Sie sind auf Seite 1von 36

Pr-Reitoria Acadmica Diretoria Acadmica Assessoria de Educao a Distncia

Nivelamento em Lngua Portuguesa


Tpicos gramaticais na produo textual

Plano de Ensino
Nivelamento em Lngua Portuguesa:
tpicos gramaticais na produo textual
Ementa Lngua, linguagem, sociedade, ideologia e identidade. Leitura e produo textual: funcionalidades de gneros e tipos textuais.

Objetivo do Curso Ampliar a competncia lingustica do aluno universitrio para desempenhar atividades sociais de leitura, escrita e oralidade. Objetivos Especficos Compreender a organizao dos elementos lingusticos necessrios produo de textos diversificados.

Produzir textos orais e escritos diversificados de forma a demonstrar conhecimentos lingusticos necessrios construo da argumentao, da narrao, da exposio, da descrio e da injuno.

Produzir textos demonstrando posicionamento crtico a respeito dos temas relacionados ao exerccio da profisso.

Produzir textos coesos e coerentes de maneira que selecione, relacione, organize fatos e opinies de forma a defender um ponto de vista.

Contedo Programtico i. ii. Coeso: sequenciao e referenciao. O valor das escolhas vocabulares.

iii. Mudana e variao lingustica. iv. Constituio do pargrafo. v. Reflexes lingusticas sobre regncia e concordncia na construo do texto.

vi. Pontuao. vii. Anlise lingustica com base em gneros textuais de tipologia predominantemente expositiva e argumentativa viii. Inter-relao entre gneros e tipos textuais. ix. Produo textual.
2

Bibliografia

Bsica

AZEREDO, Jos Carlos de. Gramtica Houaiss da lngua portuguesa. So Paulo: Publifolha, 2008; COSTA, Sergio Roberto. Dicionrio de gneros textuais. Belo Horizonte: Autntica editora, 2008. GOLDSTEIN, Norma, LOUZADA, Maria Silvia, IVAMOTO, Regina. O texto sem mistrio: leitura e escrita na universidade. So Paulo: tica, 2009.

Complementar

ANTUNES, Irand. Lutar com palavras: coeso e coerncia. So Paulo: Parbola, 2005. COSTA, Sergio Roberto. Dicionrio de gneros textuais. Belo Horizonte: Autntica, 2008. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley F. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. GARCEZ, Luclia H. C. Tcnica de redao: o que preciso saber para bem escrever. So Paulo: Martins Fontes, 2004. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2009. MACHADO, Anna Rachel (coord.). Resumo. So Paulo: Parbola, 2004. ___. Resenha. So Paulo: Parbola, 2004. ___. Trabalho de pesquisa: dirios de leitura para a reviso bibliogrfica. So Paulo: Parbola, 2007. ___. Leitura e produo de textos tcnicos e acadmicos. So Paulo: Parbola, 2005. NEVES, M. H. M. Gramtica de Usos do Portugus. 3. ed. So Paulo: Editora UNESP, 2011. PERINI, Mario A. Gramtica do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola Editorial, 2010. VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramtica da Lngua Portuguesa: Gramtica da Palavra Gramtica da Frase Gramtica do Texto/Discurso. Livraria Almedina, Coimbra, 2009.

Ol, estudante! Seja bem-vindo ao curso de Nivelamento em Lngua Portuguesa: tpicos gramaticais na produo textual. Cada mdulo do nosso curso possui duas unidades compostas por sequncias didticas com o objetivo de faz-lo refletir sobre determinados temas da atualidade e, tambm, de ampliar o seu conhecimento acerca de textos diversificados, tanto na estrutura quanto na funcionalidade de cada texto. Na primeira unidade, por meio de um percurso pelos gneros textuais tira, crnica, receita, e-mail, torpedo, carta de leitor e reportagem, exploraremos o tema Linguagem e profisso. Na segunda unidade, o tema Linguagem e ideologia ser discutido por meio da leitura e anlise dos gneros textuais cartum, letra de msica, verbete, artigo de opinio e resenha. Nas duas unidades, abordaremos alguns tpicos gramaticais importantes para produo textual: Coeso: sequenciao e referenciao. O valor das escolhas vocabulares. Mudana e variao lingustica. Constituio do pargrafo. Reflexes lingusticas sobre regncia e concordncia na construo do texto. Pontuao: uso da vrgula Anlise lingustica com base em gneros textuais de tipologia predominantemente expositiva e argumentativa Inter-relao entre gneros e tipos textuais.
Sequncias Didticas (SD): estratgia de seleo e organizao de diversos textos, segundo a temtica e os gneros textuais pertinentes ao objetivo do curso, para desenvolver as

prticas de oralidade, leitura, anlise lingustica e produo de textos.

A seleo desses tpicos foi guiada pelo papel que eles exercem na produo textual ou pelas dificuldades que eles oferecem no processo da escrita de textos. Durante nosso curso sero utilizados alguns recursos, tais como vdeo-aulas exerccios de compreenso textual e gramatical, frum de discusso e tarefas de produo textual.

Bons estudos!

UNIDADE 2: LINGUAGEM E IDEOLOGIA


Tema: A relao entre linguagem e ideologia. Assuntos: Seleo lexical; estrangeirismos e emprstimos lingusticos; coeso referencial; dupla coeso; oraes relativas e pronomes relativos; regncia verbal. Gneros textuais: Cartum, letra de msica, verbete, artigo de opinio, resenha. Objetivo geral: Ler e compreender textos em diversos gneros, observando aspectos de sua estrutura formal e lingustica, alm de reconhecer recursos lingusticos responsveis pela veiculao de opinies e de ideologias. Objetivos especficos: - Refletir sobre as diferenas entre textos verbais e no-verbais e sobre os diversos recursos mobilizados por eles para construir sentidos - Avaliar a importncia da seleo lexical para a construo de sentidos - Refletir sobre o papel dos emprstimos lingusticos para a renovao lexical - Identificar o tema de um texto - Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros - Identificar o papel da coeso referencial e da dupla coeso na organizao formal de um texto e na construo de seus sentidos - Compreender o uso dos pronomes relativos e o seu papel na organizao textual - Reconhecer e aplicar o conhecimento relativo regncia verbal na construo de oraes relativas - Produzir textos coesos e coerentes de maneira que selecione, relacione, organize fatos e opinies de forma a defender um ponto de vista - Elaborar resenha crtica Anlise lingustica: I. Seleo lexical: recursos usados para construir sentidos, veicular ideologia e construir identidades. II. Estrangeirismos e emprstimos lingusticos. III. Mecanismos de coeso textual: coeso referencial e dupla coeso. IV. Reflexes lingusticas sobre o papel da regncia verbal na construo de oraes relativas. Produo textual final: resenha crtica
5

UNIDADE 2 - Linguagem e Ideologia

Prezado estudante, O tema desta nossa unidade 2 linguagem e ideologia. Vamos discutir as maneiras pelas quais a linguagem serve para veicular ideologias. Para tanto, exploraremos como gneros textuais o cartum, a letra de msica, o verbete, o artigo de opinio, a letra de msica e a resenha crtica. Como vamos abordar as relaes entre linguagem e ideologia, necessrio apresentar o que entendemos por linguagem e por ideologia. Na unidade 1, definimos linguagem como: (...) lugar da interao que possibilita, aos membros de uma sociedade, a prtica dos mais diversos tipos de atos, que vo exigir, dos semelhantes, reaes e/ou comportamentos .
Koch, Ingedore. A interao pela linguagem. So Paulo: Editora Contexto, 2010, p. 7-8.

Conforme a definio acima, a linguagem , por excelncia, o lugar da interao social. A definio de ideologia se liga ao conceito de senso comum, um conjunto de ideias e crenas partilhado pelos membros de uma sociedade. A relao entre esses dois conceitos apontada por Chau (2000) da seguinte forma: Esse senso comum social, na verdade, o resultado de uma elaborao intelectual sobre
a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade sacerdotes, filsofos, cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que a classe dominante de uma sociedade. Essa elaborao intelectual incorporada pelo senso comum social a ideologia. Por meio dela, o ponto de vista, as opinies e as ideias de uma das classes sociais a dominante e dirigente tornam-se o ponto de vista e a opinio de todas as classes e de toda a sociedade.
Chau, Marilena. Convite filosofia. So Paulo, tica, 2000, 221.

Em outras palavras, a ideologia um construto social elaborado a partir do ponto de vista das classes dominantes e que transmitido para todas as classes como se fosse algo natural. Como veremos ao longo desta unidade, a linguagem um dos instrumentos utilizados para veicular e sustentar ideologias. Apresentadas as definies de linguagem e ideologia, podemos passar anlise do texto 1 a seguir:

Texto 1

Fonte: noleveaserio.blogspot.com Acesso em: 04/05/2012

O texto acima pertence ao gnero textual denominado cartum. Como podemos ver, nesse tipo de texto, a mensagem se constri por meio da linguagem no-verbal, ou seja, pela combinao das imagens e pela sua disposio no espao do quadro.

