Sie sind auf Seite 1von 2

PR-TCNICO BIOLOGIA-Prof(a).

GISELE ROLIM FICHA N 11 REINO PLANTAE GRUPO GIMNOSPERMA


GRUPO DAS GOMNOSPERMAS As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') so plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequias e os ciprestes. A grande evoluo neste grupo de plantas foi o surgimento da semente. As sementes destas plantas no esto protegidas pelo fruto, como nas angiospermas, porm a semente garante enorme proteo e alimentao ao embrio. O grupo das gimnospermas atuais composto de quatro filos: Cycadophyta Ginkgophyta Conipherophyta Gnetophyta Figura 1. Araucria, um tipo de Conipherophyta (confera). No interior do vulo, o grande esporo que ele abriga se desenvolve e forma uma estrutura que guarda a oosfera, o gameta feminino. Uma vez no interior do vulo, o ncleo espermtico fecunda a oosfera, formando o zigoto. Este, por sua vez, se desenvolve, originando um embrio. medida que o embrio se forma, o vulo se transforma em semente, estrutura que contm e protege o embrio.

As gimnospermas possuem razes, caule e folhas. Possuem tambm ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estrbilos. Em muitas Gimnospermas, como os pinheiros e as sequias, os estrbilos so bem desenvolvidos e conhecidos comocones - o que lhes confere a classificao no grupo das conferas. H produo de sementes: elas se originam nos estrbilos femininos. No entanto, as gimnospermas no produzem frutos. Suas sementes so "nuas", ou seja, no ficam encerradas em frutos. REPRODUO DAS GIMNOSPERMAS Vamos usar o pinheiro-do-paran (Araucria angustiflia) como modelo para explicar a reproduo das gimnospermas. Nessa planta os sexos so separados: a que possui estrbilos masculinos no possuem estrbilos femininos e viceversa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estrbilos podem ocorrer numa mesma planta. O estrbilo masculino produz pequenos esporos chamados gros de plen. O estrbilo feminino produz estruturas denominadas vulos. No interior de um vulo maduro surge um grande esporo. Quando um estrbilo masculino se abre e libera grande quantidade de gros de Figura 2. Cone ou estrbilo. plen, esses gros se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento at o estrbilo feminino. Ento, um gro de plen pode formar uma espcie de tubo, o tubo polnico, onde se origina o ncleo espermtico, que o gameta masculino. O tubo polnico cresce at alcanar o vulo, no qual introduz o ncleo espermtico.

Figura 3. Ciclo de vida das Gimnospermas Nos pinheiros, as sementes so chamadas pinhes. Uma vez formados os pinhes, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta. A semente pode ser entendida como uma espcie de "fortaleza biolgica", que abriga e protege o embrio contra desidratao, calor, frio e ao de certos parasitas. Alm disso, as sementes armazenam reservas nutritivas, que alimentam o embrio e garantem o seu desenvolvimento at que as primeiras folhas sejam formadas. A partir da, a nova planta fabrica seu prprio alimento pela fotossntese.

Figura 4. Pinha e a semente pinho da Araucria.

Rod. Augusto Montenegro- Conj. Cohab-263 Marambaia Fone:3238-0803

PR-TCNICO BIOLOGIA PROF. GISELE ROLIM


EXERCCIOS (FUVEST) Um estudante fez as seguintes afirmaes com relao ao Pinheiro do Paran: I. Pertencem ao grupo das gimnospermas, plantas que produzem sementes nuas. II. O fruto, conhecido como pinho, comestvel. III. As flores encontram-se reunidas em inflorescncias compactas. IV. O caule um rizoma. So corretas as afirmaes: a) 1 e 4 b) 2 e 3 c) 2 e 4 d) 1 e 3 e) 1 e 2 1. 2. As gimnospermas e angiospermas so consideradas plantas superiores, possuindo, em comum, todas as partes, com exceo de: a) semente b) flor c) fruto d) endosperma e) gro de plen 3. (MACK-SP) Para diferenciar angiospermas, posso me basear na: a) ausncia de frutos nas angiospermas b) ausncia de sementes nas gimnospermas. c) ausncia de flores nas gimnospermas. d) presena de frutos nos gimnospermas. e) ausncia de frutos nas gimnospermas. gimnospermas de b) Algas, pteridfitas, gimnospermas, brifitas e angiospermas. c) Angiospermas, gimnospermas, brifitas, pteridfitas e algas. d) Pteridfitas, brifita, angiospermas, algas e gimnospermas. e) Algas, brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas. 8. (UFSCar-SP) No quadro abaixo (+) significa presena e (-) ausncia. Nesse quadro h erro na caracterizao das:

a) gimnospermas. b) brifitas c) angiospermas d) pteridfitas e) n.r.a. 9. (VUNESP) Na regio de Campos de Jordo ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paran, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se: a) A que grupo pertence esse vegetal? b) Qual a classificao do rgo que comestvel? 10. (UNIP) No Brasil, o representante mais importante das gimnospermas a aracria (pinheiro-do-paran). Estas plantas so diicas, produzem estrbilos, apresentam polinizao e so independentes do fator gua para a fecundao. Aps a fecundao formam pinhes que so dispersos por animais. Responda: a) O que so plantas diicas? b) Qual a nome das estruturas responsveis pela formao dos gros de plen e vulo? c) Qual o principal agente polinizador dessas plantas? d) O que so os pinhes? 11. (UNESP) Um estrangeiro, em visita regio sul do Brasil, teve sua ateno voltada para uma planta nativa, de porte arbreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescncias denominadas Estrbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em gua fervente. a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence? b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta? 12. (UNESP) Um turista chega a Curitiba (PR). J na estrada, ficou encantado com a imponncia dos pinheiros-do-paran (Araucaria angustifolia). beira da estrada, inmeros ambulantes vendiam sacos de pinhes. Um dos vendedores ensinou-lhe como prepar-los: Os frutos devem ser comidos cozidos. Cozinhe os frutos em gua e sal e retire a casca, que amarga e mancha a roupa. O turista percebeu que embora os pinheiros estivessem frutificando (eram muitos os ambulantes vendendo seus frutos), no havia rvores com flores. Perguntou ao vendedor como era a flor do pinheiro, a cor de suas ptalas, etc. Obteve por resposta: No sei, no, senhor! a) O que o turista comprou so frutos do pinheiro-do-paran? Justifique. b) Por que o vendedor disse no saber como so as flores do pinheiro?
Rod. Augusto Montenegro- Conj. Cohab-263 Marambaia Fone:3238-0803

4. (Unimep-SP) Com relao s gimnospermas, temos as seguintes afirmaes: I. So vegetais fanergamos vasculares. II. So plantas lenhosas, tipicamente terrestres e de clima temperado. III. Apresentam fruto que encerra matria nutritiva de reserva e que se destina proteo da semente. Assinale: a) se todas as afirmaes forem incorretas. b) se apenas uma afirmao for correta. c) se todas as afirmaes forem corretas. d) se apenas as afirmaes I e II forem corretas. e) se apenas as afirmaes II e III forem corretas. 5. (Fuvest-SP) Plantas traquefitas, isto , possuidoras de sistemas condutores de seiva bruta elaborada so: a) algas, fungos e brifitas. b) algas, pteridfitas e angiospermas. c) brifitas, pteridfitas e angiospermas. d) brifitas, gimnospermas e angiospermas. e) pteridfitas, gimnospermas e angiospermas. 6. (UFSCar-SP) O bolor, musgo, a samambaia e o pinheiro-doparan so, respectivamente: a) brifita, fungo, pteridfita, gimnosperma. b) fungo, brifita, pteridfita, angiosperma. c) fungo, brifita, pteridfita, gimnosperma. d) fungo, brifita, gimnosperma, pteridfita. e) fungo, clorofcea, pteridfita, gimnosperma. 7. (UFSCar-SP) Entre as alternativas abaixo assinale a que apresenta os grupos vegetais em srie ordenadas, domais primitivo (antigo) para o mais evoludo (recente): a) Brifitas, algas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas.

Das könnte Ihnen auch gefallen