Sie sind auf Seite 1von 10

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs).

Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

A ESCRITA EM PROL DA ORDEM: JUSTIA PERFEITA E SOSSEGO PBLICO SEGUNDO OS PARMETROS DO GOVERNO CIVIL E ECLESISTICO DE MINAS GERAIS NO SCULO XVIII Patrcia Ferreira dos Santos* 1. Introduo

A desordem inicial que caracterizou o povoamento da regio de Minas Gerais, desde 1696, foi sucedida por aes de controle social e imposio da arrecadao fiscal. Aos poucos, a coroa criava uma legislao especfica para regular o direito mineral, e enviava governadores e agentes para atuar em prol do sossego dos povos das Minas. Esta organizao burocrtico-administrativa lusitana implicou em comunicao oral e escrita constante, de juzes e agentes, seculares e eclesisticos, que informavam a coroa da situao da capitania, e recebiam as instrues para o seu governo (HOLLANDA: 1960, p. 283). Por meio de seus rgos e justias, os governos civis e eclesisticos dispunham de mecanismos de procura de infratores, recursos de coero, e comunicao com a populao. Para a transmisso de normas e avisos, por exemplo, publicavam-se editos e bandos, ao som de caixas, pelas ruas das vilas nascentes. Realizava-se a leitura pblica diante dos pelourinhos, erguidos juntamente com a criao das Cmaras Municipais. As Estaes que antecediam as missas conventuais, conforme o rito romano, davam-se avisos aos aplicados das igrejas e das menores capelas. Com estes usos no mbito do governo dos povos, a escrita oficial demarca um gnero histrico e narrativo, que veiculava mltiplas representaes da justia colonial (LAJE: 1995).

2. Justia real, justia perfeita

O pensamento e as prticas dos governadores, ouvidores, bispos e vigrios gerais em exerccio na capitania de Minas Gerais no sculo XVIII fundamentavam-se nas doutrinas em voga nas universidades de Portugal. Grande parte dos titulares de cargos

Agradecemos o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo a esta pesquisa.

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

em Minas Gerais no sculo XVIII era egressa da Universidade de Coimbra, onde se formavam juristas, filsofos, mdicos e telogos quela poca. Outrossim, magistrados ligados aos tribunais rgios, e s Relaes, do Porto e de Lisboa, publicaram uma profuso de tratados sobre a justia. Em meados do sculo XVII, nota-se um incremento na publicao de obras de carter regalista, que promoviam uma afirmao dos direitos exclusivos do soberano, como a defesa dos vassalos e a coero fsica (CASTRO: 1738). Desde Ccero, muitos tratados polticos identificaram uma circularidade entre o prncipe e o modelo de virtude que ele reflete. A Vulgata de So Jernimo e a primeira associao entre a Igreja e o Estado, ocorrida sob o imprio de Constantino, consagraram a idia de um imperador sagrado, bem-amado de Deus. O sculo IV ensejava a primeira formulao de uma teologia poltica crist. No sculo XVIII, as artes de governar assumiam a forma de espelhos; o prprio rei era um espelho para os sditos. De modo que, como indagou Michel Sennellart, de qual discurso necessita o Estado para afirmar sua transcendncia em relao ao corpo social? (SENELLART: 2006, p. 49) Gomes Freire de Andrade, por exemplo, pertenceu aos quadros do governo nas conquistas. Nomeado capito-general do Rio de Janeiro em 1733 e de Minas Gerais, a partir de 1735, manteve o cargo at seu falecimento, em 1763, com ausncias, para comandar campanhas militares, como a chefia da comisso demarcatria do Tratado de Madri; liderou a represso do Levante dos Sete Povos das Misses entre 1752-1759, que culminou com a expulso dos jesutas de Portugal e domnios. (TAU GOLIN: 1998) Prestando tais servios aos reis lusitanos, naturalmente, o seu discurso pautava-se nas mximas doutrinrias de seu tempo, acerca das reais virtudes. Em meados do sculo XVIII, o governador de Minas Gerais tomou parte em acalorados debates sobre a justia local. Registravam-se muitas reclamaes dos povos sobre os mecanismos de inspeo como as devassas, as eclesisticas e as civis. As cmaras municipais apontavam desmandos dos ouvidores e visitadores eclesisticos, nestas ocasies: prises injustas e extorses gerariam o que qualificou como confuso de latrocnios. (AHU: 1749, Cx. 53, doc. 41).
2

