Sie sind auf Seite 1von 90

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE NCLEO UNIVERSITRIO DE TUCURU CAMPUS XIII CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM

M SEMINRIO INTEGRADOR

ASSISTNCIA DO ENFERMEIRO NA COMUNIDADE: Pesquisa com hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha, Tucuru-PA.

Daniela Rollin1 Danille Leo1 Moana Silva 1 Naiane Feitosa1 Vanessa Baia1

Tucuru - PA 2013
1

Daniela Rollin1 Danille Leo1 Moana Silva 1 Naiane Feitosa1 Vanessa Baia1

ASSISTNCIA DO ENFERMEIRO NA COMUNIDADE: Pesquisa com hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha, Tucuru-PA.

Seminrio integrador apresentado como requisito de avaliao referente ao 4 semestre, do curso de Graduao em Enfermagem, da Universidade Estadual do Par.

Tucuru PA 2013
2

LISTA DE SIGLAS

AVC ACS CE DNSP ESF HAS MS OMS PA SUS TCLE UBS VD

Acidente Vascular Cerebral Agente Comunitrio de Sade Consulta de Enfermagem Departamento Nacional de Sade Pblica Estratgia de Sade da Famlia Hipertenso Arterial Sistmica Ministrio da Sade Organizao Mundial de Sade Presso Alta Sistema nico de Sade Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Unidades bsicas de sade Visita domiciliar

SUMRIO

1. RESUMO 2. ABSTRACT 3. INTRODUO 4. JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVO


5.1. 5.2.

- Objetivo geral - Objetivos especficos - Sade do adulto - Hipertenso arterial sistmica (HAS) - Conceito - Dados epidemiolgicos - Grupos de risco - Diagnstico - Classificao da presso arterial no Brasil - Principais sintomas - Consequncias da hipertenso arterial sistmica - Medidas de controle - Medidas preventivas - Assistncia do enfermeiro na comunidade - Enfermeiro e Agentes Comunitrios de Sade (ACS) - Visita domiciliar do enfermeiro e as intervenes de enfermagem - Visita domiciliar de enfermagem na histria da sade pblica - Visita domiciliar na estratgia de sade da famlia - Mdia mensal de visitas domiciliares em tucuru - Hiperdia
4

6. FUNDAMENTAO TERICA
6.1. 6.2. 6.2.1. 6.2.2. 6.2.3. 6.2.4. 6.2.5. 6.2.6. 6.2.7. 6.2.8. 6.2.9.

6.3.
6.4.

6.5. 6.5.1. 6.5.2. 6.5.3.


6.6.

6.7. 6.8.

- Assistncia do enfermeiro a pacientes com HAS - Sistematizao da assistncia de enfermagem - Educao em Sade - Visita domiciliar ao paciente hipertenso

6.9.
6.10.

7. METODOLOGIA
7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5.

- Tipo de pesquisa - Aspecto tico da pesquisa - Cenrio da pesquisa - Sujeitos da pesquisa - Fases da pesquisa

8. RESULTADOS E DISCUSSES 9. CONSIDERAES FINAIS


10. 11.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APNDICE

12. ANEXO

1. RESUMO

ROLIM, Daniela et al. ASSISTNCIA DO ENFERMEIRO NA COMUNIDADE: Pesquisa com hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha, Tucuru-PA. 2013. 67 f. Seminrio Integrador. Curso de graduao em Enfermagem. Universidade do Estado Par, Par, 2013.

Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo que teve como objetivo analisar a assistncia de enfermagem que prestada aos hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru PA, por meio de um questionrio. Assim como, orientar e sensibilizar esses clientes hipertensos quanto ao tema, uma vez que atravs dos dados obtidos constatou-se que 88% dos entrevistados receberam informaes por meio do enfermeiro sobre a hipertenso arterial sistmica, no entanto, 12% nunca receberam, dados estes que nos permitem reforar o conhecimento j obtido pela maioria e repassar aos que no haviam sido orientados pelo enfermeiro. Das informaes geradas percebemos que a maioria dos hipertensos, ou seja, 94% qualifica a assistncia domiciliar do enfermeiro como boa e apenas 6% como regular, o que para ns um dado satisfatrio haja vista que o bom relacionamento e qualidade da assistncia a esse cliente crucial para o bem-estar do mesmo. O enfermeiro como profissional importante para o desenvolvimento da educao em sade para esclarecer aos hipertensos todas as suas dvidas, lhe assegurando a assistncia necessria.

Palavras chave: Assistncia. Enfermeiro. Hipertenso. Qualidade.

2. ABSTRACT ROLIM, Daniela et al. NURSING CARE IN THE COMMUNITY: Search with hypertension enrolled in the Family Health Strategy in the neighborhood of Matinha, Tucuru-PA. 2013. 67 f. Seminar Integrator. Undergraduate degree in Nursing. State University of Par, Par, 2013.

This is a quantitative and qualitative study that aimed to examine nursing care that is provided to hypertensive patients enrolled in the Family Health Strategy in Matinha neighborhood of the city of Tucuru PA, through a questionnaire. Like, orient and sensitize these hypertensive clients on the subject, since through the data obtained it was found that 88% of respondents received information through the nurse about hypertension, however, 12% never received, these data that allow us to enhance the knowledge already obtained by the majority and pass on to those who had not been instructed by the nurse. Information generated realize that most hypertensive patients, in fact, 94% qualified home care nurse as good and only 6% as regular, which for us is a really satisfactory considering that the good relationship and quality of care in the customer is crucial for the welfare of the same. The nurse as a professional is important for the development of health education for hypertensive patients to clarify all your doubts, assuring him the necessary assistance.

Key words: Assistance. Nurse. Hypertensive. Quality.

3. INTRODUO A hipertenso arterial uma condio clnica multifatorial caracterizada por elevados e sustentados nveis de presso arterial. Associada frequentemente, a alteraes funcionais e ou estruturais dos rgos de nosso organismo.(Jardim, 2007) Esta patologia afeta milhares de pessoas em todo o mundo e devido a magnitude do problema requer uma ateno especializada em todas as dimenses possveis de assistncia. Uma dessas dimenses e no momento da visita domiciliar realizada pelo enfermeiro, haja vista que o mesmo far acompanhamento necessrio a este levando em considerao o risco de alguma complicao grava ocasionada pelo aumento da presso arterial. Risco o qual ser constatado por outros membros da equipe de sade, como o caso dos agente comunitrios que esto diretamente ligados ao cliente hipertensos e ao enfermeiro intermediando que a assistncia a este paciente ocorra. Dentro dessa perspectiva, buscamos uma ateno voltada ao paciente e que promova a seu restabelecimento assim como o acompanhamento do seu tratamento, de forma humanizada e coerente.

4. JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema em questo surgiu atravs da percepo da importncia da assistncia de enfermagem na comunidade, e em especial a assistncia aos hipertensos cadastrados na ESF do bairro da Matinha, no municpio de Tucuru-PA, pois estes esto presentes em nmero elevado no bairro. As orientaes/informaes so indispensveis para o bem-estar dos clientes hipertensos, desta forma imprescindvel que os meios facilitadores para isso como, por exemplo, a visita domiciliar seja feita por profissionais capacitados. Sendo assim, o profissional enfermeiroexerce um papel relevante, por ser o responsvel pela coordenao das equipes das ESFs einstrutor-supervisor do trabalho do agente comunitriode sade (ACS), desta forma, trabalha frequentemente com a visita domiciliar, por mais que na maioria das vezes seja indiretamente. A realizao dessapesquisapode fornecer subsdiospara que os

conhecimentos produzidos e divulgados sejam incorporados na assistncia de enfermagem, sendo assim podem atingir diretamente a qualidade de vida dos clientes portadores de hipertenso arterial.

5. OBJETIVOS

5.1 - Objetivo geral

Analisar a assistncia de enfermagem que prestada aos hipertensos

cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru PA.

5.2 - Objetivo especfico

Identificar atravs da quantificao a qualidade da assistncia prestada

aos clientes hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru PA.

10

6. FUNDAMENTAO TERICA 6.1 Sade do adulto O aumento da expectativa de vida principalmente ao nascimento, uma conquista de muitas naes, principalmente entre aquelas que se encontram em processo de desenvolvimento como o Brasil. Conforme estimativas da Organizao mundial de Sade (OMS), entre os anos de 1950 e 2025 a populao de idosos no Brasil aumentar 16 vezes, contra cinco vezes a populao total, que levar o Brasil ser o sexto pas em nmeros absolutos de idoso do mundo, ou seja, ter cerca de 32 milhes de indivduos com 60 anos ou mais. No entanto a esse aumento da expectativa de vida tem-se a maior possibilidade do aumento de doenas comuns no envelhecimento, que em muitas ocasies esto relacionadas s condies de vida, tais como alimentao e estilo de vida. Estas implicam na utilizao dos servios de sade por tempo prolongado. Neste aspecto,observa-se que o processo de envelhecimento no dever estar direcionado para uma viso curativa,mas sim preventiva onde segundo a OMS, no deve estar restrito a ausncia de doena,mas sim a um estado positivo completo bem estar fsico, psquico e social. As principais patologias que acometem a essa populao so Diabetes de Miellitus, infarto agudo do miocrdio, acidente vascular cerebral, insuficincia renal, colesterol e hipertenso arterial, est responsvel por altos ndice morbimortalidade em todo o mundo devidos as suas diversas complicaes ocasionado pelo aumento exarcebado da presso arterial. 6.2 - Hipertenso arterial sistmica (HAS) A hipertenso arterial, mais popularmente chamada de "presso alta", est relacionada com a fora que o corao tem que fazer para impulsionar o sangue para o corpo todo. Mais para um individuo ser considerado hipertenso, preciso que a presso arterial alm de ser mais alta que o normal, permanea elevada (CICCO, 2007).
11

De acordo com Oliveira (2004) a Hipertenso Arterial Sistmica (HAS) somente passa a provocar sintomas quando os rgos-alvo comeam a no mais suportar as alteraes que sofreram para se adaptar aos nveis tensionais elevados. Entretanto, tais alteraes no so precoces, surgem geralmente aps mais de dez anos de presena da doena atravs de complicaes graves, fato justificado pela evoluo assintomtica que a HAS apresenta. Deve-se ter como objetivo uma conduta preventiva que pode ser conseguida mediante o diagnstico precoce e o tratamento da HAS. 6.2.1. Dados pidemiolgicos A populao brasileira atualmente de 190.755.799 pessoas, destas a hipertenso arterial afeta mais de 30 milhes de brasileiros, so afetados pela hipertenso arterial sistmica. Onde, 30% dos homens adultos e 36% das mulheres, e o fator de risco mais importante para o desenvolvimento das doenas cardiovasculares que representam as maiores causas isoladas de mortes no pas. Embora predomine na fase adulta, sua prevalncia em crianas e adolescentes no desprezvel. E cerca de 75% dessas pessoas recorrem ao Sistema nico de Sade (SUS) para receber atendimento na Ateno Bsica.(Malachias, 2010) Analisando a hipertenso arterial sob a tica do nmero de pessoas atingidas por essa patologia, torna-se evidente as propores do problema, vindo a repercutir em todos os nveis de ateno a sade. Mas na ateno primria em sade (ateno bsica) que podemos encontrar o maior contingente de clientes carentes de intervenes para o controle da presso arterial, como tambm, o local propcio para se prevenir e evitar as complicaes. A hipertenso arterial um dos principais fatores de risco de morbidade e mortalidade crdio e cerebrovascular, sabendo-se que a sua presena duplica o risco cardiovascular e que o primeiro fator de risco para acidente vascular cerebral- AVC. Cerca de 90% das pessoas em estgio final da doena renal tem histria de hipertenso. Ressalta-se, ainda, o seu alto custo social, visto que a mesma responsvel por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absentesmo no trabalho em nosso meio.

12

6.2.1.1 - Dados regionais No estado do par no ano de 2012 foram registrados 276.363 casos de hipertenso, considerando o somatrio de 137 municpios. E no municpio de Tucuru o nmero de hipertensos cadastrados em 2012 totaliza-se 3.614 casos. E o percentual de hipertensos que foram estratificados como risco baixo em relao ao nmero de cadastrados no sistema de 9% (nove por cento), j o percentual de hipertensos que foram estratificados como risco muito alto em relao ao nmero de cadastrados no sistema de 12% (BRASIL, 2012). 6.2.3 - Grupos e fatores de risco De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2008), pessoas com histria familiar de hipertenso podem apresentar maior risco para a doena. Deve-se ento pesquisar se na famlia existe pessoas hipertensas. O estresse psicolgico e o sedentarismo ainda aguardam provas mais definitivas de participao como fatores de risco, embora existam evidncias de que sua modificao pode ser benfica no tratamento da hipertenso arterial. Os nveis elevados de presso arterial so facilitados por: elevada ingesto de sal, baixa ingesto de potssio, alta ingesto calrica e excessivo consumo de lcool. Os dois ltimos fatores de risco so os que mais contribuem para o desenvolvimento de peso excessivo ou obesidade, que esto diretamente relacionados elevao da presso arterial. O papel do teor de clcio, magnsio e protena da dieta na preveno da presso arterial ainda no est definido. O aumento do risco cardiovascular ocorre tambm pela agregao de outros fatores, tais como tabagismo e dislipidemias - alteraes nos nveis de colesterol e triglicrides, intolerncia glicose e diabetes mellitus. (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2008) 6.2.4 - Diagnstico Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2010), a hipertenso arterial sistmica (HAS) diagnosticada pela deteco de nveis elevados e sustentados de presso arterial(PA) pela medida casual. A PA deve ser realizada
13

em toda avaliao por mdicos de qualquer especialidade e demais profissionais da sade. Medida da presso arterial: Os procedimentos de medida da presso so simples e de fcil realizao. Contudo, nem sempre so realizados de forma adequada. Algumas condutas podem evitar erros, como, por exemplo, o preparo apropriado do paciente, o uso de tcnica padronizada e de equipamento calibrado. Equipamentos para medida da presso arterial: A medida da PA pode ser realizada pelo mtodo indireto, com tcnica auscultatria e com uso de esfignomanmetro de coluna de mercrio ou aneride devidamente calibrado, ou com tcnica oscilomtrica pelos aparelhos semi - automticos digitais de brao validados, estando estes tambm calibrados.O aparelho de coluna de mercrio o mais adequado.O aneride deve ser testado a cada seis meses e os eletrnicos so indicados somente quando validados. (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2010) Rotina Diagnstica: Realizar no mnimo duas medidas da presso por consulta, na posio sentada, e se as diastlicas apresentarem diferenas acima de 5 mmHg, fazer novas medidas at se obter menor diferena. Na primeira avaliao, as medies devem ser obtidas em ambos os membros superiores. Em caso de diferena, utilizar sempre o brao de maior presso.Recomenda-se que as medidas sejam repetidas em pelo menos duas ou mais visitas antes de confirmar o diagnstico de hipertenso. Aferio da PA, segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia (2010): 1. Certificar-se que o cliente no est com a bexiga cheia; praticou exerccios fsicos; ingeriu bebidas alcolicas, caf, alimentos ou fumou at 30 (trinta) minutos antes. Manter pernas descruzadas e brao na altura do corao. 2. Deixar o cliente descansar por cinco a dez minutos. 3. Usar manguito de tamanho adequado (bolsa de borracha com largura = 40% (quarenta por cento) e comprimento = 80% (oitenta por cento) da circunferncia do brao). 4. Palpar o pulso radial e inflar at seu desaparecimento para estimar a sistlica.
14

5. Posicionar a campnula do estetoscpio sobre a artria braquial. 6. Inflar rapidamente at ultrapassar 20 (vinte) a 30 (trinta) mmHg o nvel estimado da presso sistlica. Desinflar lentamente. 7. Determinar a sistlica no aparecimento dos sons e a diastlica no desaparecimento dos sons. No arredondar os valores para dgitos terminados em zero ou cinco. A medida na posio ortosttica deve ser feita, pelo menos, na avaliao inicial, especialmente em idosos, diabticos,portadores de disautonomias, dependentes do lcool e usurios de medicao anti - hipertensiva. 6.2.5 - Classificao da presso arterial A classificao da HAS foi construda de acordo com o provvel impacto de risco para maiores de 18 anos. A categorizao foi aceita em grande parte do mundo, incluindo a Europa. O Plano de Reorganizao da Ateno hipertenso e ao Diabetes Mellitus de 2001 e IV Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial de 2002 seguem esses parmetros: Classificao tima Normal Limitrofe Hipertenso Estgio 1 (leve) Estgio 2 (moderada) Estgio 3 (grave) Sistlica isolada Presso Sistlica (mm Hg) < 120 < 130 130 139 Hipertenso 140 159 160 179 180 140 Presso Diastlica (mm Hg) < 80 < 85 85 89 Hipertenso 90 99 100 109 110 < 90

Obs: O valor mais alto de sistlica ou diastlica estabelece o estgio do quadro do hipertensivo. Quando as presses sistlica e diastlica situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser utilizada para a classificao do estgio.

Fonte: IV Diretrizes Brasileiras de Hipertenso (2002, p. 05).

