Sie sind auf Seite 1von 8

O Documento de Aparecida: uma proposta teolgica?

Francisco Cato*

A V Conferncia Geral do CELAM, reunida em Aparecida (So Paulo-Brasil) em maio de 2007, embora tenha-se posicionado ocialmente em continuidade com pelo menos trs das conferncias anteriores, comporta uma novidade teolgica que vale a pena destacar. Teriam os bispos representantes do episcopado latino-americano, no clima pluralista em que vivemos, proposto como fundamento da evangelizao da Amrica Latina e do Caribe uma teologia diversa da que sustentaram e alimentaram as conferncias anteriores? Antes de formular uma resposta para a questo, parece-nos indispensvel tentar esclarecer as bases teolgicas em que se apiam as orientaes pastorais assumidas pelo Documento de Aparecida. Sem pretender entrar em minuciosas consideraes que viriam, a nosso ver, anar a tese do pluralismo convm analisar a teologia explcita lembrada no incio de cada subdiviso, sublinhando o que parece constituir novidade em relao aos princpios da pastoral corrente, pelo menos no Brasil, e que remontam s conferncias anteriores. Veremos assim, inicialmente, a questo do mtodo e do esprito, que marca a forma de conceber a misso dos bispos. Trataremos, depois, da congurao com Cristo e da comunho como caractersticas centrais do discipulado e da misso de cada um dos is e da Igreja no seu conjunto, a partir de uma espiritualidade do encontro pessoal com Jesus queremos ver Jesus espiritualidade, portanto, interpessoal, que oferece o ensejo de ser integrada numa perspectiva trinitria e numa misso marcada pela promoo da vida, orientada, portanto, para a salvaguarda da dignidade da pessoa humana e da famlia, inserida no seio da comunidade humana, graas, sobretudo, ao empenho missionrio dos cristos que vivem no mundo, os leigos.

Os bispos em face da realidade


O Documento de Aparecida um documento episcopal, no s porque emana dos bispos, em comunho com Roma, como porque pretende exprimir o sentimento comum dos bispos em face da realidade pastoral, mais exatamente, do que designa como sen-

do o prosseguimento da evangelizao na Amrica Latina. No , portanto, nem um programa pastoral completo, nem, tambm, a expresso de um grupo de estudiosos que se debruce sobre a realidade social, cultural e religiosa da Amrica Latina. So pastores que querem (pros)seguir estimulando a ao evangelizadora da Igreja (n. 1). Com alegria estiveram reunidos com o sucessor de Pedro (n. 2), acompanhados pela orao do [...] povo catlico (n. 3), para pr em evidncia as sementes do Verbo presentes nas culturas autctones, [que] facilitam [...] o encontro no Evangelho das respostas vitais a suas aspiraes mais profundas (n. 4), diz o texto, emitindo um juzo positivo mais teolgico do que propriamente histrico ou antropolgico sobre as culturas indo-americanas, encaradas como expresses tendentes a exprimir o mistrio de Deus, plenamente revelado em Cristo.1 No decurso da histria, a Igreja tem experimentado luzes e sombras [...] Sofreu pelo pecado de seus lhos [...] No entanto, o mais decisivo na Igreja ainda aqui uma expresso mais teolgica do que histrica sempre a ao santa de seu Senhor (n. 5). Nessa perspectiva o texto no pode seno sublinhar o que h de positivo na histria da evangelizao da Amrica Latina, o que fruto da iniciativa e da deciso de Deus, deixando nitidamente para segundo plano os excessos praticados no perodo colonial, da primeira evangelizao. Aos bispos cabe, portanto, desde que se considerem prioritariamente os aspectos positivos do encontro do Evangelho com as culturas, dar graas a Deus e louv-lo por tudo o que nos tem sido dado (n. 6). As maiores riquezas de nossos povos so a f em Deus, amor, e a tradio catlica na vida e na cultura (n. 7), por isso a V Conferncia se prope, citando o discurso de Bento XVI na sua abertura, a grande tarefa de proteger e alimentar a f do povo de Deus e recordar aos is deste continente, que [...] so chamados a ser discpulos e missionrios de Jesus Cristo (n. 10). Vm em seguida uma srie de desaos e exigncias, em que se abre passagem para um novo perodo da histria (n. 10). O sintagma adjetivo discpulos e missionrios, que gura no prprio tema da Conferncia e aparece