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

Escandalizava o governador de Minas Gerais que exerccio da justia fosse deturpado, com abusos, extorses e corrupes cometidas pelos ouvidores e juzes de fora, que agrediam a lei e regimento de 1721. Ofendiam a justia, denunciava, sem respeito a Deus e sem temor a Vossa Majestade que tambm os ditos reis fazem a prpria imagem de Deus. Assim, argumentava, os reverentes vassalos, carentes de justia, recorriam proteo de Vossa Real Majestade. Experimentavam uma contnua guerra de desassossego nas Minas e sem justia l se vai uma Repblica. Lembrava ao rei a mxima: Manda Deus aos homens que lhe peam, e que recebero. Petite e accipiitis, pois Vossa Real Majestade faz do mesmo Deus, a figura na terra. Assim, reiterava os seus reverentes vassalos esperam da alta grandeza de Vossa Real Majestade como Pai, como Senhor e como Legislador Supremo, que pondo neles seus olhos, os livre das penas. (AHU: 1749, Cx. 53, doc. 41) A justia virtude imortal; tornava os homens gloriosos; nas Minas, contudo, relatava, esto atualmente padecendo pela falta de justia. Para que se vejam gloriosos, os reverentes vassalos pediam e queriam receber justia perfeita, acudindo Vossa Real Majestade com o remdio conveniente a tanta insolncia, e roubo. Se pela justia que se florescem os reinos e se estabelecem os tronos, sem justia ou pela injustia l se vai um Reino e tambm o trono. (AHU: 1749, Cx. 53, doc. 41). Nota-se que, para Gomes Freire, uma boa administrao da Justia era fundamental instaurao do sossego pblico. Mas no s. So significativos deste modo, os escritos do Conde de Assumar, cujas idias possuem aspectos comuns s de Gomes Freire de Andrade, e que foram, dcadas depois, retomadas por outros governadores e capitesgenerais na dcada de 1780.

3. O bom governo e o sossego dos povos

As aes dos capites-generais lusitanos em prol da quietao pblica na capitania de Minas Gerais ganharam destaque em jornais de Lisboa desde as primeiras dcadas do sculo XVIII. Quando o Conde de Assumar entrou em Vila Rica em dezembro de 1717, o veculo anunciou que todos logram grande tranquilidade, e de todos est bem aceito. Em 20 de agosto de 1719, divulgou-se que nas Minas tudo se acha em sossego,
3

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

pella muita justia e boa direo do Conde de Assumar, seu governador. Por exercer tal governo de boa direo, foi anunciada em setembro de 1719 a permanncia do Conde nas Minas. (ALMEIDA: 1961, pp. 10-12; 21; 37). O sucesso no controle da conquista, o aumento da arrecadao e a manuteno do sossego dos povos eram parmetros de avaliao de um bom governo. O governador era o chefe das armas e monopolizava o uso da fora. Mas a caracterstica marcante da sua ao seria combinar, fora, a benevolncia e o zelo pela justia. (BOSCHI: 1986, p. 97; SILVEIRA: 2001, p. 140; SOUZA: 2006, p. 188) No por acaso, nota-se a preocupao do Conde em transmitir uma imagem justa Cmara de Vila Rica, quando solicitou: me preciso dizer a Vossas Mercs que me mandem ter casas prontas para eu haver de acomodar nelas e no caso que lhe seja necessrio algum conforto ou limpeza. Instrua que o fizessem os negros que se acham presos na cadeia ou por pessoas a que eu haja de pagar em chegando porque por nenhum caso quero que se faam vexao nenhuma ao povo. (BORREGO, 1999, pp. 159-60) As notcias da Gazeta de Lisboa realavam um modelo que aliava a justia, o sossego dos povos e o aumento da arrecadao como parmetros de bom governo. Mas silenciavam sobre as contestaes, como a de 1720, e o castigo espetacular aplicado a Filipe dos Santos. Naquele sistema, castigar tambm representava poder e autoridade. O suplcio e o castigo exemplar integravam a vida cotidiana. (SOUZA: 2006, p. 188) Mesmo assim, os escritos dos governadores sugerem que seu trabalho no se restringiu ao emprego da fora. Ao contrrio, idias e queixas sobre a administrao da justia na capitania ocupam lugar de importncia em sua epistolografia. Para Assumar, a justia em Minas era morosa, em tudo se reportando s Relaes; muitas injustias eram cometidas; e havia grande demora nas comunicaes dos ouvidores com o governador. Insinuavam, desta forma, a que, centrados em Vila Rica ou Vila do Carmo, os governadores deveriam deliberar no campo judicirio. (SOUZA: 2006) Na dcada de 1780, Dom Rodrigo Jos de Menezes mostra-se preocupado com a inqua administrao da justia na capitania. Tendo em vista a desordem e os abusos, informa o Secretrio de Estado da Marinha e Ultramar que empreenderia uma jornada para inspecionar as reas de sua jurisdio, sem demoras para escrever coroa, comunicando o que constatara.
4

