Sie sind auf Seite 1von 25

0 quanto para D demandaria deria abarcar, aologia como itos singulares ieamento dos [ogia especiate do pblico antes,

pesqui>oltica exterd informativo ferramenta de que delas dedo factual e 1 de liberdade, rado, serve de diligente landade ltima e o ministro de ampreia, pelo ixador lvaro ciarem a puva Doratioto, to, a todos os e a minha esaentos. J/Q 1 )

Cronologia ***
Buscando a rota para as ndias, o navegador genovs Cristvo Colombo, a servio do Reino de Castela, chega ao continente americano e aporta na Ilha de San Salvador, nas Bahamas (12 OUT). O Descobrimento da Amrica abre urna disputa entre as duas potncias que ento lideravam as exploraes ultramarinas: Espanha e Portugal. O papa Alexandre VI, em sua bula Inter Coeera, concede a Portugal todas as terras a leste de um meridiano localizado a 100 lguas a oeste do arquiplago de Cabo Verde, ao passo que Espanha caberia a posse das terras situadas para alm daquele meridiano (4MAI). Portugal rejeita a bula por entender que no haveria novas terras a serem descobertas na parte que lhe caberia na "diviso do mundo". O Tratado de Trdesilhas. ou Capitulao da Partio do Mar Oceano, substitui a arbitragem pontifcia pela negociao direta entre D.Joo II de Portugal e os reis catlicos, Isabel de Castela e Fernando de Arago, definindo novo meridiano divisor a 370 lguas a oeste de Cabo Verde (7JUN). O acordo, no entanto, omisso quanto definio de qual ilha do arquiplago deveria partir a medio e que tipo de lgua seria a empregada (omisso depois descrita como "ambiguidade construtiva"). O Tratado no ser jamais reconhecido pelas demais potncias colonialistas europeias.
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 15

1/.QA

l julho de 1999

:o quanto para 10 demandaria jderia abarcar, -nologia como ritos singulares deamento dos logia especiarte do pblico lantes, pesquipoltica exterd informativo ferramenta de que delas dedo factual e de liberdade, xado, serve de diligente landade ltima e o ministro de ampreia, pelo ixador lvaro oiarem a pura Doratioto, :o. a todos os e a minha eslentos.

r;
JAQ 1 ? 1/.QA

Cronologia s i
Buscando a rota para as ndias, o navegador genovs Cristvo Colombo, a servio do Reino de Castela, chega ao continente americano e aporta na Ilha de San Salvador, nas Bahamas (12 OUT). O Descobrimento da Amrica abre uma disputa entre as duas potncias que ento lideravam as exploraes ultramarinas: Espanha e Portugal. O papa AlexandreVI, em sua bula Inter Coetera, concede a Portugal todas as terras a leste de um meridiano localizado a 100 lguas a oeste do arquiplago de Cabo Verde, ao passo que Espanha caberia a posse das terras situadas para alm daquele meridiano (4MAI). Portugal rejeita a bula por entender que no haveria novas terras a serem descobertas na parte que lhe caberia na "diviso do mundo". O Tratado de Tordesilhas, ou Capitulao da Partio do Mar Oceano, substitui a arbitragem pontifcia pela negociao direta entre D. Joo II de Portugal e os reis catlicos, Isabel de Castela e Fernando de Arago, definindo novo meridiano divisor a 370 lguas a oeste de Cabo Verde (7JUN). O acordo, no entanto, omisso quanto definio de qual ilha do arquiplago deveria partir a medio e que tipo de lgua seria a empregada (omisso depois descrita como "ambiguidade construtiva"). O Tratado no ser jamais reconhecido pelas demais potncias colonialistas europeias.
C R O N O L O G I A DAS R E L A E S I N T E R N A C I O N A I S DO B R A S I L 15

l julho de 1999

0 quanto para D demandaria deria abarcar, iclogia como itos singulares ieamento dos logia especiate do pblico mtes, pesquioltica exter1 informativo rramenta de que delas dedo factual e de liberdade, rado, serve de liligente lanlade ltima e > ministro de impreia, pelo xador lvaro jiarem a pua Doratioto, o, a todos os ; a minha esicntos.

, ; ,i

1/.Q2

Buscando a rota para as ndias, o navegador genovs Cristvo Colombo, a servio do Reino de Castela, chega ao continente americano e aporta na Ilha de San Salvador, nas Bahamas (12 OUT). O Descobrimento da Amrica abre uma disputa entre as duas potncias que ento lideravam as exploraes ultramarinas: Espanha e Portugal. O PaPa Alexandre VI, em sua bula Inter Coetera, concede a Portugal todas as terras a leste de um meridiano localizado a 100 lguas a oeste do arquiplago de Cabo Verde, ao passo que Espanha caberia a posse das terras situadas para alm daquele meridiano (4 MAI). Portugal rejeita a bula por entender que no haveria novas terras a serem descobertas na parte que lhe caberia na "diviso do mundo".

J AQA

julho de 1999

O Tratado de Tordesilhas, ou Capitulao da Partio do Mar Oceano, substitui a arbitragem pontifcia pela negociao direta entre D. Joo II de Portugal e os reis catlicos, Isabel de Castela e Fernando de Arago, definindo novo meridiano divisor a 370 lguas a oeste de Cabo Verde (7JUN). O acordo, no entanto, omisso quanto definio de qual ilha do arquiplago deveria partir a medio e que tipo de lgua seria a empregada (omisso depois descrita como "ambiguidade construtiva"). O Tratado no ser jamais reconhecido pelas demais potncias colonialistas europeias.
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 15

1/iQo

^ navegador portugus Vasco da Gama chega a Calicute, na ndia (20 MAI). Duarte Pacheco Pereira, sob instrues secretas de D. Manuel I, reali/a viagem costa norte do Brasil, com o propsito de demarcar a linha de Tordesilhas. Expedies espanholas Amrica do Sul conduzidas por Vicente Yanez Pinzn, Diego de Lepe e Alonso de Hojeda. O navegador Pinzn chegou a explorar a entrada do Rio Amazonas, que chamou de "Mar Dulce". ^ fidalgo portugus Pedro Alvares Cabral, frente de urna frota de 12 caravelas a caminho das ndias, chega a Porto Seguro, na Bahia (22 ABR), data oficial do Descobrimento do Brasil. Cerca de 4 milhes de ndios habitavam ento as terras brasileiras. Expedio de Gaspar Lemos pela costa brasileira, a servio da Coroa portuguesa, da qual tambm faz parte o navegante italiano Amrico Vespcio. Na poca, todavia, o interesse maior de Portugal no estava no Brasil, e sim nas ndias Orientais.