Cartum: exposio imagtica de experincias atemporais vividas e compartilhadas por uma sociedade e por uma cultura particular com vistas memorizao e documentao de aes humanas singulares, reais (...) (Simes 2010: 71)

O texto em anlise recebeu o nome de Ideologia; por essa razo, sua mensagem deve estar relacionada ao prprio conceito de ideologia. Uma das maneiras de interpretar esse texto consider-lo como uma outra maneira de definir ideologia. Vejamos como. O texto 1 explora trs imagens: a gaiola, o crebro e a pessoa voltada para trs do leitor da imagem. Nesse texto, as imagens adquirem significados que se articulam para construir a definio de ideologia. O crebro geralmente tratado como o smbolo do pensamento, do senso crtico, da intelectualidade humana. A gaiola, por sua vez, caracteriza a priso, o cerceamento da liberdade. No cartum, o crebro est dentro da gaiola, como uma aluso ao fato de a ideologia funcionar como uma espcie de priso que tolhe a liberdade de os seres humanos pensarem por si mesmos, isto , ela tira a possibilidade de os seres humanos usarem a sua intelectualidade para avaliar as ideias e conceitos que lhes so apresentados. O fato de haver uma figura humana de costas relevante, pois, estando de costas, essa figura no tem rosto, isto , falta-lhe um dos elementos que confere individualidade, identidade a uma pessoa. Essa falta de identidade um dos efeitos da ideologia: ao comungar das mesmas opinies e dos mesmos pontos de vista, as pessoas passam a ser vistas como idnticas, sem nenhum trao que as diferencie. interessante vermos como a definio dada por Marilena Chau e o texto 1, apesar de empregarem recursos diversos (a linguagem verbal e a linguagem no-verbal, respectivamente),

apresentam definies bastante prximas para o conceito de ideologia. Observemos de que maneira eles chegam a esse resultado. No seu texto, Chau define ideologia da seguinte forma (os negritos so nossos e servem para guiar a leitura que faremos da definio da autora):

Por meio dela, o ponto de vista, as opinies e as idias de uma das classes sociais a dominante e dirigente tornam-se o ponto de vista e a opinio de todas as classes e de toda a sociedade.

Como mostramos na unidade 1, nos textos que se utilizam da linguagem verbal, a seleo lexical um importante meio de construir sentidos. Essa seleo pode ser usada para entender a definio de ideologia apresentada por Chau. Pela seleo lexical da autora, podemos inferir que ela tambm trata a ideologia como um instrumento, ao usar a expresso por meio de, que um recurso tpico para definir instrumentos. Alm disso, o fato de a ideologia tolher a capacidade crtica do ser humano sinalizado pela seleo de dois conjuntos de palavras: o verbo tornar-se, que traz a ideia de transformao, e os artigos definidos no singular o ponto de vista e a opinio. Essa seleo aponta para o fato de a ideologia transformar pluralidade (de pontos de vista e opinies) em unidade, uma vez que apenas um ponto de vista e apenas uma opinio (os da classe dominante) sero veiculados na sociedade. Por fim, a consequncia disso que os cidados vo ser obrigados a partilhar das mesmas opinies e pontos de vista, passando a ser vistos como uma massa de pessoas que tm as mesmas opinies e os mesmos pontos de vista opinies e pontos de vista esses que so os da classe social dominante. Que lio podemos tirar dessa comparao? O que aprendemos com a comparao que fizemos foi que, da mesma forma que a seleo lexical contribui para construir sentidos nos textos verbais, nos textos no-verbais, a seleo de imagens e a sua disposio no espao tambm servem para criar sentidos.

SUGESTO DE LEITURA O livro A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos, uma boa introduo para todos aqueles que querem aprender mais sobre os gneros textuais que se desenvolvem no espao grfico de quadros, entre os quais podemos citar o cartum, explorado como o texto 1 desta unidade. Acesse o livro no site da nossa biblioteca virtual: http://www.uniceub.br/Biblioteca

Para aprofundar mais o tpico da seleo lexical na construo de sentidos, analisemos o texto abaixo e vejamos como as escolhas lexicais servem para construir identidades sociais e lingusticas:

PLANTO CASSETA E PLANETA (Casseta e Planeta, 01/07/2003)

Reprter: Para combater a violncia no Rio de Janeiro, o governo do estado resolveu mudar de ttica. Agora, em vez da quantidade, o governo vai apostar na qualidade. Por isso, foi criada a primeira tropa de elite do Rio de Janeiro. P(olicial) M(ilitar), que se aproxima da mesa: A, cs que so do grupo de elite, desculpe interromper o biribinha de vocs. P(olicial de) E(lite): , meu amigo, o seguinte: ns no estamos jogando um biribinha, estamos aqui no meio de uma partida de bridge. PM: Ah, bridge? Ento, desculpe interromper o bridge de vocs, mas que o bicho t pegando l no Morro do Macaco Molhado. Vambora! Vambora! PE I: Morro? Macaco? Vocs vo num lugar desses? PE II: Claro! J t l. Morro do Macaco Molhado, que coisa mais cafona! PM: , vocs so um bando de deito, hein! P! Como que pode? Cs vo ficar no bembom? No vo no! Cs no so o grupo de elite, p? Cad as armas de vocs? PE I: As armas? Esto aqui, olha s que beleza! PE II: Hum, que belo par de garruchas! Sculo dezessete? PE I: No, dezoito. PE II: H! E comprou onde? PE I: Leilo. PE II: Londres? PE I: Amsterd. PM: , vamo parar com essas frescuras a, rap, a gente tem que invadir o morro que pra dar tempo de voltar e a gente pegar o rango. PE I: Ah, por falar nisso, colega, o que temos hoje para o menu? PM: Ah, drobadinha. PE II: Drobadinha? Que coisa mais cafona! PE I: Vou reclamar com Garotinho. PE II: Hum, Garotinho? Que coisa mais cafona!
ROCHA, Cludia Moura da. A seleo lexical e o humor: a importncia da escolha vocabular para a construo do sentido. In: IX Frum de Estudos Lingsticos & I Colquio de Semitica. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 5-6.
Fonte: http://www.filologia.org.br/ixfelin/ Acesso: 15/05/2012

Como podemos depreender da leitura do texto, os interlocutores so o policial militar e os policiais de elite. As escolhas lexicais usadas por eles servem para construir as identidades sociais e lingusticas dessas duas categorias de policiais: enquanto os policiais de elite se utilizam de palavras e expresses mais formais que remetem a uma classe mais alta na hierarquia social, o policial militar usa palavras e expresses mais populares que o identificam com uma classe mais humilde. Ilustremos isso no Quadro 1 a seguir:

INTERLOCUTORES
POLICIAIS DE ELITE POLICIAL MILITAR

SELEO VOCABULAR

bridge, garruchas, leilo, Londres, Amsterd, menu, sculo dezessete, sculo dezoito, coisa mais cafona, beleza

biribinha, drobadinha, Morro do Macaco Molhado, bando de deito, vambora, rap, o bicho t pegando, pegar o rango

NVEL SOCIAL

classe social superior (elite)

classe social humilde

REGISTRO DE LINGUAGEM

mais prximo do formal

informal

Quadro 1: Escolhas lexicais e construo de identidades sociais e lingusticas

Como vemos, a linguagem, alm de construir uma identidade lingustica para os interlocutores, serve para mostrar diferenas sociais entre eles.

10

Texto 2

SAMBA DO APPROACH

Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat...(2x) Eu tenho savoir-faire Meu temperamento light Minha casa hi-tech Toda hora rola um insight J fui f do Jethro Tull Hoje me amarro no Slash Minha vida agora cool Meu passado que foi trash... Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat...(2x) Fica ligado no link Que eu vou confessar my love Depois do dcimo drink S um bom e velho engov Eu tirei o meu green card E fui pr Miami Beach Posso no ser pop-star Mas j sou um noveau-riche... Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat...(2x) Eu tenho sex-appeal Saca s meu background Veloz como Damon Hill Tenaz como Fittipaldi No dispenso um happy end Quero jogar no dream team De dia um macho man E de noite, drag queen... Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat...(7x)
Baleiro, Zeca. Samba do approach. CD V Imbol. Faixa 13. MZA Records, 1999.

11

O texto 2 denominado cano, gnero textual que se caracteriza por explorar ao mximo duas linguagens: a verbal e a musical. Por conta dessa caracterstica, a seleo vocabular nas canes tem de ser precisa, pois ela responsvel tanto por criar efeitos de sentido quanto efeitos sonoros.