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

Como as notcias no eram boas, o governador chegou a pleitear maior autonomia coroa. (AHU: 1781, Cx. 117, doc. 82) Gomes Freire de Andrade corroborou para a consolidao deste modelo de administrao. Outrossim, chamando a ateno do rei para a condenvel atuao dos ministros da justia, os governadores, registraram, em diversas ocasies, o quanto o equilbrio das foras nas localidades lhe parecia difcil. Gomes Freire de Andrade prevenira ao irmo que o substitua no governo sobre a primazia das pessoas eclesisticas: o senhor bispo a principal dignidade destas minas. Outrossim, alertava-o sobre a atmosfera contenciosa que envolvia o governo da diocese e conflitos de jurisdio, aconselhava: pouco tem os governadores, em que se mesclar com a jurisdio eclesistica, quando el-rei, e as concordatas ho determinado o que se deve seguir nos agravos da coroa. Aconselhava a maior cautela com relao aos eclesisticos que como no so vossos sditos, contemporalizai-os, pois tomam liberdade em murmurar, e s vezes sem temor de faltarem verdade e religio. (ANDRADE: 1752) Ao rei, como soberano, cabia garantir a correspondncia entre os tribunais seculares locais e os eclesisticos. Dentro da estrutura de organizao do Estado

Moderno, um direito exclusivo do soberano, exercer a violncia, quando fosse de seu arbtrio e justia, para o bem comum e a defesa dos seus vassalos. Com este escopo, a lei de fevereiro de 1496 subtraa aos tribunais eclesisticos a aplicao por seus prprios meios envolvendo fora fsica. Se necessrio, os juzes eclesisticos deveriam requerer a ajuda do brao secular, por meio de um pedido dirigido ao juiz territorialmente competente. As Ordenaes determinavam que os ouvidores ou corregedores, achando que os ditos processos foram ordenadamente processados, conceda ajuda de brao secular. (ORDENAES Filipinas, Liv. I, Tt. 58 e 59) Em sua elaborao acerca da pessoa real, um tratadista havia escrito que o rei a imagem de Deus; o bispo, a imagem de Cristo. (SENELLART: 2006, pp. 49-51) Defendiam os regalistas que, devido ao estatuto de soberania do rei, somente a ele pertencia a defesa dos seus vassalos. Isto significava que quando os leigos comparecessem perante as Justias Eclesisticas, somente deveriam faz-lo ad
5

