Sie sind auf Seite 1von 28

licitaes e contratos administrativos

unidade 1

conceitos bsicos
navegao com hiperlinks

mdulo 1

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos

sumrio do mdulo
Mdulo 1 - conceitos bsicos
Apresentao

Noes gerais

Legislao aplicvel s licitaes

Princpios da licitao

Consideraes finais

Exerccio de auto-avaliao

Glossrio

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos

mdulo 1
conceitos bsicos

Apresentao
Neste mdulo, teremos nosso primeiro contato com a licitao, definida como um processo administrativo: uma seqncia de atos tendentes a um ato final conclusivo. Veremos, igualmente, quem estar submetido ao dever de licitar e quem estar obrigado a adotar esse procedimento como requisito necessrio celebrao de qualquer contrato administrativo. Portanto, estudaremos a licitao como o antecedente necessrio ao contrato. Teremos, neste primeiro mdulo de nosso curso, o primeiro contato com a lei n 8.666/93, que estabelece as normas gerais sobre as licitaes e os contratos administrativos. Estudaremos, ainda, os princpios da licitao. O perfeito conhecimento desses princpios, por parte do administrador e dos licitantes, de fundamental importncia para a correta realizao de uma licitao. Objetivos Quem lida com a administrao, seja agente pblico ou particular, sabe que sempre surgem situaes para as quais a lei no apresenta soluo clara. Nesses casos, no havendo norma jurdica que resolva ou elucide o problema ou a pretenso do licitante, o administrador fica obrigado a apresentar uma soluo. A melhor alternativa passa pela correta utilizao dos princpios da licitao, que sero examinados neste mdulo. O aluno ter a viso geral do que a licitao e qual o seu mbito de aplicao, bem como ir aprender os principais conceitos relacionados ao assunto. Com isso, estar apto a trabalhar com as particularidades e detalhes da licitao, a serem examinados nos demais mdulos desta unidade.

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos

1. Noes Gerais
A atuao da administrao pblica diferente da atuao dos particulares? Em que aspectos? O primeiro aspecto que deve ser enfatizado diz respeito forma de agir da administrao pblica, que totalmente distinta da atuao dos particulares. O regime jurdico aplicado aos particulares totalmente distinto do regime jurdico da administrao pblica. Os particulares esto livres para praticar qualquer ato ou desenvolver qualquer atividade, desde que a lei no proba. Essa regra consta expressamente na Constituio Federal, em seu art. 5, inciso II: ningum ser obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. A administrao pblica, ao contrrio, tem toda a sua atuao vinculada no apenas ao princpio da legalidade, mas a todos os demais princpios indicados na Constituio Federal, art. 37, caput, in verbis: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte (...). A licitao atividade-fim? Para que serve a licitao, qual seu objetivo? A licitao uma atividade-meio. Esse procedimento feito tendo em vista a celebrao de um futuro contrato. Assim sendo, a administrao deve, como regra, antes de celebrar qualquer contrato, proceder devida licitao. Existe, portanto, grande distino entre a forma administrativa de agir e a dos particulares. Em que aspectos o direito privado se diferencia do direito pblico? No mbito do direito privado, se uma pessoa resolve, por exemplo, construir uma casa, pode escolher livremente o arquiteto que ir definir o seu projeto, o engenheiro ou a empresa de engenharia responsvel pela execuo da obra, o material e o fornecedor para compr-lo. Durante a execuo da obra, o projeto poder ser alterado, redefinido ou sofrer qualquer mudana, at mesmo ser abandonado. Isso tudo regido pelo direito privado, porque estamos lidando com interesses disponveis do particular. Ainda que ele queira escolher uma forma mais onerosa de construir, o problema diz respeito somente a ele e a mais ningum.

anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos J com a administrao, a situao totalmente distinta. O agente pblico, responsvel pela gesto dos recursos, tem toda a sua atuao definida em lei. Somente pode praticar os atos expressamente amparados por lei e nos limites do texto legal. Ademais, toda sua conduta tem de estar necessariamente vinculada realizao do interesse pblico. A indisponibilidade do interesse pblico o princpio bsico de toda e qualquer atividade administrativa. O que significa dizer que a administrao est vinculada ao princpio da legalidade? Sendo a licitao uma atividade administrativa, est regida, portanto, pelos princpios da administrao pblica indicados no dispositivo constitucional (art.37). Dentre eles destacamos o da legalidade. O dever de licitar uma decorrncia direta de um dispositivo constitucional. O art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, dispe que ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes (...).Assim, sempre anteriormente administrao contratar a realizao de uma obra, a compra de produtos, servios ou a alienao de bens deve agir rigorosamente de acordo com os dispositivos legais. No caso de uma obra, por exemplo, devem ser definidos projeto bsico e o projeto executivo, realizando licitao para a execuo da obra. O contrato no pode ser alterado durante sua execuo, salvo nas hipteses e dentro dos limites especificados em lei. Observa-se, assim, como a atuao da administrao se distingue da dos particulares. Por que to importante conhecer as normas relativas licitao? Como a administrao necessita sempre adquirir bens, contratar a prestao de servios e realizar obras importantssimo conhecer a legislao que disciplina a licitao. Os princpios da administrao norteiam, tambm, posteriormente os termos do contrato. A partir do princpio de que o administrador no est aplicando recursos particulares, mas pblicos, a legislao procura vincular toda a sua atuao. A administrao cercada de exigncias conforme dispe o art. 3 da lei n 8.666/93, conhecida como lei de Licitaes: Art. 3. A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao(...).