A classificao mais recente referida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia baseada em parmetros norte-americanos (JCN VII, 2003). Porm na classificao atual, a presso ideal abaixo de 120 sistlicas e 80 diastlicas, acima destes valores considera-se o estgio de pr-hipertenso.
15

O Ministrio da Sade (MS) considerava a faixa como ideal, onde h menos riscos parra o aparelho cardiovascular. Em contrapartida, sabe-se que quanto mais rpido forem implementadas mudanas no estilo de vida, maiores so as chances para um bom prognstico para a doena crnica em questo. Reforando, assim, a importncia do aspecto preventivo inserido nas consultas de enfermagem ao cliente portador de hipertenso. 6.2.6 - Principais manifestaes clnicas De acordo com Lima (s/d), geralmente essa morbidade no apresenta sintomas (assintomtica). Pode haver cefalia, tonteiras ou/e turvao da viso quando a PA estiver muito elevada, mas essas so manifestaes clnicas gerais que no auxiliam muito no diagnstico de HAS. As leituras da PA devem ser utilizadas (dentre outros procedimentos mdicos) para diagnosticar os casos. 6.2.7- Consequncias da hipertenso arterial sistmica Segundo Sales&Tamaki(2007), a preocupao com a hipertenso arterial sistmica (HAS) provm de sua contribuio para a morbimortalidade causada por doenas cardiovasculares, sendo que, mesmo quando essas doenas no so fatais,as mesmas levam com frequncia invalidez parcial ou total, comgraves repercusses tanto para o indivduo, quanto para sua famlia e at mesmo para aprpria sociedade. A HAS, por exemplo, aumenta em sete vezes o risco de acidente vascular cerebral (AVC), tornao risco de infarto do miocrdio trs vezes maior, acausa mais comum de insuficincia cardaca e associa-se com aneurismas em 60% a 80% dos casos. O ventrculo esquerdo do corao pode haver um espessamento (hipertrofia ventricular esquerda), medida que age para bombear o sangue contra a presso elevada (SMELTZER E BARE,2006). Dentre os fatores de risco cardiovascular, a HAS um dos mais importantes, afetando quase 20%da populao com mais de 20 anos. Doenas cardiovasculares, tais como AVC,insuficincia cardaca e cardiopatia isqumica, tmsido a primeira causa de morte na grande maioria dospases desde a primeira metade do sculo passado (SALES &TAMAKI, 2007).
16

De acordo com Oliveira (2004) a Hipertenso Arterial Sistmica (HAS) somente passa a provocar sintomas quando os rgos-alvo comeam a no mais suportar as alteraes que sofreram para se adaptar aos nveis tensionais elevados. Entretanto, tais alteraes no so precoces, surgem geralmente aps mais de dez anos de presena da doena atravs de complicaes graves, fato justificado pela evoluo assintomtica que a HAS apresenta. Diz ainda o autor, que se deve ter como objetivo uma conduta preventiva que pode ser conseguida mediante o diagnstico precoce e o tratamento da HAS. 6.2.8- Medidas de controle A hipertenso arterial sistmica (HAS) pode, em muitos casos, ser controlada apenas com medidas higinico-dietticas(alimentao adequada, atividade fsica, absteno de fumo e bebida alcolica e controle de peso), embora emoutros casos seja necessrio o uso concomitante de tratamento medicamentoso (SALES &TAMAKI, 2007). Segundo Silva et. al. (2006), o Programa Sade da Famlia (PSF):
Criou condies para a construo de um novo modelo assistencial em que a ateno sade est focalizada na famlia e na comunidade, utilizando prticas que visam estabelecer novas relaes entre profissionais de sade, indivduos, suas famlias e comunidade.

A equipe de Sade da Famlia, na busca docontrole de riscos em nvel individual, desenvolvepropostas educacionais que permitiro ao indivduo aescolha de seu estilo de vida de modo racional eautnomo (SCHOLZE & SILVA, 2005). Aos servios de sade compete fornecerassistncia adequada e orientao para viabilizar as melhorias e/ou mudanas de estilo de vida, assim estar tambm trazendo benefcios para toda a comunidade. 6.2.8.1 - Controle no medicamentoso As medidas de controle no medicamentoso da HAS situam-se, emgrande parte, no componente estilo de vida, pois sua adoo envolve mudana de hbitos, o que dependeprincipalmente do indivduo. Estas so as

17

chamadasmedidas de controle higinico-dietticas da HAS que incluem meios importantes para o seu controle (SALES &TAMAKI, 2007). Segundo o Ministrio da Sade (s. d.), deve ser utilizado no s pelo indivduo hipertenso, mas tambm porpessoas que tenham tendncias a se tornar hipertensas. Esse tratamentoinclui mudanas no estilo de vida, como: Preferir alimentos saudveis (aves, peixes sem pele, frutas, verduras, legumes, cereais e leite desnatado); Moderar o consumo de lcool, massa, carnes vermelhas, ovos e sal; Evitar embutidos, enlatados, frituras e molhos picantes; Manter seu colesterol sob controle;
Procurar servio de sade para avaliao de suas condiesfsicas Praticar atividade fsica regularmente.

Segundo Cooper (1987, 1991), o tratamento no-medicamentoso indicadopara todos os pacientes portadores de hipertensoarterial. E para tratamento de indivduos com pressoarterial diastlica menor que 104 mmHg e sem lesesem rgos-alvo, pode ser suficiente a aplicao de medidas higinicodietticas. 6.2.8.2 - Controle medicamentoso Segundo o Ministrio da Sade (1993), o tratamento medicamentoso, para os pacientes, s estar indicado caso as recomendaes do controle no medicamentoso no se mostrem eficazes ao fim deseis meses ou apaream leses em rgos-alvo,da a necessidade de conhecer como tais medidaspodem controlar a presso arterial e a maneira adequada de p-las em prtica. Uma vez diagnosticada a doenae avaliado o hipertenso, s omdico pode decidir quando sedeve tomar o medicamento e qual omais indicado para cada caso. (Ministrio da Sade, s. d.)

18

Nesse contexto, segundo a Revista Brasileira de Hipertenso (2010), o objetivo primordial do tratamento da HAS ea reduo da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. se possvel, a Assim, taxa os de anti-hipertensivos mortalidade. devem no s aos reduzir a pressoarterial (PA), mas tambm os eventos cardiovasculares fataise no fatais, e, Deve-se explicar pacientes, detalhadamente,a ocorrncia de possveis efeitos adversos,a possibilidade de eventuais modificaes na teraputicainstituda e o tempo necessrio para que o efeito pleno dosmedicamentos seja obtido. A no adeso ao tratamento tem atingido aproximadamente50% dos pacientes (TOLEDO et. al., 2007) e envolve aspectos biolgicos, psicolgicos,culturais e sociais. A falta de controle da pressoarterial, mesmo em pacientes acompanhados em unidades desade, frequente e regular (MOURA et. al., 2010).Este fato tem contribudo para onerar os custos do Sistema deSade. No Brasil, ocorreram 150.000 internaes por doenascardiovasculares, com custo global de 475 milhes de reais (TOLEDO et. al., 2007).As consequncias da no adeso ao controle medicamentoso quando solicitado, da hipertensoarterial caracterizam-se com o aumento dos custos sociais comabsentesmo ao trabalho, licenas para tratamento de sade,aposentadorias precoces por invalidez (SANTOS et. al., 2005), internaes, bitos ecomprometimento da qualidade de vida dos grupos sociais mais vulnerveis (TOLEDO et. al., 2007). Desta forma, faz-se mister o desenvolvimento de estratgiasde cuidado que contemplem os diversos elementos envolvidosno processo de adoecimento da HAS, como, por exemplo, as expressivastransformaes na vida dos indivduos nas esferas emocional,familiar, social e econmica, considerando que a maiorparte constitui-se de usurios do Sistema nico de Sade (SUS), sendo que esto embutidas dificuldades socioeconmicase culturais que podem tornar-se empecilhos nateraputicaadequada. A ateno/cuidado a esses clientes deve ser contextualizada as suas necessidades, alm de abordarnoes de autonomia, com o intuito depromover uma postura ativa na adeso teraputica (MOURA et. al., 2010). 6.2.9 - Medidas preventivas No caso especfico da HAS, as medidas paranormalizao dos nveis de presso, que constituem o objetivo do controle, envolvem mudana no estilode vida,
19

visando diminuir a influncia dos fatores derisco. Desse modo, o objetivo da ao do servio desade, que era o de remediar a doena, ganha um novodirecionamento, a preveno e o controle dos fatoresde risco (SALES &TAMAKI, 2007). Um assunto que est causando grande discusso entre os profissionais atualmente a preveno. Segundo Rouquayrol & Filho (2003), a preveno primria se faz com a interceptao dos fatores pr-patognicos e inclui a promoo da sade e proteo especfica para cada patologia. A orientao do Ministrio da Sade (2002) quanto preveno primria que a doena deve ser direcionada para remover os fatores de risco associados. Assim, deve-se enfatizar o controle do tabagismo, da obesidade, do sedentarismo, do consumo de sdio (sal), de bebidas alcolicas, o estmulo alimentao (dieta) saudvel e a prtica frequente de atividades fsicas; pois so fatores importantes para o controle preventivo da sade do indivduo. Quanto preveno secundria, Rouquayrol& Filho (2003) diz que realizada no indivduo, sob a ao do agente patognico, ao nvel do estado de doena, e inclui o diagnstico, o tratamento precoce e a limitao da invalidez. Segundo parmetros do Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Melito (BRASIL, 2001), a preveno secundria destina-se a deteco e o tratamento precoce da HAS. Nesse nvel a preveno tem como princpios alcanar a remisso da HAS quando possvel; evitar o aparecimento de complicaes e retardar a progresso do quadro clnico. Tendo em vista que, toda ao deve ser programada a partir da identificao de fatores de risco associados, leses em rgo-alvo e avaliao de co-morbidades. No que se refere preveno terciria, Rouquayrol& Filho (2003) descreve que consiste na preveno da incapacidade, por meio de medidas destinadas reabilitao. Sendo assim, aborda o processo de reeducao e readaptao de pessoas. Portanto, para o MS (2001), a preveno terciria tem por finalidade prevenir ou retardar o desenvolvimento de complicaes agudas e crnicas da HAS e tambm evitar mortes precoces. Faz-se tambm nesta fase a atuao visando a reabilitao de indivduos acometidos pelas complicaes. Silva & Lima (2006) dizem que o principal foco do profissional deve ser a preveno primria, pois a amplitude da patologia em questo na sociedade mundial
20

e a susceptibilidade das pessoas devido ao estilo de vida nocivo sade. A discusso deve se dar em volta dos mecanismos de adeso s mudanas que, na maioria das vezes, no ocorrem pela dificuldade na adeso ou inadaptao das pessoas devido ao apego a hbitos que so considerados normais e comuns, ou seja, que fazem parte do cotidiano das pessoas e acabam sendo mais cmodos, como o sedentarismo e a dieta hipersdica e hipercalrica. veemente que grande parte da populao mundial desinformada sobre a composio dos alimentos industrializados que consomem. De acordo com as IV Diretrizes Brasileiras de Hipertenso (2002), ao lado do controle de peso e da atividade fsica regular, reduzir a ingesto de sal so medidas de maior impacto na preveno da HAS, pois se associa menor elevao anual da presso arterial (PA). Percebe-se que as informaes/orientaes sobre medidas preventivas devem ser pblicas e de fcil acesso a populao, assim como outros possveis meios para aqueles clientes que recusem o servio de sade ao novo padro comportamental no que diz respeito s atividades fsicas, mudanas no padro alimentar e tambm aes em prol da sade mental. mister o despertar das pessoas para o autocuidado, para que assim, elas percebam as suas prprias necessidades, indagando-se sobre o que realmente preciso ter nos seus hbitos de vida para manter a sade. A ateno do indivduo sobre uma patologia a ser enfrentada um fator crucial que influencia na reao para a busca de melhorias. Desta forma, h a possibilidade de harmonizar a sade com o viver do cotidiano (SILVA & SOUZA, 2004). 6.3 - Assistncia do enfermeiro na comunidade O enfermeiro, atravs de sua qualificao profissional, contribui para a melhoria do atendimento, viabilizando a assistncia prestada e diminuindo todas as causas que comprometem a qualidade e a agilidade dos servios oferecidos. Figueiredo (2008) afirma que o enfermeiro para atuar junto s famlias precisa ser generalista, capaz de desenvolver estratgias, diante das diversas situaes. As atribuies do Enfermeiro tornam-se relevantes aquelas atividades em que se desenvolvem a educao para sade coletiva e individual (indivduo e
21

famlia) como meios de promoo a sade comunitria. Incluindo: palestras e aconselhamentos com o grupo de gestantes, adolescentes, crianas, adultos e idosos usando o conhecimento emprico da comunidade em seu favor, no expressando julgamentos, respeitando as crenas e aceitando a realidade local (BRUNNER & SUDARTH, 2003). O enfermeiro responsvel pela unidade lana um cuidado especfico e pessoal para cada cliente, conforme as suas necessidades, de forma afluir do individual para o coletivo. Realiza encaminhamento das consultas de rotina e controle, encaminhando indivduos no- aderentes s consultas mensais e aos controlados sem sinais de leso dos rgos alvos s consultas semestrais nas unidades bsicas de sade (UBS) alm do fato de fazer busca ativa dos ausentes. Outra atribuio do Enfermeiro a enfermagem domiciliar na qual sintetiza a sade comunitria (BRUUNER & SUDARTH, 2003). Para Horta (1979), este tipo de assistncia permite que enfermeiro

consiga eliminar ou pelo menos diminuir os riscos, alm do fato de ser capaz de mudar comportamentos (mesmo quando a comunidade em questo no est interessada) de sade atravs dos estgios: pr-contemplao, contemplao, preparao, ao e estgio de manuteno, nos quais o indivduo no primeiro estgio das famlias no interessado ou defensivo e no ltimo as mudanas so integradas no estilo de vida da cada indivduo com sua famlia. A Enfermagem comunitria atuante na ateno primria pode levar o indivduo a uma adaptao ao modelo de sade proposto (promoo a sade) por reconhecimento, anlise e pela avaliao de suas potencialidades por intervenes (Horta, 1979). De acordo com Brunner e Sudarth (2005), as estratgias de atuao do enfermeiro na promoo da sade comunitria se do pelo simples fato da existncia humana que de forma intensa e sem controle seja um fator de mal-estar. Isto faz com que o profissional de enfermagem, alm da excelncia tica e humanitria do cuidado, atua na educao para sade. A mudana no estilo de vida, hbitos e fatores de risco assim como a capacidade de promover a auto percepo e a autonomia de cuidado da comunidade onde atua tarefa primordial do Enfermeiro.
22

Devem-se avaliar as necessidades da sade pblica (da comunidade) e avaliar os recursos comunitrios disponveis e necessrios a seus clientes assim como, os requisitos de aceitabilidade (BRUUNER & SUDARTH, 2003). 6.4 - O enfermeiro e Agente Comunitrio de Sade (ACS) Um importante protagonista na atuao da assistncia comunitria o agente de sade (ACS) que trabalha juntamente com as aes e cuidados do enfermeiro na comunidade. O ACS um profissional que obrigatoriamente reside na rea onde executa suas atividades, devendo, portanto, entre outras atribuies, ser o responsvel por melhorar o acesso da sua comunidade aos servios de sade; desta forma, ele se torna um elo de ligao entre as necessidades de sade da populao e o que pode ser feito para melhorar suas condies de vida. A partir do momento em que o ACS integrado Estratgia Sade da Famlia (ESF), ele passa a conhecer sobre suas responsabilidades. (BACHILLI, 2008) O ACS tem um papel relevante na comunidade em que reside e atua, por residir na localidade de atuao, ele conhece, realmente, os problemas enfrentados pela comunidade, as demandas e necessidades peculiares de cada morador. O ACS tem conhecimento de que a sade o resultado das condies devida, do acesso ao trabalho, moradia e alimentao. Segundo Frazo (2006), o ACS deve ter a capacidade de enfrentar situaes e acontecimentos prprios de seu campo profissional (habilidades e competncias), com iniciativa e responsabilidade. O MS preconiza que o enfermeiro da ESF deve dar capacitaes a todos os ACS de sua unidade. O enfermeiro, atravs de palestras, uso de folhetos e cartazes explicativos e outros recursos audiovisuais, dever fornecer conhecimento imprescindveis capacitao do ACS, cuja capacitao deve fornecer embasamento terico sobre doenas, preveno e tratamento, e estimulando a realizao de um trabalho comunitrio, participativo e reflexivo sobre os diferentes aspectos do processo sade-doena.

23

Os agentes comunitrios de sade devem ser capacitados, para tanto se deve garantir a eles educao permanente para que desenvolvam plenamente suas capacidades, estimulando-os a realizar um trabalho comunitrio participativo, reflexivo sobre os diferentes aspectos do processo sade-doena. Para Bornstein (2008), obrigao do enfermeiro capacitar os agentes comunitrios de sade, no sentido de trazer diversos conhecimentos em torno da questo do processo de sade-doena e possibilitar que ele incorpore outros saberes presentes no cotidiano das famlias e no conhecimento de suas necessidades. O profissional enfermeiro da ESF deve ressaltar aspectos importantes no processo de formao do ACS, como: o perfil do profissional a ser capacitado (que tenha responsabilidade, atitude, desempenho em equipe, inteligncia prtica), suas necessidades de formao e qualificao, e que competncias devem ser desenvolvidas ou adquiridas no processo educacional. Desta forma, a responsabilidade pela capacitao e pela educao permanente do ACS, inserido na ESF, do enfermeiro.(BRASIL, 2001) Ou seja, v-se a como o processo de comunicao e educao entre esses profissionais importante para que a assistncia prestada a comunidade ocorra de maneira satisfatria. De acordo com Souza (2005), a comunicao um instrumento bsico se tratando na atuao da enfermagem, pois torna possvel um relacionamento entre o enfermeiro, equipe, cliente atribuindo qualidade ao servio prestado, contribuindo assim para o bem-estar do cliente. O enfermeiro do PSF tem o constante papel de educador atuando tanto na equipe como diretamente na comunidade desenvolvendo atividades que ofeream condies para a promoo e preveno da sade. So criadas aes de ateno bsica que enobrece a atuao do enfermeiro como educador pois o profissional est trabalhando diretamente com famlia conhecendo a fundo a verdadeira realidade por ela vivida. A educao em sade um processo constante na profisso do enfermeiro, principalmente o profissional que est envolvido na sade pblica
24

atravs das praticas educativas. O enfermeiro, como educador em sade, deve ser capaz de influenciar na construo de novos paradigmas. A formao recebida pelo profissional de sade muito importante, pois resultam na capacitao de um enfermeiro educador, ou seja, um profissional que, atravs de aes educativas conscientiza a populao sobre a importncia de uma sade integral e, no apenas , a erradicao de doenas. 6.5 - Visita domiciliar do enfermeiro e as intervenes de enfermagem

O Ministrio da Sade em seu Manual de condutas de Enfermagem em Sade da Famlia conceitua a visita domiciliar como:
[...] uma atividade utilizada com o intuito de subsidiar a interveno no processo sade doena de indivduos ou o planejamento de aes visando promoo de sade da coletividade. A sua execuo ocorre no local de moradia dos usurios dos Servios de Sade e obedece uma sistematizao prvia (TAKAHASHI e OLIVEIRA, 2001, p. 43).

