Sie sind auf Seite 1von 20

RESUMO

A galvanoplastia o processo em que por meio de eletrolise, faz-se um on se reduzir e depositar-se em uma superfcie revestindo-a, utilizado para que as peas revestidas tenham melhor aparncia (caso das bijuterias, painis cromados e etc...), para proteger de corroso (como em cascos de navios, colunas de sustentao metlicas de pontes), recuperao de peas, alterao de dimenses originais, melhora resistncia qumicas e fsicas.

INTRODUO

O processo de eletrodeposio, denominado galvanoplastia, trata-se de um processo de revestimento de materiais condutores, ou no condutores, por metais a partir de uma soluo contendo ons destes metais. Esse processo gera, como consequncia, efluentes lquidos, resduos slidos e emisses gasosas, com considervel grau de toxicidade. Basicamente, o processo de galvanoplastia envolve uma sequncia de banhos consistindo de etapas de pr-tratamento, de revestimento e de converso de superfcie. Entre estas etapas, a pea sofre um processo de lavagem. Desta forma, so originados efluentes lquidos, emisses gasosas e resduos slidos que necessitam de tratamento especfico. Dependendo dos procedimentos adotados durante o processo, possvel obter-se uma minimizao do consumo de gua utilizada no processo bem como uma reduo no volume de soluo arrastada entre processos.

O que Galvanoplastia

Processo eletroltico que consiste em revestir superfcies de peas metlicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objetivo proteger uma pea de metal da corroso, bem como conferir melhor acabamento esttico ou decorativo mesma. De acordo com o Dicionrio Rosseti de Qumica, podemos definir galvanoplastia como a tecnologia responsvel pela transferncia de ons metlicos de uma dada superfcie slida ou meio lquido denominado eletrlito, para outra superfcie, seja ela metlica ou no. Este processo usa a corrente eltrica, sendo chamado de eletrlise.

Como surgiram a Galvanoplastia

O termo galvanizao nasceu da descoberta do cientista Luigi Galvani (1757 1798) que consiste em aplicar uma camada de Zinco a um metal a fim de proteg-lo contra a corroso. Trata-se de um dos mais antigos processos industriais, que surgiu com a necessidade de obterem-se caractersticas fsico-qumicas diferentes das dos materiais utilizados para confeco de diferentes tipos de peas e equipamentos.

Tipos de Galvanizao

Existem diferentes tipos de galvanizao, como, a frio, a fogo, eletroltica. Sendo um dos mais antigos e eficazes a zincagem por imerso a quente, ou galvanizao a fogo. O principal objetivo deste processo impedir o contato do material base, o ao (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo.

Realizaes da galvanoplastia

A galvanoplastia realizada atravs da eletrlise aquosa de um sal do metal a ser depositado sobre a pea metlica. A pea metlica colocada no ctodo de uma cuba eletroltica contendo uma soluo aquosa do sal.

Figura 1 Eletrlise aquosa

Anodizao
Anodizao um processo no qual a superfcie de um metal, usualmente alumnio, convertida, por oxidao eletroltica, em um revestimento protetor. A anodizao pode ser entendida como o oposto da eletrodeposio, na qual uma pelcula metlica depositada na superfcie do metal. Em virtude de ser o revestimento obtido por anodizao, na realidade, uma converso da superfcie, ela possui excelente aderncia, pois est integrada com o prprio metal. No processo de anodizao, o alumnio funciona como nodo, um outro metal, ao por exemplo, ou carbono, funciona como ctodo. O eletrlito dentro do qual colocado o alumnio geralmente cido sulfrico ou cido crmico. Uma corrente eltrica aplicada aos elementos que compem o processo, convertendo a superfcie do alumnio em um revestimento de xido de alumnio. possvel tambm incorporar cores ao processo de anodizao.

Os revestimentos de xido assim obtidos apresentam muito boa resistncia abraso, excelente proteo contra corroso e boa rigidez dieltrica. O alumnio anodizado largamente empregado como material estrutural na indstria, na construo civil, como elemento decorativo, fabricao de autopeas, produtos para consumo em geral e ferragens para aplicao na indstria eletroeletrnica.