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos Questo para reflexo Se o poder pblico pudesse praticar qualquer ato, se no houvesse limites atuao dos administradores pblicos, como seria a nossa vida? Qual a segurana que restaria ao cidado comum diante da ausncia de limites do poder do Estado? Por essa razo, no se pode falar em direito administrativo nas monarquias absolutas. Somente com a separao dos poderes do Estado em Legislativo, Judicirio e Executivo foi possvel admitir a existncia do direito administrativo. Surge a idia de que o poder limita o prprio poder. Voc gostaria de viver em um Estado em que no existissem normas preestabelecidas? Os Estados totalitrios se caracterizam pela inexistncia de normas limitando a atuao do Estado. A existncia de um Poder Legislativo, que aprova as leis, e de um Poder Judicirio, que as aplica, deve ser sempre valorizada e fortalecida, para o bem da democracia. O que voc, como cidado, pode fazer para fortalecer a democracia em que todos gostaramos de viver?
anotaes

2. Legislao aplicvel s licitaes


Quem pode legislar sobre licitaes e contratos administrativos? A Constituio Federal, em seu art. 22, inciso XXVII, confere Unio competncia privativa para legislar sobre normas gerais relativas a licitaes e contratos administrativos. O texto constitucional dispe nos seguintes termos: Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, estados, Distrito Federal e municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; A fim de dar cumprimento determinao constitucional, o Congresso Nacional aprovou a lei n 8.666/93, que estabelece normas gerais que devem ser seguidas por toda a administrao pblica federal, estadual e municipal. bem verdade que a Emenda Constitucional n 19 deu nova redao ao inciso XXVII do art. 22, acima transcrito. Desse modo, deve ser editada uma legislao complementar sobre licitaes e contratos para as empresas pblicas e sociedades de economia mista
volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos que explorem atividades econmicas. O objetivo , indiscutivelmente, buscar regras menos rgidas para as empresas estatais que exploram atividade econmica. At o momento essa lei ainda no foi aprovada. Assim, enquanto no for elaborada essa nova legislao, todas as entidades da administrao pblica direta, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista de todas as esferas de governo (federal, estadual ou municipal) devem seguir as regras contidas na lei n 8.666/93. O que so as normas gerais sobre licitaes e contratos? Por que importante definir o que so normas gerais? Pelo fato de essa questo gerar inmeras controvrsias e disputas judiciais. A lei n 8.666/93, em seu art. 1, determina que todas as suas normas tm carter geral. Essa discusso tem-se mostrado importante porque a Unio somente pode interferir nas licitaes e nos contratos a serem celebrados por estados e municpios por meio de normas gerais. Estados e municpios s tm competncia legal para elaborar normas especiais. No so poucas as ocasies em que possvel verificar alguns estados acusando a Unio de, a pretexto de elaborar normas gerais, ter invadido sua competncia, definindo normas especiais. A maior dificuldade tem sido, na prtica, distinguir normas gerais e especiais nas licitaes. Exerccio de fixao

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

Se apenas Unio cabe estabelecer normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos, algum estado ou municpio poderia realizar contratao sem licitao? Ou algum prefeito poderia obter de sua cmara municipal lei que o dispense de realizar a licitao? Qual o mbito de aplicao da lei n 8.666/93? As regras contidas na lei n 8.666/93 so aplicveis administrao pblica direta e indireta de todos os poderes da Unio, estados, municpios e Distrito Federal. Essa constatao define e delimita o campo de aplicao do presente curso. Portanto, os procedimentos, as regras e os princpios contidos na lei n 8.666/93 devem ser utilizados por todas as entidades e rgos do conjunto da administrao pblica, em qualquer esfera de governo, federal, estadual e municipal.

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos

3. Princpios da licitao
3.1. Consideraes gerais Por que se faz a licitao? Chamamos a ateno para a importncia do art. 3 da lei n 8.666/93. Nele, alm de serem definidos os princpios da licitao, especificada a sua finalidade. Estabelece o dispositivo legal que a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao (sendo) processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos. Destacamos: a licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao (...). Esse o ponto de partida de todo o nosso estudo. Devemos ainda estabelecer ao aluno que a licitao deve ser entendida como um procedimento administrativo. Ao falar-se em procedimento administrativo est-se fazendo referncia a uma srie de ato preparatrios do ato final objetivado pela administrao (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 9 edio, Atlas, pag. 254). Quando deve ser feita a licitao? Como ela deve ser processada? A Constituio Federal, em seu art. 37, inciso XXI, determina que a celebrao de qualquer contrato administrativo, ressalvadas as hipteses previstas em lei que sero estudadas no prximo mdulo , deve ser precedida de uma srie de atos praticados pela administrao e pelas pessoas fsicas ou jurdicas (os licitantes) interessadas. A administrao ir, assim, elaborar um edital enunciando suas necessidades de adquirir mveis de escritrio, medicamentos, prestao de servios etc. O edital ser publicado e os interessados apresentaro suas propostas administrao licitante, que sero classificadas e julgadas. Esse procedimento e esses atos encadeados constituem a licitao que, deve, sempre, preceder a celebrao de qualquer contrato a ser firmado pela administrao pblica. O que significa dizer que a licitao obrigatria? Significa afirmar que qualquer unidade administrativa, candidata a adquirir ou alienar bens, contratar a prestao de servios ou a
volta

