Sie sind auf Seite 1von 50

Aos nossos alunos e colaboradores

Aos nossos alunos e colaboradores

Se constatarem que utilizamos na ntegra ou em parte e sem a devida citao da fonte obras protegidas por direito autoral, solicitamos entrarem em contato para que, sendo procedente a reclamao, providenciemos a imediata retirada do material indevidamente disponibilizado. Enfatizamos, contudo, o carter excepcional, inadvertido e de boa-f dos procedimentos, pois nosso objetivo principal difundir o conhecimento e a cidadania, por meio de oferta gratuita, plural e democrtica.

Equipe de Educao a Distncia do ILB

Apresentao do curso

APRESENTAO Seja bem-vindo ao Curso de Introduo ao Oramento Pblico!

Voc sabe como o oramento pblico afeta a vida no seu estado, na cidade onde mora e na sua vida pessoal? Como entender o fato de que pagamos elevados impostos, e o governo no consegue atender satisfatoriamente s necessidades bsicas da populao com sade, educao e habitao, sob a alegao de que no h recursos financeiros suficientes? E o mais estranho: a cada ms, tomamos conhecimento, pela mdia, das somas enormes de recursos que so arrecadados da populao e das empresas. O estudo do Oramento Pblico nos permite entender essas e outras questes relacionadas ao tema da despesa e da receita pblicas. Provavelmente, voc j ouviu algum dizer que o estudo do oramento muito difcil e, portanto, extremamente aborrecido. misso deste curso demonstrar que essa ideia no passa de um mito que se criou em torno do assunto. Claro, a complexidade existe e varia de acordo com o tipo de trabalho que se pretenda executar. Ao avanar no estudo, voc perceber, com tranquilidade, a importncia e a necessidade de conhecer as questes relacionadas ao oramento e a influncia que tm em nossa vida. Estude o assunto com afinco e faa os exerccios. Bons estudos!

Calendrio do Curso e Critrios de aprovao

CALENDRIO DO CURSO ATIVIDADES Frum de Apresentao 1 Frum Temtico 2 Frum Temtico 3 Frum Temtico Avaliao Final Prazo para correo da avaliao Fim do acesso ao curso INCIO 22/10 (segunda-feira) 01/11 (quinta-feira) 14/11 (quarta-feira) 27/11 (tera-feira) 27/11 (tera-feira) 27/11 (tera-feira) TRMINO 30/11 (sexta-feira) 09/11 (sexta-feira) 22/11 (quinta-feira) 04/12 (tera-feira) 07/12 (sexta-feira) 10/12 (segunda-feira)

10/12 (segunda-feira)

CRITRIO DE APROVAO ATIVIDADE 1 FRUM TEMTICO 20 Total 2 FRUM TEMTICO 20 100 3 FRUM TEMTICO 20 AVALIAO FINAL 40

Certificao Eletrnica: Conseguindo desempenho suficiente nas atividades programadas, ou seja, nota mnima de 70 pontos, voc estar apto

CERTIFICAO. Decorridos 10 dias aps a data de concluso do curso, entre com seu nome de usurio e senha e clique no cone Emitir certificado.

Guia do estudante

Guia do Estudante As orientaes abaixo ajudaro voc, estudante a distncia, a utilizar melhor os recursos didticos do nosso curso. Estas instrues visam a auxili-lo durante todo o seu percurso, levando-o a um maior aproveitamento e sucesso em seus estudos. O material didtico, elaborado conforme os preceitos da Educao a Distncia, est dividido em Mdulos, cujos contedos so colocados de maneira clara e compreensvel. Familiarize-se com os recursos disponveis em nosso ambiente virtual de aprendizagem, o Trilhas:

Guia do Estudante parte 2

Guia do Estudante parte 3

Guia do Estudante parte 4

Guia do Estudante parte 5

Guia do Estudante parte 6

Mdulo I - Aspectos Introdutrios

Mdulo I - Aspectos introdutrios ao estudo do oramento pblico

Este Mdulo apresenta os conceitos de Finanas Pblicas e de Oramento, analisa os princpios oramentrios necessrios compreenso do oramento no Brasil e aborda o carter autorizativo da pea oramentria.

Objetivos

Ao final do seu estudo, voc estar apto a:

identificar a origem dos recursos para a execuo de obras e prestao dos servios ofertados sua comunidade; descrever a importncia dos princcios oramentrios, bem como identific-los no texto constitucional; reconhecer as razes da discusso sobre o carter autorizativo versus impositivo do oramento no Brasil.

Vdeo

Assista a um vdeo educacional, produzido pelo ILB, que ilustra o estudo introdutrio de Oramento Pblico parte 1. (tempo: 6min50)

Unidade 1 - Conceitos Bsicos

Unidade 1 Conceitos Bsicos

Analisando a imagem ao lado, podemos ver uma cidade com monumentos gigantescos, ruas, transportes pblicos, instalaes eltricas etc. O mesmo acontece pertinho de voc, na sua comunidade, onde diariamente so ofertados servios que, de uma forma ou de outra, influenciam a sua vida. Ento, voc j parou para pensar de onde vm os recursos para a execuo das obras e prestao dos servios ofertados sua comunidade? A resposta simples e tambm o tema da nossa unidade, ou seja, os recursos vm do oramento pblico que, guardadas as devidas propores, na sua essncia assemelha-se ao oramento familiar. Estou certa de que, aps a conversa que teremos, voc estar apto a definir o oramento pblico e a identificar suas principais caractersticas.

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.02

Como as decises tomadas pelos nossos dirigentes afetam a nossa vida em comunidades? Vejamos: A vida em cidades pequenas, mdias, grandes - nos d a oportunidade de utilizar os servios pblicos voltados educao, sade, transporte, entre outros. Encontramos obras construdas, ou em

construo, pelo governo, como drenagem de guas pluviais, canalizao de um crrego situado na periferia, ampliao da rodoviria da cidade ou a modernizao do aeroporto. A construo de obras, a prestao de servios, a concesso de benefcios, entre outras aes executadas pelo governo federal, estadual, municipal dependem do oramento pblico. nele que os governantes estimam o que vo arrecadar e como devem gastar os recursos obtidos com os impostos pagos pela sociedade. nele que so decididas as obras prioritrias, as promessas de campanha a serem cumpridas, que reivindicaes sociais da populao sero atendidas, por exemplo.

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.03

Por outro lado, voc j deve estar habituado a ouvir comentrios de polticos e especialistas no assunto no sentido de que no h recursos para aumentar o salrio mnimo, pagar melhor os professores e mdicos, aumentar o valor das penses e aposentadorias, por exemplo. E o que dizer da falta de policiamento nas escolas e da violncia nas cidades em geral? A situao se agrava quando se constata o estado precrio das rodovias e portos do Pas, to necessrios ao escoamento da produo agrcola, em especial, a voltada para o setor externo.

Sntese

A vida da comunidade e a economia em geral so afetadas diretamente pelas tomadas pelo dirigente, governador o prefeito.

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.04

Algumas famlias, conhecedoras da sua renda anual e das despesas que tm de efetuar para custear a sua sobrevivncia, programam-se para que, ms a ms, consigam fechar as contas no azul, ou melhor, no encerrem o ms no vermelho. Se houver sobra, timo: pode ir direto para a poupana ou financiar algum projeto futuro. Quem sabe a reforma da casa? Isso oramento. No caso do setor pblico, o estudo do oramento faz parte de uma disciplina mais ampla denominada Finanas Pblicas, cujo objeto de estudo a atividade financeira do Estado visando obter e utilizar bens e servios para atender s necessidades da sociedade a serem satisfeitas por meio da administrao pblica. Em outras palavras: a interveno do Estado para prover o atendimento das necessidades da

populao. Para executar essa atividade, o Estado necessita de recursos financeiros, obtidos de vrias fontes, dentre as quais a tributao, que representa uma transferncia de recursos da sociedade, pessoas e empresas, para o Estado. O objeto das Finanas Pblicas , portanto, o estudo da atividade fiscal, orientada em duas direes: poltica tributria, para captao de recursos, e poltica oramentria, para a aplicao dos recursos. Em nosso curso, vamos nos deter, especialmente, no estudo do oramento pblico.

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.05

Mas o que significa oramento? O conceito de oramento tem evoludo ao longo do tempo. Cada autor costuma apresentar mais de um conceito e escolhe o de sua preferncia, de acordo com o objetivo que pretende alcanar com a disciplina. Veja, por exemplo, o conceito que Sanches (2004, p. 234) apresenta: Oramento: termo que expressa, em sentido amplo, a ideia de computar, de avaliar, de calcular, em relao previso (realizao de estimativas) do comportamento provvel das receitas e dos gastos, de qualquer atividade econmica de um ente pblico ou privado, num certo perodo de tempo. O conceito que ser adotado neste curso o seguinte:

Oramento o documento que trata, em termos financeiros, do programa de trabalho do governo para cada ano, estima os recursos que devem ser arrecadados para financiar as despesas fixadas para a execuo do programa de trabalho.

