Sie sind auf Seite 1von 2

Agenda 21 Escolar O que a Agenda 21 Escolar?

? A Agenda 21 escolar a formatao do texto base da Agenda 21 local para aplicao no meio de influncia da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influncia exercida. Visa, da mesma forma que as demais agendas, a sustentabilidade social e econmica, atendendo s necessidades humanas para uma vida digna e a proteo do meio ambiente, tanto o ambiente utilizado pelos cidados, como formados pelos ecossistemas da regio.

Requisitos Bsicos da Elaborao da Agenda 21 Escolar


A adoo de uma metodologia de trabalho que dever ser buscada por consenso entre representantes do estabelecimento escolar, dos alunos, da coletividade em sua rea de influncia, do poder pblico e de organismos no governamentais, voluntrios, tcnicos, lderes comunitrios e religiosos, em reunies previamente designadas para tanto; A realizao de pesquisas para apurao dos problemas existentes na rea de atuao da agenda, englobados os problemas de sade da populao local, de degradao do meio ambiente ou riscos ambientais, de segurana, problemas sociais diversos como desemprego, alcoolismo, uso de drogas, etc.; Avaliao tcnica, por pessoal habilitado, e consenso popular, atravs de reunies, das solues para estancar, reverter ou pelo menos amenizar os problemas, buscando os meios de sustentabilidade econmica da populao, a melhora de sua qualidade de vida e a melhoria ambiental, com preservao de reas, criao de novas reas, saneamento, melhoria dos elementos j implantados, e, essencialmente, educao de cunho social e ambiental; Apuradas as aes necessrias, verificar os respectivos custos e os meios de financiamento; Envolver o poder pblico, atravs das negociaes necessrias, para que solucione ou busque solues para os problemas que so de sua exclusiva atribuio, e para que colabore na soluo de outros, que estejam dentro de suas possibilidades governamentais Mobilizar os setores da sociedade que de alguma forma possam auxiliar na concretizao dos projetos relativos soluo dos problemas apurados; Dar andamento s aes de correo, reverso e erradicao de tais problemas.

2.3. Elaborao prtica da Agenda 21 Escolar 1. passo: Realizao de frum, convocado de maneira oficial, para incio dos trabalhos de implementao da Agenda 21 do estabelecimento educacional em que for implantada. Nesse frum devero ser escolhidos os participantes da respectiva comisso, que ser presidida por um Coordenador Tcnico, com o resumo dos trabalhos anotados por um relator. A comisso dever contar, na medida do possvel, com elementos da escola tanto do corpo discente como do corpo docente -, da comunidade, do poder pblico, das lideranas locais, entidades no governamentais, etc.

2. passo: buscar a participao popular para o frum e as reunies peridicas da agenda, para o auxlio na deteco de problemas e em sua erradicao ou minimizao. Buscar o auxlio dos rgos da imprensa, para apoio educacional e jornalstico e de rgos do poder pblico ligados aos problemas apontados; 3. passo: promover aes dentro da escola, com os alunos, na pesquisa das situaes prejudiciais ou degradantes e na elaborao de concursos, como redao e poesia sobre temas correlatos, "como gostaria de ver minha escola e meu bairro daqui a 10 anos"; gincanas educativas e construtivas, jogos cooperativos, atividades que possam despertar o sentimento de amor pela comunidade e de patriotismo, como aes voluntrias de ajuda a doentes, deficientes, desempregados, etc; 4. passo: trabalhar com aes prticas e economicamente viveis, dentro de um processo de educao ambiental entrelaado com criao de hortas comunitrias, ou hortas individuais, coleta seletiva de lixo e comercializao do lixo reciclvel, cursos sobre compostagem dos resduos orgnicos e sua aplicao nas hortas, comunitrias ou individuais, saneamento e tratamento de resduos nas reas rurais, etc; 5. passo: identificar os temas que sero includos no documento inicial a ser elaborado pela comisso escolhida e que se chamar "Agenda 21 Escolar da Escola .....", devendo esses temas ser identificados pela comisso e pela comunidade participante do frum. Os temas no devero ultrapassar a dez ou doze, para que no se impossibilite a realizao de tarefas em todas as frentes. conveniente que sejam escolhidos especialistas ou professores das respectivas reas para que, de incio, faam um relatrio da situao atual da comunidade a ser trabalhada, ou seja, o cenrio inicial dos trabalhos, assim como um cenrio do passado e uma projeo de um cenrio ideal em um determinado prazo - 10 anos, por exemplo, dando publicidade desse levantamento 6. passo: elaborao de projetos e/ou planos estratgicos, ou seja, a discriminao, passo a passo, das atividades necessrias realizao dos objetivos previstos em cada um dos temas selecionados para a agenda, com clculo de custos, de recursos materiais e humanos; 7. passo: finalmente, a implementao prtica, etapa por etapa, daquelas previstas nos projetos e/ou planos estratgicos, angariando os recursos necessrios dentro do plano de ao e atendendo s necessidades da etapa em andamento.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

acesso em 16/05/2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen