Sie sind auf Seite 1von 41

CONCURSO FORMAL - Tudo o que voc precisa saber para as provas (atualizado)

Obs: havia um erro na tabela com os percentuais de aumento (obrigado ao colega Wagner Malaquias) CONCURSO DE CRIMES Ocorre o concurso de crimes quando o agente pratica dois ou mais crimes. Esses crimes podem ser praticados com apenas uma ou com mais de uma conduta. Ex1: X atira contra Y com a finalidade de mat-lo. A bala atravessa o corpo de Y, atingindo tambm Z. Haver concurso de crimes, considerando que houve a prtica de dois delitos (homicdio doloso contra Y e homicdio culposo contra Z). Esses dois crimes foram praticados com apenas uma conduta. Ex2: X decide roubar Y em um beco escuro. Aps subtrair, com grave ameaa, a bolsa, X resolve estuprar Y. Haver concurso de crimes, considerando que houve a prtica de dois crimes (roubo e estupro). Esses dois crimes foram praticados com duas condutas. Existem trs espcies de concursos de crimes: a) Concurso material (art. 69 do CP); b) Concurso formal (art. 70 do CP); c) Crime continuado (art. 71 do CP). Desse modo, o concurso formal uma espcie de concurso de crimes.

CONCURSO FORMAL (ou CONCURSO IDEAL) Conceito: Ocorre o concurso formal quando o agente, mediante uma nica conduta, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. Requisitos: Uma nica conduta (uma nica ao ou omisso); Pluralidade de crimes (dois ou mais crimes praticados). Obs: voc deve relembrar que conduta diferente de ato. Se Joo desfere vrias facadas em Maria com o intuito de mat-la, ele pratica vrios atos, mas uma s conduta. Espcies: I Concurso formal homogneo e heterogneo HOMOGNEO HETEROGNEO O agente, com uma nica conduta, O agente, com uma nica conduta,
1

pratica dois ou mais crimes idnticos. Ex: o sujeito, dirigindo seu veculo de forma imprudente, avana na contramo e atinge outro carro matando as duas pessoas que l estavam (dois homicdios culposos art. 302 do CTB).

pratica dois ou mais crimes diferentes. Ex: o sujeito, dirigindo seu veculo de forma imprudente, avana na contramo e atinge outro carro matando uma pessoa que l estava e ferindo a outra (um homicdio culposo e uma leso corporal culposa art. 302 e 303 do CTB).

II Concurso formal perfeito e imperfeito PERFEITO (normal, prprio) O agente produziu dois ou mais resultados criminosos, mas no tinha o desgnio de pratic-los de forma autnoma. Ex1: Joo atira para matar Maria, acertando-a. Ocorre que, por culpa, atinge tambm Pedro, causando-lhe leses corporais. Joo no tinha o desgnio de ferir Pedro. IMPERFEITO (anormal, imprprio) Quando o agente, com uma nica conduta, pratica dois ou mais crimes dolosos, tendo o desgnio de praticar cada um deles (desgnios autnomos). Ex1: Jack quer matar Bill e Paul, seus inimigos. Para tanto, Jack instala uma bomba no carro utilizado pelos dois, causando a morte de ambos. Jack matou dois coelhos com uma cajadada Ex2: motorista causa acidente e mata 3 s. pessoas. No havia o desgnio Ex2: Rambo v seu inimigo andando de autnomo de praticar os diversos mos dadas com a namorada. Rambo homicdios. pega seu fuzil e resolve atirar em seu inimigo. Algum alerta Rambo: no atire agora, voc poder acertar tambm a namorada, mas Rambo responde: eu s quero mat-lo, mas se pegar nela tambm tanto faz. No estou nem a. Rambo, ento, desfere um nico tiro que perfura o corpo do inimigo e acerta tambm a namorada. Ambos morrem. Pode ocorrer em duas situaes: Ocorre, portanto, quando o sujeito age DOLO + CULPA: quando o agente tinha com dolo em relao a todos os crimes dolo de praticar um crime e os demais produzidos. delitos foram praticados por culpa Aqui DOLO + DOLO. Pode ser: (exemplo 1); CULPA + CULPA: quando o agente no Dolo direto + dolo direto (exemplo 1); tinha a inteno de praticar nenhum dos Dolo direto + dolo eventual (exemplo delitos, tendo todos eles ocorrido por 2). culpa (exemplo 2). Fixao da pena: Fixao da pena Regra geral: exasperao da pena: No caso de concurso formal imperfeito, Aplica-se a maior das penas, as penas dos diversos crimes so sempre SOMADAS. Isso porque o aumentada de 1/6 at 1/2.
2

Para aumentar mais ou menos, o juiz sujeito agiu com desgnios autnomos. leva em considerao a quantidade de crimes. Exceo: concurso material benfico O montante da pena para o concurso formal no pode ser maior do que a que seria aplicada se houvesse feito o concurso material de crimes (ou seja, se fossem somados todos os crimes). o caso do exemplo 1, que demos acima, sobre Joo. A pena mnima para o homicdio simples de Maria 6 anos. A pena mnima para a leso corporal culposa de Pedro 2 meses. Se fssemos aplicar a pena do homicdio aumentada de 1/6, totalizaria 7 anos. Se fssemos somar as penas do homicdio com a leso corporal, daria 6 anos e 2 meses. Logo, nesse caso, mais benfico para o ru aplicar a regra do concurso material (que a soma das penas). o que a lei determina que se faa (art. 70, pargrafo nico, do CP) porque o concurso formal foi idealizado para ajudar o ru. Concurso formal e pena de multa: Art. 72. No concurso de crimes, as penas de multa so aplicadas distinta e integralmente. Imagine agora o seguinte caso recentemente julgado pelo STJ (com adaptaes): Joo, com a inteno de ceifar a vida de Maria (que estava grvida de 8 meses e ele sabia disso), desfere vrias facadas em sua nuca. Maria e o feto morrem. Se fosse uma prova do CESPE, como voc tipificaria a conduta de Joo? R: Joo praticou homicdio (art. 121) e aborto provocado por terceiro (art. 125) em concurso formal (art. 70). A pergunta difcil vem agora: trata-se de concurso formal perfeito ou imperfeito? R: concurso formal IMPERFEITO (imprprio ou anormal). Houve dolo direto em relao ao homicdio e dolo eventual no que se refere ao aborto. Assim, o agente possua desgnios autnomos com relao aos dois crimes praticados. Tinha o dolo de praticar os dois delitos.
3

Como ser calculada a pena de Joo? A pena pelo homicdio ser somada pena do aborto (segunda parte do art. 70). (Sexta Turma. HC 191.490-RJ, Rel. Min. Sebastio Reis Jnior, julgado em 27/9/2012). Roubo de bens pertencentes a vrias vtimas no mesmo contexto: O sujeito entra no nibus e, com arma em punho, exige que oito passageiros entreguem seus pertences (dois desses passageiros eram marido e mulher). Tipifique a conduta. R: O agente ir responder por oito roubos majorados (art. 157, 2, I, do CP) em concurso formal (art. 70). Ateno: no se trata, portanto, de crime nico! Ocorre concurso formal quando o agente, mediante uma s ao, pratica crimes de roubo contra vtimas diferentes, ainda que da mesma famlia, eis que caracterizada a violao a patrimnios distintos. Precedentes. (...) (HC 207.543/SP, Rel. Min. Gilson Dipp, Quinta Turma, julgado em 17/04/2012)

Nesse caso, o concurso formal prprio ou imprprio? R: Segundo a jurisprudncia majoritria, consiste em concurso formal PRPRIO. Veja recente precedente: (...) Praticado o crime de roubo mediante uma s ao contra vtimas distintas, no mesmo contexto ftico, resta configurado o concurso formal prprio, e no a hiptese de crime nico, visto que violados patrimnios distintos. (...) (HC 197.684/RJ, Rel. Min. Sebastio Reis Jnior, Sexta Turma, julgado em 18/06/2012)

Qual ser o percentual de aumento que o juiz ir impor ao condenado (corrigido): R: 1/2 (considerando que foram oito roubos). Segundo o STJ, o critrio para o aumento o nmero de crimes praticados: 2 crimes aumenta 1/6 3 crimes aumenta 1/5 4 crimes aumenta 1/4 5 crimes aumenta 1/3 6 ou mais aumenta 1/2 Concurso formal e prescrio: Para que seja feito o clculo da prescrio, o juiz ir considerar o total da pena com o aumento do concurso formal ou levar em conta a pena de cada crime, isoladamente? R: Para fins de calcular a prescrio, o juiz considera a pena aplicada para cada um dos delitos, isoladamente. Assim, no se calcula a prescrio com o aumento imposto pelo concurso formal. O objetivo que seja mais benfico ao ru. CP/Art. 119. No caso de concurso de crimes, a extino da punibilidade incidir sobre a pena de cada um, isoladamente. Concurso formal e suspenso condicional do processo:
4

A suspenso condicional do processo prevista no art. 89 da Lei n. 9.099/95 e somente pode ser aplicada para os rus que estejam sendo acusados de crimes cuja pena mnima seja igual ou inferior a 1 (um) ano. A pena do furto simples de 1 a 4 anos. Logo, possvel a suspenso condicional. E se a pessoa tiver praticado trs furtos simples, em concurso formal, ela poder ser beneficiada com a suspenso condicional do processo? R: NO. Segundo entendeu a jurisprudncia, para fins de suspenso, deve-se considerar a pena do crime j com o acrscimo decorrente do concurso formal. Veja: Smula 243-STJ: O benefcio da suspenso do processo no aplicvel em relao s infraes penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mnima cominada, seja pelo somatrio, seja pela incidncia da majorante, ultrapassar o limite de um (01) ano. Crime continuado e Juizado Especial: O Juizado Especial Criminal possui competncia para julgar as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 anos (art. 61 da Lei n. 9.099/95). Imagine que o agente praticou, em concurso formal, trs crimes, cuja pena mxima para cada um deles de 2 anos. Indaga-se: o julgamento ser de competncia do Juizado? R: NO. pacfica a jurisprudncia do STJ de que, no caso de concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixao da competncia do Juizado Especial Criminal ser o resultado da soma, no caso de concurso material, ou a exasperao, na hiptese de concurso formal ou crime continuado, das penas mximas cominadas aos delitos. Assim, se desse somatrio resultar uma pena superior a 02 anos, fica afastada a competncia do Juizado (HC 143.500/PE, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, Quinta Turma, julgado em 31/05/2011).

Chegou a hora de testar o que vocs aprenderam: 1. (DPE/SP 2012) O agente que investe com seu veculo automotor dolosamente em direo a um desafeto atingindo-o, mas acaba por lesionar culposamente tambm um terceiro, incorre em hiptese de concurso formal imperfeito ou imprprio. ( ) 2. (DPE/SP 2012) Se a aplicao do critrio do concurso formal redundar em pena superior quela que seria aplicvel na hiptese de reconhecimento do concurso material, as penas relativas aos crimes devem ser somadas. ( ) 3. (DPU 2010) Segundo precedentes do STJ, o percentual de aumento decorrente do concurso formal de crimes deve ser aferido em razo do nmero de delitos praticados, e no, luz das circunstncias judiciais analisadas na primeira fase da dosimetria da pena. ( ) 4. (Promotor RN 2009) Abel pretendia tirar a vida do seu desafeto Bruno, que se encontrava caminhando em um parque ao lado da namorada. Mesmo ciente de que tambm poderia acertar a garota, Abel continuou sua empreitada criminosa, efetuou um nico disparo e acertou letalmente Bruno, ferindo levemente sua namorada. A
5

partir dessa situao hipottica pode-se dizer que Abel deve responder pelos delitos de homicdio e leso corporal leve em concurso formal imperfeito. ( ) 5. (Juiz TJCE 2012) Se, no delito de roubo, houver, com uma s ao, leso ao patrimnio de vrias vtimas, estar configurado concurso formal, raciocnio que no se aplica ao crime de crcere privado nas hipteses em que, por meio de uma s conduta, haja a restrio da liberdade de mais de uma pessoa, caso que configura um nico delito. ( ) 6. (Juiz Federal TRF5 2011) Caracteriza-se o concurso formal quando praticados crimes de roubo mediante uma s ao, exceto se as vtimas forem distintas. ( ) 7. (Juiz TJES 2012) Suponha que, em troca de tiros com policiais, certo traficante atinja o soldado A, e o mesmo projtil tambm atinja o transeunte B, provocando duas mortes. Nesse caso, ainda que no tenha pretendido matar B, nem aceito sua morte, o atirador responder por dois homicdios dolosos em concurso formal imperfeito. ( ) 8. (Promotor RN 2009) Na hiptese de concurso formal perfeito de infraes penais de menor potencial ofensivo, afasta-se a competncia do juizado especial criminal, ainda que a pena mxima cominada ao crime mais grave acrescida de eventual exasperao mxima decorrente do concurso resulte em pena privativa de liberdade no-superior a dois anos. ( ) 9. (Juiz TJPB 2011) Compete justia comum o julgamento de acusado de crime de menor potencial ofensivo em concurso formal com delito de outra natureza, visto que, no concurso de crimes, a pena considerada para a fixao da competncia a resultante da soma das penas previstas, havendo concurso material, ou da exasperao, no caso de concurso formal ou de crime continuado. ( ) 10. Ocorre concurso formal quando o agente, mediante uma s ao, pratica crimes de roubo contra vtimas diferentes, ainda que da mesma famlia, eis que caracterizada a violao a patrimnios distintos. ( )

Gabarito 1. E 2. C

3. C

4. C

5. E

6. E

7. E

8. E

9. C

10. C

Competncia no caso de crimes cometidos a bordo de navio atracado ou aeronave pousada


O art. 109, IX, da CF/88 estabelece: Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: IX - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competncia da Justia Militar; Para que sejam crimes de competncia da Justia Federal exige-se que o navio ou a aeronave esteja navegando ou voando, respectivamente?