Oramento pblico uma conta que o governo faz para saber onde vai aplicar o dinheiro que j gastou. (Baro de Itarar)

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.06

...Oramento - agora vamos decifrar o contedo do conceito:


anual: o oramento, no Brasil, inicia-se em 1 de janeiro e encerra-se em 31 de dezembro, coincidindo com o ano civil. H pases que adotam datas diferentes. Todos os anos, o chefe do Poder Executivo (prefeito, governador e presidente da Repblica) deve elaborar a proposta de oramento e envi-la para discusso e votao na Cmara Municipal, no caso do municpio; na Assembleia Legislativa, no caso do Estado; e no Congresso Nacional, quando se tratar do Pas. um plano de trabalho: mais do que um documento de receitas e despesas, o oramento um programa de trabalho, com metas e objetivos a serem alcanados.

Exemplo de um plano de trabalho simples no oramento municipal:

Projeto de ampliao da escola municipal X no bairro de Ftima:


Objetivo: ampliar a escola X para proporcionar aos alunos melhores condies de estudo e convivncia escolar Metas: construir duas salas de unidade, ampliar o espao da sala de leitura e da merendeira Valor: R$ 50.000,00

Unidade 1 - Conceitos Bsicos - pag.07

Estima os recursos: observe que os recursos so programados para serem arrecadados ao longo do ano; portanto, uma expectativa e no uma certeza de obteno. claro que a estimativa, ou previso, da receita exige um mnimo de tcnica e de conhecimento do comportamento da arrecadao nos anos anteriores. O acerto na estimativa importante para garantir a continuidade dos servios e obras j iniciados e para que no haja cortes inesperados em programas sociais ou atrasos no pagamento do funcionalismo e dos aposentados e pensionistas, por exemplo. Fixa a despesa: ao contrrio da receita, a despesa fixada, no sentido de que estabelecido um teto que no pode ser ultrapassado. Em outra unidade do curso, estudaremos as formas de alterao desse valor fixado. obrigatrio: todo municpio tem o oramento municipal; todo estado tem o oramento estadual; e na esfera federal, h o oramento da Unio.

Sntese

O oramento uma lei a lei oramentria que autoriza o Poder Executivo a gastar os recursos arrecadados e demonstra o programa de trabalho de todos os rgos e entidades da administrao pblica.

A programao e as respectivas despesas que no estiverem autorizadas na lei oramentria no podero ser realizadas. Alm disso, a elaborao do oramento deve seguir determinados princpios, que sero estudados na unidade seguinte.

Avaliao Objetiva

Autoavaliao - Mdulo I - Unidade 1 Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.

Unidade 2 - Princpios oramentrios

Unidade 2 Princpios oramentrios

Como vimos na primeira unidade, o oramento uma lei, e a sua elaborao deve seguir determinados princpios.

Objetivos

Nesta unidade, alm de conhecer a importncia dos princpios, veremos os mais relevantes e como so citados na Constituio Federal. Ao final da leitura, voc poder descrev-los e identific-los no texto constitucional.

Vejamos, ento, o que so esses princpios: Voc j percebeu que os oramentos, da Unio, dos Estados e Distrito Federal e dos municpios, sempre se referem ao perodo de um ano? E, mais, que sempre so publicados? Isso ocorre porque a matria oramentria regida por princpios, ou seja, por normas, que vamos conhecer agora. O oramento pblico federal, estadual, municipal obedece a um conjunto de normas chamadas princpios oramentrios. Uns esto implcitos nos dispositivos da Constituio Federal, outros derivam da doutrina que rege a matria. Os princpios, teis para o entendimento dos diversos aspectos do oramento, so produto da evoluo do processo de elaborao e execuo oramentria ao longo do tempo. Veja o que diz o autor Matias Pereira (2003, p. 146-147) a respeito do assunto: Deve-se recordar que, historicamente, o oramento pblico apresenta-se como forma de restringir e de disciplinar o grau de arbtrio do governante. Dessa forma, procura impor algum tipo de controle legislativo sobre a ao desses governantes, visto que estes possuem prerrogativas para cobrar tributos dos cidados. Pode-se afirmar, portanto, que o oramento pblico surgiu para cumprir uma funo de controle atividade financeira do Estado. Para a efetivao desse controle torna-se necessrio que, no processo elaborao da proposta oramentria, sejam respeitados determinados princpios oramentrios. Assim, princpios oramentrios se apresentam como as premissas bsicas de ao a serem cumpridas elaborao da proposta oramentria. da de os na

Unidade 2 - Princpios oramentrios - pag. 02

Agora que voc conheceu a importncia dos princpios, vamos estudar os mais relevantes:

1. ANUALIDADE: o princpio estabelece que a previso da receita e a fixao da despesa devem referir-se a um exerccio financeiro. No caso do Brasil, o exerccio financeiro coincide com o ano civil, ou seja, tem incio em 1 de janeiro e se encerra em 31 de dezembro. A lei oramentria tem um prazo de validade, quer dizer, o oramento fica em vigor por um perodo limitado. Significa que, para o prximo ano, tero de ser tomadas todas as medidas necessrias para a elaborao e execuo de um novo oramento. Na prtica, podem e devem constar as aes e projetos em fase de execuo ao lado de novos projetos e novas aes. Portanto, ateno! O novo significa novos clculos para a receita e para a despesa. Assim, esperado que os valores sejam diferentes dos do ano anterior.

2. UNIDADE: o princpio determina que deve existir apenas um oramento. Nenhum governante pode elaborar e executar mais de um oramento para o mesmo perodo. Talvez voc esteja se perguntando sobre a necessidade desse princpio, uma vez que parece ser to clara a existncia de um nico oramento. Mas a histria recente do oramento no Brasil registra poca em que conviviam vrios oramentos, por exemplo: oramento da previdncia, oramento monetrio, alm de outros, que nada mais eram que tentativas de burlar a programao e o controle da despesa. Em boa hora a Constituio de 1988 ps um fim nessa histria.

Unidade 2 - Princpios oramentrios - pag. 03

3. EXCLUSIVIDADE: de acordo com essa regra, a lei oramentria deve conter apenas matria financeira e oramentria, isto , no pode cuidar de assunto que no esteja relacionado com a previso da receita e com a fixao da despesa para o ano seguinte. Em alguns pases, e no Brasil tambm, existiu, por um tempo, um tipo de oramento que recebeu o apelido, ou a denominao, de oramento rabilongo. Quer dizer: o oramento inclua no texto da lei matrias de interesse dos governantes, mas que no diziam respeito propriamente ao oramento. Muitas vezes, era a oportunidade que o governante tinha para legalizar decises efetivadas por decretos ou atos administrativos, quando, na verdade, deveriam ter sido objeto de leis. Por que isso ocorria? Ora, como a lei oramentria tem quase cem por cento de certeza de aprovao pelo Poder Legislativo, que melhor oportunidade para dar carter legal a tais atos e corrigir as situaes irregulares? Quer exemplos de rabilongos? A incluso na lei oramentria de autorizao para o prefeito alterar a estrutura administrativa da prefeitura, implantar planos de cargos e salrios. 4. UNIVERSALIDADE: todas as receitas e todas as despesas devem ser includas na lei oramentria. Nenhuma previso de arrecadao ou de gasto pode ser feita por fora do oramento. Isso vlido para

todos os rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta. Mas e aquela unidade administrativa da prefeitura situada na Vila So Joo? E a representao que a prefeitura ou o governo do Estado tem em Braslia? Entram no oramento? Sim, toda e qualquer instituio que receba recursos oramentrios ou gerencie recursos pblicos deve ser includa no oramento, com seus respectivos valores e programao, para o perodo de um ano. At os fundos? Claro, at os fundos que porventura existam, tanto na esfera da Unio quanto na do Estado e do municpio.

Unidade 2 - Princpios oramentrios - pag. 04

5. PUBLICIDADE: a lei oramentria precisa ser amplamente divulgada, para permitir que qualquer pessoa tome conhecimento do seu contedo e saiba como so empregados os recursos arrecadados da sociedade e de outras fontes de receita. Como o prprio nome diz, o oramento pblico pblico. O oramento do Governo Federal deve ser publicado no Dirio Oficial da Unio logo que for sancionado (aprovado) pelo Presidente da Repblica. Os oramentos do Distrito Federal, dos Estados e das grandes cidades tambm devem ser publicados nos respectivos dirios oficiais. E, no caso das prefeituras de cidades pequenas, que no possuem jornal prprio ou internet para dar publicidade lei? Essas podem distribuir o texto da lei nos locais mais frequentados pela populao ou afixar a lei oramentria em um quadro de avisos entrada da prefeitura. O importante que a populao conhea o contedo da lei e a entenda. Esse princpio reforado pelo que vamos estudar a seguir. 6. CLAREZA: de nada adianta dar divulgao ao contedo do oramento se a linguagem for incompreensvel para a populao. Cabe equipe responsvel pelo documento expor nmeros e palavras de forma clara e exata, de tal forma que no deixe margem dvida. 7. EQUILBRIO: por esse princpio, o oramento dever estar sempre equilibrado, ou seja, o valor total da despesa fixada deve ser exatamente igual ao valor da receita estimada para o ano a que se refere.

Unidade 2 - Princpios oramentrios - pag. 05

E como podemos identificar alguns princpios na Constituio Federal?

Vdeo

Para auxili-lo a compreender bem a legislao que envolve o Oramento Pblico, assista ao vdeo produzido pelo ILB, em parceria com a TV Senado, sobre o tema. Ligue o som do seu equipamento e oua com ateno s explicaes do Professor Ilvo Debus (tempo: 7min46).

