Sie sind auf Seite 1von 98

Prof.

Ana Maria

SERVIO PBLICO

MPU 2010/SEGURANA
1. Algumas condutas antiticas extrapolam os limites das relaes entre indivduos e se tornam objeto de relao poltica,o que fomenta a elaborao de cdigos de tica de grupos profissionais como os dos servidores pblicos.

TICA e MORAL

tica
uma cincia; reflexiva; universal: abstrata; abrangente; ilimitada; permanente; Utiliza-se da cultura para fins de estudos e investigaes relacionadas ao comportamento humano; No faz juzo de valor. Faa aos outros o que voc gostaria que fizessem voc.

Moral
normativa; Implementa as regras de conduta; Sofre forte influncia da cultura para inserir as normas,as regras ,as leis limitada; temporal; Faz juzo de valor; Existe diferentes morais Deve ser aceita livre e conscientemente; Deve ser interiorizada.

Interiorizao das normas

OBJETOS DE ESTUDO DA TICA

TICA
Moral normativa Moralidade Moralidade
Ao propriamente dita Ao diante de uma do indivduo deciso a ser tomada.

A idia que toda moral se transforme em moralidade.

A moralidade
Exige decises; Percepo; Requer raciocnio; Projeo de consequncias e at sacrifcio. Ex: dar esmola

QUESTES DE PROVAS
2. A tica tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de tica e moral significarem hbitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a tica engloba uma reflexo crtica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade. 3. Os conceitos de tica e moral confundem-se, pois ambas so cincias que possuem a mesma origem etimolgica.

4.

A tica, definida como uma cincia sobre o comportamento moral dos homens em sociedade, corresponde a um conceito mais abrangente e abstrato que o de moral.

5. Compete moral, como conjunto de normas reguladoras de comportamentos, chegar, por meio de investigaes cientficas, explicao de determinadas realidades sociais. 6. A tica equivalente moral porque ambos os preceitos investigam os princpios fundamentais do comportamento humano. 7. Os modernos estudos sobre tica afirmam que os padres de comportamento ticos so universais, ou seja, aceitos em todos os pases do mundo.

QUESTO DE PROVA
8. O cdigo no o nico mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implementadas no sentido da remoo ou, pelo menos, reduo de condutas inadequadas, em que a definio de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminao do comportamento inadequado.

TICA
2 - TICA PROFISSIONAL (Naturalmente, tem limites) A) imposto pela lei B) imposto pela sociedade C) imposto pelo prprio indivduo

QUESTO DE CONCURSO
9. A tica profissional decorre da prpria natureza social do ser humano de que o bem de cada um seja necessariamente relacionado com o bem coletivo. Por isso o exerccio de qualquer profisso na sociedade deve submeter-se s normas ticas decorrentes desse princpio orientador da responsabilidade de todos e de cada um, na busca do bem coletivo. O profissional para ter uma postura tica adequada, deve ter como finalidade:

a) Alteridade, liberdade, compromisso e a justia social b) Poder de mandar, responsabilidade, compromisso e a justia social c) Diversidade, capacidade de mandar, autoridade e compromisso d) Autoridade, responsabilidade, diversidade e liberdade e) Autoridade, responsabilidade, compromisso e a justia social

ALTERIDADE
a concepo que parte do pressuposto bsico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivduos. ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferena.

... No sou heri!


Vitor Suarez Cunha

TICA PROFISSIONAL
Princpios ticos para o exerccio de qualquer profisso na sociedade: Alteridade Liberdade (Autonomia) Compromisso Justia social Respeito diversidade Responsabilidade

O rosto me pede, me ordena.


Responsabilidade que tenho com o outro, como um elo; A minha ao gratuita, no espero reciprocidade; H uma absoluta gratuidade no meu gesto, na minha atitude de aceitao do outro.

QUESTO DE CONCURSO
10. A tica profissional deve ser estimada e desempenhada com hipo rigorosidade adotando-a imediatamente depois do cdigo de tica especfico da instituio uma vez que este tratar de normas aplicveis aos seus prprios empregados.

Questo de Concurso
11. Os cdigos de tica contribuem para orientar o comportamento de pessoas, grupos e organizaes (incluindo seus gestores). Os cdigos de tica devem refletir tanto os valores passados como os vigentes das sociedades humanas.

TICA
3 - TICA NO SERVIO PBLICO Decorre de trs fatores: a) Da natureza do indivduo; b) Da natureza do servio executado; c) Da relao do servidor com o pblico (usurio ou no dos servios pblicos)

TICA NO SERVIO PBLICO

So os princpios e normas de conduta do Setor Pblico. Baseado no Decreto n 1.171 de junho/1994

A necessidade do respeito confiana depositada pelo pblico est implcita nos PRINCPIOS (ou valores fundamentais) da administrao pblica afirmados pela Constituio Federal.

Os princpios da Administrao Pblica segundo a Constituio Federal

Valor da Legalidade impe ao servidor pblico o dever de atuar de acordo com o que a lei determina. No exerccio da funo pblica no h livre arbtrio, no que se refere a legislao vigente, pois efetivamente deve ser cumprida.

Valor da Impessoalidade - o servio pblico deve caracterizar-se pela impessoalidade. Todos so iguais no sentido em que todos tm o mesmo valor como pessoas morais ou como cidados e, assim, merecem, em princpio, o mesmo tratamento.

Valor da Moralidade O padro que define a conduta tica dos servidores pblicos no pode ir de encontro ao padro tico mais geral da sociedade. O princpio da moralidade administrativa no precisa ter seu contedo definido ou explicitado por regra expressa em lei.

Valor da Publicidade - tornar pblico para a sociedade s aes realizadas pelo servio pblico (rgos, instituies). A esse valor podemos associar, por exemplo, a idia de transparncia e a da necessidade de prestar contas diante do pblico.

Valor da Eficincia- uma obrigao do servio pblico, ser o mais eficiente possvel na utilizao dos meios (pblicos) que so postos sua disposio para a realizao das finalidades.
A confiana do pblico varia tambm em funo da eficincia do servio que lhe prestado.

QUESTO DE CONCURSO
12. O referido cdigo serve primordialmente para punir o comportamento no-tico do Servidor Pblico, j que possui carter de obrigatoriedade. 13. O citado cdigo serve para estimular o comportamento tico do servidor pblico, uma vez que de livre adeso.

14. A falta de tica no servio pblico no tem nada a ver com legalidade, uma vez que a tica no regra imposta por lei e sim padres estabelecidos pela sociedade.

FINALIDADE DO CDIGO DE TICA


A finalidade do Cdigo de tica consiste em produzir na pessoa do servidor pblico a conscincia de sua

adeso

normas

tico-profissionais

preexistentes luz de um esprito crtico, para efeito de facilitar a prtica do cumprimento dos deveres legais por parte de cada um e, em conseqncia, o resgate do respeito ao servio pblico e dignidade social de cada servidor.

QUESTO DE CONCURSO
15. Tanto no exerccio do cargo ou funo quanto fora dele, a dignidade, o pudor, a eficcia, o zelo e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, j que refletiro a ideologia do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes devem ser direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos.

PUDOR: O que pode ferir a decncia, sentimento de vergonha

DECORO: Decncia, honestidade

QUESTO DE CONCURSO
16. O servidor pblico no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

QUEM QUEM O AGENTE O CONSCIENTE? AGENTE CONSCIENTE?

Decreto 1.171/94 Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico do Poder Executivo Federal

Valores do Cdigo de tica do Servidor Pblico Captulo I SEO I Regras Deontolgicas


Deonto: do grego, deon "dever, obrigao" Logia: logos, cincia CINCIA DO DEVER

I - Dignidade, decoro, zelo, eficcia e conscincia dos princpios morais devem nortear o servidor. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos.

II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta,assim ter que decidir entre: (legal/ilegal, justo/injusto, conveniente/inconveniente, oportuno/inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto).