Aprescn! pedico gua braal

1/iQQ

ri<)

CjdnsVldi iiryio Ri

IS O O

. _

K Q1)

Parte de Lisboa a expedio de Gonalo Coelho em nova viagem exploratria ao Brasil, acompanhado por Amrico Vespcio, que faz o reconhecimento do litoral brasileiro (lojUN). Comea a explorao do paubrasil, usado na tintura de tecidos. O navio francs UEspoir, capitaneado por Binot Paulmier de Gonneville, realiza a primeira incurso na costa do Brasil (SJAN). Os franceses iniciam ativo comrcio com os indgenas. Bula do papa Jlio II confirma a validade do Tratado de Tordesilhas (26JAN). Afonso de Albuquerque, fundador do Imprio Portugus do Oriente, com sede em Goa, conquista Malaca, no Sudeste da sia (24AGO). Tem incio na Espanha a viagem exploratria ao Pxio da Prata de Juan Daz de Sols, a servio de Castela (8 our).

KQL

IS O O

16

EUGNI O VARGAS GARCIA

1531
Scute, na ndia (20 MAI). Manuel I, realiza viagem r a linha de Tordesilhas. idas por Vicente Yanez regador Pinzn chegou 3U de "Mar Dulce".
de uma frota de 12 ca-

K JQ

A presena de navios franceses preocupa Portugal, que despacha uma expedio guarda-costas, chefiada por Cristvo Jacques, para a defesa do litoral brasileiro (21 JUN).A expedio alcana at o Rio da Prata. Martinho Lutero d incio Reforma Protestante na Europa (31 our).

J ] Q

Carlos V, da casa de Habsburgo espanhola, torna-se imperador do Sacro Imprio Romano (28JUN). Ferno de Magalhes chega s Filipinas na primeira viagem de circunavegao do globo (is MAR), que ser concluda por Sebastio d'Elcano no ano seguinte. Em nome da Coroa espanhola, Hernn Corts conquista Tenochtitlan, capital do Imprio Asteca, no Mxico (13 AGO).

i. na Bahia (22 ABR), data : 4 milhes de ndios

L servio da Coroa poriano Amrico Vespcio. no estava no Brasil, e l S2 7 :m nova viagem explopcio, que faz o reco, a explorao do paulS2Q

^ segunda expedio de Cristvo Jacques ao litoral brasileiro chega a Pernambuco (MAi), com o propsito de contra-arrestar as atividades dos franceses. Tratado de Saragoza, entre Espanha e Portugal, divide as terras do Pacfico entre os dois pases e define o "outro lado" deTordesilhas (22ABR). Pelo Tratado, mediante indenizao de 350 mil ducados, caberia aos portugueses a posse das Ilhas Molucas, incluindo as Filipinas, Timor e Solor.

aulmier de Gonneville, N). Os franceses iniciam

JO Q

Portugal envia ao Brasil uma expedio colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza (3 DEZ). O territrio brasileiro dividido pelo rei D.Joo III em capitanias hereditrias, a fim de que os donatrios procedam colonizao das novas terras. A farta distribuio de sesmarias favorecer o predomnio dos latifndios como base do sistema colonial.

b de Tordesilhas (26JAN). tugus do Oriente, com El :-AGO). D Rio da Prata de Juan K1) J

Primeira expedio predatria inglesa ao Brasil, comandada por William Hawkins. Expedio portuguesa de Martim e Pro Lopes de Souza ao Rio da Prata.
C R O N O L O G I A DAS R E L A E S I N T E R N A C I O N A I S D O B R A S I L 17

K ] (j

A presena de navios franceses preocupa Portugal, que despacha uma expedio guarda-costas, chefiada por Cristvo Jacques, para a defesa do litoral brasileiro (21 JUN).A expedio alcana at o Rio da Prata. Martinho Lutero d incio Reforma Protestante na Europa (31 OUT).

K ]Q

Carlos V, da casa de Habsburgo espanhola, torna-se imperador do Sacro Imprio Romano (28JUN). Ferno de Magalhes chega s Filipinas na primeira viagem de circunavegao do globo (15 MAR), que ser concluda por Sebastio d'Elcano no ano seguinte. Em nome da Coroa espanhola, Hernn Corts conquista Tenochtitlan, capital do Imprio Asteca, no Mxico (13AGO).

: 4 milhes de ndios

l \ ?. 7

^ segunda expedio de Cristvo Jacques ao litoral brasileiro chega a Pernambuco (MM), com o propsito de contra-arrestar as atividades dos franceses. ^ Tratado de Saragoza, entre Espanha e Portugal, divide as terras do Pacfico entre os dois pases e define o "outro lado" de Tordesilhas (22ABR). Pelo Tratado, mediante indenizao de 350 mil ducados, caberia aos portugueses a posse das Ilhas Molucas, incluindo as Filipinas, Timor e Solor. Portugal envia ao Brasil uma expedio colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza (3 DEZ). O territrio brasileiro dividido pelo rei D.Joo III em capitanias hereditrias, a fim de que os donatrios procedam colonizao das novas terras. A farta distribuio de sesmarias favorecer o predomnio dos latifndios como base do sistema colonial. Primeira expedio predatria inglesa ao Brasil, comandada por William Hawkins.

1*1 Z Q

K7Q

Io de Tordesilhas (26JAN).

j Rio da Prata de Juan Expedio portuguesa de Martim e Pro Lopes de Souza ao Rio da Prata.
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO B R A S I L 17

1532
Fundada, em So Vicente, litoral paulista, a primeira vila do Brasil (22 JAN). Francisco Pizarro apodera-se de Cuzco, capital do Imprio Ina, no Peru (15 NOV). J R1) Incio do cultivo da cana-de-acar no Nordeste do Brasil. De fcil adaptao em regies tropicais, havia grande demanda pelo produto no mercado europeu. O acar brasileiro dominar o comrcio mundial at fins do sculo XVII. Primeira tentativa frustrada de fundao de Buenos Aires por Pedro de Mendo/a no esturio do Rio da Prata (3 FEV). Bula papal autoriza o estabelecimento da Inquisio em Portugal (23MAI). Chega ao Brasil a primeira leva de escravos oriundos da frica, cujo comrcio monopolizado por Lisboa. Entre os principais grupos tnicos de negros africanos que sero trazidos para o Brasil incluem-se os sudaneses (originrios da Nigria, Daom e Costa do Ouro), os bantos (de Angola, Congo e Moambique), e os males (sudaneses islami/ados). O espanhol Francisco de Orellana inicia viagem a jusante pelo Rio Amazonas, partindo do Rio Napo, no atual Equador (26 DEZ). K Al Os portugueses atingem o Japo, onde iro manter um entreposto comercial em Nagasaqui (23 SET). Tem incio o Conclio deTrento, que lana as bases da Contra-Reforma da Igreja Catlica (13 DEZ). Descobertas pelos espanhis grandes reservas de prata em Potos, atual Bolvia. Com o pouco xito do sistema de capitanias hereditrias, criado o Governo-Geral, cuja administrao no Brasil ser regulada pelo Regimento de Tom de Souza (17 DEZ).
18 EUGNIO VARGAS GARCIA

l VI (j

K/A

meira vila do Brasil (22JAN). i do Imprio Ina, no Peru K1;1) ordeste do Brasil. De fcil demanda pelo produto no ir o comrcio mundial at

Tom de Souza, primeiro governador-geral da Amrica portuguesa, chega Bahia e funda a cidade de Salvador, a primeira capital do Brasil (29 MAR). Duarte da Costa torna-se o segundo governador-geral do Brasil (13JUL). O padre Manoel da Nbrega e outros jesutas, entre eles o padre Anchieta, fundam o Colgio de So Paulo, ncleo da atual cidade de So Paulo (25JAN). Na regio litornea paulista e fluminense, os tupinambs e outros grupos indgenas iro formar uma aliana de caciques (Confederao dos Tamoios), sob o comando de Cunhambebe e Aimber, para lutar contra as violncias cometidas pelos portugueses. K Paz religiosa de Augsburgo entre catlicos e protestantes na Alemanha (25 SET). Ocupao francesa da Baa de Guanabara, liderada por Gaspar de Coligny e Nicolas Duran de Villegaignon (io NOV), na tentativa de criar uma colnia calvinista no Brasil, a "Frana Antrtica", com apoio indgena (tamoios). Francisco I, rei da Frana, no reconhecia o Tratado de Tordesilhas e ironizava a respeito da existncia da "clusula do testamento de Ado" que teria dividido o mundo entre Portugal e Espanha. Tal era o comrcio clandestino ao longo da costa, que havia dvidas se o Brasil seria de fato portugus ou francs no sculo XVI. Mem de S torna-se o terceiro governador-geral do Brasil (28 DEZ).

Buenos Aires por Pedro de

uisio em Portugal (23 MAI). >riundos da frica, cujo coprincipais grupos tnicos de Brasil incluem-se os sudanelo Ouro), os bantos (de Anlaneses islamizados). em a jusante pelo Rio Ama-

dor ,26 DEZ).


anter um entreposto comer-

bases da Contra-Reforma

K Q

Fim da guerra entre Frana e Espanha: a Paz de Cateau-Cambrsis marca o incio da hegemonia dos Habsburgos espanhis, sob o reinado de
Filipe II (3ABR).

: prata em Potos, atual Bolvia. hereditrias, criado o Gocr regulada pelo Regimento

l S 00

Os franceses> atacados por Mem de S, so forados a abandonar o Forte de Coligny (16 MAR), por eles construdo na Ilha de Serigipe, na Baa de Guanabara.

CRONOLOGIA

DAS RELAES INTERNACIONAIS DO BRASIL

19

1565
l S 6^ Concluda na regio de Ubatuba, litoral paulista, a Paz de Iperoig entre os portugueses e os ndios da Confederao dos Tamoios (14 SET). Estcio de S funda a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro (1 MAR), como ponto de apoio no combate presena francesa remanescente em Uruumirim (Praia do Flamengo) e Paranapucu (Ilha do Governador). l S 67 KTQ ^s &anceses so definitivamente expulsos da regio do Pvio de Janeiro (20JAN). Os espanhis tomam as Filipinas e fundam a cidade de Manila (24 MAI), ao que para os portugueses constitui uma violao dos Tratados de Tordesilhas e Saragoza. Foras navais ocidentais vencem os turcos otomanos na Batalha de LepantO (7 OUT).

r81

Por
: ;

:-: .-- ^

.-.

: - - -

:_
_' "l

-'"

:Cana ^?sr.
O
rSDgZ

Sebastio I, rei de Portugal, decreta que somente navios portugueses podero transportar mercadorias para o Brasil e demais colnias do ultramar. 1S72 Institudos dois Governos-Gerais no Brasil, medida que subsiste apenas at 1577 (io DEZ). Morte de Sebastio I ria Batalha de Alccer-Quibir contra o exrcito muulmano no norte da frica (4 AGO) . 1S7Q ^s hlancieses, sob a liderana de Guilherme de Orange, se declaram independentes da Espanha e proclamam a Unio de Utrecht, formando as Provncias Unidas dos Pases Baixos (23JAN). Segunda fundao de Buenos Aires, desta vez por Juan de Garay (l l JUN). Aps a morte do rei Henrique (31JAN) e o fim da dinastia de Avis, tropas espanholas ocupam Portugal (28JUN) e Filipe II da Espanha assume o trono portugus, estabelecendo a Unio Ibrica (ou Unio Peninsular). Com a unio das Coroas, Portugal permanecer sob domnio filipino at 1640 e o Brasil sofrer ataques dos inimigos da Espanha.
20 E U G N I O VARGAS GAB-CIA

*r>

<>

156]
Concluda na regio de Ubatuba, litoral paulista, a Paz de Iperoig entre os portugueses e os ndios da Confederao dos Tamoios (14 SET). Estcio de S funda a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro (1 MAR), como ponto de apoio no combate presena francesa remanescente em Uruumirim (Praia do Flamengo) e Paranapucu (Ilha do Governador).

.;; ^ - ----:: - :

l S 67
1S70

^s franceses

sao

Denota*-! definitivamente expulsos da regio do Pvio de Janeiro (20JAN).

^s esPannis tomam as Filipinas e fundam a cidade de Manila (24 MAI), ao que para os portugueses constitui uma violao dos Tratados de Tordesilhas e Saragoza. Foras navais ocidentais vencem os turcos otomanos na Batalha de LepantO (7 OUT).

Caoa fsp.

