Sie sind auf Seite 1von 40

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO NO 633

Novos Padres de Localizao Industrial? Tendncias Recentes dos Indicadores da Produo e do Investimento Industrial
Carlos Amrico Pacheco Braslia, maro de 1999

ISSN 1415-4765

TEXTO PARA DISCUSSO NO 633

Novos Padres de Localizao Industrial? Tendncias Recentes dos Indicadores da Produo e do Investimento Industrial
Carlos Amrico Pacheco*

Braslia, maro de 1999


*

Professor e coordenador do Ncleo de Economia Social, Urbana e Regional (NESUR) do Instituto de Economia da UNICAMP.

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada


Presidente Roberto Borges Martins
DIRETORIA

Eustquio J. Reis Gustavo Maia Gomes Hubimaier Canturia Santiago Lus Fernando Tironi Murilo Lbo Ricardo Paes de Barros

O IPEA uma fundao pblica, vinculada ao Ministrio do Planejamento e Oramento, cujas finalidades so: auxiliar o ministro na elaborao e no acompanhamento da poltica econmica e promover atividades de pesquisa econmica aplicada nas reas fiscal, financeira, externa e de desenvolvimento setorial.

TEXTO PARA DISCUSSO tem

o objetivo de divulgar resultados de estudos desenvolvidos direta ou indiretamente pelo IPEA, bem como trabalhos considerados de relevncia para disseminao pelo Instituto, para informar profissionais especializados e colher sugestes. Tiragem: 105 exemplares
COORDENAO DO EDITORIAL Braslia DF: SBS Q. 1, Bl. J, Ed. BNDES, 10o andar CEP 70076-900 Fone: (061) 315 5374 Fax: (061) 315 5314 Home Page: http: www.ipea.gov.br E-Mail: editbsb@ipea.gov.br SERVIO EDITORIAL Rio de Janeiro RJ: Av. Presidente Antonio Carlos, 51, 14o andar CEP 20020-010 Fone: (021) 212 1140 Fax: (021) 220 5533 E-Mail: editrj@ipea.gov.br

PERMITIDA A REPRODUO DESTE TEXTO, DESDE QUE OBRIGATORIAMENTE CITADA A FONTE. REPRODUES PARA FINS COMERCIAIS SO RIGOROSAMENTE PROIBIDAS.

SUMRIO
SINOPSE

1 2 3 4 5

INTRODUO

5 7 18 28 33

A DESCONCENTRAO ECONMICA RECENTE: OS INDICADORES DO VTI E DA PRODUO FSICA A DESCONCENTRAO ECONMICA RECENTE: OS INDICADORES DO EMPREGO INDUSTRIAL A TENDNCIA DOS NOVOS INVESTIMENTOS REESTRUTURAO PRODUTIVA E NOVOS DETERMINANTES DA LOCALIZAO INDUSTRIAL REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

38

SINOPSE

ste texto examina a dinmica regional do investimento industrial no Brasil. Analisando-se a participao no VTI, na produo fsica, e os indicadores recentes de emprego, observa-se perda de participao do Rio de Janeiro e de So Paulo. As mudanas mostram sensvel alterao na dimenso espacial do desenvolvimento brasileiro, em que uma possvel continuidade da desconcentrao das ltimas dcadas deve ser acompanhada pelo aumento da heterogeneidade interna das regies brasileiras, com o surgimento de ilhas de produtividade em quase todas as regies, o crescimento relativo maior das antigas periferias nacionais e importncia maior do conjunto das cidades mdias perante as reas metropolitanas. As tendncias indicam certa continuidade da desconcentrao em direo ao interior de So Paulo e aos principais estados do Sul e do Sudeste e, at mesmo, para o Nordeste, no caso das indstrias intensivas em mo-de-obra. Contudo, a configurao de novos padres locacionais no ser um processo uniforme para o conjunto da indstria, devendo, ao contrrio, assistir-se a desempenhos setorialmente muito distintos. Com isso, no se deve esperar a definio de uma tendncia clara e geral na direo da reaglomerao, da mesma forma que no se deve contar com fortes movimentos de desconcentrao.

O CONTEDO DESTE TRABALHO DA INTEIRA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, CUJAS OPINIES AQUI EMITIDAS NO EXPRIMEM, NECESSARIAMENTE, O PONTO DE VISTA DO MINISTRIO DO PLANEJAMENTO E ORAMENTO.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

1 INTRODUO Um exame preliminar da dimenso regional do investimento industrial recente parece mostrar a emergncia de um conjunto de alteraes significativas no padro de localizao da atividade produtiva. Ateno especial tem sido dada ao que parece ser uma certa desconcentrao relativa dos investimentos no setor de bens durveis, especialmente na automobilstica, bem como em alguns gneros de bens salrios, com destaque para segmentos em que o dispndio com mo-de-obra ainda se mostra relevante no custo de produo, tais como calados, txtil e vesturio. Motivados por essa aparente desconcentrao, vrios estados e municpios tm-se lanado em programas arrojados de atrao de investimentos, utilizando-se de ampla gama de incentivos e de algumas iniciativas localizadas voltadas gerao de externalidades favorveis a esses novos investimentos. Apesar de os diversos rounds da guerra fiscal tenderem a igualar o nvel de benefcios concedidos pelos diversos estados envolvidos, ao mesmo tempo em que se amplia a renncia fiscal, inegvel que a maior agressividade das unidades da Federao menos industrializadas refora ainda mais essa trajetria de desconcentrao. Em paralelo, e ao contrrio dessas tendncias, tambm se identifica um processo de concentrao regional dos investimentos em setores com grande potencial de crescimento, como telecomunicaes e informtica nesse ltimo segmento, muito em funo de a sistemtica do processo produtivo bsico equalizar os incentivos para o conjunto do pas. De forma anloga, os impactos diretos do programa de privatizao ampliam o peso das reas mais industrializadas do pas, tanto por intermdio da racionalizao das atividades das empresas privatizadas quanto no limite pelo fechamento de antigas plantas situadas em regies menos desenvolvidas. Nessa mesma direo coloca-se a importncia crescente que algumas externalidades novas assumem na determinao da competitividade industrial, a exemplo da proximidade com fornecedores ou da existncia de servios especializados de apoio atividade produtiva, o que, evidentemente, favorece as reas mais intensamente industrializadas. Ainda que o resultado global dessas transformaes seja de difcil aferio, pode-se argumentar que est em curso sensvel alterao na dimenso espacial do desenvolvimento brasileiro, em que uma possvel continuidade da desconcentrao das ltimas dcadas deve ser acompanhada pelo aumento da heterogeneidade interna das regies brasileiras, com o surgimento de ilhas de produtividade em quase todas as regies, crescimento relativo maior das antigas periferias nacionais e importncia maior do conjunto das cidades mdias perante as reas metropolitanas.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

De todas essas observaes iniciais, resulta ntido que a configurao de novos padres locacionais no ser um processo uniforme para o conjunto da indstria, devendo, ao contrrio, assistir-se a desempenhos setorialmente muito distintos. Com isso, no se deve esperar a definio de uma tendncia clara e geral na direo da reaglomerao, da mesma forma que no se deve contar com fortes movimentos de desconcentrao. Uma avaliao completa desse panorama ainda mais difcil pelo fato de os fenmenos em curso estarem marcados pela emergncia de um quadro econmico muito distinto daquele que prevalecia no pas at a ltima dcada. Desde logo, o menor peso direto do Estado no investimento produtivo, a abertura econmica, a prpria estabilizao e a implementao do MERCOSUL tm, cada um a seu modo, impactos nada desprezveis na configurao regional da indstria brasileira. absolutamente relevante, tambm, que se considerem as conseqncias das mudanas em curso na economia internacional, quer no aspecto de as estratgias das grandes empresas estrangeiras serem formuladas em termos mundiais, mas em inseres produtivas localizadas regionalmente, quer quanto ao fato de o movimento das grandes empresas acelerar os processos de reestruturao produtiva, com uma srie de implicaes sobre os padres de localizao da atividade industrial. O objetivo maior deste documento exatamente indicar as tendncias regionais recentes da atividade industrial, buscando caracterizar os setores que apresentam padres locacionais dos investimentos mais ntidos. Evidentemente, esse objetivo central pressupe uma avaliao dos principais determinantes desses processos. Assim, este documento procura dar uma viso geral acerca da dinmica espacial recente da indstria e dos principais problemas colocados para o futuro prximo, de forma a subsidiar a investigao sobre essa questo. O texto est organizado em quatro captulos, alm da introduo, a saber: a) exame das informaes recentes sobre a distribuio regional dos dados da produo industrial; b) exame das informaes sobre a distribuio regional recente do emprego industrial; c) exame das informaes mais recentes sobre as intenes regionalizadas de investimentos na indstria; e d) apanhado geral dos determinantes da desconcentrao produtiva da indstria e das tendncias desse processo.

2 A DESCONCENTRAO ECONMICA RECENTE: OS INDICADORES DO VTI E DA PRODUO FSICA

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

A desconcentrao espacial da industrial brasileira um processo bem conhecido: entre 1970 e 1985, a participao de So Paulo no VTI da indstria de transformao caiu de 57,6% para 51,9%, ao mesmo tempo em que a participao do Rio de Janeiro passou de 15,6% para 9,5% (ver tabela 1). Mesmo que as razes da perda de participao do Rio de Janeiro e de So Paulo fossem de natureza distinta, interessante ter-se em vista a grandeza desses dois nmeros. O produto industrial brasileiro era, em 1985, cerca de 2,3 vezes maior que o de 1970. No incio desse perodo, So Paulo e Rio de Janeiro respondiam por 73,2% do VTI industrial, mas, considerando-se a perda de participao relativa dos dois estados, que em 1985 representavam 61,4% do VTI nacional, pode-se deduzir que cerca da metade dos investimentos implementados entre 1970 e 1985 ocorreu em outras unidades da Federao.1 Se o mesmo raciocnio fosse feito para o agregado Rio de Janeiro mais rea Metropolitana de So Paulo, os resultados seriam ainda mais expressivos. Somadas, essas reas representavam 59% do VTI em 1970, e apenas 39% em 1985. Perderam 20% de participao no VTI nacional, o que significa que, entre 1970 e 1985, cerca de 75% de todo o acrscimo do produto industrial brasileiro ocorreu fora dessas duas reas geogrficas.2 2.1 A Desconcentrao do Perodo de 1970 a 1985 Um exame dos dados dos censos industriais agregados segundo grandes categorias de uso VTI dos gneros segundo a natureza predominante da demanda final: bens de consumo no durveis, bens intermedirios e bens de capital e de consumo durveis mostra que, ao menos at 1985, essa desconcentrao envolveu praticamente todos os segmentos da indstria (ver tabela 2). Num certo sentido, examinando-se as participaes das unidades da Federao, pode-se mesmo argumentar que, em termos macrossetoriais, foi a indstria de bens salrios, majoritariamente voltada para o mercado interno, aquela que, em termos relativos, mais se desconcentrou nesses quinze anos.

Essa uma aproximao que revela apenas as tendncias mais gerais do investimento. Para ser absolutamente correta, essa inferncia deveria levar em conta as diferentes relaes capital/produto existentes e os distintos nveis de utilizao da capacidade instalada da indstria dessas regies. De qualquer forma, revela o essencial: o extraordinrio aumento da produo corrente e, portanto, da capacidade instalada fora do eixo Rio So Paulo. Essa sntese apia-se na tese de doutorado do autor [Pacheco, 1996].