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

60

631 vezes no Documento de Aparecida, tem um peso teolgico inegvel. Antes de tudo, notvel que d prioridade perspectiva antropolgica em que se desenvolve sua eclesiologia, que se baseia mais no ser humano concreto, homens e mulheres, discpulos(as) e missionrios(as) do que nas grandes estruturas e nos grandes programas, como se dir em seguida: A Igreja chamada a repensar profundamente e a relanar com delidade e audcia sua misso nas novas circunstncias latino-americanas e mundiais [...] conrmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho [...] [o que] no depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradio e novidade como discpulos de Jesus Cristo e missionrios de seu Reino (n. 11). Alm disso, preciso observar que discpulos(as) e missionrios(as) denem o fundamento crstico da vida e da misso crists, marcado pelo encontro pessoal com Jesus, considerado nosso interlocutor direto, na busca da comunho com Deus, que confere sentido vida de todos os humanos. Finalmente, o Documento de Aparecida colocar em evidncia o critrio ltimo da misso, denindo em que sentido a ao da comunidade crist chamada a colocar-se a servio da dignidade da pessoa humana, testemunhar a importncia da famlia e atuar, por meio dos cristos que vivem no mundo, no favorecimento de um clima cultural verdadeiramente humano e aberto para a vocao transcendente da humanidade no seio de toda a criao. Esses trs aspectos antropolgico, crstico e voltado para o servio da pessoa humana na sua dignidade prpria so sintetizados na importante passagem de Bento XVI a que o texto d particular relevo:
A todos nos toca recomear a partir de Cristo, reconhecendo que no se comea a ser cristo por uma deciso tica ou uma grande idia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que d um novo horizonte vida e, com isso, uma orientao decisiva (n. 12. Cf. Bento XVI. Deus caritas est. n. 1).

insistem os bispos. Dicilmente se marcaria com maior nitidez o carter da Conferncia num documento ocial. A introduo termina assinalando a natureza espiritual e trinitria da alegria com que a Conferncia lana sua mensagem: Conhecer a Jesus Cristo pela f nossa alegria; segui-lo uma graa, e transmitir esse tesouro aos demais uma tarefa que o Senhor nos conou ao nos chamar e ao nos escolher (n. 18). O texto revela a perspectiva em que se colocaram seus signatrios, convidando-nos a xar nosso corao em Deus, louvando-o como Deus, agradecendo-lhe os dons e nos empenhando em testemunh-lo diante de todo o mundo. Em face da realidade, pode-se dizer, os bispos se comportam como verdadeiros mistagogos, mais do que como telogos ou mesmo autoridades responsveis pela vida moral, privada e pblica. Sem desconhecer ingenuamente a realidade do pecado, das sombras, mesmo na Igreja, convidam-nos a nos colocarmos na perspectiva do dom de Deus, a louvarmos e agradecer, e a nos deixarmos envolver pela alegria do Esprito: Minha alma engrandece o Senhor, exulta meu esprito em Deus meu salvador! Convidamnos a cantar ao de graas, a celebrar a eucaristia.

O mtodo
Um dos pontos, a nosso ver, que dene a originalidade da V Conferncia em relao s anteriores, mantendo, ao mesmo tempo, a continuidade, o mtodo ver-julgar-agir. Medelln o adotou em 1968. Puebla o defendeu dez anos mais tarde. Santo Domingo se omitiu. Na preparao de Aparecida, no se podia deix-lo de lado como em 1992, mas agora, em 2007, era preciso reformul-lo a partir de suas bases teolgicas. Pode-se dizer que foi esta uma das principais tarefas de Aparecida, embora seja difcil prever como e quanto tempo ser necessrio para que a nova perspectiva adotada em Aparecida, no que diz respeito ao mtodo ver-julgar-agir, seja recebida, no conceito teolgico e pastoral do termo, pelo conjunto da Igreja.
A problemtica bastante conhecida. Dispensamo-nos de retom-la aqui. Basta lembrar que, nas suas origens, que remontam aos incios da Ao Catlica, o mtodo ver-julgar-agir constitua a base do que ento se chamava de reviso de vida: um exame de conscincia no propriamente voltado para a avaliao da culpa, mas para a signicao crist de uma circunstncia de vida, pontual ou habitual, com a preocupao de ilumin-la e, eventualmente, corrigi-la luz do Evangelho.

Vale observar a insistncia do Documento de Aparecida nos aspectos positivos do ser cristo:
Encontramo-nos diante do desafio de revitalizar nosso modo de ser catlico e nossas opes pessoais pelo Senhor (n. 13). O que nos define no so as circunstncias dramticas da vida nem os desafios da sociedade [da poltica ou da economia, subentende-se, na linha das conferncias anteriores] ou as tarefas que devemos empreender [na histria, por certo], mas, acima de tudo, o amor recebido do Pai graas a Jesus Cristo pela uno do Esprito Santo [...] Aqui est o desafio fundamental que afrontamos (n. 14),

