Sie sind auf Seite 1von 7

Colaboradores a favor da ordem: a participao da sociedade junto aos rgos de represso na cidade do Recife

Jos Rodrigo de Arajo Silva1


Resumo A partir do dia 31 de maro de 1964 instaura-se no Brasil um estado de exceo, formado em sua maioria por militares das foras armadas, tolhendo direitos civis com a finalidade de manter a situao poltica e social vigente. Aps a disseminao das ideologias da Lei de Segurana Nacional, os militares passaram a propor a participao da sociedade junto ao estado para que atuassem como agentes de vigilncia na complexa Rede de Informaes estabelecida. Sendo assim, propomos uma reflexo das cartas enviadas por setores da sociedade aos rgos de segurana de Pernambuco, denunciando elementos e atitudes subversivas, tornando-se desta forma, co-responsveis pela manuteno da ordem. Palavras-chave: Controle Social, Rede de Informaes, Ditadura Militar.

Introduo

A Ditadura Civil-Militar foi implantada no Brasil em 1 de Abril de 1964, o golpe foi proferido contando com apoio de pessoas e entidades da sociedade civil, alguns rgos representativos do poder econmico, importantes rgos de comunicao de massa e uma parte da hierarquia Catlica. Tendo em vista sua dimenso, e justificando o golpe como Revoluo, os militares criaram mecanismos para aliar a populao junto aos mesmos e assim perpetuar o mximo de tempo possvel no poder. No presente artigo, explicitaremos alguns desses artifcios mostrando o apoio da populao atravs de cartas que no s denunciavam subversivos, mas mostravam a viso de parte da sociedade que colaborou com o sistema estabelecido.

1. Fabricando o colaborador

Junto ao golpe de estado, os militares disseminaram a poltica de Segurana Nacional que instigava a populao a atuar junto ao governo na defesa do mesmo, para que atravs de uma atuao em parceria, houvesse um desenvolvimento
1

Aluno de graduao em Histria da Universidade de Pernambuco e pesquisador do Grupo de Estudos em Histria Sociocultural da Amrica Latina (GEHSCAL). E-mail: rodrigope81@hotmail.com

53

sistemtico no pas. Para tanto, seria preciso estruturar dois esquemas de propaganda: O primeiro a favor do governo, exaltando sua imagem e convencendo a populao a apoiar o regime, e o segundo contra qualquer tipo de movimento hostil aos militares, pois estes impediriam o desenvolvimento do Brasil. Alm das propagandas, o governo estruturou uma complexa Rede de Informaes que atuou de forma integrada em todo pas. Esta rede seria responsvel pela vigilncia e controle social, e seu esquema era articulado ao ponto de integrar departamentos no s do Exrcito, mas da Marinha e da Aeronutica, atuando como auxiliares no fornecimento de informa es de supostos subversivos a fim de sufocar suas atuaes.
As prticas de vigilncia como mtodo de controle social vo sendo disseminadas pela comunidade de informao de forma hierarquizada, enquanto manifestao muito peculiar de uma vigilncia preventiva, incorporada ao aparato militar e a segmentos da sociedade, que passam a atuar em todos os nveis e direes onde haja necessidade de neutralizar as foras contrrias ao regime. (SILVA, 2002: 46)

Michel Foucault, ao dissertar sobre os recursos para um bom adestramento, identifica o poder disciplinar como um poder que, em vez de se apropriar e se retirar, tem como funo maior adestrar ou adestrar para melhor se retirar e se apropriar (...) a disciplina fabrica indivduos (FOUCAULT, 1993: 29). Nes ta perspectiva, os militares passaram criar mecanismos para implantar na sociedade o alerta necessrio, despertando o medo e colocando desta forma os civis ao lado do governo. Vejamos a seguir um panfleto distribudo para populao em que percebemos esta fabricao do informante: Declogo da Segurana: 1 - Os terroristas jogam com o mdo [sic] e o pnico. Somente um povo prevenido e valente pode combat-los. Ao ver um assalto ou algum em atitude suspeita, no fique indiferente, no finja que no viu, no seja conivente, avisa logo a polcia. As autoridades lhe do todas as garantias, inclusive do anonimato. 2 - Antes de formar uma opinio, verifique vrias vezes se ela realmente sua, ou seja, se no passa de influncia de amigos que o envolveram. No estar sendo voc um inocente til numa guerra que visa destruir voc, sua famlia e tudo o que voc mais ama nesta vida? 3 - Aprenda a ler jornais, ouvir rdio e assistir TV com certa malcia. Aprenda a captar mensagens indiretas e intenes ocultas em tudo o que voc v e ouve.
54