1V71

3D62.

Sebastio I, rei de Portugal, decreta que somente navios portugueses podero transportar mercadorias para o Brasil e demais colnias do ultramar. KT? Institudos dois Governos-Gerais no Brasil, medida que subsiste apenas at 1577 (io DEZ). Morte de Sebastio I ria Batalha de Alccer-Quibir contra o exrcito muulmano no norte da frica (4AGO). ^s hlandeses, sob a liderana de Guilherme de Orange, se declaram independentes da Espanha e proclamam a Unio de Utrecht, formando as Provncias Unidas dos Pases Baixos (23JAN). Segunda fundao de Buenos Aires, desta vez por Juan de Garay (li JUN). Aps a morte do rei Henrique (31 JAN) e o fim da dinastia de Avis, tropas espanholas ocupam Portugal (28JUN) e Filipe II da Espanha assume o trono portugus, estabelecendo a Unio Ibrica (ou Unio Peninsular). Com a unio das Coroas, Portugal permanecer sob domnio filipino at 1640 e o Brasil sofrer ataques dos inimigos da Espanha.
20 EUGNIO VARGAS GARCIA

1S70

1S7Q

::

SCT

db

1605
lS8l Por juramento s Cortes de Tomar, Filipe II se compromete a tratar Portugal como "Reino Unido" e no como territrio conquistado (16 ABR). Piratas ingleses, comandados por Robert Withrington e Christopher Lister, atacam Salvador, na Bahia (21 ABR). Derrota da "Invencvel Armada" espanhola para os ingleses no Canal da Mancha salva a Inglaterra de uma invaso (8AGO). ISQ l Diante dos constantes ataques de corsrios e piratas, Portugal fecha os portos brasileiros a navios estrangeiros que no tivessem licena prvia da Coroa (9 FEV). O capito ingls Thomas Cavendish ocupa e saqueia a vila de So Vicente
(25 DEZ).

ISO?

de Janeiro (20 JAN).

na Batalha de Lepan-

l " Q S subsiste apenas at

^ cors^ri ingls James Lancaster e o holands Johan Vanner atacam e saqueiam as cidades de Olinda e Recife (MAR). Na mesma poca, os ingleses comeam a estabelecer diversos postos de comrcio e feitorias na Amaznia, destinados ao contrabando de especiarias, as "drogas do serto". A regio era descrita por viajantes como um Eldorado de riquezas e possibilidades. Criao por empresrios holandeses da Companhia das ndias Orientais (VOC, sigla em holands) (20 MAR). Os Pases Baixos enfrentam o embargo de Filipe II, que probe o comrcio com as colnias espanholas. Na mesma poca, mercadores e contrabandistas holandeses comeam a atuar no delta amaznico (fortes de Nassau e Orange).

rontra o exercito mu-

aan de Garay (HJUN).

10 O S

Regimento do Pau-Brasil regula a explorao do produto, com penas severas para os cortes ilegais (12 DEZ). O pau-brasil ficar sob monoplio do Estado de 1637 at 1859. Proibido por Carta rgia portuguesa qualquer comrcio da colnia brasileira com franceses, ingleses ou holandeses, sob pena de morte para os
CRONOLOGIA DAS RELAES INTERNACIONAIS DO BRASIL

21

ii lfif n c U}
estrangeiros que navegassem em mares brasileiros. Os pases ibricos se amparavam na doutrina dos direitos exclusivos (mar clausuni), contestada pelas demais potncias europeias, que defendiam o princpio da liberdade dos mares (mar liberum). 100 Q ^ Espanha e os Pases Baixos acordam uma suspenso temporria das hostilidades (9ABR). A trgua dura at 1621. Aps diversas tentativas de se estabelecerem em pontos no Nordeste brasileiro, os franceses ocupam o Maranho e fundam o Forte de So Lus (6 AGO), a fim de ali criar a "Frana Equinocial", sob o comando de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardire. Os franceses so derrotados na Batalha de Guaxenduba, no Maranho, por uma fora combinada portuguesa-espanhola (19 NOV). franceses capitulam e so definitivamente expulsos de So Lus (2NOV).

1012

jQ J A

lOlS lOlO

^ fundao do Forte do Prespio, atual Belm do Par, por Francisco Caldeira Castelo Branco, marca o incio da ocupao portuguesa da Amaznia (12JAN). ^ Defenestrao de Praga precipita a Guerra dos Trinta Anos na Europa (23MAI). Sob inspirao da poltica absolutista do cardeal Pvichelieu, a Frana buscar meios para minar o poder dos Habsburgos. Colonos ingleses chegam costa norte-americana a bordo do Mayflower e fundam a Nova Inglaterra (16 DEZ).

l621

Com o fim da trgua de 12 anos entre a Espanha e os Pases Baixos, a rivalidade entre os dois pases transferida tambm para o vasto imprio colonial portugus. Os holandeses criam a Companhia das ndias Ocidentais (WIC, sigla em holands), tendo em vista o grande interesse na cana-de-acar brasileira (3JUN). Amsterd era o maior centro financeiro

22

E U G N I O VARGAS G A R C I A

1630
, beasileiros. Os pases ibricos se dusrvos (mar dausum), contestada o princpio da liberdade da poca e os bancos holandeses financiavam a produo dos engenhos no Nordeste brasileiro. Os holandeses dominavam, ainda, a refinao, o transporte e a comercializao do acar na Europa. Criado o Estado do Maranho, separado do Estado do Brasil, subordinado diretamente a Lisboa e com jurisdio sobre todo o vale amaznico (13JUN). Disputa pela Amaznia: com a tomada de Gurup e a construo de novo forte no local, os portugueses comeam a desalojar os ingleses e holandeses de suas posies na regio amaznica. 10 2 A de Guaxenduba, no Maranho, por abola (19 NOV). ente expulsos de So Lus (2 NOV). Belm do Par, por Francisco Calda ocupao portuguesa da AmaO holands Hugo Grotius publica Do Direito da guerra e da paz, cujas ideias iro conformar uma tradio "grotiana" de anlise das relaes internacionais, definidas como uma "sociedade de Estados" com interesse comum em cooperar na instituio de normas internacionais e regras de convivncia. 1027 Uma esquadra holandesa, comandada pelo corsrio Pieter Heyn, a servio da Companhia das ndias Ocidentais, realiza incurses na costa da Bahia (MAR). Heyn ir capturar no Caribe um rico comboio espanhol a caminho da Europa (a "frota da prata"), cujo butim ajudar a financiar uma nova invaso do Brasil. Ataques dos paulistas s redues jesutas espanholas da provncia de Guair. Por lei, os ndios poderiam ser capturados em caso de "guerra justa". Com mais de 50 navios e 7 mil homens, os holandeses atacam e conquistam Recife e Olinda, em Pernambuco, ento a mais rica regio aucareira do mundo (14 FEV). Incio da ocupao holandesa do Nordeste.
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 23

suspenso temporria das hos-

::n pontos no Nordeste braho e fundam o Forte de So Lus ". sob o comando de Daniel de

^*s hotandeses, comandados pelo almirante Jacob Willekens e porjohan van Dorf, ocupam Salvador (9 MAI). Uma forte esquadra ibrica, conhecida como Jornada dos Vassalos, fora a retirada dos holandeses de Salvador (22 MAR).