QUESTO DE CONCURSO DPU/ 2010


17.Considere que um servidor pblico, membro de comisso de licitao, tenha recebido um presente valioso de um fornecedor contumaz do rgo a que vinculado. Mesmo no existindo nenhum indcio indicando que houve favorecimento ilcito para que esse fornecedor ganhasse licitao promovida anteriormente, correto afirmar, luz das regras deontolgicas do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que

a) b) c)

d) e)

o servidor deveria avaliar, antes de receber a oferta do presente, se esse ato viria ao encontro do bem comum. a moralidade na administrao pblica se limita a distinguir se o ato do servidor bom ou mal. a moralidade na administrao pblica se atm, com exclusividade, violao concreta de alguma lei quando da realizao do ato administrativo desenvolvido pelo servidor. a moralidade na administrao pblica se atm, com prioridade, finalidade do servidor quando recebeu o presente. o servidor pblico deve decidir apenas se justo ou injusto receber o presente.

III A moralidade administrativa no se limita distino entre o bem e o mal. O fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. LEGALIDADE: O ato legal? FINALIDADE: O fim do ato o bem comum? MORALIDADE: O ato moral?

IV A moralidade administrativa deve ser integrada ao direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia em fator de legalidade. V O trabalho do servidor pblico considerado como acrscimo ao seu prprio bem estar. VI - A funo pblica se integra a vida particular de cada servidor pblico. (acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional)

QUESTO DE CONCURSO
18. H informaes que o servidor pblico deve omitir aos cidados, pois estas podem ser mal interpretadas.

QUESTES DE CONCURSO
19. O exerccio de cargo pblico deve ser pautado na verdade dos fatos. O servidor pblico no deve omitir a verdade, a menos que ela seja contrria a interesses da administrao pblica. 20. A publicidade de todo ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade.

VII - Salvos os casos de segurana nacional, nacional, investigao policial ou interesse superior do estado e da administrao pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, sigiloso , nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar negar. . VIII - No omitir ou falsear a verdade, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica Pblica. .

IX Cortesia e boa vontade com o cidado.Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente causa-lhe dano moral. X - Deixar qualquer pessoa espera de soluo, permitindo a formao de longas filas ou qualquer outra espcie de atraso na prestao de servios. (ato de desumanidade, atitude contra a tica, atitude contrria a tica, atitude incompatvel a tica e principalmente grave dano moral ao usurio)

XI - Cumprimento das ordens legais dos superiores. XII Toda ausncia injustificada do servidor pblico do seu local de trabalho fator de desmoralizao e causa desordem nas relaes humanas. XIII - Trabalhar em harmonia com a estrutura respeitando os colegas e a cada concidado.

SEO II XIV - Deveres do Cdigo de tica do Servidor

QUESTO DE CONCURSO
21. O servidor pblico deve atuar com rapidez, perfeio e rendimento, salvo os casos de excesso de demanda onde ele dever atuar dentro da sua capacidade produtiva e por ordem de chegada.

A - Desempenhar a tempo as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular. B - Rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou qualquer atraso na prestao de servios. C - Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando integridade de carter, quando diante de duas opes escolher aquela mais vantajosa para o bem comum.

D - Jamais retardar qualquer prestao de contas. E - Tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao. F - Ter conscincia de que o seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. G - Ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social.

H - Ter respeito hierarquia, sem temor de representar contra qualquer comprometimento indevido. I - RESISTIR a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas e DENUNCI-LAS. J - Zelar no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva.

L - Ser assduo e freqente. M - Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis. N - Manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho.

QUESTO DE CONCURSO
22. O servidor pblico deve participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo o desenvolvimento profissional.

O Participar de movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes tendo por escopo o bem comum. P Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo. Q - Manter-se atualizado com as instrues, normas de servio e legislao. R Cumprir as normas do servio e as instrues superiores, tanto quanto possvel com critrio segurana e rapidez.