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

61

Nos tempos do boom do planejamento pastoral entre ns, na dcada de 1960, o mtodo passou a ser progressivamente aplicado para a anlise da realidade social, no seio da conjuntura histrica, social, econmica e poltica, de modo a fundar na realidade dos fatos sociais uma tomada de posio crist em vista de maior eccia pastoral, no contexto de como se encara a realidade em continuidade com a cultura reinante. Na aplicao dessa metodologia, nem sempre se evitou, por isso, adotar, pura e simplesmente, como ponto de partida da ao pastoral, a anlise da conjuntura feita pelos estudiosos da realidade social e econmica, para, em seguida, passar essa anlise pelo crivo do julgamento de f, luz do Evangelho. A f s comeava a intervir, portanto, na segunda fase do mtodo, quando se tratava de julgar a realidade vista pelos olhos das cincias humanas, at mesmo religiosas. O procedimento encontrava diversas resistncias por parte daqueles que se aferravam s formas de pensar e de agir da Igreja xadas depois de Trento, reforadas, no sculo XIX e depois, no combate ao modernismo. Rejeitavam toda mudana, embora tal atitude os distanciasse cada vez mais da Igreja e do mundo. Na abertura do Conclio Vaticano II, Joo XXIII verberou essa posio dos que chamou profetas da misria, que s anunciam infortnios, como se estivssemos do m no mundo,2 e estabeleceu um roteiro de mudana, com base numa viso positiva, talvez at muito otimista, dos progressos da Modernidade. Por uma espcie de lei do pndulo, o Conclio deu lugar a uma interpretao da tradio que, na verdade, constitua uma verdadeira re-interpretao da f e da vida da Igreja, com base na realidade no apenas dos fatos, mas at mesmo da forma de entender a Modernidade por parte dos seus grandes pensadores. Nessa perspectiva tornou-se indispensvel alimentar o ver do mtodo clssico com os dados das cincias humanas, em particular da sociologia, da economia e da poltica, dada a incidncia dos fatores socioeconmicos e polticos na vida da sociedade em geral. Corria-se, porm, o grave risco de querer assimilar reexo de f os postulados crticos do pensamento moderno, desconhecedor, quando no simplesmente negador, de toda perspectiva de transcendncia, alheia e inacessvel cincia. A teologia, sobretudo pastoral, ameaava relativizar indevidamente a tradio e desvincular-se da verdade de Deus para converter-se numa interpretao discutvel das exigncias reveladas e da razo no que diz respeito vida crist e da Igreja, a partir dos objetivos de libertao e qualidade de vida no mundo, que comandam a cincia. Como encontrar o equilbrio entre a absolutizao da tradio a ponto de imobilizar a doutrina e a ao

pastoral da Igreja e a relativizao a que se via empurrada a teologia e a pastoral no dilogo com o mundo e com a cincia moderna? As diferentes respostas que se dem a essa questo repercutem de diferentes formas de entender o mtodo ver-julgar-agir, pois afetam o que entendemos por realidade a ser vista. O Documento de Aparecida tem o mrito de propor uma resposta criativa a essa interrogao capital. Independentemente da gnese do texto desde os primeiros esboos, reformulados a partir do documento da CNBB, propostos discusso e nalmente votados, tomando-o na sua verso ocial, diversa da que foi ociosamente divulgada, devemos reconhecer, se no diretamente, a ao do Esprito, pelo menos a sua assistncia na efetiva aprovao do texto nal. importante l-lo: Em continuidade com as conferncias gerais anteriores do episcopado latino-americano, este documento faz uso do mtodo ver-julgar-agir. O mtodo implica contemplar a Deus com os olhos da f atravs de sua Palavra revelada e o contato vivicador dos sacramentos, a m de que, na vida cotidiana,
vejamos a realidade que nos circunda luz de sua Providncia (grifo nosso) e a julguemos segundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e atuemos a partir da Igreja, corpo mstico de Cristo e sacramento universal de salvao, que se semeia nesta terra e que frutifica plenamente no Cu (n. 19).

Ver a realidade luz de Deus, de sua Providncia, atravs de sua Palavra, signica ver a realidade no-exclusiva no principalmente a partir das cincias humanas, mas, principal e prioritariamente, luz da comunho com Deus, a que temos acesso desde agora pela f. De fato, em continuidade com a constituio Dei Verbum, do Conclio Vaticano II, Palavra de Deus uma expresso analgica da comunho com Deus.3 Em comunho com Deus nossa mente iluminada pelo dom de sua graa, de que so sinais os sacramentos, e se torna, em continuidade com a f, capaz de ver a realidade muito alm do que alcanam as cincias humanas, com os olhos de Deus. No que isso implique deixar de recorrer s cincias humanas, mas indispensvel, tendo em vista o Reino, no deixar de reconhecer as limitaes da cincia, inerentes limitao do seu horizonte de anlise. A totalidade da realidade somente aparece luz de Deus, de que nada seno participao. Assim, o ver do mtodo, como mtodo de ao pastoral, implica necessariamente a f, sob pena de nada servir em vista das exigncias do Reino. Os olhos da f so indispensveis, no apenas para julgar uma realidade conhecida atravs das cincias, mas, antes disso,