Galvanizao a fogo

Por mais de 140 anos, a galvanizao a fogo tem sido um sucesso comercial como mtodo de proteo frente corroso de uma grande variedade de aplicaes, por todo o mundo. Quais so as vantagens da galvanizao a fogo? O principal objetivo da galvanizao a Fogo impedir o contato do material base, o ao (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo. Para se obter um acabamento perfeito da zincagem necessrio que as peas estejam completamente limpas, tornando-se necessrio a eliminao de leos, graxas, xidos, cascas de cola, tintas ou qualquer outro tipo de substncia do metal base. Para que isso acontea o processo de galvanizao deve consistir de uma srie de banhos em solues especficas que preparam o material para receber o banho final, que o de zinco, que conclui o processo.

Como surgiu a galvanizao a fogo?

A histria da galvanizao a fogo tem incio no ano de 1741, quando um qumico francs chamado Melouin descobriu que o zinco era capaz de proteger o ao da corroso. Ele apresentou os fundamentos do mtodo em uma reunio na Academia Real Francesa. Entretanto, o mtodo no foi muito utilizado at que outro qumico francs, Sorel, obteve a patente, em 10 de maio de 1837, introduzindo a

decapagem sulfrica (a 9%) e a fluxagem com cloreto de amnio como etapas anteriores e fundamentais do processo. A principal parte do processo patenteado por Sorel ainda atualmente utilizada. Em um apndice sua patente, datado de julho de 1837, Sorel denominou o mtodo de galvanizao, referindo-se cela galvnica que criada quando o revestimento de zinco danificado. Como visto anteriormente, o ao protegido galvanicamente pelo revestimento de zinco. O termo foi subsequentemente adotado a outros mtodos de revestimento do ao pelo zinco, e, algumas vezes, utilizado para a deposio metlica eletroltica em geral. Para evitar confuso, a imerso do ao em zinco lquido deve ser referida como galvanizao a fogo, ou, alternativamente, galvanizao a quente. Uma patente inglesa para um processo similar foi depositada em 1837. Em 1850, a indstria de galvanizao inglesa j utilizava 10.000 ton. de zinco por ano na proteo do ao. A galvanizao a fogo pode ser encontrada em quase que todo tipo de aplicao e indstria onde o ao empregado. As indstrias de utilidades domsticas, processos qumicos, papel e celulose, construo civil, automotiva e de transporte, para numerar algumas poucas, tem feito grande uso, histrico, da galvanizao, no controle da corroso. E elas continuam a fazer uso da tcnica ainda hoje.

Como o processo de galvanizao a fogo?

O processo de galvanizao a fogo consiste em limpeza de peas de ao ou ferro fundido com posterior imerso no zinco lquido, esse processo de limpeza um meio verstil e econmico de proteger estruturas, peas e equipamentos contra a corroso. Esse processo consiste em 7 fases (banhos) importantes para a limpeza e imerso de peas. Primeiro Banho: Desengraxante - O processo inicia com o material a ser galvanizado sendo fixado em uma grua area, que percorre todo o comprimento da fbrica destinado ao processo. Aps isso, o material preso grua comea o processo sendo mergulhado em uma cuba repleta de soda custica. Isso gera vapor que coletado pelos ventiladores para tratamento nas torres de lavagem de gases.

Segundo Banho: Lavagem - O segundo banho feito com gua quente para retirada do cido e limpeza em geral, no gerando resduos. Terceiro Banho: Decapagem - cido muritico o reagente do terceiro banho. Devido saturao do cido, o lquido encaminhado estao de tratamento via bombeamento. Quarto Banho: Lavagem - Consiste na lavagem do material com gua, para limpeza em geral. A gua enviada para tratamento atravs de bombas. Quinto Banho: Fluxagem - Na fluxagem so utilizados o cloreto de amnia e o cloreto de zinco. Serve para abrir os poros do ferro para maior ancoragem do zinco. Essa etapa do processo gera vapor que encaminhado torre de lavagem. Sexto Banho: Banho de zinco fundido - Processo efetivo de proteo do ferro, que mergulhado em cuba com zinco derretido. Gera a borra de zinco na superfcie e o zinco ferro no fundo. Ambos resduos so removidos e vendidos para terceiros.