O crime cometido a bordo de navio ancorado no porto ou de avio pousado continua sendo de competncia da Justia Federal? Por mais incrvel que parea, a jurisprudncia confere tratamento diferenciado se a hiptese for de navio ou de avio. Vejamos: Vale ressaltar que, segundo o STJ, quando o art. 109, IX, da CF/88 fala em navio quer se referir a embarcaes de grande porte. Assim, se o crime for cometido a bordo de um pequeno barco, lancha, veleiro etc., ainda que em navegao, a competncia no ser da Justia Federal: PENAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. CRIME DE HOMICDIO CULPOSO. ART. 109, INCISO IX, DA CF/88. CRIME COMETIDO A BORDO DE NAVIO. CIRCUNSTNCIA NO CONFIGURADA. COMPETNCIA DA JUSTIA ESTADUAL. 1. A expresso "a bordo de navio", constante do art. 109, inciso IX, da CF/88, significa interior de embarcao de grande porte. 2. Realizando-se uma interpretao teleolgica da locuo, tem-se que a norma visa abranger as hipteses em que tripulantes e passageiros, pelo potencial martimo do navio, possam ser deslocados para guas territoriais internacionais. 3. Se vitima no implementado este potencial de deslocamento internacional, inexistindo o efetivo ingresso no navio, resta afastada a competncia da Justia Federal. 4. Conflito conhecido para declarar a competncia do Juzo de Direito da 6 Vara Criminal da Comarca de Santos/SP, suscitante. (CC 43.404/SP, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, TERCEIRA SEO, julgado em 14/02/2005, DJ 02/03/2005, p. 184) Por fim, uma ltima observao: a Justia Federal no julga contravenes penais uma vez que o art. 109, da CF fala apenas em crimes. Nesse sentido, a smula 38 do STJ: Smula 38-STJ: Compete Justia Estadual Comum, na vigncia da Constituio de 1988, o processo por contraveno penal, ainda que praticada em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades. A doutrina afirma que existe uma nica exceo no qual a Justia Federal julgaria contraveno penal: contraveno penal praticada, por exemplo, por juiz federal. E se a contraveno penal for conexa com crime federal? R: Haver a ciso dos processos: PROCESSUAL PENAL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. CRIME E CONTRAVENO. DESMEMBRAMENTO. CONEXO. I - As contravenes, mesmo que praticadas em detrimento de interesse da Unio, so apreciadas na Justia Estadual (Smula n 38-STJ). II - Na hiptese de conexo ou continncia, prevalece a regra constitucional (art. 109, inciso IV), indicando a necessidade do desmembramento. Conflito julgado procedente. STJ, CC 20454/RO, 3 Seo, Rel. Ministro FELIX FISCHER, julgado em 13.12.1999, DJ 14.02.2000. Desse modo, se for praticada uma contraveno penal a bordo de navio ou aeronave, mesmo que esteja navegando ou em voo, a competncia ser da Justia Estadual: CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. CONTRAVENO PENAL PRATICADA A BORDO DE AERONAVE. ARTIGO 109, INCISOS IV E IX, DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988. SMULA N 38/STJ. COMPETNCIA DA JUSTIA ESTADUAL. 1. A Justia Federal no tem competncia para julgar contraveno penal, ainda que praticada em detrimento de bens, servios ou interesses da Unio, nos termos da 7

Smula n 38 desta Corte. 2. O artigo 109, inciso IX, da Constituio Federal de 1988, utilizado pelo Juzo suscitado para embasar o declnio da competncia para o Juzo Federal, refere-se to somente aos crimes cometidos a bordo de navios e aeronaves, excludas, portanto, as contravenes penais. 3. Conflito conhecido para declarar competente o Juzo de Direito do Segundo Juizado Especial Criminal de Itapu/BA, o suscitado. (CC 117.220/BA, Rel. Ministro MARCO AURLIO BELLIZZE, TERCEIRA SEO, julgado em 26/10/2011, DJe 07/12/2011)

Questo interessante sobre conexo entre crimes de competncia da Justia Federal e Estadual
Ol amigos do Dizer o Direito, Vamos hoje tratar de um julgado do STJ que pode ser transformado em uma excelente questo discursiva ou mesmo prtica de sentena. Imagine a seguinte situao: Em determinada investigao identificou-se que X, agente pblico estadual, apropriou-se de dinheiro estadual de que tinha a posse em razo do cargo. Alm disso, X omitiu o recebimento desses valores em sua declarao de imposto de renda, fazendo com que a Receita Federal instaurasse um procedimento fiscal e constitusse crdito tributrio em desfavor de X. Que crimes cometeu X? Peculato (art. 312 do CP): em princpio, de competncia da Justia Estadual (porque o servidor e os valores apropriados eram do Estado). Sonegao fiscal (art. 1, I, da Lei 8.137/90): de competncia da Justia Federal (porque o tributo sonegado IR de competncia da Unio). O que conexo no processo penal? No processo penal, a conexo ocorre quando dois ou mais crimes possuem uma relao entre si que faz com que seja recomendvel que sejam julgados pelo mesmo juiz ou Tribunal. Quais os fundamentos que justificam a conexo? Economia processual ( possvel que sejam aproveitadas as mesmas provas); Melhor julgamento da causa (permite-se que o julgador tenha uma viso mais completa dos fatos); Evitar decises contraditrias. Os casos de conexo esto previstos em Lei? SIM. Encontram-se elencados, de forma taxativa, no art. 76 do CPP: Art. 76. A competncia ser determinada pela conexo: I - se, ocorrendo duas ou mais infraes, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas, ou por vrias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por vrias pessoas, umas contra as outras; II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas;
8

III - quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. Os dois crimes cometidos por A so conexos? SIM. H entre eles a chamada conexo instrumental, probatria ou processual, prevista no art. 76, III: Art. 76. A competncia ser determinada pela conexo: III - quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. Para a prova do crime de sonegao fiscal ser necessrio demonstrar, antes de tudo, que X recebeu os valores e, mesmo assim, no os declarou. Assim, ser indispensvel que se prove a apropriao do dinheiro, que a elementar do peculato. Portanto, a prova da elementar do peculato (apropriao de dinheiro) ir influir na prova da sonegao fiscal (omitir rendimentos). Esses dois crimes tero que ser julgados conjuntamente? SIM. Em regra, quando dois ou mais crimes so conexos, eles devero ser julgados conjuntamente. Isso est previsto no caput do art. 79 do CPP. Mas nesse caso, um dos crimes de competncia da Justia Federal e outro da Justia Estadual... No tem problema. Mesmo assim eles devero ser julgados conjuntamente, ou seja, no mesmo juzo. E esse julgamento conjunto dos dois crimes ocorrer na Justia Estadual ou Federal? Justia Federal. Havendo conexo entre crimes de competncia da Justia Federal e da Justia Estadual, o julgamento conjunto ser na Justia Federal. Nesse sentido: Smula 122-STJ: Compete Justia Federal o processo e julgamento unificado dos crimes conexos de competncia federal e estadual, no se aplicando a regra do art. 78, II, a, do Cdigo de Processo Penal. No caso concreto, havia mais uma peculiaridade: X, depois de ajuizada a ao penal, efetuou um parcelamento do dbito tributrio. Nos crimes tributrios materiais, como o caso do art. 1, I, da Lei n. 8.137/90, o parcelamento suspende a ao penal e, se ao final, ocorrer o pagamento integral, extingue-se a punibilidade. A pergunta, ento, a seguinte: mesmo estando suspensa a ao penal quanto sonegao fiscal, o juzo federal continuar competente para julgar o peculato? SIM. Segundo decidiu o STJ, deve ser aplicado, por analogia, o disposto no art. 81 do CPP: Art. 81. Verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos.
9

Ora, se mesmo havendo absolvio ou desclassificao do crime, a competncia permanece para julgar o outro crime conexo, no h razo para no caso de suspenso da ao penal ser modificada a competncia atrada pela conexo. Em outras palavras, segundo o art. 81, ainda que o juiz federal absolvesse o crime tributrio, a Justia Federal permaneceria sendo competente para apreciar o peculato. Com maior razo, se a ao penal estivesse apenas suspensa quanto sonegao fiscal. Processo a que se refere essa explicao: STJ Terceira Seo. CC 121.022-AC, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 10/10/2012. Duas questes objetivas relacionadas com o tema: 1. (DPE/SP 2012) A competncia inicialmente atribuda Justia Federal para o julgamento dos crimes de competncia da Justia Estadual em razo de conexo de natureza objetiva cessada caso haja absolvio em relao ao nico crime conexo de competncia da Justia Federal, devendo o juiz federal encaminhar o processo remanescente para a Justia Estadual competente. ( ) 2. (Juiz TJPB 2011) Em caso de conexo entre crimes da competncia estadual e federal, a absolvio ou a desclassificao quanto ao delito que atraiu a competncia para a justia federal no retira a sua competncia para apreciar as demais imputaes. ( ) Gabarito: 1-E/2-C

Teste seus conhecimentos sobre HABEAS CORPUS


O Dizer o Direito lana hoje mais uma srie de publicaes destinada sua adequada preparao para concursos pblicos. Trata-se da srie Teste seus conhecimentos. Toda semana sero publicadas questes objetivas e/ou discursivas sobre temas atuais e polmicos relacionados aos principais ramos do direito e tendo como perspectiva de anlise o entendimento do STJ e do STF acerca do assunto. Sero escolhidos, primordialmente, temas no tratados pela maioria dos livros ou cuja abordagem doutrinria destoa da jurisprudncia. O objetivo deixar o leitor preparado para as mais difceis questes de concurso. Comeamos hoje com trs questes interessantes sobre o habeas corpus. Confiram. QUESTO 1
10

Assinale certo ou errado para a afirmao abaixo segundo o entendimento do STF e do STJ: O habeas corpus pode ser preventivo ou repressivo. Se o HC for impetrado de forma preventiva e a coao se verificar antes de seu julgamento, o writ poder ser convertido em liberatrio ( ) QUESTO 2 (Juiz Federal TRF 5 2011 adaptada) No que se refere ao habeas corpus, julgue a afirmao abaixo: Tem sido reiteradamente aceita, conforme a jurisprudncia do STJ, a utilizao do habeas corpus, inclusive como substitutivo de recurso prprio e, em respeito ao princpio constitucional da celeridade processual, para o reconhecimento de nulidades (error in procedendo), mesmo aps o trnsito em julgado da ao penal e ainda que j cumprida a condenao, desde que a prova se mostre de plano. ( ) QUESTO 3 DISCURSIVA possvel a impetrao de habeas corpus em favor de pessoa jurdica que pratique crime ambiental?