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

62

fundamental e radicalmente, para ver a realidade na sua totalidade. O conhecimento da realidade s pode contribuir para a reexo teolgico-pastoral na medida em que se desenvolve desde o incio luz de Deus, pois no se trata apenas, nem principalmente, de conhecer o mundo tal como o conhece a cincia, mas de v-lo tal como Deus o v, segundo foi revelado por Jesus Cristo e est totalmente envolvido por seu Esprito de Amor. Somente luz da f a realidade pode ser apreciada segundo a Palavra, no Esprito. De acordo com a teologia do Documento de Aparecida, seria preciso rever, pois, a forma de fazer a anlise de conjuntura, pois somente quando vista luz de Deus e com os olhos de Jesus Cristo a realidade pode ser, de fato, transformada pela ao do Esprito, atravs da Igreja atuante no mundo, mas orientada para a vida eterna. A ao crist brota da viso crist da realidade, inclusive poltica, e deve encarar a conjuntura na perspectiva da vida eterna.4 A eccia do mtodo, conclui o texto, garantida pela adeso do crente, alegre e conante em Deus Pai, Filho e Esprito Santo, e por sua insero eclesial (n. 19).

A alegria no Esprito
Um santo triste um triste santo, diz o velho ditado. Evangelho anncio alegre, boas notcias. Voltados para si mesmos, ou para um passado de pecado e de cruz, os cristos parecemos, s vezes, as pessoas mais infelizes do mundo, como se Cristo no houvesse ressuscitado. No basta nos convencermos dos inmeros equvocos que geraram essa situao anmala, de cristos tristes. indispensvel, para viver de fato em comunho com Deus luz da Palavra e no ardor do Esprito, que nos deixemos envolver pela alegria, que vem de Deus. O Documento de Aparecida, no limiar de suas consideraes sobre a realidade e a viso que dela chamado a ter o cristo, trata da alegria, como trao caracterstico primeiro dos discpulos missionrios de Jesus Cristo. Convm analisar melhor a teologia que est aqui implicada. No h dvida de que nossa reexo a respeito do caminho das igrejas da Amrica Latina e do Caribe tem lugar em meio s luzes e sombras de nosso tempo, diz o Documento. As grandes mudanas que experimentamos aigem-nos, mas no nos confundem (n. 20). Enquanto sofremos, porm, nos alegramos, pois permanecemos no amor de Cristo (n. 21), o que nos d a certeza de que participamos, j agora, de seu triunfo, como Paulo, que se gloriava

da cruz. No clima relativista que nos circunda, fazse sempre mais importante e urgente enraizar e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, Deus de rosto humano, nosso verdadeiro e nico salvador (n. 22). Da alegria gerada pela certeza da cruz prorrompe uma longa prece de louvor e de agradecimento por termos encontrado Jesus Cristo e sermos cristos, cujos passos somos chamados a seguir (nn. 23-27). importante l-la integralmente. A mesma prece na alegria retomada quando se recorda o que signica o Evangelho para a humanidade, como anncio a favor da vida em geral e, em especial, da dignidade da pessoa humana (nn. 104-113). Sob esse aspecto no deixa de ser verdadeiro o comentrio de um dos participantes da Conferncia, de que, ali reunidos, os bispos, sobretudo, rezaram. Mais um trao do perl de mistagogo assumido pelos bispos em Aparecida. No saberia dizer at que ponto temos conscincia do estreito lao existente entre a alegria e a mistagogia. Encarar o sacerdote como mistagogo relegar para segundo plano sua funo administrativa e at mesmo sua funo ensinante, liberando-o das muitas exigncias que pesam sobre esses dois setores de seu ministrio, para que seja, antes de tudo, um homem de orao, pessoalmente iniciado para presidir orao pblica, dando testemunho, por suas atitudes e palavras, de sua qualidade de intercessor e de mediador, em unio com o Cristo Jesus. Temos, aqui, uma importante diretiva a ser seguida na forma de agir de nossos sacerdotes! Ter o Documento de Aparecida o poder de transformar o perl habitual de nossos padres? So inmeras as passagens em que vem tona a importncia da mistagogia na funo do bispo e dos ministros, a comear pelo lao mstico que une o discipulado misso. O que prprio do discpulo mistagogo desempenhar a misso como mistagogo. Em outros termos: pelo exerccio de sua funo mistaggica que o sacerdote, como tal, comprova sua qualidade de discpulo de Jesus. Acreditamos que haja, subjacente ao documento, se no uma teologia desenvolvida do bispo e do sacerdote mistagogo, pelo menos uma nostalgia de algo que est soterrado nas muitas camadas da evoluo histrica e do direito, que ocultam no perl do sacerdote esse trao central do perl de Jesus. Quem sabe no poderamos sugerir que se aprofundasse esse aspecto, guiados pela Carta aos Hebreus talvez, que, como a maioria dos livros bblicos, alis, no to lembrada no Documento de Aparecida?

