Sie sind auf Seite 1von 5

Formao do pensamento Administrativo Durante o desenvolvimento da humanidade, consciente de que no poderia alcanar determinando objetivo sozinho, o homem desde

muito tempo atrs usava formas de associaes entre eles mesmos para, atravs do esforo conjunto, atingirem os objetivos pretendidos. O que pode ser considerado como um dos primeiros indcios do pensamento administrativo do ser humano. Maximiano (2000), por volta de 10000 a 8000 a. C. na Mesopotmia e no Egito, agrupamentos humanos que desenvolviam atividades extrativistas faziam uma transio para atividades de cultivo agrcola e pastoreio, iniciando-se a Revoluo Agrcola. Nesse perodo surgem as primeiras aldeias, marcando-se a mudana da economia de subsistncia para a administrao da produo rural e a diviso social do trabalho. A histria da Administrao pode ser dividida em quatro fases: A primeira fase, dita como a de acumulao de recursos, comeou aps a guerra civil americana (1865), onde tivemos a grande expanso das construes ferrovirias, ocasionando a criao do mercado de ferro e de ao e do mercado de capitais. As empresas passaram a poder atingir os mercados urbanos atravs das estradas de ferro, nessa fase a administrao consiste em ampliar as instalaes de produo. A segunda fase, racionalizao do uso dos recursos, nessa fase a empresa comea a sistematizar seus prazos de entrega, organizando o planejamento e controle de produo. A terceira fase, novo crescimento, a reorganizao da fase anterior, as margens de lucros baixaram, o saturamento do mercado, levaram as empresas a comearem a procurar novos produtos e mercados, onde temos a diversificao de produtos, surgindo assim departamentos de pesquisa e desenvolvimento, engenharia de produto e desenho industrial. A quarta fase, racionalizao do uso de recursos em expanso, ocasiona a reorganizao de marketing para abranger novas linhas, decorrente da diversificao de produtos da fase anterior. Em seu desenvolvimento a administrao sofreu influncias de varias fontes, que caracterizam suas principais caractersticas tal como conhecemos.

Filsofos e a Administrao

O grego Scrates (470 a.C. 399 a.C) expe: Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele ser, se souber do que precisa e se for capaz de prov-lo, um bom presidente, quer tenha a direo de um coro, uma famlia, uma cidade ou um exrcito. No tambm uma tarefa punir os maus e honrar os bons... no desprezeis homens hbeis em administrar seus haveres... Plato (429 a.C 347 a.C) discpulo de Scrates, preocupou se com os problemas polticos referentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, Ablica, expe o seu ponto de vista sobre a forma democrtica de governo e de administrao dos negcios pblicos. Aristteles discpulo de Plato, do qual bastante divergiu, foi o criador da Lgica. No seu livro poltica, estuda a organizao do Estado e distingue trs formas de Administrao pblica: monarquia, Aristocracia e democracia. Francis Bacon (1561-1626), filsofo ingls, considerado o fundador da Lgica Moderna, baseada no mtodo experimental e indutivo. Antecipou-se ao princpio conhecido em Administrao como principio da prevalncia do principal sobre o acessrio. Ren Descartes (1596-1650), um filsofo, matemtico e fsico francs, considerado o fundador da filosofia moderna. Em seu livro O Discurso do Mtodo, qual descreve os preceitos do seu mtodo filosfico, hoje denominado o mtodo cartesiano, que serviu de fundamento para a tradio cientifica do ocidente. Thomas Hobbes (1588-1679) desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente vida social, atravs de um pacto entre todos. O homem primitivo era um ser anti-social por definio, vivendo em guerra permanente com o prximo. O Estado viria a ser, portanto, a inevitvel resultante da questo, impondo a ordem e organizando a vida social, qual um Leviat. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desenvolveu a teoria do Contrato Social: O Estado surge de um acordo de vontades. Kal Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) propem uma teoria da origem econmica do Estado. O surgimento do poder poltico e do Estado nada mais do que o fruto da dominao econmica do homem pelo homem.

Influncia da Igreja Catlica

A Igreja Catlica com sua organizao, hierarquia de autoridade e coordenao funcional, segundo James O. Mooney, entre todas as formas de atividades humanas, a Igreja Catlica constitui um dos exemplos mais destacados de aplicao e funcionamento de todos os princpios de organizao. Conforme Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) a Igreja Catlica Romana contribuiu bastante para evoluo administrativa. proporo que o cristianismo se expandia ocasionava muitos conflitos, fazendo surgir novas seitas, por senti-se pressionadas a Igreja passou a definir com mais clareza as suas misso, objetivos, diretrizes, regras e regularmente, assim como a sua hierarquia organizacional. Desenvolveu uma relao altamente centralizada de autoridade e responsabilidade. Influncia do Exercito A organizao militar tem influenciou no desenvolvimento das teorias da Administrao, onde, por exemplo, tem suas origens na organizao militar dos exrcitos da Antiguidade e da poca medieval. O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado s pode ter um superior) fundamental para a funo de direo. A escala hierrquica, ou seja, a escala de nveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente a um aspecto da organizao militar utilizado em outras organizaes. Outra contribuio da organizao o princpio da direo, atravs do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer. No incio do sculo XIX, Carl von, general prussiano, escreveu um Tratado sobre a Guerra e os Princpios de Guerra, sugerindo como administrar os exrcitos em perodos de guerra. Foi o grande inspirador de muitos tericos da Administrao que posteriormente se basearam na organizao e estratgias militares para adapt-las organizao e estratgia industriais. Clausewitz considerava a disciplina como um requisito bsico para uma boa organizao, toda organizao requer um planejamento, no qual a decises devem ser cientificas e no simplesmente intuitivas. As decises devem basear-se na probabilidade e no apenas na necessidade lgica. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a poder minimizar essa incerteza.