Cano: (...) gnero hbrido, de carter intersemitico, pois resultado da conjugao entre a materialidade verbal e a materialidade musical (rtmica e meldica). (...) o gnero cano hbrido no apenas porque objeto semitico de dupla materialidade (verbal e meldica), mas porque mescla aspectos da oralidade e escritura. (Costa, 2003: 18; 30)

Do ponto de vista de seus propsitos comunicativos, Ramires & Oliveira (2010: 6) apontam que uma msica pode servir para fazer uma crtica sociedade, relatar situaes cotidianas, expressar sentimentos, fazer reflexes e induzir em escolhas polticas, entreter, entre outros. No caso do Samba do approach, chama a ateno a quantidade de palavras estrangeiras que se somam s palavras do portugus para compor o texto da cano. Essas palavras, que imediatamente chamam a nossa ateno, funcionam, na verdade, como a chave para o entendimento do texto. So elas que criam o efeito meldico da rima, dada a posio em que elas so empregadas no texto, e cabe a elas tambm fornecer as pistas para entendermos o propsito comunicativo da cano. Vejamos de que maneira isso acontece. Ao combinar palavras da lngua portuguesa com palavras de outras lnguas (ingls e francs), cria-se no texto uma atmosfera cmica que funciona como uma stira quelas pessoas que usam, desnecessariamente, palavras estrangeiras por acreditarem que elas conferem um ar de refinamento e elegncia a sua linguagem. No texto, essas pessoas so representadas pela figura do noveau-riche (novo rico), um tipo de pessoa que vive uma realidade nova, totalmente diferente de uma realidade anterior (Minha vida agora cool / Meu passado que foi trash...) e marcada pelo dinheiro (Minha casa hi-tech / Eu tirei o meu green card / E fui pr Miami Beach). Essa nova realidade, em que o dinheiro e novos prazeres entram na vida desse personagem, acompanhada por uma nova linguagem, em que se incorporam muitas palavras estrangeiras, pois isso visto pelo noveau-riche como algo fino e elegante e que serve para marcar sua nova identidade de algum que no tem mais uma vida trash, mas a de algum que goza agora de uma vida cool. As questes levantadas no texto 2 servem para motivar a discusso acerca da influncia de outras lnguas no vocabulrio do portugus, influncias essas que recebem o nome de estrangeirismos. J se sabe h muito tempo que as lnguas no so estticas, elas tm vida e so dotadas de uma dinmica prpria. Duas faces dessa vitalidade das lnguas foram abordadas na unidade I, quando tratamos da variao e da mudana lingusticas. Outra face do dinamismo das lnguas pode ser vista a partir do estudo do seu lxico, ou seja, do seu conjunto de palavras. O inventrio de palavras de uma lngua no esttico, pelo contrrio, dinmico: palavras vm e vo, umas so criadas, outras caem em desuso. nessa dinmica lexical que o estudo dos estrangeirismos
12

tem seu lugar. Eles se inserem na reflexo sobre os recursos que garantem a expanso e a renovao do acervo de palavras de uma lngua. Segundo Azeredo (2010), os estrangeirismos podem ser agrupados em quatro categorias:

CATEGORIAS DE ESTRANGEIRISMOS (AZEREDO , 2010: 401) Quando a forma original do estrangeirismo mantida.
XENISMOS

Exemplos: mouse, carpaccio, rack, drive-in, personal trainer, fastfood, tsunami, shopping, mise-em-scne

ADAPTAES

Quando a forma do estrangeirismo adaptada morfologia do portugus. Exemplos: checar (ing. to check), randmico (ing. at random), inicializar (ing. to initialize), banda (ing. band), copirraite (ing. copyright), musse (fr. mousse)

Quando h traduo literal do estrangeirismo.


DECALQUES

Exemplos: alta costura (fr. haute couture) centroavante (ing. center-forward)

SIGLAS / ACRNIMOS

Quando as iniciais das palavras constitutivas da expresso estrangeira so empregadas. Exemplos: PC (ing. personal computer) HD (ing. hard disc) CD (ing. compact disk) RVSP (fr. rpondez sil vous plat)

Afinal, qual a causa dos estrangeirismos? Essa questo deve ser considerada luz da histria das lnguas. Na palavras de Carvalho (1989:9), o estrangeirismo to antigo quanto a histria da lngua, ou melhor, quanto a prpria lngua. Nessa perspectiva, Ilari (2010) escreve:
Em todas as pocas, o contato de povos que tm culturas e lnguas diferentes resulta numa circulao de hbitos, tecnologias e artefatos que so recebidos com o seu respectivo vocabulrio. Ao longo de sua histria (que comea pouco antes do movimento do trovadorismo, fortemente influenciado pela poesia provenal), a lngua portuguesa sofreu a influncia das numerosas lnguas com que esteve em contato. Essa influncia se fez sentir pela incorporao de palavras e construes que representam, em geral, um enriquecimento. Nenhuma lngua escapa de sofrer influncias externas; no patrimnio lexical mais antigo da lngua portuguesa j se encontram palavras criadas em outras lnguas, em particular o provenal, o espanhol e o rabe. Outras lnguas que exerceram influncia sobre o portugus do Brasil so o francs, o italiano e o alemo, alm, claro, das lnguas africanas e das lnguas indgenas brasileiras. A lngua que exerce hoje a mais forte influncia sobre o portugus do Brasil o ingls.
Ilari, Rodolfo. Introduo ao estudo do lxico. Brincando com as palavras. So Paulo, Contexto, 2010, pp. 19 e 73.
13

Como vemos, os estrangeirismos fazem parte da dinmica de uma lngua. Sua existncia algo extremamente positivo para o lxico de uma lngua. No entanto, para alguns gramticos, escritores e polticos, os emprstimos so negativos, pois sua adoo contribui para o empobrecimento e para a decadncia da lngua. Em algumas gramticas que compartilham dessa viso, eles recebem nome o nome de barbarismos e so considerados vcios de linguagem a ser evitados. O que podemos concluir disso que a reflexo acerca dos estrangeirismos ainda no est concluda, pois nessa reflexo se entrecruzam questes lingusticas e questes ideolgicas.

SUGESTO DE LEITURA

Para aqueles que querem ler mais sobre os estrangeirismos, o livro Estrangeirismos: guerras em torno da lngua, organizado por Carlos Alberto Faraco, traz, ao longo de oito captulos escritos por especialistas, uma reflexo lcida e bem fundamentada sobre o tema.

14

Texto 3

Passemos agora a estudar outro gnero textual, o verbete. O texto a seguir a transcrio do verbete cigano do Dicionrio Houaiss Eletrnico da Lngua Portuguesa:

Verbete: conjunto de acepes e exemplos de uma entrada em dicionrio, glossrio e enciclopdia (Dionsio, 2003: 25)

cigano
adj. 1521 cf. GVic 1 relativo ao ou prprio do povo cigano; zngaro <msica c.><vida c.><esperteza c.> adj.s.m. 2 relativo a ou indivduo dos ciganos, povo itinerante que emigrou do Norte da ndia para o oeste (antiga Prsia, Egito), de onde se espalhou pelos pases do Ocidente; calom, zngaro 3 p.ext. que ou aquele que tem vida incerta e errante; bomio <meus parentes c. no pensam no dia de amanh ><viver como c.> 4 p.ana. vendedor ambulante de quinquilharias; mascate 5 1899 pej. que ou aquele que trapaceia; velhaco, burlador 6 pej. que ou aquele que faz barganha, que apegado ao dinheiro; agiota, sovina 7 que ou o que serve de guia ao rebanho (diz-se de carneiro) 8 LING m.q. romani ETIM fr. cigain (sXV, atual tsigane ou tzigane, estas por infl. do al. Zigeuner), do gr.biz. athgganos 'intocvel', nome dado a certo grupo de herticos da sia Menor, que evitava o contato com estranhos, a que os ciganos foram comparados quando de sua irrupo na Europa central; cp. tur. cigian, romn. zigan, hng. cigny, it. zingano (a1470, atual zingaro); f.hist. 1521 cigano, 1540 igano, 1708 sigano COL bando, cabilda, ciganada, ciganagem, ciganaria, gitanaria, maloca, pandilha HOM cigano(fl.ciganar)

O verbete um texto expositivo, isto , um gnero textual cujo papel construir e transmitir saberes, conhecimentos. Ele apresenta significados e acepes de palavras da lngua comum ou de linguagens de especialidade. Como todo gnero textual, ele apresenta caractersticas formais e lingusticas. No que se refere sua organizao formal, um verbete comea com uma palavra, a entrada do verbete, para a qual traz o conjunto das acepes, das definies, exemplos e outras informaes especficas (Costa 2008: 176). Com base nessas informaes, vejamos a estrutura do verbete cigano:

15

entrada data de entrada na lngua categoria gramatical

cigano 1521, como adjetivo no texto de Gil Vicente adj. = adjetivo s.m. = substantivo masculino

acepes

1 relativo ao ou prprio do povo cigano; zngaro 2 relativo a ou indivduo dos ciganos, povo itinerante que emigrou do Norte da ndia para o oeste (antiga Prsia, Egito), de onde se espalhou pelos pases do Ocidente; calom, zngaro 3 p.ext. que ou aquele que tem vida incerta e errante; bomio 4 p.ana. vendedor ambulante de quinquilharias; mascate 5 (1899) pej. que ou aquele que trapaceia; velhaco, burlador 6 pej. que ou aquele que faz barganha, que apegado ao dinheiro; agiota, sovina 7 que ou o que serve de guia ao rebanho (diz-se de carneiro)

histria da palavra

8 LING m.q. romani ETIM fr. cigain (sXV, atual tsigane ou tzigane, estas por infl. do al. Zigeuner), do gr.biz. athgganos 'intocvel', nome dado a certo grupo de herticos da sia Menor, que evitava o contato com estranhos, a que os ciganos foram comparados quando de sua irrupo na Europa central; cp. tur. cigian, romn. zigan, hng. cigny, it. zingano (a1470, atual zingaro); f.hist. 1521 cigano, 1540 igano, 1708 sigano bando, cabilda, ciganada, ciganagem, ciganaria, gitanaria, maloca, pandilha
COL

Informao especfica (coletivo)

Quadro 2: Estrutura do verbete cigano do Dicionrio Houaiss Eletrnico da Lngua Portuguesa

Como vemos, o verbete um conjunto de informaes sobre uma determinada palavra: sua grafia, sua histria, seus sentidos (atuais e passados), suas caractersticas gramaticais entre outras informaes. Os verbetes aparecem no contexto dos dicionrios, das enciclopdias e dos glossrios, os quais funcionam, portanto, como os suportes dos verbetes. Inserimos o gnero textual verbete nesta unidade sobre linguagem e ideologia para mostrar que o trabalho de elaborao desse gnero no neutro, mas o resultado de escolhas por parte do lexicgrafo (o profissional encarregado da elaborao de um dicionrio). Incluir um verbete ou no inclu-lo, apresentar dada acepo em um verbete ou no apresent-la so questes com as quais esse profissional se defronta em sua prtica e as decises que ele toma na confeco dos verbetes so norteadas pelas ideologias de cada um. Vale ressaltar que o papel de um lexicgrafo apenas o de registrar a existncia de um determinado verbete ou de uma determinada acepo para um verbete. No ele quem cria, difunde ou mantm uma palavra e seus sentidos. a prpria sociedade a responsvel por isso. Por essa razo, os verbetes constituem importantes fontes para o estudo das ideologias presentes nas sociedades. Relacionando essas informaes com o verbete cigano, podemos dizer que a existncia das acepes pejorativas 5 e 6 se deve nica e exclusivamente ao fato de a nossa sociedade, em algum momento de sua histria, haver criado (e difundido por meio da linguagem) essa identidade para esse povo. Os verbetes so, pois, o reflexo da sociedade e das ideologias presentes nela.
16

Em relao s suas caractersticas lingusticas, no verbete predomina a linguagem referencial das definies, feita de maneira objetiva, com co-referncias a vrios campos do conhecimento, as chamadas rubricas (Costa 2008: 176). A objetividade das definies presentes em um verbete se justifica em virtude da necessidade que o lexicgrafo tem de registrar o maior nmero possvel de entradas e, ao mesmo tempo, otimizar o espao fsico do dicionrio. Assim, necessrio que um verbete traga uma definio precisa e objetiva, em que figurem apenas as informaes essenciais compreenso do significado da entrada a ser definida. As rubricas, por sua vez, apresentam os variados contextos (as reas do conhecimento) em que uma palavra pode aparecer e mostram as variaes de significado que essa palavra pode assumir a depender dos contextos em que empregada. Logo, elas constituem pistas preciosas para compreender os significados de uma palavra. Essa discusso sobre a organizao dos verbetes nos leva a uma questo mais geral acerca do conhecimento que os falantes tm de uma lngua. O que de fato sabemos quando dizemos que somos falantes de uma determinada lngua? Antes de responder a essa questo, precisamos entender como se organiza uma lngua. Em termos gerais, uma lngua se compe de um conjunto de regras de combinao e de um conjunto de palavras. Ao conjunto de regras de combinao de uma lngua denominamos gramtica e ao conjunto de suas palavras denominamos lxico ou dicionrio mental. Essas informaes aparecem sintetizadas abaixo:

Quadro 3: Componentes de uma lngua

Assim, ao dizermos que somos falantes de uma lngua, dizemos que temos pleno conhecimento de sua gramtica e de seu lxico.

17

O nosso conhecimento gramatical se manifesta nos nveis fonolgico, morfolgico e sinttico. O conhecimento fonolgico trata das regras de combinao de sons para formao de slabas. esse conhecimento que nos habilita a dizer que em portugus h slabas constitudas pela sequncia de sons pr como (pra-ta, com-prar, pre-go, entre outras) e que, ao mesmo tempo, nos habilita a dizer que no existem slabas formadas a partir da sequncia de sons rp. Veja que, embora haja palavras como harpa e corpo, os sons r e p que aparecem nessas palavras esto em slabas diferentes e no na mesma slaba. O conhecimento morfolgico tem a ver com as possibilidades de combinao de unidades dentro da palavra. esse saber que nos permite reconhecer que desconstruo uma palavra bem-formada em portugus ao passo que desoconstru, odescontru, construodes e construdeso no so. O conhecimento morfolgico composto por indicaes sobre a natureza das unidades morfolgicas (se so prefixos, sufixos, radicais) e sobre a ordem de combinao entre elas para a formao das palavras. porque sabemos que des- um prefixo, -o um sufixo e constru- um radical que podemos afirmar, sem sombra de dvida, que da combinao dessas trs unidades resulta apenas uma palavra: desconstruo. Por fim, o conhecimento sinttico preside a combinao de palavras e de oraes em unidades maiores: as palavras se combinando em termos oracionais e em oraes, as oraes se combinando em perodos e os perodos se combinando em pargrafos. Devido a esse conhecimento que dizemos que no existe em portugus uma orao com a forma Menino o quebrou carrinho o. Isso se d porque essa sequncia de palavras fere uma regra bsica da sintaxe portuguesa: a ordem entre o artigo e o substantivo para a formao de um termo oracional deve ser artigo substantivo e no substantivo artigo. O conhecimento lexical, por sua vez, se manifesta na nossa capacidade de reconhecer as palavras de nossa lngua em uma lista, por exemplo, mas no se resume apenas a isso. Ele tambm nos capacita a estabelecer relaes entre palavras, levando em conta vrios critrios. Vejamos algumas dessas relaes que podem ser estabelecidas. Se considerarmos o critrio semntico, podemos estabelecer relaes entre o significado das palavras por semelhana ou oposio. Palavras cujos significados so assemelhados ou que podem se sobrepor so denominadas sinnimos. essa relao entre significados que faz com que reconheamos que, no lxico do portugus, as palavras menina e garota, gato e bichano, retrato e foto, ver, olhar e observar, feio e horrvel, triste e cabisbaixo (entre muitas outras) esto organizadas como sinnimos. Convm ressaltar que no existe sinonmia perfeita entre as palavras da lngua. Por essa razo, falamos de significados assemelhados ou que se sobrepem, em vez de dizermos significados idnticos. Um exemplo que ilustra isso o seguinte (inspirado em Ilari & Geraldi 1998: 46): embora medo e temor possam ser tomados como sinnimos, h contextos em que apenas um pode ser empregado como em o homem morre de medo / (?) morre de temor de altura, em que a palavra medo preferida palavra temor.
18

Segundo Azeredo (2010), a existncia dos sinnimos na lngua se justifica em virtude do fato de eles exprimirem contedo diferente, por mais sutil que essa diferena seja. A esse respeito, Ilari & Geraldi (1998) escrevem: s vezes a busca da palavra certa tem objetivos de preciso; por exemplo, porque duas
palavras que seriam intercambiveis em contextos informais assumem sentidos especficos em contextos tcnicos. Assim, roubo aplica-se a crimes considerados mais graves pelo legislador do que furto; e, no vocabulrio jurdico, separao, desquite e divrcio no so a mesma coisa.
Ilari, Rodoldo & Geraldi, Joo Wanderley. Semntica. So Paulo: Editora tica, 1998, p. 47.