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 1 Distribuio Espacial do VTI da Indstria de Transformao (1970-1985) e Estimativa1 da Distribuio do Produto Industrial (1989/1997) Brasil, Unidades da Federao e Regies Selecionadas 1970 a 1997
(Em porcentagem) 1970 1975 1980 1985 1989 1993 19972 Nordeste (menos BA e PE) 2,2 2,1 2,5 2,9 2,6 2,7 2,8 Bahia 1,5 2,0 3,1 3,8 3,7 3,8 3,7 Pernambuco 2,0 2,2 1,9 1,9 1,7 1,5 1,2 Minas Gerais 6,4 6,3 7,7 8,3 8,2 8,7 9,2 Rio de Janeiro 15,6 13,5 10,2 9,5 10,3 9,3 7,8 So Paulo 57,6 55,7 54,4 51,9 50,2 49,5 49,1 Grande So Paulo3 43,0 38,7 34,1 29,4 28,4 26,4 25,8 Interior de So Paulo3 14,6 17,1 20,2 22,5 21,8 23,1 23,4 Paran 3,0 4,0 4,1 4,9 5,3 5,8 5,7 Santa Catarina 2,6 3,3 3,9 3,9 4,1 4,3 4,6 Rio Grande do Sul 6,3 7,6 7,7 7,9 7,8 8,7 8,2 Outras regies4 2,6 3,3 4,5 5,1 6,1 5,6 7,6 Brasil 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: FIBGE, Censos Industriais de 1970, 1975, 1980, 1985; FIBGE, PIM/PF de 1985 a 1997; Valor Adicionado Fiscal da Secretaria da Fazenda de So Paulo, 1985 a 1995. Notas: 1Estimativa da distribuio regional do produto industrial de 1986 a 1997, realizada a partir da evoluo dos ndices da produo fsica (PIM/PF) do perodo 1985 a 1997 e da participao no VTI nacional de 1985. 2 Para 1997, dados mdios anuais da PIM do perodo janeiro/novembro. 3 Participao no VTI de 1986 a 1997, estimada a partir do Valor Adicionado Fiscal de cada ano; distribuio de 1997 segundo participao de 1995. 4 A partir de 1985, resduo da diferena Brasil menos Sul, Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo.

TABELA 2 Distribuio Espacial do VTI da Indstria de Transformao Segundo Principais Categorias de Uso (Brasil = 100,0) Brasil, Unidades da Federao e Regies Selecionadas 1970 a 1985
Norte 1970 Grupo I Grupo II Grupo III 1975 Grupo I Grupo II Grupo III 1980 Grupo I Grupo II Grupo III 1985 Grupo I Grupo II Grupo III Nordeste Sul CentroOeste 1,3 0,6 0,2 1,5 1,1 0,3 1,9 1,2 0,3 2,1 1,4 0,4 So Paulo 52,9 53,2 75,6 47,7 53,4 70,4 45,8 50,5 66,7 43,2 49,4 66,5 R.Metro. S. Paulo 35,3 39,2 65,5 31,3 35,5 53,8 29,2 28,1 48,7 23,3 25,3 43,5 Interior S. Paulo 17,6 14,1 10,1 16,5 17,9 16,6 16,6 22,4 17,9 19,9 24,1 23,0 M. Gerais E. Santo 6,4 9,9 3,0 7,0 8,8 3,8 7,8 10,8 6,1 8,1 12,9 5,4 Rio de Janeiro 16,6 16,3 12,9 15,5 13,2 11,1 11,6 9,9 10,6 9,4 10,3 8,0

1,0 1,0 0,2 1,5 1,0 1,5 1,7 1,7 4,4 1,6 1,6 5,0

8,4 5,4 1,5 9,7 6,5 2,6 10,7 9,2 2,5 11,7 9,9 2,9

13,5 13,6 6,6 17,0 15,9 10,2 20,5 16,7 9,4 23,9 14,4 11,8

Fonte: FIBGE, Censos Industriais de 1970, 1975, 1980 e 1985. Obs: Grupo I indstrias predominantemente produtoras de bens de consumo no durveis; Grupo II indstrias predominantemente produtoras de bens intermedirios; Grupo III indstrias predominantemente produtoras de bens de capital e consumo durveis.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

Nas indstrias predominantemente produtoras de bens de consumo no durveis (grupo I), houve sensvel queda da participao de So Paulo e do Rio de Janeiro, que, em conjunto, passaram de 69,5% para 52,6% do correspondente VTI nacional. As maiores redues ocorreram no ramo de fumo, com avano das indstrias gacha, catarinense e mineira; no de txtil e em vesturios e calados, a favor das indstrias gacha, catarinense e do Nordeste; no de mobilirio e produtos alimentares, a favor dos trs estados do Sul; e no segmento de bebidas, em que os maiores crescimentos foram novamente do Sul e das regies Norte e CentroOeste.3 Essas variaes relativas decrscimo de 16,9 pontos percentuais para o agregado So Paulo e Rio de Janeiro, com aumento de 10,4 para o Sul, 3,3 para o Nordeste, e 1,7 para Minas Gerais so essencialmente o resultado de um crescimento intenso da indstria de bens salrios fora do eixo Rio So Paulo, com seu VTI tendo-se multiplicado por 4,1 em termos reais, entre 1970 e 1985.4 Como ocorre para praticamente todos os ramos, no h traslado fsico da capacidade produtiva instalada nos estados mais industrializados, que, ao contrrio, tambm cresceram, ainda que em ritmo bem menor.5 No grupo de indstrias predominantemente produtoras de bens intermedirios (grupo II), a queda na participao relativa de So Paulo e Rio de Janeiro foi um pouco menor, 69,5% para 59,8%, e deveu-se, sobretudo, reduo do peso da indstria fluminense.6 Aqui se inclui uma srie de segmentos beneficiados com os investimentos do II PND, a maioria voltada para a base de recursos naturais e que passaria a responder por um percentual elevado das exportaes de vrias regies. o caso do ramo de papel e celulose, que avanou muito no Esprito Santo e Paran, Minas Gerais e Rio Grande do Sul; da indstria de plsticos, com crescimento expressivo da participao do Sul do pas, Nordeste e Minas Gerais; do ramo de couros, em que se destacam o Rio Grande do Sul e o Nordeste; da transformao mineral, que cresceu em praticamente todas as regies brasileiras, inclusive no Centro-Oeste e no Norte; da qumica, em que o estado da Bahia ganha 7,2
3

A grande expanso da indstria txtil nordestina data do perodo 1970-75, quando responsvel por quase um tero do aumento do VTI nacional. Fato similar ocorre com a indstria de vesturio e calados do Sul, que responde por cerca da metade do aumento do VTI nacional entre 1970 e 1980. No mesmo perodo, o VTI da indstria de bens de consumo no durveis de So Paulo e do Rio de Janeiro multiplicou-se por 2,1 em termos reais. Um dos raros casos de deslocamento de empresas foi o traslado do segmento de udio e vdeo de So Paulo para Manaus. Outro caso relevante o deslocamento que as plantas de esmagamento de soja fazem em direo fronteira agrcola. Como um todo, a indstria de bens intermedirios paulista perdeu apenas 3,8 pontos percentuais nestes 15 anos, resultado da menor desconcentrao da qumica, que foi um dos ramos de maior crescimento no perodo. O excepcional desempenho dessa indstria no restante do pas (exclusive SP e RJ), que, em funo sobretudo do plo petroqumico da Bahia, multiplicou por 9,7 seu VTI real, foi contrabalanado por um elevado crescimento em So Paulo (VTI 5,9 vezes maior), decorrente da instalao de duas refinarias de grande porte e do Pr-lcool.

10

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

pontos percentuais no conjunto da produo brasileira, sendo seguido por Paran e Minas Gerais; e da metalurgia, em que o programa siderrgico fez ampliar a participao de Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia.7 Como um todo, a queda de 10 pontos percentuais do Rio de Janeiro e de So Paulo foi uma decorrncia das maiores taxas de crescimento de todas as regies brasileiras, em especial de Bahia, Minas Gerais e Esprito Santo. A reduo do peso paulista e do fluminense na indstria predominantemente produtora de bens de capital e de consumo durvel (grupo III) foi ligeiramente inferior s demais, mantendo-se, alm disso, uma acentuada concentrao nesses dois estados: em 1970, detinham 88,5% do VTI desse grupo, passando para 74,5% em 1985.8 H aqui trs situaes distintas, que refletem as especializaes regionais. O ramo de material eltrico e de comunicaes perdeu posio em favor da regio Norte, graas Zona Franca de Manaus, e do estado do Paran.9 Em material de transportes, os maiores aumentos na participao relativa foram de Minas Gerais e Paran, a partir dos investimentos da Fiat, Volvo e Ford nesses estados, e na Zona Franca de Manaus, no segmento de motocicletas. A mecnica perdeu espao especialmente para o Sul do pas; novamente, todas as regies apresentaram crescimento superior mdia de So Paulo e Rio de Janeiro, com ganhos elevados para o Sul (5,2 pontos percentuais) e Norte (4,8). Em sntese, at 1985 havia tendncia clara desconcentrao, em que se evidenciavam tanto certas especializaes regionais quanto maior disperso da indstria de bens de consumo leve. Ainda assim, preciso notar que continuavam concentrados em So Paulo os mais dinmicos segmentos da indstria, que se encadeavam com toda a estrutura industrial do estado e com a maior parte das indstrias regionais. Alm disso, preciso salientar que, em paralelo desconcentrao da indstria em curso no pas, tambm assistia-se, em So Paulo, a um processo de rearranjo espacial interno dos padres de localizao industrial.10 De fato, ocorreu no espao paulista um acentuado processo de desconcentrao da indstria, de tal forma que a participao da Grande So Paulo no VTI estadual declinou de 74,7% para 56,6%, no perodo 1970-85. O resultado foi a ampliao da participao do interior no VTI nacional, que passou de 14,6% para 22,5%, entre 1975 e 1985; em outras palavras, consolida-se o segundo maior aglomerado industrial do pas, atrs apenas da Grande So Paulo. o que se batizou de interi7

10

Entre 1975 e 1980, cerca de um quarto do aumento do VTI nacional da indstria qumica localizado no Nordeste, quase um quinto no sul do pas, e aproximadamente 45% no interior de So Paulo. No mesmo perodo, um quarto do crescimento da produo de papel e papelo concentrado em Minas Gerais e Esprito Santo. Nesse caso, quem mais perde participao So Paulo, o que decorrncia exclusiva de o estado concentrar trs quartos da produo em 1970. A grande expanso da Zona Franca de Manaus ocorre entre 1975 e 1980, quando responsvel por um quarto do acrscimo nacional do VTI de material eltrico e comunicaes. Acerca da interiorizao do desenvolvimento industrial de So Paulo, ver Negri (1996).

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

11

orizao da indstria paulista, com fortes desdobramentos nas regies de Campinas, So Jos dos Campos, Ribeiro Preto, Sorocaba e Santos. Esse processo foi determinado por um conjunto relativamente amplo de fatores, dos quais convm destacar o desempenho da agroindstria, com o progressivo aumento das exportaes de produtos dos complexos soja, caf, laranja, carne; o Pr-lcool, uma vez que So Paulo responde por dois teros da produo nacional de lcool e concentra a maior parte da indstria produtora de equipamentos; os investimentos federais em siderurgia e refino de petrleo; a concentrao de vrios centros de pesquisas no interior de So Paulo; as polticas estaduais de interiorizao da indstria e de atrao por parte dos municpios, com elevados investimentos em infraestrutura; as restries ambientais e o fortalecimento das atividades sindicais na Grande So Paulo, aliados ao surgimento de deseconomias de aglomerao, que inibiam novos investimentos na metrpole e tornavam o interior mais atrativo para novas indstrias ou ampliaes. A prpria densidade urbano-industrial prvia do interior foi um grande estmulo a manter, no estado, parte considervel dos novos investimentos privados. O exame dos determinantes dessa interiorizao e da desconcentrao em favor do restante do pas revela, em ambos os casos, acentuado peso para as decises de poltica econmica, ou de investimentos a elas associados, tomadas na segunda metade dos anos 70. Muitos desses investimentos, em particular as metas mais ambiciosas do II PND, acabaram sendo revistos e dilatados no tempo, o que favoreceu a continuidade desses processos na primeira metade da dcada de 80. Se as informaes disponveis mostram que a desconcentrao ainda se fez presente na segunda metade da dcada de 80, conveniente ter em vista que esse processo mostrou-se bem menos intenso que no perodo 1970/1980, suscitando inclusive teses de que esse processo teria se esgotado e de que estaramos prestes a presenciar uma reaglomerao espacial da atividade industrial. As dificuldades na avaliao das mudanas espaciais da atividade industrial aps 1985 no so poucas. Guimares Neto (1997) chega a afirmar que nos anos da segunda metade da dcada de 80 e da primeira metade dos anos 90, as informaes disponveis no permitem que se conclua nem pela continuidade da desconcentrao nem pela presena de um processo de reconcentrao. De fato, a inexistncia de informaes censitrias atualizadas para a indstria de transformao, exatamente daquele que seria o instrumento central para avaliaes da dinmica regional, obriga a que se considerem estatsticas alternativas, nem sempre as mais adequadas para apreender os fenmenos em questo. Aliada aos fatos de que as mudanas regionais foram bem menos significativas e de o investimento ter sido sensivelmente menor, ao menos at 1993, essa precariedade dos dados alimenta uma srie de controvrsias em torno das tendncias do investimento. 2.2 A Desconcentrao Industrial Ps-1985: 1985/1997

12

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

Alguns autores, muitas vezes influenciados pela literatura internacional acerca dos efeitos espaciais dos processos de reestruturao produtiva, chegam a considerar as hipteses de reaglomerao da atividade industrial ou de bloqueio da desconcentrao, como se deduz da periodizao proposta por Cano (1997): 1970 a 1985 auge da desconcentrao; 1985 a 1995 inflexo no processo de desconcentrao.11 Outros identificam limites claros para a desconcentrao, circunscrevendo-a ao entorno da economia paulista: Sul, Sudeste e o interior de So Paulo, ao estilo do desenvolvimento poligonal proposto por Cllio Campolina Diniz.12 conveniente, portanto, examinar com bastante cautela os nmeros disponveis. Sobretudo examin-los de forma desagregada, de maneira inclusive a detectar se h como se afirma na seqncia um comportamento setorial distinto, com tendncias diferenciadas de desconcentrao mais ampla, para a indstria de bens salrios, de desconcentrao concentrada, para a indstria de bens durveis, de relativo bloqueio em setores ou com baixo nvel de investimento ou com padres locacionais j bem definidos, como tambm casos de reaglomerao, sobretudo em segmentos com maior densidade tecnolgica. Para tanto, convm primeiro relembrar que a principal caracterstica dos anos 80 e do incio dos 90 foram a instabilidade e o baixo crescimento, num quadro econmico muito distinto do da dcada de 70. Assim, as anlises acerca das mudanas no peso relativo de cada regio no total do VTI nacional normalmente encobrem o fato de as taxas reais de crescimento dos anos 70 e no ps-80 terem sido muito diferentes. De fato, a caracterstica que melhor distingue esses dois perodos, e que fundamental para esta anlise, refere-se ao fato de que, nos anos 70, a indstria brasileira cresceu significativamente, ampliando a capacidade produtiva e patrocinando uma forte desconcentrao espacial em decorrncia da localizao dos novos estabelecimentos industriais. Os ndices do produto real apresentados na tabela 3 a seguir so muito claros: enquanto o produto real da indstria de transformao era, em 1985, cerca de 2,3 vezes maior do que em 1970 (resultado do crescimento do perodo 1970 a 1980), em 1997, representava apenas 1,2 vez o produto de 1985 (resultado lquido da retrao 1990-92 e de pequeno crescimento da produo fsica nos demais anos, especialmente aps 1994). De 1985 a 1993, muitos gneros industriais apresentam ndices de produto real nulos ou negativos. Com exceo de alguns poucos, gran11

12

Nesse texto, Cano indica as dificuldades metodolgicas de se analisar esse movimento aps 1985, e fala de um comportamento contraditrio, com determinantes que favorecem a desconcentrao, e outros que apontam na direo oposta. De qualquer forma, conclui indicando: Por pequena que seja a diferena entre esses nmeros, revela no s a inflexo do processo de desconcentrao como tambm, talvez, o incio de uma suave reconcentrao, justamente a partir da intensificao da poltica de abertura comercial [Cano, op. cit., p. 121]. A formulao original dessa tese encontra-se em Diniz (1993). Uma atualizao desse trabalho pode ser encontrada em Diniz e Crocco (1996).

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

13

de parte dos gneros da indstria de transformao apresenta desempenho medocre para a produo corrente. TABELA 3 ndices do Produto Real da Indstria Produo Fsica dos Principais Gneros Brasil: 1985 a 1997
Base 1970 = 100,0 1970 1980 1985 100,0 250,7 208,3 100,0 238,6 227,0 100,0 305,3 230,7 100,0 326,1 306,3 100,0 310,7 253,6 100,0 193,8 223,8 100,0 265,3 258,5 100,0 265,2 321,0 nd nd nd nd nd nd nd nd nd 100,0 168,3 149,1 100,0 170,1 164,6 100,0 171,3 183,0 100,0 229,7 217,4 100,0 185,9 228,8 100,0 235,9 228,6 1985 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Base 1985= 100,0 1989 1993 119,4 103,5 114,2 100,7 121,8 96,5 121,0 106,6 107,2 106,3 119,0 122,3 117,9 121,5 103,5 91,2 113,0 99,3 138,4 145,1 121,5 97,6 106,5 93,5 92,1 70,2 106,0 112,3 139,7 152,8 116,4 151,5 111,6 102,3 1997 127,3 118,2 106,0 152,4 141,8 133,5 132,7 107,7 118,0 172,4 129,8 83,9 58,8 132,5 188,5 178,8 119,1

Minerais no metlicos Metalrgica Mecnica Material eltrico e de comum. Material de transporte Papel e papelo Borracha Qumica Farmacutica Perfumaria, sabes e velas Produtos de matrias plsticas Txtil Vesturios e calados Produtos alimentares Bebidas Fumo Ind. de transformao

Fonte: FIBGE, PIM-PF, 1985 a 1997. Obs: Para 1997, dados mdios anuais da PIM do perodo janeiro/novembro.

Na verdade, a desconcentrao da produo corrente conseqncia do fato de a indstria paulista e a do Rio de Janeiro crescerem a um ritmo inferior mdia nacional, durante os anos de recuperao, e declinarem a taxas maiores, nos anos de recesso.13 Esse comportamento distinto da indstria de So Paulo determinado por sua prpria estrutura e pelo maior grau de encadeamento intersetorial que apresenta, o que a torna mais susceptvel aos efeitos negativos da queda do investimento privado. Esse um aspecto bastante importante porque, no contexto de baixo crescimento e de ausncia de relocalizao de plantas industriais, as estatsticas correntes da produo fsica ou do valor adicionado tendem a reproduzir as flutuaes do nvel da atividade. A essas oscilaes soma-se tambm o fato de que os poucos setores com acrscimo de capacidade produtiva estiveram majoritariamente localizados fora do Rio de Janeiro e de So Paulo, especialmente de sua metrpole. Os ndices do produto real do perodo de 1985 a 1993 indicam crescimento real de gneros como papel e papelo, borracha, artigos de perfumaria, fumo, bebidas, e pequeno aumento de produtos alimentares. Os gneros minerais no metlicos,
13

Exceo a esse comportamento o melhor desempenho da rea Metropolitana de So Paulo nos anos de 1993 e 1994, como resultado do crescimento da indstria de material de transporte.

14

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

metalurgia, mecnica, material eltrico, material de transporte, farmacutica e matrias plsticas tm ndice praticamente igual ao de 1985, e h queda real da produo da qumica, da txtil e de vesturio e calados.14 Aps 1993, h forte expanso da produo fsica dos gneros material eltrico e de comunicaes, material de transporte e matrias plsticas. A grande maioria dos demais gneros apresenta aumento mdio de 20% na produo, enquanto repetem-se ndices negativos para txtil e vesturio e calados. Feita essa ressalva, que fundamental para distinguir o perodo 1970/1985 dos anos que se seguem, no h por que temer afirmar que continua ocorrendo desconcentrao da produo corrente. Menor, sem dvida, pelo baixo aumento da capacidade instalada, mas nem por isso h reconcentrao da atividade produtiva. Essa desconcentrao continuou representando redues da participao de So Paulo (em funo do menor peso da metrpole) e do Rio de Janeiro, como revela a tabela 1, e significou ganhos para Minas Gerais, Paran, Santa Catarina, para o interior de So Paulo e para o que na tabela 1 se identifica como outras regies brasileiras (Norte, Centro-Oeste e Esprito Santo).15 Assim, o interior de So Paulo, como nos quinze anos anteriores, ampliou sua participao no produto industrial do pas, chegando, em 1997, a responder por 23,4% desse total, quando detinha apenas 14,6% da indstria nacional em 1970, e 22,5% em 1985. Controvrsia, se h, deve-se reconhecida precariedade dessas estatsticas que encadeiam a distribuio do VTI aferido pelo Censo Industrial de 1985 com a evoluo da produo fsica, que deriva tanto do fato de estimar-se a participao das demais regies pelo resduo Brasil menos a soma dos percentuais dos estados cujas amostras tm representatividade na PIM/PF, quanto de uma provvel desatualizao do painel da PIM, em razo da ausncia de censo industrial mais recente. Para corrigir essas impropriedades, seria preciso contar com informaes censitrias atualizadas. O novo Censo Cadastro do IBGE deveria, a princpio, solucionar essa dificuldade. Contudo, atualmente esto disponveis apenas informaes referentes coleta das unidades locais para variveis como salrios e remuneraes ou para pessoal ocupado. Mesmo no sendo apropriado aferir a evoluo do produto pelo emprego, basicamente porque o processo de reestruturao produtiva do in14

15

A evoluo dos ndices da produo fsica dos gneros txtil e de vesturio e calados, sobretudo vis--vis seu desempenho exportador at 1993, deixa dvidas sobre eventuais substituies de insumos no processo produtivo que pudessem alterar de forma significativa a composio dos ndices do produto real. O fato de a estrutura de ponderao da srie encadeada para o perodo 1985 a 1997 estar baseada no Censo Industrial de 1985 pode gerar alguma distoro, acentuando a queda da produo corrente. O aumento de participao relativa mais expressivo, pela tabela 1, o do que se denomina outras regies. Deve-se ter em vista, contudo, que esse resduo calculado a partir da diferena entre os ndices de produto real do total Brasil e os ndices regionais da PIM/PF, tendo por base a estrutura do VTI regionalizado de 1985. A afirmativa do texto, ainda que ancorada nos dados dessa tabela, s tem validade porque respaldada por informaes qualitativas da produo setorial das indstrias do Centro-Oeste, Norte e Esprito Santo.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

15

cio dos anos 90 pode ter sido muito distinto de regio a regio e, portanto, as diferenas no nvel da ocupao industrial podem no ser um bom indicador da produo ou do produto, ainda assim no h razo para no examinar esses nmeros. A tabela 4 mostra que a evoluo do emprego na indstria de transformao entre 1970 e 1994 guarda grande semelhana com a evoluo estimada do produto da tabela 1. No perodo 1970 a 1985 (ou 1980), a desconcentrao tem o sentido de reduo do peso de So Paulo e Rio de Janeiro e aumento da participao de praticamente todas as demais regies, com exceo de Pernambuco. Entre 1985 e 1994, continua ocorrendo reduo do peso relativo de So Paulo e Rio de Janeiro agora em funo de redues mais acentuadas do emprego nessas localidades ; ganham, tambm em termos relativos, sobretudo Minas Gerais, Paran, Santa Catarina, o Centro-Oeste e o Esprito Santo. A reduo do peso do Nordeste est basicamente concentrada nos estados de Pernambuco e Bahia. TABELA 4 Distribuio Regional do Pessoal Ocupado na Indstria de Transformao Brasil, Regies e Unidades da Federao Selecionadas 1970, 1975, 1980, 1985, 1994
Regies Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste
UF

1970 1,5 10,0 70,2 16,7 1,4

1975 1,7 9,7 67,4 18,9 1,7 3,0 2,2 1,0 7,4 11,8 47,3 4,6 4,8 9,5 100,0 3 747 162

1980 2,5 10,3 66,6 18,7 1,9 2,7 2,4 1,0 7,7 10,5 47,4 4,5 5,2 9,0 100,0 5 562 241

(Em porcentagem) 1985 1994 2,5 10,7 64,6 20,0 2,1 2,7 2,6 1,1 8,2 9,5 45,8 4,6 5,4 10,0 100,0 5 501 328 2,4 9,7 62,5 22,6 2,9 2,6 1,8 1,3 9,5 7,9 43,8 5,8 6,6 10,1 100,0 4 875 545

selecionadas 3,3 2,1 0,8 7,1 13,5 48,8 4,2 4,3 8,3 100,0 2 634 630

Pernambuco Bahia Esprito Santo Minas Gerais Rio de Janeiro So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil Brasil (val. absolutos)

Fonte: IBGE, Censos Industriais de 1070, 1975, 1980, 1985 e Censo Cadastro de 1995.

