Sie sind auf Seite 1von 19

DISCIPLINA: CINCIAS DO AMBIENTE

GRANDES QUESTES Voc concorda com a idia de que a liderana mundial estar nas mos de pases que conseguirem modificar o contedo material e energtico da vida econmica? Como enfrentar a crise ambiental e manter o crescimento econmico do pas? Devemos voltar o consumo aos padres de 4 dcadas atrs?

Voltar o consumo aos nveis passados a soluo para diminuir a degradao ambiental? A desacelerao da economia e a restrio ao consumo so as sadas para a crise ambiental ? Como incorporar nos fluxos de custos e receitas os impactos ambientais e/ou os benefcios de tecnologias menos poluidoras?

Voc acredita que o progresso depende mais do apelo ao corao do que carteira das pessoas? Qual o custo de oportunidade para a sociedade com a preservao permanente de reas de rica diversidade ? A atribuio de direitos legais a natureza a sada para o desenvolvimento sustentvel?

A contabilizao dos impactos ambientais num projeto pode torntorn-lo vivel do ponto de vista financeiro? financeiro ? O que vale mais: uma floresta em p ou a produo agrcola naquela rea ? Qual o custo de oportunidade de no se extrair minrio em detrimento da preservao de paisagens ambientais buclicas?

DS ECODESENVOLVIMENTO INCIO DC. 70 VISO TERICA Conceito normativo Ignacy Sachs Escola de Altos Estudos em CS de Paris Surgimento: controvrsia CRESC ECON x MA 1) RELATRIO CLUBE DE ROMA CRESCIMENTO ZERO - EVITAR CATSTROFE AMBIENTAL EMERGE COMO PROPOSIO CONCILIADORA PT RELATIVIZA LIMITES E NO OS ELIMINA GEROU DIVERGNCIAS 2) RELATRIO BRUNDTLAND SATISFAO DAS NECESSIDADES PRESENTES E FUTURAS

Em 1970: relatrio formulado pelo Clube de Roma e MIT Limites do Crescimento:

modelos que relacionavam variveis de crescimento econmico, exploso demogrfica, poluio e esgotamento de recursos naturais repercusso internacional nfase nos aspectos tcnicos da contaminao e no esgotamento dos recursos naturais. Objetivos: obter viso mais clara dos limites do planeta e das restries populao e suas atividades e identificar os elementos que influenciavam o comportamento dos sistemas mundiais e suas interaes

Clube de Roma:
grupo de pessoas ilustres (cientistas, polticos, industriais) que se renem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados a poltica, economia internacional e , sobretudo, ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel. Em 1966, Aurlio Peccei (industrial e acadmico), top manager da Fiat e Olivetti e diretor da Italconsult revelou sua preocupao com a economia e o desejo de ter algumas respostas. Recebeu donativos da Volswagen, Ford, Olivetti e outras. Em 1968, constituiu-se o Clube de Roma (tb. Alexander King, cientista escocs.)

2 anos depois: Conferncia das Naes Unidas para o MA: questes ambientais levantadas: poluies do ar, da gua e do solo industrializao ( a serem corrigidas) objetivo: encorajar a ao governamental e dos organismos internacionais para promover a proteo e o aprimoramento do meio ambiente humano. carter muito pontual, privilegiando basicamente a correo dos problemas apontados.

Incio da dcada de 1980: ONU retoma debate das questes ambientais. Indica a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland para chefiar a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto.

O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum ou Relatrio Brundtland.

Apresentado em 1987, prope o desenvolvimento sustentvel, que aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas necessidades.

Uma definio muito usada para o desenvolvimento sustentvel :

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nvel satisfatrio de desenvolvimento social e econmico e de realizao humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razovel dos recursos da terra e preservando as espcies e os habitats naturais.
Relatrio Brundtland

SUSTENTABILIDADE
Sustentvel o que pode ser mantido Em ecologia: sustentabilidade ou resilincia resilincia: : capacidade do ecossistema de enfrentar presses externas sem comprometer suas funes. Em economia, administrao e engenharias: como sustentar o crescimento no longo prazo, dado que a funo de produo incorpora, alm do K, os RN

hiptese usual de substituio perfeita entre os fatores produtivos


Solow (EN) (EN): : justia e equidade entre geraes = consumo per capita cte ou crescente no LP = estoque de capital total cte (inclui CN exaurvel e reprodutvel)

Inicio da controvrsia do capital da economia ecolgica

O campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econmica e sustentabilidade scio-poltica

1) Defensores da sustentabilidade fraca: no interessa como se d a distribuio entre CN exaurvel e reprodutvel. O importante que o capital total permanea cte Floresta x indstria: substituio de um tipo de capital por outro, cuja mensurao de ambos no problema

2) Defensores da sustentabilidade forte: CN complementar e no substituvel pelo capital reprodutvel CN deve ser mantido cte CN crtico 4 tipos de capital 1) manufaturado ou construdo 2) humano 3) social/organizacional 4) natural

Sustentabilidade ambiental

Consiste na manuteno das funes e componentes do ecossistema, de modo sustentvel, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condies de vida para as pessoas e para outras espcies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua funo como fonte de energias renovveis

Sustentabilidade econmica

a capacidade de produo, distribuio e utilizao equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Se relaciona com os demais conceitos que definem desenvolvimento sustentvel como sustentabilidade ambiental, social e poltica .

Sustentabilidade scio-poltica

Ainda em construo conceitual

Sustentabilidade ecolgica (deve ser includa neste esquema)


SE como um subsistema de um todo maior que o contm MA impe uma restrio absoluta expanso do SE Capital construdo e capital natural so essencialmente COMPLEMENTARES E NO SUBSTITUTOS SUSTENTABILIDADE FORTE FORTE. . O progresso cientifico e tecnolgico fundamental para aumentar a eficincia no uso dos RN em geral (renovveis e no renovveis) renovveis). . A sustentabilidade do SE, a longo prazo, no possvel sem estabilizao dos nveis de consumo per capita de acordo com a capacidade de carga do planeta planeta. . Cabe a sociedade como um todo (via estado, ONG etc etc) ) decidir sobre o uso dos RN para evitar perdas irreversveis irreversveis. . COMO FOI CONSTRUDA ESTA IDEIA? ESSE O NOSSO PRXIMO TPICO!

OBRIGADA!
Obs.: slides produzidos a partir das referncias bibliogrficas listadas nos slides para introduo.

Das könnte Ihnen auch gefallen