Sie sind auf Seite 1von 6

ntroduo

Tudo o que voc vai ler neste manual sua obrigao de fazer, caro contabilista, para o seu cliente. Afinal de contas, fazendo as coisas corretamente que se valoriza a profisso de contador. Quer uma dica meu caro contabilista: inicie hoje mesmo a contabilidade de seu escritrio Uma empresa sem Contabilidade uma entidade sem memria, sem identidade e sem as mnimas condies de sobreviver ou de planejar seu crescimento. Impossibilitada de elaborar demonstrativos contbeis por falta de lastro na escriturao, por certo encontrar grandes dificuldades em obter crditos em instituies financeiras ou de preencher uma simples informao cadastral. A Contabilidade oferece dados formais, cientficos e universais, que permitem atender a essa necessidade. Com o fenmeno da globalizao da economia, a informao contbil, alm de ser utilizada dentro de todo o territrio nacional, poder ser utilizada, tambm, em outros pases. A deciso de investir, de reduzir custos, de modificar uma linha de produtos, ou de praticar outros atos gerenciais deve se basear em dados tcnicos extrados dos registros contbeis, sob pena de se pr em risco o patrimnio da empresa. Diversas leis estabelecem que as pequenas e microempresas tem tratamento diferenciado, favorecido e simplificado. Do ponto de vista contbil, tm ocorrido interpretaes indevidas dessas leis, fazendo crer, inclusive, que estariam dispensadas da escriturao, induzindo-as clandestinidade patrimonial, resultando na sua degenerao administrativa, econmica e financeira. O que se pretende, contribuir para a normalizao das pequenas e microempresas quanto ao aspecto de controle dos seus patrimnios, dando a elas a oportunidade de participarem, efetivamente, das estatsticas que mostram a riqueza nacional.
Definio

O que contabilidade? A contabilidade nada mais que a cincia que tem por objetivo observar, registrar e informar os fatos econmico-financeiros acontecendo dentro de um patrimnio pertencente a uma entidade ; mediante a aplicao do seu conjunto de princpios, normas, tcnicas e procedimentos prprios, O que entidade? qualquer pessoa fsica ou jurdica dentro de um ambiente ou patrimnio. Objetivo: O objetivo da contabilidade administrar o patrimnio em constante alterao. Com que finalidade? Com finalidade de controlar o patrimnio, analisar os resultados das entidades . Alem de prestar informaes do patrimnio e informar os resultados das entidades aos diversos usurios. As finalidades bsicas da contabilidade so: O planejamento: baseia-se em trabalhar como suporte das informaes, procurando estabelecer padres mais claros e seguros para tomada de deciso, determinar metas e poder analisar melhor as situaes futuras Controle: esta ligado analise das definies adquirida pela organizao. A Principal Finalidade a criao da informao que destinada para a tomada de deciso. O Campo de Aplicao foram criado para as pessoas fsicas e jurdicas com os fins lucrativas ou no, incluindo as de Direito Publico como a Unio, Estados e municpios. Os mais interessados nas informaes contbeis so: Os proprietrios e scios de empresas; os administradores de empresas; Os fornecedores e financiadores; Governos; Ou seja, o publico em geral. As tcnicas Contbeis um conjunto de procedimentos utilizado pela contabilidade registrar ou levantar os fatos contbeis.

As Principais tcnicas da contabilidade; Escriturao; Demonstrao contbil ou financeira; Anlise das demonstraes contbeis ou financeira auditoria. Escriturao: a forma que

ESCRITURAO - a tcnica pela qual os fatos que ocorrem na entidade influenciando o seu patrimnio, so registrados. Demonstrao do resultado- So relatrios onde so agrupados e divulgados os fatos. Cada relatrio feito para atender a uma finalidade

especfica.