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

63

Santidade e misso de Jesus


Em face da realidade, apesar de suas sombras e contradies, o cristo deve caracterizar-se pela alegria no Esprito, por estar fundado em Cristo de maneira decisiva e inabalvel. a teologia pressuposta nos trs primeiros captulos do Documento de Aparecida. Surge, ento, a necessidade de analisar a razo pela qual Cristo oferece fundamento vida no Esprito. A tarefa foi, de fato, assumida no quarto captulo (nn. 129153), que precisa ser analisado com todo o cuidado. A ordem das matrias nada tem de especial. Chamados a seguir Jesus Mestre, seus discpulos (4.1, nn. 129-135) com ele se conguram tornam-se parecidos com o Mestre, diz o texto, usando uma palavra ambgua participam da Vida, que Jesus, e o seguem como Caminho (4.2, nn. 133-142), sendo, ento, enviados, como Jesus, a anunciar o evangelho do Reino da Vida (4.3, nn. 143-148), animados pelo Esprito Santo (4.4, nn. 149-153). O captulo trata, nominalmente, da vocao dos discpulos missionrios santidade (n. 129). Cristo apontado como fonte de santidade. Somos levados a interpret-lo a partir da tese teolgica de que a santidade de Cristo o fundamento imediato do discipulado e da misso. Tudo comea a partir de Deus [...]5 [que] sai de si, diz o texto, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glria (n. 129). A sada de Deus, preparada ao longo da histria atravs da aliana e da promessa, que esto na origem do povo judeu (n. 129), concretizou-se, nos ltimos tempos, com o envio do Filho (cf. n. 130). Jesus vem como o Mestre que nos convida a nos encontrarmos pessoalmente com ele, diferentemente da maioria dos mestres. No somos ns que o escolhemos como mestre, mas ele que nos escolhe como discpulos. No nos ensina algo, mas apresenta-se como algum com quem somos chamados a estar toda a nossa vida, assumindo seu estilo de vida, participando de sua sorte e empenhando-nos no cumprimento de sua misso (cf. n. 131). A relao pessoal com Jesus, pela qual ele vem a ns, fonte de vida. Alm de Mestre, Jesus Vida, desde que seu convite ao seguimento encontre uma efetiva resposta de acolhida de nossa parte, selando o lao de Jesus conosco, no mais como servos, mas como amigos e irmos, que o seguem e que entram na (sua) dinmica de Bom Samaritano (cf. n. 132-134). A admirao pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu [...] amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais ntimo do corao do discpulo (n. 136), a partir da qual temos acesso ao dom do Esprito Santo [...] que nos identica com Jesus Caminho (n. 137), para congurar-nos6 verdadeira-

mente com o Mestre [...] [assumindo] a centralidade do mandamento do amor (n. 138). At aqui o texto tratou do discipulado. Em seguida, tratar da misso (4.3, nn. 143-148), animada pelo Esprito (4.4, nn. 149-153). Duas observaes se impem nessa passagem. Primeiro, o fato de que todo o discipulado se prende amizade com Jesus, que est fundada na participao de sua vida, ou seja: na sua santidade. Ser amigo de Jesus ser santo como Jesus e participar da vida de Deus, como Jesus dela participa como homem. A amizade que une Jesus e seus discpulos h de perdurar para sempre. Portanto a misso decorrente do discipulado visa, em ltima anlise, a vida eterna, participao perfeita na vida do Pai. Sob esse aspecto, embora se desenrole neste mundo, a misso do cristo no deste mundo e s tem sentido quando exercida em funo da vida eterna. O texto sugere isso claramente ao comear com a armao solene:
Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, com palavras e aes e com sua morte e ressurreio, inaugura, no meio de ns, o Reino de vida do Pai, que alcanar sua plenitude l onde no haver mais nem morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque tudo o que antigo ter desaparecido (Ap 21,4) (n. 143).

Estes dois aspectos, santidade e vida eterna, entendidos como as principais caractersticas da vocao dos discpulos missionrios, precisam ser fortemente acentuados na correo de algumas tendncias que esto, se no explcitas, pelo menos latentes na pastoral que vem sendo praticada entre ns. Nessa perspectiva no de estranhar que o ltimo pargrafo acentue a ao do Esprito Santo (4.4, nn. 149-153), que animou, em plenitude, a vida de Jesus nesta terra, envolvendo-o totalmente como ressuscitado so Paulo fala de seu corpo espiritual , de tal sorte que Jesus comunica o Esprito Santo humanidade em Pentecostes (n. 149), constituindo a Igreja com aqueles que o recebem crendo em Jesus (n. 150). Animada pelo Esprito, a Igreja continua a obra de Jesus (n. 151), recordando-lhe as palavras de Cristo (n. 152) e santicando-a pelos sacramentos (n. 153).