S - Facilitar a fiscalizao dos atos ou servios por quem de direito direito. .

QUESTO DE CONCURSO
23. A servidora pblica Selma revende produtos de beleza, na
repartio onde est lotada, com a finalidade de complementar sua renda, j que considera seus proventos insuficientes para manter seu padro de vida vida. . Tal atividade no prejudica o desempenho de suas funes, posto que a revenda consiste em passar um catlogo no qual as suas colegas simplesmente anotam os produtos que desejam adquirir adquirir. . Selma tambm aproveita o horrio de almoo para prestar servios de manicure a suas colegas, cobrando, para tanto, dez reais de cada uma delas. delas . Nessa situao, a conduta de Selma no pode ser considerada imprpria ao servio pblico, pois no compromete seu desempenho desempenho. .

O que dizer a respeito da conduta de Selma, a luz do Decreto 1.171/94?

T - Exercer sua funo com finalidade condizente com o interesse pblico, devendo abster-se quando contrrio aos legtimos interesses dos usurios. U - Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo no cometendo qualquer violao expressa lei.

QUESTO DE CONCURSO DPU/ 2010


24. Ao exercer as prerrogativas funcionais inerentes ao seu cargo, o servidor pblico dever a ) exercer, inclusive, aquelas estranhas ao seu cargo, desde que esteja atuando no atendimento ao pblico. b ) exerc-las em plenitude e com intensidade. c ) exerc-las com moderao. d ) exerc-las enfaticamente quando estiver atuando no atendimento ao pblico. e ) exerc-las ao seu bel-prazer.

V Divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento.

Seo III XV - Vedaes do Cdigo de tica do Servidor

A - Uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias para obter qualquer favorecimento para si ou para outros; B Prejudicar deliberadamente a reputao de servidor ou cidado. C Ser em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao ao cdigo de tica. D - Usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

E Deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister F - Permitir que perseguies, simpatias, caprichos, paixes e interesses de ordem pessoal interfira no trato com o pblico/jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. G - Pleitear, solicitar, sugerir ou receber qualquer ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

Resoluo n 03, 23 de novembro de 2000 (Regras sobre tratamento de presentes e brindes)

H - Alterar ou deturpar o teor de documentos. I Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos. J - Desviar servidor para atendimento a interesses particulares. L - Retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico. M - Fazer uso de informaes privilegiadas em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.

QUESTO DE CONCURSO ANEEL/2010


25.Um servidor ocupa o cargo de professor em instituio do ensino fundamental, pertencente rede pblica federal, em uma pequena cidade, sendo bastante admirado naquela instituio pela sua competncia e responsabilidade. No entanto, constantemente visto embriagado em casas de prostituio locais. Nessa situao, o servidor por sua conduta privada, no poder ser punido, na medida em que no cometeu nenhuma penalidade administrativa.

N - Apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente. O Dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana. P Exercer atividade atica ou ligar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

GABARITO
1.C 2.C 3.E 4.C 5.E 6.E 7.E 8.C 9.A 10.E 11.E 12.E 13.C 14.E 15.E 16.C 17.A 18.E 19.E 20.E 21.E 22.E 23.E 24.C 25.E

CAPTULO II DAS COMISSES DE TICA


XVI Em todos dos rgos e entidades da Administrao Pblica direta, indireta, autrquica e fundacional ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma COMISSO DE TICA. Encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional no tratamento das pessoas e patrimnio pblico, competindo-lhe de conhecer concretamente de imputao ou procedimento susceptvel de censura. XVII Revogado pelo decreto 6.029/2007

Das comisses de tica


XVIII comisso de tica incumbe fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para efeito de instruir promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor. XIX Revogado pelo decreto 6.029/2007

Das comisses
XX Revogado pelo decreto 6.029/2007 XXI Revogado pelo decreto 6.029/2007 XXII A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a CENSURA e a sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. XXIII Revogado pelo decreto 6.029/2007

Das Comisses
XXIV Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. XXV Revogado pelo decreto 6.029/2007

Finalidade do Decreto 6.029 de 01 de fevereiro de 2007


Criar o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal

Competncias Gerais: Integrar os rgos, programas e aes sobre tica, Contribuir para a implementao de polticas pblicas (transparncia e acesso a informao como instrumentos fundamentais para o exerccio de gesto da tica pblica) Promover a interao de normas, procedimentos tcnicos e de gesto relativos tica Pblica, Articular aes com vistas a estabelecer a tica Pblica do Estado Brasileiro.