As visitas domiciliares permitem ao visitador (re)conhecer, a cada rua e domiclio visitado, as necessidades reais e as possveis solues que a comunidade coberta pela ESF oferece. Os enfermeiros devem funcionar como radares humanos a captar o que concreto e o que subjetivo, o que est ali onde a populao habita e que pode indicar intervenes. Essas intervenes podem ser imediatas e concretas, ou induzir a captar nos movimentos expressivos da famlia algo merecedor de ateno: um nariz que escorre secreo; um choro diferente (da criana); panelas ou geladeiras vazias; torneira sem gua; esgoto que passa na calada; corpo com frio, sem roupa; uma gestante sem controle; crianas ou idosos sem vacinas; poeira no teto, janelas fechadas; pouca iluminao. Assim, na VD pode-se ir casa das pessoas para tratar de um determinado problema detectado na unidade; por solicitao do agente comunitrio de sade; quando o problema de sade envolve a famlia como, por exemplo, a existncia de doenas contagiosas, casos caractersticos de riscos ambientais que
25

contaminem a gua e alimentos, bem como uma visita domiciliar de promoo da sade. Isso indica que temos potenciais situaes que demandam a presena do enfermeiro e 6 outras onde vamos casa para conhecermos as pessoas ou por uma rotina de visitar a todos os domiclios para identificarmos um diagnstico situacional. No entanto, a visita domiciliar implica na necessidade de conhecer a famlia, criar vnculos para poder entrar em sua casa, a partir do desejo e da permisso de seus membros em aceitar a nossa presena, o que envolve participar de sua dinmica e de seus problemas. Mesmo sendo a visita domiciliar necessria, no podemos deixar de considerar que somos invasores, sujeitos estranhos famlia.
A visita surge tambm como um mecanismo de criao de vnculos, sendo este representado pelos profissionais como um estado de respeito e de confiana conquistado por eles em relao aos usurios e construdo por meio da convivncia e do contato constante [...] (SAKATA et al, 2007, p. 662).

6.5.1 - A visita domiciliar de Enfermagem na Histria da Sade Pblica no Brasil Para analisar e entender a atuao do Enfermeiro nas visitas domiciliares do sculo XXI, acreditamos ser pertinente retomarmos alguns pontos histricos do sculo XX. Em 1921, a necessidade de uma reforma sanitria resultou na criao do Departamento Nacional de Sade Pblica (DNSP) que teve como diretor o sanitarista Carlos Chagas. Ento em 1922, Carlos Chagas d incio implantao do Servio de Enfermeiras do Brasil sob a direo da enfermeira americana Ethel Parsons (FREIRE e AMORIM, 2008). Parsons deu seguimento a Misso Parsons, no processo de criao do Servio de Enfermeiras, no DNSP, e atuou no Brasil por dez anos. Ela pretendia com seu trabalho treinar e diferenciar as visitadoras de sade das enfermeiras visitadoras (Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz,1832-1930). Um dos objetivos de Ethel Parsons foi exatamente mudar o conceito que se fazia da enfermagem para que ela tivesse condies de atrair elementos de extratos sociais mais aquinhoados. Ela estava preocupada com o padro de formao das enfermeiras modernas no sentido tcnico e moral. A racionalidade do
26

trabalho que queria introduzir estava associada padronizao de condutas e atitudes da enfermeira em sua relao com a sociedade (PEREIRA NETO, 1997). Para isso, foi criado um Curso de Emergncia para visitadoras de sade (1922) para ampliar os conhecimentos tericos e prticos de Enfermagem. Um ano aps sua criao, este curso apresentava o seguinte quadro de disciplinas (Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz,1832-1930): tuberculose, doenas venreas e da pele; higiene individual e pblica; arte da enfermeira de sade pblica; higiene infantil; doenas epidmicas e tropicais; problemas sociais; obstetrcia e ginecologia; e tratamentos mdicos. A implantao da enfermagem moderna no Brasil se deu no bojo da reforma Carlos Chagas (1923 - 1927), onde havia a necessidade de se combater as epidemias e endemias no mbito domiciliar. De acordo com Freire e Amorim (2008, p. 117) no incio da dcada de 1920:
[...] as atividades de enfermagem de sade pblica eram realizadas pelas visitadoras domiciliares, cujo trabalho era caracterizado pelo esforo em educar as famlias para melhores condies de sade e ainda realizar cuidados de cabeceira daqueles que elas encontravam enfermos.

Logo, as visitas domiciliares seriam uma prtica essencial, porm os mdicos resistiam a esta prtica por acreditarem ser imprprio a sua profisso e pouco cientfico, estar de rua em rua, de casa em casa, de quarto em quarto. Assim a enfermagem assume este papel no Brasil. Neste mesmo perodo, nos Estados Unidos da Amrica (EUA) um documento denominado Relatrio Goldmark descreve a importncia da atuao da Enfermagem de sade pblica em diferentes comunidades nas visitas domiciliares e como essa atuao se organizava.
[...] organizao do servio das enfermeiras visitadoras, as cidades grandes eram, nos EUA, divididas em distritos, tendo geralmente uma enfermeira visitadora para cada distrito. Para a direo das enfermeiras em campo tinham as enfermeiras supervisoras, que deviam exercer uma superviso direta sobre o trabalho das enfermeiras visitadoras e aconselh-las em casos difceis, sendo a responsvel pela qualidade do trabalho prestado dentro de sua jurisdio. Cada enfermeira tinha seu prprio distrito, com um

27

posto de sade como um centro para suas atividades, e onde os mdicos atendiam vrias vezes por semana (FREIRE e AMORIM, 2008).

Ainda de acordo com esses mesmos autores e historiadores, nos Estados Unidos da Amrica, o enfermeiro de sade pblica era o melhor que se engajava na misso de ter o contato pessoal direto com as condies de moradia e vida individual da populao para se conseguir o sucesso em matria de higiene, pois para eles a higiene era fundamental para a reduo da mortalidade infantil e tuberculose. Um sculo depois, estamos diante de uma estratgia que muito prxima do modelo supramencionado, onde ambas utilizam as visitas domiciliares como instrumento de ateno sade das famlias. O Relatrio Goldmark (1923), atravs da ida de Carlos Chagas aos Estados Unidos da Amrica, favorece a criao de um modelo de organizao similar ao norte-americano pelo Departamento Nacional de Sade Pblica (DNSP), que se caracterizou por:
[...] a cidade foi dividida em zonas, com uma enfermeira americana de sade pblica encarregada, como instrutora e diretora, das visitadoras de higiene. As zonas foram subdivididas em distritos, com uma visitadora de higiene em cada distrito. Para maior convenincia das enfermeiras e para diminuir o tempo despendido em transporte, foram (FREIRE e AMORIM, 2008).

Contudo era necessrio o vnculo entre os dispensrios e as famlias dos doentes, e a enfermeira de sade pblica passa a ser este elo (FALLANTE e BARREIRA, 1998, p. 74). FALLANTE e BARREIRA (1998) diz que a enfermeira de sade pblica a melhor propagandista, a professora mais ouvida, a instrutora mais agradvel. Alm disso:
[...] sua presena nos lares era vantajosa para as autoridades sanitrias, pois, atravs das suas qualidades como bondade, pacincia e devoo, ela era a pessoa mais indicada para trabalhar em funo coletiva. Alm de combater os males do corpo [...] a enfermeira deveria cuidar tambm dos males da alma, transmitindo carinho, bondade, simpatia,

28

esperana, cuidados estes considerados, indispensveis para recuperao do todo (FALLANTE e BARREIRA, 1998, p.76).

Faria (2006) relata que era indiscutvel a importncia das visitadoras2 de sade pblica.
As visitadoras e, mais tarde, as enfermeiras de sade pblica, ficavam encarregadas de levar as mes todos os prescritos necessrios criao de seus filhos [...] [...] e finalmente responsabilizava-se por todas as providncias relativas aos problemas de higiene em um distrito sanitrio (FARIA, 2006, p.181).

Queiroz e Egry (1983, p.205), na dcada de 80, desenvolveram a visita domiciliar e alegavam sua importncia e eficcia em termos de desenvolvimento global da famlia no tocante sade. 6.5.2 - Visita domiciliar na estratgia de sade da famlia (ESF) A visita domiciliar , atualmente, um instrumento essencial para a prtica das aes no nvel primrio de assistncia a sade, em especial, na Estratgia Sade da Famlia. Ela pode ser definida como um conjunto de aes de sade voltadas para o atendimento tanto educativo como assistencial. Constitui-se como uma atividade educativa e assistencial que possibilita uma interao mais efetiva entre os membros da equipe de sade, na medida em que possibilita o convvio desta com a realidade vivenciada pelo usurio-famlia. Assim, a visita um importante instrumento, o qual proporciona ao profissional o conhecimento das condies socioeconmicas, culturais e ambientais onde trabalha. (Padilha et al,1994) Esse tipo de instrumento importante para operacionalizar parte de um programa ou de uma poltica de assistncia sade presente em uma sociedade num dado momento histrico. Neste sentido, ela utilizada para realizar inquritos, cadastramentos, controle de usurios faltosos, controle de focos epidmicos; em resumo, para efetivar aes pontuais. (Pereira et al, 2004) Na ateno bsica, a VD tem sido considerada um instrumento essencial para a prtica de assistncia a sade por parte dos trabalhadores que constituem a equipe de Sade da Famlia: enfermeiro, mdico, tcnico em enfermagem, cirurgio29

dentista, auxiliar de consultrio dentrio e agentes comunitrios de sade. Dentre estes trabalhadores, os agentes comunitrios de sade so os que realizam a VD com maior frequncia. As visitas se tornaram essencial para prestao de uma assistncia de enfermagem que procura envolver, de fato, as aes de preveno de doenas e de promoo da sade. Essas aes constituem o cerne da ateno bsica em sade no Brasil. (Takahashi et al, 2001) Ao nos referirmos sade da famlia devemos considerar o termo famlia como um todo em interao com o ambiente, um fator significativo neste ambiente. Assim, a sade da famlia no deve ser discutida apenas como um estado ou processo da pessoa ou de um nico indivduo a ser atendido. O cuidado prestado deve incluir a sade e a doena de indivduos e de coletivos. (Anglo et al, 2001) Quando o problema de sade envolve a famlia como, por exemplo, a existncia de doenas contagiosas, casos caractersticos de riscos ambientais que contaminem a gua e alimentos, bem como uma visita domiciliar de promoo da sade. Isso indica que temos potenciais situaes que demandam a presena do enfermeiro e outras onde ele ir apenas se deslocar at a casa para conhecer as pessoas ou por uma rotina de visitar a todos os domiclios para identificarmos um diagnstico situacional. Na visita domiciliar, os enfermeiros devem funcionar como radares humanos a captar o que concreto e o que subjetivo, o que est ali onde a populao habita e que pode indicar intervenes. Essas intervenes podem ser imediatas e concretas, ou induzir a captar nos movimentos expressivos da famlia algo merecedor de ateno: um choro ou atitudes diferentes (da criana); panelas ou geladeiras vazias; torneira sem gua; esgoto que passa na calada; uma gestante sem controle; crianas ou idosos sem vacinas; poeira no teto, janelas fechadas; pouca iluminao. claro, que este reconhecimento da rea ir nos revelar problemas que vo alm do setor sade e a Promoo da Sade no se restringe apenas aos temas desta rea, pois esto atrelada ao lado social e econmico da populao. No
30

entanto, mesmo que, a visita faa parte da rotina semanal do cronograma de atividades de cada profissional, notamos que ela tem sido realizada apenas a partir de uma demanda especfica, e no como um instrumento cotidiano para aes de promoo da sade. Na prtica desses servios, percebe-se que o planejamento das aes desenvolvidas na Unidade de Sade da Famlia, ou no domiclio, fica sob a responsabilidade do profissional enfermeiro. Este realiza VD com certa frequncia, no entanto, este mtodo de trabalho tem nos causado uma certa inquietao, sendo razo para que se buscasse conhecer a percepo que os pacientes atendidos no ESF tem sobre a atuao do profissional enfermeiro na realizao de VD. importante ressaltar que, muitas vezes, o emprego da VD est principalmente voltado aos usurios portadores de doenas crnicas, como a hipertenso arterial e o diabetes mellitus. As aes de preveno de complicaes so importantes mas, empiricamente, nota-se que a VD mais utilizada para as aes curativas do que para as aes de preveno de doenas e promoo da sade, aes estas que se caracterizam como cerne dos servios da ateno bsica. (Minayo MCS, 2004). 6.5.3 Mdia mensal de visitas domiciliares em tucuru Segundo Brasil (2012) a mdia mensal de visitas domiciliares por famlias no ano de 2009 foi de 0,08 (zero vrgula zero oito) na cidade de Tucuru-PA. 6.6 Hiperdia O Hiperdia um Sistema de Cadastramento (ficha de cadastramento anexo A) e Acompanhamento (ficha de acompanhamento anexo B) de Hipertensos e Diabticos captados no Plano Nacional de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do SUS, gerando informaes importantes para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e MS (Portal da Sade, 2012). O sistema permite ainda, o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a mdio prazo, poder ser definido o perfil epidemiolgico desta populao, e o consequente
31

desencadeamento de estratgias de sade pblica que levaro modificao do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a reduo do custo social (Portal da Sade, 2012). No que diz respeito ao gestor federal, cabe a ele, coordenar o Plano Nacional de Reorganizao da Ateno HAS e ao Diabetes Mellitus; acompanhar os portadores da HAS e diabetes mellitus cadastrados por municpio, atravs do sistema Hiperdia e garantir o fornecimento dos medicamentos padronizados a todos os cliente cadastrados (CEAR, 2009). 6.7 - Assistncia do enfermeiro a pacientes com HAS Segundo Barreto & Moreira (2004), a enfermagem:
uma cincia, cuja essncia e especificidade e o cuidado ao ser humano, individualmente, na famlia ou na comunidade, desenvolvendoo de forma autnoma e/ou, muitas vezes, em equipe; o seu cuidado transcende a dimenso biolgica da pessoa, e tem como foco o ser que experincia a doena, incluindo-o de forma holstica.

Assim, torna-se importante compreender como se da prtica de enfermagem a clientes acometidos com HAS no cenrio de atuao a sade na comunidade.Nesse contexto, o profissional enfermeiro exerce um papel relevante, por ser o profissional responsvel pela coordenao das equipes das Estratgias de Sade da Famlia e instrutor-supervisor do trabalho do agente comunitrio de sade (ACS) este considerado o elo entre o servio de sade e a comunidade assistida.O conhecimento do comportamento dos indivduos assistidos pelos profissionais de sade permite o desenvolvimento de estratgias que possam melhorar o nvel de sade da comunidade(SALES &TAMAKI, 2007). De acordo com Silva& Cunha (2000), a alternativa mais adequada para este tipo de atuao a formao de equipes multiprofissionais. O grupo poder ser composto porto dos os indivduos existentes no servio e que tenham contato com os pacientes como: mdicos, enfermeiros,nutricionistas, assistentes sociais, psiclogos, professores de educao fsica, funcionrios administrativos e ACS. Estes autores destacam as aes de enfermagem para diagnstico da hipertenso arterial. So elas:
32

Pr-consulta (triagem/confirmao diagnostica); Consulta de enfermagem - para pacientes com presso arterial sobre controle; Ps-consulta (reforo de orientao aps as consultas mdicas); Reencaminhamento ao mdico, anualmente, ou caso aparea alguma alterao; Encaminhamento para Nutrio; Servio Social e Psicologia, quando necessrio; Controle dos retornos; Contato e busca dos faltosos (aerograma e/ou visita domiciliar - ACS); Coordenao do servio (ACS); Projetos de pesquisa. Kieller (2004) reafirma alguns pontos que dizem respeito ao papel do enfermeiro e ressalta outros tambm importantes, como a consulta de enfermagem, medida da presso arterial,investigao sobre fatores de risco e hbitos de vida,estratificao do risco individual, orientao sobre a doena,o uso de medicamentos e seus efeitos adversos,avaliao de sintomas e orientaes sobre hbitos de vida pessoais e familiares, acompanhamento do tratamento dos pacientes com presso arterial sob controle, encaminhamento ao mdico pelo menos anualmente, e com maior frequncia nos casos em que a presso no estiver devidamente controlada ou na presena de outras intercorrncias, administrao dos servios (controle de retornos, busca de faltosos e controle de consultas agendadas) e delegao das atividades do tcnico/auxiliar de enfermagem e ACS. A orientao de pacientes com HAS cabe em grande parte ao enfermeiro, visto que o mesmo possui uma caracterstica educativa inerente profisso, a qual redimensionada pelo contato constante junto ao paciente, favorecendo dessa forma o desenvolvimento da relao entre o profissional de sade e o paciente,

33

estimulando desse modo o vnculo pessoal com o intuito de incentivar mudanas radicais e profundas nos hbitos de vida desses pacientes (BUENO, VIANNA, 1998). O enfermeiro precisa explora cada vez mais a comunicao, pois e o instrumento fundamental na relao enfermeiro-paciente.De acordo com JARDIM, SOUSA; MONEGO (1996) o atendimento do paciente com hipertenso arterial por diferentes profissionais, trabalhando em conjunto melhora,em muito, a adeso a teraputica recomendada. A educao em sade considerada atualmente, uma prtica intrnseca ao projeto assistencial em todos os nveis de ateno sade, pois possibilita a organizao de estratgias individuais e coletivas para o enfrentamento de problemas no processo sade-doena (SALES &TAMAKI, 2007). Pode-se dizer que a hipertenso arterial um dos maiores desafios para a sade pblica, onde cabe ao enfermeiro exercer o seu papel de educador em qualquer campo de atuao, seja no ensino ou em servio, pois tal funo to importante quanto a assistencial, administrativa ou cientifica. 6.8 - Sistematizao da assistncia de enfermagem A sistematizao de enfermagem (SAE) muito importante, pois sem fazer o levantamento de dados adequado (histrico) no podemos definir (diagnstico) e intervir (prescries) com aes prprias da enfermeira que na grande maioria dos casos pode impedir complicaes graves atravs de orientaes (Bersusa AAS. 2000). A Consulta de Enfermagem deve ter objetivos claros para que a enfermeira tenha de fato uma atuao ela deve ser sistematicamente compreender a realizao de um histrico, com um enfoque mais amplo que a anamnese mdica. A elaborao de diagnstico de enfermagem deve, por sua vez contemplar aes adotando ou no taxonomias consagradas ou a denominao de problemas ou de necessidades de atendimento, e finalmente o plano assistencial, que inclui tcnicas, normas e procedimentos que orientam e controlam a realizao das aes destinadas obteno, anlise e interpretao de informaes das condies de sade da clientela favorveis sade (Maciel ICF, Arajo TL. 2003).
34

A consulta de Enfermagem (CE) apresenta-se como direcionadora das aes de enfermagem dispensadas ao cliente, estando fundamentada na necessidade de cientificidade das aes desenvolvidas. Ela pode ser definida como atividade diretamente prestada ao paciente, por meio da qual so identificados problemas de sade- doena prescritas e implementadas medidas de enfermagem que contribuam promoo, proteo, recuperao ou reabilitao do paciente (Maciel ICF, Arajo TL. 2003). A CE baseia-se em entrevista para coleta de dados, o exame fsico, o estabelecimento do diagnstico de enfermagem, a prescrio, a implementao de cuidados e a orientao das aes relativas aos problemas encontrados. A partir dos diagnsticos efetivados, a enfermeira adotar condutas de resolutividade prpria, ou de encaminhamento ao profissional ou servio competente, no caso de a interveno fugir ao seu mbito de atuao. A CE encontra-se listada dentre das atividades da enfermeira, que so aquelas que somente podem ser executadas por ela, sem possibilidade de delegao a outro membro da equipe de enfermagem. A partir de sua implantao, ela foi evoluindo e sendo mais difundida em alguns programas, especialmente naqueles especficos para doenas crnicas, e desde de 1995 mantido vnculo com Programa de Diabetes e Hipertenso Arterial, permitindo a atendimento, mediante a consulta de enfermagem. 6.9 - Educao em sade Pode-se afirmar que a educao em sade tem sido valorizada como uma possibilidade de transformao da prtica atual de ateno sade. Corroborando essa ideia, surgem alguns estudos que enfatizam sua importncia no processo de cuidado, especialmente, no cuidado da pessoa com HAS (PIRES; MUSSI, 2009). Segundo Alves (2005), educao em sade um recurso utilizado por profissionais de sade para atuarem na vida cotidiana das pessoas por meio do conhecimento cientfico produzido no campo da sade. Todavia, para que esse processo se d de maneira eficaz e no impositiva, deve-se primar por prticas que respeitem as diferenas dos atores envolvidos, tornando a educao em sade uma verdadeira ferramenta de empoderamento do indivduo.
35

Muitos profissionais da sade apresentam em sua prtica cotidiana maior abertura para a realizao de atividades educativas e surpreendem-se com os resultados positivos apresentados por essa iniciativa, que so expressos no interesse dos usurios do servio ao trabalho educativo desenvolvido. Dessa forma, esses profissionais percebem que ao agregarem o papel de educador sua prtica, apresentam maior credibilidade entre a populao assistida, bem como se tornam referncia para essa populao (GAZZINELLI; REIS; MARQUES, 2006). Em seu estudo, Guedes (2005) confirma a importncia da educao em sade como relevante meio de promoo da adeso ao tratamento, despertando o interesse e a motivao da pessoa por sua sade, ultrapassando o simples fornecimento de informaes. Dessa forma, a pessoa com HAS tende a ser envolvida e a participar de seu processo teraputico de forma ativa, possuindo, consequentemente, mais chances de alcanar melhora em sua qualidade de vida. Caso a adeso no ocorra, ou mesmo que no se d de forma efetiva, complicaes podero surgir em virtude da doena, o que acabar afetando negativamente a qualidade de vida dessa pessoa e at mesmo reduzindo sua sobrevida. A HAS constitui, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela sade pblica nacional e a utilizao de estratgias que objetivem a participao da pessoa com HAS em seu processo teraputico, como os grupos de educao em sade, so de extrema importncia para a melhoria da adeso ao tratamento e, consequentemente, da reduo das possibilidades de complicaes advindas da no adeso. Portanto, tais estratgias devem ser estimuladas e aprimoradas. No cotidiano da ateno primria, o acompanhamento s pessoas com HAS realizado, em grande parte, por enfermeiros. Na busca pela adeso ao tratamento anti-hipertensivo, o enfermeiro tem buscado diversas estratgias, entre elas a formao de grupos de educao em sade. O papel exercido pelo enfermeiro no processo de educao em sade tem sido comprovado, configurando se como pea fundamental no tratamento da pessoa com HAS, o que reconhecido pelos prprios enfermeiros das equipes da ESF (FELIPE; ABREU; MOREIRA, 2008). O enfermeiro desempenha papel essencial no cuidado pessoa com HAS, pois capaz de identificar fatores que inibem ou acentuam o processo educativo, devido ao seu contato regular com o usurio. Nessa posio, o enfermeiro pode no
36

apenas conhecer as necessidades educacionais do indivduo, tambm, perceber se eles se encontram motivados para contribuir no tratamento (CHAVES et al., 2006). A educao em sade elemento primordial no cuidado pessoa com HAS. Essa importncia se d devido pessoa com esta doena crnica apresentar uma srie de dificuldades em lidar com a enfermidade. Tais dificuldades se iniciam no momento em que ela toma cincia de que ter que aprender a conviver com uma doena crnica. Nem sempre fcil convencer uma pessoa, muitas vezes assintomtica, de que ela esteja doente, principalmente se o controle desta doena exigir uma srie de mudanas em seu estilo de vida. Mais difcil ainda faz-la perceber a importncia do uso regular da medicao, quando esta se mostrar necessria, se esta lhe causa efeitos adversos no existentes antes do incio do tratamento. Nesse contexto, a educao em sade surge como uma das possibilidades de interveno, pois pode atuar no esclarecimento do que vem a ser a doena e de quais suas repercusses na vida do indivduo. A adeso ao tratamento considerada um ponto preponderante na teraputica da HAS. Ao internalizar a importncia da prtica de hbitos de vida saudveis atrelada ao uso correto da medicao, quando necessria, o indivduo abre caminho para que possa atuar como sujeito do seu tratamento, realizando suas prprias escolhas e no mais atuando como mero receptor de orientaes dos profissionais (ALVES; NUNES, 2006). A adeso pode ser considerada um processo comportamental complexo que se mostra bastante influenciado por fatores socioculturais, econmicos e pelo prprio sistema de ateno sade e, alm disso, pode ser utilizada pelo sujeito como uma forma de exerccio de sua autonomia frente ao processo teraputico (TAVEIRA; PIERIN, 2007). Nesse aspecto, percebe-se a educao em sade como forma privilegiada de se abordar esse conhecimento prprio apresentado pela pessoa com HAS e, alm disso, como espao privilegiado para a prtica da enfermagem, principalmente quando executada na ateno primria, mas no exclusivamente nela. (ALVES; NUNES, 2006).
37

A atuao do enfermeiro deve estar pautada na compreenso das reais necessidades da populao que assiste, pois reconhecida a existncia de diversos fatores que facilitam e dificultam a adeso ao tratamento da HAS, como, por exemplo, a baixa condio socioeconmica apresentada pelo usurio, bem como sua baixa autoestima (TAVEIRA; PIERIN, 2007). Dessa forma, o profissional passa a entender que diversos fatores atuam de forma a influenciar o sujeito em suas decises. Sendo assim, percebe o espao da educao em sade como privilegiado para trabalhar questes que ultrapassam o biolgico, com intuito de que se alcance a construo de conhecimentos, atitudes e comportamentos favorveis s necessidades dos indivduos que, por meio do processo de empoderamento, estaro aptos a desenvolver maior controle sobre suas condies de vida individual e coletiva (BESEN et al., 2007). Ao optar pela educao em sade desenvolvida nos grupos de educao em sade, atuando por meio de uma relao dialgica, o enfermeiro deve respeitar o conhecimento apresentado pelos usurios participantes do grupo. Durante essa relao dialgica, o profissional deve reconhecer claramente o poder que possui em relao ao usurio, presente no jaleco branco, na imagem criada pelo imaginriopopular do servio como um centro de cura e at da palavra que dita e, assim, no cair na tentao de subjugar o usurio (BOEHS et al., 2007). A pessoa com HAS deve aprender a conviver com a doena, haja vista o carter crnico desta enfermidade. Isso no significa ter que transformar a doena no centro de sua vida. No entanto, certas adequaes no cotidiano podem ser postas em prtica para que esse convvio no se torne uma atividade to desgastante. Um dos pontos que devem ser observados a mudana no estilo de vida, com intuito de desenvolver hbitos saudveis e abdicar de outros que coloquem em risco a sade do indivduo. No Brasil, a ateno primria vem sendo estrategicamente utilizada para promoo e recuperao da sade, operacionalizando a sade coletiva nacional por meio de intervenes no processo sade-doena em mbito individual, familiar e comunitrio.

38

Ao incorporar essa ideologia ao cuidado da pessoa com HAS, o enfermeiro poder atuar com intuito de, em conjunto com este indivduo, encontrar alternativas que favoream a adaptao deste ser sua nova realidade. Agindo dessa maneira, a pessoa que busca auxlio da equipe de sade, com intuito de promover ou recuperar sua sade, operar como sujeito do processo e no como mero espectador. (ROUQUAYROL;ALMEIDA FILHO, 2006). Todo o cuidado de enfermagem dirigido promoo, manuteno e restaurao da sade, preveno de doenas e assistncia s pessoas no sentido de se adaptarem aos efeitos residuais da doena. Assim sendo, a educao em sade assume um papel de suma importncia para a enfermagem, uma vez que ela pode incentivar os indivduos com HAS e seus familiares a ter comportamentos que conduzam a um timo autocuidado (SMELTZER; BARE, 2005). Portanto, a atuao efetiva de uma equipe multiprofissional indispensvel na preveno, controle e tratamento da HAS, ressaltando-se a participao insubstituvel do enfermeiro incentivando o usurio hipertenso a aderir ao tratamento e identificando quaisquer complicaes da doena e terapia (ABREU,2006). Na equipe multiprofissional, o enfermeiro realiza consulta de enfermagem ao hipertenso, encaminha ao mdico pelo menos duas vezes ao ano e com maior frequncia nos casos em que a presso no estiver devidamente controlada ou na presena de intercorrncias, administra o servio e delega e supervisiona atividades do tcnico/auxiliar de enfermagem (V DBHA, 2006). Como integrante da equipe da Estratgia de Sade da Famlia, o enfermeiro um dos principais responsveis por realizar atividades de educao em sade. No entanto, somente medidas de orientao no so suficientes para que o portador de HAS mude seu comportamento. essencial a utilizao de mtodos educativos que contemplem suas necessidades de aquisio de conhecimentos, para que eles incorporem atitudes que contribuam para a preveno, ou controle, da HAS. Devido a formao acadmica, o enfermeiro desempenha um importante papel na assistncia pessoa hipertensa, desenvolvendo atividades educacionais de maneira contnua e percebendo essas pessoas na sua individualidade, com seus problemas e histrias prprias de vida (FELIPE, 2007).
39

Toledo, Rodrigues e Chiesa (2007) afirmam que a enfermagem tem a capacidade de atuar de maneira a ampliar a conscincia crtica de grupos sociais, com relao aos seus potenciais de fortalecimento e desgaste, ao atuar como uma prtica social inserida nas relaes intrnsecas do grupo. Percebe-se a importncia da prtica educativa executada pelo enfermeiro, individualmente ou como parte da equipe multiprofissional, com intuito de se conseguir a recuperao, manuteno e/ou promoo da sade dos sujeitos por ele assistidos, pois este profissional est, geralmente, em constante contato com o usurio, podendo, assim, reconhecer suas reais necessidades e, com isso, ter atuao mais efetiva. 6.10 - Visita domiciliar ao cliente hipertenso

A captao dos hipertensos feita pelos agentes de sade na visita domiciliar por meio da hipertenso referida; em situaes de pronto atendimento, pela realizao rotineira da medida da presso arterial independente da queixa e pela identificao nas diferentes reas de abrangncia das unidades, tambm pela medida rotineira da presso arterial. Aps a rotina diagnstica e instituio do tratamento, os hipertensos so acompanhados por meio de consultas a intervalos mdios de dois a trs meses (PIERIN et al., 2011). Segundo Rezende (2011), uma reflexo que feita acerca das visitas domiciliares como prtica assistencial do enfermeiro, profissional da ESF, que a ateno prestada s famlias geralmente direcionada pelos programas governamentais de sade pblica, planejados e padronizados nas instncias burocrticas do setor, como por exemplo, o Hiperdia; assim a percepo e a interveno, especificamente do enfermeiro local, tende a se restringir s prticas assistenciais preestabelecidas por esse programa. Se a padronizao facilita a expanso do programa em questo, pode tambm simplificar e empobrecer o seu alcance ao no considerar as diferentes manifestaes locais dos problemas de sade (ROSA & LABATE, 2005; VASCONCELOS, 1999). Nesse contexto, Rosa e Labete (2005) consideram que a execuo de tarefas preestabelecidas no mbito familiar, sem o estabelecimento de
40

vnculos

mais

amplos e

com

comunidade,

descaracteriza desvinculadas

enfoque das reais

famlia/comunidade

pode

implicar

intervenes

necessidades de sade de uma populao. E quanto aos cliente hipertensos, podem ocorrer impactos nos valores de uma assistncia humanizada e na mudana da qualidade de vida, visto que, a reflexo citada acima pode se encaixar na realidade vivida por todos os hipertensos cadastrados no sistema. A VD pode ser entendida como vistosa ou fiscalizadora, que pode tanto significar intromisso na vida das pessoas, limite de privacidade e autonomia quanto resultar em distanciamento dos profissionais de sade e usurios (CRACO, 2006), o que no uma condio desejada ou esperada para a prtica assistencial do enfermeiro ao cliente hipertenso. Pelo contrrio, por meio das VD, espera-se que importantes vnculos assistenciais e sociais sejam estabelecidos entre os sujeitos, para facilitar o processo de adeso s prticas conduncentes sade do hipertenso. Em uma pesquisa realizada com profissionais da sade, entre eles, de trs a quatro enfermeiros de UBS, por Rezende (2011), cerca de 7% (sete por cento) afirmaram que uma das atividades/aes que so realizadas para orientar as pessoas com diabetes e/ou hipertenso, especialmente sobre os cuidados em relao a sua sade e alimentao, alm das que so realizadas em grupos, so as visitas domiciliares. Segundo Rezende (2011), os profissionais de sade sabem que haver um processo educativo acontecendo em todos os espaos: nos grupos de Hiperdia; no cadastramento da pessoa; Hiperdia realizado pelo enfermeiro; na busca ativa realizada nas famlias para a identificao dos casos de HAS e das situaes de risco; nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS e enfermeiros; sendo assim, podemos afirmar que a assistncia do enfermeiro que prestada ao cliente hipertenso atravs da visita domiciliar tambm aborda a educao em sade, o que de suma importncia para que se tenha o controle da patologia. Dessa forma, a visita domiciliar entendida como espao de verificao e de orientao da rotina alimentar, do uso correto da medicao e da prtica de atividade fsica, as quais so prescritas pelo mdico e enfermeiro. Nesse espao, o profissional atua numa perspectiva da preveno com os clientes hipertensos (Rezende, 2011).
41

E ainda, na visita domiciliar, o profissional da sade pode checar in loco se as orientaes esto sendo seguidas, se a conduta com a alimentao est correta, alm disso, monitorar a presso das pessoas, realando novamente os aspectos de verificao e acompanhamento que caracterizam a atuao, especialmente a do enfermeiro, na VD (Rezende, 2011). Rocha (1999), conclui que o histrico deve ser direcionado para o tempo do diagnstico, tratamento prvios e respectivos efeitos colaterais, o uso de medicao concomitante que possa influir no controle da presso arterial, os sintomas indicativos de envolvimento de rgos-alvo comprometidos e os antecedentes pessoais e familiares, estado psicossocial do paciente, o grau de informao sobre a hipertenso, seus temores e sua inteno, e a necessidade quanto a modificaes e a necessidade quanto a modificaes dos seus hbitos e estilo de vida. Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial (1998), so aspectos imprescindveis na historia do paciente hipertenso. Identificao: sexo, idade, raa e condio socioeconmica. Histria atual: durao conhecida da hipertenso arterial e nveis de presso arterial; adeso e reaes adversas a tratamentos prvios; sintomas de doena arterial coronariana, insuficincia cardaca, doena cerebrovascular, insuficincia vascular arterial perifrica, doena renal e diabete melito; indcios de hipertenso secundria. Investigao sobre diversos aparelhos e fatores de risco: dislipidemia, tabagismo, diabete melito, obesidade e sedentarismo; alterao de peso; caractersticas do sono; funo sexual; e outras afeces concomitantes, como doena pulmonar obstrutiva crnica e gota. Histria pregressa de doena arterial coronariana, insuficincia cardaca, doena cerebrovascular, insuficincia vascular arterial perifrica, doena renal e diabete melito. Histria familiar de acidente vascular enceflico, doena arterial coronariana prematura (homens < 55 anos; mulheres < 65 anos), doena renal, diabete melito, dislipidemia, morte prematura e sbita.
42

Perfil

psicossocial:

fatores

ambientais

psicossociais,

sintomas

de

depresso, situao familiar, condies de trabalho e grau de escolaridade. Avaliao diettica, incluindo consumo de sal, bebidas alcolicas, gordura saturada e cafena. Consumo de medicamentos ou drogas que possam elevar a presso arterial ou interferir em seu tratamento.
7. METODOLOGIA

8. METODOLOGIA

7.1 - Abordagem Foi realizada uma pesquisa exploratria, descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. Esta abordagem importante, uma vez que os estudos qualitativos retratam melhor a realidade, voltadas para o agir educativo- cuidativo na ateno bsica. Para Ludke (1986) analisar dados qualitativos significa trabalhar todo o material obtido durante a pesquisa, entre eles os relatos, as observaes, transcries de entrevista, anlise de documentos e demais informaes possveis. Teixeira (2009), a abordagem quantitativa relaciona uma situao de pesquisa com certo perodo de tempo, onde envolvem uma anlise de valores numricos e um conhecimento mais aprofundado do fator que est sendo estudado, buscando suas causas e efeitos. Segundo Gil (2002), a pesquisa descritiva possibilita o desenvolvimento de um nvel de anlise que permite identificar formas dos fenmenos, sua ordenao e classificao. Pode-se dizer que as pesquisas descritivas tm como objetivo principal a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno.

