Sie sind auf Seite 1von 4

O principal objeto de estudos da sociologia de Emile Durkheim so os fatos sociais.

Para ele os fatos sociais so todos aqueles fatos que tem uma repercusso coletiva, que atingem o conjunto da sociedade, ou pelo menos a maior parte dela. Um dos princpios dos fatos sociais o da exterioridade, nesse caso os fatos sociais devem ser entendidos como normas ou regras sociais. Quando a criana nasce, o mundo j est pronto (a sociedade j est pronta, com suas regras e papeis sociais). Resta ao individuo aprender a respeitar e obedecer s regras. Podemos dizer que a pessoas passa pelo processo de socializao, quando a famlia educa a criana para respeitar as regras sociais. Nesse sentido, os fatos sociais so exteriores ao individuo, na medida em que, eles so normas e regras sociais que j existem no mundo antes da criana nascer. Nem sempre o ser humano tem um bom comportamento diante das regras estabelecidas pela sociedade. Cada individuo manifesta uma reao quando a norma a ser no do seu agrado.

Durkheim acreditava que o normal se referia aquele comportamento social que no foge a mdia dos comportamentos sociais produzidos pela conscincia coletiva de uma determinada sociedade. Digamos que o comportamento social normal est dentro daquilo que a sociedade considera comportamento correto. Exemplos: Na ndia a vaca sagrada, portanto deve ser sempre protegida. No Ocidente apenas um animal que existe para alimentar o homem. Se os fatos sociais so entendidos como regras, normas sociais, quando a pessoa deixa de cumprir as normas sociais ela sofre de parte da sociedade uma punio, uma penalidade, que a sano social. Quando as sanes no esto inscritas em um determinado texto, pois as regras so transmitidas oralmente pela tradio, pelos costumes, pela moral, normalmente a falta punida com o isolamento social ou com palavras preconceituosas.

Durkheim foi o primeiro socilogo a estabelecer uma relao entre suicdio e sociedade. Ele estava interessado em explicar a influncia da sociedade no suicdio. So 4 as classificaes para o suicdio, segundo Durkheim: Suicdio altrusta: Quando a pessoa busca a morte como uma forma de defender, proteger a sociedade. Exemplos: pilotos kamikaze na 2 guerra mundial e homens bomba. Suicdio anmico: Quando o individuo deixa de acreditar nas instituies sociais (escola, famlia, justia e igreja). Diante dessa descrena a pessoa entra em um profundo desnimo e os laos que prendem os indivduos aos grupos amolecem. Suicdio egosta: A pessoa sente-se rechaada, isolada, expulsa do grupo social. O individuo passa a sofrer de depresso e outros sentimentos. Suicdio fatalista: A pessoa v na morte um valor, um princpio social importante a ser seguido. Exemplos: seitas de fanticos religiosos.

A sociologia de Weber relacionada ao suicdio de Durkheim. Weber, socilogo alemo do sculo XIX utiliza como objeto de estudo as aes sociais, no qual so praticadas pela sociedade, dotadas de sentido. As aes sociais racionais com relao a valores tratam-se de aes espontneas que o individuo pratica sob influncia das suas crenas pessoais, dos seus valores, da cultura familiar. J as aes sociais relacionadas a fins so aquelas praticadas mediante um clculo, um planejamento, uma premeditao. A pessoa age de uma determinada forma para chegar a um fim especfico. Tanto o suicdio quanto as aes sociais criadas por socilogos citados anteriormente se referem a comportamentos, valores e princpios que so ou no considerados ideais para a sociedade em geral. Talvez o suicdio para a maioria das pessoas no considerado bom e moralmente correto.

Para Durkheim a sociedade como se fosse um organismo. Um organismo vivo tem como objetivo principal manter-se vivo funcionando. Para isso que existem os laos de solidariedade social, os quais unem as pessoas em sociedade cumprindo ou no regras estabelecidas. A certeza que as pessoas se tornam dependentes uma das outras. Essa interdependncia o que podemos chamar de laos de solidariedade. Assim, por exemplo: de manh ao tomar caf a pessoa precisa no mnimo de um agricultor, que plantou o caf, de um pecuarista que cuidou do gado que gerou o leite.

Das könnte Ihnen auch gefallen