Um exame mais detalhado da desconcentrao ao fim dos 80 e incio dos 90 exigiria uma srie de anlises setoriais que extrapola os propsitos deste texto. Ainda assim, preciso explorar melhor certas disparidades do comportamento

16

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

setorial dos indicadores da produo fsica, para tentar identificar se h, como se aludiu, algum padro de comportamento. Os resultados da tabela 5 trazem as taxas mdias de crescimento anual dos principais gneros da indstria de transformao entre 1985 e 1997, diferenciando trs subperodos: o de 1985 a 1989, o de 1989 a 1993, e o de 1993 a 1997. Os diferenciais de taxas entre as principais regies e unidades da Federao podem ser sintetizados da seguinte forma: (a) considerando-se todo o perodo (1985 a 1997), o menor crescimento mdio de So Paulo, comparativamente ao total do pas, resultado de taxas menores de crescimento nos gneros vesturio e calados (nos quais a queda de So Paulo bem mais acentuada que a mdia brasileira), material eltrico e de comunicaes, mecnica, metalurgia, material de transporte e produtos alimentares. Apenas no segmento de bebidas, a mdia paulista sensivelmente maior que o respectivo ndice da produo nacional; (b) no mesmo perodo, as taxas do Sul do pas so iguais ou maiores que a mdia nacional em todos os gneros, com exceo de bebidas e qumica; (c) Minas Gerais tambm tem taxas superiores ou similares mdia nacional na maioria dos gneros; so excees txtil, vesturio e calados, e bebidas; (d) nesses mesmos doze anos, os ndices do Nordeste so maiores que a mdia nacional apenas para qumica, metalurgia e material eltrico e de comunicaes; (e) considerando-se apenas o perodo ps-1993, observa-se comportamento bem menos ntido das tendncias de concentrao regional por setores. A indstria paulista tem ndices superiores mdia em quatro gneros, inferiores mdia em outros quatro, e similares em outros trs; e (f) o desempenho das demais regies tambm revela um padro menos evidente de desconcentrao. No caso nordestino, chama ateno que apenas a metalurgia e a txtil (queda menos acentuada que a mdia brasileira) apresentam taxas sensivelmente maiores que a mdia nacional. Ou seja, h desconcentrao no conjunto do perodo 1985 a 1997; mas, sobretudo, para o perodo ps-1993, difcil identificar a partir dos dados da produo fsica alguma regularidade mais evidente de comportamento, inclusive no mbito setorial, capaz de orientar a estruturao de um novo padro locacional. Para tanto, ter-se-ia que analisar as tendncias do investimento ou, mesmo com todas as dificuldades j indicadas, examinar a evoluo do emprego industrial por gnero, na medida em que esse um dos poucos indicadores que podem elucidar se h concentrao ou desconcentrao industrial. TABELA 5 Taxa Mdia Real de Crescimento da Indstria de Transformao

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

17

Produo Fsica dos Principais Gneros Brasil: Unidades da Federao e Regies Selecionadas 1985 a 1997
1985/1989 Minerais no metlicos Metalurgia Mecnica Mat. eltrico e comunic. Mat. de transporte Papel e papelo Qumica Txtil Vesturio e calado Prod. alimentares Bebidas 1989/1993 Minerais no metlicos Metalurgia Mecnica Mat. eltrico e comunic. Mat. de transporte Papel e papelo Qumica Txtil Vesturio e calado Prod. alimentares Bebidas 1993/1997 Minerais no metlicos Metalurgia Mecnica Mat. eltrico e comunic. Mat. de transporte Papel e papelo Qumica Txtil Vesturio e calado Prod. alimentares Bebidas Brasil 4,5 3,4 5,0 4,9 1,7 4,4 0,9 1,6 -2,0 1,5 8,7 -3,5 -3,1 -5,6 -3,1 -0,2 0,7 -3,1 -3,2 -6,6 1,5 2,3 5,3 4,1 2,4 9,3 7,5 2,2 4,2 -2,7 -4,3 4,2 5,4 Nordeste 1,2 5,0 (x) 5,1 (x) 1,6 1,9 -2,0 5,1 -4,3 7,4 -6,0 -0,1 (x) 1,0 (x) -0,8 0,6 -6,6 -11,4 -1,7 -0,1 5,8 7,2 (x) 7,1 (x) -5,5 3,7 -0,4 -5,3 3,5 3,6 Sul 5,9 4,3 9,8 9,2 6,6 4,0 -0,4 2,0 0,0 1,3 3,6 -2,5 -2,2 3,5 -4,0 -4,3 1,0 -5,2 2,9 -3,2 5,7 2,1 4,2 7,8 3,7 13,9 6,1 1,7 5,2 -0,1 -3,9 3,0 4,1 So Paulo 4,5 1,8 3,3 1,0 1,3 5,9 0,4 0,0 -5,0 3,0 10,3 -3,1 -4,5 -7,5 -4,0 -0,5 1,0 -2,7 -4,2 -8,4 -0,7 8,5 7,3 4,3 1,1 6,7 6,4 2,3 5,0 -1,8 -7,2 3,4 8,0 Minas Gerais 1,7 3,6 (x) 5,9 4,6 1,5 1,5 2,5 1,9 -0,3 12,6 -3,8 -0,4 (x) 0,1 12,1 -2,6 0,3 -4,7 -14,1 -3,7 -1,5 5,8 3,8 (x) 12,1 13,6 17,9 3,6 -6,6 -7,6 10,4 2,7 Rio de Janeiro 5,8 4,7 (x) 29,0 -0,9 -3,4 3,1 -3,3 -4,0 2,0 13,5 -4,0 -0,2 (x) -14,7 -6,5 -6,6 -3,6 -8,0 -7,8 -1,7 -4,3 4,0 1,3 (x) 0,0 -20,7 -1,6 1,9 -14,8 -0,9 -1,9 13,6

Fonte: FIBGE, PIM-PF, 1985 a 1997. Obs: Taxas de evoluo de material de transporte para regio Sul entre 1985 e 1991 estimadas pela mdia ponderada das taxas do RS e do total BR; para 1997, dados mdios anuais da PIM do perodo janeiro/novembro.

18

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

3 A DESCONCENTRAO ECONMICA RECENTE: OS INDICADORES DO EMPREGO INDUSTRIAL Neste tpico examina-se uma srie do perodo de 1986 a 1996 da evoluo do emprego industrial dos principais gneros da indstria de transformao, utilizando-se dados encadeados da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) e do 16 CAGED, a partir dos registros administrativos do Ministrio do Trabalho. Essas informaes possibilitam avaliar as tendncias recentes da atividade industrial para as diversas unidades da Federao, formando um panorama geral da natureza da desconcentrao nesse perodo. Como se sabe, a evoluo setorial do emprego industrial nem sempre o indicador mais apropriado para se aferir as tendncias regionais da produo. A objeo mais evidente que se pode fazer ao uso desses dados decorre do intenso processo de reestruturao produtiva dos ltimos anos, que implicou sensvel queda do nvel absoluto do emprego em vrios gneros, apesar de se verificar simultaneamente aumento da produo fsica e do valor adicionado. Alm disso, nada garante que a intensidade desses processos tenha sido a mesma nos diversos estados do pas, sendo muito mais provvel uma reestruturao mais intensa nas reas com maior densidade industrial. Com isso, a reduo na participao do emprego em determinado gnero pode no representar obrigatoriamente menor produo relativa, mas identificar ganhos mais acentuados na produtividade do trabalho.17 A opo por utilizar esses dados assim mesmo bem justificvel. Em primeiro lugar, por ser um dos poucos mecanismos disponveis para aferir a distribuio regional da atividade produtiva. Em segundo, e bem mais relevante que a mera disponibilidade, est a hiptese de que o ajuste realizado nas diferentes regies no tenha sido to desigual a ponto de invalidar o uso dos dados do emprego. Para tanto, corroboram algumas anlises j realizadas do processo de reestruturao em regies como o Norte e o Nordeste, a exemplo do ocorrido na Zona Franca de Manaus. Ademais, esse ajuste, mais do que problematizar o dado do emprego, problematiza, sim, o uso dos ndices da produo fsica, que tendem a se distanciar do valor agregado medida que aumenta, de forma significativa, o peso dos insumos, especialmente do componente importado. A evoluo da produo fsica leva a superestimar o aumento do produto industrial, como mostra a evoluo da eletroeletrnica em Manaus ou da produo automobilstica em So Paulo. Se continuam existindo diferenciais de produtividade favorveis s industrias das
16

17

As participaes relativas de cada ano so derivadas dos dados brutos da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), at 1995. Para o ano de 1996, utilizaram-se os dados da RAIS de 1995, encadeados com os ndices de crescimento do emprego fornecidos pelo CAGED. Como se alerta na seqncia deste trabalho, os indicadores baseados na produo fsica podem estar superestimando o aumento da produtividade, pelo fato de o valor adicionado poder no apresentar crescimento to expressivo quanto a produo fsica.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

19

reas mais desenvolvidas, h que se ter em conta que, para invalidar o uso dos indicadores de emprego, seria preciso supor alteraes substanciais, em termos de sua diferenciao regional, no salrio mdio e na relao salrio/valor agregado hipteses que tm sido descartadas pelos analistas que acompanham o debate recente acerca da evoluo da produtividade da indstria brasileira. O que dizem afinal os indicadores de emprego? Em termos agregados, reproduzem a afirmativa j feita de evoluo do pessoal ocupado no Censo Cadastro da Fundao IBGE, como seria de se esperar, uma vez que essa estatstica, mesmo atualizada por trabalho de campo especfico, apia-se nos registros administrativos do Ministrio do Trabalho. Ou seja, h desconcentrao em razo da queda mais acentuada do emprego em So Paulo e no Rio de Janeiro. A tabela 6 ainda permite indicarem-se algumas outras concluses: (a) considerando-se todo o perodo (1986 a 1996), perdem participao no emprego industrial So Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas; (b) como contrapartida, ganham os estados de Paran, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, o conjunto do Nordeste, com exceo de Pernambuco e Bahia (especialmente o Cear), o Centro-Oeste (especialmente Gois) e Santa Catarina; (c) para o perodo mais recente (1993 a 1996), essas tendncias, grosso modo, mantm-se, com exceo do fato de que a indstria do Amazonas ganha participao no emprego (em vez de perder), enquanto o Rio Grande do Sul perde (em vez de ganhar);18 e (d) a reduo do peso de So Paulo e Rio de Janeiro nos dez anos da srie bem significativa (6,5 pontos percentuais no total do emprego industrial do pas). da mesma ordem de grandeza da reduo da participao desses estados no emprego industrial que se verificou entre 1970 e 1985, ainda que este fosse um processo bem distinto, na medida em que ocorria em paralelo ao aumento da ocupao.

18

Isso resultado da natureza da estrutura produtiva das duas regies. No primeiro caso, o maior peso da eletroeletrnica fez recair o peso do ajuste no perodo 1990-93, seguindo-se forte recuperao, que todavia no repe o estoque original do emprego. No segundo caso (Rio Grande do Sul), os impactos da abertura comercial e da apreciao do cmbio so mais acentuados sobre a indstria mecnica e de calados no perodo ps-1993.