GABARITO Resposta 1) CERTA Comentrios Em regra, o HC preventivo pode ser julgado como repressivo se, aps a impetrao e antes do pedido ser apreciado, a ameaa liberdade de locomoo concretizar-se. Ex: Mrio tem receio justo e concreto de que o juiz de seu processo decrete sua priso. Impetra ento HC preventivo no TJ no dia 10/02/2012. No dia 15/02/2012, antes que o TJ tenha examinado o mrito do HC, o juiz efetivamente decreta a priso de Mrio. O TJ poder aproveitar o HC impetrado e julg-lo como se fosse um HC liberatrio (repressivo), concedendo a liberdade ao acusado. Esse o entendimento do STF: O habeas corpus preventivo diz com o futuro. Respeita ao temor de futura violao do direito de ir e vir. Temor que, no caso, decorrendo do conhecimento de notcia veiculada em jornal de grande circulao, veio a ser concretizado. Justifica-se a converso do habeas corpus preventivo em liberatrio em razo da amplitude do pedido inicial e porque abrange a proteo mediata e imediata do direito de ir e vir. (HC 95009/SP, rel. Min. Eros Grau, 6.11.2008) Este o entendimento tambm do STJ: Aperfeioada a coao ilegal suportada pelo paciente com a prolao da deciso pelo Tribunal a quo, o habeas corpus impetrado preventivamente deve ser conhecido como repressivo. (HC 89.640/SP, julgado em 25/02/2008)

Resposta

Comentrios
11

2) ERRADA

Tratava-se de questo difcil considerando que a afirmao estava quase toda correta. O que est errado na alternativa? Apenas o seguinte trecho: ainda que j cumprida a condenao. Segundo a jurisprudncia do STJ e do STF, se a pena j foi cumprida, no cabe o habeas corpus porque no existe mais qualquer risco liberdade de locomoo: AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. ART. 304 C.C. ART. 297, AMBOS DO CDIGO PENAL. CUMPRIMENTO INTEGRAL DA PENA. AUSNCIA DE AMEAA LIBERDADE DE LOCOMOO. INTELIGNCIA DA SMULA N. 695 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. AGRAVO DESPROVIDO. Tendo sido declarada extinta a pena imposta ao ora Agravante, no o habeas corpus o instrumento processual adequado para se buscar o reconhecimento da pretendida absolvio. Inteligncia da Smula n. 695 da Suprema Corte. Precedentes. (AgRg no HC 144.028/SP, Min. Laurita Vaz, julgado em 13/12/2011) A smula 695 do STF enuncia: No cabe habeas corpus quando j extinta a pena privativa de liberdade. Vale ressaltar as informaes que esto corretas na referida alternativa: 1) A jurisprudncia tem admitido, como regra, a utilizao do habeas corpus como substitutivo de recurso prprio. o que se chama de habeas corpus substitutivo, consistente na possibilidade de o impetrante, sendo-lhe negado o habeas corpus anterior, optar por impetrar novo habeas corpus, dirigido instncia superior, ao invs de interpor o recurso. Com um exemplo fica mais fcil de entender: Fulano impetra HC no TJ contra deciso do juiz. O TJ, por meio de uma Cmara criminal, denega a ordem (julga improcedente o HC). Fulano poderia, neste caso, interpor um recurso ordinrio constitucional para o STJ (art. 105, II, a, da CF/88). No entanto, pode optar por impetrar novo HC, desta vez, no STJ contra a deciso da Cmara criminal do TJ que denegou o primeiro HC. Este novo HC chamado de habeas corpus substitutivo. Se o STJ tambm negar o HC, Fulano ter novamente duas opes: interpor recurso ordinrio constitucional ao STF (art. 102, II, a, da CF/88) ou impetrar logo um HC no STF. Na prtica, os advogados preferem valer-se do HC substitutivo, sendo este mais simples e rpido que o recurso. 2) A jurisprudncia admite, como regra, a utilizao do habeas corpus mesmo aps o trnsito em julgado da condenao, se o impetrante alegar vcios insanveis, que podem ser constatados sem necessidade de outras provas que no as documentais e desde que a pena ainda no tenha sido integralmente cumprida. O HC funciona, neste caso, como uma forma de substituio da reviso criminal. Para finalizar, queremos demonstrar a importncia de se conhecer a jurisprudncia nos concursos pblicos. Este enunciado da questo foi quase que integralmente retirado do seguinte julgado:
12

(...) 5. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia vem reiteradamente aceitando a utilizao do habeas corpus, inclusive como substitutivo de recurso prprio e em respeito ao princpio constitucional da celeridade processual, para o reconhecimento de nulidades (error in procedendo), inclusive aps o trnsito em julgado da ao penal, desde que ainda no-cumprida a condenao e a prova se mostre de plano. (...) (HC 132.189/RJ, Min. Arnaldo Esteves Lima, 5 Turma, julgado em 15/10/2009) Pedimos, por gentileza, que volte novamente questo e compare com a ementa do julgado acima. QUESTO 3 Discursiva possvel a impetrao de habeas corpus em favor de pessoa jurdica que pratique crime ambiental? Segundo a CF/88, possvel a responsabilidade penal da pessoa jurdica por crimes ambientais (art. 225, 3). Este o entendimento majoritrio na doutrina e a posio solidificada na jurisprudncia do STJ e STF. Quanto possibilidade de impetrao de HC em favor de pessoa jurdica que pratique crime ambiental, existem duas posies na jurisprudncia: 1 corrente: No possvel que a pessoa jurdica seja paciente de habeas corpus em nenhuma hiptese, considerando que se trata de instrumento que tutela a liberdade de locomoo, caracterstica incompatvel com as pessoas jurdicas. a posio do STF. Com efeito, o STF entende que, mesmo quando a pessoa jurdica for acusada de crime ambiental no pode ser paciente (beneficiria) de habeas corpus considerando que, ainda que condenada, a pessoa jurdica, por razes de ordem lgica, no receber uma pena privativa de liberdade (no ser presa), sendo reprimida com outras espcies de sano penal. Como o habeas corpus tutela a liberdade de ir e vir, no haveria qualquer sentido em admitir o pedido. Nesse sentido, confira-se trechos do seguinte julgado: (...) 1. O habeas corpus via de verdadeiro atalho que s pode ter por alvo -- lgico -- a "liberdade de locomoo" do indivduo, pessoa fsica. E o fato que esse tipo de liberdade espacial ou geogrfica o bem jurdico mais fortemente protegido por uma ao constitucional. No podia ser diferente, no corpo de uma Constituio que faz a mais avanada democracia coincidir com o mais depurado humanismo. Afinal, habeas corpus , literalmente, ter a posse desse bem personalssimo que o prprio corpo. Significa requerer ao Poder Judicirio um salvo-conduto que outra coisa no seno uma expressa ordem para que o requerente preserve, ou, ento, recupere a sua autonomia de vontade para fazer do seu corpo um instrumento de geogrficas idas e vindas. Ou de espontnea imobilidade, que j corresponde ao direito de nem ir nem vir, mas simplesmente ficar. (...) Pessoa Jurdica que somente poder ser punida com multa e pena restritiva de direitos. Noutro falar: a liberdade de locomoo do agravante no est, nem mesmo indiretamente, ameaada ou restringida. (HC 88747 AgR, Relator: Min. Carlos Britto, Primeira Turma, julgado em 15/09/2009)
13

2 corrente: Sim, possvel que a pessoa jurdica seja paciente de habeas corpus no caso de estar sendo acusada de crime ambiental e se o writ tiver sido proposto em favor da pessoa jurdica e tambm das pessoas fsicas que forem corrs na ao penal. o que entende o STJ. Antes de detalharmos melhor esta corrente, convm fazer uma explicao prvia: O STJ, no caso de aes penais propostas contra pessoas jurdicas por crimes ambientais, adota a chamada teoria ou sistema da dupla imputao (ou de imputaes paralelas). De acordo com esta teoria, admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais desde que haja a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio, uma vez que no se pode compreender a responsabilizao da pessoa jurdica dissociada da atuao de uma pessoa fsica, que age com elemento subjetivo prprio (Resp n 564960/SC). Trata-se, portanto, de crime em que o concurso de pessoas (jurdica e fsica) necessrio. Entendido isso, deve-se explicar que, para o STJ, a pessoa jurdica pode ser admitida como paciente de habeas corpus nos casos de crimes ambientais, desde que as pessoas fsicas que tambm foram acusadas figurem conjuntamente como pacientes do habeas corpus. Nas palavras da prpria Corte: tem-se admitido a pessoa jurdica como paciente, apenas nos casos de crimes ambientais, quando as pessoas fsicas tambm se apresentam nesta qualidade, no mesmo pedido, por estarem a sofrer coao ilegal sua liberdade de ir e vir (RHC 24933/RJ). De acordo com o STJ, se o HC impetrado em favor dos rus pessoas fsica e jurdica, no haveria sentido no conhecer da impetrao apenas quanto pessoa jurdica uma vez que, se a pessoa fsica for excluda, no subsistir tambm o processo para a pessoa jurdica (HC 147541 / RS). Exemplo prtico: A sociedade limitada X foi denunciada, juntamente com seus dirigentes Michel e Luan, pela prtica de crime ambiental. Reparem que existem trs rus nesta ao penal: a pessoa jurdica X, Michel e Luan. Os advogados da pessoa jurdica X impetram habeas corpus no Tribunal pedindo o trancamento da ao penal e apontando como paciente apenas a pessoa jurdica. Pelo entendimento do STJ, o habeas corpus no seria conhecido. Confira-se: (...) II. A jurisprudncia deste Superior Tribunal de Justia consolidou-se no sentido de que o habeas corpus no se presta para amparar reclamos de pessoa jurdica, na qualidade de paciente, eis que restrito liberdade ambulatorial, o que no pode ser atribudo empresa. III. Admite-se a empresa como paciente to somente nos casos de crimes ambientais, desde que pessoas fsicas tambm figurem conjuntamente no plo passivo da impetrao, o que no se infere na presente hiptese (Precedentes). IV. Recurso ordinrio desprovido, nos termos do voto do Relator. (RHC 28.811/SP, Rel. Min. Gilson Dipp, quinta turma, julgado em 02/12/2010, DJe 13/12/2010) Sintetizando:
14

possvel a impetrao de HC em favor de pessoa jurdica que pratique crime ambiental? STF: NO. Pessoa jurdica pode cometer crime ambiental, mas no pode ser paciente de HC porque nunca poder ser presa. STJ: Depende: Se o HC impetrado em favor apenas da pessoa jurdica, no ser conhecido. Se o HC impetrado em favor da pessoa jurdica e dos corrus pessoas fsicas, poder ser conhecido e ter seu mrito julgado. Trata-se de uma sutil distino que no abordada por muitos livros de Processo Penal, razo pela qual devero ter redobrada ateno. Ressalte-se, por fim, que no h qualquer restrio para que a pessoa jurdica seja impetrante de habeas corpus em favor de pacientes pessoas fsicas. Ex: pessoa jurdica impetra um habeas corpus para obter a liberdade de um dirigente ou funcionrio. Esperamos que tenham gostado e aprendido coisas novas sobre o tema.

Siga-nos no Twitter e em nossa pgina no Facebook. Bons estudos e fiquem com Deus.

Teste seus conhecimentos sobre HABEAS CORPUS parte 3


QUESTO 1 Assinale certo ou errado para a afirmao abaixo segundo o entendimento do STF e do STJ: O habeas corpus no o meio processual adequado para ponderar, em concreto, a suficincia das circunstncias judiciais invocadas pelas instncias de mrito para a majorao da pena. ( ) QUESTO 2 Assinale certo ou errado para a afirmao abaixo segundo o entendimento do STF e do STJ: No cabe HC para garantir o direito de visitas dos filhos do detento em presdio ( ) QUESTO 3 PROVA PRTICA Manoel foi indiciado em inqurito policial instaurado no ano de 2005 para apurar a prtica de furto qualificado. Durante todos esses anos, a autoridade policial tem realizado diligncias na tentativa de encontrar provas testemunhais que liguem Manoel ao local do crime. A Defensoria Pblica impetrou habeas corpus no juzo criminal de 1 instncia apontando como autoridade coatora o delegado de polcia e postulando o trancamento do inqurito policial em virtude da ausncia de justa causa e em razo da excessiva demora na concluso das investigaes. Argumenta que o paciente vem encontrando obstculos para conseguir obter emprego por conta da anotao deste IP em sua folha de antecedentes criminais.
15

O juiz deu vista do pedido ao MP e este pugnou pela extino do HC em razo da incompetncia absoluta considerando que o Tribunal de Justia quem seria competente. Quanto ao mrito, o parecer foi pela denegao da ordem sob o argumento de que a tramitao do IP no est paralisada e que tm sido feitas diligncias para a busca de novas provas. Alegou ainda que inexiste constrangimento ilegal pela simples instaurao de IP, mormente quando o investigado est solto, diante da ausncia de constrio de sua liberdade de locomoo. Os autos vieram conclusos para voc, que o juiz da causa, no havendo nenhuma outra questo pendente. Decida.

