Sie sind auf Seite 1von 9

Geologia de Barragens Elementos de uma barragem:

Paramentos ou Barramentos Superfcie mais ou menos vertical que limita o corpo da barragem: o barramento de montante, em contato com a gua; e o barramento de jusante; Coroamento superfcie que delimita o corpo da barragem na parte superior; Encontros superfcies laterais que ficam em contato com as margens do rio; Fundao superfcie que fica em contato com o fundo do rio; Descarregador de cheia ou Vertedouro Seu objetivo funcionar comoumdispositvo de segurana, quando a vazo do curso dgua assumir valores que tornema estabilidade da baragemperigosa, ou impedir que o nvel mximoestabelecido para a barragemcause prejusos s propiedades agrcolas ou industrias a jusante da barragem.A capacidade do vertor calculada para permitir o escoamento mximo( enchente catastrfica ), que poderia ocorrer na seo da barragem. Tomadas de gua Representa o conjunto de obras que permite a retirada, do reservatrio, da gua a ser utilizada, seja para a obteno de energia ou para outros fins. O tipo de tomada dgua varia como tipo de barragem.Assim,as barragens de concreto, a tomada dgua consiste geralmente em um conduto que pode se desenvolver atravs do macio da barragem ou em sua proximidade, enquanto na barragem de terra, aparece nas ombreiras do reservatrio. Descarregador de fundo o rgo hidrulico para esvaziamento da albufeira ou manuteno do caudal ecolgico a jusante da barragem. Eclusas ou Comportas Equipamento hidrulico que controla a entrada e sada de gua entre a montante e a jusante da barragem; Escada de peixes rgo hidrulico que permite aos peixes vencer o desnvel imposto pela barragem. Necessidade de ncleo central: Quando o solo original no for de boa qualidade, deve ser construdo um ncleo central no macio com material granular adequado trazido de outro local, para evitar a infiltrao de gua pelo corpo da barragem.

Outros elementos encontrados no conjunto de obras que compem uma Barragem so: a) ensecadeira- destinada a desviar as guas do leito do rio, total ou parcialmente, como objetivo de permitir o tratamento das fundaes nessas reas e, s vezes, nas reas das plancies de inundao, possibilitando a construo em seco dos diques de terras ou estrutura de concreto. As ensecadeiras mais comuns so aquelas construdas com terras e blocos de rocha. Em alguns casos, necessria a utilizao de chapas metlicas ou diafragmas impermeveis. b)tneis de desvio- possuem a mesma finalidade das ensecadeiras, sendo porm, construdos em cursos dgua com vales ngremes, e quando possvel, nos locais onde existam curvas. Em muitos casos, o tnel de desvio usado posteriormente como tnel de aduo, para transportar as guas do reservatrio para a casa das mquinas. Ensecadeiras

Tneis de desvio

O QUE BARRAGEM E SUA FINALIDADE

As barragens foram, desde o incio da histria da humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construo devia-se sobretudo escassez de gua no perodo de seca e consequente necessidade de armazenamento de gua, feito em barragens executadas de forma mais ou menos emprica. Em nvel mundial algumas das barragens mais antigas de que h conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Mdio Oriente e ndia. Contudo, as barragens possuem suas desvantagens, por ocuparem uma longa extenso de terras habitveis, faz com que muitas pessoas sejam desalojadas, tribos indgenas, fauna e flora completamente dizimadas, por isso deve haver a discusso sobre a real necessidade dessas barragens. o que acontece no caso da Usina Hidroeltrica de Belo Monte, o projeto aponta sua construo no estado do Par, no local onde vive atualmente a tribo Xingu. Logo, barragem um elemento estrutural feita para armazenar a maior quantidade de gua possvel, seja pluvial ou at mesmo fluvial, construda transversalmente a direo de escoamento de um curso dgua. As barragens propiciam a gerao de energia hidreltrica, o fornecimento de gua, regulagem das cheias e a irrigao. Mas, ao mesmo tempo, podem causar impactos ambientais em larga escala como a inundao de terras de plantio, florestas, jazidas minerais, cidades e povoamentos, a destruio do habitat de animais, plantas e pessoas, afetando as guas subterrneas, a qualidade da gua do rio, o microclima e a infraestrutura. Qualquer obra de engenharia altera as condies ambientais. As hidreltricas, em particular, agridem os ecossistemas com a construo de obstculos nos leitos dos rios (barragens), propiciando a formao de

reservatrios. reas degradadas resultantes de obras hidreltricas, via de regra, so provenientes de emprstimos para a construo de barragens e obras de apoio ou bota-foras. As figuras a seguir representam os principais elementos de uma usina hidreltrica:

1. Reservatrio ou lago: Surge quando a gua do rio represada pela construo de uma barragem. 2. Barragem: uma estrutura construda no leito de um rio, permitindo acumular gua. Pode ser de terra, enrocamento, alvenaria ou concreto. 3. Vertedouro: Permite o controle do nvel da gua do reservatrio, principalmente em perodos de cheias. Pode ter ou no comportas. 4. Tomada dgua: a estrutura que permite a conduo da gua do reservatrio para aduo das turbinas. Equipada com comportas de fechamento e grades de proteo. 5. Conduto Forado: a canalizao que conduz gua, sob presso, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrneos. 6. Casa de Fora: Local de onde se opera a usina e esto localizados os grupos turbogeradores e auxiliares. 7. Canal de Fuga: Local de sada da gua aps movimentar as turbinas.