7.2 - Local
43

A pesquisa foi realizada no Salo paroquial da Igreja So Jos no momento do encontro com os clientes hipertensos cadastradas no Programa de Sade da Famlia (PSF) do bairro da Matinha. 7.3 - Sujeitos Participaram da pesquisa 26 (vinte e seis) hipertensos cadastradas no PSF do bairro da Matinha. Os hipertensos foram selecionados pelos seguintes critrios de incluso: a) Ser hipertenso; b) Estar cadastrado no PSF da Matinha; c) Ser residente na rea do bairro; d) Aceitar participar da pesquisa, mediante assinatura do Termo de Consentimento de Livre e Esclarecido (TCLE). Tambm desta forma considerar os critrios de excluso: a) No ser hipertenso; b) No estar cadastrado no PSF da Matinha; c) No ser residente na rea do bairro; d) No assinar o TCLE. 7.4 - Coleta de dados A coleta dos dados foi realizada atravs de um instrumento de levantamento de saberes que foi um questionrio (Apndice B) que para Parasuraman (1991), um questionrio to somente um conjunto de questes, feito para gerar dados necessrios para se atingir os objetivos da pesquisa. Foi feita com a colaborao dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) do PSF da Matinha, no momento do encontro com os clientes hipertensos. A observao foi direta in loco, sem interveno e manuseio das pesquisadoras. 7.4.1 - Fases da coleta de dados Fase 1: Foi realizada uma visita no dia 15 (quinze) de dezembro de 2012 (dois mil e doze) durante o perodo da manh no PSF da Matinha, para obter a autorizao da direo com a finalidade de acompanhar os ACS nas visitas domiciliares aos clientes hipertensos. Fase 2: Foi realizada a visita domiciliar com o acompanhamento dos ACS no dia 17 (dezessete) de dezembro de 2012 (dois mil e doze) durante o perodo da manh, para a entrega dos convites " Hipertenso, t fora" (Apndice A) do encontro sobre a HAS.
44

Fase 3: Realizao do encontro no dia 19 (dezenove) de dezembro de 2012 (dois mil e doze), onde foi realizada a apresentao da pesquisa e entrega do TCLE (Apndice A) e aplicao do questionrio (Apndice B). Fase 4: Aps o recolhimento dos questionrios foi ministrada a palestra sobre a HAS, seguido da entrega do folder "Hipertenso, t fora" (Apndice C). Fase 5: Finalizou-se o encontro com um lanche com a dieta adequada aos clientes hipertensos e com o sorteio de um brinde aos mesmos, onde a numerao do sorteio foi entregue a eles momentos antes. 7.5 - Aspectos ticos Os hipertensos (aps identificao e atendendo aos critrios de incluso) foram convidados a participar mediante contato direto e presencial. Ao aceitar, o participante assinou o TCLE (Apndice A), disponibilizado em duas vias para os sujeitos da pesquisa assinarem e com isso respaldar a pesquisa a ser desenvolvida. O TCLE foi elaborado com uma abordagem acessvel a clientela, de acordo com a resoluo 196/96- CNS, que rege sobre a pesquisa com seres humanos. Os participantes foram esclarecidos quanto aos objetivos e metodologia da pesquisa, para ento assinarem o TCLE. 7.6 - Anlise de dados Aps a realizao da coleta de dados, partimos para a anlise de contedo descrita do Bardin. Segundo Bardin (1977, apud TEIXEIRA, 2004):

"O conceito de anlise de contedo indica que um conjunto de tcnicas de anlises da comunicaes que visam obter indicadores, quantitativos ou no, que permitam a interferncia de conhecimentos relativos as condies de produo/recepo desta mensagem."

45

8. RESULTADOS E DISCUSSES 8.1 - Perfil dos sujeitos 8.1.1 - Sexo dos entrevistados

Mascu lino

Feminino

58%

42%

Grfico 1 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo sexo.

No que se refere ao sexo dos entrevistados, 42% (quarenta e dois por cento) so do sexo masculino, o que corresponde a 11 (onze) entrevistados. E 58% (cinquenta e oito por cento) so do sexo feminino, o que corresponde a 15 (quinze) entrevistadas. Em estudos realizados sobre a HAS abordando perfil e prevalncia, foi possvel verificar que a hipertenso arterial predominante no sexo feminino (TEODSIO et al., 2004; CASTRO et al., 2007; RAMOS et al., 2006). O que podemos verificar tambm no grfico acima. No municpio de Tucuru-PA, segundo Brasil (2012a), no perodo de janeiro de 2000 (dois mil) a dezembro de 2012 (dois mil e doze), o nmero de habitantes hipertensos foi de 2.580 (dois mil quinhentos e oitenta mil) habitantes, dentre estes, 927 (novicentos e vinte e sete) so do sexo masculino e 1.653 (mil seiscentos e cinquenta e trs) so do sexo feminino. No entanto, a prevalncia global de hipertenso entre homens (26,6%; IC 95% 26,0- 27,2%) e mulheres (26,1%; IC 95% 25,5-26,6%) insinua que sexo no um fator de risco para hipertenso. Estimativas globais sugerem taxas de hipertenso mais elevadas para homens at os 50 (cinquenta) anos e para mulheres a partir da sexta dcada (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2006).
46

8.1.2 - Faixa etria Faixa etria 31 a 45 anos 46 a 60 anos 61 a 75 anos > 75 anos Total Nmero 1 6 17 2 26 Porcentagem 4% 23% 65% 8% 100%

Tabela 1 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a faixa etria.

No Brasil o grupo etrio de 60 (sessenta) anos ou mais o que representa maior crescimento na populao, e estima-se que a prevalncia da HAS entre idosos bastante elevada, pois cerca de 65% (sessenta e cinco por cento) destes so hipertensos e entre as mulheres com mais de 75 (setenta e cinco) anos, pode chegar 80% (oitenta por cento) (Jnior, 2004). O que pde ser visto tambm na tabela 1 (um), j que a maioria dos entrevistados esto no grupo etrio de 60 (sessenta) anos ou mais. Para Magnabosco apud Vasan et al., (2007) a presso arterial aumenta com o passar dos anos, explicado pela rigidez arterial, real determinante da HAS, relacionada ao envelhecimento. 8.1.3 Estado Civil Estado civil Casado (a) Separado (a) Solteiro (a) Unio estvel Vivo Nmero 12 03 04 01 06 Porcentagem 46% 12% 15% 4% 23%
47

Total

26

100%

Tabela 2 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo o estado civil.

Segundo Pierin et al. (2004) pessoas solteiras, ou que moram sozinhas, apresentam nveis tensionais elevados, e que a presena da famlia altamente relevante na aquisio de hbitos e mudanas de estilo de vida. Com base nisso, podemos perceber que o estado civil, juntamente com a presena da famlia, so fatores importantes para que o hipertenso tenha o controle de sua patologia. Pois dependendo da situao familiar do entrevistado, o controle da patologia pode estar em risco. 8.1.4 Outras doenas Outras doenas AVC DM ICC Outras Nenhuma Total Nmero 1 5 1 6 13 26 Porcentagem 4% 19% 4% 23% 50% 100%

Tabela 3 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo outras doenas.

Ao tratar-se de outras doenas relacionadas a HAS, 01 (um) entrevistado (a) j teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) o que corresponde a 4% (quatro por cento); 05 (cinco) entrevistados afirmam possuir Diabetes Mellitus (DM), o que corresponde a 19% (dezenove por cento); 01 (um) entrevistado (a) Insuficincia Cardaca Crnica (ICC), o que corresponde a 4% (quatro por cento); 6 (seis) entrevistados afirmam outras patologias no diretamente relacionadas a HAS, o que

48

corresponde a 23% (vinte e trs por cento); e 13 (treze) entrevistados afirmam no terem nenhuma outra patologia, o que corresponde a 50% (cinquenta por cento). Estudos epidemiolgicos indicam que a diabetes e a hipertenso so condies comumente associadas. A prevalncia de hipertenso de, aproximadamente, o dobro entre os diabticos, em comparao com os no diabticos. Ademais, a hipertenso afeta 40% (quarenta por cento) ou mais dos indivduos diabticos (SOWERS et al., 2001; EPSTEIN & SOWERS, 1992). Segundo Brasil (2012a), o nmero de diabticos com hipertenso em Tucuru-PA de 794 (setecentos e noventa e quatro) habitantes. E ainda entre os fatores de risco para mortalidade adulta, a hipertenso arterial explica 40% (quarenta por cento) das mortes por AVC e 25% (vinte e cinco por cento) daquelas por doena coronariana (Stimo Relatrio do Comit Misto Nacional de Preveno, Deteco, Avaliao e Tratamento da Hipertenso Arterial, 2003). Segundo dados de Brasil (2012b), existem cerca de 280 (duzentos e oitenta) hipertensos que j tiveram AVC em Tucuru-PA. J a insuficincia cardaca crnica possui componentes que podem ser acometidos frente a alguns estmulos agressores, como por exemplo, a HAS (ZILE, 2002). Dessa forma os dados da tabela 2 (dois) nos mostram que as patologias relatadas possuem relao com a HAS, o que preocupante, pela existncia e ocorrncias das mesmas, mas que ao mesmo tempo nos faz perceber que 50% dos clientes hipertensos tm mantido o controle da presso arterial j que no apresentam nenhuma patologia associada. 8.1.5 Fumante

Sim

No 12%

88%

49

Grfico 2 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo fumantes.

No que se refere a hipertensos fumantes, obtivemos como dados o percentual de 12% (doze por cento) o que corresponde a trs entrevistados e 88% hipertensos no fumantes, o que corresponde a vinte e trs entrevistados.

Segundo a OMS, o tabagismo um fator de risco gravssimo para o aumento da presso arterial por exercer uma presso muito grande nos vasos sanguneos, elevando desta forma a PA. Alm disso, ele aumenta em nove vezes a possibilidade de desenvolver a arteriosclerose em relao populao no fumante. Percebe-se que 12% (doze) dos entrevistados correm grandes riscos a sade, e que os mesmos precisam ser orientados quanto a isso urgentemente, e que seria importante reforar para os 88% (oitenta e oito) dos entrevistados essa orientao. E foi o que aconteceu posteriormente a aplicao do questionrio, na palestra.

8.1.6 Realizao de atividades fsicas

No pratica

s vezes

12% 44% 44%

Grfico 3 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a realizao de atividade fsicas.

50

Dos clientes entrevistados, 44% (quarenta e quatro por cento) afirmam no praticarem nenhum tipo de atividade fsica, o que corresponde a 10 (dez) entrevistados, 44% (quarenta e quatro por cento) afirmam que praticam somente algumas vezes, o que corresponde a 10 (dez) entrevistados e 12% (doze por cento) afirmam que praticam atividade fsica diariamente, o que corresponde a 6 (seis) entrevistados. Segundo Brasil (2012c), a porcentagem de hipertensos sedentrios em Tucuru-PA de 44% (quarenta e quatro por cento). O treinamento aerbio capaz de promover a hipotenso arterial em repouso, desde que apresentem certa regularidade (AMOEDO et al., 1997). Dessa forma a maioria dos entrevistados, cerca de 88% (oitenta e oito por cento), acabam no contribuindo para o controle da PA por no praticarem atividade fsica regularmente ou at mesmo no praticarem, claro, obedecendo a sua capacidade fsica de realiz-lo.

8.1.7 - Internaes prvias relacionadas a HAS

Sim

No 19%

81%

51

Grfico 4 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo internaes prvias relacionadas a HAS.

Dos participantes da pesquisa, 19% (dezenove por cento) do total o que corresponde a cinco entrevistados j foram internados em algum momento em decorrncia do aumento expressivo da presso arterial, e 81% (oitenta e um por cento) o que refere-se a vinte e um entrevistados nunca tiveram nenhuma internao prvia devido a HAS. Uma vez que, a HAS considerada como sendo uma causa sensvel na ateno primria, ou seja, enquadra-se em um grupo de doenas para os quais a efetiva ao da ateno primria diminuiria o risco de internaes. Essas atividades, que visam a preveno de doenas, o diagnstico e o tratamento precoce de patologias agudas, o controle e acompanhamento de patologias crnicas, devem ter como consequncia a reduo das internaes hospitalares por esses problemas. (ALFRADIQUE et al., 2009). O que nos faz perceber que uma quantidade significativa da populao pesquisada est recebendo a ateno e cuidado necessrio a fim de contribuir para que o nmero dessas internaes seja cada vez menor.

8.2 Questionrio 8.2.1 Tempo que sabe ser hipertenso relacionado ao controle da patologia. Tempo de hipertenso (anos) Hipertensos no controlados N % Hipertensos controlados N %
52

Menos de 06 meses 07meses a 01 ano 01 a 02 anos

0 0% 0 0% 3 11%

2 1 % 1 4% 7 27% 11 43%

8% 4

H mais de 02 anos Total

12 46% 15 57%

Tabela 4 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo o tempo que sabe ser hipertenso.

Questionou-se aos entrevistados o tempo que os mesmos sabem que so hipertensos, e relacionando esses dados com os dados de controle da patologia no momento do encontro, que obtivemos por meio da verificao da PA; verificou-se que 11% (onze por cento) dos entrevistados que sabem ser hipertensos de um a dois anos, no estavam com a hipertenso controlada no momento e 46% (quarenta e trs por cento) dos entrevistados sabem ser hipertensos h mais de dois anos tambm estavam na mesma situao. Esses formam 57% (cinquenta e sete por cento). J 8% (oito por cento) dos entrevistados, sabem ser hipertensos a menos de seis meses, e 4% (quatro por cento) sabem de sete meses a um ano, 4% (quatro por cento) de um a dois anos e 27% (vinte e sete por cento) sabem h mais de dois anos. E esses formam os 43% (quarenta e trs por cento) dos hipertensos controlados. Fazendo uma comparao entre os hipertensos no controlados e os controlados, que sabem ser hipertensos a mais de dois anos, percebemos que 63% (sessenta e trs por cento) deste so hipertensos que no estavam com sua PA controlada, pelo menos no momento da aferio; e que apenas 37% (trinta e sete por cento) estavam com a PA controlada.

53

Percebe-se que o tempo de doena pode estar relacionado ao tempo da realizao do tratamento e ateno da equipe de sade para se obter o controle da hipertenso, s que segundo os dados da tabela quatro a maioria dos entrevistados, os quais sabem por mais tempo serem hipertensos, so os que no estavam com a presso controlada no momento do encontro, levando em conta que ns nos certificamos que todos j haviam tomado as suas medicaes do dia e que estavam em repouso a mais de quinze minutos para que pudssemos verificar suas presses. Tais resultados diferem dos encontrados por outros estudos (STRELEC et al., 2003; SANCHEZ & PIERIN, 2004) que observaram que a mdia de tempo de diagnstico dos hipertensos foi de onze anos, sendo que os controlados encontravam-se em tratamento h mais tempo. Nesse contexto, merecem ser destacadas a caracterstica da cronicidade da doena, ausncia de sintomatologia especfica e complicaes de longo prazo advindas do no controle da hipertenso, que aliados ao tempo de doena tendem a se constiturem em fatores dificultadores do processo de adeso ao tratamento e consequente controle satisfatrio dos nveis tensionais (PIERIN et al., 2011). 8.2.2. Por quem ficou sabendo que era hipertenso (a) Profissionais Enfermeiro ACS Mdico Outros Total Nmero 10 01 14 01 26 Porcentagem 38% 4% 54% 4% 100%

Tabela 5 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo o profissional que informou que era hipertenso.