GABARITO Resposta 1) CERTA Comentrios Como regra, o STJ e o STF no admitem habeas corpus para rediscutir a dosimetria da pena aplicada na sentena. Esta a regra. Excepcionalmente, ao julgar HC estes Tribunais admitem rever a pena aplicada se houver ilegalidade manifesta e desde que no seja necessria a rediscusso de provas. Confira-se os precedentes que espelham este entendimento: O habeas corpus, ao autnoma de impugnao, no admissvel (...) para aferir a exatido da dosimetria da pena. (...) (STF. HC 99266, Relator Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 25/10/2011). I De acordo com a jurisprudncia desta Corte, somente em situaes excepcionais que se admite o reexame dos fundamentos da dosimetria levada a efeito pelo juiz a partir do sistema trifsico. Precedentes. (...) (STF. HC 107654, Min. Ricardo Lewandowski, Segunda Turma, em 11/10/2011). (...) Consoante j decidiu esta Suprema Corte, a via estreita do processo de habeas corpus no permite que nele se proceda ponderao das circunstncias referidas nos arts. 59 e 68 do Cdigo Penal. No cabe reexaminar, no mbito deste writ, os elementos de convico essenciais definio da sano penal, porque necessria, para tal fim, a concreta avaliao das circunstncias de fato subjacentes aos critrios legais que regem a operao de dosimetria da pena. Precedentes. (...) (STF. HC 101579, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 04/10/2011). (...) O habeas corpus no o meio processual adequado para a reapreciao de matria de fato demarcada nas instncias originrias nem tampouco para ponderar, em concreto, a suficincia das circunstncias judiciais invocadas pelas instncias de mrito para a majorao da pena. Precedentes. (...) (STF. HC 107626, Min. Crmen Lcia, Primeira Turma, julgado em 27/09/2011). (...) IV. O reexame da dosimetria em sede de mandamus somente possvel quando evidenciado eventual desacerto na considerao de
16

circunstncia judicial, errnea aplicao do mtodo trifsico ou violao a literal dispositivo da norma, acarretando flagrante ilegalidade. V. Anlise da dosimetria da pena, no caso concreto, que aponta ter sido a pena base fixada acima do mnimo legal com fundamentao em circunstncias concretas do delito. Da mesma forma, no h qualquer desproporcionalidade na compensao entre a atenuante da confisso espontnea e a agravante do recurso que dificultou a defesa da vtima. VI. Inexistncia, na espcie, de flagrante ilegalidade, nulidade absoluta ou teratologia a ser sanada pela via do habeas corpus, caracterizando-se o uso inadequado do instrumento constitucional. VII. Ordem denegada. (STJ. HC 211.600/RJ, Min. Gilson Dipp, Quinta Turma, julgado em 02/02/2012).

Resposta 2) ERRADA

Comentrios Em recente julgado, a 2 Turma do STF admitiu HC para tal finalidade. Confira: Habeas corpus e direito de detento a visitas cabvel habeas corpus para apreciar toda e qualquer medida que possa, em tese, acarretar constrangimento liberdade de locomoo ou, ainda, agravar as restries a esse direito. Esse o entendimento da 2 Turma ao deferir habeas corpus para assegurar a detento em estabelecimento prisional o direito de receber visitas de seus filhos e enteados. Na espcie, o juzo das execues criminais decidira que o condenado no teria jus visitao, visto que a priso seria local imprprio aos infantes, o que poderia trazer-lhes prejuzos na formao psquica. A defesa, ento, impetrara habeas corpus no STJ, que o indeferira liminarmente, ao fundamento de que a pretenso no se compatibilizava com a modalidade eleita, uma vez que no ofendido o direito de locomoo do ora paciente. De incio, rememorou-se que a jurisprudncia hodierna da Corte estabelece srias ressalvas ao cabimento do writ, no sentido de que supe violao, de forma mais direta, ao menos em exame superficial, liberdade de ir e vir dos cidados. Afirmou-se que essa orientao, entretanto, no inviabilizaria, por completo, o processo de ampliao progressiva que essa garantia pudesse vir a desempenhar no sistema jurdico brasileiro, sobretudo para conferir fora normativa mais robusta Constituio. A respeito, ponderou-se que o Supremo tem alargado o campo de abrangncia dessa ao constitucional, como no caso de impetraes contra instaurao de inqurito criminal para tomada de depoimento, indiciamento de determinada pessoa, recebimento de denncia, sentena de pronncia no mbito do processo do Jri e deciso condenatria, dentre outras. Enfatizou-se que a Constituio teria o princpio da humanidade como norte e asseguraria aos presidirios o respeito integridade fsica e moral (CF, art. 5: XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral e Pacto de So Jos da Costa Rica: Art. 5 Direito Integridade Social 1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua integridade fsica, psquica e moral. 2. Ningum deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruis, desumanos ou degradantes. Toda pessoa privada da liberdade deve ser
17

tratada com respeito devido dignidade inerente ao ser humano). Preconizou-se, por conseguinte, que no se poderia tratar a pena com objetivo de retaliao, mas de ressocializao. Aludiu-se que a visitao seria desdobramento do direito de ir e vir, na medida em que seu empece agravaria a situao do apenado. Isso porque s haveria direito de visitas porque a liberdade do paciente estava tolhida. Ponderou-se que, segundo a prpria teleologia da segregao criminal, eventuais erros estatais ao promov-la poderiam e deveriam ser sanados pela via do habeas corpus, sob pena de no se alcanar a harmnica reintegrao comunidade daqueles que sofrem a ao do magistrio punitivo do Estado. Nesse contexto, salientaram-se como escopos para o tratamento dos condenados, enquanto perdurar a sano: a) inspirar-lhes a vontade de viver conforme a lei; b) incutir-lhes o respeito por si mesmos; e c) desenvolver-lhes o senso de responsabilidade (Regras Mnimas para o Tratamento de Prisioneiros da Organizao das Naes Unidas, n 65). Igualmente, destacou-se que seria direito do custodiado receber visitas do cnjuge, da companheira, de parentes e de amigos (LEP: Art. 41 - Constituem direitos do preso: ... X - visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados e Resoluo n 14 do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria: Art. 33. O preso estar autorizado a comunicar-se periodicamente, sob vigilncia, com sua famlia, parentes, amigos ou instituies idneas, por correspondncia ou por meio de visitas). Logo, consignou-se que no caberia negativa desse direito nem mesmo aos enteados, porquanto, a despeito de no terem comprovado seu vnculo com o paciente, tampouco a estabilidade da relao com a genitora, inserir-se-iam naquela ltima categoria. Sublinhou-se que poderia haver denegao motivada de visita pelo diretor do estabelecimento, o que no ocorrera no caso (LEP, art. 41, pargrafo nico: Os direitos previstos nos incisos V, X e XV podero ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento). Ademais, explicitou-se que o notrio desajuste do sistema carcerrio nacional no poderia justificar o bice visita de menores. Esclareceu-se, pois, que caberia ao Poder Pblico o dever de propiciar meios para que o apenado pudesse receber, inclusive, seus filhos e enteados, em ambiente minimamente aceitvel e preparado, de modo a no colocar em risco a integridade fsica e psquica dos visitantes. Assim, concluiu-se que o habeas corpus seria o meio apto a tutelar todo o plexo de relaes ligadas execuo penal, at porque outro instrumento no seria identicamente expedito. STF. HC 107701/RS, rel. Min. Gilmar Mendes, 13.9.2011 QUESTO 3 Prova prtica Pea processual a ser elaborada: SENTENA. Preliminar de incompetncia arguida pelo MP: Deve ser conhecida, mas rejeitada, com base no entendimento do STJ sobre o tema:
18

HABEAS CORPUS. PACIENTE INDICIADO POR SUPOSTA PRTICA DE ESTELIONATO. EXCESSO DE PRAZO NA CONCLUSO DO INQURITO POLICIAL. AUTORIDADE COATORA: DELEGADO DE POLCIA. TRIBUNAL A QUO QUE NO CONHECEU DO FEITO, ENCAMINHANDO O HABEAS CORPUS PARA O JUIZ DE DIREITO DE IGUAPE/SP. PARECER DO MPF PELA DENEGAO DA ORDEM. ORDEM DENEGADA. 1. Tratando-se de alegao de excesso de prazo para o trmino de Inqurito Policial, de se reconhecer como autoridade coatora o Delegado de Polcia, razo por que deveria o writ originrio ter sido impetrado, inicialmente, perante o Juzo de primeiro grau, no estando a merecer reparos a deciso do Tribunal de Justia paulista que deixou de conhecer a ordem, na medida em que lhe falecia competncia para anlise do pedido. 2. Parecer do MPF pela denegao da ordem. 3. Ordem denegada. (HC 96.184/SP, Rel. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 20/10/2009, DJe 23/11/2009) Mrito: Assiste razo ao impetrante. Com efeito, como regra, a jurisprudncia do STJ entende que no h constrangimento ilegal pela simples instaurao de inqurito policial, especialmente quando o investigado est solto, diante da ausncia de constrio em sua liberdade de locomoo (HC 44.649/SP, Rel. Min. Laurita Vaz, DJU 08.10.07). Entretanto, no se pode admitir que algum seja objeto de investigao eterna, porque essa situao, por si s, enseja evidente constrangimento, abalo moral e, muitas vezes, econmico e financeiro. Nesse sentido: (...) Ademais, flagrante o excesso de prazo, pois a investigao perdura por mais de 7 anos, sem que tenha sido oferecida a denncia. 2. O trancamento do Inqurito Policial por meio do Habeas Corpus, conquanto possvel, medida de todo excepcional, somente admitida nas hipteses em que se mostrar evidente, de plano, a ausncia de justa causa, a inexistncia de qualquer elemento indicirio demonstrativo de autoria ou da materialidade do delito ou, ainda, a presena de alguma causa excludente de punibilidade. (...) 5. No caso, passados mais de 7 anos desde a instaurao do Inqurito pela Polcia Federal do Maranho, no houve o oferecimento de denncia contra os pacientes. certo que existe jurisprudncia, inclusive desta Corte, que afirma inexistir constrangimento ilegal pela simples instaurao de Inqurito Policial, mormente quando o investigado est solto, diante da ausncia de constrio em sua liberdade de locomoo (HC 44.649/SP, Rel. Min. LAURITA VAZ, DJU 08.10.07); entretanto, no se pode admitir que algum seja objeto de investigao eterna, porque essa situao, por si s, enseja evidente constrangimento, abalo moral e, muitas vezes, econmico e financeiro, principalmente quando se trata de grandes empresas e empresrios e os fatos j foram objeto de Inqurito Policial arquivado a pedido do Parquet Federal. 6. Ordem concedida, para determinar o trancamento do Inqurito Policial 2001.37.00.005023-0 (IPL 521/2001), em que pese o parecer ministerial em sentido contrrio. (STJ. HC 96666/MA, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, Quinta Turma, julgado em 04/09/2008).
19

No caso, a Defensoria Pblica relata os inmeros percalos pelos quais vem passando o paciente, sobretudo para conseguir emprego, sendo notrio que, atualmente, a maioria das empresas realiza pesquisa acerca dos antecedentes criminais dos candidatos a postos de trabalho, priorizando aqueles que no possuem qualquer ao penal ou mesmo inqurito em curso. Tal prtica empresarial foi recentemente reconhecida como legtima pelo TST, de modo a reforar que se trata de um fato social e econmico que no pode ser ignorado pelo julgador. A doutrina processualista penal moderna tem reforado a noo de que o inqurito policial tem como uma de suas caractersticas a temporariedade, de forma que abusivo um procedimento investigatrio que perdure tramitando durante excessivo nmero de anos sem que chegue ao final. Apesar de o inqurito policial no ser um processo, mas sim mero procedimento administrativo, parece-me evidente que a garantia constitucional da durao razovel do processo deve espraiar seus efeitos tambm nesta seara (art. 5, LXXVIII, da CF/88). Mesmo que no HC no seja admitida a dilao probatria, deve-se ressaltar que o fato de o inqurito possuir movimentaes consistentes na tentativa da autoridade policial de encontrar provas que liguem o paciente ao local do crime apenas reforam a necessidade de que seja concedida a ordem considerando que revelam, de forma patente, a ausncia de indcios de autoria. Com base nestas razes e em outras a serem detalhadamente discorridas pelo candidato, deveria o habeas corpus ter sido conhecido e julgado procedente para o fim determinar o trancamento do Inqurito Policial. Uma observao final: ressalte-se, mais uma vez, que o trancamento de IP por excesso de prazo medida excepcionalssima, devendo estar evidente tal circunstncia no enunciado da questo, como no caso relatado acima.

Questo interessante sobre latrocnio que pode ser cobrada em uma prova prtica ou de sentena
Imagine a seguinte situao hipottica (baseado em um caso concreto, mas com adaptaes): Joo e Pedro decidem roubar uma padaria. Entram no local e, Joo, armado com um revlver, anuncia o assalto, ameaando o dono do estabelecimento e subtraindo dinheiro do caixa. Aps fugirem, o dono da padaria aciona imediatamente a polcia que, por estar perto, logo chega ao local e comea a fazer uma busca nas redondezas. Joo e Pedro resolvem, ento, assaltar uma farmcia que ficava a duas ruas da padaria. Joo entrou na farmcia, levantou a camisa, mostrando a arma de fogo e retirou das prateleiras, em seguida, pacotes de fraldas, colocando-as em cima do balco, enquanto Pedro aguardava do lado de fora para garantir o sucesso da empreitada criminosa.
20

Os policiais que faziam a busca lograram xito em chegar ao local e detiveram Joo. Pedro, por outro lado, conseguiu empreender fuga, sendo perseguido por um policial. Durante a perseguio, Pedro atingiu o policial com um disparo de arma de fogo, causando-lhe leses que foram a causa eficiente de sua morte. Ficou provado que Joo e Pedro utilizaram, nos assaltos, um veculo que sabiam havia sido furtado por Mrio, que o emprestou para que eles realizassem os crimes. Que crimes cometeram Joo e Pedro? Roubo circunstanciado consumado (art. 157, 2, I e II, do CP) Pedro Latrocnio consumado (art. 157, 3 do CP) Receptao (art. 180 do CP) Roubo circunstanciado consumado (art. 157, 2, I e II, do CP) Roubo circunstanciado tentado (art. 157, 2, I e II c/c art. 14, II, do Joo CP) Receptao (art. 180 do CP) Vamos agora explicar cada uma das imputaes: Quanto receptao: Joo e Pedro respondem pela receptao pelo fato de terem recebido um carro que sabiam ser produto de crime. Veja o tipo penal: Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Receber significa adquirir a posse do bem, no importando que tenha como objetivo us-lo e depois abandon-lo. Joo e Pedro no respondem pelo furto do veculo porque no h provas de que tenham concorrido, de qualquer modo, para a prtica desse crime (auxiliado, instigado etc.). Quanto ao roubo da padaria: Tanto Joo como Pedro respondem pelo roubo circunstanciado (apesar de comum, errado falar em roubo qualificado) previsto no art. 157, 2, I (emprego de arma) e II (concurso de pessoas): Art. 157 (...) 2 - A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; O fato de apenas Joo ter anunciado o assalto e apontado a arma no faz com que Pedro deixe de responder pelo mesmo tipo penal. Isso porque o emprego da arma uma circunstncia objetiva e as circunstncias objetivas se comunicam a todos os envolvidos no evento criminoso, sejam eles coautores ou partcipes, conforme se extrai da regra prevista no art. 30 do CP. Quanto ao roubo da farmcia:
21

Aqui que h uma maior complexidade. Pedro Pedro responde por latrocnio consumado, mesmo a polcia tendo chegado na hora do crime e, por isso, no tendo sido conseguida a subtrao de nenhum bem? R: SIM, por razes de poltica criminal o STF entendeu que, apesar do latrocnio ser originalmente um crime patrimonial, deve-se dar prevalncia ao bem jurdico vida, de modo que, se esta foi ceifada, o latrocnio deve ser considerado consumado. Nesse sentido: Smula 610-STF: H crime de latrocnio, quando o homicdio se consuma, ainda que no se realize o agente a subtrao de bens da vtima. Latrocnio Consumado Tentado Tentado Consumado (Smula 610STF) Dica: repare que a consumao do latrocnio ser sempre determinada pela consumao ou no da morte. Joo Por que Joo no responde por latrocnio e sim por roubo tentado? R: Em regra, se duas pessoas decidem participar de um roubo armado e um dos agentes causa a morte de algum, o latrocnio consumado deve ser imputado a todos os envolvidos no evento criminoso. Isso porque o Cdigo Penal adota a teoria monista ou unitria prevista no art. 29: Art. 29. Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. Em outras palavras, em regra, o coautor que participa de roubo armado responde pelo latrocnio ainda que o disparo tenha sido efetuado s pelo comparsa. Essa a jurisprudncia do STJ e do STF. Entretanto, excepcionalmente, em um caso concreto noticiado no Informativo 670, a 1 Turma do STF considerou que no se poderia imputar o resultado morte ao coautor (Joo) em virtude de ter havido a ruptura do nexo de causalidade entre os agentes (HC 109151/RJ, rel. Min. Rosa Weber, 12.6.2012). Seria necessrio que houvesse entre os coautores (Pedro e Joo) o nexo biopsicolgico no quesito relativo culpabilidade, ou seja, a cincia de ambos a respeito do que iriam fazer. Seria necessrio que Joo, ainda que implicitamente, tivesse concordado com o fato de Pedro atirar no policial. Ocorre que isso no foi demonstrado j que Joo aceitou ser preso (no reagiu) enquanto que Pedro fugiu e atirou no policial para garantir a fuga. Veja como Cleber Masson, autor do melhor livro de Direito Penal para concursos, explica o tema: Se, no contexto do roubo, praticado em concurso de pessoas, somente uma delas tenha produzido a morte de algum vtima da subtrao patrimonial ou terceiro , o latrocnio consumado deve ser imputado a todos os envolvidos na empreitada
22

Subtrao Consumada Tentada Consumada Tentada

Morte Consumada Tentada Tentada Consumada

criminosa, como consectrio lgico da adoo da teoria unitria ou monista pelo art. 29, caput, do Cdigo Penal (...). Entretanto, se um dos agentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste. Cuida-se de manifestao do instituto da cooperao dolosamente distinta, ou desvios subjetivos entre os agentes, disciplinado pelo art. 29, 2, do Cdigo Penal. Nessa hiptese, no h concurso de pessoas para o crime mais grave, mas somente para o de menor gravidade. Exemplo: A e B combinam a prtica do furto de um automvel. Quando, em via pblica, valendo-se de chave falsa, comeam a abrir a fechadura de um veculo para subtra-lo, so surpreendidos pelo seu proprietrio. Nesse momento, A decide fugir, ao passo que B luta com o dono do automvel, vindo a mata-lo mediante disparo de arma de fogo. A soluo jurdico-penal simples:
A responde por tentativa de furto qualificado, enquanto a B ser imputado o crime de latrocnio consumado. (...) (MASSON, Cleber. Direito Penal Esquematizado. Vol. 2. Parte Especial. 3 ed., So Paulo : Editora Mtodo, 2011, p. 406). E ento, se fosse um prova prtica da Defensoria ou do Ministrio Pblico, voc teria conseguido fazer a correta tipificao das condutas? E se fosse uma prova de sentena, teria julgado de acordo com o STF? No estranhe se esse exemplo vier a ser cobrado na sua futura prova. Tenho certeza que voc ir acertar.

Sete perguntas interessantes sobre o roubo circunstanciado pelo emprego de arma (art. 157, 2, I, do Cdigo Penal)
O art. 157 do Cdigo Penal prev o crime de roubo: Art. 157. Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa. O 2 do art. 157 traz cinco causas de aumento de pena para o roubo. Desse modo, se ocorre alguma dessas hipteses, tem-se o chamado roubo circunstanciado (tambm conhecido como roubo agravado ou roubo majorado): 2 A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia. IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade. Repare na situao prevista no inciso I: 2 A pena aumenta-se de um tero at metade:
23

I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; Veja agora uma srie de possveis perguntas de prova sobre esse inciso: 1) O que pode ser considerado arma? Para os fins do art. 157, 2, I, podem ser includas no conceito de arma:

a arma de fogo; a arma branca (considerada arma imprpria), como faca, faco, canivete; e quaisquer outros "artefatos" capazes de causar dano integridade fsica do ser humano ou de coisas, como por exemplo uma garrafa de vidro quebrada, um garfo, um espeto de churrasco, uma chave de fenda etc.

2) Se o agente emprega no roubo uma arma de brinquedo, haver a referida causa de aumento? NO. At 2002, prevalecia que sim. Havia at a Smula 174 do STJ afirmando isso. Contudo, essa smula foi cancelada, de modo que, atualmente, no crime de roubo, a intimidao feita com arma de brinquedo no autoriza o aumento da pena. 3) necessrio que a arma utilizada no roubo seja apreendida e periciada para que incida a majorante? NO. O reconhecimento da causa de aumento prevista no art. 157, 2, I, do Cdigo Penal prescinde (dispensa) da apreenso e da realizao de percia na arma, desde que provado o seu uso no roubo por outros meios de prova. Se o acusado alegar o contrrio ou sustentar a ausncia de potencial lesivo na arma empregada para intimidar a vtima, ser dele o nus de produzir tal prova, nos termos do art. 156 do Cdigo de Processo Penal. 4) Se, aps o roubo, foi constatado que a arma empregada pelo agente apresentava defeito, incide mesmo assim a majorante? Depende:

Se o defeito faz com que o instrumento utilizado pelo agente seja absolutamente ineficaz, no incide a majorante. Ex: revlver que no possui mecanismo necessrio para efetuar disparos. Nesse caso, o revlver defeituoso servir apenas como meio para causar a grave ameaa vtima, conforme exige o caput do art. 157, sendo o crime o de roubo simples; Se o defeito faz com que o instrumento utilizado pelo agente seja relativamente ineficaz, INCIDE a majorante. Ex: revlver que algumas vezes trava e no dispara. Nesse caso, o revlver, mesmo defeituoso, continua tendo potencialidade lesiva, de sorte que poder causar danos integridade fsica, sendo, portanto, o crime o de roubo circunstanciado.

5) O Ministrio Pblico que deve provar que a arma utilizada estava em perfeitas condies de uso? NO. Cabe ao ru, se assim for do seu interesse, demonstrar que a arma desprovida de potencial lesivo, como na hiptese de utilizao de arma de brinquedo, arma defeituosa ou arma incapaz de produzir leso (STJ EREsp 961.863/RS).
24

6) Se, aps o roubo, foi constatado que a arma estava desmuniciada no momento do crime, incide mesmo assim a majorante? NO. A utilizao de arma desmuniciada, como forma de intimidar a vtima do delito de roubo, caracteriza o emprego de violncia, porm, no permite o reconhecimento da majorante de pena, j que esta est vinculada ao potencial lesivo do instrumento, pericialmente comprovado como ausente no caso, dada a sua ineficcia para a realizao de disparos (STJ HC 190.067/MS). 7) Alm do roubo qualificado, o agente responder tambm pelo porte ilegal de arma de fogo (art. 14 ou 16, da Lei n. 10.826/2003)? Em regra, no. Geralmente, o crime de porte ilegal de arma de fogo absorvido pelo crime de roubo circunstanciado. Aplica-se o princpio da consuno, considerando que o porte ilegal de arma de fogo funciona como crime meio para a prtica do roubo (crime fim), sendo por este absorvido. Voc poder encontrar assim no concurso: (Promotor/MPRO 2010) O delito de roubo majorado por uso de arma absorve o delito de porte de arma (afirmao CORRETA). Essa assertiva de concurso baseada na jurisprudncia do STJ: A conduta de portar arma ilegalmente absorvida pelo crime de roubo, quando, ao longo da instruo criminal, restar evidenciado o nexo de dependncia ou de subordinao entre as duas condutas e que os delitos foram praticados em um mesmo contexto ftico, incidindo, assim, o princpio da consuno (STJ HC 178.561/DF). No entanto, vale ressaltar que poder haver condenao pelo crime de porte em concurso material com o roubo se ficar provado nos autos que o agente portava ilegalmente a arma de fogo em outras oportunidades antes ou depois do crime de roubo e que ele no se utilizou da arma to somente para cometer o crime patrimonial. Ex: Tcio, s 13h, mediante emprego de um revlver, praticou roubo contra Caio, que estava na parada de nibus (art. 157, 2, I, CP). No mesmo dia, por volta das 14h 30min, em uma blitz de rotina da polcia (sem que os policiais soubessem do roubo ocorrido), Ticio foi preso com os pertences da vtima e com o revlver empregado no assalto. Em um caso semelhante a esse, a 5 Turma do STJ reconheceu o concurso material entre o roubo e o delito do art. 14, da Lei n. 10.826/2003, afastando o princpio da consuno. Veja trechos da ementa desse julgado mencionado acima: 1. O princpio da consuno aplicado para resolver o conflito aparente de normas penais quando um crime menos grave meio necessrio ou fase de preparao ou de execuo do delito de alcance mais amplo, de tal sorte que o agente s ser responsabilizado pelo ltimo, desde que se constate uma relao de dependncia entre as condutas praticadas (Precedentes STJ). 2. No caso em apreo, observa-se que o crime de porte ilegal de arma de fogo ocorreu em circunstncia ftica distinta ao do crime de roubo majorado, porquanto os pacientes foram presos em flagrante na posse do referido instrumento em momento
25

posterior prtica do crime contra o patrimnio, logo, em se tratando de delitos autnomos, no h que se falar em aplicao do princpio da consuno. (...) (HC 199.031/RJ, Rel. Ministro Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 21/06/2011)

Teoria do Fato Consumado


Ol amigos do Dizer o Direito, Vocs sabem o que a Teoria do Fato Consumado? Segundo essa teoria, as situaes jurdicas consolidadas pelo decurso do tempo, amparadas por deciso judicial, no devem ser desconstitudas, em razo do princpio da segurana jurdica e da estabilidade das relaes sociais (STJ REsp 709.934/RJ). Assim, de acordo com essa tese, se uma deciso judicial autorizou determinada situao jurdica e, aps muitos anos, constatou-se que tal soluo no era acertada, ainda assim no deve ser desconstituda essa situao para que no haja insegurana jurdica. Em suma, seria uma espcie de convalidao da situao pelo decurso de longo prazo.

A Teoria do Fato Consumado admitida pela jurisprudncia? Trata-se de tema polmico, que resolvido de acordo com o caso concreto. No entanto, o STJ e o STF tm sido cada vez mais restritivos em aceit-la. A Teoria do Fato consumado incide apenas em casos excepcionalssimos, nas quais a inrcia da Administrao ou a morosidade do Judicirio deram ensejo a que situaes precrias se consolidassem pelo decurso do tempo (STJ AgRg no RMS 34.189/GO, Rel. Min. Castro Meira, Segunda Turma, julgado em 26/06/2012). Tal teoria tem valia em hipteses extremas, de modo a no eternizar liminares indevidas e a no gerar expectativas de definitividade em juzos proferidos em cognio no exauriente, apenas em razo da demora do Judicirio (STJ EDcl na MC 19.817/SP).

Dois exemplos em que o STJ no aceita a teoria do fato consumado: Concurso pblico O STJ, em regra, tem negado a teoria nos casos de candidato que consegue provimento liminar para mant-lo no concurso pblico, mas a ao julgada improcedente ao final. Em tais hipteses, a Corte afirma que o candidato no tem direito de permanncia no cargo (STJ MC 18.980/PR, Rel. Min. Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 15/05/2012). Assim, o STJ entende que, se candidato foi nomeado e empossado, por fora de medida judicial precria, sem preencher os requisitos inerentes ao cargo ele no tem direito de permanecer no cargo ainda que l esteja h muitos anos. Veja: Nos termos da jurisprudncia pacfica desta Corte, a Teoria do Fato Consumado em matria de concurso pblico requer o cumprimento dos requisitos legalmente estabelecidos para a investidura no cargo pretendido (AgRg no REsp 1248007/RS,
26

Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 21/06/2011, DJe 29/06/2011). O STF possui a mesma posio; A jurisprudncia deste Tribunal no sentido da inaplicabilidade da teoria do fato consumado a casos nos quais se pleiteia a permanncia em cargo pblico, cuja posse tenha ocorrido de forma precria, em razo de deciso judicial no definitiva. (RE 405964 AgR, Relator Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 24/04/2012) Direito ao exerccio da profisso mesmo sem revalidao do diploma estrangeiro: Profissional formado em outro pas e que obteve, por antecipao de tutela, o direito de exercer sua profisso no Brasil, mesmo sem que seu diploma fosse revalidado segundo a Lei, no pode invocar a teoria do fato consumado caso a medida judicial precria seja revogada, ainda que ele estivesse exercendo a atividade h anos (REsp 1333588/RS, Rel. Min. Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 16/10/2012).

Exemplo em que o STJ aceita a teoria do fato consumado: Estudante que, por fora de deciso precria, j frequentou 3 ou mais anos do curso superior A jurisprudncia do STJ tem aplicado a teoria do fato consumado na hiptese em que o estudante, amparado por medida judicial de natureza precria, consegue frequentar a instituio de ensino, na qualidade de aluno, h pelo menos 3 anos e depois revogada a deciso. Em tais situaes, a Corte reconhece seu direito de continuar matriculado e estudando at se formar (AgRg no REsp 1267594/RS, Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 15/05/2012, DJe 21/05/2012).

Portanto, amigos, tenham cuidado ao assumirem cargos pblicos por fora de decises provisrias, como em casos de antecipaes de tutela. Avaliem os riscos dessa escolha e analisem a possibilidade do provimento jurisdicional ser revisto. Isso porque, como visto, os Tribunais Superiores tm sido cada vez mais refratrios em aplicar a teoria do fato consumado s questes relacionadas com concursos pblicos.

Adolescente inicia a execuo de extorso mediante sequestro quando tinha 17 anos, mas no momento em que a vtima libertada, ele j havia completado 18 anos. Responder por ato infracional ou por crime?
Vamos analisar um julgado proferido pelo STJ no dia de ontem e aproveitar para discorrer acerca de algumas peculiaridades dos crimes permanentes. O caso hipottico o seguinte: Rafael e mais trs comparsas decidem abordar um rico empresrio, lev-lo at um cativeiro e mant-lo no local at que a famlia pague um milho de reais como resgate. Qual o crime praticado por Rafael? R: Extorso mediante sequestro (art. 159 do CP).
27

Cuidado para no responder sem pensar muito e dizer que se trata simplesmente de sequestro. "Sequestro" diferente de "extorso mediante sequestro". Sequestro (art. 148) Extorso mediante sequestro (art. 159) Art. 148. Privar algum de sua liberdade, Art. 159. Sequestrar pessoa com o fim de mediante sequestro ou crcere privado: obter, para si ou para outrem, qualquer Pena - recluso, de um a trs anos. vantagem, como condio ou preo do resgate: Pena - recluso, de oito a quinze anos. Aqui o elemento subjetivo o dolo, sem Neste delito, a inteno do agente, com a qualquer finalidade especfica. privao da liberdade da vtima, obter, para si ou para outrem, alguma vantagem, como condio ou preo do resgate. A diferena, portanto, que a extorso mediante sequestro um delito especfico (mais especial) em relao ao sequestro. O art. 159 um tipo especfico de sequestro no qual o agente tem uma finalidade especial, que a obteno da vantagem como condio ou preo do resgate. No caso relatado, o propsito de Rafael era o de obter a vantagem econmica (um milho de reais) como preo do resgate. Logo, o crime do art. 159 do CP. No dia em que Rafael e seus comparsas capturaram o empresrio (02/07/2010), Rafael possua 17 anos. Na data em que o empresrio foi libertado (02/11/2010), aps o pagamento do resgate, Rafael j havia completado 18 anos (fez aniversrio no dia 02/10/2010). Rafael ir responder por ato infracional (como adolescente) ou por crime (como adulto)? R: Responder por crime (como adulto). Qual o motivo? R: A extorso mediante sequestro (art. 159), assim como o sequestro (art. 148), classificada como crime permanente. No crime permanente a consumao se prolonga no tempo, por vontade do agente. Assim, a consumao do delito persistir durante todo o tempo em que a vtima estiver privada de sua liberdade de locomoo. Como o empresrio ficou durante 4 meses sequestrado, a consumao da extorso mediante sequestro foi prolongada durante todo esse tempo. Logo, quando Rafael completou 18 anos, a consumao da extorso ainda estava ocorrendo e, mesmo assim, ele optou por continuar a consumar o crime, de forma que se pode dizer que o crime foi consumado tambm quando ele j tinha mais de 18 anos. No dia de ontem, a 5 Turma do STJ, ao julgar o HC 169150 (Min. Marco Aurlio Bellizze), que tratava de tema semelhante a este narrado, chegou a esta mesma concluso e decidiu que se o ru atingiu a idade de 18 anos durante a consumao do crime, no h de se cogitar de inimputabilidade. Outras consequncias que decorrem do fato de um crime ser considerado permanente:
28

Flagrante: no crime permanente, possvel a priso em flagrante a qualquer momento. No exemplo dado, a qualquer instante em que a polcia descobrisse o cativeiro poderia ir at l e prender em flagrante os envolvidos. Prescrio: a prescrio s comea a correr depois de cessada a permanncia. Logo, no caso narrado, o prazo prescricional iniciou-se no dia da libertao da vtima (02/11/2010) e no no momento em que foi capturado. Lei nova: se, durante a permanncia, for editada uma lei nova, ainda que mais grave, ela ser aplicada ao caso concreto, considerando que o ru decidiu continuar a consumao do delito (continuando com o sequestro), mesmo aps ser editada a nova lei. Existe at mesmo uma smula do STF sobre o tema:

Smula 711-STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. Entenderam tudo at agora? Ento se preparem para a pergunta que poderia confundir alguns: Qual o momento da consumao do crime de extorso mediante sequestro (art. 159)? Trata-se de crime formal, de consumao antecipada. Algumas provas podem afirmar que se trata de delito de tendncia interna transcendente de resultado cortado. O mais importante a saber que este crime se consuma com a privao da liberdade da vtima, independentemente da obteno da vantagem pelo agente. Vejamos o STJ: (...) 1. O delito previsto no art. 159 do Cdigo Penal crime complexo, que ofende ao mesmo tempo o patrimnio e a liberdade da vtima. Em sua forma qualificada com resultado morte fere ainda um terceiro bem jurdico, a vida, razo porque punido de forma mais rigorosa. (...)3. "A extorso mediante sequestro, como crime formal ou de consumao antecipada, opera-se com a simples privao da liberdade de locomoo da vtima, por tempo juridicamente relevante. Ainda que o sequestrado no tenha sido conduzido ao local de destino, o crime est consumado" (MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo Penal Interpretado. 6 edio. So Paulo: Atlas. 2007, pg. 1.476).4. No caso, tem-se que a vtima foi surpreendida em um quarto de hotel, chegando a ser algemada para viabilizar o seu transporte para o local do cativeiro, no restando dvidas acerca da consumao do delito. (...)(HC 113.978/SP, Rel. Ministro Og Fernandes, Sexta Turma, julgado em 16/09/2010) Desse modo, o crime se consuma desde a privao da liberdade da vtima. Durante o tempo em que a vtima ficar privada de sua liberdade (no cativeiro, p. ex.), a consumao do delito vai ficar se prolongando, mas pode-se dizer perfeitamente que o crime j se consumou desde o instante em que houve a privao da liberdade por tempo juridicamente relevante. Tanto isso verdade que, segundo a jurisprudncia, o local do crime, para fins de competncia, a localidade onde ocorreu o sequestro e no o da entrega do resgate: (STF. HC 73521, Min. Ilmar Galvo, 1 Turma, julgado em 16/04/1996)
29

O momento consumativo no ocorre com a entrega do resgate porque se trata de crime formal, ou seja, consiste em delito que no exige, para consumao, que ocorra o resultado naturalstico esperado. No se exige a obteno da vantagem para que o delito se consuma. Com a palavra, mais uma vez o STJ: Extorso mediante seqestro: a consumao desse delito prescinde da efetiva obteno da vantagem, pelo que, com a privao de liberdade, j est consumado o delito.(HC 87.764/SC, Min. Celso Limongi (Des. Conv. do TJ/SP), 6 T, em 07/05/2009) Se Rafael, no dia 15/10/2010, tivesse ficado com pena do empresrio e decidisse, voluntariamente, libert-lo, haveria desistncia voluntria? Rafael ficaria livre do crime do art. 159? R: NO. No h desistncia voluntria e sim delito consumado. Lembre-se que o crime se consumou com a privao da liberdade por tempo juridicamente relevante. O fato de a vtima continuar no cativeiro somente fez com que esta consumao fosse sendo prolongada no tempo. Se a vtima tivesse conseguido fugir do cativeiro no dia 10/10/2010, haveria crime tentado ou consumado? R: Crime consumado. A obteno da vantagem indevida no necessria para a consumao. Trata-se de mero exaurimento. Repita-se: o crime foi consumado com a privao da liberdade por tempo juridicamente relevante. Vejamos duas questes de concurso sobre o tema: 1 - (Delegado de Polcia/MG 2007 adaptada) O crime de extorso mediante sequestro consuma-se no momento em que a privao da liberdade da vtima se completa ( ) 2 - (Delegado de Polcia/CE 2006 adaptada) A extorso mediante sequestro crime de natureza permanente e sendo crime contra o patrimnio tem sua consumao quando o valor do resgate efetivamente pago, pois nesse momento que ocorre o concreto dano ao patrimnio ( ) Gabarito: 1 Certa / 2 Errada Publique suas dvidas no Facebook e no Twitter do site e vamos utilizar estas ferramentas como um espao para debatermos os assuntos postados.

Reviso criminal e Tribunal do Jri


Vamos tratar hoje sobre um assunto muito importante de Processo Penal, qual seja, a reviso criminal, explicando se possvel ou no a sua realizao no caso de condenaes proferidas pelo Corpo de Jurados. Reviso criminal ... - uma ao autnoma de impugnao - de competncia originria dos Tribunais (ou da Turma Recursal no caso dos Juizados) - por meio da qual a pessoa condenada requer ao Tribunal
30

- que reveja a deciso que a condenou (e que j transitou em julgado) - sob o argumento de que ocorreu erro judicirio. Reviso criminal e ao rescisria A reviso criminal se parece com a ao rescisria do processo civil. Existem, no entanto, duas diferenas principais: Reviso criminal Ao rescisria Pode ser interposta a qualquer tempo Deve ser interposta at o prazo de 2 aps o trnsito em julgado (no h prazo anos aps o trnsito em julgado. de decadncia para ajuizar a reviso). S pode ser ajuizada em favor do A ao rescisria pode ser proposta pelo condenado (s existe reviso criminal pro autor ou pelo ru. reo; no existe reviso criminal pro societate). Ento a reviso criminal pode ser proposta a qualquer tempo? SIM. A reviso poder ser requerida em qualquer tempo, mesmo aps j ter sido extinta a pena (art. 622 do CPP). Natureza jurdica A reviso criminal NO um recurso. Trata-se de uma ao autnoma de impugnao, mais precisamente uma ao penal de natureza constitutiva (tem por objetivo desconstituir uma deciso transitada em julgado). Pressupostos: A reviso criminal tem dois pressupostos: a) existncia de deciso condenatria (ou absolutria imprpria) com trnsito em julgado; b) demonstrao de que houve erro judicirio. Quem pode propor a reviso criminal? O prprio ru; Procurador legalmente habilitado pelo ru; O cnjuge, ascendente, descendente ou irmo do ru, caso este j tenha morrido. CPP/Art. 623. A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

O MP pode propor reviso criminal em favor do ru? H divergncia na doutrina. No entanto, para fins de prova objetiva, deve-se afirmar que no possvel, considerando que o CPP no prev essa legitimidade. Juzo rescindente e juzo rescisrio: No julgamento da reviso criminal, se o Tribunal decidir desconstituir a deciso impugnada, diz-se que houve juzo rescindente. Se, alm de desconstituir a deciso impugnada, o prprio Tribunal proferir uma outra deciso em substituio quela que foi rescindida, diz-se que houve juzo rescisrio.
31

Vamos comparar essas duas situaes: Juzo rescindente (juzo revidente) Juzo rescisrio (juzo revisrio) (juzo de cassao): (juzo de reforma): Haver juzo rescindente quando o Haver juzo rescisrio quando o Tribunal desconstituir a deciso Tribunal, aps desconstituir a deciso impugnada. impugnada, proferir uma nova deciso em substituio quela que foi rescindida. Repare que, aps realizar o juzo rescindente, pode acontecer (ou no) de o Tribunal realizar o juzo rescisrio. Quando haver juzo rescisrio na reviso criminal? O CPP prev o seguinte: Art. 626. Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo.

Dessa feita, julgando procedente a reviso (juzo rescindente), o Tribunal poder: - alterar a classificao da infrao (juzo rescindente + juzo rescisrio) - absolver o ru (juzo rescindente + juzo rescisrio) - modificar a pena (juzo rescindente + juzo rescisrio) ou - anular o processo (nesse caso, s haver juzo rescindente porque o processo ser devolvido 1 instncia onde l ser proferida nova sentena). Hipteses em que caber a reviso criminal: Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida: I - quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos; II - quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; III - quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena.

Reviso criminal e soberania dos veredictos: A Constituio Federal afirma que, no Tribunal do Jri, o veredicto dos jurados soberano: Art. 5 (...) XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: c) a soberania dos veredictos;

32

Sobre esse tema, existem dois grandes debates: 1) A reviso criminal pode ser aplicada no caso de condenaes proferidas pelo jri ou haveria uma violao soberania dos veredictos? Em outras palavras, a reviso criminal de uma deciso condenatria do jri ofende o princpio da soberania dos veredictos? R: NO. Cabe reviso criminal mesmo no caso de condenaes proferidas pelo Jri. Assim, a condenao penal definitiva imposta pelo Jri tambm pode ser desconstituda mediante reviso criminal, no lhe sendo oponvel a clusula constitucional da soberania do veredicto do Conselho de Sentena. Esse o entendimento do STF e do STJ, tendo sido reafirmado neste julgado. Argumentos:

A soberania dos veredictos do Jri, apesar de ser prevista constitucionalmente, no absoluta, podendo a deciso ser impugnada, seja por meio de recurso, seja por reviso criminal. A CF no previu os veredictos como um poder incontrastvel e ilimitado. Segundo a doutrina, a soberania dos veredictos uma garantia constitucional prevista em favor do ru (e no da sociedade). Desse modo, se a deciso do jri apresenta um erro que prejudica o ru, ele poder se valer da reviso criminal. No se pode permitir que uma garantia instituda em favor do ru (soberania dos veredictos) acabe por prejudic-lo, impedindo que ele faa uso da reviso criminal.

Agora vem a pergunta mais polmica: 2) O Tribunal que ir julgar a reviso criminal, alm de fazer o juzo rescindente, poder tambm efetuar o juzo rescisrio? Ex: se o Tribunal de Justia entender que a deciso condenatria do jri foi contrria evidncia dos autos (art. 621, I, do CPP), ele ter que apenas anular a deciso e determinar que outra seja proferida (juzo rescindente) ou poder, alm de desconstituir a deciso condenatria, julgar o caso e absolver desde logo o ru (juzo rescisrio)? 1 corrente: O Tribunal, ao julgar a reviso, tem competncia para fazer o juzo rescindente e tambm o juzo rescisrio. Quem defende: Ada Pellegrini Grinover 2 corrente: O Tribunal s poder fazer o juzo rescindente, devendo determinar que seja realizado novo jri ao invs de absolver o ru. Quem defende: Guilherme de Souza Nucci

Qual o entendimento do STJ? Trata-se de tema polmico, mas a 5 Turma do STJ recentemente adotou a 1 corrente. Assim, se o Tribunal de Justia, ao julgar uma reviso criminal, entender que a condenao do ru foi proferida de forma contrria evidncia dos autos, ele poder
33

absolver diretamente o condenado, no sendo necessrio que outro jri seja realizado. Confira:

(...) 1. possvel, em sede de reviso criminal, a absolvio, por parte do Tribunal de Justia, de ru condenado pelo Tribunal do Jri. (...) 5. Em uma anlise sistemtica do instituto da reviso criminal, observa-se que entre as prerrogativas oferecidas ao Juzo de Reviso est expressamente colocada a possibilidade de absolvio do ru, enquanto a determinao de novo julgamento seria consectrio lgico da anulao do processo. (...) (REsp 964.978/SP, Rel. Min. Laurita Vaz, Rel. p/ Acrdo Min. Adilson Vieira Macabu (Desembargador Convocado do TJ/RJ), Quinta Turma, julgado em 14/08/2012, DJe 30/08/2012)

Uma ltima pergunta: Se houver empate no julgamento da reviso criminal pelo Tribunal, o que acontece? Em caso de empate, deve-se aplicar, por analogia, a regra prevista no 1 do art. 615 do CPP: 1 Havendo empate de votos no julgamento de recursos, se o presidente do tribunal, cmara ou turma, no tiver tomado parte na votao, proferir o voto de desempate; no caso contrrio, prevalecer a deciso mais favorvel ao ru.

Desse modo, havendo empate de votos no julgamento da reviso criminal, se o presidente do Tribunal, Cmara ou Turma, no tiver votado ainda, dever proferir o voto de desempate. Caso j tenha votado, prevalecer a deciso mais favorvel ao ru. (Quinta Turma. HC 137.504-BA, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 28/8/2012) Obra consultada: LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. Vol. II. Niteri : Impetus, 2012.

Questes relacionadas com o tema e cobradas em concursos recentes: 1. (DPU CESPE 2010) A reviso criminal, que um dos aspectos diferenciadores do mero direito defesa e do direito ampla defesa, este caracterizador do direito processual penal, tem por finalidade o reexame do processo j alcanado pela coisa julgada, de forma a possibilitar ao condenado a absolvio, a melhora de sua situao jurdica ou a anulao do processo. ( ) 2. (Promotor/SE CESPE 2010) Compete ao tribunal de justia processar e julgar reviso criminal em que o ru condenado pelo juizado especial criminal, por praticar crime de menor potencial ofensivo, pugne pela reforma de deciso. ( ) 3. (Promotor/RO CESPE 2010) Acerca dos recursos e das aes penais autnomas, assinale a opo correta.
34

a) A soberania dos vereditos no tribunal do jri no absoluta, pois se admite reviso criminal, ao na qual o ru que foi condenado pelo conselho de sentena poder ser absolvido. b) De acordo com o CPP, tm legitimidade para promover a reviso criminal o prprio ru, seu procurador legal, membro do MP e, em caso de morte do ru, o cnjuge, ascendente, descendente ou irmo do condenado. c) A reviso criminal pode ser proposta a qualquer tempo, desde que no esteja extinta a punibilidade, hiptese em que no ser possvel a reviso por falta de interesse de agir. d) pressuposto da reviso criminal o trnsito em julgado de uma sentena penal condenatria, sendo inadmissvel nos casos de sentena penal absolutria, ainda que se aplique medida de segurana. e) De acordo com a Lei de Execues Penais, das decises proferidas pelo juiz das execues caber recurso de agravo no prazo de dez dias, com efeito suspensivo. Gabarito 1. C

2. E

3. Letra A

A Lei Maria da Penha pode ser aplicada para violncia praticada contra a cunhada?
A Constituio Federal de 1988 prev, em seu art. 226, 8: 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. No mesmo sentido deste comando constitucional, o Estado Brasileiro, com o intuito de coibir a violncia contra a mulher, assinou dois importantes tratados internacionais:

Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Violncia contra a Mulher; Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher (Conveno de Belm do Par).

A fim de regulamentar o 8 do art. 226 da CF/88 e dar maior efetividade aos compromissos internacionais assumidos em defesa da mulher, foi editada a Lei n. 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. A referida Lei cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. Indaga-se ento: Qual o conceito legal de violncia domstica? Quais os casos em que possvel configurar-se violncia domstica? Violncia domstica e familiar contra a mulher : qualquer ao ou omisso baseada no gnero I - no mbito da unidade domstica; ou Unidade domstica o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.
35

que cause morte, leso, sofrimento fsico, sofrimento sexual ou sofrimento psicolgico e dano moral ou dano patrimonial mulher e que ocorra:

II - no mbito da famlia; ou Famlia aqui deve ser compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa. III - em qualquer relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao.

Algumas perguntas decorrentes deste conceito, que est previsto no art. 5 da Lei: 1) possvel a aplicao da Lei Maria da Penha para a violncia praticada por irmo contra irm, ainda que eles nem mais morem sob o mesmo teto? SIM, possvel, com base no inciso III acima exposto. Ressalte-se, mais uma vez, que, para a configurao de violncia domstica no precisa, necessariamente, que haja coabitao (Quinta Turma. REsp 1.239.850-DF, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 16/2/2012). 2) A Lei Maria da Penha pode ser aplicada para namorados? SIM. A Terceira Seo do STJ vem firmando entendimento jurisprudencial de que possvel a aplicao da Lei n 11.340/2006 agresso cometida por ex-namorado. Em tais circunstncias, h o pressuposto de uma relao ntima de afeto a ser protegida, por ocasio do anterior convvio do agressor com a vtima, ainda que no tenham coabitado. (HC 181.217/RS, Rel. Ministro Gilson Dipp, Quinta Turma, julgado em 20/10/2011) Esta Lei pode ser aplicada a agressor que no se conforma com o trmino do namoro: Incide a aplicao da Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) uma vez que a vtima grvida mantinha ntima relao com o agressor, que vinha praticando agresses fsicas por no se conformar com o trmino do namoro, sendo ele o suposto pai. Assim, competente a Justia comum para processar e julgar a questo. CC 92.591-MG, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 5/12/2008. Mas cuidado: no qualquer namoro que se enquadra na Lei Maria da Penha: Como o art. 5 da Lei n. 11.340/2006 dispe que a violncia domstica abrange qualquer relao ntima de afeto e dispensa a coabitao, cada demanda deve ter uma anlise cuidadosa, caso a caso. Deve-se comprovar se a convivncia duradoura ou se o vnculo entre as partes eventual, efmero, uma vez que no incide a lei em comento nas relaes de namoro eventuais. (CC 91.979-MG, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 16/2/2009) 3) Por fim, a Lei Maria da Penha pode ser aplicada para a agresso perpetrada por um homem contra a sua cunhada? SIM. Trata-se da hiptese prevista no inciso II, considerando que a cunhada parente por afinidade do agressor. Assim, j decidiu o STJ: (...)
36

2. Na espcie, apurou-se que a Vtima, irm da companheira do Acusado, vivendo h mais de um ano com o casal sob o mesmo teto, foi agredida por ele. 3. Nesse contexto, inarredvel concluir pela incidncia da Lei n. 11.343/06 (rectius: Lei n. 11.340/2006), tendo em vista a ocorrncia de ao baseada no gnero causadora de sofrimento fsico no mbito da famlia, nos termos expressos do art. 5., inciso II, da mencionada legislao. 4. "Para a configurao de violncia domstica, basta que estejam presentes as hipteses previstas no artigo 5 da Lei 11.343/2006 (Lei Maria da Penha) [...]" (HC 115.857/MG, 6. Turma, Rel. Min. JANE SILVA (Desembargadora Convocada do TJ/MG), DJe de 02/02/2009). (...) (HC 172634/DF, Rel. Ministra Laurita Vaz, Quinta Turma, julgado em 06/03/2012)

STF julga constitucional a Lei da Ficha Limpa - entenda


O Supremo Tribunal Federal julgou hoje (16/02/2012) que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n. 135/2010) CONSTITUCIONAL. Com a deciso, os dispositivos desta Lei passam a valer para as eleies municipais de outubro deste ano. O resultado da votao foi 7 a 4. Veja como votaram os Ministros: FAVORVEIS CONTRRIOS Lei da Ficha Limpa Lei da Ficha Limpa Min. Luiz Fux (Relator) Min. Dias Toffoli Min. Rosa Weber Min. Gilmar Mendes Min. Crmen Lcia Min. Celso de Mello Min. Joaquim Barbosa Min. Cezar Peluso. Min. Ricardo Lewandowski Min. Carlos Ayres Britto Min. Marco Aurlio A Lei da Ficha Limpa torna inelegveis polticos que tenham condenao por determinados crimes, por algumas prticas ilcitas eleitorais ou por ato de improbidade administrativa, em deciso proferida por rgo colegiado (Tribunal de Justia, Tribunal Regional Federal ou mesmo Tribunal do Jri). Tambm ficam impedidos de concorrer a cargos pblicos eletivos os polticos cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassao. A declarao de constitucionalidade da Lei ocorreu no julgamento conjunto de trs aes: ADC n. 29: proposta pelo Partido Popular Socialista (PPS) ADC n. 30: proposta pela OAB. ADI n. 4578: proposta pela CNPL (Confederao Nacional dos Profissionais Liberais) O que pediam as aes e o que foi decidido: As duas Aes Declaratrias de Constitucionalidade (ADC) pediam que fosse reconhecida a constitucionalidade integral da Lei.
37

A Ao Direta de Inconstitucionalidade, por sua vez, pugnava pela declarao de inconstitucionalidade do dispositivo da Lei que torna inelegveis os profissionais que tenham sido excludos do exerccio da profisso por rgo de classe competente (exs: OAB, CREA). O STF julgou procedentes as ADCs propostas e improcedente a ADI, reconhecendo, assim, a constitucionalidade da Lei na ntegra. Iniciativa popular A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) foi proposta ao Congresso por iniciativa popular, registrando mais de 1,6 milhes de assinaturas. Lei no foi aplicada em 2010 A Lei Complementar 135 foi promulgada em 4 de junho de 2010. Como no entrou em vigor um ano antes das eleies gerais de 2010, o STF entendeu que no poderia ser aplicada naquele pleito com base no que dispe o art. 16 da CF/88: Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Entenda melhor em que consiste a Lei da Ficha Limpa A Constituio Federal, em seu art. 14, 9 dispe que uma Lei Complementar dever estabelecer casos de inelegibilidade a fim de proteger: a probidade administrativa a moralidade para exerccio de mandato considerada a vida pregressa do candidato e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. A inelegibilidade consiste na ausncia de capacidade eleitoral passiva. Inelegibilidade = impossibilidade jurdica de ser candidato. A Lei Complementar mencionada pelo 9 do art. 14 a Lei Complementar n. 64/90. Em 2010, foi aprovada a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que teve como objetivo alterar a LC 64/90, incluindo novas hipteses de inelegibilidade para proteger a probidade administrativa e a moralidade no exerccio do mandato. Casos de inelegibilidade disciplinados pela Lei da Ficha Limpa: No podem ser eleitos para nenhum cargo as pessoas que estiverem nas seguintes situaes: Governador (e Vice-Governador) ou Prefeito (e Vice-Prefeito) que... perderam seus cargos eletivos por violao Constituio Estadual, Lei Orgnica do DF ou Lei Orgnica do Municpio (ex: Governador que sofreu impeachment) Pessoa que for condenada em representao eleitoral por abuso do poder econmico ou poltico. A pessoa que for condenada pelos seguintes crimes:
38

1. contra a economia popular, a f pblica, a administrao pblica e o patrimnio pblico; 2. contra o patrimnio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falncia; 3. contra o meio ambiente e a sade pblica; 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenao perda do cargo ou inabilitao para o exerccio de funo pblica; 6. de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores; 7. de trfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; 8. de reduo condio anloga de escravo; 9. contra a vida e a dignidade sexual; e 10. praticados por organizao criminosa, quadrilha ou bando. Esta inelegibilidade no se aplica aos crimes culposos e queles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ao penal privada. A pessoa que for declarada indigna do oficialato, ou com ele incompatvel. Obs: segundo a CF/88, o oficial s perder o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatvel, por deciso de tribunal militar de carter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra (art. 142, 3, III). Administrador pblico que tiver suas contas rejeitadas por irregularidade insanvel que configure ato doloso de improbidade administrativa. Obs: se a deciso que rejeitou as contas tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judicirio, no incidir a inelegibilidade. Os detentores de cargo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional, que tiverem sido condenados por beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econmico ou poltico. A pessoa condenada por: corrupo eleitoral captao ilcita de sufrgio doao, captao ou gastos ilcitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes pblicos em campanhas eleitorais que impliquem cassao do registro ou do diploma Presidente da Repblica Governador Prefeito Senadores, Deputados ou Vereadores ... que renunciarem a seus mandatos... ... desde o oferecimento de representao ou petio capaz de autorizar a abertura de processo de perda do mandato. A pessoa que for condenada suspenso dos direitos polticos por ato doloso de improbidade administrativa que importe leso ao patrimnio pblico e enriquecimento ilcito. Pessoa que for excluda do exerccio da profisso, por deciso sancionatria do rgo profissional competente, em decorrncia de infrao tico-profissional. Ex: advogado condenado pelo Tribunal de tica da OAB;
39

Ex2: engenheiro condenado pelo CREA. Pessoa que for condenada por ter desfeito ou simulado desfazer vnculo conjugal ou de unio estvel para evitar caracterizao de inelegibilidade. Ex: marido governador, j reeleito, e simula que se divorcia da sua esposa para que esta se candidate ao governo do estado, burlando a proibio do 7 do art. 14 da CF. Pessoa que for demitida do servio pblico em decorrncia de processo administrativo ou judicial. Pessoa fsica e os dirigentes de pessoas jurdicas responsveis por doaes eleitorais julgadas ilegais pela Justia Eleitoral. Magistrados e membros do Ministrio Pblico que: foram aposentados compulsoriamente por deciso sancionatria; tenham perdido o cargo por sentena ou tenham pedido exonerao ou aposentadoria voluntria na pendncia de processo administrativo disciplinar. Observaes importantes sobre as hipteses de inelegibilidade acima listadas: 1) No necessrio que a deciso condenatria tenha transitado em julgado. Basta que tenha sido proferida por rgo colegiado (exs: TRE, TJ, TRF). Assim, por exemplo, se um prefeito for condenado pelo Tribunal de Justia por peculato, ficar inelegvel por 8 anos, ainda que tenha recorrido desta deciso e ainda esteja aguardando o julgamento do recurso. 2) A desnecessidade de trnsito em julgado a maior inovao e era a maior polmica da Lei. Inovao porque o trnsito em julgado de uma deciso condenatria criminal demora muito tempo para ocorrer, isto quando no acontece antes a extino do processo pela prescrio. Polmica porque muitos argumentavam que isso violava o princpio da presuno de inocncia. 3) Estas inelegibilidades iro perdurar pelo prazo de 8 anos, contados da deciso, do cumprimento da pena (no caso da condenao criminal) ou do trmino do mandato.

ARTIGOS DO PROF. LFG: Interceptao telefnica: serendipidade aceita pelo STJ


LUIZ FLVIO GOMES* No h ilegalidade se a interceptao telefnica foi determinada por notcia-crime obtida de outra interceptao, previamente autorizada. Esta foi a posio adotada pela Quinta Turma do STJ para negar o pedido de habeas corpus HC 123.285 AM , relatado pelo Ministro Jorge Mussi. Veja-se. Investigava-se um delito e se descobriu outro.
40

Isso o que a doutrina chama de "encontro fortuito de fatos novos" ( hallazgos fortuitos ) ou "descubrimientos causales" ou "descubrimientos acidentales" (ou Zufallsfunden ). Para ns, h na hiptese serendipidade. Serendipidade o ato de fazer descobertas relevantes ao acaso, em forma de aparentes coincidncias. De acordo com o dicionrio Houaiss, a palavra vem do ingls serendipity: descobrir coisas por acaso. A Lei n. 9.296/96, ao tratar dos pressupostos bsicos da interceptao telefnica, impe a necessidade de o solicitante da medida e o prprio juiz, ao autoriz-la, descrever com clareza a situao objeto da investigao (individualizao objetiva). Assim, em princpio, o que se espera a existncia de identidade (congruncia) entre o fato indicado e o efetivamente investigado. Na eventualidade de que haja discordncia (com desvio, portanto, do princpio da identidade ou da congruncia), indispensvel que se comunique o magistrado para que o mesmo delibere a respeito. A principal discusso sobre a serendipidade (encontro fortuito) sobre a validade da prova, pois h divergncias se o meio probatrio conquistado com a interceptao telefnica vale tambm para os fatos ou pessoas encontradas fortuitamente. No presente julgado, o relator do writ , Ministro Jorge Mussi, destacou que todas as provas colhidas contra o paciente advieram de prticas legalmente autorizadas pelo juiz competente, pelo que, no havia qualquer constrangimento ilegal a ser remediado pelo Tribunal da Cidadania. *LFG Jurista e cientista criminal. Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito penal pela USP. Presidente da Rede LFG. Foi Promotor de Justia (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Acompanhe meu Blog . Siga-me no Twitter . Encontre-me no Facebook . Autor: Luiz Flvio Gomes

41

Das könnte Ihnen auch gefallen