anotaes

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos execuo de uma obra deve, antes de celebrar o contrato, proceder realizao da licitao. Executar todos os procedimentos previstos pela legislao para colher, classificar, julgar e aprovar propostas condizentes ao seu objetivo. A licitao, portanto, obrigatria. Essa a regra. As excees hipteses em que o administrador est autorizado a contratar diretamente, sem proceder licitao esto expressamente mencionadas na lei n 8.666/93. Deixar de realizar a licitao sem a expressa autorizao legal pode levar a processos administrativos, como o reconhecimento pelos tribunais competentes de irregularidades nas contas apresentadas, alm de constituir crime previsto na lei n 8.666/93: Art. 89. Dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade: Pena - deteno, de 3 (trs) a 5 (cinco) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumao da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o poder pblico. Mesmo a dispensa de licitao ou a caracterizao de sua inexigibilidade devem ser pertinentes e fundamentadas, ressalta o pargrafo nico do artigo citado. Qual o verdadeiro objetivo da licitao? A finalidade da licitao buscar a proposta mais vantajosa para a administrao pblica. A lei de Licitaes define critrios que devem ser utilizados no julgamento das propostas, escalonando as vantagens e classificando-as segundo os interesses da administrao pblica. Alm da obteno da proposta mais vantajosa, a licitao tem outro objetivo? Qual? Alm de um resultado vantajoso, a licitao, determina o mesmo art. 3, deve respeitar o princpio da isonomia. Todos que se credenciarem a participar do processo licitatrio devem receber o mesmo tratamento. evidente que a administrao deve buscar nas propostas apresentadas pelos licitantes aquela que melhor realize seus interesses. Porm, a busca desse fim no autoriza a violao de garantias individuais ou o tratamento favorecido a determinada empresa ou particular, em detrimento dos demais interessados em participar do procedimento que resulta na celebrao do futuro contrato.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos Qual o efetivo alcance do princpio que veda tratamentos diferenciados? A lei, ao afirmar que a licitao objetiva a realizao do princpio da isonomia, procura evitar tratamento discriminatrio injustificado. A lei no procura impor formalismos exagerados ou que no possam ser justificados pelas peculiaridades de determinado contrato. A esse respeito vale ressaltar os ensinamento de Maral Justen Filho. Em sua obra Comentrios lei de Licitaes e Contratos Administrativos (editora Dialtica, 5 edio, pag. 57), afirma que a vedao discriminao injustificada no importa proibio de superar defeitos menores, irregularidades irrelevantes e outros problemas encontradios na atividade diria de seleo de propostas. Afirma ainda o autor que no cabvel excluir propostas mais vantajosas ou potencialmente satisfatrias apenas por apresentarem defeitos irrelevantes ou porque o princpio da isonomia imporia tratamento de extremo rigor. Em concluso, qual o objetivo da licitao? A licitao, portanto, visa a escolha de propostas mais vantajosas. Mas, para tanto, deve realizar tratamento no discriminatrio entre os licitantes, respeitando o princpio da isonomia. Qual o efetivo significado de se dizer que a licitao uma atuao administrativa? Antes de prosseguirmos no estudo dos princpios da licitao, devemos observar que a licitao uma atuao no mbito administrativo e, como tal, subordina e vincula a administrao pblica a todos os seus princpios gerais. Assim, alm da isonomia, a lei n 8.666/93 menciona em seu art. 3 diversos outros princpios que devem ser utilizados para orientar a administrao na realizao de suas licitaes. Alguns desses princpios so especficos da licitao (julgamento objetivo, vinculao ao instrumento convocatrio). Outros, porm, so os princpios gerais que vinculam toda e qualquer ao da administrao pblica. Analisaremos, a seguir, cada um dos princpios a que o administrador est vinculado ao realizar uma licitao. Questo para reflexo Considerando que o direito administrativo restringe a atuao dos administradores e, nesse contexto, so elaboradas as normas sobre licitaes, imagine como seriam celebrados os contratos administrativos se no tivesse a lei obrigado a administrao a seguir parmetros de tratamento isonmico entre os particulares?
anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos Podemos at concluir que a obrigao de seguir os procedimentos licitatrios provoca, em vrias situaes, o aumento do preo dos contratos celebrados pela administrao e onera os cofres pblicos. Se o administrador tivesse ampla liberdade de contratar, ele poderia obter, bem verdade, maiores vantagens econmicas ou financeiras para o Estado. Por outro lado, essa ampla e irrestrita liberdade de contratar, caso existisse, no poderia tornar-se fonte inesgotvel de abusos e conluios entre administradores e alguns poucos particulares? A existncia da legislao sobre licitao, que no perfeita, objetiva resguardar no apenas o interesse pblico, na medida em que os recursos pblicos devem ser aplicados em observncia aos preceitos legais, mas o prprio interesse da grande maioria dos que gostariam de colaborar com a administrao, fornecendo-lhe bens, servios etc. No fosse a legislao sobre licitao, a grande maioria das empresas e profissionais acabaria por ser excluda, em decorrncia de fatores pessoais e subjetivos dos contratos administrativos. O desafio que apresentamos aos nossos alunos o seguinte: o que pode ser feito para flexibilizar o formalismo da legislao sobre licitao sem que isso constitua fonte, ainda maior, para conluios e fraudes? Exerccio de fixao

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

Elabore um texto examinando os possveis conflitos entre o princpio que veda tratamentos diferenciados ou discriminatrios o da isonomia e a eficincia da administrao pblica. Se a administrao no estivesse, por dever constitucional, obrigada a dar tratamento isonmico aos que participam de suas licitaes, isso poderia significar economia de recursos para os cofres pblicos? A possvel economia de gastos pblicos, no poderia justificar a pura e simples extino da legislao sobre licitaes? 3.2. Supremacia e indisponibilidade do interesse pblico O que significa falar em supremacia e indisponibilidade do interesse pblico? Como isso afeta uma licitao? Antes mesmo de constiturem princpios do processo licitatrio, a indisponibilidade e a supremacia do interesse pblico caracterizam o prprio direito administrativo, que rege as licitaes e os contratos administrativos, objetos deste curso. No direito administrativo, ao contrrio do direito privado em que as partes so tratadas em igualdade de condies, d-se tratamento mais favorecido administrao, que deve representar e sempre buscar a realizao do interesse pblico. A administrao assume a posio de supremacia, justamente por representar interesse pblico. Em um Estado de Direito, como no Brasil, em nome do interesse

