Sie sind auf Seite 1von 2

Conceito de Constituio.

1 - Sentido Sociolgico: Fernand Laalli Constituio a soma dos fatores reais de poder que emanam da populao. segundo Laalli constituio no uma folha de papel/documento a soma dos fatores de poder que emana a populao. todo agrupamento humano tem uma constituio. 2 Sentido Poltico: Kall Shimitt uma deciso poltica fundamental da populao. Para Shimitt constituio tambm no um papel/documento apenas, e sim uma deciso poltica fundamental. uma posio decisionista : que decide alguma coisa. 3 Sentido Jurdico: Hams Kelsen uma lei mais importante de todo o ordenamento jurdico O ordenamento jurdico um sistema hierrquico de normas (onde existe uma mais importante que a outra).

1 CF 2 TRATADOS INTERNACIONAIS que versa sobre direitos humanos. 3 LEI COMPLEMENTAR,LEI ORDINRIA, LEI DELEGADA, MEDIDA PROVISRIA(TEM FORA DE LEI), DECRETO LEGISLATIVO, RESOLUO. (Segundo o STF, Lei complementar e Lei Ordinria possuem a mesma hierarquia). Piso da Piramide atos infralegsis, decretos, portarias, etc., (tema funo de Regulamentar a lei que lhe superior.)

Os tratados internacionais? Os tratados internacional pode ingressa no direito brasileiro? Sim eles podem. Desde que tenha passado um procedimento conforme aseguir 1 - Assinatura do Tratado: Art. 84 CF inciso 8 - compete privativamente ao presidente a assinatura. 2 - Referendo do congresso Nacional : Art. 49 inciso 1 da CF.: resolver e atravs do Decreto legislativo que feito esta aprovao do congresso nacional 3 Decreto Presidencial.

Qual a hierarquia dos tratados internacionais? A - Regra Geral ingressa Com fora de Lei Ordinria. B Se o tratado internacional versar sobre direitos humanos e for aprovado pelas duas casas (CAMARA E SENADO) do congresso nacional, em dois turnos e por 3/5 de seus membros ter hierarquia de EMENDA CONSTITUCIONAL.( ART 5 PARAG. 3 cf acrescentado pela emenda 45 de 2004) C Os tratados Internacionais sobre direitos humanos no aprovados com o procedimento do art. 5 paraf. 3 - (ex: Pacto de So Jose da Costa Rica convenso Americana de direito Humanaos) Elas esto acima das leis do Brasil e abaixo da Constituio. Graas a esse entendimento que o SFT dez de 2008 _ No existe mais no Brasil a priso civil do depositrio infiel. S existe priso civil do devedor voluntario de alimentos. O SFT dez de 2009 editou a sumula vinculante 25 dizendo: no existe mais priso no Brasil do depositrio infiel.

A constituio o pressuposto de validade de todas as leis, ou seja de todas as existentes no Brasil. Para que uma lei seja valida, precisa ser compatvel com a constituio e assim se torna uma lei constitucional ou ento se torna inconstitucional.

Das könnte Ihnen auch gefallen