Para essa questo perguntou-se aos entrevistados por quem ele ficou sabendo que era hipertenso, e foi verificado que dez clientes souberam atravs do

54

enfermeiro, um cliente atravs das visitas domiciliares realizadas pelo ACS, quatorze pelo mdico em consultas de rotina, e uma pessoa atravs de amigos/famlia. Nota-se a importncia do domnio do conhecimento do profissional para saber reconhecer as manifestaes clnicas de determinada patologia e saber analisar as anormalidades existentes no organismo de determinado individuo para desta forma inicializar o tratamento e processo de cura/controle de uma patologia (Sociedade Brasileira de Hipertenso, 2006). satisfatrio para ns vermos uma quantidade elevada de clientes que ficaram sabendo atravs do enfermeiro, j que o mdico quem d o diagnstico, confirmando desta forma a contribuio para a assistncia prestada populao pelo profissional. 8.2.3 Visita domiciliar do enfermeiro Sim No

38% 62%

Grfico 5 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a visita domiciliar do enfermeiro.

Cerca de 38% (trinta e oito por cento) dos participantes da pesquisa, o que refere-se a 10 (dez) entrevistados, nunca receberam uma visita domiciliar do enfermeiro. J 62% (sessenta e dois por cento) que refere-se a 16 (dezesseis) entrevistados receberam. A esta situao deve-se o fato que o profissional disponibiliza um dia da semana para realizar as visitas domiciliares queles clientes com alguma situao agravante verificada e repassada pelo ACS para ento ser efetuada a visita. Dentre as atribuies especficas das equipes de sade da famlia, est a realizao do cuidado em sade da populao adstrita, prioritariamente no mbito
55

da unidade de sade, no domiclio e nos demais espaos comunitrios (escolas, associaes, entre outros), quando necessrio (BRASIL, 2006). Dessa forma compete ao enfermeiro, como um dos principais encarregados pelas VD, a avaliao de modo integral a situao da pessoa enferma; a avaliao das condies e infraestrutura fsica do domiclio para o planejamento da assistncia domiciliar, se necessria; a elaborar, com base no diagnstico de enfermagem, a prescrio dos cuidados; a identificao e treinamento do cuidador domiciliar; registrar os atendimentos, entre outros (FLORIANPOLIS, 2009). Uma reflexo, que j foi citada no presente estudo, mas que importante ressaltar, acerca das visitas domiciliares como prtica assistencial do enfermeiro, que na ateno prestada s famlias geralmente direcionada pelos programas governamentais de sade pblica, planejados e padronizados nas instncias burocrticas do setor, como por exemplo, o Hiperdia; assim a percepo e a interveno tendem a se restringir s prticas assistenciais preestabelecidas por esse programa (REZENDE, 2011). Se a padronizao facilita a expanso do programa em questo, pode tambm simplificar e empobrecer o seu alcance ao no considerar as diferentes manifestaes locais dos problemas de sade (ROSA & LABATE, 2005; VASCONCELOS, 1999). Sendo assim, a VD do enfermeiro, por se tratar de uma forma exclusiva de consulta do programa, fundamental para a plena assistncia ao cliente hipertenso. E ns podemos constatar que a maioria dos entrevistados, esto recebendo a devida assistncia, no entanto, a considervel minoria no pode estar sujeita a riscos, por conta de no terem recebido VD do enfermeiro.

8.2.4

Boa

Regular 6%

Ruim

Qualidade da assistncia domiciliar do enfermeiro

94%

56

Grfico 6 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a qualidade da assistncia domiciliar do enfermeiro.

Para est questo tnhamos trs alternativas, onde questionava-se a qualidade da assistncia prestada aos clientes que j receberam uma visita domiciliar realizada por um enfermeiro. Onde, considerou-se como total 16 (dezesseis) entrevistados referentes aos que receberam a VD do enfermeiro, e obteve-se 94% (noventa e quatro por cento), que corresponde a 15 (quinze) entrevistados, qualificando a assistncia domiciliar prestada pelo profissional como boa, e 6% (seis por cento) qualificando com regular. Silva (2009) diz que a VD implica na necessidade de conhecer a famlia, criar vnculos para poder entrar em sua casa, a partir do desejo e da permisso de seus membros em aceitar a presena do profissional, o que envolve participar de sua dinmica e de seus problemas. De certa forma, os profissionais so invasores, sujeitos estranhos famlia. do conhecimento de todos que o elo profissionalcliente de fundamental importncia para o bom andamento do cuidar. Sendo assim, a VD propicia a corresponsabilidade do indivduo ou famlia, tornando-o sujeito para decidir junto com a equipe sobre os problemas de sade e agravos (FLORIANPOLIS, 2009). A qualidade est intimamente relacionada ao desempenho das pessoas, ao processo de trabalho, a satisfao do cliente e a cultura organizacional, ou seja, o padro mais elevado de desempenho (MEYER, 1997; BALLESTERO-ALVAREZ, 2001). A melhoria da qualidade desenvolve toda a equipe de trabalho, estabelecendo aes em longo prazo acompanhado passo a passo, e as mudanas so gradativas, focaliza as pessoas como as mais importantes, demanda
57

comprometimento, disciplina

um

esforo

crescente

(MAXIMIANO,

1997;

ANTUNES, s.d.; RIBEIRO PRETO, 1997). Portanto, a qualificao da assistncia do enfermeiro um indicador pertinente ao relacionamento profissional-cliente/famlia. Os dados so satisfatrios, pois a grande maioria dos entrevistados que j tiveram VD com o enfermeiro qualificaram a mesma como boa, pelo fato do profissional poder ter um relacionamento preservvel com o hipertenso e at mesmo ser qualificado cientificamente para a assistncia. J os que afirmaram ser regular, o enfermeiro responsvel precisa desenvolver maneiras para melhorar a sua assistncia. 8.2.5 Informaes sobre HAS pelo enfermeiro
Sim 12% No

88%

Grfico 7 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo as informaes sobre a HAS pelo enfermeiro.

No que diz respeito a informaes necessrias que os clientes hipertensos devem saber sobre sua patologia, questionou-se aos entrevistados se j haviam recebido informaes sobre o tema pelo enfermeiro. E verificou-se que cerca de 88% (oitenta e oito por cento), ou seja 23 (vinte e trs) entrevistados, j haviam recebido informaes pelo enfermeiro e 12% (doze por cento), que corresponde a 03 (trs) entrevistados, no haviam.

O enfermeiro como parte integrante de uma equipe deve estar capacitado para atingir o foco de atuao principal, que a preveno primria, assim como a educao em sade, que vm se mostrando muito eficazes na interveno da hipertenso arterial, consubstanciando a ideia de que a enfermagem pode utiliz-las
58

como forma de prevenir a hipertenso em adultos (SOARES et al., 2011). Os profissionais de enfermagem precisam estar habilitados tecnicamente e munidos de conhecimentos suficientes sobre a temtica, para assim, poderem passar aos seus clientes hipertensos as devidas orientaes/informaes (SILVA et al., 2010).

Os dados obtidos so satisfatrios, pois 88% (oitenta e oito por cento) dos entrevistados afirmaram j terem recebido informaes/orientaes, sobre sua patologia, pelo enfermeiro, o que j era esperado devido ao papel orientador que o enfermeiro exerce. No entanto, 12% (doze por cento) no receberam nenhum tipo de orientao pelo enfermeiro, seja por no ter tido contato ou por falta assistencial do enfermeiro, o que digno de investigao.

Momento
Consulta 33% 67% Visita domiciliar

Grfico 8 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo o momento em que os entrevistados receberam as informaes sobre a HAS pelo enfermeiro.

Perguntou-se na mesma questo o momento que as informaes foram passadas e verificou-se que 33% (trinta e trs por cento) foram orientados pelo enfermeiro(a) nas visitas domiciliares, e 67% (sessenta e sete por cento) nas consultas, o que respectivamente correspondem a 16 e 08 entrevistados, considerando como total a quantidade de 23 (vinte e trs) clientes hipertensos relacionados a questo anterior. Segundo preconiza a Norma Operacional de Assistncia a Sade- NOASSUS 01/2001 do Ministrio da Sade (BRASIL, 2001), duas das aes de atuao
59

estratgica da ateno primria em sade para o controle da hipertenso so a visita domiciliar e a consulta. Podemos perceber com os dados obtidos nessa questo que por conta do nmero de enfermeiros serem, de certa forma, reduzidos, e especialmente a ESF do bairro da Matinha que conta com uma enfermeira, fica complicado de a mesma passar as orientaes no domicilio de cada hipertenso cadastrado. Alguns clientes hipertensos, os quais os ACS selecionam por critrios j pr-estabelecidos, recebem a visita domiciliar, o que podemos constatar pelo grfico. 8.2.6 - Participao de palestra com o enfermeiro sobre a HAS.

Sim

No

38% 62%

Grfico 9 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a participao dos entrevistados em uma palestra do enfermeiro sobre a HAS.

Quanto participao, dos entrevistados, a palestras com o enfermeiro sobre a HAS, 62 % (sessenta e dois por cento) j haviam participado, o que se refere a 16 (dezesseis) participantes. E 38 % (trinta e oito por cento) no haviam participado o que se refere a 10 (dez) participantes. As palestras so mecanismos que promovem a educao, e o enfermeiro, detentor dessa funo de educar, deve se utilizar desses meios que esto se mostrando serem eficazes na promoo da sade. Segundo Amaral et al. (2011), a educao um assunto que sempre preocupou a sociedade, sendo que a famlia considerada fundamental nesse processo. Diante disso, priorizar essa proposta em sade, viabiliza o trabalho desenvolvido no PSF, por proporcionar aos usurios
60

subsdios para a adoo de novos hbitos e condutas de sade. Para tanto, o entendimento dos mesmos a essa interveno passa a ser de grande relevncia a fim de propiciar sua ao como protagonista na conduo e construo de melhor qualidade de vida. Nesse sentido, ensinar fortalece o vnculo entre o profissional e a populao, desenvolvendo aes fidedignas, direcionadas s reais necessidades da comunidade. A atuao do enfermeiro de suma relevncia como educador, por possuir uma formao que o capacita a compreender as particularidades de cada indivduo e por assumir importante papel como membro essencial da equipe, pois alm da funo de coordenar, pratica atividades como o cuidar, o gerenciar e o educar (Amaral et al. 2011). Desta forma, podemos afirmar que a maioria (sessenta e dois por cento) j haviam passado por uma experincia de atuao do enfermeiro como educador, portanto de certa forma, detinham algum conhecimento sobre a HAS. J a minoria (trinta e oito por cento) no tinham tido essa experincia, ento poderiam at ter certa orientao sobre a HAS, mas a mesma no foi passada pelo enfermeiro. Mesmo que a maioria tenha participado de alguma palestra com o enfermeiro, a porcentagem no foi to alta, ento podemos perceber que o enfermeiro poderia estar desenvolvendo mais momentos de palestras com os hipertensos, j que um mecanismo to importante para o controle da patologia em questo. 8.2.7 - Realizao das visitas domiciliares que so marcadas

Sim

No

s vezes

39% 15%

46%

Grfico 10 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a realizao das visitas domiciliares que so marcadas.

61

No que se refere realizao das visitas domiciliares que so marcadas pela equipe, 46% (quarenta e seis por cento) dos entrevistados afirmaram que todas as visitas domiciliares que foram marcadas foram realizadas, o que corresponde a 12 (doze) entrevistados. Enquanto que 15% (quinze por cento) afirmam que todas as visitas domiciliares que j foram marcadas no foram realizadas, o que corresponde a 4 (quatro) entrevistados. E 39% (trinta e nove por cento) afirmam que s vezes as visitas domiciliares que so marcadas so realizadas, o que corresponde a 10 (dez) entrevistados. A VD torna-se essencial para prestao de uma assistncia de enfermagem que procure envolver, de fato, as aes de preveno de doenas e de promoo da sade. Essas aes constituem o cerne da ateno bsica em sade no Brasil (SANTOS & MORAIS, 2011). J vimos que a VD de fundamental importncia para a ateno sade da comunidade, e dando foco a clientes hipertensos, podemos perceber atravs dos dados que 54% (cinquenta e quatro por cento) dos entrevistados no so visitados corretamente, devido irregularidade das visitas, assim os entrevistados perdem at a credibilidade nesse servio, ou seja, a maioria dos entrevistados precisam de uma assistncia mais regular para que o controle da doena seja eficaz. 8.2.8 - Verificao da presso arterial nas visitas domiciliares

Sim

No

s vezes

27%

19%

54%

62

Grfico11 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a verificao da PA nas visitas domiciliares.

Quanto verificao da PA no momento da VD, 19% (dezenove por cento) dos entrevistados afirmam que verificada sua PA em todas as VD, o que se refere a 5 (cinco) entrevistados. A no verificao da PA em todas as VD realizadas relatada por 54% (cinquenta e quatro por cento) dos entrevistados, o que corresponde a 14 (quatorze) entrevistados. E 27% (vinte e sete por cento) dos entrevistados afirmam que s vezes so verificadas suas PA no momento da VD, o que corresponde a 7 (sete) entrevistados. Segundo Ximenes & Melo (2005), a verificao da PA deve ser realizada pela Equipe Sade da Famlia, tanto nas consultas a adultos quanto nas VD, pois a mesma contribui para o controle da patologia. Os dados do grfico nos mostram que na maioria dos entrevistados no so verificados a PA no momento da VD, ou seja, o dever segundo a referncia bibliogrfica no est sendo cumprido corretamente, podendo assim causar, mesmo que indiretamente, danos sade do cliente, pois o controle da PA no est sendo feito adequadamente. E ainda o cliente tem que ir at a ESF para fazer a verificao, devido que, o profissional que foi at a sua residncia no levou o aparelho de PA, seja por motivo de esquecimento ou falta, segundo relatos dos participantes e ACS. 8.2.9 - Orientao sobre como os hbitos de vida podem interferir na presso arterial.

Sim 8%

No

92%

Grfico 12 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo as orientaes sobre como os hbitos de vida podem interferir na PA.

63

Quanto orientao sobre como os hbitos de vida podem interferir na presso arterial alta, 92% (noventa e dois por cento) afirmam j ter recebido essa orientao, o que corresponde a 24 (vinte e quatro) entrevistados. E 8% (oito por cento) afirmam no ter recebido orientao quanto aos hbitos de vida, o que corresponde a 2 (dois) entrevistados. Tendo como base as pesquisas cientficas e a prpria Organizao Mundial de Sade (OMS), onde afirmam que os fatores em proporo que interferem na sade so: 51% (cinquenta e um por cento) hbitos de vida (alimentao e exerccio), 20% (vinte por cento) hereditariedade, 19% (dezenove por cento) ambiente (poluio, clima), 10% (dez por cento) doenas que no podem ser prevenidas (BRASIL, 2010). Deste modo, as modificaes no estilo de vida so imperiosas quanto ao sucesso do tratamento da hipertenso arterial, pois, a remoo de fatores de risco, atravs de hbitos e estilo de vida saudveis, ajudam na manuteno dos nveis pressricos dentro dos limites de normalidade, mesmo o tratamento medicamentoso tende ao insucesso se a dieta no for adequada, o peso no for o ideal ou quando outros fatores do estilo de vida, uma vez presentes, no forem abolidos ou reduzidos (BRASIL, 2002). Quanto ao assunto no momento, os dados do grfico so satisfatrios, no entanto, os oito por cento que afirmaram no terem recebido orientao devem ser informados o quanto antes, o que aconteceu devido a nossa palestra posteriormente. Com esses dados podemos ver que ainda existe, mesmo com uma poltica de sade integralizada, lacunas no sistema de sade, pois as orientaes sobre os hbitos de vida para um cliente hipertenso so essenciais. 8.2.10 - Fonte orientadora sobre os hbitos de vida Profissionais Enfermeiro ACS Mdico Quantidade 06 01 10 Porcentagem 25% 4% 42%
64

Enf./ ACS Md./ACS Enf./Md Todos Total

02 01 01 03 24

8% 4% 4% 13% 100%

Tabela 6 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a fonte orientadora sobre os hbitos de vida.

Dos que afirmaram j ter recebido orientaes na questo anterior, quanto fonte orientadora sobre como os hbitos de vida podem interferir na hipertenso, 6 (seis) entrevistados afirmam ter recebido orientaes somente pelo enfermeiro, o que equivale a 25% (vinte e cinco por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma ter recebido orientaes pelo ACS, o que equivale a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. 10 (dez) afirmam ter recebido orientaes pelo mdico, o que equivale a 42% (quarenta e dois por cento) dos entrevistados. 3 (trs) afirmam ter recebido orientaes por todos os profissionais mencionados anteriormente, o que equivale a 13% (treze por cento) dos entrevistados. 2 (dois) afirmam ter recebido orientaes pelo enfermeiro e ACS, o que equivale a 8% (oito por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma ter recebido orientaes pelo mdico e ACS, o que equivale a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma ter recebido orientaes pelo enfermeiro e mdico, o que equivale a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. Os hbitos de vida afetam diretamente o controle da HAS, e com base nisso Cear (2002) diz que a mudana do estilo de vida tem como objetivo principal, diminuir a morbidade e a mortalidade cardiovascular, promovendo hbitos saudveis de vida. Desta forma a equipe de sade da famlia deve investir na orientao certa e adequada para os clientes, pois contribuir para o controle da patologia. Para Souza & Jardim (1994), realizada a consulta mdica, o cliente passa em seguida ao consultrio de enfermagem. nesse momento que sero reforadas as orientaes e uma oportunidade para que os clientes possam esclarecer suas dvidas e seus anseios. O enfermeiro pode utilizar material educativo de acordo com
65

as necessidades de cada cliente, explicando cada item e questionando quanto ao seu entendimento. Em uma pesquisa realizada por Ximenes e Melo (2005), cerca de 90% (noventa por cento) dos enfermeiros entrevistados, afirmaram orientar aos seus clientes quanto modificao do estilo de vida. E ainda, que entre as dificuldades citadas pelos enfermeiros durante a ateno a clientes hipertensos, a de maior nfase a mudana no estilo de vida com 38% (trinta e oito por cento) das afirmaes. Contudo, segundo Jardim et al. (1996), diante da ao da equipe multiprofissional, o paciente ser submetido a uma gama muito maior de informaes com enfoques diferentes e teremos, ento, com um indivduo bem orientado uma boa adeso, com a possibilidade da incorporao de hbitos adequados de vida e, quando necessrio, do uso correto dos medicamentos prescritos. Por outro lado, o benefcio ser estendido a toda a equipe de sade que ser muito enriquecida pela troca de informaes, reforos mtuos e estmulos trazidos pelo sucesso alcanado. Os dados mostram que a maior fonte de orientao quanto aos hbitos de vida so os mdicos com 42% (quarenta e dois por cento), era de se esperar, j que o mdico quem d o diagnstico da HAS, sendo assim ele na maioria das vezes o primeiro a dar as orientaes sobre a doena, levando em considerao que cada cliente entende o que lhe passado adequadamente e que a equipe composta por suas particularidades, sendo que o enfermeiro e o ACS so os que mais tm contato com os clientes, desta forma, podem estar orientando com mais frequncia e adequao as necessidades de cada cliente. 8.2.11. Fonte orientadora sobre a alimentao Profissionais Enfermeiro ACS Mdico Enf./ACS Quantidade 06 02 08 09 Porcentagem 23% 8% 31% 34%
66

Todos Total

01 26

4% 100%

Tabela 7 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a fonte orientadora sobre a alimentao.