No vai se divertir muito com o jogo daqueles que pensam que so mais inteligentes do que voc e esto tentando fazer voc de bobo com um simples jogo de palavras. 4 - Se voc fr [sic] convidado ou sondado ou conversado sobre assuntos que lhes paream estranhos ou suspeitos, finja que concorda e cultive relaes com a pessoa que assim o sondou e avise a polcia ou o quartel mais prximo. As autoridades lhe do todas as garantias, inclusive do anonimato. 5 - Aprenda a observar e guardar de memria alguns detalhes das pessoas, viaturas e objetos, na rua, nos bares, nos cinemas, teatros e auditrios, nos nibus, nos edifcios comerciais e residenciais, nas feiras, nos armazns, nas lojas, nos cabeleireiros, nos bancos, nos escritrios, nas estaes ferrovirias, nos trens, nos aeroportos, nas estradas, nos lugares de maior movimento ou aglomerao de gente. 6 - No receba estranhos em sua casa, mesmo que sejam da polcia - sem antes pedir-lhes a identidade e observ-los at guardar de memria alguns detalhes: nmero da identidade, repartio que expediu, roupa, aspecto pessoal, sinais especiais, etc . O documento tambm pode ser falso. 7 - Nunca pare seu carro solicitado por estranhos, nem lhes d carona. Ande sempre com as portas de seu carro trancadas por dentro. Quando deixar o seu carro em algum estacionamento ou posto de servio, procure guardar alguns detalhes das pessoas que o cercam. 8 - H muitas linhas telefnicas cruzadas. Sempre que encontrar uma delas, mantenha-se na escuta e informe logo a polcia ou o quartel mais prximo. As autoridades lhe do todas as garantias, inclusive do anonimato. 9 - Quando um novo morador se mudar para o seu edifcio ou para o seu quarteiro, avise logo a polcia ou o quartel mais prximo. As autoridades lhe do todas as garantias, inclusive do anonimato. 10 - A nossa desunio ser a maior fra [sic] de nosso inimigo. Se soubermos nos manter compreensivos, cordiais, informados, confiantes e unidos, ningum nos vencer. (DEAP/DOPS, Pasta SNI, 1969) Os pontos deste documento so de fundamental importncia para compreendermos essas relaes que foram estabelecidas. Percebe-se j no primeiro ponto o jogo de alerta na populao. Ao afirmar que os terroristas jogam com o medo e o pnico, o governo deixa subentendido que os subversivos so os
55

responsveis pelo clima de tenso que permeia o pas na poca. Junto a estes manuais de proteo temos ainda os cartazes com fotos dos elementos e legendas do tipo procura-se terroristas para acentuar o pnico na sociedade. O ltimo item corrobora as reais intenes de sua disseminao. Ao afirmar que Se soubermos nos manter compreensivos, cordiais, informados, confiantes e unidos, ningum nos vencer o governo sugere a soluo para o aparente estado de instabilidade no pas. necessrio aliar o povo ao regime para obteno dos resultados desejados. As pessoas precisam colaborar, apoiar, fiscalizar e o mais importante informar todo e qualquer suspeito que ameace desestruturar o sistema. Aps criar estes mecanismos de medo, as pessoas se sentem responsveis pela manuteno da ordem, informando, como sugerido. As informaes eram processadas por uma equipe especializada que avaliava o informe e classificava em graus e nveis de veracidade das informaes:
H seis nveis de fontes e seis graus de veracidade do informe: A,B,C,D,E,F e 1,2,3,4,5,6. Um informante A1 um informe de uma fonte sempre idnea e com grande probabilidade de verdade. (...) Se o informe F6, significa que no pode se saber a idoneidade da fonte, pode ser de um maluco qualquer (...) O grosso caa no C. Quer dizer, fonte razoavelmente idnea e o informe tem possibilidades de ser verdico. O trabalho do analista juntar tudo numa pasta ou, agora, num computador, e fazer uma anlise (...) o que ele d ao chefe do escalo com o mximo que pode alcanar de preciso. (DARAJO; SOARES; CASTRO, 1994: 47)

Nos arquivos do DOPS em Pernambuco, podemos encontrar indcios dessa participao atravs das cartas enviadas aos rgos de segurana do estado, seja denunciando, informando ou at mesmo apoiando o regime, percebemos esta atuao dos civis junto ao governo. Como primeiro exemplo, temos uma carta annima enviada pela me de uma aluna do curso de medicina da UFPE, em 04 de abril de 1973:
O motivo que me levou a escrever V.Ex. foi o seguinte: Tenho uma filha estudando na U.F.P. da turma de Medicina. Ontem quando os alunos saram da universidade foram distribudos entre eles, por pessoa da faculdade, boletins, como este que aqui segue anexo. Como no quero que futuramente minha filha seja influenciada pelas idias aqui expostas, venho por meio desta, alertar as autoridades para o foco pernicioso que ali est se instalando. Alm da parte moral que pssima, h agora mais um antro de propagandista contra o regime (...) O folheto era violentssimo. Aconselhei minha me a mostrar a um capito do Exrcito vizinho dela e ele achou fortssimo. Temendo coisas piores pela frente para o nosso Estado e nossa Cidade, que preocupada resolvi comunicar o fato s autoridades competentes. (APEJE/SSP/DOPS. Pronturio: 29.222) 56

O medo est presente em todo o texto. Desde o momento do recebimento do panfleto na Universidade, at as especulaes quanto ao futuro do Estado e da cidade. Notadamente, podemos sugerir que os motivos pelos quais a me escreveu denunciando focos de atuao de resistncia foram motivaes dos alertas previamente estabelecidos pelo governo. Automaticamente ao enviar uma carta denunciando tais acontecimentos, o individuo passa a ser parte integrante da rede de informaes. Sobre a questo do medo como forma de disciplina culminando no controle social, nos esclarece Michel Foucault:
Na essncia de todos os sistemas disciplinares, funciona um pequeno mecanismo penal. beneficiado por uma espcie de privilgio de justia, com suas leis prprias, seus delitos especificados, suas formas particulares de sano, suas instncias de julgamento. As disciplinas estabelecem uma "infra-penalidade"; quadriculam um espao deixado vazio pelas leis; qualificam e reprimem um conjunto de comportamentos que escapava aos grandes sistemas de castigo por sua relativa indiferena. (FOUCAULT, 1993: 149)

Outra carta enviada Embaixada Americana no Rio de Janeiro e esta por sua vez, repassada para o DOPS de Pernambuco em 02 de outubro de 1970 ser objeto de nossa analise. A carta foi classificada pela comunidade de informaes como material referente ao Aliciamento de jovens para a subverso na cidade do Recife. A mesma foi escrita por um pai residente no Rio de Janeiro preocupado com o comportamento do filho que na ocasio morava em Pernambuco com sua me. Neste material, percebemos no apenas elementos de medo, mas de contedos relacionados moral e os bons costumes disseminados pelo regime.
Prezado senhor, Com tanta coisa acontecendo, eu me sinto at um criminoso de no contar o que sei. Eu morreria de remorso se alguma coisa acontecesse em Recife com um americano. Preste ateno. Eu sou desquitado e minha ex-mulher mora no Recife com nosso filho nico. Ano passado, ele se meteu com uns farristas, porque ele gosta muito de cantar e conheceu um tal de Lula que tem um conjunto jovem nos inferninhos de Boa Viagem. Acontece que esse tal maconheiro. Atrai os jovens com sua msica e depois vicia eles na maconha e outras drogas, quando eles no se dominam mais, leva para a casa de um irmo que mora na Rua *** n ***, para receber doutrinao comunista (...) Tem outro chamado Paulinho que veado e tambm ajuda. A mulher do Clovis vai com qualquer um, pois uma viciada e na cama vai ensinando os pensamentos do Mau (...) (APEJE/SSP/DOPS)