Ento, veja a seguir:

Constituio Federal 1988 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: III - os oramentos anuais. O artigo expressa o princpio da anualidade. 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Aparentemente, so trs oramentos. Mas, na verdade, se trata de uma lei que engloba trs documentos. O princpio da unidade est implcito no 5 do art. 165. 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. O dispositivo consagra o princpio da exclusividade.

Unidade 2 - Princpios oramentrios - pag. 06

Sntese

Os princpios so de grande utilidade para o oramento pblico no que diz respeito aos aspectos financeiro, contbil e tico. Servem, fundamentalmente, como instrumento de controle social, posto que fornecem as condies para que os atos financeiros do Estado sejam conhecidos e avaliados pela sociedade.

Avaliao Objetiva

Autoavaliao - Mdulo I - Unidade 2 Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.

Unidade 3 - O carter autorizativo do oramento no Brasil

Unidade 3 O carter autorizativo do oramento no Brasil

Vimos, na unidade anterior, que no permitida a execuo de nenhuma obra, pagamento de servios e de outras despesas que no estejam autorizadas na lei oramentria, correto?

Objetivos

Nesta unidade vamos estudar o carter autorizativo do oramento e suas controvrsias. Ao final, voc poder identificar as razes da discusso sobre o carter autorizativo versus impositivo do oramento no Brasil.

Voc j percebeu que a lei oramentria constitui um instrumento de controle poltico do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo? Sim, controle poltico, porque do Congresso Nacional, da assembleia legislativa e da cmara de vereadores a competncia privativa para autorizar, em nome da sociedade, o Poder Executivo a arrecadar as receitas e a realizar as despesas necessrias ao funcionamento dos servios pblicos e outras que objetivem o bem-estar coletivo.

Unidade 3 - O carter autorizativo do oramento no Brasil - pag. 02

Vendo a imagem ao lado, vamos analisar uma situao hipottica. Suponha que, ao examinar o oramento do seu municpio ou Estado, voc verifique que constam aes de suma importncia para a comunidade e que eram esperadas com grande expectativa, como, por exemplo:

a - construo da quadra de esportes projeto includo no oramento pelo prprio prefeito; b ampliao da biblioteca da escola municipal obra includa pelos vereadores no oramento, atendendo a reivindicao de alunos e professores; c realizao de concurso pblico para professores do ensino fundamental, solicitao da comunidade acatada pelo prefeito.

Voc observa, tambm, que os recursos esto previstos no oramento, conforme manda a lei. Qual o grau de certeza que voc tem de que tais aes sero executadas? Resposta: nenhuma certeza.

Unidade 3 - O carter autorizativo do oramento no Brasil - pag. 03

Ou, em outras palavras, j que esto autorizadas no oramento, o prefeito obrigado a execut-las? No, o prefeito no obrigado.

Por qu? No Brasil, o oramento autorizativo, ou melhor, no impositivo, obrigatrio. Na prtica, o prefeito pode executar toda a programao, uma parte dela, ou nada. O dirigente est autorizado a executar o que consta no oramento, mas no est obrigado a isso. Esse fato gera acirradas discusses na imprensa e no cenrio poltico federal. Existem propostas em tramitao na Cmara dos Deputados e no Senado Federal objetivando tornar o oramento impositivo, pelo menos em termos parciais.

Para refletir

vlido destacar alguns pontos da controvrsia: na Unio, por exemplo, existem tipos de receitas que so obrigatoriamente vinculadas a determinados gastos, e, por outro lado, existem certas despesas que tm carter obrigatrio, como o pagamento de aposentadorias e penses, pagamento dos juros da dvida pblica, repasse que a Unio obrigada a fazer para Estados e municpios de acordo com o mandamento constitucional.

Da conclui-se que o oramento no totalmente autorizativo, dada a existncia de grande parte da despesa que possui carter obrigatrio. Alis, como se ver adiante, as despesas obrigatrias representam a maior fatia do oramento da Unio.

Unidade 3 - O carter autorizativo do oramento no Brasil - pag. 04

Ento, de que se queixam os parlamentares? Queixam-se do comportamento do Poder Executivo em relao s aes includas por eles no oramento, as quais no possuem carter obrigatrio. Ou seja, depende da vontade poltica do Poder Executivo a execuo ou no de tais aes, uma vez que no so obrigatrias em virtude de lei. Vamos analisar, agora, as queixas do Poder Executivo, que reclama da rigidez oramentria e de que o oramento extremamente engessado. O que significa isso? Significa que ele no tem liberdade para executar o oramento da forma que lhe aprouver, uma vez que a Constituio Federal, alm de outras leis, o obrigam a destinar determinados percentuais da receita para despesas especficas, como o caso de educao e sade. E as despesas que, ao contrrio das obrigatrias, o Poder Executivo pode executar livremente? So chamadas de discricionrias, porque dependem apenas do seu poder de escolha, da sua deciso poltica. E, entre essas, esto as emendas de parlamentares, conforme ser estudado no Mdulo IV.

Unidade 3 - O carter autorizativo do oramento no Brasil - pag. 05

A tabela apresentada a seguir, elaborada pelas Consultorias de Oramento da Cmara e do Senado, refere-se s despesas da Unio, comparando os valores executados nos anos de 2007 e 2008 e o valor proposto para 2009. Os valores no incluem os recursos destinados ao pagamento dos compromissos da

dvida e outros de natureza financeira. Observe que a maior parte das despesas tem carter obrigatrio e que os percentuais praticamente no se alteram no tempo.

Composio das Despesas da Unio 2007 a 2009


Em R$ milhes

Despesas Obrigatrias Discricionrias Total

2007 Valor 488.861,5 55.400,9 544.262,4 % 89,8 10,2 100,0

2008 Valor 545.106,6 82.581 627.687,7 % 86,8 13,2 100,0

2009 Valor 651.912,3 99.014,1 750.926,4 % 86,8 13,2 100,0

Fonte: SIAFI/SIDOR/SIGA Brasil COFF/CONORFl

Observe o grfico apresentado pelo Ministro do Planejamento, por ocasio da audincia pblica realizada no Congresso Nacional com o objetivo de explicar os pontos mais importantes da proposta oramentria para 2009. Observe que o grfico mostra o total do oramento e o total das despesas, incluindo as financeiras e as no financeiras, denominadas primrias. O grfico pode ser encontrado na pgina do Ministrio do Planejamento.

Sntese

Diante dos nmeros apresentados sobre o valor das despesas obrigatrias e discricionrias, observa-se que as razes da controvrsia a respeito do carter do oramento no Brasil fazem parte do mundo da poltica, onde a tcnica pouca contribuio tem a dar. Assim, torna-se subjetiva qualquer afirmao conclusiva sobre o tema em discusso.

Link

Para aprofundar seu conhecimento a respeito da discusso sobre o carter do oramento no Brasil, leia o artigo A falcia do oramento autorizativo, de autoria do Consultor de Oramentos do Senado Federal Joo Henrique Pederiva.

Avaliao objetiva

Autoavaliao - Mdulo I - Unidade 3 Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.

Mdulo II - Receita e Despesa

O Mdulo II, informativo e didtico, aborda os itens mais relevantes da receita e da despesa pblicas que dizem respeito Unio, Estados, Distrito Federal e municpios.

Objetivos

Ao final do seu estudo, voc compreender o oramento na sua totalidade e estar apto a: Conceituar receita pblica e identificar seus estgios. Conceituar despesa pblicas e identificar seus estgios.

Unidade 1 - Conceitos e estgios da receita

Unidade 1 Conceitos e estgios da receita

Voc observou que, nas unidades anteriores, tratamos das questes oramentrias relacionadas despesa, sem falar na receita? Pois bem, esta unidade ser dedicada receita, esperando que, ao final da leitura, voc seja capaz de conceituar a receita pblica e identificar seus estgios.

Quem trabalha em oramento, especialmente no Poder Legislativo, sabe, por experincia, que a receita no desperta tanto interesse quanto a despesa, alm de ser um assunto naturalmente antiptico sociedade, por afetar direta ou indiretamente a sua renda. A receita o conjunto de recursos que o governo federal, estadual e municipal - espera arrecadar para fazer face s despesas a serem realizadas no exerccio. A maior parte da receita arrecadada de forma compulsria, quer dizer, obrigatria, principalmente os impostos e as contribuies.

De acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pblica, a receita engloba todos os crditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer ttulos de que derivem direitos a favor do Estado. Em outras palavras, define-se como receita pblica o recebimento efetuado pelo Estado com a finalidade de financiar as despesas pblicas.

Unidade 1 - Conceitos e estgios da receita - pag.02

O oramento da receita relativamente simples, se comparado com o da despesa, pois envolve um nmero bem menor de regras e normas. constitudo de um quadro analtico com as estimativas de arrecadao de cada um dos tipos de receita, alm de alguns poucos quadros sintticos. Ao contrrio da despesa, que programada, autorizada e controlada, a receita apenas estimada em termos oramentrios, sendo seus demais procedimentos regulados na legislao tributria. A receita passa pelos seguintes estgios: previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. A previso diz respeito estimativa do valor que ser arrecadado no ano. Em geral, a previso toma por base o comportamento da arrecadao efetivada no ano anterior, alm do emprego de tcnicas de projeo.