Tendo em vista essa diferena de significados que os sinnimos apresentam, Azeredo (2010: 437) prope estuda-los luz da variao lingustica. Com isso, distingue quatro subtipos de sinnimos:

TIPOS DE SINNIMOS
AZEREDO (2010: 437-440) Sinnimos usados (Azeredo 2010: 437) em diferentes reas geogrficas

VARIANTES REGIONAIS OU GEOGRFICAS

Exemplos: apressado e vexado macaxeira e aipim tangerina e mexerica

VARIANTES ESTILSTICAS OU DISCURSIVAS

Sinnimos usados em diferentes domnios da atividade discursiva. Caracterizam no apenas registros lingusticos diferentes, mas identificam grupos sociais em seus jarges (Azeredo 2010: 438). Exemplos: operao e cirurgia (jargo mdico) bandido e meliante (jargo policial) principiante e foca (jargo jornalstico)
+ MONITORAMENTO DA LINGUAGEM -

comida fragrncia orao requisito ruidoso despojado obsequioso

rango perfume reza exigncia barulhento simples prestativo

VARIANTES PSICOLGICAS OU EXPRESSIVAS

Sinnimos que revelam diferenas afetivas ou emotivas (Azeredo 2010: 439). Exemplos: lento e lerdo vencer e derrotar matar e assassinar pedir e exigir pobre e miservel

19

VARIANTES ETRIAS OU HISTRICAS

Sinnimos que revelam (Azeredo 2010: 440).

diferenas

de

idade/gerao

Exemplos: po (gerao mais antiga) gato (gerao mais recente) referindo-se beleza masculina surpreso (faixa etria mais madura) bolado (faixa etria mais jovem)

Quando o critrio para estabelecer relaes a oposio entre os significados das palavras, estamos diante dos antnimos. essa a relao que observamos entre palavras como dia e noite, doce e salgado, viver e morrer, sim e no, com e sem, entre muitas outras. Ainda levando em considerao o critrio semntico, observamos que h palavras que apresentam significados mais gerais e outras cujo significado mais especfico. Por exemplo, considerando um grupo de palavras como cama, cmoda, mesa e moblia, notamos que a palavra moblia aquela cujo significado mais geral do que o das palavras cama, cmoda e mesa. A relao entre o significado dessas palavras pode ser feita mediante a noo de conjunto e subconjunto: os significados das palavras cama, cmoda e mesa fazem parte de um conjunto maior definido pelo significado da palavra moblia; dizendo de outro modo, o significado da palavra moblia engloba o significado das palavras cama, cmoda e mesa. As palavras de significado mais amplo so denominadas hipernimos e as palavras de significado mais especfico recebem a denominao de hipnimos. Todos os hipnimos de um hipernimo so co-hipnimos entre si. O Quadro abaixo ilustra a relao de hiperonmia e hiponmia que se estabelece entre as palavras estudadas:

Hipernimo

co-hipnimos

Hipnimos

Quadro 4: Relaes de hiperonmia e hiponmia


20

O conhecimento lexical importante para a produo textual porque, explorando as relaes semnticas entre as palavras, possvel construir textos ricos do ponto de vista das escolhas lexicais que os caracterizam e, ao mesmo tempo, evitar repeties desnecessrias.

21

Texto 4

Quando a gente pensa que j viu tudo, no viu. Faz algum tempo, dentro do horroroso politicamente correto que me parece to incorreto, resolveram castrar, limpar, arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando-o de preconceito racial, pois criou entre outras a deliciosa personagem da cozinheira Tia Nastcia, que, junto com Emlia e outros do Stio do Picapau Amarelo, encheu de alegria minha infncia. Se formos atrs disso, boa parte da literatura mundial deve ser deletada ou "arrumada". Primeiro, vamos deletar a palavra "negro" quando se refere a raa e pessoas, embora tenhamos uma banda Raa Negra, grupos de teatro Negro e incontveis oficinas, aougues, borracharias "do Negro", como "do Alemo" "do Portuga" ou "do Turco". Vamos deletar as palavras. Quem sabe, vamos ficar mudos, porque ao mal-humorado essencial, e de alma pequena, qualquer uma pode ser motivo de escndalo. Depende da disposio com que acordou, ou do lado de onde sopram os ventos do seu prprio preconceito. Embora meus antepassados tivessem vindo ao Brasil em 1825, portanto sendo eu de muitas geraes de brasileiros to brasileiros quanto os de todas as demais origens, na escola havia tambm a turminha que nos achacava com refros como "Alemo batata come queijo com barata". Nem por isso nos odiamos, nos desprezamos. Eram coisas infantis, sem consistncia. O que vemos hoje quer mudar a cara do pas, ou da cultura do pas, e no tem nada de inocente. Um dos negros que mais estimei (no passado, porque morreu), ligado a mim por laos de famlia, era culto, bom, interessante, nossos encontros eram uma alegria. Com ele muito aprendi, sua cultura era vasta. A cor de sua pele nunca me incomodou, como, imagino, no o aborreciam meus olhos azuis. Havia coisas bem mais positivas e importantes entre ns e nossas famlias. No vou desfilar casos com amigos negros, japoneses, rabes, judeus, seja o que for. Mas vou insistir no meu escndalo e repdio a qualquer movimento que seja discriminatrio, que incite o dio de classes ou o dio racial, no importa em que terreno for. Agora, de novo para meu incorrigvel assombro, em um lugar deste vasto, belo, contraditrio pas que a gente tanto ama, desejam sustar a circulao do Dicionrio Houaiss, porque no verbete "cigano" consta tambm o uso pejorativo - que, diga-se de passagem, no foi inventado por Houaiss, mas era ou uso de alguns falantes brasileiros, que o autor meramente, como de sua obrigao, registrou. Ora, para tentar um empreendimento desse vulto, como suspender um dicionrio de tal peso e envergadura, seria preciso um profundo e preciso conhecimento de lingustica, de lexicografia, uma formao slida sobre o que so dicionrios e como so feitos. O dicionarista no inventa, no acusa nem elogia, deve ser imparcial - porque apenas algum que registra os fatos da lngua, normalmente da lngua-padro, embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos etc. Ento, se no verbete "cigano" Houaiss colocou tambm os modos pejorativos como a palavra ou foi empregada, critic-lo por isso uma tolice sem tamanho, que, se no cuidarmos, atingir outros termos em outros dicionrios, com esse olhar rancoroso. Vamos nos informar, antes de falar. Vamos estudar, antes de criticar. Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literrias ou cientficas com o azedume de nossos preconceitos e da nossa pequenez ou implicncias infundadas. H coisas muito mais importantes a fazer neste pas, como estimular o cuidado com a educao, melhorar o atendimento sade, promover e preservar a dignidade de todos ns. Ou, numa mistura maligna de arrogncia e ignorncia - talvez simplesmente porque no temos nada melhor a fazer -, vamos deletar as palavras que nos incomodam, os costumes que nos irritam, as pessoas que nos atrapalham e, quem sabe, iniciar uma campanha de queima de livros. De autores, seria um segundo passo. E assim caminhar para trs, velozmente, o que temos de humanidade.
Luft, Lya. Vamos queimar os dicionrios, Revista Veja. So Paulo: edio 2260,14 mar.1012, p. 22. Fonte: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
Acesso: 15/05/2012

22

O texto 3 um exemplo de artigo de opinio. Nele, a sua autora, Lya Luft, expe sua opinio acerca do politicamente correto, isto , sobre uma postura que se caracteriza por tornar a linguagem isenta de discriminao ou ofensas a pessoas ou grupos sociais.

Artigo de opinio: gnero que possibilita ao autor expor livremente o seu modo de pensar, o seu ponto de vista sobre uma questo controversa, e que se destina a convencer o leitor por meio de uma argumentao sustentada sobre essa posio. (Goldstein, Louzada & Ivamoto 2009: 97)

Como se v, a autora contra o politicamente correto e sua opinio se revela pela seleo de palavras e expresses que ela utiliza ao longo do texto para fazer referncia a esse movimento e s aes que dele decorrem. Essas escolhas aparecem organizadas no Quadro 5:

Quadro 5: Seleo lexical e a conceituao do politicamente correto

A partir do exposto no Quadro 5, o movimento denominado de politicamente correto visto de maneira negativa pela autora, como podemos ver pelos adjetivos que ela utiliza para qualific-lo. Esse movimento ainda se caracteriza por atitudes que so representadas por verbos que j apresentam conotao negativa ou que adquirem carga negativa dentro do texto.
23

Podemos dizer que o artigo de opinio de Lya Luft apresenta uma das caractersticas bsicas de um texto bem escrito: ele coeso. A coeso o mecanismo por meio do qual as partes de um texto so conectadas. Guimares (2009) apresenta a seguinte definio de coeso:
O termo coeso implica a funo que desempenha a sintaxe no processo de textualizao. Assim, o processo coesivo encerra as diferentes possibilidades em que se podem conectar entre si, dentro de uma sequncia, os componentes da superfcie textual palavras e frases. Os componentes que integram a superfcie textual dependem uns dos outros conforme convenes e formalidades gramaticais determinadas de maneira que a coeso descansa sobre dependncias gramaticais. Assim, todos os procedimentos que marcam relaes entre os elementos superficiais de um texto incluem-se no contexto de coeso.
Guimares, Elisa. Texto, discurso e ensino. So Paulo: Editora Contexto, 2009, p.15.

A coeso uma propriedade que se manifesta na superfcie do texto e pode ser de dois tipos: a coeso sequencial e a coeso referencial. A coeso sequencial j foi estudada na unidade 1 e trata das relaes entre as partes do texto, relaes essas mediadas pelos organizadores textuais ou conectivos. Nesta unidade abordaremos a coeso referencial. Segundo Fvero (2010:18), a motivao para a existncia desse tipo de coeso o fato de haver itens na lngua que no so interpretados semanticamente por seu sentido prprio, mas fazem referncia a alguma coisa necessria a sua interpretao. Vejamos como entender essa relao a partir do exemplo abaixo, extrado do texto 4:

Um dos negros que mais estimei (no passado, porque morreu), ligado a mim por laos de famlia, era culto, bom interessante, nossos encontros eram uma alegria. Com ele muito aprendi, sua cultura era vasta. A cor de sua pele nunca me incomodou, como, imagino, nunca o aborreciam meus olhos azuis.

