento de medida, quer para simular funes, em testes de ensaio, muitas vezes funo da frequncia do sinal e da forma de onda do mesmo. Assim, por oscilador designa-se toda a fonte de sinal que fornece sinais 10

peridicos de forma sinusoidal e por gerador a todo o instrumento capaz de produzir diferentes tipos de forma de sinais, incluindo a sinusoidal, para alm de permitir a modulao em amplitude ou em frequncia, do sinal de sada. Para que haja oscilao de um dado sinal necessrio que a fonte de sinal seja provida de um circuito do tipo amplificador, com realimentao positiva:

Amplificador de Ganho em malha aberta A

Af =

A , 1 + A

7.3

onde Af o ganho com realimentao do circuito, A o ganho em malha aberta e =Vi/V0 o factor de realimentao. A malha de realimentao tem por funo proporcionar o deslocamento de fase do sinal de sada de 180. Caso o circuito seja constitudo por um amplificador, esta

Malha de realimentao
Figura 7.11 Diagrama de blocos mostrando o sistema de realimentao em malha fechada de um amplificador

a sada deste encontra-se desfasada de 180

relativamente entrada. Isto , o sinal realimentado para a entrada do circuito encontra-se em fase com este. Nestas condies, diz-se que a realimentao positiva. Para alm da realimentao positiva, para que haja oscilao tambm necessrio que A1. A condio de haver realimentao positiva e A1, designa-se de critrio de Barkhausen. Para se iniciar uma oscilao num dado circuito, no necessrio fornecer um sinal de entrada especfico. Basta o rudo de um sinal de tenso ou um transiente. A malha de realimentao normalmente constituda por um circuito do tipo LC ou RC, tal que proporcione o deslocamento de fase pretendido. 7.3.1 Bases do circuito oscilador De forma a compreendermos o que se entende por um circuito oscilador, faamos a comparao com o que acontece com um simples circuito mecnico constitudo por uma mola com uma dada constante k que tem no seu extremo um dado corpo de massa m. Se aplicarmos uma dada fora b, o sistema entra em oscilao, caracterizada por uma dada frequncia de oscilao (que pode variar) e uma dada amplitude. Este sistema caracterizado por uma dada frequncia de oscilao dada por:

0 =

k m

7.4

para a qual a resposta mxima quando a frequncia da fora aplicada igual a 0 (ver figura 7.13). Nestas condies, a largura da banda de frequncias para a qual a amplitude do sinal se reduz de 3 dB (ou seja, de 20,5, ver seco III), dada por:

11

Figura 7.13: Factor Q de oscilao de um dado sinal Figura 7.12: (a) circuito oscilador elctrico; (b) circuito oscilador mecnico

= 0

1 b

7.5

Similarmente, se considerarmos o circuito RLC elctrico, em termos transientes tem-se:

dq q d 2q + = V cos t L 2 +R dt C dt
para o qual a frequncia de ressonncia ser dada por:

7.6

0 = 2

1 LC

7.7

e o factor Q por:

Q=

L 1 C R

7.8

que aproximadamente nos d o nmero de oscilaes do sinal transiente, at que este se anule. Assim, em termos de Q e 0 tem-se:

tan = Q

0 0

7.9

7.3.2 Osciladores udio Osciladores udio so circuitos osciladores tais que a frequncia do sinal peridico associado audvel. Isto , a sua frequncia situa-se entre os 20 Hz e os 20 KHz. A amplitude tpica destes sinais inferior a 25 Vef e as impedncias de carga associadas so de 75 e 600 , respectivamente. Como exemplo de um oscilador udio, poderemos dar o caso de uma ponte de Wien a realimentar um amplificador operacional. Neste caso, deve-se ter Z1Z4=Z2Z3.