O lanamento, especialmente no caso dos impostos, a informao prestada sociedade sobre o valor e a data do pagamento. Certamente voc j recebeu em sua residncia o carn do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores) com a data e o valor que dever ser pago. Isso o lanamento. Nos dias atuais, o lanamento acompanhado de ampla divulgao na mdia.
As nicas coisas inevitveis so a morte e os impostos. (V.S. Lean)

Unidade 1 - Conceitos e estgios da receita - pag.03

Quando voc vai agncia bancria, ou ao rgo arrecadador da prefeitura ou do Estado, para efetuar o pagamento do imposto, est dando cumprimento ao terceiro estgio da receita, ou seja, arrecadao. O quarto estgio, recolhimento, se d quando os recursos arrecadados ingressam na conta do Tesouro e esto aptos a ser gastos. Modernamente, a administrao pblica trabalha com o que se convencionou chamar de Conta nica, tanto na Unio quanto nos Estados, Distrito Federal e municpios. uma conta bancria onde ficam depositados os recursos pblicos e de onde sero retirados os valores para efetuar o pagamento de compromissos assumidos.

Sntese

A simplicidade do oramento da receita no diminui em nada a sua importncia, uma vez que sem receita no haver despesa, certo?

Avaliao objetiva

Autoavaliao - Mdulo II - Unidade 1 Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais

Unidade 2 Classificao da receita e as receitas municipais.

Objetivos

Na unidade anterior, iniciamos o estudo da receita pelo seu conceito e etapas. Passaremos, agora, sua classificao. Vamos ver, tambm, o detalhamento das receitas municipais, esperando que, ao final, voc identifique cada tipo de receita.

Existem vrias formas de classificar a receita. A mais conhecida, e mais utilizada, a classificao por categoria econmica, estabelecida pela Lei n 4.320, de 1964, que divide a receita em: Receita corrente Receita de capital.

Essa classificao utilizada pela Unio, Estados, Distrito Federal e municpios.


O termo "corrente" significa transferncia de recursos do setor privado para o setor pblico. Ao receber esse tipo de receita, o Estado no se obriga a dar nada em troca, ou seja, no h obrigatoriedade de dar alguma contrapartida, embora se saiba que os recursos sero destinados ao financiamento das obras e servios pblicos.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.02

Dentro das Receitas Correntes, a que mais se destaca, em termos de valores, a tributria, constituda pelos recursos cobrados da sociedade sob a forma de impostos, como, por exemplo, o imposto de renda, o IPTU, o IPVA, entre outros. Tambm compem as Receitas Correntes as Contribuies, como a previdenciria, o salrio-educao e outras. A Receita de Capital formada, principalmente, pelos recursos originados de emprstimos, mais conhecidos como operaes de crdito. Quando o governo necessita de recursos para financiar obras de grande valor, por exemplo, ele pode recorrer a esse tipo de operao. a sociedade famlias e empresas que empresta dinheiro ao governo e recebe juros em troca. muito comum o emprego desse tipo de operao pelo setor pblico. Certamente, voc j leu ou ouviu falar sobre a dvida pblica, no? disso que estamos falando. Todavia, o estudo da dvida pblica amplo e complexo e escapa dos

temas que estamos tratando neste curso introdutrio. Outra classificao bastante utilizada a que divide a receita em: Receita prpria - aquela arrecadada pela prpria unidade da Federao; Receita transferida - parcela recebida de outra unidade.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.03

Vamos tratar, agora, das receitas dos municpios.

Ateno

Antes, um alerta: quando discutimos as questes municipais, devemos ter em mente que no se pode olhar o municpio como categoria homognea, ou seja, no h como comparar o oramento da cidade de So Paulo, por exemplo, com o de um municpio pequeno da Regio Norte ou Nordeste. Apesar de empregarem a mesma classificao, existem diferenas na programao e nos valores que devem ser levadas em conta nas anlises que se pretende fazer.

O municpio brasileiro conta com vrias fontes de receita. a Constituio Federal que determina os componentes da receita, tanto no mbito da Unio, quanto dos Estados, Distrito Federal e municpios.

Entende-se como receita prpria a arrecadada diretamente pela prefeitura, como os tributos, e receita transferida a que recebida de outro ente da Federao, ou seja, Estado e Unio.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.04

De acordo com o art. 156 da Constituio Federal, compete aos municpios instituir impostos sobre:
I - propriedade predial e territorial urbana: trata-se do IPTU, que incide sobre a propriedade dos imveis localizados no municpio.

Para as capitais e grandes municpios, o valor arrecadado significativo; contudo, para os pequenos e mdios, o imposto gera pouca receita e de difcil cobrana, pois, observe, ele varia de acordo com o tamanho e a condio do imvel e no se relaciona com a renda do proprietrio. Assim, comum encontrarmos situaes em que uma pessoa proprietria de um bom imvel, mas no possui renda suficiente para pagar o imposto, correndo o risco de perd-lo, caso no cumpra a obrigao tributria perante a Prefeitura. II - transmisso de bens imveis: o imposto decorrente da transao de compra e venda de imvel. Para que haja a receita, preciso que a prefeitura tome conhecimento da transao. Nesse caso, tambm, a receita insignificante nos pequenos municpios.

III - servios de qualquer natureza, desde que tais servios no estejam sendo tributados pelo estado

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.05

Alm dos impostos, a Constituio Federal estabelece que os municpios podero instituir e cobrar taxas pelos servios pblicos prestados ao contribuinte, ou postos disposio, e tambm para o custeio do servio de iluminao pblica. E as receitas transferidas? Tambm so determinadas pela Constituio Federal. Enquanto na receita tributria receita prpria - o municpio exerce o seu poder de tributar, na receita partilhada ou transferida - ocorre a sua participao no produto da arrecadao de tributos de competncia exclusiva do Estado e da Unio. Assim, o Estado obrigado a transferir para seus municpios, de acordo com critrios definidos em lei, vinte e cinco por cento da arrecadao do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios - ICMS e cinquenta por cento da arrecadao do Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores IPVA para o municpio onde o veculo est licenciado.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.06

No caso da Unio, o municpio recebe cinquenta por cento da receita do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural ITR arrecadada no municpio e a parcela de 22,5% da arrecadao do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza e do Imposto sobre Produtos Industrializados, que vo compor o Fundo de Participao dos Municpios - FPM.

Como resultado da constante luta dos prefeitos por mais recursos, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional n 55, de 20 de setembro de 2007, adicionando um por cento ao FPM, que entregue aos municpios no primeiro decndio do ms de dezembro de cada ano.

Para refletir

Acreditamos que voc j possua algum conhecimento sobre a importncia dos recursos do FPM para os municpios. E qual o motivo dessa importncia, alm do valor, claro?

A importncia advm do fato de que a receita do FPM contnua e certa, permitindo o planejamento mais racional das despesas municipais e dos desembolsos, ou seja, da programao oramentria e financeira. Para a grande maioria dos municpios brasileiros, o FPM a principal fonte de receita. Pode-se afirmar: os pequenos e mdios municpios so extremamente dependentes dos recursos do FPM.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.07

O FPM tem suas cotas calculadas pelo Tribunal de Contas da Unio - TCU, que tambm atua como rgo fiscalizador dos repasses. A participao de cada municpio determinada pela aplicao de coeficientes que variam de acordo com o nmero de habitantes, reajustados por meio de recenseamento demogrfico geral.

Finalizando a unidade, e como informao complementar, que tal algumas palavras sobre as receitas dos Estados? ainda o art. 156 da Constituio Federal que define a competncia dos Estados em matria tributria, estabelecendo que lhes compete instituir:
o ICMS - imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servio de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; o IPVA - imposto sobre a propriedade de veculos automotoes; e o imposto sobre a transmisso "causa mortis" e doao de quaisquer bens ou direito. Os Estados e o Distrito Federal tambm participam da partilha do imposto de renda e do IPI por meio do Fundo de Participao dos Estados - FPE, que recebe 21,5% do total arrecadado pela Unio com os dois impostos.

Unidade 2 - Classificao da receita e as receitas municipais - pag.08

Link

Para ampliar e consolidar seu conhecimento sobre o FPE e o FPM, recomendamos a visita ao Portal do Tribunal de Contas da Unio/Transferncias Constitucionais e Legais, onde voc poder conhecer os coeficientes e os valores transferidos para Estados e municpios. A Nota Tcnica elaborada pelas Consultorias de Oramento da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, sobre a proposta oramentria da Unio para 2009, apresenta a posio da receita dividida em vinculada e no vinculada. Lembre-se: receita vinculada aquela que tem aplicao obrigatoriamente destinada a determinado gasto. Os dados mostram uma leve queda no percentual da receita vinculada no perodo. A Nota Tcnica encontra-se na pgina do oramento das duas instituies.

Sntese

A receita prpria muitas vezes insuficiente para o gestor municipal realizar a programao de trabalho, posto que a atividade econmica do municpio pode no ser capaz de gerar receita em valor suficiente. Da a necessidade das transferncias governamentais, que, se, por um lado, resolve o problema da receita, por outro, agrava a dependncia financeira do municpio

Autoavaliao - Mdulo II - Unidade 2 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa

Unidade 3 Conceito e classificao da despesa A unidade anterior forneceu dados importantes sobre a receita pblica; agora o estudo contemplar o outro lado do oramento, ou seja, o da despesa. Nesta unidade, vamos estudar os aspectos mais importantes da despesa, esperando que, ao final, voc seja capaz de ler e compreender o oramento na totalidade.

