Sie sind auf Seite 1von 8

1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO

DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS


PROFESSOR: KLEBSOM GOMES DOS SANTOS DISCENTE: HUGO DE PAIVA NUNES

DISCIPLINA

TECNOLOGIA DE TENSOATIVO

RELATRIO
EFEITO DO LCOOL ETILICO COMO COTENSOATIVO EM SOLUES AQUOSA DE TWEEN 80, NA DETERMINAO DA TENSO SUPERFICIAL DAS SOLUES

MOSSOR RN 08/10/2012

DISCENTE: HUGO DE PAIVA NUNES

Relatrio apresentando Francisco Klebson Gomes dos Santos, professor responsvel da disciplina de Tecnologia de Tensoativos, como um dos requisitos avaliativos para obteno da segunda nota da referida disciplina.

NDICE
1. 2. 3. INTRODUO ............................................................................................................... 4 MATERIAIS E MTODOS ........................................................................................... 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ......................................................................... 4 3.1 Aparato experimental.................................................................................................... 4 3.2 Determinao da tenso superficial de soluo Tween-gua destilada ........................ 5 3.3 Determinao da tenso superficial de soluo Tween-0,1 M etanol ........................... 5 4. 5. RESULTADOS E DISCUSO ....................................................................................... 6 CONCLUSO ................................................................................................................. 7

REFERNCIAS ...................................................................................................................... 8

1. INTRODUO Tensoativos so substancias capazes de reduzir a tenso em interfaces, podendo favorecer a formao de sistemas auto-organizveis, como solues micelares e microemulses. Para ajudar na estabilidade desses sistemas, cotensoativos podem ser necessrios. O cotensoativo uma molcula no inica associado ao tensoativo inico. Normalmente utiliza-se um lcool de cadeia curta, embora algumas aminas e cidos orgnicos desempenhem o mesmo papel. O efeito da estrutura e comprimento da cadeia carbnica de alcois alifticos nas regies de microemulso bastante significativo. Dessa forma, iniciou-se um estudo para avaliao do efeito do cotensoativo (lcool etlico) em solues gua-tensoativo, na determinao da tenso superficial da mistura. O Tween 80( Polisorbato 80) um surfactante no inico e emulsionante derivado do sorbitol o quel obtido de diversos tipos de frutas. Trata-se de um lquido mbar; oleoso de odor caracterstico. solvel em gua, produzindo uma soluo sem odor e praticamente sem cor, tambm sendo solvel em lcool (GENNARO, 1995).

2. MATERIAIS E MTODOS Reagentes: lcool etlico Tween 80 gua destilada Equipamentos: Balana analtica Bureta Becker Termopar Balo volumtrico 200ml Basto de vidro O mtodo utilizado na determinao da tenso superficial foi o mtodo do peso da gota.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 Aparato experimental Para o calculo da tenso superficial foi usado o seguinte aparato experimental demonstrado na Figura 1.

Figura 1 - Aparato experimental (mtodo da gota)

Fixada um bureta de 25 mL a um suporte universal, observou-se o peso das gotas que caiam no bcker sobre a balana analtica. Ajustou-se para que os intervalos fossem de aproximadamente um minuto entre uma gota e outra. Distanciou-se o experimento de qualquer corrente de ar para que no prejudicasse na formao das gotas. O peso da gota determinado pela mdia do peso de 10 gotas. Nesse momento, utilizou-se o programa de clculos para tenso superficial adaptado de (BEHRING et.al. 2004).

3.2 Determinao da tenso superficial de soluo Tween-gua destilada Utilizando o tensoativo (Tween 80), foram preparadas em bales de 200ml 5 solues em gua destilada com as seguintes concentraes 1,0046; 1,0609; 1,1009; 1,2174 e 1,3495 g/dl de Tween 80. Em seguida, foi medida o peso de 10 gotas de cada soluo e feito uma mdia aritmtica dos dados resultando em um valor mdio do peso da gota para cada soluo. Por fim, foi determinado a tenso superficial (mNm-1) pelo mtodo do peso da gota.

3.3 Determinao da tenso superficial de soluo Tween-0,1 M etanol Inicialmente foi preparada uma soluo 0,1 M etanol. Foram preparadas em bales de 200ml, 5 solues de Tween 80 em 0,1 M etanol com as seguintes concentraes 1,0036; 1,0337; 1,0499; 1,0809 e 1,1056 g/dl. Em seguida, foi medida o peso de 10 gotas de cada soluo e feito uma mdia aritmtica dos

dados resultando em um valor mdio do peso da gota para cada soluo. Por fim, foi determinado a tenso superficial (mNm-1) pelo mtodo do peso da gota. 4. RESULTADOS E DISCUSO Foi testado o comportamento da tenso superficial, caracterstica fsico-qumica, sob a influncia de aditivo, no caso lcool etlico, as concentraes descritas na Tabela 1.

Tabela 1 - Dados experimentais.

Segundo SONI et. al., aditivos de cadeias carbnicas curtas menores que 4 carbonos, aumentam a Concentrao Micelar Crtica (CMC) da soluo, enquanto aditivos de cadeias longas diminuem a CMC do mesmo. Atravs dos dados experimentais foram plotadas duas curvas Tenso S. vs log C para soluo pura (apenas em gua destilada) e com aditivos (com o incremento de lcool, no caso etanol 0,1M), Grfico 1.

7
Grfico 1 - Tenso Superficial vs log C.

Apesar do etanol possuir cadeia curta (C<4), os dados experimentais mostraram um decrscimo da tenso superficial em relao a soluo pura. A diminuio da CMC pode ser explicada pelo fato de que na formao das micelas as cabeas do tensoativo esto muito prximas, gerando uma repulso entre as mesmas. Quando h a utilizao do cotensoativo, essas molculas situam-se entre as cabeas diminuindo a repulso e ocupando espao entre as mesmas reduzindo o nmero de molculas de tensoativos necessrias para formao da micela, diminuindo assim a Concentrao Micelar Crtica (CMC). 5. CONCLUSO Apesar dos dados experimentais no abranger toda a curva de inflexo no caso do uso do aditivo etanol, pode-ser notar a reduo da tenso superficial em todos os pontos para uma mesma concentrao de tensoativo, visto que a curva vermelha, representativa do uso de lcool etlico, encontra-se abaixo da curva azul, qual representa soluo em gua pura. Com isso pode-se chegar a concluso que a adio do etanol 0,1 M diminuiu os valores da CMC, facilitando a formao de micelas, exigindo assim menos tensoativo (tween 80) para a obteno da concentrao micelar crtica.

REFERNCIAS BEHRING, J.L.; LUCAS M., MACHADO C, BARCELLOS I. O. (2004). Adaptao do mtodo do peso da gota para determinao da tenso superficial: Um mtodo simplificado para a quantificao da CMC de surfactantes no ensino da qumica. Qum Nova 27: 492-495. GENNARO, A. R.; Remington: The Science and Practice of Phamacy - Nineteenth Edition - Mack Publishing Company Pennsylvania, Vol. II pg 1404 ,1995. S. S. SONI, S. H. PANJABI, N. V. SASTRY. Effect of non-electrolyte additives on micellization and clouding behavior of silicone surfactant in aqueous solutions. Colloids and Surfaces A: Phisycochem. Eng. Aspects 377(2001) 205-211.

Das könnte Ihnen auch gefallen