12

Tipicamente estes osciladores permitem responder em dcadas, desde os 5 Hz at aos 500 kHz. Este tipo de circuito introduz uma muito pequena distoro do sinal. Isto , alterao no pretendida da forma do sinal a diferentes frequncias. Por outro lado de evidenciar tambm que este tipo de oscilador possui frequncias de oscilao que podem abranger vrias dcadas, da o tambm se designar de oscilador de dcadas. (Distoro, corresponde a uma variao no pretendida da forma do sinal, geralmente provocada por caractersticas no lineares de dispositivos activos, resposta no uniforme para diferentes frequncias ou uma relao no proporcional entre o deslocamento de fase e a frequncia). Problema 7.2- Considere o circuito que a seguir se indica, onde Z1=R-j/C; Z2-1=R-1+jC; Z3=R3; Z4=R4. Sabendo que R=6K; C=3pF e R3=10 K, determine qual deve ser o valor de R4 para que haja oscilao e a frequncia de oscilao. .

+Vcc

Resoluo Para que haja oscilao necessrio que a condio de balanceamento se verifique. Isto : Z1Z4=Z2Z3 Tal conduz-nos a:

Z1 Z3 + Z2 Z4 -Vcc

(R

j 1 ) R4 = ( + jC ) 1 R3 ; C R

RR4 j

RR3 R4 = ; C 1 + jCR

RR4 j

RR3 R4 = (1 jCR ) C 1 + (CR ) 2

Igualando agora as partes real e imaginria dos dois membros da equao obtm-se:

RR4 =

RR3 R 2 R3C R4 , e , donde se tira que CR=1f=1/(2RC) e R4=R3/2. = C 1 + (CR) 2 1 + (CR ) 2

Portanto, f=8,89 KHz e R4=5K. 7.3.3 Oscilador de deslocamento de fase Para alm da ponte de Wien, um outro oscilador udio muito utilizado o oscilador de deslocamento de fase, em que o circuito de realimentao constitudo por um circuito RC, tal

13

que cada estgio RC provoca um deslocamento de 60 ( constitudo por 3 estgios). Este circuito muito fivel para respostas em baixas frequncia (da ordem de 1 Hz). O oscilador de deslocamento de fase consiste num circuito auto realimentado positivamente em que a malha de realimentao constituda por um circuito que provoque uma desfasagem de 180 do sinal de sada do amplificador operacional e que vai ser injectado entrada, por deslocamento de fase. Neste caso, a malha de realimentao normalmente constituda por 3 circuitos RC idnticos, em que cada um deles contribui para um deslocamento de fase de 60 do sinal acoplado, relativamente ao sinal que lhe aplicado entrada Problema 7.3- Considere o circuito que a seguir se indica. Determine qual a relao a observar para o critrio de Barkhausen (=Vi/V0)para que se d a condio de oscilao. Sabendo que R=10 , determine qual dever ser o valor de C para que a frequncia do oscilador seja de 5Hz. Resoluo Para a resoluo deste problema devemos ter em conta que as leis de Kirchoff aplicadas malha de realimentao do circuito. Neste caso possvel definirmos 3 malhas, associadas s correntes I1, I2 e I3. Assim, conhecido I1 e por que VI=RI1, ser ento possvel calcular .

+Vcc Rf + R1 C Vi I1 R I2 -Vcc C R R I3 V0 C

Aplicando as leis de Kirchoff temos:

R j 2R C

R 0 j I 1 (2 R ) I2R = 0 j C V0 R R j C I 1 R + (2 R ) I 2 I 3 R = 0 I1 = j C R 2R 0 j C I 2 R + (R ) I 3 = V0 j C R R 2R C 0 R R j C

, isto :

I1 =

V0 R 2 , donde se tira que : (2 R j / C ) (2 R j / C )( R j / C ) R 2 R 2 ( R j / C )

14

1 . 5 1 6 (1 2 2 2 ) + j ( 3 3 3 C R C R CR

7.10

Para que haja oscilao e para que o desfasamento introduzido por cada um dos componentes RC da malha de realimentao seja idntico, os sinais de sada e entrada devem de estar desfasados de 180. Tal implica que a parte imaginria de deve ser nula. Isto , (CR)2=1/6, donde se tira que =-1/29. Para que a frequncia f=5Hz e tendo em conta que =2f, obtm-se para C:

C=

1 2f 6 R

= 6,5mF

7.3.4 Osciladores de Rdio Frequncia: Oscilador de Hartley Os osciladores de rdio frequncia (rf) devem satisfazer aos mesmos critrios dos osciladores udio, onde a malha de realimentao utilizada do tipo LC, normalmente designado de circuito tanque. Este circuito actua como um filtro, deixando s passar a componente de frequncia desejada. Diz-se que um circuito LC se encontra em ressonncia quando as reactncias indutiva e capacitiva so iguais, isto : XC=XL, ou seja: 2fL = onde f a frequncia de oscilao. Os geradores de rf funcionam na faixa de frequncias entre os 30 kHz e os 3000 MHz. Problema 7.4- Considere o circuito oscilador que a seguir se indica. Determine a

1 1 , donde se obtm: f = , 2fC 2 LC

+Vcc Rf Ri + R1

frequncia de oscilao e qual o valor de L2 e Rf, de modo a que o ganho mnimo seja de 100. Dados: L1=5H; C=1pF; RI=5K. Resoluo Facilmente se conclui que VI=jL1I1 e V0= jL2I2. Como I2=I1, tal implica que =-L1/L2. Para que o critrio de Barkhausen seja satisfeito, necessrio que A1, e portanto, 1/A.

-Vcc

Vi

L1

L2

V0

Nestas condies tem-se: L1/L21/100, donde L2 500H. Por outro lado, como A=-Rf/Ri, temse que Rf=500K.

15

7.4 Gerador de funes Os geradores de funes, so circuitos capazes de proporcionarem sinais de sada variveis no tempo, de diferentes configuraes, a diferentes frequncias. As formas de onda mais comuns so a sinusoidal, quadrada, triangular, rampa, dente de serra e impulso. Normalmente a faixa de frequncias de um gerador vai desde algumas dcimas de Hertz a centenas de kiloHertz. Tipicamente, o sinal que provoca a oscilao (sinais peridicos) sinusoidal, gerado por um oscilador do tipo RC ou LC. Contudo, se pretendem baixas frequncias, esta no a melhor opo. Nestes casos, a forma de onda primria de a quadrada, pois garantem maior estabilidade em frequncia e amplitude do sinal produzido (a muito baixas frequncias). Um gerador de funes constitudo por um circuito comparador de tenso, cuja entrada provm de um andar amplificador A1, que se encontre em saturao. Isto a onda quadrada gerada apresenta amplitudes entre + Vc e Vc O segundo estgio deste circuito um circuito integrador que gera uma onda rectangular/quadrada. A onda quadrada aplicada entrada de um conversor de onda quadrada em sinusoidal, que filtra (elimina) as harmnicas do sinal deixando passar s a frequncia fundamental do sinal sinusoidal produzido. A anlise do modo de funcionamento deste circuito deve-se iniciar sada do circuito comparador, que deve estar a Vc. Se
R1 Vx A1 + V01 R C A2 + V02 Conversor de onda Ri

Rf A3 + V03

R2

supusermos que V01=-Vc, ento a sada de A1 permanecer nesse estado at que a entrada de tenso pelo terminal inversor exceda a tenso da entrada no inversora, que neste

Figura 7.14: Circuito bsico de um gerador de funes

caso se encontra a zero Volts. A entrada inversora Vx temas contribuies e de V01 e V02, de acordo com:

V x = Vc

R1 R2 . A sada V01 muda de estado quando Vx=0, donde se tira que + V02 R1 + R2 R2 + R1

V02=VcR1/R2. Assim , quando V02 atinge este valor, a sada do circuito comparador muda de estado e a onda triangular comea a decrescer linearmente.

16

Uma vez que a sada simtrica em torno de 0 V, a relao anterior tambm serve para nos dar o valor mnimo de V02 para o qual a comutao se d. Considerando R1=R2, as formas de onda a obterem-se so as que a seguir se apresentam. A frequncia de resposta controlada pela constante de tempo RC do circuito integrador. Isto , dq=icdt e ic=CDV02/dt. Uma vez que a resistncia de entrada do amplificador operacional muito elevada, a corrente atravs da resistncia R aproximadamente igual ic. Isto , iR=V01/R= ic. Nestas condies tem-se que VcR1/R2=V01t/RC. Como V01=Vc, tira-se que t=RCR1/R2 e portanto, f =

Vc V01 -Vc Vc V02 t -Vc Vx -Vc Vc t t

1 R2 ( ). 4 RC R1
qual a
Vx

Problema

7.5-

determine

frequncia e a amplitude de pico de um sinal de forma triangular produzido pelo gerador que se indica na figura. Dados: R1=60k; R2=100 k; R= 500 k;; C=4 pF. Vcc=15V Resoluo A frequncia de sada dada por

A1 +

V01 R

C A2 + V02

R2

R1

f=)1/(4RC)(R1/R2), obtendo-se f=208 Hz. Vo2=Vcc(R1/R2)= 9 V.

7.4.1 Gerador de Impulsos Os geradores de impulso so instrumentos que produzem uma forma de onda rectangular similar a uma onda quadrada mas com um ciclo de aparecimento duty cycle diferente. Por duty cycle entende-se a razo entre a largura do impulso e o seu perodo. Isto , enquanto o duty cycle de uma onda quadrada de 50%, num impulso tal varia entre aproximadamente 5% a 95%. O gerador de impulsos mais bsico o multivibrador astvel que gera ondas quadradas simtricas com frequncias de repetio variveis e permite ajuste das amplitudes, positiva e negativa do impulso.

17

Na

figura

ao por

lado um em

mostra-se

um

esquema de um gerador de impulsos constitudo astvel multivibrador com um ligado srie

multivibrador monoestvel, em que a frequncia dada por: f=0,693/(RC), pode ser variada, mantendo a simetria da onda quadrada, variando quer R ou C. Por multivibrador de entende-se estgios um com
Figura 7.15: Circuito bsico de gerador de impulsos

amplificador

dois

realimentao positiva, em que um dos dispositivos activos se encontra em saturao, gerando portanto na sada uma onda quadrada. O propsito de se utilizar no circuito um multivibrador monoestvel (one-shot) para proporcionar um impulso de sada de baixa durao, sempre que este seja excitado (aplicao de um impulso sua entrada). O multivibrador monoestvel tem um estado estvel e um estado instvel. O circuito funciona no estado estvel at que um impulso de entrada o leve para o estado instvel, produzindo deste modo um impulso de sada. A durao do impulso de sada dada por:
Figura 7.16: Formas de onda do gerador de impulso da figura 7.15.

t = R3C 3 ln(

R1 + R2 ) . Se R1=R2, obtm-se t=0,693RC. R3

O circuito R4C2 designado de diferenciador. A sua funo a de proporcionar um pico de curta de durao capaz de disparar o multivibrador monoestvel. O propsito do dodo D1 o de curto-circuitar massa a parte negativa do impulso de disparo. Problema 7.6-Determine a frequncia, a largura de impulso e o duty cycle do circuito que se mostra . Resoluo. A frequncia da onda quadrada gerada pelo multivibrador estvel dada por: f=0,693/(RC), donde se obtm f=0,693/(75k10nF)=924 Hz.A largura do impulso determinada a partir da relao ms. t=0,693R3C3=0,69350k5nF=0,173