Pode-se conceituar a despesa pblica como o gasto do Estado com vistas ao atendimento das necessidades coletivas e ao cumprimento das responsabilidades institucionais.

Voc j sabe que as despesas devem constar do oramento e ter a autorizao do Poder Legislativo. Passaremos agora classificao.

Voc pode se perguntar: classificao? H necessidade disso? Qual a importncia? s para complicar o estudo do oramento? A classificao de grande importncia, sim, pois auxilia na compreenso do oramento e das contas pblicas. So utilizadas para facilitar e padronizar as informaes que se deseja obter. Pela classificao possvel visualizar o oramento por poder, funo, subfuno, programa, categoria econmica, e olhar a despesa sob diferentes enfoques, ou abordagens, conforme o ngulo que se pretende analisar.

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.02

Imagine que um organismo internacional, como o Banco Mundial, por exemplo, necessite de informaes sobre o valor gasto com o Poder Legislativo do Pas em determinado ano, ou sobre o valor aplicado em educao e sade. Pela despesa classificada, temos condies de dar a resposta quase que imediatamente com a utilizao dos instrumentos fornecidos pela informtica. Observe que o gasto total com o Poder Legislativo engloba as despesas com as cmaras de vereadores de todos os municpios, com as assembleias legislativas dos Estados e com o Congresso Nacional. Para obter essa soma preciso que as despesas estejam classificadas da mesma forma e sob os mesmos critrios. O mesmo ocorre com educao, sade e outros setores. Ora, falar em classificadas da mesma forma o mesmo que dizer que todas as unidades da Federao tm que adotar a mesma classificao. Ou melhor, so obrigadas por lei.
O rgo coordenador da metodologia de classificao o Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto, que dita as normas a respeito do assunto. Originalmente, a classificao foi estabelecida pela Lei n 4.320, de 1964.

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.03

Vamos estudar quatro tipos de classificao da despesa. Cada classificao possui uma finalidade especfica e um objetivo original que justificam sua criao e pode ser associada a uma questo bsica que procura responder:

a - Classificao Institucional - responde indagao: "quem" o responsvel pela programao? b - Classificao Funcional - responde indagao: "em que rea" de ao governamental a despesa ser realizada? c - Estrutura Programtica responde indagao: "para que" os recursos so alocados? (finalidade). d - Classificao da Despesa por Natureza responde indagao: "o que" ser adquirido e "qual" o efeito econmico da realizao da despesa?

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.04

Classificao Institucional Sua finalidade primordial colocar em evidncia a unidade responsvel pela execuo da despesa, ou seja, os rgos que gastam os recursos de acordo com a programao aprovada. Ajuda no controle e na avaliao da execuo. A classificao Oramentrias. institucional compreende os rgos Oramentrios e suas respectivas Unidades

A Unidade Oramentria o segmento da administrao direta a que o oramento destina verbas especficas para a realizao de seus programas de trabalho. Em outras palavras: a unidade responsvel pela execuo do oramento. Exemplo: rgo: Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Unidade Oramentria: Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA rgo: Ministrio da Previdncia Social / Unidade Oramentria: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.05

Classificao Funcional A atual classificao funcional, utilizada a partir do exerccio de 2000, substituiu a antiga classificao funcional-programtica, instituda pela Lei n 4.320, de 1964, que, poca, representou grande avano na tcnica de apresentao oramentria. A classificao funcional, composta de um rol de funes e subfunes prefixadas, serve como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental. Por ser de aplicao comum e obrigatria no mbito dos municpios, dos Estados e da Unio, essa classificao permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico. No total, so 28 funes, que se subdividem em subfunes, cada uma com seu cdigo.
Analise a tabela de Classificao Funcional clicando aqui!

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.06

A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A subfuno representa uma partio da funo, visando agregar determinado subconjunto de despesas do setor pblico. Identifica a natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. Observe que a funo Segurana Pblica, por exemplo, possui trs subfunes: Policiamento, Defesa Civil, Informao e Inteligncia. H outro aspecto a apresentar: as subfunes podero ser combinadas com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas, dependendo da programao que se pretende executar. Por exemplo: podemos usar a subfuno 181 Policiamento, atrelada Funo Legislativa, no caso da polcia que garante a segurana dos membros do Poder Legislativo.
Explicando melhor: se voc tem a informao de que a prefeitura de seu municpio programou R$ 1.000.000,00 para aplicar em Segurana, voc s tem essa informao e mais nada. H necessidade de detalh-la. Ento, pesquisando mais, voc verifica que esto destinados R$ 800.000,00 para Policiamento Civil e R$ 200.000,00 para as aes de Defesa Civil. A a informao apresenta um grau de detalhamento maior. Entendeu?

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.07

Estrutura Programtica O Programa o instrumento de organizao das aes do governo. Ele articula o conjunto de aes que tm o mesmo objetivo. Portanto, a estrutura programtica o conjunto de programas definidos pelo governante, tendo em vista as solues propostas para os problemas de determinada comunidade ou do Pas como um todo. Dessa forma, governador, prefeito e o Presidente da Repblica tm a liberdade de definir a estrutura programtica que pretende executar.

Exemplos de Programas na rea federal: Assentamento para Trabalhadores Rurais, Abastecimento Agroalimentar, Cidadania e Efetivao de Direito das Mulheres, Desenvolvimento do Sistema de Propriedade Intelectual.

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.08

O Programa executado por meio da Ao, que se divide em: a) Projeto: o instrumento de programao que visa um ou mais objetivos de um programa, envolvendo operaes que se realizam num perodo limitado de tempo e das quais resulta um produto em benefcio da sociedade. Em outras palavras: o projeto tem data para comear e data para terminar. Exemplos: construo de escolas; ampliao do prdio da prefeitura; abertura de estradas vicinais. b) Atividade: o instrumento de programao que visa um ou mais objetivos de um programa,

envolvendo operaes que se realizam de modo contnuo e permanente e das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo. Exemplo: pagamento de professores; manuteno do prdio da prefeitura; manuteno de rodovias. c) Operao Especial: so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo e das quais no resulta um produto sob a forma de bens ou servios. Exemplo: pagamento da previdncia social; pagamento dos juros da dvida.

Unidade 3 - Conceito e classificao da despesa - pag.09

Classificao da Despesa por Natureza Instituda pela Lei n 4.320, de 1964, a classificao por natureza divide-se em Corrente e de Capital. As Despesas Correntes so as que no contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. So despesas correntes, por exemplo, os gastos com pessoal e a manuteno da mquina administrativa. As Despesas de Capital, ao contrrio, contribuem para a formao ou aquisio de um bem de capital, implicando aumento patrimonial. A mais importante a despesa classificada como investimento, que engloba despesas com o planejamento e a execuo de obras e com a aquisio de equipamentos e material permanente.

A classificao da despesa instrumento indispensvel para o conhecimento e o controle dos gastos pblicos por permitir a leitura detalhada do oramento. Propicia, inclusive, que sejam detectados exageros, erros e desvios na aplicao dos recursos pblicos.

Veja aqui, a tabela extrada da proposta oramentria para 2009 do Ministrio da Cultura.

A partir da leitura detalhada do que voc estudou at agora, procure identificar os conceitos aprendidos como: classificao funcional, programa, categoria econmica, entre outros. Logo voc perceber como fcil ler e interpretar o oramento. nimo!

Autoavaliao - Mdulo II - Unidade 3 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Mdulo III - O Oramento Pblico na Constituio Federal

A Constituio Federal de 1988 um marco no processo de evoluo do oramento, pelo carter inovador com que tratou a matria. Neste mdulo, sero estudados os principais instrumentos estabelecidos para o planejamento e o oramento.

Ao final do seu estudo, voc estar apto a:

- identificar os documentos formais que fazem parte do modelo oramentrio brasileiro; - apontar a relao existentes entre esses documentos.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA

Unidade 1

Plano Plurianual PPA Lei de Diretrizes Oramentrias LDO Lei Oramentria Anual - LOA

Nas unidades anteriores, voc estudou separadamente as caractersticas da receita e da despesa. Vamos ver, agora, como esses componentes esto inseridos no oramento, esperando que, ao trmino da leitura, voc possa identificar os documentos formais que fazem parte do modelo oramentrio brasileiro e apontar a relao que existe entre eles. O modelo oramentrio brasileiro, definido nos arts. 165 a 169 da Constituio Federal, tem por base o elo entre o planejamento e a fixao de despesas para determinado exerccio e materializa-se em trs documentos formais, devidamente hierarquizados: Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). O papel dessas leis integrar as atividades de planejamento e oramento, visando assegurar o sucesso da atuao governamental nos municpios, Estados e Unio. Em outras palavras, um sistema integrado de planejamento e oramento adotado pelos municpios, Estados, Distrito Federal e Unio. O ciclo oramentrio corresponde a um perodo de quatro anos, iniciando pela elaborao do PPA e encerrando com o julgamento da ltima prestao de contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo. um processo dinmico e contnuo, com vrias etapas articuladas entre si, por meio das quais os oramentos so discutidos, elaborados, aprovados, executados, avaliados e julgados.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.02

As trs leis do ciclo oramentrio devem estar estreitamente ligadas entre si, compatveis e harmnicas e utilizando a mesma linguagem, ou seja, a denominao de um determinado programa e das aes correspondentes constantes do oramento deve ser a mesma utilizada no PPA.

A elaborao dos projetos de lei do PPA, da LDO e da LOA competncia exclusiva do Poder Executivo prefeito, governador e Presidente da Repblica. Portanto, os membros do Poder Legislativo no podem dar incio ao ciclo oramentrio.

O formato das trs leis, os prazos e a vigncia foram estabelecidos, em carter provisrio, no art. 35, 2, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT, uma vez que a Constituio Federal estabeleceu a criao de uma lei complementar de finanas pblicas para editar regras sobre a matria. Na prtica, essa lei complementar substituiria a Lei n 4.320, de 1964. Porm, a despeito das propostas de diversas autorias que foram apresentadas no Congresso Nacional, nada foi aprovado e, at os dias atuais, a matria continua regida pelo ADCT.

Observe que a Constituio Federal no revogou a Lei n 4.320, de 1964, na sua totalidade, haja vista que permanecem em vigor muitos de seus dispositivos.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.03

No caso dos Estados e municpios, vigoram os prazos que esto estabelecidos nas respectivas constituies estaduais, leis orgnicas municipais e regimento interno das assembleias legislativas e das cmaras municipais.
Veja o diagrama a seguir, representativo do ciclo oramentrio, que utilizado em diversos textos explicativos sobre oramento e pode ser encontrado no Manual Tcnico de Oramento na pgina do Ministrio do Planejamento.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.04

Como j falamos anteriormente, o modelo oramentrio brasileiro, definido nos arts. 165 a 169 da Constituio Federal, tem por base o elo entre o planejamento e a fixao de despesas para determinado exerccio, expressos por meio dos seguintes documentos:

a) Plano Plurianual PPA

Clique no link a seguir para assistir ao vdeo explicativo sobre a ferramenta de planejamento governamental, o PPA. (tempo:11min08).

Certamente voc j ouviu falar em PPA, no? E o que vem a ser esse plano? Qual a sua durao e importncia? Vejamos. O ciclo oramentrio se inicia com a elaborao do projeto de lei do PPA no primeiro ano de governo do presidente, governador ou prefeito, e vigora a partir do ano seguinte at o primeiro ano de mandato do prximo governante, de forma a garantir a continuidade administrativa. o planejamento de mdio prazo. O plano define as despesas de capital relacionadas aos programas e aes estabelecidos, alm das estratgias, diretrizes e metas para um perodo de quatro anos. Observe que os valores financeiros so meras indicaes, pois, na prtica, o que se leva em conta so os recursos constantes do oramento. No mbito federal, a elaborao do projeto de lei do PPA coordenada pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), e, se necessrio, o governo pode enviar a cada ano um projeto de lei de reviso do PPA. Isso demonstra que o planejamento flexvel e que o PPA pode, durante o perodo de vigncia, sofrer alteraes.

Tanto o PPA originalmente encaminhado quanto as suas modificaes tm que ser apreciados pelo Poder Legislativo.

O projeto de lei do PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional at 31 de agosto do primeiro ano de cada mandato presidencial, devendo ser aprovado at o encerramento da sesso legislativa, em 22 de dezembro. Contudo, na esfera federal, esse prazo, muitas vezes, no foi obedecido.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.05

b) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO)

uma lei anual que estabelece, entre outros assuntos, as metas e prioridades do governo, ou seja, as obras e os servios mais importantes a serem realizados no ano seguinte. A LDO dita as regras que devero ser observadas na formulao do projeto da LOA pelo Poder Executivo e na discusso, votao e aprovao pelo Poder Legislativo. Lembre-se: a LDO subordina-se ao PPA, no que concerne programao prioritria. Na Unio, o projeto da LDO amplo e complexo e deve ser enviado ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril. Caso no seja aprovado at o dia 17 de julho, no permitido ao Congresso Nacional entrar em recesso. O processo de elaborao da LDO e da LOA de competncia da Secretaria de Oramento Federal (SOF), rgo central de oramento vinculado ao Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG).

Assista explicao didtica sobre o papel da LDO e a sua relao com o Oramento Pblico, oferecida pelo Professor Ilvo Debus. Regule o som do seu equipamento e fique atento! (tempo: 11min45)

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.06

c) A Lei Oramentria Anual - LOA

No vdeo que se acessa aqui, voc tem uma explicao que detalha a LOA, bem como uma reviso da classificao de Receita e Despesa, estudada no mdulo anterior. No perca! (tempo: 16min40)

Como j estudamos, na LOA que o governo demonstra todas as receitas e despesas para o ano seguinte. A LOA composta de trs documentos, tambm chamados de esferas: fiscal, seguridade social e investimento das empresas estatais. O oramento fiscal contempla os gastos em infraestrutura, educao, agricultura, manuteno dos rgos, transferncias de receitas tributrias federais para Estados e municpios, entre outros, e discrimina as receitas de acordo com a origem. O oramento da seguridade social lista os desembolsos com benefcios previdencirios (aposentadorias, penses, etc.), assistncia social e sade e discrimina as receitas de contribuies sociais e de transferncias recebidas do oramento fiscal. O oramento de investimento das empresas estatais contempla apenas este tipo de gasto, com as respectivas fontes de financiamento. Observe que os demais gastos das estatais, como manuteno e pagamento de pessoal, no entram na LOA.

Unidade 1 - Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO; Lei Oramentria Anual - LOA - pag.07

Caso o projeto da lei oramentria no seja aprovado at 31 de dezembro, o Pas ficar sem lei oramentria?

No, se o projeto da lei oramentria no for aprovado pelo Congresso Nacional at o dia 31 de dezembro, a programao poder ser executada para o atendimento das despesas que constituem obrigaes constitucionais e legais da Unio.

O modelo estabelecido na Constituio Federal tem, ao longo dos anos, recebido crticas relacionadas ao seu formato e contedo, principalmente no que concerne LDO. Contudo, incontestvel que o modelo representou um enorme avano para a regulamentao da matria oramentria, garantindo a harmonia que deve existir entre os documentos: a lei oramentria deve estar de acordo com as normas definidas na LDO e obedecer programao contida no PPA para o ano a que se refere. E mais: a linguagem utilizada no PPA a mesma utilizada no oramento.

Leia o artigo: "Carta de 1988 criou modelo oramentrio".


(fonte: Jornal do Senado - Institucional / Constituio 20 anos - 02/10/2008)

Autoavaliao - Mdulo III - Unidade 1 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Mdulo IV - O Processo Oramentrio no Poder Legislativo

A Constituio Federal de 1988 devolveu ao Congresso Nacional a prerrogativa de participar efetivamente do oramento, instituindo uma comisso mista de carter permanente para tratar da matria.

Ao final do seu estudo, voc estar apto a:

identificar a estrutura e as etapas definidas para a apreciao do oramento; descrever a importncia dos princpios oramentrios, bem como identific-los no texto constitucional.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA

Unidade 1 A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA.

Voc estudou na unidade anterior os documentos que fazem parte do sistema oramentrio. Nesta unidade, vamos verificar qual a participao do Poder Legislativo no processo oramentrio, esperando que, ao final, voc identifique a estrutura e as etapas definidas para a apreciao do oramento.

A Constituio Federal atribuiu competncia a uma comisso mista permanente de senadores e deputados para examinar e emitir parecer sobre os projetos relativos ao PPA, LDO, LOA e aos crditos adicionais, bem como s emendas a eles apresentadas. Para cumprir essa determinao, o Congresso Nacional criou, pelo Regimento Comum, a Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO, regida pela Resoluo n 01, de 2001 CN, at o exerccio de 2006, quando foi baixada a Resoluo n 1, de 2006 - CN.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.02

A CMO tem por competncia, alm das previstas na Constituio Federal, examinar e emitir parecer

sobre os documentos pertinentes ao acompanhamento e fiscalizao da execuo oramentria e financeira e da gesto fiscal, conforme determinao da Lei da Responsabilidade Fiscal.

Ateno para uma importante inovao promovida pela Resoluo n 1, de 2006 / CN: O nmero de membros da CMO foi reduzido de 84 parlamentares (63 deputados e 21 senadores) para 40 (30 deputados e 10 senadores).

Alm disso, estabeleceu a renovao integral dos membros da Comisso titulares e suplentes a cada sesso legislativa, que compreende o perodo de um ano. Ou seja, veda a designao, para membros titulares e suplentes, de parlamentares que integraram a Comisso anterior.

Voc sabia? Para toda e qualquer matria a ser examinada pela CMO designado um relator. A Resoluo determina que haja rodzio para os relatores das principais leis oramentrias: LDO, PPA e LOA. Um mesmo parlamentar s poder exercer uma dessas relatorias a cada legislatura, que compreende o perodo de quatro anos. Essa medida tem por objetivo dar oportunidade a todos os membros da Comisso, inclusive aos suplentes.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.03

No caso da LOA, devido ao seu tamanho e aos interesses e valores que envolve, designado um relator para a receita e outro para a despesa, denominado de Relator Geral, e o projeto dividido em 10 reas temticas para a despesa, que so: I - Infraestrutura; II - Sade; III - Integrao Nacional e Meio Ambiente; IV - Educao, Cultura, Cincia e Tecnologia e Esporte; V - Planejamento e Desenvolvimento Urbano; VI - Fazenda, Desenvolvimento e Turismo; VII - Justia e Defesa; VIII - Poderes do Estado e Representao; IX - Agricultura e Desenvolvimento Agrrio; X - Trabalho, Previdncia e Assistncia Social.