Quanto fonte orientadora sobre como a alimentao pode interferir na hipertenso, 6 (seis) entrevistados afirmam ter recebido orientaes somente pelo enfermeiro, o que corresponde a 23% (vinte e trs por cento) dos entrevistados. 2 (dois) afirmam ter recebido orientaes pelo ACS, o que corresponde a 8% (oito por cento) dos entrevistados. 8 (oito) afirmam ter recebido orientaes pelo mdico, o que corresponde a 31% (trinta e um por cento) dos entrevistados. 9 (nove) afirmam ter recebido orientaes pelo enfermeiro e ACS, o que corresponde a 34% (trinta e cinco por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma ter recebido orientaes por todos os profissionais j citados, o que corresponde a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. Estudos mostram que a presso arterial pode ser reduzida seguindo uma dieta com baixo teor de sdio, gordura saturada e colesterol, que inclua gros integrais, frutas, peixes, aves e castanhas e seja rica em potssio, magnsio e clcio (Sociedade Brasileira De Hipertenso, 2005). Dados do Behavior Risk Factor Surveillance System mostram dados dos Estados Unidos onde o consumo adequado de frutas e hortalias aproximou dos 25% (vinte e cinco anos) na populao com idade de 18 (dezoito anos) anos acima em 2007. Neste sentido, sendo uma das aes prioritrias de promoo da sade, sua execuo um grande desafio diante da baixa frequncia de consumo de frutas e hortalias no Brasil (JAIME et al, 2006). A consulta de enfermagem est ligada ao processo educativo e deve estimular o cliente em relao ao autocuidado. Tal atividade fundamental no acompanhamento, sensibilizando o cliente sobre a sua condio de sade e como seguir o seu plano de tratamento. Quanto atuao do enfermeiro na orientao ao hipertenso sobre sua alimentao, a coleta de informaes referente ao cliente, famlia e comunidade, com o propsito de identificar as necessidades, problemas,
67

preocupaes ou reaes humanas do cliente de fundamental importncia para o controle da hiperteno. Desta forma o enfermeiro deve no seu planejamento assistencial estabelecer e implementar metas que visam a integrao de uma alimentao saudvel (correta) no dia a dia do cliente, e se necessrio, o profissional pode encaminhar para nutricionista (RIO DE JANEIRO, s.d.). Quem se mostrou, atravs do grfico, a fonte orientadora mais veemente foi o enfermeiro e o ACS juntos, com 34% (trinta e cinco por cento) dos entrevistados, j que os mesmos tem mais contato com os clientes hipertensos, tanto na ESF quanto nas VD. 8.2.12 - Fonte orientadora sobre o uso de medicamentos e seus efeitos adversos Profissionais Enfermeiro ACS Mdico Enfermeiro/ACS ACS/Mdico Todos Total Quantidade 09 01 09 02 03 02 26 Porcentagem 34% 4% 34% 8% 12% 8% 100%

Tabela 8 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo a fonte orientadora quanto ao uso de medicamentos e seus efeitos adversos.

No que se refere fonte orientadora sobre como o uso de medicamentos e seus efeitos adversos, 9 (nove) entrevistados afirmam ter recebido orientaes somente pelo enfermeiro, o que corresponde a 34% (trinta e quatro por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma ter recebido orientaes pelo ACS, o que corresponde a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. 9 (nove) afirmam ter recebido orientaes pelo mdico, o que corresponde a 34% (trinta e quatro por cento) dos entrevistados. 2 (dois) afirmam ter recebido orientaes pelo enfermeiro e ACS, o que corresponde
68

a 8% (oito por cento) dos entrevistados. 3 (trs) afirmam ter recebido orientaes pelo ACS, o que corresponde a 12% (doze por cento) dos entrevistados. 2 (dois) afirmam ter recebido orientaes por todos os j citados, o que corresponde a 8% (oito por cento) dos entrevistados. A adeso teraputica significa relao colaborativa entre o paciente e os profissionais da sade, podendo ser caracterizada pelo grau de coincidncia entre prescrio mdica e o comportamento do paciente (CHENG et al., 2001). A no adeso ao tratamento um problema multifatorial, influenciado por aspectos relacionados idade, sexo, doenas, ao paciente, problemas relacionados a medicamentos (custo, efeitos adversos reais ou percebidos) ou equipe cuidadora de sade (envolvimento ou relacionamento inadequado) (ROSENFELD, 2003). Na prtica diria, o atendimento mdico realizado em poucos minutos e a informao verbal fornecida frequentemente insuficiente para o controle da PA. E como na consulta, o cliente prioriza os dados da doena e do diagnstico, acaba prestando menor ateno s informaes sobre o medicamento prescrito. Assim, como o tempo da consulta insuficiente para que o paciente possa compreender a prescrio, a no adeso ocasionada, principalmente, por falta de informao (SILVA et al., 2000). A atuao do enfermeiro no programa de hipertenso da maior relevncia, por sua viso e prtica global das propostas de abordagem no farmacolgica e medicamentosa, alm de sua participao em praticamente todos os momentos do contato dos pacientes com a unidade (RIO DE JANEIRO, s.d.). A obedincia teraputica prescrita dependente do tipo de orientao passada pelo profissional ao cliente. Desta forma, atravs do grfico, podemos perceber que o empate entre o mdico e o enfermeiro, cada um com 34% (trinta e quatro por cento), se refere ao domnio teraputico que eles possuem. O que pode ser passado, pelo enfermeiro, para o ACS, s que com menos nfase como pode ser visto tambm pelo grfico.

8.2.13 - Contribuidor principal para controlar a hipertenso


69

Profissional Enfermeiro ACS Mdico Todos Outros Total

Quantidade 10 01 10 02 03 26

Porcentagem 38% 4% 38% 8% 12% 100%

Tabela 9 Distribuio dos hipertensos cadastrados e entrevistados, da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru-PA segundo o contribuidor principal para o controle da hipertenso.

No que se refere ao principal contribuidor para o controle da hipertenso dos entrevistados, 10 (dez) entrevistados afirmam que o enfermeiro quem melhor contribui para o controle de sua hipertenso, o que corresponde a 38% (trinta e oito por cento) dos entrevistados. 1 (um) afirma que o ACS, o que corresponde a 4% (quatro por cento) dos entrevistados. 10 (dez) afirmam que o mdico, o que corresponde a 38% (trinta e oito por cento) dos entrevistados. 2 (dois) afirmam que so todos os j citados, o que corresponde a 8% (oito por cento) dos entrevistados. E 3 (trs) afirmam que so outras pessoas, entre elas familiares e outros profissionais, o que corresponde a 12% (doze por cento) dos entrevistados. O Enfermeiro que atua na ateno primria tem grande responsabilidade, pois est em suas mos o dever de assistir toda a comunidade de sua rea de abrangncia junto com toda a equipe de sade da Unidade Bsica de Sade, que cabe a ele tambm a sua superviso (CASCAVEL, 2008). J o papel do ACS equivale ao rastreamento de hipertensos, em indivduos com mais de 20 (vinte) anos pelo menos uma vez ao ano, mesmo aqueles sem queixa e posteriormente o profissional deve encaminhar para a consulta de enfermagem estes indivduos rastreados como suspeitos de serem portadores de hipertenso arterial, alm de realizarem as VD que podem tanto fazer sozinhos, como acompanhados pelo mdico e/ou enfermeiro (CEAR, 2002).

70

O mdico em particular, por um desvio de formao, est muito pouco treinado para perder tempo com seu paciente, passando-lhe informaes detalhadas sobre hbitos de vida. O sistema de sade funciona de maneira crtica, fazendo com que, na grande maioria dos servios, haja o atendimento de um nmero excessivo de casos o que restringe ainda mais a ateno do mdico ao paciente (JARDIM, 1996). Os profissionais de sade, de uma maneira geral, tm formao muito especfica e, alm disto, no tm treinamento que fuja ao tecnicismo de sua rea. Agindo isoladamente ficam muito limitados no que tange a estes aspectos e o resultado final uma pobre adeso a qualquer tipo de orientao (JARDIM, 1996). As aes para o controle e a preveno da HAS envolvem medidas que abrangem o monitoramento da sade dos indivduos e da famlia. Desta forma, a famlia assume uma parcela importante dos cuidados com a sade de seus membros. Por isso ela no deve ser vista apenas como mera executora de atividades, mas como (LOPES & MARCON, 2008). O controle da HAS de suma importncia, e segundo os nossos entrevistados, o mdico e o enfermeiro so os que mais os ajudam a control-la, ficando empatado cada um com 38% (trinta e oito por cento). Vemos novamente a atuao forte do mdico e do enfermeiro na assistncia ao cliente hipertenso. A contribuio do ACS relativa, o que no deixa de ser importante, considerando que o enfermeiro quem administra o seu trabalho e lhe oferece mecanismos facilitadores para a assistncia aos hipertensos. No se esquecendo da famlia que tambm aparece como uma contribuidora importante no controle da HAS, assim como outros profissionais tambm.

71

9. CONSIDERAES FINAIS

A HAS consideravelmente prevalente em nosso pas e se constitui em um dos principais fatores de risco para as doenas cardiovasculares, e vem ocupando o primeiro lugar no perfil de morbimortalidade. Em especial na ateno bsica, a atuao da enfermagem primordial em todas as etapas da assistncia ao hipertenso, principalmente no tocante VD, que ainda um grande desafio para todos os profissionais que assistem o hipertenso. O presente estudo, apesar das suas limitaes, por ter a participao de s vinte e seis hipertensos cadastrados na ESF do bairro da Matinha em TucuruPA, revelou que a assistncia do enfermeiro veemente, no entanto, preciso aprimor-la quanto a educao em sade e a visita domiciliar. do conhecimento de todos, que as dificuldades existem e no so poucas, porm, a promoo de aes voltadas para esse tipo de cuidar ao cliente hipertenso pode contribuir para uma mudana no panorama da assistncia.

72

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1.

III

Consenso

de

Hipertenso

Arterial.

1998

/.

Disponvel

em:

http://departamentos.cardiol.br/dha/publicacoes/consenso3/consenasp.
2. Alfradique, M. E.; et al. Internaes por condies sensveis ateno

primria: a construo da lista brasileira como ferramenta para medir o desempenho do sistema de sade (Projeto ICSAP Brasil) Cad. Sade Pblica, v.25, n.6, p.1337-1349, 2009. 3. AMARAL et al. Atuao do enfermeiro como educador no programa sade da famlia: importncia para uma abordagem integral na ateno primria. FG Cincia, Guanambi, v.01, n.1, p.01-21, Jan./Jul. 2011.
4. Antunes AV. O gerenciamento da qualidade na enfermagem [tese de

doutorado]. Ribeiro Preto: Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo; 1997.
5. Ballestero-Alvarez ME, coordenadora. Administrao da qualidade e da

produtividade: abordagens do processo administrativos. So Paulo: Atlas; 2001. 6. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Setenta, 1997.
7. BARRETO JAE, MOREIRA RVO. Para alem das colunas de Hercules:

filosofia e aes de enfermagem. Sobral (CE): EdiesUVA, 2004.


8. BRASIL. Ministrio da Sade. Hipertenso Arterial - A hipertenso arterial

uma doena que no tem cura, mas tem controle e pode ser prevenida. Secretaria de Ateno Sade. Cartilha. Braslia: s.d.
9. _______.

Ministrio de

da

Sade. de

Secretaria

de

Assistncia de

Sade. Doenas

Departamento

Programas

Sade.Coordenao

Cardiovasculares. Controle da hipertenso arterial: uma proposta de integrao ensino servio.Rio de Janeiro: CDCV/NUTES; 1993. p.157.

73

10.

_______. Ministrio da Sade. Instituto para o Desenvolvimento da Sade.

Manual de enfermagem: Programa Sade da Famlia. Braslia; 2006


11.

_______. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Plano de

reorganizao da ateno Hipertenso arterial e ao Diabetes mellitus. Braslia: Ministrio da Sade, 2001.
12.

_______. Ministrio as Sade. Projetos em Sade. Secretarias de

polticas de sade. Plano de Reorganizao da Ateno Hipertenso Arterial e ao Diabetes Mellitus. Departamento de aes programticas estratgicas Braslia: ministrio da sade, 2002.
13.

_______. Ministrio da Sade. Nmero de Diabticos, Hipertensos e

Diabticos com Hipertenso por sexo, tipo e risco. Agrupado por municpio, perodo de 01/2000 at 12/2012. UF: PA. Disponvel em: <http://hiperdia.datasus.gov.br/hiperelhiperrisco.asp>. Acessado em: 26 de Dez de 2012 (a).
14.

_______. Ministrio da Sade. AVC por sexo. Disponvel em:

<http://hiperdia.datasus.gov.br/grafavcsexo.asp>. Acessado em: 26 de Dez de 2012 (b).


15.

_______. Ministrio da Sade. Sedentarismo por sexo. Disponvel <http://hiperdia.datasus.gov.br/grafsedentarismosexo.asp>. Acessado

em:

em: 26 de Dez de 2012 (c).


16.

_______. Ministrio da Sade. Relatrio de indicadores da situao

de agravos. Estado: PA. Municpio: Tucuru. Cdigo (IBGE): 1508100. Disponvel em: <http://hiperdia.datasus.gov.br/relagravos.asp>. Acessado em: 26 de Dez de 2012 (d).
17.

_______. Ministrio da Sade. Relatrio de envio de dados por

municpio. Disponvel em: <http://hiperdia.datasus.gov.br/>. Acessado em: 26 de Dez de 2012 (e).


18.

_______. Ministrio da Sade. Secretaria Executiva. Caderno de

Informaes de Sade. Informaes Gerais, municpio: Tucuru-PA.


74

Disponvel

em:

<http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/pa.htm>.

Acessado em: 26 de Dez de 2012 (e).


19.

________. Ministrio da Sade. Portaria n648, de 28 de maro de ________. Ministrio da Sade. Norma operacional de assistncia ________. Ministrio da Sade. Coordenao de doenas

2006. Poltica Nacional de Ateno Bsica. 2006.


20.

sade- NOAS/SUS- 01/2001. Braslia: Ministrio da Sade; 2001.


21.

cardiovasculares. Vida saudvel o melhor remdio. Cartilha do Ministrio da Sade e IEC. S. d.


22.

CASCAVEL.

Assistncia Em

De

Enfermagem 2008.

Aos

Pacientes em:

Acamados

Domiclio.

Disponvel

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeqm8AF/assistencia-enfermagemaos-pacientes-acamados-domiclio>. Acessado em: 02/01/2013.


23.

CASTRO, Roberta Avelar Arajo de; MONCAU, Jos Eduardo Cajado; Luiz Francisco. Prevalncia de hipertenso arterial

MARCOPITO,

sistmica na cidade de Formiga, MG. Arq. Bras. Cardiol. , So Paulo, v.88, n.3, p.334-339, mar 2007.
24.

Cear. Secretaria de Sade do Estado- SESA. Manual das equipes

de sade da famlia: Organizao do processo de trabalho de equipes de ateno primria a sade. Fortaleza. SESA; 2002.
25.

CEAR. Governo do Estado do Cear. Secretaria de Sade. 2009. Disponvel em:

HIPERDIA.

<http://www.slideshare.net/sandra_flor38/aula-hiperdia-06052009-i>. Acessado em 05 de Jan de 2013.


26.

COOPER K. H. Controlando a hipertenso. Rio de Janeiro: Nrdica;

1991.
27. 28.

COOPER K. H. Correndo sem medo. Rio de Janeiro:Nrdica; 1987. CRACO, P.F. Ao comunitria sade da famlia: encontros e

desencontros entre profissionais de sade e usurios. Tese (Doutorado).


75

Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto. Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006.


29.

Epstein

M,

Sowers

JR.

Diabetes

mellitus

hipertenso.

Hipertenso. 1992; 19(5):403-418.


30.

FLORIANPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianpolis. Secretaria De Ateno Domiciliar. Disponvel em:

Municipal de Sade. Assessoria de Desenvolvimento Institucional. PrProtocolo <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/26_10_2009_10.51.23.19d21 94ecedc16f5750849dddfb21f0e.pdf>. Acessado em 27 de dez de 2012.
31.