Figura 2 Processo de zincagem

Processos Galvnicos
O processo da galvanoplastia consiste num metal que, ao ser submergido num substrato, transfere ons para outra superfcie (metlica ou no), atravs da

eletrlise. O objeto cuja superfcie ser revestida sofre a reduo e deve estar ligado ao polo negativo, o ctodo, de uma fonte de energia, enquanto o metal que sofre a oxidao deve ser ligado a um polo positivo, o nodo. No processo, as reaes no so espontneas. necessrio fornecer energia eltrica para que ocorra a deposio dos eltrons (eletrlise). Trata-se, ento, de uma eletrodeposio na qual o objeto que recebe o revestimento metlico ligado ao polo negativo de uma fonte de corrente contnua enquanto o metal que d o revestimento ligado ao polo positivo. Para que a pelcula do metal se ligue a outro, alm de uma perfeita limpeza e desengorduramento da superfcie, preciso conhecer suas naturezas e propriedades qumicas. Os processos galvnicos comuns e modernos so: Cromagem, niquelagem, zincagem, prateao, dourao, top coats (selantes), pintura, entre outros.

Cromagem

O cromo um metal de cor branca, muito duro, quando obtido por eletrodeposio. resistente ao calor e no sofre embaamento, e por isto muito usado como acabamento decorativo de peas. resistente corroso atmosfrica e s atacado pelo cido sulfrico e clordrico. extremamente aderente quando depositado sobre ao, o que torna, juntamente com sua dureza muito empregado para fins industriais. Por outro lado, como o cromo repele leos e meios aquosos deve ser tornado rugoso quando usado em superfcies que devem ser lubrificadas. Podem ser formados vrios tipos de camadas de cromo, conforme o banho utilizado, e conforme sejam as condies de deposio. Assim temos o cromo brilhante, mais usado para fins decorativos. O cromo duro, no brilhante, que pode ser isento de fissuras ou microfissurado para fins tcnicos, tendo uma espessura maior do que o cromo brilhante. Boa resistncia corroso e acabamento decorativo obtida quando se deposita uma camada de nquel, previamente camada de cromo brilhante.

Niquelagem

O nquel um metal duro, de cor cinza claro, bastante resistente ao ataque qumico de vrios cidos, bases e da gua. atacado pelo cido ntrico, clordrico e amonaco. O nquel depositado eletroliticamente pode ser fosco ou brilhante, dependendo do banho utilizado. Em contato com o ar o nquel sofre embaamento rpido. Geralmente aps a niquelao feita uma cromagem, o que evita o embaamento e aumenta a resistncia corroso.

Defeitos comuns em banho de nquel:

Porosidade e Aspereza: Porosidade produzida por incluso de gases leos que podem estar no depsito ou na superfcie do metal a ser beneficiado. A maioria das porosidades causada por bolhas de hidrognio, ar dissolvido, dixido de carbono dissolvido, ou gotas de leos ou graxas dispersas. Um dos melhores mtodos para prevenir a porosidade a agitao da soluo. Aspereza produzida por partculas presentes na soluo, as quais durante a deposio ficam encapsuladas no depsito. A preveno de aspereza pode ser feita com a filtrao que ajuda a manter a soluo limpa de uma srie de impurezas internas e externas. Aderncia: Falta de aderncia pode ser definida como a separao da camada depositada do metal-base ou separao de camadas dentro do prprio depsito. A maior parte dos problemas de aderncia que ocorrem na niquelao procede de fatores externos do banho de nquel. Nestes casos, os mais diversos problemas podem causar a presena de filmes na superfcie, tais como: insuficiente desengraxamento, formao de xidos e filmes de leo na superfcie dos tanques operacionais. Baixa ductilidade ou alta tenso interna no depsito pode contribuir para os problemas de aderncia, quando a limpeza da superfcie no for bastante cuidadosa.

