Sie sind auf Seite 1von 12

Introduo

No presente trabalho sero retratados temas relacionados com a cadeira de Algebra, envolvendo Matrizes, com maior enfoque para a resoluo de Sistemas usando o Mtodo de Cramer, regra esta criada pelo Gabriel Cramer. Nisto, foram desenvolvidos alguns exemplos e exerciocios resolvidos para maior copreenso desta regra.

1.0. 1.1.

Objectivos Objectivos gerais

A relaizao deste trabalho tem como objectivos o alargamento dos conhecimentos acerca da cadeira em curso com principal destaque para o tema em causa (Regra de Cramer).

1.2.

Obectivos Especficos

So objectivos especficos deste trabalho, o ganho profundo da regra de Cramer sobre tudo na resoluo de Sistemas Lineares.

2.0.

Regra de Cramer

A regra de Cramer diz que os valores das incgnitas de um sistema linear so dados por fraes cujo denominador o determinante da matriz dos coeficientes das incgnitas e o numerador o determinante da matriz dos coeficientes das incgnitas aps a substituio de cada coluna pela coluna que representa os termos independentes do sistema.

2.1.

Regra de Cramer para resoluo de sistemas

Sabemos que sistema linear um conjunto de n equaes lineares com n incgnitas relacionadas entre si. A soluo de um sistema linear pode ser obtida de vrias maneiras. Veremos uma das formas de resoluo de um sistema utilizando a regra de Cramer. A regra de Cramer uma das maneiras de resolver um sistema linear, mas s poder ser utilizada na resoluo de sistemas que o nmero de equaes e o nmero de incgnitas forem iguais. Portanto, ao resolvermos um sistema linear de n equaes e n incgnitas para a sua resoluo devemos calcular o determinante (D) da equao incompleta do sistema e depois substituirmos os termos independentes em cada coluna e calcular os seus respectivos determinantes e assim aplicar a regra de Cramer. Os valores das incgnitas so calculados da seguinte forma: X1 = X2 = X3 = .... Xn=

Exemplo 1:

Dado o sistema linear para resolv-lo podemos utilizar da regra de Cramer, pois ele possui 3 equaes e 3 incgnitas, ou seja, o nmero de incgnitas igual ao nmero de equaes. Devemos encontrar a matriz incompleta desse sistema linear que ser chamada de A.

Agora calculamos o seu determinante que ser representado por D.

D=1+6+2+31+4 D = 15. Agora devemos substituir os temos independentes na primeira coluna da matriz A, formando assim uma segunda matriz que ser representada por Ax.

Agora calcularmos o seu determinante representado por Dx.

Dx = 8 + 4 + 3 + 2 8 + 6 Dx = 15 Substitumos os termos independentes na segunda coluna da matriz incompleta formando a matriz Ay.

Agora calcularmos o seu determinante Dy.

Dy = -3 + 24 +4 9 2 + 16 Dy = 30 Substituindo os termos independentes do sistema na terceira coluna da matriz incompleta formaremos a matriz Az.

Agora calculamos o seu determinante representado por Dz.

Depois de ter substitudo todas as colunas da matriz incompleta pelos termos independentes, iremos colocar em prtica a regra de Cramer. A incgnita x = A incgnita y = A incgnita z = = = = =1 =2 =3

Portanto, o conjunto verdade desse sistema ser V = {(1,2,3)}. Todo sistema linear pode ser associado a uma matriz envolvendo os coeficientes numricos e a parte literal. Por exemplo, considere o seguinte sistema linear:

Sua representao matricial dos coeficientes das incgnitas (matriz incompleta):

J a representao matricial completa do sistema, levando em considerao somente os coeficientes numricos, :

Todo o sistema pode ser representado matricialmente da seguinte forma:

Diante da relao existente entre um sistema linear e uma matriz, Cramer desenvolveu um mtodo de resoluo de sistemas envolvendo as propriedades das matrizes e dos determinantes.

Exemplo 2:
Encontre a soluo do sistema abaixo utilizando a regra de Cramer.

Soluo: Primeiro, devemos escrever a matriz que representa os coeficientes das incgnitas e obter seu determinante.