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

correctionem (CASTRO: 1780). Porm, os debates doutrinrios e a legislao, civil e eclesistica portuguesa, expem controvrsias e impasses no exerccio da justia. A aplicao da justia era tambm prerrogativa episcopal uma virtude apostlica facultada a todos os bispos. A criao dos bispados atenuava o problema da indisciplina do clero. Comungando das preocupaes oficiais com a manuteno da ordem, os bispos realaram a necessidade do castigo dos perturbadores do sossego pblico. H muitos processos eclesisticos movidos contra sacerdotes, denunciados como revoltosos e perturbadores do sossego pblico. Era de jurisdio exclusivamente eclesistica o conhecimento das causas que envolvessem bens e crimes dos sacerdotes (HESPANHA, 1993, pp. 288-89). Por outro lado, as tenses presentes nos discursos dos agentes rgios e eclesisticos evidenciam os ideais distintos de aplicao de suas justias. Alm da jurisdio privativa em razo de pessoa eclesistica, e em razo de matria espiritual, o ordinrio diocesano dispunha de margem significativa de atuao contra as pessoas leigas ou da jurisdio real. Contra elas podiam proceder quando havia infmia durante as visitas pastorais, e a Devassa Geral da Visita. Mediante esta mesma condio, o tribunal eclesistico aambarcaria os chamados casos de foro misto, cujo conhecimento pertencia tanto ao conhecimento do Estado como da Igreja (CARVALHO: 1990, p. 151). 4. O governo eclesistico: caridade e correo fraterna

O tribunal eclesistico do bispado de Mariana exerceu grande influncia sobre a vida social em todas as freguesias e capelanias do bispado de Minas Gerais. Do emaranhado de cinco mil processos tramitados entre 1706 e 1920, contabilizam-se 1398 aes tramitadas na centria, entre causas cveis e criminais. Entre estas, encontram-se as aes pertencentes aos dois foros sob a alada da Mitra diocesana: o gracioso e o contencioso. O primeiro atendia concesses de licenas e autorizaes para as edificaes religiosas; tratava, entre outras, de questes relativas a seus patrimnios e
6

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

padroados particulares. O ltimo tratava das demandas cveis e criminais, levadas a livramento pelas partes, e pela prpria Justia, Autora da profuso de denncias em fluxo, no sculo XVIII (SANTOS: 2012, pp. 198 et seq.). Demarcando caractersticas especficas, a administrao da justia eclesistica encontra-se enlaada ao discurso religioso. luz do ensinamento bblico da correo fraterna, os bispos estimularam as denncias, sob a justificativa do envolvimento de todos os fiis na misso da salvao. Esta cooperao manifestava-se, nomeadamente com o oferecimento das denncias sobre os desvios de conduta e de f dos vizinhos (CONSTITUIES de Lisboa: 1656, Decreto III, Princpio I). No bispado de Mariana, as denncias eram muito teis nas Queixas sobre coisas furtadas e perdidas, que as pessoas impetravam junto aos vigrios. Para conclamar os depoimentos e notcias sobre o ocorrido, o vigrio geral expedia uma carta de excomunho geral, anatemizando e amaldioando o autor do delito, sobre o qual no se conhecia autor. Estas cartas, escritas e seladas pela chancelaria episcopal, eram afixadas s portas das igrejas e capelas. As denunciaes eram, ainda, amplamente empregadas nos processos de esponsais, para esclarecer sobre impedimentos e casos de duplos contratos matrimoniais (AEAM: Juzo Eclesistico, Livros 1029, 1030 e 1031). De sorte que os sermes apregoavam o dever do fiel cristo de denunciar. Este costume produzia, por outro lado, um efeito de, muitas vezes, se denunciar por

vinganas, e inimizades. No raro, o vigrio geral constatava delataes fraudulentas. Nestes casos, esclarecia ao Ru injustamente acusado que lhe pertencia o direito de pedir seu prejuzo, perdas e danos morais, a quem julgasse de direito (AEAM: Juzo Eclesistico, Livro 1029 e 1030). A justificativa desta ao da justia eclesistica anunciava um ideal de caridade, que orientava os procedimentos levados a efeito no tribunal diocesano: as sentenas de amigvel composio, por exemplo, eram bastante comuns nas causas e demandas cveis de execuo e penhora; os casos de querela (que envolviam violncias, derramamento de sangue e crime contra a honra) cujo quereloso, ou acusador, no dispusesse de recursos para assumir as custas processuais, a Justia, representada pelo Promotor, deveria assumi-las, procedendo s prprias expensas s diligncias e
7