Cada rea examinada por um parlamentar, denominado de Relator Setorial, responsvel pelo relatrio e pela apreciao das emendas apresentadas rea sob a sua responsabilidade. Os projetos do PPA e da LDO no so divididos em reas, sendo examinados por apenas um relator cada. Observe outro ponto importante includo pela Resoluo n 1/2006 - CN: o relatrio da LOA s pode ser apreciado aps a aprovao, pelo Congresso Nacional, do projeto do PPA ou de projeto de lei que o revise. Essa foi uma medida de reconhecimento da devida importncia do PPA no processo oramentrio e tambm por uma questo de lgica, haja vista que a LOA o detalhamento do PPA para o ano a que se refere.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.04

Voc deve estar se perguntando: j aconteceu algum caso de aprovao do oramento antes do PPA?

Sim, em alguns anos, o projeto da LOA foi aprovado antes que o Parlamento se pronunciasse sobre a programao constante do PPA, em uma clara quebra da hierarquia que deve existir entre as leis oramentrias. correto voc indagar: se o Mdulo IV se refere apenas ao processo na esfera federal, qual o interesse que pode ter para Estados e municpios? O interesse nacional e advm do fato de que, no oramento federal, esto valores que sero repassados para Estados e municpios, seja por incluso de emendas de parlamentares, seja por constarem do projeto elaborado pelo Poder Executivo. As emendas so a forma mais efetiva de participao do Congresso Nacional no processo oramentrio. A apresentao de emendas uma atividade legtima, inserida no contexto dos papis tpicos do Legislativo, e desperta a maior ateno dos parlamentares e das bancadas estaduais. Isso ocorre em razo de ser esta a oportunidade para realizar alocaes de recursos em benefcio das localidades que representam.

As emendas so apresentadas apenas ao projeto da LOA? No, os projetos do PPA e da LDO tambm so passveis de recebimento de emendas. As emendas LDO devem ser compatveis com o PPA vigente, que hierarquicamente superior, e as emendas LOA subordinam-se a ambos. Ento, o parlamentar pode apresentar todo tipo de emenda que desejar? No, as emendas ao projeto oramentrio devem obedecer s regras estabelecidas pela Constituio Federal, como: no aumentar o total de despesas previsto no oramento; a incluso de nova despesa, ou aumento de despesa j prevista, s pode ser acatada se houver a indicao de recursos provenientes do cancelamento de outra programao; proibido cancelar recursos de despesas com pessoal, benefcios da previdncia, transferncias constitucionais, juros e amortizao da dvida pblica.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.05

De acordo com a Resoluo n 1/2006 CN, segundo a autoria, as emendas podem ser: Coletivas Individuais As coletivas so as emendas apresentadas pelas comisses permanentes do Senado Federal e da Cmara dos Deputados e pelas bancadas estaduais, que so constitudas pelos representantes deputados e senadores dos Estados. Exemplo: Comisso de Educao, Comisso de Agricultura e Reforma Agrria, Bancada do Estado de Minas Gerais, Bancada do Estado do Par.

As comisses permanentes s podem apresentar emendas referentes rea de sua competncia. Por exemplo, a comisso s pode apresentar emendas para essa rea. E mais: as emendas tm que ter carter nacional, ou seja, devem beneficiar todo o Pas, sendo vedada a apresentao de emendas destinadas a Estados e municpios. As emendas de bancada, obviamente, devem destinar recursos para as aes de interesse do Estado que representam.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.06

A emenda individual, como a prpria denominao indica, apresentada pelo parlamentar individualmente. Porm, atente que a apresentao de emenda uma faculdade do parlamentar e no uma obrigao. Existe algum deputado ou senador que no apresenta emenda? Sim, alguns poucos parlamentares, por no concordarem com o processo de alterao do projeto encaminhado pelo Poder Executivo, se abstm de apresentar emenda. No que se refere quantidade de emendas, as comisses permanentes podem apresentar at cinco emendas ao projeto do PPA, at cinco ao projeto da LDO e at oito ao projeto da LOA. As bancadas estaduais podem apresentar ao projeto do PPA at cinco emendas de interesse do Estado, at cinco emendas ao projeto da LDO e de dezoito a vinte e trs emendas ao projeto da LOA, dependendo do nmero de parlamentares na bancada. O parlamentar pode apresentar individualmente at dez emendas ao projeto do PPA e at cinco ao projeto da LDO. Quanto ao projeto da LOA, estabelecido o limite de vinte e cinco emendas, subordinadas a um valor financeiro total que definido anualmente pelo Relator Geral do Oramento no seu relatrio preliminar.

As emendas individuais, em geral, so destinadas aos municpios, como, por exemplo: ampliao do sistema de abastecimento de gua na localidade de So Miguel no municpio X, manuteno da infraestrutura urbana do municpio Y.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.07

Observe que, de posse da informao sobre o valor a que tem direito, o parlamentar pode apresentar ao oramento o nmero de emendas que desejar, limitado ao mximo de vinte e cinco. Por exemplo: pode concentrar o valor em uma s emenda ou dividi-lo em quantas achar necessrio. Vamos a um exemplo: Suponha que o parecer preliminar estabelea que o valor que cabe a cada parlamentar de R$ 8

milhes. O deputado A decide distribuir o valor igualmente, ou seja, ele apresentar 25 emendas com valor de R$ 320 mil cada. O deputado B prefere apresentar cinco emendas com o valor de R$ 1,6 milho cada. O Deputado C acha melhor destinar o valor total para apenas uma emenda. Entendeu? As emendas ao oramento despertam o maior interesse dos membros do Poder Legislativo e tambm dos prefeitos e governadores, que encaminham os pleitos aos seus representantes. E depois de apresentadas, qual o destino dessas emendas? Lembra-se de que, em nosso estudo, vimos que essas matrias so examinadas por relatores setoriais? Pois bem: de posse das emendas, os relatores de cada rea temtica as analisam, podendo acatar ou rejeitar as que esto em desacordo com as normas. E, assim, elaboram seus relatrios, que sero apreciados pela CMO.

Unidade 1 - A Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao - CMO e o processo de apreciao e de alterao do PPA, da LDO e da LOA - pag.07

E o processo encerra a? No, todas as matrias oramentrias aprovadas pela CMO so encaminhadas ao Plenrio do Congresso Nacional, que tem o poder de aprovar, rejeitar, no todo ou em parte, as decises da Comisso. Em sendo aprovada, a matria encaminhada ao Presidente da Repblica para sano. No podemos esquecer que esse rito tcnico eminentemente poltico, as decises so polticas, o momento em que o Parlamento decide onde sero alocados os recursos pblicos. No que concerne aos Estados e municpios, pode mudar o processo, mas o carter poltico idntico.

A despeito de toda a crtica que recebe da imprensa e da sociedade organizada, o processo oramentrio vem sendo aperfeioado ao longo do tempo. Est longe do ponto timo, porm, a cada ano so incorporadas medidas moralizadoras e de controle visando evitar o desvio dos recursos. O Congresso Nacional o frum onde se trava, legitimamente, a luta pelos recursos pblicos, sendo que a CMO desempenha o papel poltico e o tcnico.

Leia o texto publicado no Correio Brasiliense de 8/11/2008, sob o ttulo: A Guerra das Emendas

Autoavaliao - Mdulo IV - Unidade 1 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Mdulo V - Execuo Oramentria

A execuo do oramento tema de maior relevncia dentro da administrao pblica, posto que a etapa em que so efetivamente aplicados os recursos programados. Nas unidades anteriores, estudamos os aspectos relacionados elaborao e apreciao do oramento.

Passaremos, agora, etapa da execuo, ou seja, da alocao dos recursos, esperando que, ao final do Mdulo, voc identifique a operacionalizao do oramento e as normas que disciplinam o processo.

Unidade 1 - A programao oramentria e financeira e o contingenciamento

Unidade 1 A programao oramentria e financeira e o contingenciamento.

Na unidade anterior, conhecemos aspectos importantes da execuo do oramento. Agora, vamos verificar que o oramento flexvel e que pode sofrer alteraes durante a execuo; ao final, voc ser capaz de identificar com facilidade os tipos de mudanas que podem ser feitas. Vamos l!

A partir da aprovao pelo Congresso Nacional, sano pelo Presidente da Repblica e publicao no Dirio Oficial da Unio, o oramento est apto a ser executado. O processo semelhante nos Estados e municpios. A execuo oramentria regida por normas constitucionais, por dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e pela LDO do exerccio a que se refere. Como voc j sabe, no permitido iniciar a execuo de programas e aes que no constem do PPA e que no estejam autorizadas no oramento. A partir da publicao do oramento, o governo dispe do prazo de trinta dias para editar o decreto de programao oramentria e financeira, visando ajustar a realizao da despesa ao fluxo da entrada dos recursos.

uma medida necessria para manter o equilbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada. Por outro lado, permite s unidades oramentrias saber, de antemo, o volume de recursos que podero comprometer mensalmente. E por que isso? Porque os recursos no entram de uma s vez e ao mesmo tempo nos cofres do governo.

Unidade 1 - A programao oramentria e financeira e o contingenciamento - pag.02

A partir da edio do decreto, as unidades oramentrias esto aptas a executar a programao, ou seja, dar cumprimento ao que est estabelecido na lei oramentria. A execuo pode ser feita diretamente pela unidade oramentria ou atravs de convnios com outras entidades, Estados e municpios. Invariavelmente, todos os anos, ouvem-se crticas e reclamaes dos parlamentares a respeito da execuo do oramento. Ou melhor, acusam o governo de no executar, ou seja, de no liberar os recursos para as emendas que foram includas no oramento.