Influncia da Revoluo Industrial

A Revoluo Industrial teve incio na Inglaterra, com a inveno da mquina a vapor, por James Watt, em 1776 e desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. a revoluo do carvo, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. a revoluo da eletricidade e derivados do petrleo, como as novas fontes de energia, e do ao, como a nova matriaprima. Ao final desse perodo, o mundo j no era mais o mesmo. E a moderna administrao surgiu em resposta a duas consequncias provocadas pela Revoluo Industrial, a saber: a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administrao cientfica capaz de substituir o empirismo e a improvisao; b) necessidade de maior eficincia e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrncia e competio no mercado. Difcil precisar at que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Mdia e at mesmo do incio da Idade Moderna tinham conscincia de que estavam praticando a arte de administrar. Com a inveno da mquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua posterior aplicao produo, uma nova concepo do trabalho surgiu provocando mudanas de ordem econmica, poltica e social, perodo chamado de Revoluo Industrial, que se iniciou na Inglaterra. J no sculo XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os princpios da Administrao Cientifica e o estudo da Administrao como Cincia. Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAO CIENTFICA, Taylor preconizava a prtica da diviso do trabalho, enfatizando tempos e mtodos a fim de assegurar seus objetivos "de mxima produo a mnimo custo", seguindo os princpios da seleo cientfica do trabalhador, do tempo padro, do trabalho em conjunto, da superviso e da nfase na eficincia. As propostas bsicas de Taylor: planejamento, padronizao, especializao, controle e remunerao trouxeram decorrncias sociais e culturais da sua aplicao, pois representaram a total alienao das equipes de trabalho e da solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produo artesanal. Apesar das decorrncias negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor, no se pode deixar de admitir que elas representassem um enorme avano para o processo de produo em massa. .

Administrao Sistemtica Surgiu a partir dos pensamentos de Adam Smith,


que acreditava que a administrao das fbricas, o centro do crescimento norteamericano,era catica e suas ideias ajudariam a sistematiz-las. A maioria das tarefas

organizacionais era subdividida e executada segundo o trabalho especializado. Entretanto, a coordenao ruim entre os subordinados e entre os diferentes nveis administrativos causava problemas frequentes e paradas no processo produtivo. A abordagem da administrao sistemtica buscou construir procedimentos e processos especficos nas operaes para assegurar a coordenao dos esforos. A administrao sistemtica enfatizava operaes econmicas, assessoria adequada, manuteno de estoques para atender demanda dos consumidores e ao controle organizacional. Embora a administrao sistemtica no aborde todas as questes com que os administradores se defrontavam, tentou-se elevar a conscincia deles a respeito das preocupaes mais urgentes de seu trabalho.

Gesto Administrativa Defendida por Henry Fayol, engenheiro de minas e


executivo francs, surgiu atravs de um livro publicado por ele com suas experincias administrativas. Fayol adicionou uma funo bsica s quatro j identificadas antes, que so: planejar; organizar; comandar; coordenar e controlar, e tambm definiu catorze princpios: diviso do trabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidade de direo; subordinao do interesse individual ao interesse geral; remunerao; centralizao; hierarquia; ordem; equidade; estabilidade e manuteno do pessoal; iniciativa e esprito de equipe. A abordagem da gesto administrativa enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organizao e sustentava que a administrao era uma profisso e poderia ser ensinada. Influencia dos Economistas Liberais Adam Smith (1723-1790) visualizava o principio da especializao dos operrios em uma manufatura de agulhas e j enfatizava a necessidade de racionalizar a produo. O principio da especializao e o princpio da diviso do trabalho aparece em referencias em seu livro Da Riqueza das Naes. Ele tambm reforou a importncia do planejamento e da organizao dentro das funes da Administrao. James Mill (1773-1836), sugeria em seu livro Elementos de Economia Poltica, publicado em 1826, uma srie de medidas relacionadas com os estudos de tempos e movimentos como meio de obter incremento da produo nas industrias da poca. David Ricardo (1772-1823) publica seu livro Princpios de Economia Poltica e Tributao, no qual aborda trabalho, capital, salrio, renda, produo, preos e mercados.

Das könnte Ihnen auch gefallen