Gil AL. Gesto da qualidade empresarial. 3 ed. So Paulo: Atlas;

1997. 32. GOMES, Sandra Helena A visita domiciliar na estratgia sade da famlia: Percepo de enfermeiros. s/d.
33.

JAIME, C. P; FIGUEIREDO, R. C. I; MOURA. C. E; MALTA. C. D.

Fatores associados ao consumo de frutas e hortalias no Brasil . Rev. Sade Pblica vol.43 supl.2 So Paulo nov. 2009
34.

Jardim, Paulo Csar B. Veiga. Hipertenso Arterial e Alguns Fatores

de Risco em uma Capital Brasileira. Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia. v.88 n.4, p.452-457. 2007.
35.

JARDIM

PCBV; SOUSA

ALL

&

MONEGO

ET.

Atendimento

multiprofissional ao paciente hipertenso. Medicina, Ribeiro Preto, 29: 232-238, abr./set. 1996.
36.

Jnior MO. Classificao e Diagnstico. [citado em 2004 jul. 15]

Disponvel em: http://www.cbha.com.br


37.

KIELLER M, CUNHA ICKO. Assistncia de enfermagem a pacientes

com Hipertenso Arterial Sistmica.RevEnferm UNISA 2004; 5: 20-4.

76

38. LOPES, MCL. MARCON, SS. A hipertenso arterial e a famlia: a necessidade do cuidado familiar. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43 (2):34350
39.

LUDKE, R. S. Diagnstico em educao em sade: um modelo

para analisar as relaes entre atitudes e prticas na rea da sade pblica. So Paulo: Ver. Sade Pblica, 13: 63 8, 1986.
40.

Malachias, Marcus V. B. Revista Brasileira de Hipertenso: VI

Diretrizes Brasileiras de Hipertenso, Palavra do Presidente. Rio de Janeiro: v.17, n.1, p.2-3, 2010.
41.

Maximiano ACA. Teoria geral de administrao: da escola cientifica

competitividade na economia globalizada. 2 ed. So Paulo: Atlas; 1997.


42.

Meyer Jr V. Administrao de qualidade estratgica para as

instituies universitrias. Cad Centro Univ. 1997;3:146-57.


43.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade.

4 ed. So Paulo: Hucitec; 2004. 44. Padilha MICS, Carvalho MTC, Silva MO, Pinto VT. Visita domiciliar: uma alternativa assistencial. Rev Enferm UERJ. 1994;2(1):83-90. 45. Pereira et al. Assistncia domiciliar: instrumento para potencializar processos de trabalho na assistncia e formao. In: Ministrio da Sade (BR). Observatrio de recursos humanos em sade no Brasil: estudos e anlise. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2004. v. 2. p. 71-80.
46.

PIERIN, AMG; MARRONI, SN; TAVEIRA, LAF, BENSEOR, IJM.

Controle da hipertenso arterial e fatores associados na ateno primria em Unidades Bsicas de Sade localizadas na Regio Oeste da cidade de So Paulo. Cincia & Sade Coletiva, 16(Supl. 1): 1389-1400, 2011.
47.

Portal

da

sade.

Hiperdia.

2012.

Disponvel

em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/se/datasus/area.cfm?id_area=807>. Acessado em 05 de Jan de 2013.


77

48.

RAMOS,

Juliana

Nunes

et

al.

Perfil

socioeconmico,

antropomtrico, bioqumico, e estilo de vida de pacientes atendidos no programa controle de peso. Comunic. Cinc Sade, Braslia, v.17, n.3, p.185-192, abr/set 2006.
49.

Revista Brasileira de Hipertensotraz aintegra do documento VI

Diretrizes Brasileiras De Hipertenso DBH VI.volume 17, NMERO 1, janeiro/maro de 2010 RevBrasHipertens vol.17(1):7-10, 2010.
50.

REZENDE, A.M.B. Ao educativa na ateno bsica sade de

pessoas com diabetes mellitus e hipertenso arterial: avaliao e qualificao de estratgias com nfase na educao nutricional. (Tese de Doutorado). So Paulo: Faculdade de Sade Pblica. Universidade de So Paulo, 2011.
51.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil Sub-

Secretaria de Promoo, Ateno Primria e Vigilncia em Sade Gerncia do Programa de Hipertenso. Consulta de enfermagem. S. D.
52.

ROSA, W.A.G.; LABETE, R.C; Programa de sade da famlia: a

construo de um modelo de assistncia. Ver Latino-am Enfermagem, v.13, n. 6, p. 1027-1034, 2005.


53. ROSENFELD S. Prevalncia, fatores associados, e mau uso de

medicamentos por idosos: uma reviso. Cad. Sade Pblica 2003 Maio-Junho; 19(3): 717-24 54.

ROUQUARYOL, M. Z; FILHO, N. A. Epidemiologia, histria natural e

preveno de doenas. Epidemiologia e Sade. 5 Ed. Rio de Janeiro: Mdica e Cientfica, 2003. 570 p.; cap. 2; p. 15-31.
55.

SALES, Cibele de Moura. TAMAKI, Edson Mamoru. Adeso s

medidas de controle da hipertenso arterial sistmica: O comportamento do hipertenso. CogitareEnferm, Dourados- MS: 2007 abr/jun; 12(2):157-63.
56.

SAKATA, K. N.; ALMEIDA, M. C. P.; ALVARENGA, A. M.; CRAC O, P.

F.; PEREIRA, M. J. B. Concepes da equipe de sade da famlia sobre


78

as visitas domiciliares. Revista Brasileira de Enfermagem, Braslia, 60(6), nov-dez 2007, p. 659-64.
57.

SANTOS, Edirlei Machado dos. MORAIS, Sandra Helena Gomes. A

Visita Domiciliar Na Estratgia Sade Da Famlia: Percepo De Enfermeiros. Cogitare Enferm. 2011 Jul/Set; 16(3):492-7
58.

Sanchez CG, Pierin AMG. Perfil do paciente hipertenso atendido em socorro: comparao com hipertensos em tratamento

pronto

ambulatorial. Ver Esc Enf USP 2004; 38:90-98. 59. SANTOS, E.M.; MORAIS, S.H.G. A Visita Domiciliar Na Estratgia Sade Da Famlia: Percepo De Enfermeiros. Cogitare Enferm. 2011 Jul/Set; 16(3):492-7
60.

SCHOLZE AS, SILVA YF. Riscos potenciais sade em itinerrios

de cura e cuidado.CogitareEnferm. 2005maiago;10(2):9-16.


61.

Serra, J. Paulo. Manual de Teoria da Comunicao. Covilh: Livros

Labcom, 2007. 203 p. p. 93-101. ISBN 978-972-8790-87-5 62. Stimo Relatrio do Comit Misto Nacional de Preveno, Deteco, Avaliao e Tratamento da Hipertenso Arterial. O relatrio JNC 7. JAMA 2003; 289 (19): 2560-72.
63.

SILVA CL, CUNHA ICKO. O papel do enfermeiro na educao do

paciente com Hipertenso Arterial Sistmica.RevEnferm UNISA 2000; 1: 118-.21


64.

SILVA et al. O efeito de intervenes educativas no conhecimento

da equipe de enfermagem sobre hipertenso arterial. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(2):488-96.
65.

SILVA, J. L. L; SOUZA S. L. Fatores de risco para hipertenso V. 06, n. 03, p. 330-335. 2004. Disponvel em:

arterial sistmica versus estilo de vida docente. Revista Eletrnica de Enfermagem. <www.fen.ufg.br>. Acessado em: 10/12/2012.

79

66.

SILVA, MS. et. al. Enfermeiro e grupos em PSF: possibilidade para

participao social.CogitareEnferm. 2006 maiago; 11(2):143-9.


67.

SlLVA, Rafaela de Oliveira Lopes. A visita domiciliar como ao para

promoo da sade da Famlia: um estudo crtico. s/d.


68.

SILVA, R.O.L. A Visita Domiciliar Como Ao De Promoo Da

Sade Da Famlia: Um Estudo Crtico Sobre As Aes Do Enfermeiro. Rio de Janeiro, 2009, 105 p. Dissertao de Mestrado em Enfermagem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. 69. SILVA T, DAL-PIZZOL F, BELLO CM, MENGUE SS, SCHENKEL EP. Bulas de medicamentos e a informao adequada ao paciente. Rev Sade Pblica 2000 abril; 34(2):184-9. 70. SOARES et al. A enfermagem e as aes de preveno primria da hipertenso arterial em adolescentes. Vol. 8 n 2 - Abr/Jun 2011 Disponvel em: <http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp? id=273#>. Acessado em: 27 de dez de 2012. 71. SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSO. Departamento de Ligas de Hipertenso arterial. Cartilha do Hipertenso. So Paulo, 2005.
72.

Sociedade

Brasileira

de

Hipertenso.

Sociedade

Brasileira

de

Cardiologia. Sociedade Brasileira de Nefrologia. V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial. So Paulo: Sociedade Brasileira de Hipertenso, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia; 2006.
73.

SOUZA, A.L.L.; JARDIM, P.C.B.V. A Enfermagem e o paciente

hipertenso em uma abordagem multiprofissional-relato de experincia. Revista Latino Americana de Enfermagem. Vol. 2, jan 1994.
74.

Sowers JR, Epstein M, Frohlich ED. Diabetes. Hipertenso e doena

cardiovascular: uma atualizao. Hipertenso. 2001; 37(4):1053-1059.

80

75.

Strelec MAAM, Pierin AMG, Mion Jnior D. A influncia do

conhecimento sobre a doena e a atitude frente tomada de remdios no controle da hipertenso arterial. Arq Bras Cardiol 2003; 81:349-354.
76.

Takahashi et al. A visita domiciliria no contexto da sade da famlia. In:

Brasil IDS. Manual de enfermagem. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. p. 43-6.


77.

TEIXEIRA, Elizabeth. As trs metodologias. 6 ed. Petroplis (RJ): TEODOSIO, Marta Regueira et al . Hipertenso na mulher: estudo

Vozes, 2009.
78.

em mes de escolares de Jaboato dos Guararapes - Pernambuco Brasil. Rev. Assoc. Med. Bras. , So Paulo, v. 50, n. 2, 2004 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010442302004000200031&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 dez 2012.
79.

TOLEDO MM, RODRIGUES SC, CHIESA AM. Educao em sade

no enfrentamento da hipertenso arterial: uma nova tica para um velho problema. Texto Contexto Enferm2007 abr/mai;16(2):233-8.
80.

VASCONCELOS, E.M. Educao popular e a ateno sade da

famlia. So Paulo: Hucitec, 1999.


81.

XIMENES NETO, F.R. & MELO, J. R. Controle Da Hipertenso

Arterial Na Ateno Primria Em Sade- Uma Anlise Das Prticas Do Enfermeiro. Enfermeria Global N 6 Mayo 2005.
82.

Zile MR, Brutsaert DL. Novos conceitos em insuficincia cardaca

diastlica: Parte II. Circulao. 2002; 105: 1503-8.

81

11. APNDICE

11.1 Apndice A: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Universidade Do Estado Do Par Centro De Cincias Biolgicas E Da Sade Ncleo Universitrio De Tucuru Campus XIII Curso De Graduao Em Enfermagem Metodologia Da Pesquisa Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ASSISTNCIA DO ENFERMEIRO NA COMUNIDADE: Pesquisa com hipertensos cadastrados da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha, TucuruPA. Introduo/Objetivo: este projeto de pesquisa surgiu a partir da percepo da importncia da assistncia de enfermagem na comunidade, e em especial a assistncia aos hipertensos cadastrados na ESF do bairro da Matinha, no municpio de Tucuru-PA, pois estes esto presentes em nmero elevado no bairro. O objetivo desse estudo analisar a assistncia de enfermagem, atravs das aes dos agentes comunitrios de sade e da visita domiciliar, aos hipertensos cadastrados na Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha do municpio de Tucuru PA. Alm de identificar a orientao/capacitao transmitida pelo enfermeiro para os agentes comunitrios de sade, para que os mesmos possam assistir os hipertensos nas visitas domiciliares. E tambm deidentificar o comportamento adotado pelos hipertensos em relao assistncia prestada pelo enfermeiro, atravs da vista domiciliar. Nos gostaramos de desenvolver uma pesquisa com voc, a qual pretende analisar e descrever qual seu nvel de conhecimento com relao a assistncia de enfermagem. Se voc concordar em participar, a nossa pesquisa se desenvolver da seguinte forma: no momento do caf da manh, oferecido por ns, ser entregue um questionrio no qual voc ir responder algumas questes sobre o tema em questo. Aps a aplicao do questionrio, iremos atravs da apresentao em slide e do folder Hipertenso, to fora!, passar as orientaes necessrias sobre o assunto em questo. Nenhuma publicao ou relatrio dos dados colhidos nesta pesquisa conter o seu nome, no entanto os dados obtidos podero ser utilizados como instrumentos para publicaes cientficas. No h nenhum risco ou custo para que voc participe desta pesquisa. Todas os participantes, caso tenham interesse, tero acesso aos resultados da pesquisa ao fim de todo o processo. O maior benefcio desta pesquisa que voc estar contribuindo para o fortalecimento do seu prprio conhecimento em relao ao assunto e para que o tema em estudo tenha maior discusso dentro da
82

universidade. Tambm beneficiar a ns, as pesquisadoras, para que tenhamos subsdios para apresentar a comunidade acadmica os resultados de nossa pesquisa. A sua participao neste estudo voluntria, o que quer dizer que voc pode escolher se quer ou no participar. Se voc escolher no participar, no haver nenhum tipo de prejuzo para voc. Se voc aceitar participar hoje, poder, no futuro, a qualquer momento, mudar de ideia ou recusar-se a responder as perguntas. Declaro que compreendi as informaes que li ou que me foram explicadas sobre o estudo em questo e desse modo, minha assinatura abaixo indica que, de forma voluntria, concordo em participar deste estudo. Participante: _______________________ (Assinatura) Pesquisador ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ _______________________Tucuru,_________ _______________________Tucuru,_________ _______________________Tucuru,_________ _______________________Tucuru,_________ _______________________Tucuru,_________ _______________________Tucuru,_________ (Nome) (Data)

83

11.2 Apndice B: Questionrio

Universidade Do Estado Do Par Centro De Cincias Biolgicas E Da Sade Ncleo Universitrio De Tucuru Campus XIII Curso De Graduao Em Enfermagem Seminrio Integrador ASSISTNCIA DO ENFERMEIRO NA COMUNIDADE: Pesquisa com hipertensos cadastrados da Estratgia de Sade da Famlia do bairro da Matinha, TucuruPA. Perfil dos sujeitos Nome: Idade: ( ) 30 anos ( )31 a 45 anos ( )46 a 60 anos ( )61 a 75 anos ( )75

anos Estado Civil:( )Solteiro ( )Casado ( )Unio estvel ( )Separado( )Vivo Quantidade de pessoas na casa:_________ pessoas Outras doenas:( )DM ( )AVC ( )ICC ( )IRC ( )Outros Especificar:__________ Fumante:( )Sim ( )No Pratica atividade fsica:( )Diariamente ( )s vezes ( )Sedentrio Internaes prvias relacionadas hipertenso:( )Sim ( )No 1. H quanto tempo voc sabe que hipertenso(a)? ( )De poucosdias a 6 meses ( )De 7 meses a 1 ano ( )De 1 a2 anos ( )H mais de 2 ano 2. Voc soube que era hipertenso (a)atravs de quem? ( )Enfermeiro ( )ACS ( )Mdico ( )Outros Especificar:_________________ Em que momento: ( )Consulta ( )Visita domiciliar ( ) Outros Especificar:___________ 3. Voc j recebeu alguma visita domiciliar do enfermeiro(a)? )Sim ( )No 4. Se sim, como voc define a assistncia domiciliar do enfermeiro (a)que lhe foi/ prestada? ( )Boa ( )Regular ( )Ruim
84

5. O enfermeiro(a) j lhe passou alguma orientao/informao sobre a hipertenso? ( )Sim ( )No Em que momento: ( )Consulta Especificar:___________ 6. Voc j participou de alguma palestra com o enfermeiro sobre a ( hipertenso arterial? )Sim ( )No

)Visita domiciliar

) Outros

7. Todas as visitas domiciliares marcadas so realizadas? ( )Sim ( )No ( )s vezes 8. Em todas as visitas domiciliares, a sua presso arterial verificada? )Sim ( )No ( )s vezes 9. O senhor (a) j foi orientado sobre como os seus hbitos de vida podem ( interferir na sua presso alta? )Sim ( )No

10. Se sim, por quem o senhor (a) foi orientado? ( )Enfermeiro( )ACS ( )Mdico ( )Outros Especificar:________________ 11. As orientaes sobre sua alimentao foram feitas por quem? ( )S Enfermeiro( )S ACS ( )Enfermeiro/ ACS ( )Outros Especificar:________ 12. As orientaes sobre o uso de remdios e seus efeitos adversos ( )Outros

foram feitos por quem? ( )S Enfermeiro ( )S ACS ( )Enfermeiro/ ACS Especificar:__________

Quem que o senhor(a) acha que melhor o (a) ajuda a controlar a sua presso alta? ( )Enfermeiro( )ACS ( )Mdico ( )Outros

Especificar:_________________

85

86

11.1 - Apndice C: Folder Hipertenso, t fora.

86

87

12.

ANEXO
a. Anexo A: Ficha de cadastramento do hipertenso e/ou diabtico.

88

b. Anexo B: Ficha de acompanhamento do hipertenso e/ou diabtico.

Acadmica de Graduao em Enfermagem na Universidade Estadual do Par, Ncleo Universitrio de Tucuru Campos XIII.

Das könnte Ihnen auch gefallen