Isso verdadeiro? Se for, por que acontece?

Para responder, sugerimos que voc leia, novamente, a Unidade III, que trata do carter autorizativo do oramento. Saiba que a LRF autoriza o governo a editar decreto contingenciando as despesas se, ao final de um bimestre, for verificado que a receita arrecadada est menor que o valor estimado e que pode comprometer o atingimento das metas fiscais estabelecidas. Atente que no se trata de corte na programao e sim do estabelecimento de um limite temporrio para a efetivao da despesa. Esse limite ser modificado, e at revogado, quando a receita apresentar o desempenho esperado.

Unidade 1 - A programao oramentria e financeira e o contingenciamento - pag.03

E quais as despesas que podem ser contingenciadas? Exatamente aquelas que no tm carter obrigatrio, ou seja, as discricionrias, nas quais se incluem as emendas de parlamentares. Da a revolta e os pronunciamentos inflamados de deputados e senadores com afirmativas do tipo o oramento no Brasil uma pea de mera fico, de que adianta apresentar e aprovar as emendas se elas no so executadas?. Observe um detalhe: mesmo que a programao, objeto da emenda aprovada, no esteja condicionada e que exista vontade poltica para implement-la, os recursos no iro automaticamente para o beneficirio Estado ou municpio , pois dependem da elaborao de convnio, que obedece a regras definidas na lei de diretrizes oramentrias. Algumas vezes, o municpio a ser beneficiado com a ao programada no est apto a elaborar convnio com a Unio, por no atender a alguma das regras estabelecidas na LDO.

Nem sempre o que consta no oramento executado; depende do comportamento da receita, do tipo de despesa programada, da situao do beneficirio dos recursos no caso dos convnios e da vontade poltica do chefe do Poder Executivo.

Autoavaliao - Mdulo V - Unidade 1 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Objetivas" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Unidade 2 - Alterao oramentria e apreciao pelo Poder Legislativo

Unidade 2 Alterao oramentria e apreciao pelo Poder Legislativo

Na unidade anterior, conhecemos aspectos importantes da execuo do oramento. Agora, vamos verificar que o oramento flexvel e que pode sofrer alteraes durante a execuo; ao final, voc ser capaz de identificar com facilidade os tipos de mudanas que podem ser feitas.

Conforme j estudamos, a lei oramentria fixa o limite mximo para o gasto da administrao pblica. Podem ocorrer, entretanto, omisses de aes necessrias, falhas na previso de gastos ou na arrecadao da receita que requeiram do governo medidas visando adequar cada situao.

Imagine que voc trabalha no departamento financeiro da prefeitura do seu municpio e que o prefeito deseja saber se h possibilidade de realizar uma importante obra no valor de R$ 10.000,00. Voc examina o oramento e verifica que existe autorizao para a obra, mas que o valor disponvel de R$ 7.000,00.

O que fazer ento? Existe soluo para atender ao pedido do prefeito? Como?

Sim, a soluo para o caso alterar a lei oramentria aprovada. A alterao da lei oramentria feita por meio da abertura de crdito adicional, cujas normas so iguais para a Unio, Estados, Distrito Federal e municpios.

A Lei n 4.320, de 1964, define crditos adicionais como as despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei de oramento, sendo que as modalidades so: suplementares, especiais e extraordinrias.

Unidade 2 - Alterao oramentria e apreciao pelo Poder Legislativo - pag.02

Os crditos suplementares so destinados ao reforo de dotao oramentria existente, enquanto os crditos especiais so destinados a despesas para as quais no haja previso oramentria especfica. A Constituio Federal probe a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem a indicao dos recursos correspondentes. Portanto, a abertura do crdito depende da existncia de recursos disponveis para atender despesa. O mais comum obter os recursos por meio do cancelamento do valor de outra programao. Contudo, podem ser utilizados, tambm, o excesso de arrecadao, se houver, os recursos oriundos de operao de crdito, ou o supervit financeiro apurado em exerccio anterior (ou seja, saldos livres de caixa deixados pela execuo do ano anterior).

A Constituio prev ainda em seu art. 166, pargrafo oitavo, que se uma parcela das receitas da lei oramentria anual ficar sem despesas correspondentes (por estas terem sido vetadas ou canceladas por emendas), esse valor pode ser oferecido tambm como fonte para crditos suplementares e especiais. Tanto a Lei n 4.320, de 1964, quanto a Constituio Federal permitem que a prpria lei oramentria anual possa ser utilizada para autorizar o Poder Executivo a abrir, durante o exerccio, crditos suplementares at determinada importncia. O que isso quer dizer? Significa que o governante no necessita pedir ao Poder Legislativo a alterao, ou seja, ele mesmo pode alterar o oramento por decreto. Contudo, ateno: a autorizao dada somente para suplementar programao existente e at determinado valor, que, em geral, corresponde a vinte e cinco por cento do total aprovado para a ao. A cada exerccio, essa matria disciplinada, tambm, pela LDO correspondente.

Unidade 2 - Alterao oramentria e apreciao pelo Poder Legislativo - pag.03

Os crditos extraordinrios destinam-se a atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. A Constituio Federal determina que os crditos dessa natureza sejam abertos por meio de medidas provisrias. Voltando ao estudo de caso apresentado no incio desta unidade: a soluo recorrer ao crdito suplementar, ou seja, elaborar um projeto de lei solicitando o valor de R$ 3.000,00, propondo o cancelamento desse valor em outra programao, encaminh-lo cmara de vereadores com a justificativa pertinente e aguardar a aprovao. Em sendo aprovado, incorporado ao oramento, e a obra pode ser realizada. E se, ao examinar o oramento, voc verificar que no existe a autorizao para a obra em questo? O procedimento, nesse caso, recorrer ao crdito especial, j que a obra no est prevista, trata-se de programao nova. O encaminhamento o mesmo. No caso da Unio, compete CMO a apreciao dos pedidos de crdito adicional encaminhados pelo Poder Executivo. O processo semelhante ao da apreciao da LOA, porm, em verso simplificada. definido um relator, os parlamentares podem apresentar emendas, e o projeto, depois de aprovado pela Comisso, encaminhado ao Plenrio do Congresso Nacional para apreciao.

Unidade 2 - Alterao oramentria e apreciao pelo Poder Legislativo - pag.04

Nos ltimos anos, o prprio Congresso Nacional vem editando normas na LDO, de forma a coibir excessos na apresentao de emendas e impedir que os crditos encaminhados pelo Poder Executivo sejam desvirtuados em seu objetivo original. Finalmente, se for aprovado, o projeto de lei enviado ao Poder Executivo para sano, publicao e incorporao ao oramento vigente.

A participao do Poder Legislativo no oramento indispensvel em todas as fases do processo, para dar legitimidade a qualquer alterao na pea oramentria, pois uma lei s pode ser alterada por outra lei. A Constituio Federal, no art. 167, 3, estabelece que a abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, utilizando o instrumento da medida provisria. Observa-se, entretanto, que o Poder Executivo, h bastante tempo, vem utilizando esse instrumento de maneira excessiva e sem observar os pressupostos constitucionais a respeito.

Essa situao foi objeto de manifestao do Supremo Tribunal Federal, conforme leitura indicada: "STF suspende medida provisria sobre crdito extraordinrio de R$ 1,65 bi".

Estudo de Caso Veja, na prtica, como se processam as alteraes oramentrias por meio dos crditos adicionais. Clique aqui para acessar o material para estudo. Sucesso!

Autoavaliao - Mdulo V - Unidade 2 (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Avaliaes" no menu lateral e realize a atividade proposta.)

Concluso

Conclumos nosso curso! Esperamos que voc tenha obtido sucesso no sentido da assimilao dos novos conceitos e da consolidao daqueles que voc j conhecia, de tal forma que possa utiliz-los na sua atividade profissional. Chegamos ao fim do estudo introdutrio, mas no esgotamos os aspectos pertinentes matria. O processo oramentrio dinmico, bem como a legislao que o disciplina; portanto, haver sempre um aspecto novo a ser discutido e analisado.

Avaliao Final (Para a fixao do contedo estudado, clique em "Avaliao" no menu lateral, clique em Discursivas e realize a avaliao final do curso. Observe que so 3 questes, somando 40 pontos. Sucesso!.)

Crditos

Crditos

Conteudista Odia Rossy Campos Coordenao Simone Dourado Valria Maia e Souza Reviso para o novo acordo ortogrfico Marcia Lyra Nasciemnto Egg Professores-tutores Simone Dourado Valria Maia e Souza Ncleo pedaggico Carlos Eugnio Escosteguy Danuta Horta Ivone Gomes Jenifer de Freitas Jos Vicente dos Santos Marcelo Larroyed Mrcia Perusso Priscilla Damasceno Polliana Alves Rosngela Rabello Simone Dourado Valria Maia e Souza William Robespierre Athanazio Ncleo web Alessandra Brando Bruno Carvalho Carlos Inocente Francisco Wenke Renerson Ian Snia Mendes Ncleo administrativo Fernanda Plentz Luciano Marques Paula Meschesi

Joo Luiz Jnior

Das könnte Ihnen auch gefallen