Sie sind auf Seite 1von 2

MAL ou MAU?

__________________________

Dvida Frequente Por mais simples e corriqueiro que possa parecer o emprego de Mal e Mau, ao longo de meus anos de magistrio, pude verificar que nas redaes este um dos aspectos mais vulnerveis. Justamente, por ser algo simples e corriqueiro, que h um afrouxamento e desinteresse dos explicadores pelo assunto. Como no penso assim, com sua devida permisso, vou debulhar, mais uma vez, o assunto. 1. A DIFERENA ENTRE MAL E MAU PELA OPOSIO A regra mais objetiva e comum para o emprego correto de [mal e mau] a da oposio: a) Mal (substantivo ou advrbio) antnimo de Bem (no Bom):
=> =>

Detesto bife mal (bem) passado. Sua histria est (bem) mal contada.

Mas ateno: O plural de Mal [Males].

Inmeras frases foram montadas, com a finalidade de melhorar memorizao deste enunciado, eis algumas: => O bem e o mal so foras opostas. => Como bem e no durmo mal. (Machado de Assis) => Como mal e no durmo bem. => Meu bem, meu mal. (Gal Costa) => O combate entre as foras do bem e do mal eterno. b) Mau / M (adjetivo) contrape-se a Bom, Boa (no Bem):
=>Sempre =>Sempre =>

soubemos que ele tinha um mau-carter (bom-carter). soubemos que ela era m (boa).

Ela tem m fama (boa fama).

Mas ateno: O plural de Mau [Maus], de M [Ms].

Frase para memorizao: Sentir tentaes bom, consenti-las mau. Eis uma frase para a memorizao de Mal e Mau, ao mesmo tempo: => O homem bom ou mau na medida em que despreza o mal e se identifica com o bem (e vice versa).
(Arnaldo Arsnio)

2. A DIFERENA DE MAL E MAU PELA CLASSE GRAMATICAL a) Use sempre a palavra mal quando ela for um substantivo, isto , quando vier antecedida pelos artigos [o, os, a, as], ou ento significando: doena, molstia, algo prejudicial ou nocivo:
=> => => =>

Mal de Alzheimer, mal de Parkinson. O bem e o mal so foras opostas. As foras do mal devem ser combatidas. O mal est sempre nossa volta.

=>

A febre amarela um mal (uma doena) de que ns j havamos livrado.

b) Use sempre a palavra mal quando ela for um advrbio, isto , voltada para o verbo, ou melhor, quando estiver, exprimindo uma circunstncia de modo; ou ento, significando: irregularmente, erradamente, de forma inconveniente ou desagradvel:
=> => => =>

Era previsvel que ele se comportaria mal (erradamente). Mal samos de casa, quase fomos assaltados. O rapaz mal escreve o prprio nome. Ns mal enxergvamos a estrada.

c) A palavra mal apresenta outra possibilidade de classificao: conjuno temporal (indica tempo). Nesse caso, ela estar ligando duas oraes e pode ser substituda por quando, logo que, assim que:
=> =>

Ouvimos os primeiros acordes, mal (quando) entramos no salo. Avistei meus parentes, mal (quando) cheguei ao aeroporto.

d) Use mau quando for adjetivo, isto , quando estiver voltado para o substantivo, exprimindo uma qualidade, um tipo ou um estado do substantivo. Significa: ruim, de m ndole, de m qualidade. Apresenta a forma feminina m:
=> => =>

Tem um corao mau (ruim). Antnio sempre foi um mau elemento. Mau cheiro, mau dia, mau humor. Srgio.

Das könnte Ihnen auch gefallen