INTEGRAM O SISTEMA DE GESTO DA TICA DO PODER EXECUTIVO FEDERAL I - a Comisso de tica Pblica - CEP, instituda pelo Decreto S/N de 26 de maio de 1999. II - as Comisses de tica de que trata o Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994; e III - as demais Comisses de tica e equivalentes nas entidades e rgos do Poder Executivo Federal.

Composio do Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal


1 - CEP COMISSO DE TICA PBLICA 07 MEMBROS BRASILEIROS IDONEIDADE MORAL, REPUTAO ILIBADA, NOTRIA EXPERINCIA EM ADMINISTRAO PBLICA DESIGNADOS PELO PRESIDENTE DA REPBLICA MANDATOS DE 3 ANOS NO COINCIDENTES ( data de incio e trmino do mandato dos membros no podem coincidir) PERMITIDA UMA NICA RECONDUO SEM REMUNERAO OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS MEMBROS SO CONSIDERADOS DE RELEVANTE PRESTAO DE SERVIO PBLICO O PRESIDENTE DA COMISSO TEM O VOTO DE QUALIDADE NAS DELIBERAES DA COMISSO

2 - COMISSES DE TICA (03) TRS MEMBROS TITULARES E (03) TRS SUPLENTES, ESCOLHIDOS ENTRE OS SERVIDORES E EMPREGADOS DO SEU QUADRO PERMANENTE. DESIGNADOS PELO DIRIGENTE MXIMO DA RESPECTIVA ENTIDADE OU RGO. MANDATOS NO COINCIDENTES DE TRS ANOS. 3 DEMAIS COMISSES E EQUIVALENTES ( depende das categorias/conselhos profissionais)

COMPETNCIAS
CEP COMISSO DE TICA PBLICA I - instncia consultiva do Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, em matria de tica pblica; II - administrar a aplicao do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal; III - dirimir dvidas de interpretao sobre normas do Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal de que trata o Decreto n 1.171, de 1994; IV - coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gesto da tica Pblica do Poder Executivo V - aprovar o seu regimento interno; e VI - escolher o seu Presidente.

COMPETNCIAS
COMISSO DE TICA

I atuar como instncia consultiva de dirigentes e servidores no mbito de seu respectivo rgo ou entidade; II aplicar o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, devendo: - submeter Comisso de tica Pblica propostas para o seu aperfeioamento; - dirimir dvidas a respeito da interpretao de suas normas e deliberar sobre casos omissos; - apurar, mediante denncia ou de ofcio (provocado pela prpria comisso), conduta em desacordo com as normas ticas pertinentes; - recomendar, acompanhar e avaliar, no mbito do rgo ou entidade a que estiver vinculadas, o desenvolvimento de aes objetivando a disseminao, capacitao e treinamento sobre as normas de tica e disciplina;

III- representar respectiva entidade ou rgo na Rede de tica do Poder Executivo Federal (cujo objetivo promover a cooperao tcnica e a avaliao em gesto de tica art. 9, caput); IV- supervisionar a observncia do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e comunicar CEP situaes que possam configurar descumprimento de suas normas. (art. 7)

REUNIES DOS INTEGRANTES DA REDE DE TICA


Art. 9o Pargrafo nico. Os integrantes da Rede de tica se reuniro sob a coordenao da Comisso de tica Pblica, pelo menos uma vez por ano, em frum especfico, para avaliar o programa e as aes para a promoo da tica na Administrao Pblica.

Princpios que devem ser observados pelas Comisses de tica


No art. 10, define os que os trabalhos das Comisses de tica devem ser desenvolvidos com celeridade e observncia dos seguintes princpios: I proteo honra e imagem da pessoa investigada; II - proteo identidade do denunciante, que dever ser mantida sob reserva, se este assim o desejar; III - independncia e imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos, com as garantias asseguradas neste Decreto.

Quem pode requerer a atuao das Comisses de tica?


Art. 11 (revoga o item XVII do Decreto 1.171/94) - Qualquer cidado, (annimo) - Agente Pblico, - Pessoa Jurdica de direito privado, - Associao ou entidade de classe. Contra: - Agente pblico - rgo - Setor especfico de ente estatal

Apoio as Comisses de tica


CEP COMISSO DE TICA PBLICA - Art. 4 Pargrafo nico: A CEP contar com uma Secretaria-Executiva, vinculada Casa Civil da Presidncia da Repblica, qual competir prestar o apoio tcnico e administrativo aos trabalhos da Comisso. COMISSES DE TICA - Art. 7 1o Cada Comisso de tica contar com uma Secretaria-Executiva, vinculada administrativamente instncia mxima da entidade ou rgo, para cumprir plano de trabalho por ela aprovado e prover o apoio tcnico e material necessrio. 2o As Secretarias-Executivas das Comisses de tica sero chefiadas por servidor ou empregado do quadro permanente da entidade ou rgo, ocupante de cargo de direo compatvel com sua estrutura, alocado sem aumento de despesas.

TRATAMENTO DAS DENNCIAS E GARANTIAS DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA Art. 12. O processo de apurao de prtica de ato em desrespeito ao preceituado no Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ser instaurado, de ofcio ou em razo de denncia fundamentada, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditrio e da ampla defesa, pela Comisso de tica Pblica ou Comisses de tica de que tratam o incisos II e III do art. 2, conforme o caso, que notificar o investigado para manifestarse, por escrito, no prazo de dez dias.

1o O investigado poder produzir prova documental necessria sua defesa. 2o As Comisses de tica podero requisitar os documentos que entenderem necessrios instruo probatria e, tambm, promover diligncias e solicitar parecer de especialistas. 3o Na hiptese de serem juntados aos autos da investigao, aps a manifestao referida no caput deste artigo, novos elementos de prova, o investigado ser notificado para nova manifestao, no prazo de dez dias. 4o Concluda a instruo processual, as Comisses de tica proferiro deciso conclusiva e fundamentada.

DIREITO DO CONHECIMENTO DO TEOR DA ACUSAO E VISTA DOS AUTOS


Art. 14. A qualquer pessoa que esteja sendo investigada assegurado o direito de saber o que lhe est sendo imputado, de conhecer o teor da acusao e de ter vista dos autos, no recinto das Comisses de tica, mesmo que ainda no tenha sido notificada da existncia do procedimento investigatrio. Pargrafo nico. O direito assegurado neste artigo inclui o de obter cpia dos autos e de certido do seu teor.

Penalidades e demais providncias


NICA PENALIDADE APLICADA PELAS COMISSES DE TICA:

CENSURA

OUTRAS PROVIDNCIAS QUE PODERO SER TOMADAS CASO A CONCLUSO FOR PELA EXISTNCIA DE FALTA TICA: 5o Se a concluso for pela existncia de falta tica, alm das providncias previstas no Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, as Comisses de tica tomaro as seguintes providncias, no que couber:

Outras providncias:
I - encaminhamento de sugesto de exonerao de cargo ou funo de confiana autoridade hierarquicamente superior ou devoluo ao rgo de origem, conforme o caso; II - encaminhamento, conforme o caso, para exame de eventuais transgresses disciplinares; e III - recomendao de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade da conduta assim o exigir.