8. Subestao: Recebe a energia eltrica gerada na usina, transformando-a em alta tenso, para que possa ser transportada pelas linhas de transmisso a grandes distncias. 9. Turbina: uma roda com ps. A gua faz a turbina girar ao atingi-la, transformando energia hidrulica em energia mecnica. 10. Gerador: Est acoplado mecanicamente turbina. A energia mecnica disponvel no eixo da turbina transformada em energia eltrica pelo gerador. O papel da Geologia: A histria mostra que boa parte dos insucessos de b a r r a g e n s causada por erros de geologia que erros de engenharia. Erros como defeitos na fundao, na base e nos flancos da barragem ou ainda a fuga de gua por baixo da b a r r a g e m . O desconhecimento da geologia por parte de engenheiros s o o s responsveis por tais erros. Um exemplo de erro de geologia foi a tragdia de Vayont, I t l i a , o n d e cerca de trs mil pessoas morreram. O motivo da tragdia foi escorregamento de2 0 0 . 0 0 0 . 0 0 0 m d e t e r r a a montante da barragem, ocasionando uma onda gigantesca que varreu a cidade de Longarone. A 7 maior barragem do mundo no t e v e s e q u e r u m a f i s s u r a e m s e u s 2 6 2 m e t r o s d e a l t u r a e 1 6 0 m e t r o s d e comprimento. Se houvesse um maior conhecimento da geologia local, tal tragdia poderia ter sido evitada. Foras que atuam numa barragem: Toda barragem est sujeita a ao de um conjunto de foras distintas.V e j a m o s algumas dessas foras: Peso da B a r r a g e m , E m p u x o H i d r o s t t i c o a Montante, Subpresso da gua, Reao da Fundao, etc.P e s o d a B a r r a g e m - s e u v a l o r f a c i l m e n t e c a l c u l a d o . D e p e n d e d o v o l u m e d a barragem e do Peso Especfico dos materiais empregados na sua construo.E m p u x o Hidrosttico a Montante - seu valor varia de acordo com o tipo da facem o n t a n t e . S e n d o e l a v e r t i c a l , o v a l o r d a f o r a a p e n a s o v a l o r d o E m p u x o Hidrosttico. Sendo ela inclinada, alm do Empuxo Hidrosttico tambm leva-se emconsiderao o Peso da gua nessa face.S u b p r e s s o d a g u a - p a r t e d a g u a , m e s m o c o m t o d a s m e d i d a s t o m a d a s n o projeto e na construo da barragem, escoar, sob presso, entre a barragem e asfundaes. Devido a isso, o Peso da Barragem ser parcialmente suportado por essa gua, o que levar a uma reduo da Reao da Fundaes.R e a o d a F u n d a o - u m a f o r a d e m e s m o v a l o r e s e n t i d o o p o s t o a f o r a resultante(composta por todas foras atuantes na barragem).

FINALIDADES: As duas principais finalidades de uma barragem so para abastecimento de gua em reas residenciais, industriais, agrcolas, e para gerao de energia eltrica (nas chamadas usinas hidroeltricas ex.: Itaipu, Paulo Afonso, Tucuru). Atualmente h tambm a concepo para aproveitar o potencial da regio alagada para desenvolver a pesca (piscicultura) nas comunidades ribeirinhas e at mesmo como turismo e esporte.

Hidreltrica de Itaipu. Fonte: http://www.itaipu.gov.br) Atrs da finalidade de acmulo de gua pode haver motivos mais relevantes para a concepo de uma barragem, tais como:

Controle de cheias devido ocupao humana e degradao da bacia s vezes h necessidade de reter temporariamente grandes volumes de gua para evitar inundaes; Rejeitos de mineraes estas barragens servem para conter as guas provenientes das mineraes, a fim de evitar que as substncias qumicas invadam os mananciais; Correo torrencial embora de pequeno porte destinam-se a mudar o regime do rio, diminuindo sua velocidade que causadora de eroses; Conservao de gua destinam-se a armazenar as guas pluviais ficando com uma reserva apta para qualquer perodo de carncia de gua; Controle de poluio para captao de resduos, geralmente anexadas na barragem principal, com a finalidade de desviar uma parcela e estabelecer uma qualidade melhor ao final do curso; Navegao proporcionando navegabilidade em uma regio para facilitar o transporte;

Vista area de barragem para rejeitos. Fonte: http://www.lapes.ufrgs.br

Barragem para rejeitos com revestimento de lona. Fonte: http://www.lapes.ufrgs.br

Foto de uma barragem hidreltrica Fonte: http://www.eletrobras.com

http://pt.scribd.com/doc/45680349/trabalho-barragens (Muito Importante, tanto para o trabalho quanto para a prova).

CARACTERSTICAS

Das könnte Ihnen auch gefallen