Zincagem

O processo aplicao de revestimento de zinco pode ser realizado das seguintes maneiras: Zincagem por Imerso a Quente: (ou a fogo), passando a pea atravs de zinco fundido. Zincagem ou Galvanizao Eletroltica: (a frio) por eletrodeposio de zinco, no qual se tem uma superfcie mais lisa e brilhante, porm com menor camada que pelo procedimento a fogo. Ela se denomina desta maneira porque quando o ao e o zinco entram em contato em um meio mido criada uma diferena de potencial eltrico entre os metais. Zincagem por Aspeo Trmica metalizao: Assim, o principal objetivo da galvanizao a Fogo impedir o contato do material base, o ao (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo. Como o zinco mais andico do que o elemento ferro na srie galvnica, ele que se corri, originando a proteo catdica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro. Mesmo que uma pequena rea fique exposta, o metal base no sofre os efeitos da corroso, pois, sendo o zinco andico ele aumentar sua taxa de corroso protegendo catodicamente a rea descoberta. Depois de realizada esta primeira etapa, inicia-se a fase de zincagem, que consiste na imerso da pea em uma cuba com zinco fundido temperatura entre 445 e 460C, onde o ferro vai reagir como zinco iniciando-se a formao de quatro camadas que vo formar o revestimento protetivo. Na imerso da pea em zinco fundido (zincagem), existem alguns fatores que vo influenciar na formao do revestimento: Material base que compe a pea Existem alguns metaloides na composio do ao que so elementos aceleradores na reao Fe-Zn. O silcio o maior ativador na gerao das fazes Fe-Zn, proporcionando rapidamente cristais longos e espessos. Quando o teor deste elemento superior a 0,12% j se observa seu efeito com o crescimento da fase Zeta at a superfcie, do recobrimento acinzentado e/ou spero. A espessura do revestimento ser maior que o especificado, podendo ser 2x maior.

Estado da superfcie Quanto maior rugosa a superfcie, mais espessa a camada de zinco, isto explicado pelo fato de se ter maior superfcie exposta reao entre o Zn e o Fe, trazendo maior ancoragem mecnica da ltima camada que fica por arraste durante a remoo da pea. Velocidade de imerso e remoo A imerso deve ser a mais rpida possvel a fim de que a camada tenha o mesmo tempo de formao em toda a pea. A velocidade recomendada varia entre 6 e 7m/min. A remoo deve ser mais lenta e constante para proporcionar um revestimento mais uniforme. A ltima camada (Eta) formada por arraste de material da superfcie do banho durante a remoo. A velocidade recomendada por volta de 1,5m/min. A temperatura do banho A temperatura de fuso do zinco por volta de 419C. A temperatura de trabalho est entre 430 e 460C. Temperatura mais elevada acelera a reao Fe-Zn, gerando cristalizaes grosseiras e frgeis com uma aparncia externa irregular, alm de afetar seriamente a vida til da cuba, pois acima de 470C, a reao do zinco com as paredes da cuba se torna mais intensa. Tempo de imerso A camada cresce com o tempo de imerso. At aproximadamente 1 minuto ela cresce rapidamente: a partir da, ela lenta. O tempo mnimo permitido de imerso aquele necessrio para que toda a pea esteja na mesma temperatura do zinco fundido. Composio do banho entre os elementos encontrados ou adicionados ao banho de zinco, o alumnio o nico que exerce uma ao marcante. Quantidade abaixo de 0,006% abrilhanta a superfcie de liga. Quantidades acima reduzem ou suprimem a reao entre o ferro e o zinco. Estes fatores determinantes na formao da camada de zinco devem ser bem controlados, pois se verifica que o tempo de vida do revestimento depende da massa ou peso da cama de zinco. Resfriamento e passivao da camada de zinco: Com o intuito de que o revestimento de zinco adquira logo em sua superfcie uma capa protetora, procede-se a passivao em solues cromatizantes a base de cido crmico e bicromato. Esta passivao d ao produto zincado um aspecto amarelado. Na prtica, importante saber onde a pea a ser zincada ir ser exposta, durante sua vida til, para definir a espessura de camada a ser aplicada.