18

Para se determinar o duty cycle temos de calcular primeiro o perodo do impulso que : T=1/f=1/924= 1,08 ms. Nestas condies tem-se D=0,173/1,08= 16%. Uma das aplicaes do gerador de impulsos so largamente utilizados na implementao e desenvolvimento de circuitaria digital. Os geradores de impulsos so tambm utilizados como moduladores de klistres ( amplificador a vlvulas utilizado para gerar ou amplificar sinais de microondas) e outras fontes de rf, de modo a obter-se uma potncia de pico elevada, simultaneamente com valores mdios de potncias dissipadas baixas. Oura das aplicaes do gerador de impulsos na determinao de falhas em cabos de transmisso linhas telefnicas, estmulos de sinais vitais em fisiologia e biologia, accionar lasers e estimular a transmisso de dados. 7.4.2 Gerador de varrimento de frequncia Geradores de varrimento de frequncia so instrumentos que proporcionam uma onda sinusoidal na faixa das rdio frequncia, em que a frequncia se pode fazer variar, de forma suave e continua, ao longo de toda a banda. O sinal de sada destes instrumentos uma forma de onda modulada em frequncia. Basicamente um gerador de varrimento de frequncia no mais do que um oscilador de rf que incorpora a circuitaria necessria para fazer variar de forma continua e suave e o sinal de sada, numa faixa elevada de frequncias. Tipicamente o circuito incorpora os componentes mostrados no diagrama de blocos que se segue, onde sobressai o oscilador controlado por tenso, um instrumento que produz uma tenso de sada em que a frequncia dependente da amplitude do sinal de entrada.

Figura 7.17: Diagrama de blocos de um gerador de varrimento

Neste circuito, um sinal de um gerador de dente de serra de baixa frequncia aplicado ao oscilador controlado por tenso, dando origem a uma frequncia controlada por tenso. A colocao de um filtro (IF), de forma a seleccionar a frequncia pretendida, associada a uma dada amplitude. A utilizao de um detector de amplitude, permite converter o sinal num sinal dc que varia no tempo que pode ser visualizado por um CRT, em que a base de tempo sncrona com o sinal do gerador de dente de serra.

19

Na figura 7.18, mostramos um destes circuitos, onde se pode ver o gerador de dente de serra (sawtooth generator) controla um oscilador controlado por tenso (N2) que funciona a uma frequncia central fixa de 1 MHz (XR2209), determinada pelas componentes externas R e C. O varrimento em frequncia controlado pela amplitude do sinal de dente de serra, determinada pelo potencimetro R8. A sada do sinal de varrimento de 1 MHz misturada com um sinal de um gerador externo, num misturador duplamente balanceado (N3, realizado pelo circuito MC1496), que tem por funo balancear os dois sinais de entrada e fornece duas frequncias, correspondentes soma e diferena das frequncias dos sinais de entrada. A sada do misturador fornece um sinal com uma frequncia volta dos 20 MHz, com um decaimento do sinal de sada, quando a frequncia se aproxima dos 25 MHz. Nas baixas frequncias, o desempenho deste dispositivo limitado aos 100 kHz, pela indutncia primria do transformador de acoplamento TI, que possu um ncleo de ferrite. O nvel da amplitude do sinal de sada determinado pelo potencimetro R24, acoplado ao circuito pelo andar seguidor de emissor V1, de forma a proporcionar uma impedncia de sada baixa. Os valores tpicos deste sinal so entre 0,1 a 0,5 V de tenso pico a pico.

Figura 7.18 Gerador de varrimento entre os 100kHz t e os 25MHz, onde se destacam os circuitos do gerador de dente de serra; do oscilador controlado por tenso; e do misturador.

20

Para se ajustar o gerador de varrimento para uma dada frequncia de sada o que se faz seleccionar o gerador externo para uma frequncia de 1 MHz, retirada da frequncia pretendida, no sendo necessria qualquer outra sintonia. Qualquer outra frequncia parasita removida pelo filtro IF. Sob o ponto de vista operacional, no necessrio que a frequncia central fixa do gerador seja muito precisa. Contudo, se a estabelecermos precisamente a 1 MHz, torna-se obvia qual a frequncia a usar pelo gerador externo. Tal consegue-se por ajuste do condensador varivel C7. a) Circuito detector Para se converter o sinal de rf num sinal dc de amplitude varivel recorre-se a um detector de amplitude modulada (AM). A constante de tempo do filtro rf deve ser tal que permita a remoo do rudo associado (ripple) e suficientemente baixa de forma a permitir que este siga as variaes de amplitude. Na figura 7.19 mostra-se esse circuito, em que se utilizaram dodos de germnio D1 e D2, de modo a reduzir erros associados referncia de O V. O circuito contm um andar preamplificador de rf, constitudo pelos transstores V1 e V2, cuja funo de proporcionarem o ganho de sada pretendido (compensao de perdas)

Figura 7.19- O circuito detector

b) Leitura das curvas de sada Ao traar-se as curvas de resposta dos filtros, que constituem o nosso gerador, obtm-se algumas formas caractersticas nas curvas, traduzidas em salincias ou cotovelos. Muitas destas perturbaes tm a ver com a largura de banda de funcionamento, determinada pelos pontos a partir dos quais a amplitude do sinal se reduz de 70,7% ou seja de -3dB (em escala logartmica). Assim, para se medir a largura de banda, o procedimento adoptado o seguinte: ajustar a frequncia mnima de forma a que se obtenha uma amplitude de sinal igual a 70% do valor da sua amplitude mxima. Nesta condio, tire-se o valor da frequncia do gerador externo. 21

Reajuste-se a frequncia do sinal do gerador, mas agora para a frequncia mxima para a qual se observa o mesmo decrescimento da amplitude do sinal aplicado. Assim, na posse da frequncia mnima e mxima a partir das quais a amplitude do sinal comea como que a variar linearmente com a frequncia do sinal aplicado (em escala Log!), possvel inferir-se o valor da respectiva largura de banda.

Figura 7.20: Medio da largura de banda.

A calibrao da amplitude do gerador algo que exige alguma pacincia. Para medir a largura do varrimento, devemos escolher uma boa da curva e ajust-la ao reticulado de um osciloscpio. Esse valor de amplitude e frequncia devem ser registrados. Depois varie-se de novo a frequncia de modo a que essa mesma bossa ou cotovelo passe a coincidir com o final do traado do osciloscpio. Volte-se de novo a medir essa frequncia. A diferena entre os valores das frequncias d-os a largura de banda desejada e a sua correlao com a variao de amplitude desejada, com a qual se encontra relacionada. O ajuste final requer a repetio desta media, de forma a se determinar o seu grau de reprodutividade e o erro associado ao processo de medida. Uma das principais aplicaes do gerador de varrimento na amostragem das curvas de resposta dos vrios andares que constituem os receptores rdio e de TV. 7.5 Circuitos temporizadores Os circuitos integrados temporizadores foram introduzidos pela primeira vez na dcada dos anos setenta, do sculo XX (por exemplo, MC1455). Estes circuito so os que permitem gerador sinais adequados para controlo temporal. Todos os circuitos temporizadores tm o seu funcionamento baseado no principio de carga e descarga de um condensador C atravs de uma resistncia R. O produto RC determina a constante de tempo do circuito.

22

Neste caso, a tenso aos terminais do condensador sobe desde zero a cerca at ao valor da tenso dc aplicada. O tempo que demora o condensador a carregar-se com cerca de 63,7% da tenso aplicada, corresponde constante de tempo do circuito, dado perlo produto RC. O tempo de resposta determinado pelo tempo que o circuito demora a atingir 36,8% do valor da sua carga mxima.

Figura 7.21 (a) carga e (b) descarga de um circuito RC, mostrando os modos de determinao das respectivas constantes de tempo.