20

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 6 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Total da Indstria de Transformao
1986 Brasil 100,0 SP 46,7 RS 9,4 MG 8,1 RJ 10,0 SC 5,6 PR 4,5 Nordeste* 3,2 PE 3,3 CE 1,6 BA 2,0 GO 0,9 Centro-Oeste** 0,9 ES 1,3 PA 1,0 AM 1,3 Norte*** 0,3 Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas:* No inclui PE, CE e BA; ** No inclui GO; *** No inclui PA e AM.
UF

1989 100,0 45,7 9,3 8,5 9,6 5,8 4,8 3,5 3,6 1,7 1,9 0,9 1,0 1,1 1,0 1,4 0,3

1993 100,0 43,9 10,4 9,1 8,6 6,4 5,7 3,4 2,9 1,9 1,9 1,2 1,2 1,2 1,1 0,9 0,3

(Em porcentagem) 1996 100,0 41,9 10,1 9,6 8,3 6,2 6,1 3,7 2,7 2,2 2,0 1,5 1,5 1,4 1,1 1,1 0,4

A avaliao dos nmeros das tabelas 7 a 17 auxilia muito a compreenso do sentido dessa desconcentrao do emprego. possvel identificar alguns padres setoriais para o comportamento do emprego. Em primeiro lugar, h desconcentrao relativamente ampla em segmentos como calados, txtil e, em menor grau, na indstria alimentar e de bebidas. Em segundo lugar, h um padro de desconcentrao nitidamente limitado aos estados do Sudeste e Sul, a exemplo dos gneros de material de transporte, mecnica, minerais no metlicos e, em menores dimenses, na metalurgia e material eltrico e de comunicaes. H gneros em que essas mudanas na distribuio regional so pequenas, como exemplificam indstria qumica, papel e papelo e, em certa medida, a extrativa mineral, que j era um segmento relativamente desconcentrado. As tabelas 7, 8 e 9 trazem a distribuio dos gneros calados, txtil e alimentos e bebidas. Nesses trs casos, assiste-se a uma desconcentrao relativamente ampla do emprego, com fortes quedas em So Paulo e aumentos da participao de vrios outros estados. No caso de calados, vale destacar o aumento da participao do Cear e da Paraba, bem como o aumento relativo do percentual do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, Paran e dos demais estados do Nordeste. Na txtil, a forte queda de So Paulo e Rio de Janeiro compensada pelo aumento das participaes de Santa Catarina, Paran, Cear, Minas Gerais, Paraba e dos demais estados nordestinos (exceo para PE e BA). Por fim, o exemplo da indstria

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

21

de alimentos e bebidas revela aumentos de participao de Gois, Paran, Bahia, Cear, do restante do Nordeste (exceo novamente para PE) e do Centro-Oeste, com participao estvel para So Paulo, em que foram elevados os investimentos na indstria de bebidas, como revelam os ndices da produo fsica. TABELA 7 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Calados
1986 Brasil 100,0 RS 51,0 SP 30,2 MG 7,4 CE 0,7 PB 0,3 Nordeste* 1,9 SC 4,3 RJ 2,0 PR 0,6 Centro-Oeste 0,7 Norte 0,0 Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Nota: * No inclui CE e PB.
UF

1989 100,0 55,3 27,8 6,8 0,5 0,4 1,8 3,3 2,3 0,6 0,5 0,0

1993 100,0 56,9 25,4 6,9 1,4 2,1 1,4 2,6 1,5 0,7 0,5 0,0

(Em porcentagem) 1996 100,0 54,4 22,0 8,9 3,5 2,6 2,2 2,1 1,9 1,1 0,5 0,2

TABELA 8 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Txtil
1986 Brasil 100,0 SP 47,3 SC 9,5 MG 9,5 RJ 11,5 PR 2,3 CE 3,9 RS 4,4 PE 3,1 Nordeste* 1,6 RN 1,8 ES 0,9 GO 0,9 PB 0,9 BA 1,1 Norte 1,0 Centro-Oeste** 0,2 Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: *No inclui CE, PE, RN, PB e BA. **No inclui GO.
UF

1989 100,0 45,2 9,9 9,8 10,8 3,1 4,3 4,0 3,5 2,1 2,2 1,0 1,0 1,1 1,1 0,7 0,2

1993 100,0 42,9 12,0 10,0 10,1 4,5 4,6 3,8 3,0 2,2 1,4 1,3 1,3 1,1 1,1 0,6 0,3

(Em porcentagem) 1996 100,0 40,2 11,6 10,7 9,9 5,1 5,0 4,1 2,5 2,1 1,8 1,8 1,7 1,2 1,1 0,7 0,6

22

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 9 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986-1996 Gnero Alimentos e Bebidas
(Em porcentagem) UF Brasil SP MG PE RS PR RJ Nordeste* SC AL GO BA CE Centro-Oeste**

Norte Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui PE, AL, BA, e CE. ** No inclui GO.

1986 100,0 30,7 7,1 12,3 9,1 5,8 7,9 4,3 4,6 5,3 2,1 2,5 2,6 1,6 2,5

1989 100,0 28,9 7,4 12,9 8,7 6,2 7,7 4,8 4,3 5,4 2,2 2,5 2,9 2,0 2,6

1993 100,0 31,0 8,3 9,0 8,4 7,1 6,8 4,6 4,6 4,6 2,7 2,9 2,8 2,8 2,5

1996 100,0 30,7 8,6 7,9 7,8 7,8 6,3 5,0 4,8 4,1 3,5 3,1 3,1 3,1 2,5

As tabelas 10 a 14 trazem os percentuais da participao no emprego de gneros em que a desconcentrao que se verifica bem mais restrita, em geral circunscrita a Sul e Sudeste. Em material de transporte, as quedas de So Paulo e Rio de Janeiro so compensadas por aumentos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina. Praticamente o mesmo ocorre com o gnero mecnica, em que tambm se verifica queda da participao do Rio Grande do Sul. Em minerais no metlicos, alm desse comportamento, h igualmente aumento do Esprito Santo. Na metalurgia, a reduo relativa de So Paulo acompanhada de pequenas quedas nos ndices de Minas Gerais e Esprito Santo, com aumentos no Rio de Janeiro, nos estados do Sul e no Norte do pas. Em material eltrico e de comunicaes, h queda em So Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, com aumentos relativos em Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

23

TABELA 10 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Material de Transporte
(Em porcentagem) UF Brasil SP MG RS RJ PR SC Norte ES Nordeste

Centro-Oeste Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED.

1986 100,0 76,1 4,6 4,5 9,0 1,7 1,1 1,3 0,1 1,2 0,3

1989 100,0 74,9 5,8 4,9 8,6 2,0 1,1 1,3 0,1 1,0 0,2

1993 100,0 73,3 7,9 6,4 5,9 2,5 1,7 1,0 0,1 1,0 0,3

1996 100,0 70,4 10,0 6,9 4,2 3,1 2,2 1,5 0,7 0,6 0,5

TABELA 11 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Mecnica
(Em porcentagem) UF Brasil SP RS SC PR MG RJ Nordeste* BA Norte AM Centro-Oeste

1986 100,0 60,5 12,7 5,8 4,2 4,7 6,8 2,2 1,4 1,1 1,0 0,4

1989 100,0 60,9 11,1 6,7 4,9 4,9 6,7 2,1 0,8 1,2 1,1 0,3

1993 100,0 58,0 12,1 8,3 6,3 5,0 5,1 1,9 1,3 1,1 0,9 0,5

1996 100,0 54,0 12,4 9,0 6,8 6,3 5,1 2,4 1,4 1,3 1,2 0,9

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Nota:* No inclui BA.

24

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 12 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Minerais no Metlicos
(Em porcentagem)
UF Brasil SP MG RJ SC PR RS Nordeste* ES PE BA CE GO Centro-Oeste** Norte RN

1986 100,0 35,3 11,5 15,6 7,4 5,8 4,4 4,3 2,3 3,1 3,0 1,8 1,8 1,5 2,2 0,8

1989 100,0 35,3 11,5 14,6 9,0 6,1 4,1 3,8 2,6 2,8 2,8 1,9 1,6 1,5 2,4 0,9

1993 100,0 36,1 13,7 9,8 7,9 7,0 5,0 3,8 3,6 3,3 2,8 2,1 1,7 1,7 1,5 0,7

1996 100,0 34,4 13,7 9,4 7,8 7,3 5,0 4,6 3,7 3,5 2,9 2,1 2,1 1,9 1,6 1,0

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui BA, PE e CE. ** No inclui GO.

TABELA 13 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Metalurgia
(Em porcentagem)
UF Brasil SP MG RS RJ SC PR ES Norte BA GO CE PE Nordeste* Centro-Oeste**

1986 100,0 51,0 17,4 8,7 7,6 3,7 2,2 1,9 0,9 2,0 0,8 1,0 1,5 1,0 0,4

1989 100,0 51,0 18,0 8,9 6,9 3,9 2,2 1,8 1,1 1,5 0,8 1,0 1,3 1,3 0,4

1993 100,0 47,0 18,3 10,0 10,1 4,2 2,6 1,3 1,2 1,2 0,8 1,1 1,1 0,6 0,6

1996 100,0 46,7 16,8 10,2 10,0 4,2 3,0 1,7 1,4 1,3 1,2 1,1 1,1 0,7 0,7

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui BA, PE e CE ** No inclui GO.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

25

TABELA 14 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Material Eltrico e de Comunicaes
(Em porcentagem) UF Brasil SP AM MG RJ PR RS PE SC Nordeste* CE Centro-Oeste

Norte** Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui PE e CE. ** No inclui AM.

1986 100,0 66,9 10,3 2,7 7,2 3,2 3,6 1,6 2,8 0,7 0,4 0,4 0,1

1989 100,0 65,4 11,2 3,0 6,4 3,3 3,8 2,0 3,1 0,7 0,4 0,5 0,1

1993 100,0 63,8 7,3 5,7 6,4 4,4 4,9 1,6 3,4 0,8 0,6 0,5 0,1

1996 100,0 61,2 9,3 6,1 6,0 4,8 4,7 2,5 1,8 1,0 0,9 0,9 0,2

As tabelas 15 a 17, por sua vez, so exemplos de atividades industriais em que praticamente no h desconcentrao da produo, como evidente na qumica, em que as mudanas relativas restringem-se a uma queda do Rio de Janeiro compensada por aumento da participao de Minas Gerais, em conjunto com pequenas variaes relativas no Sul e Nordeste. No caso de papel e celulose, as redues de pesos de Rio de Janeiro e So Paulo so a contrapartida do aumento de Paran e Minas Gerais. Por fim, na extrativa mineral, assiste-se a um aumento da reduzida participao de So Paulo e do peso de Sergipe e do Rio de Janeiro, em funo da menor participao do Norte e dos demais estados do Sudeste.

26

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 15 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/ 1996 Gnero Indstria Qumica
(Em porcentagem)
UF Brasil SP RJ RS MG PR SC BA Nordeste* PE Norte CE GO Centro-Oeste**

1986 100,0 54,8 15,5 5,9 3,7 4,3 3,2 4,8 1,6 2,6 1,2 1,2 0,3 0,6

1989 100,0 54,2 15,8 6,0 3,7 3,8 3,4 5,3 1,8 2,4 1,2 1,1 0,5 0,5

1993 100,0 55,0 13,2 6,8 4,5 4,5 3,9 4,1 1,9 2,1 1,0 1,1 0,9 0,6

1996 100,0 53,5 12,2 6,3 6,0 4,8 4,1 3,9 2,1 2,0 1,4 1,3 1,2 0,8

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: ** No inclui BA, PE e CE. ** No inclui GO.