Tomando por base os pronomes destacados no texto, podemos dizer que, isoladamente, eles no nos indicam quase nada. Eles s nos do a informao de que o seu significado se encontra em outro lugar. Ao buscar o significado desses pronomes, encontramos o termo um dos negros que mais estimei. esse termo que funciona como o elemento necessrio interpretao de cada um dos pronomes em destaque. Introduzindo um pouco de terminologia, o termo que empresta seu significado para outra palavra ou para uma expresso recebe o nome de referente. No exemplo em estudo, o termo um dos negros que mais estimei o referente dos pronomes ele, sua e o. Esses pronomes, por sua vez, ao se referirem ao termo um dos negros que mais estimei retomam-no ao longo do texto:

24

Referente: [um dos negros que mais estimei] ele sua cultura sua pele o

Esse primeiro tipo de coeso referencial se chama coeso referencial por substituio, pois uma palavra (nesse caso, os pronomes ele e sua) ou uma expresso substitui outra (que o referente). Vejamos outro exemplo que ilustra um segundo tipo de coeso referencial:

Faz algum tempo, dentro do horroroso politicamente correto que me parece to incorreto, resolveram castrar, limpar, arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando-o de preconceito racial, pois criou entre outras a deliciosa personagem da cozinheira Tia Nastcia, que, junto com Emlia e outros do Stio do Picapau Amarelo, encheu de alegria minha infncia.

Comeando nossa investigao pelo verbo criou, podemos fazer a pergunta: a que termo do texto se refere esse verbo? A resposta Monteiro Lobato. Esse o elemento que empresta sua referncia ao verbo criou. Partindo para o pronome outros descobrimos que ele toma como referente o termo personagens. Nos dois casos, os referentes so retomados por elementos vazios, na superfcie textual. Embora esses elementos apaream vazios, sua referncia facilmente recuperada no contexto, como vemos abaixo:

Faz algum tempo, dentro do horroroso politicamente correto que me parece to incorreto, resolveram castrar, limpar, arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando-o de preconceito racial, pois [ ] criou entre outras a deliciosa

personagem da cozinheira Tia Nastcia, que, junto com Emlia e outros [ ] do Stio do Picapau Amarelo, encheu de alegria minha infncia.

Esse segundo tipo de coeso referencial se chama coeso referencial por elipse, pois o significado de uma palavra (no exemplo estudado acima, Monteiro Lobato e personagem) ou de
25

uma expresso retomado na superfcie textual por um elemento vazio, elptico, facilmente recupervel. O exemplo abaixo Por fim, vejamos os exemplos abaixo, que trazem o terceiro tipo de coeso referencial:

Embora meus antepassados tivessem vindo ao Brasil em 1825, portanto sendo eu de muitas geraes de brasileiros to brasileiros quanto os de todas as demais origens, na escola havia tambm a turminha que nos achacava com refro como Alemo batata come queijo com barata. Nem por isso nos odiamos, nos desprezamos. Eram coisas infantis, sem consistncia. O que vemos hoje quer mudar a cara do pas, ou da cultura do pas, e no tem nada de inocente.

O dicionrio no inventa, no acusa nem elogia, deve ser imparcial porque apenas algum que registra os fatos da lngua, normalmente da lngua-padro, embora haja dicionrios de dialetos, de grias, de termos tcnicos etc. Ento, se no ver bete cigano Houaiss colocou tambm os modos pejorativos como a palavra ou foi empregada, critic-lo por isso uma tolice sem tamanho, que, se no cuidarmos, atingir outros termos em outros dicionrios, com esse olhar rancoroso. Vamos nos informar, antes de falar. Vamos estudar, antes de criticar. Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literrias e cientficas com o azedume de nossos preconceitos e da nossa pequenez ou implicncias infundadas. H coisas muito mais importantes a fazer neste pas, como estimular o cuidado com a educao, melhorar o atendimento sade, promover e preservar a dignidade de todos ns.

Nesses exemplos, a coeso se faz por meio da repetio do termo do pas e do verbo vamos. Eles ilustram a coeso referencial por repetio, recurso em que o significado de um termo ou expresso retomado pela sua repetio ao longo do texto. Assim, chegamos ao Quadro 6, que resume os trs mecanismos de coeso referencial vistos:

Quadro 6: Mecanismos de coeso referencial

26

Texto 5

Passemos agora a estudar outro gnero textual muito presente na nossa vida cotidiana: a resenha crtica. Uma resenha um texto argumentativo cujo propsito comunicativo avaliar um objeto cultural. Essa avaliao pode ser positiva ou negativa. Quando positiva, a avaliao geralmente tende a criar no interlocutor o desejo de

Resenha crtica: gnero de texto presente em jornais, revistas e publicaes com temtica voltada para objetos culturais como filmes, shows, peas de teatro, exposies, livros, eventos. Apresenta informaes selecionadas e sintetizadas sobre o objeto resenhado, ampliando-se, no entanto, com comentrios e avalies a respeito do mesmo tema, levando em conta o contexto e o pblico a que se dirige. (Goldstein, Louzada & Ivamoto 2009: 113)

consumir o objeto resenhado (adquirir o livro e l-lo, assistir ao filme, ao show, ao espetculo, pea de teatro, prestigiar a exposio, a mostra de arte...). Quando negativa, a avaliao pode criar dois efeitos no interlocutor: ou contribui para que ele no queira consumir o objeto da resenha, ou desperta nele o desejo de consumi-lo para verificar se o resenhista tem mesmo razo em sua avaliao. Machado, Lousada & Abreu-Tardelli (2010) observam que h duas condies mnimas para um texto ser reconhecido como uma resenha: a presena de uma descrio (ou resumo) do objeto resenhado e a presena de uma avaliao (ou comentrio) do autor da resenha acerca desse objeto. J Motta-Roth & Hendges (2010) identificam quatro etapas que caracterizam o percurso textual de uma resenha. Essas etapas so apresentadas no Quadro a seguir:

Quadro 7: Etapas de desenvolvimento de uma resenha (baseado em Motta-Roth & Hendges 2010: 29)

Por apresentao do objeto resenhado entendemos o momento que o resenhista mostra ao leitor sobre que objeto cultural ele est falando. A descrio a etapa em que o leitor tem acesso a informaes sobre o contedo do objeto resenhado. A avaliao a parte em que o
27

resenhista seleciona informaes que sero relevantes para fundamentar a sua avaliao sobre o objeto da resenha. A recomendao a etapa em que o resenhista recomenda ou no a obra resenhada ao pblico leitor. Deve-se ressaltar que as resenhas podem apresentar variaes na maneira como so construdas, ou seja, apesar de apresentarem as quatro etapas acima, nem sempre as resenhas as ordenam da maneira que apresentamos. Por essa razo, as etapas apresentadas no Quadro 7 servem mais como elementos norteadores para a construo de suas resenhas do que regras rgidas que devam ser seguidas sem reflexo. De posse desse conjunto de informaes sobre a macroestrutura de uma resenha, leiamos a resenha crtica a seguir, publicada na seo Resenhas do site da revista Cincia Hoje On-Line e vejamos como ela se organiza:

ruim, mas bom


Livro lana a provocao: os jogos de 'video game' e a televiso no nos fazem mais burros. Ao contrrio, esto nos tornando mais inteligentes.

O ttulo da resenha um elemento opcional

Por: Thiago Camelo Cincia Hoje On-Line Publicado em 28/05/2012 | Atualizado em 29/05/2012

Quando o apocalipse se apresenta, em geral ele vem acompanhado de crianas-zumbis jogando video game, vendo televiso ou mexendo no computador por horas. A degradao do mundo passa, para muitos, pela substituio de 'velhos e bons' hbitos culturais por outros nem tanto: vdeo game, internet e televiso encabeariam a lista daquilo que est emburrecendo os jovens e tomando o lugar edificante dos livros. S por arejar o senso comum, a leitura de Tudo que ruim bom para voc j valeria a pena. O livro do terico da comunicao estadunidense Steven Johnson, lanado nos Estados Unidos em 2005, ganhou nova traduo e edio da editora Zahar. Apesar de quase uma dcada ter decorrido exatamente os anos de consolidao da web 2.0 e dos consoles com controle sem fio ou sem controle , o ensaio ainda bem atual. E atual exatamente porque combate a viso preestabelecida, pessimista e ultrapresente de que estamos emburrecendo com as ofertas da cultura de massa. Uma espcie de profecia do fim do mundo que vem acompanhada de um temor pelo futuro intelectual dos adolescentes de hoje. Johnson, autor de obras com tima repercusso como Cultura da interface (1997) e De onde vm as boas ideias (2010) e colaborador de revistas como Wired e Time, comea seu livro como quem apresenta uma carta de intenes: "Este livro uma obra de persuaso moda antiga que, em ltima anlise, pretende convenc-lo de uma coisa: na mdia, a cultura popular ficou mais complexa e intelectualmente estimulante ao longo dos ltimos trinta anos". Mesmo se o leitor no concordar inteiramente com os argumentos e exemplos apresentados por Johnson no decorrer das 188 pginas do livro, dificilmente evitar a reflexo sobre o cenrio ao nosso redor. At porque o autor nos cerca de cultura e referncias pop, cones que dificilmente passam desapercebidos: jogos como PacMan e SimCity, desenhos animados como Os Simpsons e Procurando Nemo, seriados como 24 horas e House; um deles, ao menos, o leitor h de ter ouvido falar.