A Igreja, comunho
O captulo V do Documento de Aparecida, A comunho dos discpulos missionrios na Igreja, encaixa-se perfeitamente na tese adotada no captulo anterior, de que a Igreja, antes de ser uma organizao religiosa, a comunho interpessoal dos que acreditam em Jesus e so reunidos no Esprito, vivendo da sua santidade e da sua misso. o que ressalta

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

64

da bela introduo (5.1). De acordo com esses princpios o ttulo do captulo, que se prende mais diretamente aos desenvolvimentos posteriores, deveria ser antes: A comunho dos discpulos missionrios que a Igreja! Todo o contedo do primeiro pargrafo um rico desenvolvimento do que denominamos eclesiologia de comunho, posicionamento teolgico explorado depois do Conclio Vaticano II, em que se acentua o carter comunitrio ou comunial da herana de Jesus. (nn. 154-163). Trata-se de um texto decisivo para a compreenso do posicionamento pastoral do Documento de Aparecida, que s pode ser entendido na perspectiva da Igreja-comunho, em que a comunidade crist, o povo cristo, prevalece sobre a organizao hierrquica, em continuidade com a opo conciliar de tratar do Povo de Deus antes da hierarquia, na constituio Lumen gentium. D-se, no Documento de Aparecida, tal importncia comunho, que, na concluso, como veremos, colocada como expresso experiencial da presena do Esprito na comunidade (n. 547). Vem, a seguir, um longo desenvolvimento a respeito dos principais organismos da Igreja, considerados como lugares eclesiais para a comunho (5.2-5.5). Compreendem, em primeiro lugar, a diocese, a parquia e as conferncias episcopais (nn. 164-183), em que se incluem as consideraes sobre as comunidades eclesiais de base e outras pequenas comunidades crists (n. 180). Essa passagem uma das mais polmicas de todo o Documento. Qualquer que tenham sido as causas da divergncia entre a verso ociosa antecipadamente divulgada e a verso ocial, o certo que a ltima est muito mais de acordo com a teologia do Documento que estamos examinando. Segue-se uma srie de consideraes, no mais sobre os organismos como tais, mas sobre as pessoas que neles e atravs deles exercem seu discipulado missionrio, como os bispos (nn. 186-190), os presbteros e animadores de comunidades (nn. 191-204), os diconos permanentes (nn. 205-208) e os is leigos e leigas (nn. 209-215). Sem poder entrar no detalhe desses textos, gostaramos de chamar a ateno para as condies gerais dos discpulos de Jesus (nn. 184-185) e, em particular, para o papel que leigos e leigas so chamados a desempenhar na Igreja (nn. 209-215). importante ter presente que, do ponto de vista das pessoas, qualquer que seja o lugar que ocupem na organizao da Igreja, desde o papa, bispo de Roma, at o ltimo el, todos, absolutamente todos, so iguais, todos so chamados a viver a santidade

batismal a servio do Reino, cada um na sua forma prpria e especca (n. 184). No sei at que ponto os cristos de hoje estamos preparados para medir as conseqncias dessa enftica armao de igualdade entre todos, na Igreja, e, sobretudo, como lev-la at as ltimas conseqncias prticas no nosso agir cristo pessoal e comunitrio. Melhor ainda, a igualdade de todos, fundada na vocao batismal comum, faz com que todos sejamos, por ns mesmos, chamados a responder, como cristos, aos grandes desaos que o mundo de hoje apresenta Igreja. Desaos, portanto, que, antes de serem colocados organizao da Igreja como tal, so colocados pessoalmente a todos os cristos: 1) o xodo dos is para as seitas e outros grupos; 2) as correntes culturais contrrias a Cristo e Igreja (aos cristos e organizao); 3) a desmotivao de sacerdotes diante do vasto trabalho pastoral; 4) a escassez de sacerdotes em muitos lugares; 5) a mudana de paradigmas culturais; 6) o fenmeno da globalizao e a secularizao; 7) os graves problemas de violncia, pobreza e injustia; 8) a crescente cultura da morte, que afeta a vida em todas as suas formas. Se os quatro primeiros desaos so mais diretamente colocados aos que participam da organizao hierrquica da Igreja, os quatro ltimos dizem respeito mais diretamente a leigos e leigas, que vivem no mundo e cuja maior responsabilidade crist concerne, antes de tudo, ao contexto cultural, social e poltico em que esto inseridos. De fato, os pargrafos consagrados a leigos e leigas, com base nos documentos conciliares, tanto na constituio dogmtica sobre a Igreja como na constituio pastoral da Igreja no mundo de hoje, estabelecem que leigos e leigas so cristos no corao do mundo (n. 209) e que sua misso prpria e especca se realiza no mundo (n. 210), no sendo, pois, para o leigo, uma prioridade participar da vida pastoral da comunidade eclesial, uma vez que seu empenho missionrio deva estar voltado para o mundo. Essa sua misso prpria e especca, porm, no os distancia nem os separa da comunidade. So chamados tambm a participar da ao pastoral da Igreja (n. 211). Necessitam de formao adequada (n. 212), devem