TABELA 16 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gneros Papel, Papelo, Editorial e Grfica
(Em porcentagem)
UF Brasil SP RJ PR MG RS SC BA Nordeste* Centro-Oeste** CE PE ES GO Norte

1986 100,0 49,1 15,4 6,4 4,7 6,8 4,7 2,4 1,9 1,9 1,2 2,4 1,1 0,9 1,2

1989 100,0 48,2 14,3 7,4 5,0 6,6 5,1 2,1 2,0 1,8 1,3 2,8 1,1 1,0 1,4

1993 100,0 47,2 14,6 7,9 5,1 6,3 5,4 2,3 2,2 1,5 1,4 2,2 1,3 1,1 1,3

1996 100,0 46,7 13,7 7,6 6,9 5,7 5,3 2,4 2,3 1,9 1,6 1,6 1,5 1,4 1,3

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui BA, PE e CE. ** No inclui GO.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

27

TABELA 17 Distribuio Regional do Emprego Industrial Principais Regies e Unidades da Federao 1986/1996 Gnero Extrativa Mineral
(Em porcentagem) UF

Brasil
MG SP RJ ES BA PR PA RS SC SE GO Nordeste* Centro-Oeste** Norte*** RN CE

1986 100,0 27,1 9,8 11,3 9,1 6,4 3,7 3,9 4,3 8,8 0,3 2,7 2,8 1,9 4,6 2,1 1,1

1989 100,0 30,5 11,9 13,3 4,3 3,8 4,0 4,8 3,6 6,9 0,9 2,7 73,3 2,1 4,1 2,4 1,4

1993 100,0 27,8 12,2 12,8 5,5 5,5 4,1 4,2 4,6 4,9 4,0 3,0 2,7 2,5 2,5 2,0 1,7

1996 100,0 25,9 14,6 13,4 5,8 4,9 4,4 4,2 4,2 4,1 3,7 2,9 2,9 2,6 2,5 1,9 1,9

Fonte: Ministrio do Trabalho, RAIS e CAGED. Notas: * No inclui BA, SE, RN e CE. ** No inclui GO. *** No inclui PA.

O que esses nmeros sugerem um certo padro de desconcentrao de atividades, que se restringe ao Sudeste e Sul na maior parte do complexo metalmecnico, estende-se para o Nordeste, em segmentos como txtil e calados, e relativamente bem mais restrito em alguns gneros como qumica. As hipteses centrais deste texto so de que as determinaes locacionais diferenciam-se segundo esses macrossetores: custos salariais para alguns gneros intensivos em mo-de-obra; externalidades e economias de aglomeraes, em alguns casos; proximidade com mercados e fornecedores, em outros; enquanto em alguns setores no h sinais de desconcentrao, at porque o aumento da capacidade instalada dever verificar-se nos sites j existentes, como o caso da petroqumica e da siderurgia, em que os novos investimentos s marginalmente podem alterar a configurao espacial do setor. Alm disso, h que ressaltar, por informaes indiretas, que se assiste a reconcentrao em segmentos como equipamentos para telefonia e a indstria de informtica.19

19

A mdia do gnero material eltrico e de comunicaes no sinaliza para essa reconcentrao, porque reflete melhor o comportamento da eletrnica de consumo.

28

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

4 A TENDNCIA DOS NOVOS INVESTIMENTOS Os processos descritos podem vir a indicar novo padro locacional para a indstria brasileira. Ainda assim, por mais que os resultados da anlise dos dados de emprego sejam ntidos, h dificuldade em se assegurar que esses movimentos constituam efetivamente tendncia para os prximos anos. A especificidade do perodo (abertura, recesso e estabilizao) e o baixo volume do investimento sugerem alguma cautela. importante, portanto, aferir, de algum modo, se esses dados so ratificados pelas decises mais recentes acerca da localizao da atividade produtiva. A divulgao do levantamento das intenes de investimento realizado pelo Ministrio de Indstria e Comrcio proporciona um meio para investigar se o padro identificado no captulo anterior poder ou no se consolidar. As tabelas 18 e 19 trazem uma sntese da base de dados sobre os novos investimentos, elaborada a partir de informaes de empresas, de associaes de classe, dos governos estaduais, das agncias federais de incentivo e fomento, bem como da imprensa especializada. TABELA 18 Nmero de Empresas com Inteno de Investimento segundo Localizao da Unidade Produtiva Indstria Extrativa Mineral e de Transformao
Regio/Unidade da Federao Selecionada Atividade Principal
NO NE SE SU CO AM PA CE PE PB BA ES MG RJ SP PR SC RS GO ND* BR

Extrativa mineral 1 2 12 0 1 0 1 0 0 1 1 2 7 2 1 0 0 0 1 Autopeas 1 2 35 5 0 1 0 1 0 1 0 0 13 0 22 1 0 4 0 Bebidas 0 8 9 1 0 0 0 1 0 1 4 0 2 5 2 0 1 0 0 Calados e artef. de couro 0 10 0 0 0 0 0 3 1 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Editoral e grfica 0 3 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 1 2 1 0 0 0 0 Eletrodomsticos 0 1 3 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 Fumo 0 0 2 3 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 3 0 Informtica 2 2 5 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 3 0 0 0 0 Instrumentos hospitalares 1 4 2 1 0 1 0 0 1 2 1 0 0 0 2 0 1 0 0 Mquinas e equipamentos 0 4 7 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 1 4 0 2 0 0 Mat. de transporte 2 1 2 0 1 2 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 Mat. eltrico 0 3 1 1 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 Mat. eletrnico e comum. 3 1 12 0 0 3 0 0 1 0 0 0 0 3 9 0 0 0 0 Mat. plstico e borracha 0 12 7 2 0 0 0 0 5 3 2 0 1 0 6 0 2 0 0 Metalrgica 2 17 30 1 0 0 2 3 3 1 2 1 14 7 8 0 0 1 0 Minerais no metlicos 1 26 13 2 0 1 0 4 6 4 6 0 4 3 6 0 2 0 0 Mveis e indstrias diversas 0 4 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 Papel e celulose 5 15 16 9 0 1 2 2 0 1 8 1 4 0 11 5 3 1 0 Produtos alimentcios 1 18 30 6 8 0 1 1 2 0 10 1 14 2 13 3 3 0 7 Produtos de madeira 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 Produtos qumicos 1 45 68 11 0 1 0 3 7 0 29 0 5 15 48 0 1 10 0 Produtos txteis 0 52 17 0 2 0 0 17 10 11 3 0 10 1 6 0 0 0 2 Reciclagem 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 Tratores e mq. agrcolas 0 0 5 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 1 0 1 1 Veculos automotores 0 0 9 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 6 2 0 0 0 Vesturio 0 8 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Total 20 240 293 48 13 12 6 40 43 33 70 7 82 45 159 13 15 20 12 Fonte: Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo, Secretaria de Poltica Industrial, Brasil: Oportunidades, Intenes e Decises de Investimento. Nota: * No declara a unidade da Federao de implantao.

1 17 33 76 5 23 1 11 0 7 1 5 0 5 0 9 0 8 0 13 7 13 0 5 2 18 2 23 2 52 2 44 0 5 0 45 15 78 1 4 13 138 1 72 0 2 6 14 7 18 0 8 99 713

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

29

TABELA 19 Distribuio Regional do Valor Total dos Novos Investimentos segundo Localizao da Unidade Produtiva Indstria Extrativa Mineral e de Transformao Intenes de Investimento
(Em porcentagem) Regio/Unidade da Federao Selecionada Atividade Principal Extrativa mineral Autopeas Bebidas Calados e artef. de couro Editoral e grfica Eletrodomsticos Fumo Informtica Instrumentos hospitalares Mquinas e equipamentos Mat. de transporte Mat. eltrico Mat. eletrnico e comum. Mat. plstico e borracha Metalrgica Minerais no metlicos Mveis e indstrias diversas Papel e celulose Produtos alimentcios Produtos de madeira Produtos qumicos Produtos txteis Reciclagem Tratores e mq. agrcolas Veculos automotores Vesturio Total
NO NE SE SU CO AM PA CE PE PB BA ES MG RJ SP PR SC RS GO ND* BR

2,0 0,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1,3 10,0 0,0 19,4 0,0 38,7 0,0 21,5 0,8 0,0 14,4 0,3 0,0 0,2 0,0 0,0 0,0 0,0

0,3 0,9 8,6 94,8 18,4 12,3 0,0 1,1 25,5 16,0 3,6 60,1 1,9 22,3 6,2 32,4 68,4 40,7 10,7 16,7 18,0 68,8

97,2 57,1 11,6 0,0 81,6 49,6

0,0 5,4 3,5 0,0 0,0 0,0

0,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1,3

2,0 0,0 0,0

0,0 0,4 1,4

0,0 0,0 0,0

0,1 0,4 0,3

0,2 0,0 4,0 0,0 0,0 0,0 0,0

7,0 14,1 76,0 0,0 11,8 0,0 0,0 0,3 0,0 0,0 9,9 0,0

0,1 45,3 1,4 0,0 13,2 49,6 0,0 56,7 57,7 44,9 0,0

0,0 1,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 0,0 3,5 0,0 0,0 0,0

0,0 3,7 0,0 0,0 0,0 0,0

0,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 2,9 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 6,2 0,0 0,0 0,7 0,0 1,8 0,0 0,0 0,5

0,1 36,2 76,3 5,2 0,0 38,1 0,0 0,0 0,0 0,0 60,8 0,0 1,1 34,0 6,5 21,3 0,0 0,0 33,6 49,0 21,0 1,2 0,0 34,6 31,0 0,0 20,1

100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

0,0 40,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

4,0 30,3 0,0 11,0 0,0 0,0 0,0

0,0 11,0 57,4 0,0 0,0 0,0

0,0 12,3 0,0 0,0 0,0 8,3 0,0 0,0 0,0

64,1 35,9 97,5 57,7 0,0 6,8

0,0 22,6 41,5 0,0 0,0 5,4 0,0 0,0 2,1

0,0 35,9 0,0 6,8 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,4 0,0 0,0 7,2 0,0 0,0

1,1 40,8 5,4 7,7 0,0 0,0 0,0 4,0 1,1 0,0 0,0 0,0

0,0 10,0 0,0 0,0

5,8 14,3 0,0 3,6 0,0 0,0 0,0 0,0 5,5 0,2

52,3 31,7 13,4 0,0

0,0 31,7 0,0 0,0 0,0 0,0

2,9 19,4 0,0 0,0

0,0 13,4 0,0 9,7 0,0

12,5 27,4 58,3 0,0

0,0 50,1 0,0 0,0 0,6 2,3 3,0 0,3 0,7 0,0 0,4 1,9 8,4 2,5 5,3 5,3 0,0 0,7 0,0 1,6

0,0 12,5 0,0 0,0 0,0 1,3

0,0 27,4 48,6 31,6 19,7 31,5 0,0 0,0

0,0 38,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 6,5 0,0 0,0 0,7 0,0 1,8 0,0 0,0 0,5 0,0

32,9 10,9 65,5 40,9 31,6 0,4 4,6 0,0

0,0 10,9 0,0 0,0 0,0 0,0 4,6 0,0 2,5 2,3 0,0

0,0 21,5 0,8 0,0 0,1 0,0 0,0 0,2 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1,3 0,0 0,0 1,7 0,3 0,0 0,0

0,9 30,2 14,6 0,0 4,8 4,6 0,0 0,0 2,8 0,0

3,0 12,5 0,0 0,0

0,0 31,6 2,7 7,8

24,0 20,9 45,1 34,3 3,8 0,0

0,4 28,2 0,0 0,0 7,5 0,0

13,5 11,2 22,3 34,3 32,1 13,5 1,5 0,0 0,0 0,0 0,0

0,8 19,2 0,0 0,0 0,0

48,9 11,9 29,3 0,0 0,0

0,0 15,3 1,4 0,0 0,0 0,0 0,0 7,4

3,5 13,3 0,7

0,2 11,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1,3 0,0 0,0 6,3 0,0 0,0 3,6

0,0 20,1 10,5 22,8 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 15,1 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 100,0 0,0 0,0

0,0 100,0 0,0 0,0 0,0

47,2 16,4 58,0 11,0 0,0 51,6 0,0 7,4

47,2 10,1 43,5 11,0 0,0 23,0 0,0 2,5

0,0 14,5 0,0 0,0

0,0 100,0 5,6 14,9

0,0 25,8 28,4 19,8 2,9 1,4 1,6 1,3

2,2 10,9 15,4

Fonte: Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo, Secretaria de Poltica Industrial, Brasil: Oportunidades, Intenes e Decises de Investimento. Nota: * No declara a unidade da Federao de implantao.