Apresentao do livro (autor, nova traduo, editora) Recomendao Avaliao

Avaliao Descrio do contedo do livro Apresentao do livro (informaes sobre o autor e suas obras) Trecho que resume o contedo de livro

Avaliao Descrio do contedo do livro

28

Mais inteligentes O argumento-chave de Johnson: necessria uma maior capacidade cognitiva para se apreender a maioria das produes culturais atuais, sejam elas jogos, filmes ou seriados. Ele no julga as qualidades formais e de contedo dos reality shows, por exemplo, mas afirma que, para se compreender e acompanhar algumas tramas "em tempo real" e as mudanas repentinas no enredo, preciso uma certa sofisticao de raciocnio. Johnson diz com todas as letras: "A cultura popular de hoje pode no estar nos mostrando o caminho da retido. Mas est nos deixando mais inteligentes". Ele chama a descoberta tardia da complexidade intelectual da cultura de massa de 'Curva do Dorminhoco', em homenagem a um clssico dilogo do filme de Woody Allen O dorminhoco , em que cientistas do ano 2173 se espantam com o fato de que frituras no eram, no passado, consideradas saudveis. Entender a Curva do Dorminhoco, segundo o autor, passa por vivenciar a descoberta de que nem tudo o que ruim, ou dizem ser ruim, de fato faz mal. Ao menos, no faz mal para o desenvolvimento da nossa cognio. E aqui se apresenta, talvez, uma certa fraqueza do livro. Johnson, em momento algum, avalia mais profundamente o vis artstico das dezenas de obras que cita. Mesmo quando compara obras do passado com as do presente, para dizer apenas que o lixo de ontem menos complexo do que o de hoje. No livro, essa argumentao, repetida exausto, perde a fora na medida em que o autor escolhe no 'sujar as mos' com o julgamento da qualidade das obras. H dois anos, um ensaio para a revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, props uma anlise do enredo de Prince of Persia, jogo de vdeo game recente destinado a diversas plataformas. O autor do texto de mais de 30 pginas, o escritor Daniel Galera, aprofunda-se na crtica narrativa e ao enredo do jogo, destacando uma nova forma de fruio que o vdeo game pode apresentar caracterstica que teria a ver com as diversas maneiras de interao com a histria propostas pelo jogo. Galera, sem subterfgios, coloca Prince of Persia no mesmo nvel, ou acima, de grandes obras. O fato de o livro de Johnson deter-se apenas no aumento da capacidade cognitiva e no encarar de frente seriados de TV, jogos de vdeo game e reality shows como produtos culturais do nosso tempo dignos de uma crtica de arte tira parte do flego, no do mrito, de Tudo que ruim bom para voc.

Descrio do contedo do livro ( argumento-chave)

Descrio do contedo do livro

Avaliao (fraqueza do livro)

Avaliao

Tudo que ruim bom para voc: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes Steven Johnson (traduo: Srgio Gos) Rio de Janeiro, 2012, Zahar 188 pginas R$ 38,00

Informaes adicionais sobre o livro (ttulo, autor, tradutor, local de publicao, ano, editora, pginas, preo)

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/2012/05/e-ruim-mas-e-bom Acesso: 06/06/2012

Como pudemos perceber, as quatro etapas propostas por Motta-Roth & Hendges (2010) esto presentes na resenha ruim, mas bom. Essas etapas, no entanto, aparecem diludas no decorrer do texto. Abordaremos algumas estratgias lingusticas que o autor da resenha em estudo utiliza em seu texto. Comecemos com a opinio do resenhista sobre a obra. Ele favorvel leitura do livro e essa sua recomendao j aparece no segundo pargrafo da resenha:

29

S por arejar o senso comum, a leitura de Tudo que ruim bom para voc j valeria a pena.

O senso comum ao qual o autor da resenha se refere apresentado no primeiro pargrafo e se relaciona com a viso de que aparelhos eletrnicos esto contribuindo para emburrecer as novas geraes:

Quando o apocalipse se apresenta, em geral ele vem acompanhado de crianas-zumbis jogando vdeo game, vendo televiso ou mexendo no computador por horas. A degradao do mundo passa, para muitos, pela substituio de velhos e bons hbitos culturais por outros nem tanto: vdeo game, internet e televiso encabeariam a lista daquilo que est emburrecendo os jovens e tomando o lugar edificante dos livros.

esse contexto criado nos dois primeiros pargrafos da resenha crtica que serve de base para fundamentar a opinio do autor favorvel ao livro resenhado. A leitura desse livro recomendada porque:

(...) apesar de quase uma dcada ter decorrido exatamente os anos de consolidao da web 2.0 e dos consoles com controle sem fio ou sem controle , o ensaio ainda bem atual. (...) exatamente porque combate a viso preestabelecida, pessimista e ultrapresente de que estamos emburrecendo com as ofertas da cultura de massa.

Notemos que o resenhista cria uma cadeia de raciocnio que fundamenta sua opinio e ao mesmo tempo garante a progresso temtica do seu texto:

30

Recomendao do resenhista Vale a pena ler o livro Tudo que ruim bom

Justificativa 1 (por que ler o livro?) Apesar de haver passado quase uma dcada desde sua publicao original nos Estados Unidos, a temtica do livro continua atual.

Justificativa 2 (por que o livro continua atual?) O livro combate a opinio segundo a qual estamos nos tornando mais burros como consequncia das ofertas da cultura de massa.

Por fim, o resenhista, ao apresentar o que considera ser o ponto fraco do livro, justifica sua opinio com dois tipos de argumentos:

Ponto fraco do livro Johnson, em momento algum, avalia mais profundamente o vis artstico das dezenas de obras que cita Justificativas Superficialidade: Mesmo quando compara obras do passado com as do presente, para dizer apenas que o lixo de ontem menos complexo do que o de hoje. Repetio do argumento: No livro, essa argumentao, repetida exausto, perde a fora na medida em que o autor escolhe no sujar as mos com o julgamento da qualidade das obras.

importante tambm observarmos os mecanismos de citao empregados na resenha em estudo. Citar dar voz a outro autor, trazendo sua voz para dentro do texto. H duas formas de citao: a citao direta e a indireta. Na citao direta, as palavras do autor que desejamos trazer para dentro do nosso texto so copiadas textualmente. Essas palavras devem ser marcadas graficamente e o expediente que utilizamos para isso so as aspas, elementos grficos cuja funo delimitar um trecho de citao direta. Na citao indireta, usamos as nossas prprias palavras para apresentar as ideias do autor que queremos trazer para dentro do nosso texto. Nesse caso, no h necessidade do uso de aspas, pois no estamos copiando um trecho de texto, mas parafraseando-o. Esses dois tipos de citao aparecem ilustrados abaixo (os trechos citados aparecem em itlico):
31

TIPOS DE CITAES Johnson, autor de obras com tima repercusso como Cultura da interface (1997) e De onde vm as boas ideias (2010) e colaborador de revistas como Wired e Time, comea seu livro como quem apresenta uma carta de intenes: Este livro uma obra de persuaso moda antiga que, em ltima anlise, pretende convenc-lo de uma coisa: na mdia, a cultura popular ficou mais complexa e intelectualmente estimulante ao longo dos ltimos trinta anos. Johnson diz com todas as letras: A cultura popular de hoje pode no estar nos mostrando o caminho da retido. Mas est nos deixando mais inteligentes.

CITAO DIRETA

Ele no julga as qualidades formais e de contedo dos reality shows, por exemplo, mas afirma que, para se compreender e acompanhar algumas tramas "em tempo real" e as mudanas repentinas no enredo, preciso uma certa sofisticao de raciocnio.
CITAO INDIRETA

Entender a Curva do Dorminhoco, segundo o autor, passa por vivenciar a descoberta de que nem tudo o que ruim, ou dizem ser ruim, de fato faz mal. Ao menos, no faz mal para o desenvolvimento da nossa cognio.

Podemos dizer que essa resenha um texto bem escrito, pois entre outras caractersticas emprega de maneira adequada os mecanismos de coeso j vistos, tanto os que garantem coeso sequencial quanto os que garantem coeso referencial. Quando combinamos os dois tipos de coeso, obtemos o mecanismo coesivo denominado por Goldstein, Louzada e Ivamoto (2009) de dupla coeso. Como o seu nome j diz, a dupla coeso um mecanismo que serve para conectar as partes de um texto (coeso sequencial) e ao mesmo tempo estabelecer entre elementos dessas partes uma relao de referenciao (coeso referencial). Vejamos como essa dupla coeso se manifesta no exemplo a seguir:

Johnson, em momento algum, avalia mais profundamente o vis artstico das dezenas de obras que cita.