10 2 S

Guerra dos Trinta Anos na EuL absolutista do cardeal Richelieu, a der dos Habsburgos. a bordo do Mayflower

lZS r a Espanha e os Pases Baixos, a rirkfa tambm para o vasto imprio m a Companhia das ndias Ocindo em vista o grande interesse na soda era o maior centro financeiro

10JO

i6]o
, brasileiros. Os pases ibricos se duavos (mar dausum), contestada o princpio da liberdade da poca e os bancos holandeses financiavam a produo dos engenhos no Nordeste brasileiro. Os holandeses dominavam, ainda, a refinao, o transporte e a comercializao do acar na Europa. Criado o Estado do Maranho, separado do Estado do Brasil, subordinado diretamente a Lisboa e com jurisdio sobre todo o vale amaznico (13JUN). Disputa pela Amaznia: com a tomada de Gurup e a construo de novo forte no local, os portugueses comeam a desalojar os ingleses e holandeses de suas posies na regio amaznica. 10 2 A de Guaxenduba, no Maranho, por nbob (19 NOV). expulsos de So Lus (2 NOV). Belm do Par, por Francisco Calda ocupao portuguesa da AmaO holands Hugo Grotius publica Do Direito da guerra e da paz, cujas ideias iro conformar uma tradio "grotiana" de anlise das relaes internacionais, definidas como uma "sociedade de Estados" com interesse comum em cooperar na instituio de normas internacionais e regras de convivncia. 1027 Uma esquadra holandesa, comandada pelo corsrio Pieter Heyn, a servio da Companhia das ndias Ocidentais, realiza incurses na costa da Bahia (MAR). Heyn ir capturar no Caribe um rico comboio espanhol a caminho da Europa (a "frota da prata"), cujo butim ajudar a financiar uma nova invaso do Brasil. Ataques dos paulistas s redues jesutas espanholas da provncia de Guair. Por lei, os ndios poderiam ser capturados em caso de "guerra justa". Com mais de 50 navios e 7 mil homens, os holandeses atacam e conquistam Recife e Olinda, em Pernambuco, ento a mais rica regio aucareira do mundo (14 FEV). Incio da ocupao holandesa do Nordeste.
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 23

na suspenso temporria das hos-

em pontos no Nordeste braho e fundam o Forte de So Lus ", sob o comando de Daniel de

^s holandeses, comandados pelo almirante Jacob Willekens e porjohan van Dorf, ocupam Salvador (9 MAI). Uma forte esquadra ibrica, conhecida como Jornada dos Vassalos, fora a retirada dos holandeses de Salvador (22 MAR).

luZS

Guerra dos Trinta Anos na Eui absolutista do cardeal Richelieu, a der dos Habsburgos.
HMMcncana a bordo do Mayflower

l628 r a Espanha e os Pases Baixos, a ririda tambm para o vasto imprio m a Companhia das ndias Ocindo em vista o grande interesse na nada era o maior centro financeiro

IDJO

10)2

Desero a favor dos holandeses do combatente Domingos Fernandes Calabar, profundo conheceder da regio pernambucana (20ABR). O prncipe Johan Maurits van Nassau chega ao Recife e torna-se governador do Brasil Holands (23 JAN). Nassau ir empreender uma poltica de acomodao para obter a simpatia da aristocracia canavieira local, alm de realizar diversas obras e favorecer a vinda ao Brasil de artistas e intelectuais, como os pintores Frans Post e Albert Eckhout, o cientista Jorge Macgrav, e o mdico Willem Piso.

10JO

A expedio portuguesa de Pedro Teixeira pelo Rio Amazonas alcana Quito, no Equador (OUT). A viagem ser depois usada por Portugal para reclamar territrios na regio arnaznica. A esquadra espanhola do conde da Torre (Fernando Mascarenhas), enviada contra os holandeses, derrotada na costa de Itamarac, ao norte de Pernambuco (12JAN). Apoiado pelos franceses, o duque de Bragana aclamado, como D.Joo IV, novo rei de Portugal (iDEZ).A Restaurao Portuguesa pe fim Unio Ibrica, aps 60 anos de dominao espanhola. Houve grande expanso territorial dos portugueses no Brasil durante a unio das Coroas, por meio de entradas e bandeiras, uma vez que o Tratado de Tordesilhas, que nunca chegou a ser efetivamente demarcado, esteve na prtica temporariamente suspenso. Firmado Tratado de aliana entre a Frana e Portugal, que necessitava de apoio externo nas guerras da Restaurao (rjUN). A luta portuguesa pela total independncia da Espanha durar at 1668. Acordada entre os Pases Baixos e Portugal uma trgua de dez anos (12JUN). Os holandeses j haviam ocupado tambm o Sergipe e o Maranho no Brasil, alm de So Tom, na costa africana, e Luanda, em Angola, a fim de assegurarem o suprimento de mo-de-obra escrava para os engenhos de acar brasileiros.

24

EUGNIO VARGAS GARCIA

fi/,8 11 LI y
Celebrado, em Londres, o primeiro Tratado de aliana entre Portugal e a Inglaterra de Carlos Stuart I (29 JAN). O Tratado estipula, entre outras coisas, a tolerncia religiosa e a imunidade das leis portuguesas aos sditos ingleses residentes em Portugal. A aliana anglo-portuguesa ser uma constante na poltica europeia e ter no futuro importantes reflexos para o Brasil. Um ano antes de retornar Europa, Nassau conclui no Recife a chamada Cidade Maurcia (28 FEV). Criao, em Lisboa, do Conselho Ultramarino, rgo centralizador para as relaes entre Portugal e suas colnias, adaptado do antigo Conselho da ndia (14JUL). Queda da dinastia Ming e domnio da China pelos Manchus IVy Incio da insurreio luso-brasileira em Pernambuco contra os holandeses
OUN).