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

65

tomar parte ativa e criativa na elaborao de projetos pastorais, [mas] a favor da comunidade (n. 213), visto que, nos leigos, no sentido mais amplo, a construo da cidadania e a construo da eclesialidade um s e nico movimento (n. 215). At onde nos leva esse reconhecimento de que, no caso dos cristos leigos, h equivalncia entre cidadania e eclesialidade? Aqui est um ponto que mereceria ser aprofundado, em vista de uma teologia dos leigos no Documento de Aparecida. O captulo sobre a Igreja termina com uma srie de consideraes sobre os is que deixaram a Igreja (5.4, nn. 225-226), sobre o dilogo ecumnico e inter-religioso. Sua anlise nos levaria muito longe e no contm, a nosso ver, nenhuma novidade especca do ponto de vista teolgico.

Uma espiritualidade trinitria


O sexto captulo o mais extenso do Documento de Aparecida (nn. 240-346): O caminho de formao dos discpulos missionrios. normal que os bispos dediquem especial ateno formao em geral (nn. 275-285), incluindo a iniciao crist (nn. 286-300) e o conjunto de recursos de que se lana mo na educao crist, em especial dos candidatos ao sacerdcio (nn. 301-356). O texto se prestaria a uma anlise dos princpios pedaggicos que comandam a proposta educativa do episcopado. Do ponto de vista teolgico, porm, tm maior interesse os textos do primeiro pargrafo: Uma espiritualidade trinitria do encontro com Jesus Cristo (nn. 240-274), que, de certo modo, suscita e inspira as consideraes pedaggicas. Na realidade, o Documento de Aparecida, nesses 35 nmeros, parece ter querido elaborar uma viso de conjunto de sua proposta para dar continuidade evangelizao da Amrica Latina e do Caribe, que uma proposta nitidamente espiritual. Assim, o Documento se arma como um documento de espiritualidade, mais do que como um projeto pastoral ou de posicionamento social e poltico da Igreja. No centro est, como vimos, o encontro, a amizade e a comunho com Jesus Cristo, que se manifesta na comunho no Esprito, em que se dene a Igreja. No sem importncia sublinhar o carter nitidamente espiritual da proposta do Documento de Aparecida, que pode at, sob certos aspectos, caracterizar o perl prprio da V Conferncia. Para realizarmos nossa vocao de discpulos missionrios, somos chamados a ser amigos de Jesus e a viver em comunho no seu Esprito. Isso s compreensvel se nos colocamos na perspectiva do Pai, que, justamente, enviou seu Filho para comunicar-nos sua vida, a vida que vive com o Filho no Esprito. Da a

qualicao de trinitria dessa maneira de encarar a vida crist (nn. 240-242). O encontro com Jesus, que est na raiz dessa vida nova (nn. 243-245), d-se na Igreja, em que os is se alimentam da Palavra de Deus, contida na Sagrada Escritura, graas prtica da Lectio divina, na liturgia e, em especial, na eucaristia, por isso a importncia do preceito dominical, do sacramento da reconciliao e da orao, inclusive a comunitria, numa comunidade viva, aberta de modo especial aos pobres, aitos e enfermos, sem descurar o aporte valioso da piedade popular, especialmente das peregrinaes, e sem esquecer a presena ativa e signicativa de Maria. Termina, assim, a segunda parte do Documento de Aparecida, dedicada aos fundamentos teolgicos da forma que os bispos propem para dar seguimento evangelizao. A terceira parte nada mais faz que no seja tirar algumas conseqncias do que pode signicar para os nossos povos, como diz o Documento, a vida de Jesus Cristo. A misso s pode ser entendida como em funo da vida, que implica a promoo da dignidade humana, a salvaguarda da famlia e a ao em favor de nossos povos. Longe de considerarmos esse texto insignicante, temos conscincia da necessidade de uma sua anlise minuciosa para discutir a articulao de todas as suas recomendaes pastorais com a teologia do encontro com Jesus e da Igreja comunho. Mas essa anlise, alm de ultrapassar os limites em que nos devemos ater, requereria competncias pastorais outras, alimentadas por uma prtica que escapa ao nosso universo de telogo vivendo no mundo.