Prateao

A prata metal dctil, de baixa dureza, timo condutor eltrico e trmico, no oxida, porm em contato com sulfetos ela formar uma pelcula escura na superfcie. A prata solvel em cido ntrico, cido sulfrico e em cianeto de potssio. As maiores partes dos metais precipitam prata por simples imerso das solues normalmente usadas para prateao. A camada assim depositada no tem boa aderncia no substrato. Para prevenir esse defeito recomenda-se a prateao. Os banhos de pr prateao do ao contm baixo teor de prata e relativamente alto teor de cianeto livre. A pr-prateao do ao geralmente feita em duas etapas: a primeira, em soluo contendo, alm da prata, cobre a segunda, na soluo convencional de pr-prateap. Alm de assegurar a boa aderncia da prata do metal-base, a pr-prateao melhora a penetrao e a distribuio da camada. Em razo da rpida passiva do nquel eletrodepositado recomendada a sua ativao antes da pr-prateao. Na mesma forma importante a pr-ativao das ligas de nquel (alpaca kovar) e do ao inoxidvel. Os banhos de prata mais usados so os ciandricos, compostos principalmente de cianeto de prata e de cianeto de potssio ou sdio. A prata est presente na forma de complexo duplo KA(CN)2 ou NaAg(CN)2. Os banhos de base de potssio so preferidos porque permitem deposio mais rpida, so mais tolerantes aos carbonatos e a camada formada tem uma cristalizao mais fina. Apesar da grande variedade das formulaes conhecidas, as quais trabalham em diversas condies, na prtica as mesmas podero ser divididas em apenas trs tipos, como segue: Banhos convencionais com baixo teor de prata Banhos rpidos com consideravelmente mais alto teor de prata; Banhos de prata brilhante.

Tops Coats (selantes)


Durante os ltimos dez anos ocorreu a chegada das passivaes seladas, que, de modo especial, apoiaram o desenvolvimento das aplicaes industriais do zinco e, particularmente, do zinco alcalino, isento de cianeto. A definio passivao selada o efeito melhorado da resistncia corroso de peas sujeitas a condies termodinmicas (temperatura, umidade, etc.). Para poder responder do melhor modo a estas solicitaes, os pesquisadores concentraram sua ateno sobre as propriedades dos gis e das suspenses coloidais de alguns elementos. A qumica dos xidos de Si, Ti, Al mostra as possibilidades em um futuro ainda desconhecido entre o estado slido e o lquido ou das partculas de dimenses nanomtricas, oferecendo propriedades de ligaes reversveis com gua e os ons. consequncia da capacidade de permuta sob o efeito da temperatura (hidratao-desidratao) ou sob o efeito da corroso (bloqueio dos agressores, liberao dos inibidores). As passivaes seladas conferem ao depsito de zinco cromatizado propriedades nicas: Multiplicao do efeito inibidor; Estabilizao do coeficiente de atrito; Autocicatrizao; Resistncia temperatura at 200C

Indstria de Galvanoplastia Objetivo


As indstrias de galvanoplastia tm por objetivo o tratamento de metais e plsticos para se obter: Proteo contra a corroso Aumento se espessura de certas peas,

Melhor resistncia mecnica Embelezamento e durabilidade das peas. O processo industrial, em suma, pode ser dividido em duas etapas: Limpeza da pea (desengraxamento e decapagem), para eliminar leos e graxas de sua superfcie e remover a camada oxidada. Matrias-primas passveis de serem usadas: solventes orgnicos, sais e detergentes, solues alcalinas, solventes e umectantes, eletrlitos, cidos (sulfrico, clordrico, ntrico, fluordrico e fosfrico) e lcalis (hidrxido de sdio). Aplicao da camada metlica propriamente dita, com diferentes metais para diferentes propsitos. Os mais usados, sua finalidade e matria-prima so (CETESB, 1985):

Cromo: dureza, resistncia ao desgaste e embelezamento da pea, a partir de cido sulfrico e anidrido do cido crmico.

Nquel: proteo da pea e proporcionar uma base para a cromao, a partir de sulfato de nquel e sais de amnio.

Zinco: resistncia corroso e embelezamento da pea, a partir de sulfato de zinco, cloreto de zinco, sulfato alcalino, cido brico, sais de alumnio, cloretos de zinco, sdio e hidrxido de sdio.

Cadmio: resistncia corroso e embelezamento da pea, a partir de xidos ou cianeto de cdmio em cianeto de sdio.

Cobre: embelezamento da pea a partir de sulfato de cobre, cido brico, cianeto de sdio, cianeto de cobre, bissulfeto de sdio, carbonato de sdio e trtaro de sdio e potssio. Outro fator importante na indstria galvnica o tratamento das solues eletrolticas para aumentar a vida til dessas, a eficcia e a qualidade do processo, diminuindo o custo operacional (menor gasto se energia eltrica, menor consumo de gua, menor gerao de efluentes). A soluo de banho bombeada diretamente do tanque de processo.