volta

curso de licitao e contratos administrativos pblico, no sero suprimidos os interesses individuais. Porm, verificando-se algum confronto entre o interesse pblico e o privado, o primeiro deve prevalecer. Como exemplos dessa supremacia podemos citar, no caso dos contratos administrativos, a possibilidade da administrao, unilateralmente, rescindir contrato, alterar clusulas contratuais, fiscalizar e aplicar multas aos contratos. A celebrao do contrato somente se materializa com o consentimento da pessoa a ser contratada. Mas, uma vez assinado o contrato, a administrao contratante assume uma posio de supremacia em face do particular. Isto no significa que a administrao ter ampla e irrestrita liberdade de alterar ou modificar o contrato. As alteraes unilaterais a serem realizadas nos contratos devem sempre restringir-se aos limites definidos na lei de Licitaes. Qual a conseqncia da violao da finalidade pblica do ato? O desrespeito ao princpio da supremacia e indisponibilidade do interesse pblico caracteriza desvio de finalidade e pode levar nulidade do ato licitatrio. Ao receber do ordenamento jurdico os poderes referentes realizao de contratos, a administrao pblica deve priorizar o interesse pblico. No pode e no deve buscar favorecimentos pessoais ou perseguies. O administrador no representa interesses pessoais, mas aqueles da comunidade. Exerccio de fixao certo que a legislao vincula a atuao do administrador. No entanto, em vrias situaes, a prpria lei confere ao administrador certa margem de liberdade de agir, certa dose de discricionariedade. Diante de situao em que o administrador agir discricionariamente, ele pode praticar atos que no visem realizao do interesse pblico? 3.3. Legalidade A legalidade que vincula a atuao administrativa a mesma que vale para os particulares? O ato licitatrio uma ao administrativa, portanto, alguns dos princpios aplicveis licitao so igualmente aplicveis a toda a atuao administrativa. o caso do princpio da legalidade. No mbito da administrao pblica, no se deve confundir a legalidade estrita, que lhe aplicvel, com o igualmente denominado princpio da legalidade inscrito no art. 5, inciso II da Constituio Federal que determina que ningum ser obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei . Para a administrao, a legalidade deve antes ser entendida como a impossibilidade de a
volta
anotaes

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos administrao praticar qualquer ato, salvo se tiver expressa autorizao legal. Assim sendo, no campo do direito privado, um particular pode praticar qualquer ato, exercer qualquer atividade, exceto se alguma lei proibir a sua prtica. No campo do direito administrativo, a administrao somente pode praticar os atos autorizados em lei. Se no existir lei autorizando o administrador a praticar determinado ato, ele est proibido de exerc-lo, e, se ainda assim o fizer, o ato ser nulo. Qual o alcance do princpio da legalidade no mbito de uma licitao? No mbito das licitaes, so encontradas diversas manifestaes desse princpio. A lei n 8.666/93 define, por exemplo, as modalidades de licitao concorrncia, tomada de preos, convite, concurso e leilo e o seu processamento. Assim, se um administrador realiza uma licitao, no pode, simplesmente, criar uma modalidade de licitao no permitida por lei. Nem pode fazer uma combinao de duas modalidades existentes para criar uma nova. O mesmo deve ser dito em relao aos critrios que sero utilizados para julgar as propostas. Esses so estabelecidos na lei de Licitaes e o administrador no pode criar outro critrio para julgar propostas distintos dos previstos em lei. A lei n 8.666/93 indica em seu art. 22 as modalidades de licitao admitidas e, no pargrafo 8 desse mesmo artigo, veda a criao de nova modalidade ou combinao das modalidades de licitao existentes. Exerccio de fixao A Constituio Federal, em seu art. 5, inciso II, determina que ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se no em virtude da lei. Esse o princpio da legalidade. Escreva um texto comparando o princpio da legalidade, vlido para os particulares, e o princpio da legalidade aplicvel administrao pblica. 3.4. Impessoalidade O que se deve entender pelo princpio da impessoalidade? Esse princpio, assim como o da legalidade, est expressamente mencionado no art. 37 da Constituio Federal. A impessoalidade deve ser compreendida como a proibio de direcionamento da licitao a pessoas, empresas ou grupos. A licitao deve ser impessoal, dirigida a todos, em igualdade de condies. O processo licitatrio no pode visar o privilgio ou a excluso de pessoas ou empresas, de modo que os administrados sejam tratados sem discriminao.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos A impessoalidade impede qualquer tipo de tratamento diferenciado? A impessoalidade, que alguns autores entendem ser sinnimo de isonomia, no deve ser aplicada de forma a ferir o prprio interesse pblico. Em determinadas situaes, no entanto, circunstncias ou fatores especficos devem ser considerados. assim que, por exemplo, a legislao admite que se contrate determinado tcnico ou empresa em decorrncia de sua notria especializao. Trata-se da hiptese de inexigibilidade de licitao assunto que ser melhor estudado no prximo mdulo. Pela impessoalidade no se deve entender que todos devem ser sempre tratados de forma absolutamente idntica. Em face das peculiaridades do contrato, a lei autoriza a imposio de requisitos de qualificao tcnica, econmica etc. Assim, quem no preencher os requisitos de qualificao expressamente mencionados no edital, ser inabilitado na licitao. Essas exigncias de qualificao, no entanto, no vo permitir que o administrador possa utiliz-las de modo a dirigir a licitao. As exigncias de qualificao tcnica ou econmico-financeira devem ser definidas no edital a partir da necessidade do objeto do contrato a ser licitado. Do contrrio, impor exigncias descabidas para direcionar a licitao implicaria em violao, desse princpio e, ainda, do da moralidade. A impessoalidade aplicada apenas no momento da apresentao das propostas pelos licitantes ou tambm alcana a fase de julgamento de propostas? Outro princpio, o do julgamento objetivo, a ser estudado adiante, nada mais do que uma aplicao direta da impessoalidade no julgamento das propostas. 3.5. Moralidade ou probidade Ainda que determinada prtica no viole a lei, pode ser uma atitude ilegtima? Pela anlise realizada em relao aos princpios j mencionados, verificamos que o administrador deve sempre praticar atos em estrita conformidade com a lei. Da mesma forma, no pode dispensar tratamento que favorea ou prejudique qualquer dos licitantes. Ainda que sua conduta esteja de acordo com a lei, o administrador no pode agir de modo a ofender a tica e a moral. Conforme bem ensina Maral Justen Filho (ob. citada, pag. 65), a moralidade soma-se legalidade. Assim, uma conduta compatvel com a lei, mas imoral, ser invlida.
anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos A moralidade somente aplicvel aps o incio da licitao? A moralidade tem de estar presente em toda e qualquer atuao do administrador, inclusive na prpria origem da licitao, que deve ser realizada em face de uma efetiva necessidade da administrao. Cabe lembrar que o administrador gerencia recursos pblicos e deve utilizlos de modo a cumprir o interesse pblico. Como a celebrao de contratos implica na realizao de despesas, a necessidade de licitar deve ser considerada luz da moralidade, assim como da eficincia e economicidade. A moralidade vincula apenas a administrao ou alcana tambm os particulares? Como j mencionado, esse princpio o da moralidade vincula tanto a conduta do administrador quanto a dos particulares que participam do processo de contratao. a moralidade que impede, por exemplo, a realizao de conluio entre os licitantes. A lei prev o conluio como crime. Questo para reflexo Conforme examinaremos no prximo mdulo referente s hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao , os contratos de pequeno valor, por exemplo, podem ser celebrados sem que o administrador seja obrigado a realizar a licitao. Seria, no entanto, moralmente correto se um determinado administrador, para pequenos servios, compras etc, contratasse apenas seus familiares ou suas empresas, j que no est obrigado a licitar? Ainda que a licitao, neste exemplo, no seja obrigatria, poderia ser considerada moralmente correta a contratao de parentes de administradores? Exerccio de fixao Com base na questo para reflexo acima, desenvolva raciocnio examinando se o simples cumprimento da lei basta para que a atitude do administrador seja considerada legtima. Alm de legal, a atuao do administrador no deve ser tambm pautada por princpios ticos? possvel que o administrador, ainda que esteja seguindo parmetros legais, pratique ato ilegtimo? 3.6. Motivao O que significa dizer que os atos administrativos devem ser motivados? A fundamentao ou motivao administrativa princpio que condiz com o prprio Estado de Direito. No se admite, vista dos