Concluso
A concluso do Documento de Aparecida (nn. 547-554) comea insistindo na eclesiologia de comunho, vinculando-a ao do Esprito, de que fez amplamente experincia a Igreja apostlica. A experincia da comunidade apostlica primitiva mostra a prpria natureza da Igreja enquanto mistrio de comunho com Cristo no Esprito (n. 547). Referindose homilia pronunciada por Bento XVI na missa de abertura da Conferncia, o texto tem a ousadia de armar que a experincia feita pelos bispos em Aparecida corresponde experincia dos apstolos no Conclio de Jerusalm, ao usarem, na expresso do papa, o mesmo mtodo ento empregado: Pareceu-nos bem ao Esprito Santo e a ns... (At 15,28). Vale sublinhar, aqui, a unidade teolgica do Documento de Aparecida. O encontro pessoal com Jesus, que est na base da Igreja entendida como comunho de pessoas, reetindo a comunho que Deus,

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

66

a Trindade, faz com que o agir da Igreja s possa ser entendido em unio com o Esprito de Jesus. o Esprito que anima a vida dos discpulos e a misso. Ao tomarem sua primeira deciso em comunidade, os apstolos, depois de ver, aos olhos de Deus, a realidade das comunidades em que se mesclavam judeus e gregos, armam que a resoluo que era fruto da ao do Esprito e da sua (cf. At 15,28, citado no Documento de Aparecida, n. 247). Assim tambm agora, o episcopado reunido em Aparecida assentiu, juntamente com o papa, numa orientao bsica a ser impressa na retomada da evangelizao da Amrica Latina e do Caribe. Em continuidade com a espiritualidade do encontro pessoal com Jesus, o Documento de Aparecida acena para um re-despertar missionrio caracterizado pelo ir em busca das pessoas l onde se encontram, por reavivar a f e a prtica dos batizados, esposar toda a riqueza de religiosidade de que prenhe a piedade popular, programar uma misso continental, no fervor do Esprito e na alegria do Evangelho. A grande questo a que devemos agora responder a de saber at que ponto as igrejas latino-americanas e caribenhas acolhero tal orientao espiritual do episcopado e tero a lucidez e a coragem de repensar o conjunto de sua ao pastoral em face dos grandes desaos da atualidade. Depois de reconhecer em Maria o padro de como tornar a nossa vida inteiramente polarizada pelo encontro com Jesus (n. 553), o Documento de Aparecida retoma a grande perorao de Bento XVI no discurso de abertura da Conferncia, quando invocou a Jesus com as palavras dos discpulos de Emas ca conosco , a m de usufruirmos a luz do Esprito ao cair da noite, quando somos assediados pelas dvidas, pelo cansao e pelas diculdades. Se, voltando nossa primeira questo, nos perguntarmos se os bispos, representantes do episcopado latino-americano, desejaram, realmente, propor-nos uma espiritualidade baseada numa teologia diversa da que sustentaram e alimentaram as conferncias anteriores, tudo nos leva a crer que a resposta sim! Nada de estranhar, alis. Renovar a evangelizao requer a renovao tambm da teologia. Esse o grande desao para todos ns, telogos, pois que nos responsabiliza, de certo modo, pela recepo da V Conferncia do CELAM.

Notas
* Professor de Teologia Dogmtica do Instituto de

Teologia Pio XI e membro do Conselho Editorial de Paulinas Editora. 1 Esta, alis, a perspectiva do Catecismo da Igreja Catlica, n. 28. 2 JOO XXIII. Gaudet Mater Ecclesia. Discurso de abertura do Conclio Vaticano II, em 11.10.1962. In: VATICANO II. Mensagens, discursos, documentos. 2. ed. So Paulo, Paulinas, 2007. 3 Esse sentido de Palavra, com base na Dei Verbum, sublinhado no documento de preparao da sesso do prximo snodo dos bispos: A relao de comunicao gratuita com Deus, que supe uma profunda comunho, anloga comunicao humana, qualificada pelo prprio Deus como sua Palavra, Palavra de Deus. Lineamenta, n. 6. 4 Depois de seis meses de recesso, a anlise de conjuntura voltou a ser feita nos mesmos moldes de antes, na reunio habitual da Comisso de Pastoral da CNBB (cf. o site da CNBB, 19.9.2007), isso depois de Aparecida. Perguntamo-nos: at que ponto se est, de fato, acolhendo o Documento de Aparecida? Se houvesse esse cuidado, reformularse-ia inteiramente a anlise de conjuntura, ou, pelo menos, ela seria revista e feita na perspectiva da f, no da poltica. 5 O texto diz Deus Pai. Louvvel preocupao trinitria, mas, rigorosamente falando, no se deve dizer que o Pai sai de si. O Pai no sai de si, envianos sua Palavra e seu Esprito. Sendo primeiro princpio, o Pai no sai de si, no enviado. 6 O texto diz: Para ficar verdadeiramente parecido com o Mestre, e no ttulo do pargrafo: Parecidos com o Mestre. Parece-nos prefervel o texto castelhano: Configurados con el Maestro O verbo configurar exprime melhor que o verbo parecer a reproduo, no discpulo, da inspirao profunda da vida do Mestre!

Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 14

67

Das könnte Ihnen auch gefallen