A dupla coeso se manifesta nas oraes relativas (tambm conhecidas como oraes adjetivas da tradio gramatical). Nelas, h um elemento que, ao mesmo tempo, serve para conectar duas oraes e estabelecer entre elas uma relao de referenciao: o pronome relativo. No exemplo acima, que o pronome relativo que serve a esses dois papis. Vejamos como:

32

Dupla coeso coeso sequencial: o pronome relativo que liga as duas oraes.

Johnson, em momento algum, avalia mais profundamente o vis artstico das dezenas de obras
Orao 1

que cita
Orao 2: orao relativa

coeso referencial: o pronome relativo que retoma / refere-se a um termo da orao a que se liga
Johnson, em momento algum, avalia mais profundamente o vis artstico das dezenas de obras

que cita

o pronome que retoma o termo as dezenas de obras

O fato de as oraes relativas condensarem os dois tipos de coeso torna-as estratgias muito teis no processo de produo textual, pois, ao mesmo tempo, servem para construir perodos complexos e evitar repeties de termos. Como dissemos, a pea chave responsvel por uma relativa so os pronomes relativos que, em portugus, so os seguintes:

PRONOMES RELATIVOS Que: pronome de uso mais geral; pode ser usado para referir-se a pessoas, coisas ou lugares: A menina que eu vi j no est mais aqui. Eu comprei um livro que estava em promoo. No gostei daquele salgado que provei. Esse o lugar em que eu deixei o livro.
INVARIVEIS

Quem: pronome que se refere exclusivamente a pessoas: No vi a pessoa de quem voc falou. Eu conversei com os alunos com quem voc discutiu. Onde: pronome que se refere unicamente a lugares: Essa a estante onde deixei o livro. No conheo o pas para onde esto me levando. No me informaram a repartio aonde devo ir.

O qual, a qual, os quais, as quais: pronomes que podem se referir a pessoas ou coisas: Esse o resultado sobre o qual ainda h discusso. Aquela a menina da qual o Marcelo falou ontem. Os meninos com os quais ele sai no so de confiana. Ano novo sempre traz novos impostos, os quais o brasileiro conhece muito bem.
33

As provas para as quais ela se preparou no aconteceram.


VARIVEIS

Cujo, cuja, cujos, cujas: pronomes que indicam uma relao de posse: A aluna cujo poema foi premiado no veio aula. As pessoas cujos documentos esto irregulares sero multadas. O carro cuja pintura deve ser restaurada aquele. As pessoas cujas casas esto irregulares sero multadas. Observaes: o pronome cujo concorda (em gnero e nmero) sempre com o substantivo que vem depois dele. Quanto, quantos, quanta, quantas: funcionam como pronomes relativos apenas quando antecedidos dos pronomes indefinidos tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s) e tudo: Leve tanto quanto puder carregar. Convide todos quantos quiser convidar para sua festa. Fale tudo quanto quiser falar. Observao: o pronome quanto concorda com o pronome indefinido que lhe serve de antecedente.

As oraes relativas e o uso dos pronomes relativos constituem fontes de problemas para a produo escrita de estudantes universitrios. Identificamos dois problemas recorrentes na produo escrita desses estudantes. Um deles o uso inadequado desses pronomes, como exemplificado abaixo:

PRONOMES RELATIVOS NA PRODUO ESCRITA I: USO INADEQUADO Inadequao generalizao desse pronome para contextos em que ele no permitido pela norma padro:
QUE

O computador que o teclado no funciona aquele. O computador que o teclado dele no funciona aquele. O computador cujo teclado no funciona aquele.
Explicao: a inadequao se deve ao fato de se usar o pronome que para sinalizar uma relao de posse entre os termos o computador e o teclado. Nesse caso, o pronome que deve ser empregado cujo, pois o relativo cuja funo a de expressar posse.

Inadequao 1 uso das expresses cujo(s) o(s) e cuja(s) a(s): O livro cujo o autor foi premiado j foi traduzido para dez idiomas. O livro cujo autor foi premiado j foi traduzido para dez idiomas.
Explicao: as formas cujo(s) o(s) e cuja(s) a(s) no so reconhecidas pela norma padro do portugus. CUJO

Inadequao 2 emprego desse pronome sem antecedente expresso: Esse um cujo livro a leitura recomendvel a todos. Essa um livro cuja leitura recomendvel a todos.
Explicao: Cujo(s) o(s) e cuja(s) a(s) so pronomes relativos e, portanto, devem ser empregados sempre em referncia a um antecedente expresso na orao.

Inadequao generalizao desse pronome para contextos em que ele no permitido pela norma padro:
ONDE

Essa uma afirmao onde suscita muitos debates.


34

Essa uma afirmao que suscita muitos debates.


Explicao: O pronome onde est sendo mal empregado, pois no est se referindo a um substantivo que denote lugar

Antes de discutirmos o segundo problema encontrado nas produes escritas de estudantes universitrios, necessrio apresentarmos o conceito de regncia verbal, importante para compreendermos a raiz desse problema. Regncia a parte da sintaxe que trata das possibilidades de complementao das palavras. Cabe a ela estabelecer se determinada palavra precisa de um termo para completar-lhe o sentido (esse termo recebe o nome de complemento). Se houver a necessidade desse complemento, a regncia especifica se ele complemento se liga palavra que ele complementa por meio de preposio ou no. Em caso de ligar-se por preposio, tambm tarefa da regncia especificar qual preposio pode ser empregada. O estudo da regncia se divide em duas partes: a regncia nominal e a regncia verbal. Essa diviso tem por base a natureza da palavra que complementada. Se estudamos as possibilidades de complementao de um verbo, estamos diante da regncia verbal; se estudamos as possibilidades de complementao de nomes (substantivos, adjetivos e advrbios) estamos no campo da regncia nominal. Agora que j sabemos minimamente de que trata a regncia, podemos tratar do segundo problema comum nas produes escritas de estudantes universitrios em relao ao uso das oraes relativas: a dificuldade no emprego dos pronomes relativos e das preposies que so exigidas por certos verbos, dificuldade essa que se manifesta no apagamento dessas preposies.

PRONOMES RELATIVOS NA PRODUO ESCRITA II: PROBLEMAS DE REGNCIA VERBAL Inadequao: ausncia da preposio exigida pela regncia verbal Explicao: em todos os exemplos abaixo, o problema reside no fato de a preposio exigida pelos verbos ou ter sido omitida ou estar errada. Eu j refiz a resenha que no gostei. Eu j refiz a resenha de que no gostei.
Comentrio: o verbo gostar rege um complemento indireto introduzido pela preposio de.

Essa uma concluso a qual / que eu no concordo. Essa uma concluso com a qual / com que eu no concordo.
Comentrio: o verbo concordar rege um complemento indireto introduzido pela preposio com.

O trabalho o qual me preparei no vai ser apresentado. O trabalho para o qual me preparei no vai ser apresentado.
Comentrio: o verbo preparar-se rege um complemento indireto introduzido pela preposio para.

Enfim chegou a hora a qual / que eu ansiava. Enfim chegou a hora pela qual / por que eu ansiava.
Comentrio: o verbo ansiar rege um complemento indireto introduzido pela preposio por.

O filme cujo autor eu te falei no bom.


35

O filme de cujo / sobre cujo autor eu te falei no bom.


Comentrio: o verbo falar rege um complemento indireto introduzido pelas preposies de ou sobre.

A menina que me apaixonei saiu da faculdade. A menina por quem me apaixonei saiu da faculdade.
Comentrio: o verbo apaixonar-se rege um complemento indireto introduzido pela preposio por.

O lugar onde venho muito simples. O lugar de onde venho muito simples.
Comentrio: o verbo vir rege um complemento introduzido pela preposio de.

Essa a cidade onde vou te levar. Essa a cidade para onde vou te levar.
Comentrio: o verbo levar rege um complemento indireto introduzido pela preposio para.

A cidade onde vou muito bonita. A cidade aonde vou muito bonita.
Comentrio: o verbo ir rege um complemento introduzido pela preposio a.

O apagamento de preposies em oraes relativas muito comum na lngua oral e a dificuldade apresentada acima pode ser analisada como uma transposio das estruturas que caracterizam a lngua oral para a lngua escrita. No entanto, devemos ressaltar que a escrita acadmica se caracteriza pelo estilo formal de linguagem e, nesse caso, as regras de regncia devem ser observadas; portanto, as preposies exigidas por um verbo devem estar presentes na orao relativa. Por isso, recomendamos que voc tenha sempre uma gramtica ou um dicionrio por perto para auxiliar no momento de sua produo textual e, assim, evitar inadequaes como as vistas acima.

36

Das könnte Ihnen auch gefallen