Ot[0

O padre Antnio Vieira enviado por D. Joo IV a Paris e Haia, onde auxilia o diplomata Francisco de Sousa Coutinho em negociaes com os holandeses sobre as disputas no ultramar (1 FEV). Portugal ir oferecer soluo amigvel mediante pagamento de indenizao pela restituio do Brasil Holands. Antnio Raposo Tavares inicia viagem de So Paulo at Belm, a chamada "bandeira dos limites". O bandeirismo, a pecuria, a minerao, o extrativismo e as misses catlicas so elementos que concorrem para a conquista do interior. Paralelamente, o mito da Ilha-Brasil servia para acalentar a ideia de que o pas possua fronteiras naturais bem definidas, do Amazonas ao Prata.

10/[

Francisco Barreto, na primeira Batalha dos Guararapes, derrota os holandeses, j agora confinados apenas ao Recife (19 ABR). O movimento
C R O N O L O G I A DAS R E L A E S I N T E R N A C I O N A I S D O B R A S I L 25

nativista contra a ocupao holandesa uma das manifestaes do sentimento de brasilidade que comea a existir na Colnia. Com uma esquadra armada no Rio de Janeiro, que inclua guerreiros ndios brasileiros, os portugueses reconquistam Angola, em poder dos holandeses desde 1641 (15AGO). Os Habsburgos so vencidos pela aliana anti-hegemnica liderada pela Frana e a Paz de Westflia pe fim Guerra dos Trinta Anos (24 OUT). A autoridade central do Sacro Imprio Romano suprimida e o reconhecimento da soberania de vrios territrios pela Paz de Westflia ser visto posteriormente como um marco das relaes internacionais, assinalando o advento de um sistema "westfaliano" de Estados soberanos. 10t[VJ Instituda a Companhia Geral de Comrcio do Brasil, com monoplio do comrcio de vinho, bacalhau, azeite e farinha de trigo (6 FEV).

- ~ -:

: - ~-

r.
Os holandeses sofrem pesada derrota contra as foras luso-brasileiras na segunda Batalha dos Guararapes (19 FEV). lOjl O Parlamento ingls aprova a Lei de Navegao, obrigando que a importao de bens na Inglaterra seja feita somente por navios ingleses ou pertencentes ao mesmo pas onde esses bens foram produzidos (9 OUT). A medida, prejudicial ao comrcio martimo holands, ir precipitar no ano seguinte a primeira Guerra Anglo-Holandesa. Oliver Cromwell se torna Lorde Protetor na Inglaterra (16 DEZ). Os holandeses so definitivamente expulsos do Recife (26 JAN), dirigindose a partir da para as Antilhas, onde continuaro a produzir acar, concorrente do brasileiro. A primeira Guerra Anglo-Holandesa termina com vantagem para os ingleses (5ABR).
26 EUGNIO VARGAS GARCIA

10 J j 10j[

lOO
Assinado, em Westminster, tratado de paz e aliana entre Portugal e a Inglaterra de Cromwell (io JUL). Pelo Tratado, tambm conhecido por "Carta de Privilgios Ingleses", mercadores ingleses recebem o direito de comerciar com as colnias lusas, incluindo o Brasil, desde que acompanhados por navios portugueses.
1657

Estado de guerra entre Portugal e os Pases Baixos por disputas ultramarinas. A Paz dos Pirineus pe fim guerra entre Espanha e Frana e encerra em definitivo a tentativa de domnio dos Habsburgos na Europa (7 NOV). Incio do reinado de Lus XIV na Frana (io MAR). O perodo do "Rei Sol" ser marcado pela supremacia francesa na poltica internacional europeia. Firmado o Tratado de Whitehall entre Portugal e a Inglaterra, pelo qual os ingleses se comprometem a proteger a integridade das colnias portuguesas (23JUN).A aliana ser selada com o casamento do rei Carlos II com a infanta Catarina de Bragana. No mesmo ano, Portugal dar permisso para que comerciantes ingleses, holandeses e franceses residam na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

as foras luso-brasileiras na

Assinado, na Haia, tratado de paz entre os Pases Baixos e Portugal


(6 AGO). Os holandeses reconhecem formalmente a perda de suas possesses no Brasil e na frica portuguesa em troca de indenizao de 4 milhes de cruzados e vantagens comerciais. Portugal cede os territrios orientais j conquistados pelos holandeses. Inglaterra (l6 DEZ). Incio da segunda Guerra Anglo-Holandesa (4 MAR), que durar dois anos. A rivalidade comercial entre Inglaterra e Pases Baixos levar ainda a uma terceira guerra em 1672. Celebrado, em Lisboa, com mediao inglesa, o tratado de paz entre Espanha e Portugal que marca o fim das guerras da Restaurao Portuguesa (13 FEV).

i com vantagem para os in-

CRONOLOGIA DAS RELAES INTERNACIONAIS DO BRASIL

27

100Q 10/1

Construdo o Forte de So Jos do Rio Negro, onde hoje se localiza Manaus. Decreto portugus permite a entrada de navios estrangeiros em portos brasileiros. Chegam ao Par os primeiros aorianos recrutados pela Coroa portuguesa para a "colonizao por casais" do Brasil. Parte de So Paulo, procura de esmeraldas no interior, a expedio bandeirante de Ferno Dias Pais (21JUL). Bula do papa Inocncio XI cria a Diocese do Rio de Janeiro, cuja jurisdio alcanar at o Rio da Prata, como desejava Portugal (16 NOV). Fundao da Colnia do Sacramento, por Manuel Lobo, na margem oriental do Rio da Prata, na tentativa dos portugueses de estabelecer uma cunha de penetrao na regio e eventualmente conquistar Buenos Aires (26 JAN) . A praa-forte, contudo, logo em seguida atacada pelos espanhis, que a ocupam militarmente (7AGO). Tratado Provisional entre Portugal e Espanha sobre a posse portuguesa da Colnia do Sacramento (7 MAI), que se tornar importante centro de comrcio lcito e de contrabando, sobretudo de escravos, couro, charque e prata das minas de Potos. Alcana l milho o nmero de escravos negros trazidos de Angola, cujo principal centro fornecedor a praa de So Paulo de Luanda. O intenso comrcio do Brasil no Atlntico Sul envolve a exportao de cachaa, tabaco, plvora e alimentos em troca de escravos, marfim e outros produtos provenientes da frica.