O modo de carga e descarga do condensador traduzido pelas equaes j nossas conhecidas:

VC = V E (1 e t / RC ) , para a carga e V0 = VC e t / RC , para a descarga. Da anlise destas


equaes tambm constatamos que o ponto de descarga a que se tira a constante de tempo corresponde a 1 / e 0.37 . Assim sendo, se tivermos um oscilador qualquer que aplique um impulso a um circuito RC, a forma do sinal ser dependente das constantes de tempo vistas do circuito.

23

Figura 7.22a) Circuito teste RC

Figura 7.22 b): forma de sinal de sada de um circuito RC simples (R=R).

O circuito comercial utilizado o que se mostra na figura ao lado, que permite o controlo temporizado de sinais, de grande utilidade em sistemas de controlo automtico de processos industriais. Neste caso, a aplicao de um sinal trigger entrada, permitir obter uma sada cujo perodo determinado pela constante RC. Em termos prticos, o 555 um oscilador controlado, cujo esquemtico o que a seguir se mostra.
Figura 7.22Circuito temporizador 555.

24

Figura 7.23 Esquemtico do circuito 555 utilizado em circuitos temporizadores.

O circuito 555 possui dois modos de funcionamento bsicos: um disparo e astvel. No modo de um disparo, o 555 actua como um multivibrador monoestvel. Isto um circuito que possui um nico estado estvel, que o estado de desligado (off). Sempre que seja disparado por um impulso de entrada, o estado monoestvel comuta para o seu estado temporrio, onde permanece por um tempo determinado pela constante de tempo RC do circuito. Depois desse intervalo de tempo regressa de novo ao seu estado estvel. Isto , o circuito monoestvel gera um impulso singular durante um dado intervalo de tempo fixo, sempre que receba entrada um impulso de disparo (trigger). Os multivibradores de um disparo so utilizados para ligar ou desligar um dado circuito externo em intervalos de tempo bem determinados (funo de relgio), ou provocar atrasos bem determinados a sinais. A sua grande aplicao actualmente no controlo de circuitos lgicos do tipo FLIP FLOP que so a base dos circuitos combinatrios digitais. A outra funo bsica do 555 como multivibrador astvel, isto , como oscilador. O multivibrador astvel gera um conjunto de impulsos rectangulares, que comutam do estado ligado a desligado, entre dois nveis de tenso de referncia. A frequncia dos impulso e o seu duty cycle so dependentes do circuito Rc, que determina a respectiva constante de tempo.

25

7.6 Questes de reviso geral No que segue apresentamos um conjunto de questes, de reviso do conjunto de assuntos expostos. 1. O que entende por potenciostato? Para que serve? 2. Indique o modo de funcionamento de um potenciostato. 3. Quais as diferenas principais entre um registrador Y-t e outro X-Y? 4. Como se obtm a condio de balanceamento num registrador? 5. Quais os trs principais constituintes de um registrador Y-t? 6. Que especificaes se devem ter em conta no processo de seleco de um registrador? 7. Qual a funo do detector de erro num registrador? 8. O que um servo-motor? Para que serve? 9. O que entende por oscilador e gerador. Quais so os dois principais circuitos utilizados em osciladores udio. 10. Quais so as duas condies que um circuito oscilante deve satisfazer? 11. Por que motivo um oscilador de rf no um circuito prtico, para ser utilizado em osciladores udio? 12. O que entende por um gerador de funes? 13. Qual a diferena bsica entre um gerador de onda quadrada e um gerador de impulsos? 14. Para que serve um gerador de impulsos? 15. O que entende por gerador de varrimento. Como funciona? 16. Qual a diferena entre um multivibrador astvel e um multivibrador monoestvel (de disparo singular). 17. Quais os principais constituintes de um gerador de varrimento. 18. O que entende por circuito temporizador. Diga como funciona. 19. Que componentes condicionam o tipo de resposta de um circuito temporizador. 20. Como procede para ler a largura de banda (em frequncias) de um dado sinal ou sistema. 21. O que entende por oscilador controlado por tenso?

26

Das könnte Ihnen auch gefallen