Em seguida, devemos excluir a primeira coluna da matriz dos coeficientes das incgnitas e substitu-la pelos termos independentes do sistema 12, 12 e 16, e calcular o determinante.

Agora, fazemos o mesmo com a segunda coluna da matriz dos coeficientes das incgnitas.

Calculando o determinante dessa matriz, obtemos:

Repetindo o mesmo procedimento para a terceira coluna da matriz dos coeficientes das incgnitas, obtemos:

Fazendo o clculo do determinante, teremos:

Segundo a regra de Cramer, temos que:

Assim, o conjunto soluo do sistema S = {(3, 4, 5)}.

Teoremas da Regra de Cramer


1 Caso: Quando D = 0 e Dx = 0; Dy = 0 e Dz = 0, ento o sistema possvel e indeterminado, ou seja, o sistema SPI (sistema possvel e indeterminado). 2 Caso: Quando D 0 e todos os Dn 0 (Dx, Dy e Dz) , ento o sistema possvel e determinado SPD(Sistema Possivel e Determinado). 3 Caso: Quando D = 0 e um qualquer Dn, ou dois dos Dn, ou todos os Dn for/forem diferente(s) de zero, ento o sistema IMPOSSVEL (SI) .

Exemplo 3:
Observe o seguinte sistema: x-y=2 2x + ay =b Resolvendo o determinante do sistema acima, conclumos que a= -2, e resolvendo o sistema, teremos que: b - 4 (diferente de zero) ------> Sistema impossvel. b - 4 = 0 ------------------------->Sistema possvel indeterminado. Resumindo temos: a (diferente de -2) --------> sistema possvel determinado (Det. diferente de zero) a = -2 b = 4 ----------------> sistema possvel indeterminado (Det. igual a zero, e existe mais de um valor que satisfaz a equao) a = -2 e "b" diferente de 4 ----------> sistema impossvel.

Regra de Cramer para a soluo de um sistema de equaes lineares com n equaes e n incgnitas.
Consideremos um sistema de equaes lineares com n equaes e n incgnitas, na sua forma genrica: a11x1 + a12x2 + a13x3 + ... + a1nxn = b1 a21x1 + a22x2 + a23x3 + ... + a2nxn = b2 a31x1 + a32x2 + a33x3 + ... + a3nxn = b3 ...................................................= ... ...................................................= ... an1x1 + an2x2 + an3x3 + ... + annxn = bn Onde os coeficientes a11, a12, ..., ann so nmeros reais ou complexos, os termos independentes b1, b2, ... , bn , so nmeros reais ou complexos e x1, x2, ... , xn so as incgnitas do sistema nxn.

Seja D o determinante da matriz formada pelos coeficientes das incgnitas.

Seja Dxi o determinante da matriz que se obtm do sistema dado, substituindo a coluna dos coeficientes da incgnita xi ( i = 1, 2, 3, ... , n), pelos termos independentes b1, b2, ... , bn.

A regra de Cramer diz que: Os valores das incgnitas de um sistema linear de n equaes e n incgnitas so dados por fraes cujo denominador o determinante D dos coeficientes das incgnitas e o numerador o determinante D xi, ou seja: xi = D xi / D

Exemplo 4:
Resolva o seguinte sistema usando a regra de Cramer: x + 3y - 2z = 3 2x - y + z = 12 4x + 3y - 5z = 6

Portanto, pela regra de Cramer, teremos: x1 = D x1 / D = 120 / 24 = 5 x2 = D x2 / D = 48 / 24 = 2 x3 = D x3 / D = 96 / 24 = 4 Logo, o conjunto soluo do sistema dado S = { (5, 2, 4) }.

Concluso
Com a realizao deste trabalho foi possivel ter conhecimentos sobre a regra de Cramer na resoluo de sistemas com n equaes e n incgnitas. Ficou claro tambm que a regra de Cramer uma das maneiras de resolver um sistema linear, mas que s pode ser utilizada na resoluo de sistemas em que o nmero de equaes e o nmero de incgnitas so iguais.

Bibliografia

Das könnte Ihnen auch gefallen