IO/)

10/tj

10/0

1000

lOl

lOj 10i[

A cidade de Viena sitiada pelos turcos otomanos por dois meses (JUL-SET). Revolta de Beckman, em So Lus, contra a poltica colonial portuguesa de conceder privilgios Companhia do Comrcio do Estado do Maranho
(23 FEV).

- ~ - ' ~ _ . . _

_.

28

EUGNIO VARGAS GARCIA

1DO IO/l

Construdo o Forte de So Jos do Rio Negro, onde hoje se localiza Manaus. Decreto portugus permite a entrada de navios estrangeiros em portos brasileiros. Chegam ao Par os primeiros aorianos recrutados pela Coroa portuguesa para a "colonizao por casais" do Brasil.
:r -

"i

- VT

I0yi[

Parte de So Paulo, procura de esmeraldas no interior, a expedio bandeirante de Ferno Dias Pais (21JUL). Bula do papa Inocncio XI cria a Diocese do Rio de Janeiro, cuja jurisdio alcanar at o Rio da Prata, como desejava Portugal (16 NOV). Fundao da Colnia do Sacramento, por Manuel Lobo, na margem oriental do Rio da Prata, na tentativa dos portugueses de estabelecer uma cunha de penetrao na regio e eventualmente conquistar Buenos Aires (26 JAN). A praa-forte, contudo, logo em seguida atacada pelos espanhis, que a ocupam militarmente (VAGO). Tratado Provisional entre Portugal e Espanha sobre a posse portuguesa da Colnia do Sacramento (7 MAI), que se tornar importante centro de comrcio lcito e de contrabando, sobretudo de escravos, couro, charque e prata das minas de Potos. Alcana l milho o nmero de escravos negros trazidos de Angola, cujo principal centro fornecedor a praa de So Paulo de Luanda. O intenso comrcio do Brasil no Atlntico Sul envolve a exportao de cachaa, tabaco, plvora e alimentos em troca de escravos, marfim e outros produtos provenientes da frica.

rfj:< a
S-r 7 r _I

10/0

A &
Bh

lOoO

lUOl

*B
uuiife .2c iaaez

lOO)

A cidade de Viena sitiada pelos turcos otomanos por dois meses (JUL-SET). Revolta de Beckman, em So Lus, contra a poltica colonial portuguesa de conceder privilgios Companhia do Comrcio do Estado do Maranho
(23 FEV).

i
. _ . .

10(ji[

i di 14

28

EUGNIO VARGAS GARCIA

gnxonde hoje se localiza Manaus. : navios estrangeiros em portos

Incurso de franceses, vindos de Caiena, at as imediaes do Forte Gurup, no Rio Amazonas, a pretexto de apresamento de ndios. Em funo dessa ameaa, os portugueses iro construir quatro novos fortes na regio. Formada a Liga de Augsburgo contra o expansionismo francs na Europa (9JUL). Estimulados pelos espanhis, padres jesutas fundam, no Rio Grande do Sul, os Sete Povos das Misses e a Vacaria dos Pinhais. A Frana declara guerra Liga de Augsburgo, tambm chamada de Grande Aliana (24 SET). O conflito durar nove anos. A Revoluo Gloriosa na Inglaterra confere maiores poderes ao Parlamento ingls e pe termo monarquia absoluta naquele pas (18 DEZ). Alvar da Coroa portuguesa determina que os navios mercantes viajem apenas em frotas, como medida de defesa contra o ataque de corsrios.

ccrutados pela Coroa portugueL bs no interior, a expedio ban-

se do Rio de Janeiro, cuja juris desejava Portugal (16 NOV). B, por Manuel Lobo, na margem t portugueses de estabelecer uma nente conquistar Buenos Aires (26 atacada pelos espanhis, que

mha sobre a posse portuguesa da jrnar importante centro de coD de escravos, couro, charque e

negros trazidos de Angola, cujo So Paulo de Luanda. O intenSul envolve a exportao de caoca de escravos, marfim e outros

Descobertas as primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais. O ciclo da minerao atrair grande fluxo populacional para aquela regio. A explorao de metais preciosos era um dos objetivos permanentes da poltica mercantilista de Portugal e, entre 1700 e 1801, a produo total de ouro no Brasil ser estimada em 983 toneladas.

1695

Morte do lder negro Zumbi (20 NOV) e destruio do quilombo de Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Os franceses, comandados pelo marqus de Ferrolles, governador de Caiena, tomam o Forte de Macap, no Amap, mas so desalojados em seguida por tropas luso-brasileiras (28JUN). Termina a guerra da Liga de Augsburgo contra a Frana de Lus XIV (30 SET)
CRONOLOGIA DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 29

romanos por dois meses (JUL-SET). i a poltica colonial portuguesa de omrcio do Estado do Maranho

nn
1/00 Tratado provisrio entre Portugal e a Frana (4 MAR.) declara indefinida a posse das terras entre o Forte de Macap e o Rio Oiapoque (ou Vicente Pinzn).
.-.-

O rei Carlos II da Espanha morre sem deixar herdeiros (1 NOV). O duque de Anjou, neto de Lus XIV, indicado para assumir o trono espanhol, mas encontrar resistncias. 1/01 Incio da Guerra de Sucesso da Espanha, que durar at 1713 (7 SET). Contra a Frana e a Espanha, forma-se a Grande Aliana entre Inglaterra, Pases Baixos, ustria, Hannover e Prssia. Regimento relativo minerao nas colnias cria a Intendncia das Minas
(19ABR).

se =>*>- st vj Ra; eiaaaK:

1/02

1/0)

So Petersburgo fundada pelo czar Pedro, o Grande, nas costas do Bltico para ser a nova capital do Imprio Russo (16 MAI) . Portugal se afasta da Frana e alia-se aos ingleses, austracos e holandeses por meio de tratados ofensivos e defensivos (l 6 MAl). Os portos portugueses sero usados pela Marinha inglesa como base para operaes navais na Guerra de Sucesso da Espanha. O Tratado de Methuen sobre as relaes comerciais entre a Inglaterra e Portugal (em referncia a John Methuen, representante ingls em Lisboa) estabelece, em carter perptuo, a compra por Portugal de tecidos ingleses em troca da venda de vinhos portugueses para a Inglaterra a taxas de importao mais baixas (27 DEZ). No longo prazo, o Tratado ir agravar ainda mais a dependncia econmica portuguesa. Depois de interromper as relaes diplomticas com a Espanha, Portugal tambm rompe com a Frana (8 MAR). Em virtude do estado de guerra, espanhis e franceses iro atacar posies portuguesas na Amrica.