Exemplos de Ementas:
Ementa: 07/2009 ACPP Acordo de Conduta Pessoal e Profissional, no qual o gestor reconhece a inadequao de sua conduta, por fazer brincadeiras e contar piadas de carter pejorativo, alm de atitudes imprprias para o ambiente de trabalho, comprometendo-se a observar os valores expressos no Cdigo de tica da CAIXA. Ementa: 29/2009 Aplicao de Censura tica a Empregado, com base nos valores do Cdigo de tica da CAIXA, em especial os valores Transparncia, Honestidade e Responsabilidade, devido constatao de desvio de conduta tica no exerccio das atividades de gesto de pessoas e no relacionamento interpessoal.

Art. 17
As Comisses de tica sempre que constatarem a possvel ocorrncia de ilcito penal, cvel, de improbidade administrativa ou de infrao disciplinar, encaminharo cpia dos autos s autoridades competentes para apurao dos fatos, sem prejuzo das medidas de sua competncia.

Divulgao das decises das Comisses de tica


Art. 13. Ser mantido com a chancela de reservado, at que esteja concludo, qualquer procedimento instaurado para apurao de prtica em desrespeito s normas ticas. 1o Concluda a investigao e aps a deliberao da CEP ou da Comisso de tica do rgo ou entidade, os autos do procedimento deixaro de ser reservados. 2o Na hiptese de os autos estarem instrudos com documento acobertado por sigilo legal, o acesso a esse tipo de documento somente ser permitido a quem detiver igual direito perante o rgo ou entidade originariamente encarregado da sua guarda.

Art. 18. As decises das Comisses de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero RESUMIDOS EM EMENTA e, com a OMISSO DOS NOMES DOS INVESTIGADOS, divulgadas no stio do prprio rgo, bem como remetidas Comisso de tica Pblica. QUADRO / BOLETIM/JORNAL SOBRE TICA NO SERVIO PBLICO

Omisses do Cdigo de tica Profissional


Art. 16. As Comisses de tica no podero escusar-se de proferir deciso sobre matria de sua competncia alegando omisso do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ou do Cdigo de tica do rgo ou entidade, que, se existente, ser suprida pela analogia e invocao aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

PRIORIDADE DOS TRABALHOS DAS COMISSES DE TICA


Art. 19. Os trabalhos nas Comisses de tica de que tratam os incisos II (que a Comisso de tica prevista no Decreto n 1.171, de 1994) e III do art. 2 so considerados relevantes e tm prioridade sobre as atribuies prprias dos cargos dos seus membros, quando estes no atuarem com exclusividade na Comisso.

Art. 20. Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal daro tratamento prioritrio s solicitaes de documentos necessrios instruo dos procedimentos de investigao instaurado pelas Comisses de tica.

1 Na hiptese de haver inobservncia do dever funcional previsto no caput, a Comisso de tica adotar as providncias previstas no inciso III do 5 do art. 12. (RECOMENDAO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO). 2 As autoridades competentes no podero alegar sigilo para deixar de prestar informaes solicitadas pelas Comisses de tica.

QUEM APURA INFRAES DE NATUREZA TICA COMETIDA POR MEMBRO DE COMISSO DE TICA? Art. 21. A infrao de natureza tica cometida por membro de Comisso de tica de que tratam os incisos II e III do art. 2 ser apurada pela Comisso de tica Pblica.

Banco de Dados
Art. 22. A Comisso de tica Pblica manter banco de dados de sanes aplicadas pelas Comisses de tica de que tratam os incisos II e III do art. 2o e de suas prprias sanes, para fins de consulta pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal, em casos de nomeao para cargo em comisso ou de alta relevncia pblica. Pargrafo nico. O banco de dados referido neste artigo engloba as sanes aplicadas a qualquer dos agentes pblicos mencionados no pargrafo nico do art. 11 deste Decreto.

Aplicao do Cdigo de tica


Art. 24. As normas do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal, do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal e do Cdigo de tica do rgo ou entidade aplicam-se, no que couber, s autoridades e agentes pblicos neles referidos, mesmo quando em gozo de licena.

Das könnte Ihnen auch gefallen