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

inquiries, e levar a acusao a livramento judicial. Por norma eclesistica, o tribunal eclesistico no podia deixar de proceder a uma ao na qual a pessoa fosse pobre. (CONSTITUIES primeiras, Liv. 5, tt. 36, n. 1042). De igual forma, o vigrio geral concederia, quando julgasse justo, perdes e redues a penas pecunirias. gesto do primeiro bispo, dom frei Manuel da Cruz, eram comuns os chamados Alvars de Perdo, mediante splicas da parte dos rus condenados pelo Vigrio geral. Eram pblicas as absolvies dos que foram declarados excomungados. Conforme o Ritual Romano, quando, arrependidos e contritos, os rus pediam perdo, deveriam ser absolvidos diante da assemblia da igreja lotada em um domingo ou dia santo (AEAM: Juzo Eclesistico, Livro 1029). Estes indcios revelam especificidades da justia eclesistica. A procura dos pecadores pblicos integrava-se a uma concepo tridentina de ao pastoral, que no se desvinculava da administrao das penalidades, especialmente as correes e penitncias pblicas. Com o ocaso do sculo XVIII, estas prticas vo declinando, mediante restries cada vez maiores da legislao. Estas circunstncias tornam evidentes as cisuras do padroado rgio ultramarino e o recrudescimento do regalismo. O enfraquecimento da justia eclesistica expressa, de forma mais ntida, as novas tendncias, que entram em vigor, nas nomeaes dos bispos de Minas Gerais da segunda metade do sculo XVIII e da administrao da justia.

5. Fontes e bibliografia
AEAM. Arquivo Eclesistico da Arquidiocese de Mariana. Juzo Eclesistico, Livros 1020 a 1031. AHU/MG/Cx. 53, doc.51, p. 498, Parecer de Gomes Freyre de Andrade sobre as queixas apresentadas pelos moradores contra o Ouvidor e o Juiz de Fora. AHU/MG/31-12-1781. cx. 117 doc. 82 cd 34. Carta de D. Rodrigo Jos de Menezes, governador de Minas informando a Martinho de Melo e Castro, entre outros assuntos, a violncia com que as populaes tm sido tratadas por parte de alguns ministros; idem. Carta de D. Rodrigo Jos de Menezes dando conta a Martinho de Melo e Castro da necessidade que h em se ampliarem as competncias dos governadores na Amrica. ANDRADE, Gomes Freire de. Instruo e norma que deu o Ilustrssimo e Excelentissimo senhor Conde de Bobadela a seu irmo o preclarssimo senhor Jos Antnio Freire de Andrade 8