_ ; -_ ::

1/00

A Colnia do Sacramento capturada mais uma vez pelos espanhis, que ali permanecero at 1715.

30

EUGNIO VARGAS GARCIA

'.

Incio da desintegrao do Imprio Mogol na ndia (FEV). Ato de Unio entre a Inglaterra e a Esccia unifica a Gr-Bretanha (26 MAR). Guerra dos Emboabas entre paulistas e recm-chegados regio das minas. Cumprindo as determinaes de Lus XIV, contra a participao de Portugal na guerra ao lado da Grande Aliana, o francs Jean Franois Duclerc ataca o Rio de Janeiro (19 SET), mas derrotado e morto alguns meses depois. Guerra dos Mascastes, em Pernambuco, entre comerciantes do Recife e nus cria a Intendncia das Minas senhores de engenho de Olinda. Em represlia pelo ocorrido a Duclerc, poderosa esquadra francesa, sob o cornando do corsrio Ren Duguay-Trouin, ataca e saqueia o Rio de Janeiro (12 SET). Os franceses s deixam o Rio aps o pagamento de resgate pela cidade (4 NOV). Navios estrangeiros so novamente proibidos de aportarem no Brasil, a no ser que participantes de frotas portuguesas ou em caso de tempestade ou falta de mantimentos. A vitria da Grande Aliana sobre a Frana de Lus XIV reconhecida com a assinatura do Tratado de Utrecht (li ABR). Com apoio britnico, Portugal obtm, pelo artigo 8 do Tratado, que a Frana desista de suas pretenses s terras do Cabo Norte e que o Rio Oiapoque passe a ser a fronteira entre a Guiana Francesa e o Brasil. Aps a Guerra de Sucesso da Espanha, Portugal ficar cada vez mais ligado aliana com a Gr-Bretanha, ao passo que a Espanha buscar a proteo da Frana bourbnica. Esse sistema de alianas permitir s duas metrpoles ibricas a manuteno de suas colnias em meio rivalidade franco-britnica no sculo XVIII. i uma vez pelos espanhis, que Pelo segundo Tratado de Utrecht, que encerra o conflito luso-espanhol, a Espanha devolve a Colnia do Sacramento a Portugal (6 FEV).
C R O N O L O G I A DAS RELAES I N T E R N A C I O N A I S DO BRASIL 31

m 1720 1722 1724 1725 1729

A tributao do ouro fixada em um quinto e so criadas Casas de Fundio para cobrar o imposto (i l FEV). Todos os governadores-gerais do Brasil passam a receber o ttulo de vice-reis. Descoberto ouro de aluvio na regio de Cuiab, fato que ir aumentar o nmero das mones fluviais para o Mato Grosso. Como parte das disputas pelo Prata, os espanhis fundam Montevidu para servir de fortaleza militar naquela regio (14 FEV). A expedio de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangiiera, descobre ouro no serto goiano. Portugal envia ao Brasil a misso dos "padres matemticos", os astrnomos Diogo Soares e Domingos Capassi, a fim de realizar estudos cartogrficos detalhados da Amrica portuguesa (NOV). O diplomata Alexandre de Gusmo, nascido em Santos, encarregado em Portugal dos despachos da Secretaria de Estado do Brasil. Os espanhis atacam novamente e sitiam a Colnia do Sacramento (3 OUT), que, isolada da regio Sul do Brasil, tem de ser a custo mantida pelos portugueses.

1736

Alvar de D. Joo V cria dentro do governo portugus a Secretaria de Estado dos Negcios Estrangeiros e da Guerra (28JUL). Em sua Grande Instruo, Alexandre de Gusmo defende um plano de aproximao de Portugal com a Frana para contrabalanar a tutela britnica sobre o pas.

1737
32

Assinado armistcio entre Portugal e Espanha em torno da Colnia do Sacramento (2 SET). Os portugueses fundam a colnia de Pvio Grande de So Pedro, na entrada da Lagoa dos Patos, para aumentar sua presena no Sul.
GARCIA

- .;

E U G N I O VARGAS

rriadas Casas de Fun-

Alexandre de Gusmo, j como secretrio particular do rei D. Joo V, designado membro do Conselho Ultramarino. O Tratado de Aix-la-Chapelle, aps a Guerra de Sucesso da ustria, marca trgua temporria entre Gr-Bretanha e Frana, em acirrada competio colonial (18 OUT). Elaborado pelos portugueses o "Mapa dos confins do Brasil com as terras da Coroa de Espanha na Amrica Meridional", conhecido como Mapa das Cortes.

^nhangiiera, descobre

Aproveitando o bom momento nas relaes entre as duas Coroas, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Madri sobre os limites de suas respectivas colnias na Amrica do Sul (13JAN). Os interesses portugueses so defendidos por Alexandre de Gusmo, tendo por base o Mapa das Cortes. O reconhecimento da ocupao efetiva pela aplicao do princpio do uti possidets (instituto de direito privado romano), usando rios e montanhas para demarcar os limites, significou o abandono do meridiano de Tordesilhas, tambm desrespeitado pela Espanha na sia (Filipinas). Em troca da Colnia do Sacramento, cedida Espanha, Portugal receberia as redues jesutas espanholas dos Sete Povos das Misses. D. Jos I sucede a D. Joo V no trono portugus e nomeia secretrio de Estado Sebastio Jos de Carvalho e Melo, futuro marqus de Pombal, que ter papel poltico destacado como primeiro-ministro do Reino e representante do despotismo esclarecido caracterstico do sculo XVIII (7SET). Os portugueses trazem famlias de colonos dos Aores para fundar a vila de Porto dos Casais, atual Porto Alegre, e dar impulso colonizao do Pvio Grande do Sul. \fy\ Os ndios guaranis, apoiados pelos jesutas espanhis, reagem ao xodo forado na regio das Misses (aldeias de Santo Angelo, So Borja, So
CRONOLOGIA DAS RELAES INTERNACIONAIS DO BRASIL 33

Das könnte Ihnen auch gefallen