Sie sind auf Seite 1von 3

Consolidando dados no Excel

Publicado em 21/03/2013 por Ueritom em consolidao

Se voc gostou deste post, compartilhe-o


Curtir 3 1

Share O Excel possui vrias caractersticas que so bastante teis no seu dia-a-dia. No toa que sou f declarado desta ferramenta, e no por acaso tambm que tenho este blog(hehe). Enfim, voltando ao tema, hoje vou apresentar um recurso que pode ser bastante til em determinadas situaes. Este recuso chamado de Consolidao de Dados. Este recurso serve para resumir vrios dados em uma nica tabela, que podem ou no vir de outros arquivos. Por exemplo: voc pode ter planilhas mensais de vendas ou vrios documentos com vendas de filiais, caso voc tenha empresa, e deseje ter informaes mais sucintas sobre o desempenho da mesma, entre vrias outras situaes. Vou dar um exemplo simples, que est disponvel

na imagem abaixo:

No exemplo, vamos imaginar que uma loja vende roupas e possui 3 filiais. Ela quer ter um resumo do total vendido no primeiro trimestre do ano, de cada produto. A tabela acima est em branco, porm ser alimentada com dados que indicam o total de peas de cada tipo vendidas em cada loja. O documento possui 4 planilhas, chamadas de Janeiro , Fevereiro , Maro eResumo , conforme imagem abaixo:

Inicialmente, vamos colocar o modelo acima nas 4 planilhas, para que as mesmas fiquem alinhadas. Pode copiar e colar se quiser. Aps isto, iremos digitar valores aleatrios para nas clulas de cada planilha de janeiro a maro, para podermos fazer a Consolidao em seguida. Veja um exemplo que fiz para a planilha de janeiro:

As outras duas planilhas mensais (fevereiro e maro) sero preenchidas neste mesmo estilo. Digite valores quaisquer e em seguida vamos prxima etapa.

FAZENDO A CONSOLIDAO
V planilha Resumo e selecione todo o intervalo a ter dados preenchidos (neste caso de B2 a D8) e em seguida selecione a opo Dados -> Consolidar. Voc ver uma tela parecida com esta:

Primeiro temos que adicionar as referncias. Primeiro clique no boto destacado para localizaras referncias. Cada intervalo a ser consolidado uma referncia, e voc ter que adicionar todas. Clique no boto, v planilha Janeiro e selecione o intervalo. Clique em Adicionar . Repita o procedimento para Fevereiro e Maro . Ao final, deve ficar assim:

Se voc quiser que a tabela se atualize automaticamente caso algum valor seja alterado, marque a opo Criar vnculos com dados de origem. Na parte de cima, em Funo , voc definir qual funo deve ser utilizada na Consolidao. Para este exemplo, deixarei afuno SOMA mesmo. Aps clicar em OK, a planilha Resumo ficar assim:

Note que apareceu uma coluna antes das colunas dos nmeros, e que as mesmas esto crescendo de 4 em 4 (1, 5, 9, etc..). Isso acontece porqu ao fazer a Consolidao (quando cria vnculos com dados de origem) o Excel insere os valores originais na planilha consolidada, porm ficam ocultos. Caso voc queira exibi-los, basta clicar no sinal de mais que aparece na coluna mais esquerda. Por hoje isso, espero que tenha ficado claro o funcionamento deste recurso. Em caso de dvida, envie e-mail para contato@feranoexcel.com que tentarei esclarec-las. At mais, Ueritom

Das könnte Ihnen auch gefallen