Anlise das demonstraes contbeis ou financeiras; Utilizao de mtodos e processos especficos na decomposio, comparao e interpretao do contedo das demonstraes contbeis para determinar a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia( ENDIVIDAMENTO ), a evoluo da empresa, a estrutura patrimonial e outros.

Auditoria - o exame da "documentao contbil" obedecendo s normas especiais de procedimentos a fim de verificar se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situao patrimonial. Oque Debito Represnta algo que se adquire aplicao - todo e qualquer valor monetrio que se paga . O que credito Representa a fonte do debito ( origem ) todo e qualquer valor monetario que se recebe . O que fato contabil So os fatos ocorridos na contabilidade O que lanamento o registro dos fatos contabeis Escriturao - o conjunto dos lanaamento Contas Contabeis so os titulos de debitos e creditos por um titulo que qualifica os elementos do patrimonio Representao grafica Razonetes . Tipos de lanamentos contabeis 1 2 3 4 Formul a - um conta debitada para uma conta credita Formula - uma conta debita para varias contas creditas Formula - varias contas debitas para uma creditada Formula - varias contas debitas para vrias contas creditadas .

Principais livros contabeis

Diario razo caixa Regime de caixa - As Receitas e Despesas so registradas quando a o recebimento ( receita ) ou pagamento ( despesas ) Regime de competncia os resultados so registrado independente dos pagamentos ou recebimentos . Eles acontecem e so registrados .

EXERCICIO 001) Considerando que a Contabilidade est voltada ao controle e a obteno de informaes acerca das entidades econmicoadministrativas, marque a opo para cujas pessoas a Contabilidade no tem nenhum interesse. a) Um acionista de uma grande empresa da qual detenha apenas uma ao. b) Os diretores de uma empresa, cujo objeto social est relacionado com semoventes. c) O scio de uma cooperativa que est falida. d) Os depositantes de conta corrente de casas bancrias. e) Nenhuma das anteriores. 002) Assinale a opo incorreta: a) A Contabilidade no aplicada no servio pblico. b) Rdito o resultado da atividade econmica. c) Pelo regime de caixa, o rdito apurado pelo confronto entre recebimentos e os pagamentos efetuados no decorrer do perodo administrativo. d) Perodo administrativo , em regra, o perodo de um ano. e) As sociedades comerciais distinguem-se das associaes porque aquelas buscam um rdito econmico. Rdio : o resultado da atividade econmica que provoca variao patrimonial (lucro ou prejuzo) . 003) Com relao s finalidades para as quais se usa a informao contbil, marque a alternativa incorreta. a) Controle. b) Planejamento. c) Como meio de verificao.

d) Como meio de comunicao e) Para apurao do rdito (exclusivamente). 004) A contabilidade visa, essencialmente, fornecer informaes teis acerca da gesto econmica da azienda( Patrimnio) . 005) As pessoas fsicas no aplicam a contabilidade, haja vista usarem o regime de caixa e a contabilidade usa, somente, o regime de competncia. Regime de Caixa: regime pelo qual o rdito apurado pelo confronto entre os recebimentos e os pagamentos no decorrer do perodo administrativo. o regime utilizado pelas entidades sem fins lucrativos. Regime de Competncia: regime pelo qual o rdito apurado pelo confronto entre as receitas e as despesas incorridas durante o exerccio social. o regime utilizado pelas entidades com fins lucrativos. Gabarito : 1) E 2) A 3) E 4 ) CERTO 5) ERRADO Fim Muito Obrigada pela ateno . Coloco-me disposio para eventuais dvidas e sugestes, pois elas sero de muita valia para nosso trabalho em conjunto. Utilizem nosso frum ou email: professoraeuniceforumeiros.com/professoraeunice2011@hotmail.com

Admin
Admin

Mensagens: 21 Data de inscrio: 29/01/2011

Fonte http://professoraeunice.forumeiros.com/t6-fundamentos-de-contabilidadee-custos-unidade-i:

Das könnte Ihnen auch gefallen