A preocupao do pai no apenas relacionada ao envolvimento do filho com as drogas. O texto claro quando afirma que os jovens so levados para uma casa
57

tendo a finalidade de receber doutrinao comunista. O principal alvo dos militares eram as atuaes de esquerda que tinham por base as idias comunistas, por isso o enfoque do informante ao fazer referencia ao local de encontro dos jovens. A questo da moral tambm est presente, ao especificar a conduta sexual dos outros dois integrantes. Segundo Carlos Fico, a comunidade de informaes via nas transformaes comportamentais dos anos 1960/1970 referidas sexualidade, e as drogas, por exemplo a confirmao do que supunha ser uma inteno deliberada de degenerao de supostos valores facilitadores da subverso. (FICO, 2001:187) Sendo assim, o fato dos integrantes possurem uma conduta sexual que no aprovada pelo regime, afirmando no se encaixar nos parmetros estabelecidos pela sociedade, fariam dos mesmos vulnerveis subverso. Apoiar e expressar opinio tambm eram vlidos. Na medida em que mostra sua posio em relao ao governo. Sobre este assunto, temos uma carta enviada em outubro de 1971 por um morador da cidade de Triunfo (PE) referente ao arrependimento do ex-militante Jos Gersino Saraiva, o mesmo foi colaborador de uma organizao terrorista e arrependido saiu do grupo e denunciou todos os envolvidos. O morador enviou uma carta aos militares expondo sua opinio sobre o assunto.
Sou brasileiro e meu dever lutar pela minha ptria, am-la e defender os seus interesses quando ela precisar. por esta razo que vou dar meu parecer a respeito destas cartas to importantes, expostas na revista A vitria de um terrorista, cujo tema um dos mais atuais do Brasil e que devemos lutar unidos para resolve-los [sic] antes que seja tarde demais (...) O jovem Gersino pela sua carta est muito arrependido, e quer se reabilitar perante a sociedade. O que acho ser-lhe bem difcil. No se pode confiar plenamente num arrependimento to rpido dentro de uma priso. Est ainda preso, mas, afirmou ser muito bem tratado pelas autoridades da 2 Zona Area. (APEJE/SSP/DOPS. Pronturio: 19.012)

As passagens ufanistas presentes no texto so frutos dos mesmos mecanismos que citamos anteriormente, bem como a questo da dvida sobre a real reabilitao do ex-militante. Ao encerrar a carta, o individuo alerta ao governo uma possibilidade do preso no est completamente livre das idias anteriormente compartilhadas. De modo que toda suspeita vlida para controlar, vigiar e sufocar uma manifestao do detento. Est implcito neste depoimento as marcas da estrutura estatal.
58

Diante de todas as problemticas levantadas, constatamos as lacunas ainda existentes no que diz respeito histria da Ditadura Civil-Militar. A ampliao das fontes sobre este perodo instiga o historiador a levar em considerao no apenas a histria que compe os arquivos oficiais (muitas vezes to escassos ou inacessveis), mas a utilizar elementos produzidos pela prpria sociedade que ajudam a compreender melhor toda estrutura e mecanismo que foram estabelecidos durante o perodo.

Referncia
BRASIL: Nunca mais. Prefcio de D. Paulo Evaristo Arns. 17 edio. Petrpolis: Vozes, 1986. DARAJO; Maria Celina; SOARES, Glauco Ary Dillon; CASTRO, Celso (org) Os anos de chumbo: A memria sobre 1964. Rio de Janeiro: Relume-dumar, 1994.

FICO, Carlos. Como eles agiam: Os subterrneos da Ditadura Militar-espionagem e policia poltica. Rio de Janeiro: Record, 2001

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 10. Ed. Petrpolis: Vozes, 1993

GASPARI, lio. A Ditadura Envergonhada. So Paulo: Companhia das Letras, 2002.

_____________. A Ditadura Escancarada. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes Histricas. 2a. edio. So Paulo: Contexto, 2006.

SILVA, Marclia Gama da. Informao, Represso e Memria: A construo do estado de exceo no Brasil na perspectiva do DOPS-PE (1964-1985). Tese (Doutorado) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Castelo a Tancredo. 8 Edio. So Paulo: Paz e Terra, 2004.

59

Das könnte Ihnen auch gefallen