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos valores que aliceram a atuao do Estado, a existncia de decises sigilosas, desmotivadas, decises que possam constituir impedimento ao exerccio de controle sobre a ao administrativa. Devemos sempre lembrar que o administrador, quando exerce seus poderes, age em nome do povo, uma vez que todos os poderes dele emanam. O administrador deve, portanto, dizer porque adotou tal ou qual deciso. O que se deve entender, ento, por fundamentar? O administrador deve motivar seus atos indicando, em primeiro lugar, os fundamentos de direito que legitimam a sua atuao. Ainda deve fazer a correlao lgica entre os eventos e os fatos que justificam a prtica de determinado ato e demonstrar, pela motivao, a relao entre os motivos da prtica do ato e a soluo adotada. Que informaes devem constar na motivao? A motivao deve conter, assim, a indicao: 1. dos motivos que o levaram a praticar o ato; 2. da finalidade que se busca com a prtica do ato e 3. da fundamentao legal. A motivao alcana as licitaes? Especificamente no que se relaciona licitao, devemos lembrar que a lei n 8.666/93, em seu art. 38, determina que o procedimento da licitao ser iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, e ao qual sero juntados oportunamente (..). A lei indica que a licitao tem incio com o processo administrativo e exige que o administrador indique, em sua justificao, os motivos que o levaram a realizar a licitao e especifique o objeto a ser licitado. A motivao no seria apenas mais uma burocracia desnecessria? A motivao tem-se demonstrado, no poucas vezes, til ao administrador. Diversas acusaes de direcionamento ou favorecimento em licitaes so facilmente contestadas e perfeitamente explicadas pela motivao. Caso contrrio, se no tivesse o administrador justificado porque licitou, porque imps determinada exigncia de qualificao tcnica ou econmicofinanceira ou porque exigiu determinada especificao no produto ou servio, a licitao seria, certamente, considerada fraudulenta e o responsvel por sua realizao mereceria punio administrativa e penal. Em matria de motivao ou justificao de licitao, melhor
volta
anotaes

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos pecar por excesso do que por omisso. At porque excesso de motivao nenhum mal poderia causar a seu responsvel. 3.7. Publicidade O que o princpio da publicidade? Qual o seu alcance? A publicidade um princpio prprio do Estado de Direito. A administrao deve manter plena transparncia de seus atos. A divulgao do que ocorre no mbito da administrao condio indispensvel realizao de outro princpio, o da moralidade. Ademais, a eficcia dos atos administrativos fica condicionada sua publicidade. A esse respeito recomenda-se a leitura do pargrafo nico do art. 61 da lei n 8.666/93 que dispe que a publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na Imprensa Oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta lei. Publicidade o mesmo que publicao de atos? No se deve, no entanto, confundir publicao com publicidade. Esta no deve ser confundida com a mera publicao de atos em rgo oficial (Dirio Oficial). A publicidade significa a possibilidade de o cidado obter da administrao o acesso informao. A publicao apenas uma das formas de se dar divulgao a atos administrativos. Em matria de licitao e contratos administrativos, diversos dispositivos legais disciplinam a aplicao desse princpio. A respeito do dever de dar publicidade aos atos vinculados a uma licitao, especialmente interessante a regra relativa realizao do convite uma das modalidades de licitao. Ainda que a administrao possa escolher os convidados do processo licitatrio, o instrumento convocatrio no precisa ser objeto de publicao em rgo de divulgao oficial, devendo ser afixado no quadro de avisos da repartio para permitir que outros interessados, no convidados, participem do certame. Essa regra representa a plena realizao dos princpios da publicidade e da moralidade. Vide pargrafo 3 do art. 22 da lei n 8.666/93. A nica exceo ao princpio da publicidade, em matria de licitao, diz respeito ao contedo das propostas apresentadas pelos licitantes expresso em sigilo do contedo das propostas . O contedo das propostas apresentadas somente pode ser conhecido no momento processual em que se procede ao seu julgamento. At ento, ningum pode conhecer o seu contedo.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos 3.8. Vinculao ao instrumento convocatrio O que significa falar em vinculao ao instrumento convocatrio? A primeira observao que devemos apresentar a de que o instrumento convocatrio um edital ou um convite, conforme a modalidade de licitao a matriz do futuro contrato e funciona como uma lei entre as partes. Alm desse princpio ser mencionado no art. 3 da lei de Licitaes, , tambm, enfatizado no art. 41 da mesma lei, que dispe: a administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. A vinculao ao instrumento convocatrio vincula apenas a administrao? Ainda que o mencionado artigo faa referncia apenas administrao, evidente que vale para todos, inclusive para aqueles que participam da licitao. interessante verificar a esse respeito a regra contida no art. 41, 2, da lei de Licitaes, que fixa prazo para o licitante impugnar os termos do edital. Expirado o prazo previsto, cessa o direito de impugnao. Portanto, o participante da licitao no pode, por exemplo, esperar ser inabilitado ou desclassificado para, somente ento, querer impugnar a regra contida no edital que levaria sua excluso. O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio impede qualquer alterao do edital ou do convite? No. Na hiptese de alterao do contedo das propostas, a lei prev, expressamente, a obrigatoriedade de nova divulgao do instrumento convocatrio (edital ou convite), nos mesmos termos em que se deu a divulgao anterior, e a reabertura de novo prazo para apresentao de propostas. Portanto, segundo esse princpio, o edital ou o convite no so imutveis. Havendo a real e efetiva necessidade de retificao no edital, inclusive no contedo das propostas, a administrao pode faz-lo. Art. 21 4. Qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido. Exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar o formulao das propostas.
anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos Questo para reflexo Imagine se a administrao pudesse publicar edital para licitar o objeto A e, aps concluda a licitao, fosse celebrado o contrato para a execuo do objeto B? Seria a porta aberta para a fraude e o conluio entre administradores e particulares, que poderiam, de antemo, acertar as mudanas de modo a que a proposta da empresa j estivesse dirigida ao verdadeiro objeto da licitao e do futuro contrato, conhecido somente pelos envolvidos. Em face desse tipo de fraude, assim como de muitas outras verificadas em licitaes e contratos, os rgos de controle esto preparados para, sozinhos, evitar e coibir esses abusos? Os rgos de controle da atuao pblica podem exercer com sucesso tamanha tarefa sem a efetiva participao da populao? Se voc, cidado consciente de seus direitos e sabedor de seus deveres, adotasse a postura de um efetivo fiscal da lei, as fraudes, os desvios, as apropriaes, os favorecimentos, os abusos no poderiam ser reduzidos em nosso pas? Saiba que a Constituio Federal pe sua disposio o instrumento jurdico da Ao Popular, que permite a qual qualquer cidado exercer controle sobre a probidade da atuao administrativa. 3.9. Julgamento objetivo O que significa falar em julgamento objetivo? A lei n 8.666/93 procura, sempre que possvel, estabelecer critrios objetivos de atuao administrativa, retirando do administrador toda a subjetividade possvel. Define, ento, os critrios para julgamento de propostas apresentadas em licitaes. Em seu art. 44, so estabelecidas as regras gerais relativas ao julgamento objetivo, nos seguintes termos: Art. 44. No julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta lei. Esses critrios so estabelecidos a partir do tipo de licitao a ser adotado vide art. 45. Ali so especificados todos os critrios para julgamento: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta. lcito estabelecer critrios objetivos de julgamento aps iniciada a licitao? Falar em julgamento objetivo significa exigir que, alm das finalidades da licitao, os critrios de julgamento estejam previamente

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos definidos no edital. No seria possvel comisso de licitao, por exemplo, estipular critrios para julgar as propostas apresentadas, durante a realizao do certame. Considerando-se que o julgamento deve ser objetivo, caso haja empate entre licitantes, como a administrao deve proceder para desempatar suas propostas? Em nome do princpio do julgamento objetivo, os critrios para desempate de propostas so apenas aqueles previstos em lei. Em seu artigo 3, pargrafo 2, a lei n 8.666/93 estabelece critrios de desempate, assegurando preferncia s propostas apresentadas por empresa brasileira, em detrimento de empresas estrangeiras. Prioriza, ainda, os produtos confeccionados no pas, queles fabricados no exterior. A lei (art. 3, 2) estabelece que: em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I - produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; II - produzidos no pas; III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras. Se ainda assim, aps aplicado o critrio acima indicado, persistir o empate, ser obrigatria a adoo do sorteio como nica possibilidade de desempate, conforme o disposto no art. 45, 2, todos da lei n 8.666/93, que dispe nos seguintes termos: Art. 45. 2. No caso de empate entre duas ou mais propostas, e aps obedecido o disposto no 2 do art. 3 desta lei, a classificao se far, obrigatoriamente, por sorteio, em ato pblico, para o qual todos os licitantes sero convocados, vedado qualquer outro processo. Por exemplo, se os participantes de licitao do tipo menor preo apresentarem propostas para o fornecimento de veculos utilitrios (empresa A kombi, e empresa B topic) ambas pelo mesmo preo, ser considerada vencedora da licitao a proposta apresentada pela empresa A prevalecendo as prioridades para o produto fabricado no pas. Ao contrrio, se em outra licitao fossem apresentadas propostas por duas empresas (empresa X Escora e empresa Y Gol), e ambas indicassem o mesmo preo, sendo ambos os produtos produzidos no pas, o nico critrio que poderia ser utilizado para desempatar seria o sorteio.
anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos A administrao pode criar qualquer critrio de julgamento, desde que siga parmetros objetivos? O julgamento das propostas ser melhor estudado no mdulo seguinte, em que trataremos dos tipos de licitao. Apenas para melhor esclarecer possveis dvidas, a regra que a licitao deve ser sempre julgada pelo critrio do menor preo licitao do tipo menor preo. A lei n 8.666/93 indica em que hipteses possvel a adoo de outro tipo de licitao (tcnica ou tcnica e preo). A administrao no poderia ser prejudicada se somente o preo for o critrio bsico para julgamento de propostas? Como fazer para que a administrao no contrate produtos ou servios de m qualidade? Os responsveis pela elaborao dos editais devem detalhar e especificar muito bem o objeto a ser licitado. Como exemplo, imagine que determinado rgo queira adquirir carteiras escolares e, na descrio do objeto a ser licitado, indique apenas que a carteira deve ter braos. Como o tipo de licitao para aquisio de produtos o de menor preo, esse o nico e exclusivo critrio a ser utilizado para escolha da melhor proposta. Ainda que outras propostas apresentem produtos de qualidade muito superior, se o produto da empresa que apresentar o menor preo preencher os requisitos do edital, a administrao est obrigada a contrat-la e no pode considerar os demais critrios de qualidade. Portanto, da mais alta importncia para a boa gesto dos gastos pblicos dar especial ateno elaborao do edital, em especial no que concerne descrio do produto ou servio que se busca contratar. Exerccio de fixao

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

Como deve o administrador proceder para no adquirir produtos de m qualidade se somente pode utilizar critrios objetivos para julgar as propostas apresentadas pelos licitantes? 3.10. Adjudicao compulsria O que a adjudicao compulsria? Qual o seu alcance? Na questo anterior, a administrao no poderia contratar empresa diferente daquela vencedora da licitao pelo menor preo. Essa afirmao, que merece ser melhor analisada, decorre do princpio da adjudicao compulsria. De acordo com esse princpio, a administrao no poderia, aps concluda a licitao e escolhido o licitante vencedor, atribuir o objeto da licitao a outrem, que no aquele que venceu a licitao. A administrao no poderia contratar o objeto licitado de outra empresa ou pessoa.

volta

curso de licitao e contratos administrativos Nos prximos mdulos iremos estudar como a licitao processada. Veremos que, no caso de uma concorrncia, devem ser obedecidas algumas etapas bsicas: publicao de edital, fixao de prazo para apresentao de propostas, habilitao de empresas e julgamento de propostas. Concluda essa etapa, os autos da licitao devem ser encaminhados autoridade competente da unidade administrativa para sua homologao, adjudicao do objeto licitado ao vencedor e, finalmente, a celebrao do contrato. A homologao deve ser feita em confirmao aos atos j praticados, salvo se ocorrerem motivos supervenientes que justifiquem sua revogao ou vcio em seu processamento, o que obrigaria a sua anulao (vide art. 49 da lei n 8.666/93). A adjudicao compulsria do objeto da licitao obriga a administrao a celebrar o contrato? Essa uma dvida que geralmente surge. A resposta no. Hely Lopes Meireles (Direito Administrativo Brasileiro, editora Malheiros), criador desse princpio, adverte que o direito do licitante o de que lhe seja adjudicado o objeto, e no o de ser celebrado o contrato. Nesses termos, aps concluda a licitao, o direito que est assegurado ao licitante vencedor, em decorrncia desse princpio, apenas o de impedir que a administrao, no prazo de validade da licitao, contrate qualquer outra empresa, tenha essa empresa participado ou no da licitao. E se aps a concluso da licitao surgir proposta mais vantajosa, a administrao no poderia desprezar a licitao e contratar com esse terceiro? No muito remota hiptese de, aps a concluso da licitao para a aquisio de um produto que teve o preo unitrio de R$ 10,00, surgir outra empresa, participante ou no da licitao, disposta a entregar o mesmo produto por preo mais reduzido. Essa hiptese, apesar de se apresentar economicamente mais vantajosa para a administrao, violaria diretamente os princpios da adjudicao compulsria e o da isonomia. A esse respeito, recomendamos a leitura do art. 50 da lei n 8.666/93, que determina que a administrao no poder celebrar o contrato com preterio da ordem de classificao das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatrio, sob pena de nulidade. O princpio da adjudicao compulsria deve ser entendido no sentido de que, se a licitao for concluda, o que pressupe a sua homologao pela autoridade competente, somente pode ser contratada a empresa vencedora na licitao. Assim, se administrao desejar celebrar o contrato, deve convocar a licitante vencedora para
volta
anotaes

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos assin-lo, nos termos do edital. Porm, caso a administrao no queira mais celebrar o contrato, o licitante vencedor no ter direito subjetivo contratao. Essa hiptese de realizar a licitao e no celebrar o contrato no entanto, apesar de possvel, seria totalmente antieconmica e violaria o princpio da eficincia. Que sentido faz a administrao realizar uma licitao, que lhe custa caro e, aps a sua concluso, simplesmente no querer contratar? Porm, toda atitude do administrador, desde que muito bem justificada, pode impedir uma futura alegao de irregularidade.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

4. Consideraes finais
legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

Neste mdulo, tivemos nosso primeiro contato com a licitao. Vimos que alm de ser um processo administrativo, a licitao uma seqncia de atos tendentes prtica de um ato final conclusivo. Aprendemos que todos os rgos e entidades integrantes da administrao pblica, inclusive as empresas pblicas e sociedades de economia mista, esto obrigados a realizar licitao antes celebrao de qualquer contrato. A licitao deve ser vista, portanto, como o antecedente necessrio do contrato. J sabemos que a lei n 8.666/93 estabelece as normas gerais sobre as licitaes e os contratos administrativos. Ressaltamos que a competncia da Unio para estabelecer as normas gerais sobre licitaes no impede, por exemplo, determinado estado ou municpio de estabelecer, em lei prpria, normas especiais para suas licitaes, desde que no sejam conflitantes com as regras contidas na lei n 8.666/ 93. Pudemos estudar tambm os princpios da licitao. O perfeito conhecimento desses princpios pelo administrador e pelos licitantes de fundamental importncia para a correta realizao de uma licitao. Alm disso, sempre surgem situaes para as quais a lei no apresenta soluo clara. Nesses casos, no havendo norma jurdica que resolva ou elucide certo problema ou determinada pretenso de licitante, e estando o administrador obrigado a apresentar soluo para o problema, a melhor forma de resolv-lo a correta utilizao dos princpios da licitao. Em casos como esse, descreva claramente a situao ou o problema que lhe apresentado e motive a sua deciso utilizando para tanto os princpios aqui estudados. Muitas situaes podem ser facilmente esclarecidas pela aplicao direta de princpios como o da eficincia, o da igualdade, o do julgamento objetivo e o da vinculao ao instrumento convocatrio.

volta

curso de licitao e contratos administrativos

5. Exerccio de auto-avaliao do mdulo 1


1. Acerca do procedimento licitatrio, assinale a opo correta: a) a licitao uma atividade-fim realizada pela administrao pblica; b) a regra, na administrao pblica, a contratao direta. A realizao de licitao exceo que somente ocorrer em situaes especiais; c) somente a administrao pblica direta est obrigada a licitar: d) empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias, fundaes pblicas, assim como a prpria administrao direta devem realizar licitao. 2. Relativamente ao mbito de aplicao da lei n 8.666/93, assinale a opo correta: a) ela vincula todas as entidades e rgos da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal; b) somente a Unio est obrigada a seguir as regras contidas na citada lei; c) a vigncia da lei n 8.666/93 impede que estados ou municpios estabeleam normas especiais sobre licitaes e contratos administrativos; d) a mencionada lei contm normas gerais e especiais sobre licitaes, que se vinculam a todas as esferas de Governo (federal, estadual e municipal). 3. Sabemos que a administrao pblica est submetida, dentre outros, ao princpio da legalidade. Acerca da aplicao desse princpio, assinale a opo correta: a) a administrao est autorizada a praticar qualquer ato desde que no haja proibio em lei; b) esse princpio no aplicvel s licitaes; c) em decorrncia desse princpio, o administrador no pode criar novas modalidades de licitao que no estejam previstas em lei; d) a administrao, assim como os particulares, somente podem praticar algum ato quando autorizados pela lei. 4. Aps iniciada a realizao de uma licitao, a comisso de licitao estabeleceu novos critrios para julgamento das

anotaes

volta

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos propostas. Essa atitude da comisso de licitao caracteriza violao ao princpio: a) do julgamento objetivo; b) da moralidade; c) da motivao; d) da publicidade. 5. Considerando o princpio da adjudicao compulsria, assinale a opo correta. a) Aps a concluso da licitao, a administrao est obrigada a assinar o contrato com o licitante vencedor. b) Em face desse princpio, a administrao no est obrigada a contratar o objeto licitado com o licitante vencedor, mas se desejar celebrar o contrato, no pode faz-lo com outro seno com o que venceu a licitao. c) A administrao somente pode deixar de contratar com o vencedor da licitao se a licitao for anulada. d) A administrao somente pode deixar de contratar com o vencedor da licitao se a licitao for revogada.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

Lembrete importante - Esses exerccios para serem validados devem ser transpostos para a plataforma. Para tanto retorne pgina de apresentao do mdulo e clique no cone correspondente.

volta

curso de licitao e contratos administrativos

6. Glossrio
Administrao pblica O conceito de administrao pblica abrange a administrao direta e indireta da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, incluindo, tambm, as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas. Contrato Contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da administrao pblica e particulares em que haja um acordo de vontade para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada. Projeto bsico Conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado para caracterizar obra, servio ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento. Esses elementos devem possibilitar a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo. Projeto executivo O conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Entidades e rgos pblicos O que distingue entidade de rgo administrativo a personalidade jurdica que aquela tem e este no tem. A entidade possui personalidade jurdica e o rgo no possui essa aptido para ser sujeito de direito e obrigaes. Assim, a Unio, um estado, uma empresa pblica, por exemplo, so entidades. Uma secretaria de estado, um ministrio, ou mesmo uma assemblia legislativa de um estado, so rgos, j que integram a estrutura de uma entidade. Procedimento administrativo Srie de atos preparatrios do ato final pretendido pela administrao. Concorrncia Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na
volta

anotaes

unidade 1

curso de licitao e contratos administrativos fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. Tomada de preos Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atendam a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Convite Modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, que afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio. O convite deve ser estendido aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. Concurso Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. Leilo Modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. O leilo atende tambm alienao de bens imveis, prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. Instrumento convocatrio Ato praticado pela administrao para convocar empresas ou particulares para o processo de licitao. Conforme a modalidade de licitao, o instrumento convocatrio pode ser um edital ou um convite. Tipo de licitao Falar em tipo de licitao significa fazer referncia aos critrios utilizados para o julgamento de propostas, nos termos da lei. Existem 4 tipos de licitao a saber: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e melhor lance ou oferta.

mdulo 1
conceitos bsicos

apresentao

noes gerais

legislao aplicvel s licitaes princpios da licitao

consideraes finais

exerccio de auto-avaliao

glossrio

volta

curso de licitao e contratos administrativos Revogao A revogao pode ser decidida por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta. A revogao da licitao, quando verificadas as condies pertinentes, permite autoridade competente por fim ao processo licitatrio. Anulao A anulao de ato pode ser utilizada para cessar violao ao ordenamento jurdico. Assim, ato ilegal ato nulo. Gabarito do exerccio de auto-avaliao (d, a, c, a, b.)
anotaes

volta

Das könnte Ihnen auch gefallen