Reconhecidamente, essa uma informao problemtica, na medida em que rene tanto decises firmes de investimento quanto intenes (projetos) e oportunidades (estudo), muitas das quais sujeitas a revises em funo de alteraes no quadro macroeconmico ou em razo de mudanas em seus mercados especficos.20 Nesse sentido, a forte reverso de expectativas associada s repercusses da crise asitica, que deixa bem mais evidente a fragilidade externa da economia brasileira, um elemento que deve ter contribudo para desatualizar o levantamento de intenes de investimento do MICT.

20

Para efeitos deste trabalho, as informaes do MICT foram retrabalhadas para se restringir a anlise apenas s intenes e decises de investimento, deixando de lado o que se identifica no estudo como oportunidades.

30

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

Ainda assim, essa uma informao crucial para indicar mudanas mais significativas para os prximos anos, na medida em que sinaliza quais seriam as localizaes desejadas para novos investimentos, se fossem implementados. O quadro retratado pelas tabelas reafirma a tendncia para a desconcentrao: das 614 intenes identificadas, 293 estariam no Sudeste, e 159, em So Paulo; em termos de valores, dois teros desses investimentos estariam alocados no Sudeste, com menos de 30% para So Paulo. H sobretudo a sinalizao de perda da participao de So Paulo no produto industrial para outros estados do Sudeste. Em termos setoriais, alguns resultados chamam bastante ateno: (a) embora com montante reduzido, os investimentos para calados, vesturio e txtil esto fortemente concentrados no Nordeste, em especial em Cear e Paraba; (b) tambm elevada a concentrao de investimentos no Nordeste nos casos de material eltrico, mveis, papel e celulose, instrumentos hospitalares e material plstico; (c) nos segmentos mais relevantes da metal-mecnica, verifica-se forte concentrao no Sul e Sudeste, como em mquinas e equipamentos, autopeas e veculos automotivos; (d) em eletrnica e material de comunicaes, h grande concentrao de investimentos em Manaus e em So Paulo, enquanto em informtica praticamente todas as intenes esto distribudas entre So Paulo e Esprito Santo; e (e) em setores como qumica, os investimentos distribuem-se em funo dos plos petroqumicos j existentes Sudeste, Nordeste (Bahia) e Sul. Uma listagem simples dos setores com percentuais elevados de investimentos em alguma regio sem levar em conta os investimentos no regionalizveis, da forma como est estruturada a tabela 20 e deixando de lado os setores com baixos valores absolutos de investimento (menos de R$ 1 bilho, tal como se acha ordenado na tabela 21) d idia mais ntida do que seria essa nova tendncia locacional. Assim, ordenando-se pelo grau de concentrao em cada regio, temos o seguinte perfil regional e setorial para os investimento: (a) em So Paulo: autopeas (70,9%), veculos automotores (63,0%), informtica (56,8%), material eltrico e de comunicaes (49,1%), produtos qumicos (40,6%) e minerais no metlicos (40,0%); (b) no Sudeste menos So Paulo: extrativa mineral (97,2%), fumo (64,1%), metalrgica (48,9%), bebidas (43,0%), informtica (40,8%), produtos alimentares (34,3%), produtos qumicos (21,3%), veculos automotores (21,0%), autopeas (18,5%), produtos txteis (16,0%); (c) no Sul: fumo (35,9%), mquinas e equipamentos (31,7%, mas com valores absolutos relativamente menores), papel e celulose (20,9%), veculos automotores (15,9%), produtos qumicos (15,1%), bebidas (14,8%); e

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

31

(d) no Nordeste: vesturio e calados (com 100,0%, embora sejam investimentos de valores absolutos relativamente reduzidos), produtos txteis (69,6%), minerais no metlicos (41,2%), papel e celulose (40,7%), bebidas (36,3%), produtos qumicos (22,8%) e produtos alimentcios (16,1%); (e) no Norte: material eletrnico e de comunicao (39,1%), metalrgica (23,0%) e papel e celulose (14,4%); e (i) no Centro-Oeste: produtos alimentares (9,8%). TABELA 20 Distribuio Regional do Valor dos Novos Investimentos Estado de So Paulo e Macrorregies
(Em porcentagem)

Atividade Principal Mat. eletrnico e comum. Metalrgica Mat. de transporte Papel e celulose Instrumentos hospitalares Total Extrativa mineral Informtica Minerais no metlicos Autopeas Produtos alimentcios Produtos qumicos Tratores e mq. agrcolas Produtos txteis Vesturio Calados e artef. de couro Mveis e indstrias diversas Mat. eltrico Mat. plstico e borracha Editoral e grfica Produtos de madeira Mquinas e equipamentos Eletrodomsticos Bebidas Fumo Veculos automotores Reciclagem

NO

NE

SP

SE-SP

SU

CO

BR

39,1 23,0 49,4 14,4 10,0 7,0 2,0 1,3 1,0 0,8 0,5 0,3 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

1,9 6,6 9,2 40,7 25,5 18,6 0,3 1,1 41,2 1,4 16,1 22,8 0,0 69,6 100,0 100,0 68,4 60,1 33,7 18,4 32,7 16,0 19,9 36,3 0,0 0,0 0,0

49,1 21,0 0,0 13,5 57,7 28,8 0,1 56,8 40,0 70,9 33,6 40,6 72,2 13,7 0,0 0,0 0,0 0,0 47,8 13,2 67,3 44,9 80,1 5,9 0,0 63,0 100,0

9,8 48,9 34,1 10,5 0,0 35,8 97,2 40,8 11,9 18,5 34,3 21,3 0,0 16,0 0,0 0,0 31,6 12,5 2,0 68,4 0,0 7,4 0,0 43,0 64,1 21,0 0,0

0,0 0,4 0,0 20,9 6,8 9,3 0,0 0,0 5,8 8,5 5,7 15,1 25,1 0,0 0,0 0,0 0,0 27,4 16,5 0,0 0,0 31,7 0,0 14,8 35,9 15,9 0,0

0,0 0,0 7,4 0,0 0,0 0,6 0,4 0,0 0,0 0,0 9,8 0,0 2,8 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo, Secretaria de Poltica Industrial, Brasil: Oportunidades, Intenes e Decises de Investimento. Obs.: Exclusive os investimentos que no declaram a unidade da Federao de implantao.

32

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

TABELA 21 Novos Investimentos Segundo Setor de Atividade Valores Absolutos e Percentuais Acumulados
Setor de atividade Investimento (em R$ milhes) 13 945,8 10 936,6 10 349,4 9 503,2 6 755,1 3 650,7 3 432,4 2 763,5 2 631,0 2 255,7 2 049,4 1 868,1 1 239,6 778,0 584,9 379,2 372,3 292,9 273,3 226,6 170,6 138,5 137,4 109,5 104,2 27,0 74 974,9 Percentual Acumulado (em porcentagem) 18,6 33,2 47,0 59,7 68,7 73,5 78,1 81,8 85,3 88,3 91,1 93,6 95,2 96,2 97,0 97,5 98,0 98,4 98,8 99,1 99,3 99,5 99,7 99,8 100,0 100,0

Produtos qumicos Extrativa mineral Metalrgica Papel e celulose Veculos automotores Produtos alimentcios Produtos txteis Minerais no metlicos Material eletrnico e de comunicaes Informtica Bebidas Autopeas Fumo Material plstico e borracha Mquinas e equipamentos Mveis e indstrias diversas Tratores e mquinas agrcolas Instrumentos hospitalares Calados e artefatos de couro Editoral e grfica Eletrodomsticos Vesturio Material de transporte Material eltrico Produtos de madeira Reciclagem Total
Fonte:

Ministrio da Indstria, Comrcio e do Turismo, Secretaria de Poltica Industrial, Brasil: Oportunidades, Intenes e Decises de Investimento. Obs: Exclusive os investimentos que no declaram a unidade da Federao de implantao.

Parece claro que as intenes de investimento anunciadas corroboram a tipologia setorial anunciada antes: desconcentrao em segmentos como calados, txtil, e, em menor grau, em indstria alimentar e de bebidas; desconcentrao concentrada em metal-mecnica; forte concentrao dos investimentos em telecomunicaes e informtica, bem como poucas mudanas na distribuio regional de gneros como qumica e siderurgia pesada.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

33

H tambm que se chamar ateno para o perfil do investimento anunciado: ao lado de segmentos voltados para o mercado interno (automotivo, alimentos, txtil, bebidas, etc.), cuja demanda foi potencializa pela estabilizao, grande parte do aumento da capacidade instalada est voltada para bens intermedirios (qumica, extrativa mineral, metalurgia, papel e celulose, minerais no metlicos). Parte da expanso da produo de durveis de consumo dever se orientar por um processo de desconcentrao concentrada, em que a logstica fundamental, mas que tambm estar muito sujeito ao ritmo da guerra fiscal. Nos segmentos de bens de consumo leve, alm dos problemas de custo de mo-de-obra, h que se ter em vista que a proximidade com os mercados finais ou matrias-primas ainda ser importante em gneros como bebidas ou alimentos. A ampliao da capacidade na produo de bens intermedirios deve-se pautar por um reforo marginal da desconcentrao, ainda que a siderurgia pesada e a qumica apenas ratifiquem as opes locacionais tomadas na segunda metade dos anos 70. Por fim, outro segmento importante em termos do volume de investimento o de telecomunicaes e informtica. Nesse caso, a participao de So Paulo ilustrativa de um perfil regionalmente muito concentrado dos investimentos.

5 REESTRUTURAO PRODUTIVA E NOVOS DETERMINANTES DA LOCALIZAO INDUSTRIAL Para os objetivos aqui colocados, convm associar as indicaes empricas levantadas pelas intenes de investimento com algumas observaes mais gerais acerca do novo ambiente que caracteriza a reestruturao industrial. Para analisar o significado do rearranjo espacial da indstria brasileira nesse contexto, importante no se ater apenas mudana relativa da produo corrente, mas perceber que o ajuste que vem se realizando na empresa e nos principais mercados tem uma dimenso locacional. Apesar das inmeras diferenas setoriais desse ajuste, vale a pena chamar ateno para alguns pontos comuns e que esto relacionados natureza do ajuste praticado pelas empresas. Em particular, vale chamar ateno para os seguintes aspectos (Negri e Pacheco, 1993): (a) em conjunturas de elevado investimento, a desconcentrao industrial pode ser identificada em novas unidades produtivas; (b) apenas em casos isolados a desconcentrao assumiu a forma de traslado de plantas industriais, a exemplo do segmento de udio e vdeo, que se deslocou para a Zona Franca de Manaus; (c) a desconcentrao relativa a partir do final dos anos 70 deve ser explicada no contexto do que, desde ento, foi a matriz setorial de investimentos da econo-

34

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

mia brasileira: insumos bsicos, bens intermedirios, bens intensivos em recursos naturais, agropecuria, etc; (d) ao lado dessa nova capacidade, a desconcentrao foi tambm determinada pelo ajuste implementado pelas empresas a partir do final da dcada de 80 e incio dos 90: reestruturao, ganhos de produtividade, aumento do contedo importado e importantes mudanas organizacionais no interior das empresas; (e) a lgica de racionalizar as atividades desenvolvidas teve por resultado, no caso de empresas com vrias unidades produtivas, rearranjar certas atividades, levando em considerao os diferenciais de custo, de logstica e de qualificao de mo-de-obra dos stios em que estava localizada cada planta; (f) diante da inexistncia de presses de sucateamento das plantas j instaladas, a estratgia das empresas foi a de alterar o mix de produtos e de atividades (produtivas, de pesquisa e controle de qualidade, ou mesmo administrativas) que realizava em suas vrias reas de atuao; e (g) como afirmvamos, referindo-se Grande So Paulo, nesse tipo de ajuste a reduo ou eventualmente aumento do valor adicionado na empresa explica muito pouco do que efetivamente vem ocorrendo. Na verdade, trata-se muitas vezes de alterar de forma significativa o que produzido e a forma como se produz [Negri e Pacheco, op.cit., p.44]. Ou seja, o ajuste que vem ocorrendo na Grande So Paulo, mas tambm em outras metrpoles, traz, em termos da localizao espacial da atividade econmica, inmeras conseqncias relevantes, em especial no caso de empresas que tambm contam com unidades fabris fora da metrpole. De maneira geral, a tendncia manter nas antigas reas industriais exclusivamente as linhas de maior contedo tecnolgico, ou que, por diversas razes, demandem mo-de-obra de maior qualificao. Isso, evidentemente, no descarta os provveis efeitos negativos de uma reestruturao produtiva mais intensa sobre as metrpoles brasileiras, sobretudo a RM de So Paulo. Em qualquer alternativa, mas sobretudo se assistirmos a uma retomada do investimento, a Grande So Paulo ir continuar perdendo peso na produo industrial do pas. Isso porque mesmo as empresas j instaladas na rea metropolitana devem privilegiar inverses em outras regies.21 O que se procura
21

Comentando a mudana da estrutura industrial da cidade de So Paulo, j tnhamos anotado: As transformaes das ltimas dcadas tiveram como resultado deslocar parcela do parque industrial mais moderno para a periferia da metrpole, ou mesmo para o interior do estado. As razes maiores desta interiorizao j foram apontadas. Mas, especificamente para a capital, importante destacar tanto a questo ambiental, expressa no maior controle das agncias governamentais, quanto a valorizao, relativa escassez de terrenos adequados expanso industrial e a permanente redefinio do uso do solo para outros fins. [Arajo e Pacheco, 1992, p. 55/92]. Nesse mesmo sentido, a chamada desmobilizao industrial na regio do ABC ganhou impulso, aps 1990, com a venda de imveis situados em reas urbanizadas para implantao de grandes equipamentos de comrcio e servios. H vrios exemplos ilustrativos, embora no

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

35

evidenciar aqui que a perda de peso relativo da indstria metropolitana tem um sentido bem mais complexo do que o mero transplante da capacidade produtiva anteriormente instalada na Grande So Paulo, e est muito longe de qualquer processo de desindustrializao.22 Assim, um balano do sentido que adquiriu o conjunto dos movimentos espaciais da indstria brasileira na dcada de 80 e incio dos anos 90 chama ateno para alguns poucos aspectos mais importantes e que do sentido mais geral anlise. Em primeiro lugar, preciso evidenciar que os investimentos do final da dcada de 70 ainda repercutiram, no incio dos anos 80, sobre as bases regionais da indstria brasileira e trouxeram consigo forte componente de desconcentrao. Esse fato especialmente vlido para a indstria de bens intermedirios herdada do II PND, do qual qumica e extrativa mineral so os melhores exemplos. Em segundo lugar, o esforo exportador possibilitou alternativas localizadas de dinamismo econmico, que, apesar de incapazes de ancorar um novo padro de crescimento para o conjunto da economia, foram extremamente importantes para algumas regies, a exemplo dos investimentos em papel e celulose, extrativa mineral ou siderurgia, da qual os maiores beneficirios foram Esprito Santo, Par e Maranho. Em terceiro lugar, ocorreu acirramento de as tendncias das novas atividades industriais localizarem-se fora das reas metropolitanas, fugindo das deseconomias de aglomerao prprias das grandes cidades (menor disponibilidade de terrenos, maiores custos de instalao e operao, etc.). evidente que esse processo guarda forte sintonia com o perfil setorial do investimento que ocorreu na dcada de 80, de pequena monta e situado na maioria das vezes em setores intensivos em recursos naturais.23
se caracterize qualquer desindustrializao. Ver os exemplos de desmobilizaes dessa natureza em: Gazeta Mercantil, Novo Perfil da Indstria Paulista, 26/12/94. O mais ilustrativo exemplo das dificuldades de reciclagem da indstria metropolitana vem exatamente do seu principal complexo produtivo: o segmento metal-mecnico que gira em torno do automobilstico. Como indica Ferro (1990, p. 113 e ss.), o plo automobilstico da Grande So Paulo o mais antigo e importante do pas: As vantagens deste plo so a proximidade do mercado consumidor, o suprimento de peas e componentes e a proximidade do porto de Santos (...). As suas desvantagens decorrem da idade das plantas, muito antigas e de difcil modernizao dentro dos novos conceitos de administrao da produo e mesmo de recursos humanos (...). Alm disso, a excessiva a concentrao industrial (...) gerou problemas complexos na administrao dos transportes, poluio, etc., dificultando sua expanso. interessante observar a situao particularmente desvantajosa das unidades instaladas no municpio de So Paulo. De fato, restaram na capital paulista, alm das de autopeas, as plantas mais antigas da Volkswagen (exVemag) e da Ford (ex-Willys). Os dados censitrios da indstria de transformao das metrpoles nacionais e respectivas unidades da Federao revelam que, com exceo de Curitiba e de Belm (cuja metrpole rene apenas dois municpios), em todas as demais (So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Reci-

22

23

36

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

Em quarto lugar, a desconcentrao recente passou a ser determinada tambm pelo impacto diferenciado da crise sobre as estruturas econmicas regionais, acentuando os aspectos mais problemticos exatamente nas reas mais industrializadas. Nessas, a produo corrente tendia sempre a cair mais rapidamente, em termos relativos, em funo da dependncia que manifestava para com a demanda intra-industrial. As chamadas periferias, sobretudo aquelas assentadas sobre a agroindstria e a indstria de bens intermedirios, viam-se em melhor posio relativa, ou porque a produo primria tinha forte peso no seu produto total, ou porque sua indstria de bens intermedirios conseguiu mais facilmente ampliar suas exportaes. Em quinto lugar, importante observar que, medida que os programas de investimento patrocinados pelo Estado vo maturando e no so substitudos por polticas ativas e, ao contrrio, a privatizao e a crise fiscal reduzem o grau de interveno pblica, a desconcentrao industrial perde flego e abrangncia. Isso particularmente visvel para a economia nordestina, que passa a ser cada vez menos beneficiria da desconcentrao, que tem efeitos maiores no Sul, no prprio Sudeste (Minas Gerais e Esprito Santo) e no Centro-Oeste. Por fim, necessrio ter em conta a dimenso do ajuste microeconmico da empresa industrial, que traz consigo uma srie de impactos locacionais, que nem sempre so captados pelas estatsticas da produo corrente. Em especial, saliento dois aspectos: a tendncia a reforar a relao entre fornecedores e montadoras, e o rearranjo de mix de produto e linhas de produo nos segmentos multiplantas. O resultado global foi uma sensvel alterao na dimenso espacial do desenvolvimento brasileiro. Houve continuidade da desconcentrao econmica da dcada anterior, ainda que de forma menos intensa, e foram a regio metropolitana de So Paulo e o estado do Rio de Janeiro os que mais perderam peso na indstria. Em paralelo, essa trajetria mostrou crescente heterogeneidade no desenvolvimento interno das regies brasileiras, com o surgimento de ilhas de produtividade em quase todas as regies, crescimento relativo maior das antigas periferias nacionais e importncia maior do conjunto das cidades mdias. Essa prpria tendncia locacional, sobretudo em So Paulo, tendeu a favorecer municpios de porte mdio, dotados de infra-estrutura e prximos malha de transportes, mas distantes dos problemas crnicos das grandes cidades. Assim, ainda que o processo de desconcentrao industrial do pas continue sendo determinado por um conjunto muito amplo de condicionantes, e tenha uma dimenso nada desprezvel de componentes tradicionais de custo e de incentivos, dentro de uma estrutura industrial que continuar a ter peso elevado em segmentos do velho complexo metal-mecnico-qumico, preciso estar atento para os novos
fe, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre), a evoluo do VTI e do pessoal ocupado, entre 1980 e 1985, foi sempre mais favorvel ao interior dos estados que respectiva metrpole.

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

37

determinantes postos pelo avano da reestruturao produtiva. De fato, como revela a experincia internacional, esses processos de reestruturao tendem a apresentar impactos negativos nada desprezveis sobre espaos anteriormente industrializados. Se a tendncia principal de maior desigualdade, os poucos casos nos quais se assiste reduo dos desequilbrios regionais tm sido muito mais decorrncia de queda do nvel de atividade de regies prsperas do que do efetivo crescimento das reas atrasadas. o que os estudos da OCDE identificam como negative regional re-balance, fenmeno muito similar ao que se assiste hoje no Brasil, em que as melhorias nos desequilbrios regionais so decorrncia dos efeitos negativos da reestruturao e da abertura comercial nas reas mais industrializadas, notadamente em So Paulo [OECD, 1994, p. 55]. As observaes efetuadas anteriormente permitem formar um quadro geral da problemtica locacional a que se sujeita hoje a economia brasileira. Essas tendncias indicam certa continuidade da desconcentrao em direo ao interior de So Paulo e principais estados do Sul e Sudeste do pas, e at mesmo para o Nordeste, no caso de indstrias intensivas em mo-de-obra, mas com padres muito diferenciados setorialmente. O resultado global parece indicar continuidade da desconcentrao e uma sensvel alterao na dimenso espacial do desenvolvimento brasileiro; portanto, continuidade da desconcentrao econmica, ainda que de forma menos intensa em funo do menor investimento agregado, com perdas da regio metropolitana de So Paulo e tambm do estado do Rio de Janeiro. Em paralelo, essa trajetria deve vir acompanhada de aumento da heterogeneidade no desenvolvimento interno das regies brasileiras, com o surgimento de ilhas de produtividade em quase todas as regies, crescimento relativo maior das antigas periferias nacionais e importncia maior do conjunto das cidades mdias.

38

NOVOS PADRES DE LOCALIZAO INDUSTRIAL?

...

REFERNCIA: BIBLIOGRFICAS
ARAJO, Maria de Ftima I. e PACHECO, Carlos Amrico. A trajetria econmica e demogrfica da metrpole nas dcadas de 70-80. In: CANO, W. (coord.) So Paulo no limiar do sculo XXI: cenrios da urbanizao paulista a reg. adm. da Grande So Paulo. Governo do Estado de So Paulo SPG/SEADE, 1992. v.6, p.55/92. CANO, Wilson. Concentrao e desconcentrao econmica regional no Brasil: 1970/95. Economia e Sociedade, Campinas, v.8, p.101-41, jun.1997. DINIZ, Cllio Campolina. Desenvolvimento Poligonal no Brasil: Nem Desconcentrao, Nem Contnua Polarizao. Nova Economia, Belo Horizonte, Departamento de Cincias Econmicas da UFMG, v.3, n.1, p.35-64, set. 1993. DINIZ, Cllio Campolina e CROCCO, Marco Aurlio. O Novo Mapa da Indstria Brasileira: Aglomeraes Industriais Relevantes. Nova Economia, Belo Horizonte, Departamento de Cincias Econmicas da UFMG, v.6, n.1, p.77-103, jul. 1996. FERRO, Jos Roberto. Para sair da estagnao e diminuir o atraso tecnolgico da indstria automobilstica brasileira. Campinas: 1990. p.113 e ss. mimeo. Convnio IPT/FECAMP, NEIT/IE/UNICAMP. NEGRI, Barjas. Concentrao e desconcentrao industrial em So Paulo (1880-1990). UNICAMP, 1996. NEGRI, Barjas e PACHECO, Carlos Amrico. Mudana tecnolgica e desenvolvimento regional nos anos 90: da interiorizao do desenvolvimento nova dimenso espacial da indstria paulista. Relatrio da Pesquisa Desenvolvimento Tecnolgico e Competitividade da Indstria Brasileira, SCTDE/FECAMP/IE. Campinas: UNICAMP, 1993. mimeo GUIMARES NETO, Leonardo. Desigualdades e polticas regionais no Brasil: caminhos e descaminhos. Planejamento e Polticas Pblicas. Braslia, IPEA,n.15, jun. 1997. OECD. Industrial policies in OECD countries. Annual Review, Paris, 1994, p.55. PACHECO, Carlos Amrico. A questo regional brasileira ps 1980: desconcentrao econmica e fragmentao da economia nacional. Campinas: Instituto de Economia/UNICAMP, 1996. Tese de Doutorado.

Das könnte Ihnen auch gefallen