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

para o governo de Minas, a quem veio suceder pela ausncia de seu irmo, quando passou ao sul, 2/02/1752. Revista do Arquivo Pblico Mineiro. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, ano IV, fascculos I e II, jan-jun de 1899, p. 729 et seq. CASTRO, Gabriel Pereira de. Monomachia sobre as concrdias que fizeram os reis com os prelados de Portugal nas dvidas da jurisdio eclesistica e temporal. E breves de que foram tiradas algumas Ordenaes com as Confirmaes Apostlicas, que sobre as ditas Concrdias interpuseram os Sumos Pontfices. Composta por Gabriel Pereira de castro, Desembargador da Casa da Suplicao, dedicada a Jeronymo Leite de Vasconcellos Pacheco Malheiro, Fidalgo da Casa de Sua Majestade, e Cavalleiro Professo na Ordem de Cristo. Lisboa Ocidental: por Jos Francisco Mendes, Livreiro, que d luz a dita Obra. Ano de 1738. CONSTITUIES sinodais do Arcebispado de Lisboa novamente feitas no snodo diocesano, que celebrou na S Metropolitana de Lisboa o Ilustrssimo e Reverendssimo Senhor Dom Rodrigo da Cunha, Arcebispo da mesma cidade, do Conselho de Estado de Sua Majestade em os 30 dias de maio de 1640. Concordadas com o Sagrado Conclio Tridentino, e com o Direito Cannico, e com as Constituies Antigas, e Extravagantes primeiras, e segundas deste Arcebispado. Ano: 1656. Acabadas de imprimir e publicadas por mandado dos muito Revdos. Srs. Deo, & Cabido da Santa S de Lisboa, Sede Vacante, no ano de 1656. Em Lisboa: com todas as licenas necessrias. Na oficina de Paulo Craesbeeck. Taxado em oitocentos ris em papel. ORDENAES Filipinas, Livro I, Ttulo 58 e 59. Dos Corregedores das Comarcas (Conc.), Dos Ouvidores que por El-Rei so postos em alguns lugares, respectivamente. Livro II, Ttulo VIII: Da ajuda do brao secular. Disponvel em http://www.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l1p112.htm Consultado em 12/05/2009. BORREGO, M. A. M. Cdigos e Prticas: o processo de construo urbana de Vila Rica Colonial (1702-1748). So Paulo, 1999. (Dissertao de Mestrado) - FFLCH-USP. BOXER, Charles R. A idade do ouro no Brasil: dores de crescimento de uma sociedade colonial. Trad. Nair Lacerda. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969, p. 190; CARRATO, Jos Ferreira. Igreja, Iluminismo e Escolas Mineiras coloniais. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968, pp. 96-97. (Brasiliana, 334). __________. As Minas Gerais e os primrdios do Caraa. So Paulo: Nacional, 1963. (Brasiliana, 317) CARVALHO, Joaquim Ramos de. A jurisdio episcopal sobre leigos em matria de pecados pblicos: as visitas pastorais e o comportamento moral das populaes portuguesas de Antigo Regime. Revista Portuguesa de Histria, t. XXIV. Coimbra: IHES/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990. COELHO, Maria Filomena. Justia e representao: discursos e prticas da tradio portuguesa na Amrica. Mltipla, 21, vol. 15, dez/2006. Braslia: UPIS Faculdades Integradas, Ano XI. HESPANHA, Antnio Manuel. A Igreja. In: Jos Mattoso. (Org.) Histria de Portugal. Lisboa: Estampa, 1993, vol. 4. 9

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

HOLLANDA, Srgio Buarque de. Metais e pedras preciosas. In: Idem. (Dir.) Histria geral da civilizao brasileira. So Paulo: Difel, t. 2, vol.2, 1960. LAJE, Efignia. Introduo. ROCHA, Jos Joaquim da. Geografia histrica da Capitania de Minas Gerais. Descrio geogrfica, topogrfica, histrica e poltica da Capitania de Minas Gerais. Memria histrica da Capitania de Minas Gerais, Belo Horizonte: Centro de Estudos Mineiros/ Fundao Joo Pinheiro, 1995. Edio critica, de Maria Efignia Lage de Resende, pp. 1- 67. LARA, S. H. (Org.) Introduo. Ordenaes Filipinas: Livro V. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. LEAL, Vtor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o municpio e o regime representativo no Brasil, 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. TAU GOLIN, Luiz Carlos. A guerra guarantica: como os exrcitos de Portugal e Espanha destruram os Sete Povos dos jesutas e ndios guaranis no Rio Grande do Sul: 1750-1761. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 1998. SANTOS, P. F. As prticas de caridade na diocese de Mariana: estmulos devocionais, interditos e protestos annimos no sculo XVIII. Revista de Histria da Sociedade e da Cultura, vol. 11. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 195-221, 2012. __________. Poder e palavra: discursos, contendas e direito de padroado em Mariana (17481764). So Paulo: Hucitec Editora, 2010, 329 p. (Estudos Histricos, 83) SENELLART, Michel. As artes de governar: do regmen medieval ao conceito de governo. Trad. Paulo Neves. So Paulo: Editora 34, 2006. SILVEIRA, M. A. Guerra de usurpao, guerra de guerrilha: conquista e soberania nas Minas setecentistas. In: Vria histria. Belo Horizonte: Fafich-Ufmg, n. 25. jul. de 2001. SOUZA, Laura de Mello e. O sol e a sombra: poltica e administrao na Amrica Portuguesa do sculo XVIII. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. _________. Dom Pedro de Almeida Portugal e a revolta de 1720 em Vila Rica. In: SILVA, M. B. N. da. (coord.) Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz. Lisboa: Estampa, 1995.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen