Sie sind auf Seite 1von 4

REDAO

____ a srie Ensino Mdio

Curso de Redao - Ensino Mdio 1 ano 2011


Mas no papel, no branco assptico, que o verso rebenta (Joo Cabral de Melo Neto)

" fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer." (Aristteles)

Como ser nosso curso? Faremos 2 (duas) redaes por bimestre; As redaes sero produzidas sempre em sala de aula; Apenas no 1 bimestre aceitaremos o rascunho e o tempo poder ser excedido em alguns minutos, pois se trata de um perodo de adaptao; As redaes corrigidas sero entregues aps duas semanas da data de aplicao; O livro de redao ser indispensvel em todas as aulas; As aulas tericas sero intercaladas com as aulas de produo de texto e o contedo ser cumulativo; Os critrios usados para a correo das redaes so os mesmos dos vestibulares, podendo variar, em alguns casos, a nomenclatura adotada.

REDAO: pensar atravs das palavras


Chega mais perto e contempla as palavras. cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: trouxeste a chave?
(Procura da Poesia Carlos Drummond de Andrade)

uma cena freqente: no momento de produzir um texto, em geral nas aulas de Redao, ouve-se um sonoro e coletivo Ah, no!!!!!!. Afinal, por que escrever, apesar das dificuldades, to importante e representa um critrio seguro de avaliao para o vestibular? pela escrita que revelamos nossos posicionamentos perante a realidade em que estamos inseridos. tambm por ela que explicitamos nossa capacidade argumentativa, a qual revela se somos ou no capazes de evidenciar a importncia de uma ideia ou de um conceito. Finalmente, atravs da escrita que mostramos nosso domnio da norma culta do portugus escrito a forma lingustica adotada em documentos oficiais do pas, na produo cientfica, na informao das diferentes mdias - utilizada pelos falantes cultos. Atualmente, a Redao no vestibular tem peso considervel: na FUVEST, representa 50% do valor da prova de Portugus na segunda fase, na UNICAMP, a Redao aplicada na primeira fase, tendo carter eliminatrio. Na PUC, h quatro questes dissertativas: Redao, Histria/ Geografia, Matemtica/ Fsica e Biologia/ Qumica. Tal representatividade no deixa dvidas: pela escrita que o jovem universitrio dever revelar senso crtico e capacidade de articular questes atuais e complexas, como o to debatido desafio do aquecimento global. Longe de aguardar alunos com viso simplista e estereotipada, que sero meros reprodutores dos saberes j constitudos, o que as universidades esperam encontrar mentes criativas, capazes de proporcionar inovao nos meios acadmicos e de propor alternativas para os desafios que vivencia o homem contemporneo. Ser necessariamente - pelas leituras e pela capacidade de articul-las escrita que o aluno tornar-se- cidado atuante com voz mobilizadora. No coincidncia, alis, que a modalidade textual mais solicitada nos vestibulares seja a dissertao, cuja estrutura argumentativa valoriza a opinio bem fundamentada. Diante da complexidade da escrita e das expectativas que geram um texto bem construdo, a receita para se sair bem nas provas de Redao permanece inalterada: leitura diversificada, especialmente de jornais e revistas de valor informativo singular. Alm disso, participar das aulas de Redao, escrever semanalmente, reescrever o texto quando necessrio so estratgias inteligentes e bem sucedidas!
(Adriana Moura Salles professora de Redao do Colgio Agostiniano Mendel)

ENSINO MDIO

02

Redao

COMO ESTUDAR PARA REDAO?


- Compreender qual modalidade de texto solicitada: carta, crnica, dissertao,abaixo-assinado? - Fazer um levantamento das caractersticas fundamentais de cada gnero textual, com base nos seguintes critrios: a) Onde circula o texto? Em jornais, em revistas, em murais? b) Quem o produtor do texto? Um indivduo, uma coletividade? c) Qual o tipo de tema que aparece? Crtica, comentrio, reclamao, manifestao de um sentimento? d) Qual a linguagem utilizada? Formal, informal? e) Quais so as partes do texto? Local, data, introduo, solicitao, aconselhamento, dedicatria? f) A quem o texto dirigido? Jovens, especialistas, pblico leigo, esportistas, danarinos? g) Qual o suporte do texto e como isso influencia a maneira de escrev-lo? Madeira, papel, celular, tela do computador? Longo, abreviado, com citaes? - Fazer os exerccios do livro; - Treinar escrevendo numa situao hipottica (inventar um exerccio semelhante ao do livro, porm, em contextos diferentes); - Fazer a reviso gramatical e eliminar o excesso de palavras repetidas, as quais, em geral, nada acrescentam. - Ler, periodicamente, jornais e revistas a fim de estar bem informado.

ENSINO MDIO

03

Redao

BIBLIOGRAFIA INDICADA
Teoria e produo Lies de texto: leitura e redao Autores: Plato e Fiorin Ed. tica Oficina de Redao Volume nico Autora: Leila Lauar Sarmento Ed. Moderna Para entender o texto: leitura e redao Autores: Plato e Fiorin Ed. tica Prticas de Linguagem: Leitura & Produo de textos Autores: Ernani & Nicola Ed. Scipione Produo de Texto Interlocuo e Gneros Autoras: Maria Luiza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre Ed. Moderna Texto e Interao Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes Ed. Atual

Modelos de redaes corrigidas Redao linha a linha Autora: Thas Nicoleti de Camargo Publifolha

Aprimoramento da argumentao Convite filosofia Autora: Marilena Chau Ed. tica Filosofando Introduo filosofia Autoras: Maria Lcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins Ed. Moderna O mundo precisa de filosofia Autor: Eduardo Prado Mendona Livraria Agir Editora Psicologias Uma introduo ao estudo de psicologia Autoras: Ana M. Bahia Bock Odair Furtado e Maria de Lourdes T. Teixeira Ed. Saraiva

ENSINO MDIO

04

Redao

Das könnte Ihnen auch gefallen