Figura 3. Indstria de Galvanoplastia

Meio Ambiente Poluentes gerados no processo


Tratar os poluentes gerados nos diversos tipos de empresas da rea de tratamento de superfcie extremamente necessrio e indispensvel, independente do volume do descarte.

Efluentes Lquidos
Efluentes lquidos so provenientes do descarte de: Banhos qumicos; Produtos auxiliares (desengraxantes, decapantes, passivadores); guas de lavagem; leos solveis ou no, para corte ou revestimento das peas. Os efluentes lquidos, geralmente, so coloridos. Alguns com temperatura superior a ambiente e emitem vapores, seus PHs geralmente atingem os extremos cido ou alcalino. No caso dos leos, geralmente, verificam-se manchas no solo, principalmente nos locais de acmulo de sucatas.

Emisses gasosas
As emisses gasosas so provenientes de: Reaes eletrolticas; Reao de decapagem; Reao de desengraxe; Reao de corroso.

As emisses gasosas podem ser coloridas ou incolores e so, geralmente, irritantes para as mucosas. Para as emisses gasosas, o limite de tolerncia para produtos sob a forma de gases dever atender Norma Regulamentadora n 15, da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho, as quais recomendam as concentraes mximas dos diversos tipos de poluentes no ar. A coleta de poluentes dever ser realizada no ponto de gerao, com a utilizao de exaustores e posterior tratamento desses gases em colunas lavadoras de gases apropriadas. A utilizao de uma coluna lavadora de gases gera, aps certo tempo de utilizao, um efluente lquido, que deve ser conduzido unidade de tratamento de efluentes lquidos. A determinao e fixao dos padres de descarte de poluentes atmosfricos so de competncia estadual, pois as condies atmosfricas so peculiares a cada um dos Estados Brasileiros. O nico Estado que possui uma legislao especfica a respeito o Estado de So Paulo, mas que devido a suas caractersticas peculiares, bastante restritiva e apresenta padres de emisso, principalmente para material particulado em suspenso. O Instituto Ambiental do Paran (IAP) recomenda que a carga de poluentes gerada seja reduzida em pelo menos 80 % antes de ser descartada para a atmosfera, no sendo permitida a emisso de gases/emisses coloridas.

Resduos slidos
Os resduos slidos so provenientes de: Sucata de metais ferrosos e no ferrosos cavacos; Resduos de pr-tratamentos mecnicos; Precipitao de slidos em tanques de processo; Lodo do processo de tratamento de efluentes lquidos (ETE); Embalagens de produtos qumicos; Filtros usados, sacos de nodos e material diverso.

Os resduos slidos podem ser provenientes do processo produtivo ou da manipulao e transporte de insumos e reagentes necessrios manuteno do processo. Os lodos slidos geralmente so coloridos (azul, verde, laranja tijolo, branco leitoso, marrom acinzentado) e seu PHs pode atingir valores extremos quando no tratado. Durante o pr-tratamento mecnico das peas,

ainda podem ser formadas ps. Esses ps, geralmente muito finos, esto, na maioria das vezes, contaminados com metais. As etapas de pr-tratamento incluem a utilizao de partculas de xido de alumnio, cermicas e micro esferas de vidro. Podem ser provenientes, ainda de embalagens plsticas: normalmente retornveis ao fornecedor do produto.

Destinaes finais
Para poder dar a devida destinao final a qualquer resduo industrial, aconselha-se seguir a seguinte sequncia: 1) Caracterizao e identificao do resduo. 2) Avaliao do resduo em funo de sua viabilidade financeira e disponibilidade tecnolgica. 3) Procurar uma destinao final adequada ao resduo. Para os no reciclveis, existem trs destinaes oficiais: Incinerao convencional Aterro qumico Incinerao 4) Administrao interna do resduo. Definir objetivos 5) Obter documentaes 6) Administrao da destinao final

11 Razes para Galvanizar

COMPATIBILIDADE COM O MEIO AMBIENTE Custo competitivo


Em diversas utilizaes, a galvanizao a fogo, por ser um processo industrial altamente mecanizado tem um custo inicial menor do que os outros revestimentos anticorrosivos, especialmente se considerado o longo prazo estimado de durabilidade.

Menor custo de manuteno


O custo inicial baixo e a durabilidade fazem com que a galvanizao a fogo seja mais verstil e econmica para se proteger o ao e o ferro fundido, por longos perodos, contra a corroso ou ferrugem. Nos equipamentos ou nas estruturas localizadas em reas de difcil acesso, o aumento dos intervalos de manuteno reduz os custos decorrentes desta operao e da interrupo de servios. Por aumentar o grau de proteo do material, os ricos de falha so reduzidos drasticamente.

Durabilidade
A durabilidade dos produtos galvanizados a fogo diretamente proporcional espessura do revestimento de zinco e inversamente agressividade do meio ambiente.

Confiabilidade
O processo de galvanizao a fogo simples, direto e totalmente controlado. A espessura do revestimento forma uma camada uniforme previsvel e de simples especificao.

Rapidez do processo (e de utilizao)


Com a galvanizao a fogo pode-se obter um revestimento completo sobre uma pea em alguns minutos, enquanto por outro processo seriam necessrias horas ou dias. Logo aps a galvanizao a pea est pronta para ser utilizada sem exigir preparao da superfcie, retoques ou pintura.

Tenacidade (resistncia) do revestimento


O processo de imerso no zinco fundido produz um revestimento unido metalurgicamente ao ao pela formao de camadas de liga Fe-Zn e Zn. Nenhum outro processo de revestimento apresenta esta caracterstica que confere ao produto galvanizado uma grande resistncia mecnica durante a manipulao, estocagem, transporte e instalao, alm disso, a dureza do revestimento faz com que ele seja particularmente adequado em aplicaes onde a abraso poderia ser um problema.

Cobertura completa
A imerso da pea no zinco fundido faz com que toda a superfcie da mesma seja revestida - superfcies internas, externas, cantos vivos e fendas estreitas aos quais a proteo por outros processos seria impossvel. Somando-se a isto a galvanizao a fogo mantm a espessura do revestimento nos cantos e bordas, o que no ocorre em outros processos.

Proteo tripla
O revestimento produzido pela galvanizao a fogo protege o ao de trs maneiras: a. O revestimento de zinco sofre uma corroso ambiental inicial mnima, sob a ao do meio ambiente o que proporciona uma vida longa e previsvel. b. O revestimento corrodo preferencialmente fornecendo uma proteo catdica (de sacrifcio) para as pequenas reas do ao expostas ao meio ambiente devido, por exemplo, a esmerilhamento, cortes ou danos acidentais. Se o revestimento for riscado, os sulcos sero preenchidos por compostos de zinco formados pela corroso ambiental os quais impedem que o metal base seja corrodo. c. Quando a rea danificada for extensa a proteo catdica do zinco impede que a corroso se propague sob o revestimento.

Facilidade de inspeo
O produto galvanizado a fogo pode ser facilmente inspecionado. A natureza do processo tal, que se o revestimento parece contnuo e perfeito, ele realmente o . Alm disso, a espessura do revestimento pode ser facilmente verificada a qualquer momento, atravs de equipamento magntico ou por testes no destrutivos. (NBR 7397, 7398,7399, 7400).

Versatilidade de aplicaes
A resistncia mecnica do ao aliada resistncia do zinco faz do produto galvanizado um meio verstil e econmico para as mais diversas aplicaes.

A corroso faz mal


Ao ao - Ao meio ambiente - A seu bolso

Concluso
Toda tecnologia aplicada em uma sociedade tem o objetivo de nos proporcionar solues para os mais diversos tipos de problema, as indstrias de Galvanoplastia tem exercido um papel importantssimo neste contexto, pois atravs de seus diversos mtodos de galvanizao, metais, jias e os mais variados produtos passaram a ter uma durabilidade muito maior quando aplicados a estes processos. Como toda atividade industrial, a galvanoplastia precisa tambm seguir normas ambientais para que suas atividades causem o menor impacto possvel ao meio-ambiente, principalmente no que se refere ao tratamento de efluentes. O progresso nos trs satisfao, conforto mas, em primeiro lugar acima de tudo est a responsabilidade para com o meio ambiente, e ns, futuros profissionais do ramo, temos que ter a conscincia e a sensibilidade neste sentido.

Das könnte Ihnen auch gefallen