Sie sind auf Seite 1von 29

GRAVADOR DE EPROM

MEW-310

MEW-310 FLASH WRITER


FUNC.

32 TYPE 28 BLANK VER. /SUM

COPY

MASTER

SLAVE

MANUAL DE INSTRUES INSTRUCTION MANUAL

1.0 INFORMAES GERAIS 1.1 Notas de Segurana Reveja as seguintes precaues de segurana antes de usar o instrumento para evitar ferimentos e prevenir danos a este instrumento ou qualquer produto conectado a ele. Se o instrumento estiver danificado ou detectar a falta de algum acessrio, contacte a assistncia tcnica ou o revendendor mais prximo imediatamente. - Utilize uma linha de alimentao apropriada. Utilize somente linhas de alimentao especificadas, pois o adaptador de entrada no autoajustvel. A tenso de entrada deve estar em 120V AC 10%. - No utilize o instrumento caso haja suspeita de que h algo errado com ele. Se estiver em dvida sobre o bom funcionamento do instrumento, encaminhe o mesmo para verificao em assistncia tcnica autorizada. - No remova o cabo de ligao entre MEW-310 e o computador ou a alimentao de ambos quando o MEW-310 estiver em funcionamento, pois poder causar danos ao equipamento. - Nunca utilize outro adaptador DC que no seja fornecido com o MEW-310. - Utilize de preferncia a porta USB interna do computador. Portas externas no so recomendadas devido diviso de banda e possiveis ncompatibilidades de outros dispositivos USB. - No modo de operao remoto, o soquete SLAVE utilizado para todas as operaes. Em modo independente, o CI original deve ser inserido no soquete MASTER e o CI a ser gravado no SLAVE.

- Nunca retire o dispositivo do soquete, desligue a alimentao do MEW-310 ou do microcomputador, desconecte o cabo do MEW-310 ou do microcomputador enquanto o sistema estiver programando, verificando ou lendo o dispositivo. - Nunca coloque um dispositivo reversamente ( com pinagem ao contrrio) no soquete. O CI deve ser colocado conforme a indicao da figura situada ao lado do soquete no frontal do equipamento. para aumentar o brilho do trao. 1.2 Smbolos e Termos de Segurana

CAUTELA O estado de cautela identifica condies ou prticas que podem resultar em danos ao instrumento ou outras propriedades. Os seguintes smbolos de segurana podem aparecer no produto ou no manual.

Ateno, Explicao no Manual. 1.3 Prolongando a Vida til do seu Gravador Utilizao e Armazenamento - No use o instrumento em condies de calor ou frio extremo. A temperatura de trabalho recomendada de 0C ~ 40C. No transporte o gravador de locais muito frios para locais quentes. - No coloque o gravador em lugares midos, ou com muito p. A umidade relativa recomendada de 35% ~ 90%. - No coloque o gravador em lugares susceptveis a vibrao ou com fortes campos magnticos.

Operao - No coloque metais na superfcie do gravador. Limpeza Use um pano macio com detergente neutro para limpar o p ou sujeira. Detergentes volteis como benzina, ou solventes no devem ser utilizados.

2.0 INTRODUO Por favor, leia este manual cuidadosamente para obter o mximo aproveitamento do instrumento. O instrumento produzido estritamente de acordo com os padres de qualidade e todos os componentes so cuidadosamente selecionados. O gravador MEW-310 programador voltado as linhas de EPROM, EEPROM e FLASH EPROM de 8 bits. Ajuste de parmetros de tenso, algortmo e tempo de programao, alm de seleo de processos de programao. Dois modos de operao: modo independente ou remoto. Utiliza interface interativa e software compatvel com Windows 95 / 98 / NT / ME / 2000 e XP. Para opero em modo remoto, utiliza-se de interface de comunicao USB com o computador, que permite alta velocidade e identificao automtica do gravador. Capaz de realizar leitura, programao, cpia, abrir e gravar arquivos magnticos e editar tabelas hexadecimais. Um dos aspecto mais atrativo no MEW-310 a poltica de produtos 4T de produtos compactos, e atender os padres de normas requeridos pela CE ( Comunidade Europia).

3.0 ACESSRIOS Aps receber seu instrumento, verifique a existncia dos seguintes itens: Manual de Instrues Adaptador AC/DC 12V/500mA CD ROM com software FLASH WITER Cabo USB

4.0 ESPECIFICAES 4.1 Gerais

Display: LCD 16x2 Caracteres. Soquete: Duplo (Master e Slave) ZIF 32 pinos, formato DIP. Modo de Operao: Remoto / Independente. Biblioteca de Dispositivos: aprox. 300 ( Lista de Dispositivos
Completa Disponvel no Apendice A).

Compatibilidade: IBM PC. Sistema Operacional: Windows 95/ 98/ NT/ ME/ 2000/ XP. Interface: USB. Memria Requerida: 2.95Mbytes. Padres: de acordo com as exigncias CE. Alimentao: 2 baterias 9V (NEDA 1604, JIS006P ou IEC 6F22).
Adaptador 120V AC para 12V / 500mA DC.

Ambiente de Operao: 5C a 45C, RH < 90%. Ambiente de Armazenamento: -10C a 60C, RH < 90%. Dimenses: 160(A) x 110(L) x 45(P)mm. Peso: 500g.

4.2 Especificaes Eltricas

Procedimentos
Modo Independente: Verificao de Branco, Leitura, Verificao, Cpia, Apagamento e Proteo. Modo Remoto: Verificao de Branco, Leitura, Verificao, Programao, Carregar / Gravar.

Dispositivos Suportados
EPROM / EEPROM ( de acordo com o anexo A) FLASH EPROM ( de acordo com o anexo A)

Ajustes de Parmetros ( para EPROM)


Tipos de Algoritmos: Quick Pulse, SNAP, Intelligent 1 / 2 Tempo de Acesso: 50uS, 100uS, 500uS e 1mS Tenso de Programao: 12,00V, 12,50V, 12,70V e 13,00V.

Tipos de Arquivos Magnticos Suportados Carregar:


MS-DOS fn.exe, MS-DOS fn.com, Binary / Machine Code, Intel HEX, Motorola HEX, Tektronix HEX, POF. Funo Auto Detect: detecta o tipo de arquivo automaticamente. OBS.: para arquivos Motorola (%) S e Tektronix HEX, o buffer ter limite mximo de 512k bits, para os demais tipos o limite ser de 8M bits.

Salvar:

Binary / Machine Code, Intel HEX, Motorola %S (S1), Motorola S2, Motorola S3 e Tektronix HEX.

5.0 CONTROLES E FUNES Esta seo contm as informaes necessrias para familiarizao com o instrumento, englobando a identificao e funes dos controles, conectores e indicadores. Antes de ligar o instrumento, familiarize-se com os controles, conectores e indicadores e outras caractersticas descritas nesta seo.
1
11

2 3

MEW-310 FLASH WRITER


FUNC.

10 9 8 7 6 12

32 TYPE 28 BLANK VER. /SUM

COPY

MASTER

SLAVE

Figura 5.1 Painel Frontal e Trazeiro do Gravador MEW-310


13 14 15

POWER ON OFF DC IN 12V 500mA USB

Figura 5.2 Vista Superior do Gravador MEW-310

5.1 Funo dos Controles, Conectores e Indicadores 1) DISPLAY LCD: Apresenta instrues dos comandos, processos em andamento e informaes e da memria selecionada. 2) SOQUETE SLAVE: Encaixe utilizado para processos em modo remoto ou para processos de gravao e verificao de branco em modo independente. 3) SOQUETE MASTER: Encaixe utilizado para processos de leitura e check sum em modo independente. 4) INDICAO DO CI: Indica a posio em que o dispositivo deve ser inserido. 5) TRAVA DO SOQUETE: Trava/Libera o dispositivo inserido no soquete. 6) TECLA COPY: Realiza a cpia dos dados do dispositivo do soquete Master para o soquete Slave. 7) TECLA VER./SUM: Realiza a leitura do soquete Master, informando o Check Sum no display e compara os dados com o soquete Slave, informando o resultado no display. Esta tecla confirma a seleo de nos menus. 8)TECLA BLANK: Verifica se o dispositivo do soquete Slave est virgem/ apagado. 9) TECLA TYPE: Escolhe o dispositivo ou fabricante. 10) TECLA FUNC.: Seleciona os menus de fabricante, processo, algoritmo e tenso de programao. 11) SUPORTE: Levanta o display do gravador para melhor ngulo de viso do operado. 12) COMPARTIMENTO DE BATERIAS: Tampa do compartimento de bateria. 13) CHAVE POWER: Posicione a chave em ON para ligar o gravador e OFF para desliga-lo. 14) DC IN: Alimentao externa do gravador via adaptador AC/ DC. 15) USB: Conector para cabo USB do garvador para o computador.

6.0 INSTRUES DE OPERAO 6.1 Verificao de Segurana - As condies de trabalho e a tenso de alimentao devem estar de acordo com os requerimentos das especificaes tcnicas. - Sugerimos que o instrumento seja colocado em um local ventilado e ligado por algumas horas antes de ser usado pela primeira vez ou depois de armazenado por muito tempo. - No obstrua a rea de ventilao. Pois a alta temperatura pode danificar o instrumento e diminuir sua vida til 6.2 Operao Independente - Coloque duas baterias de 9V no compartimento de bateria do MEW310 ou conecte-o a rede com do adaptador DC 12V/500mA, atravs da entrada DC IN. - Posicione a chave POWER para a posio ON. No visor dever aparecer o nome FLASH WRITER, seguido da verso do gravador. - Aps estes procedimentos o gravador dever mostrar a mensagem abaixo no display, significando que o gravador est pronto para cer utilizado.

29F010 C+P+V

**** 5.00V

6.3 Diagrama Geral de Funes MENU PRINCIPAL


DISPLAY LCD Dispositivo Check SUM TECLADO
FUNC.

FUNO
Seleo de Fabricante Seleo do Cdigo do CI Verifica se CI est apagado Utilizando o Soquete SLAVE Leitura do CheckSum no Soquete MASTER e Verificao com o SLAVE Copia o Contedo da Memria do Soquete MASTER para o SLAVE

TYPE

29F010 C+P+V

**** 5.00V

BLANK VER. /SUM

Tenso de Processo de Programao Programao

COPY

VERIFICAO DE BRANCO
Dispositivo Check SUM Ok

29F010 **** Checking >


Processo Falha

29F010 Checking

**** PASS

29F010 Checking

**** FAIL

LEITURA DO CHECK SUM & COMPARAO


Dispositivo Check SUM Anterior Ok

29F010 Verify >


Processo

26AF
Falha

29F010 Verify

5612 PASS

29F010 Verify

12EF FAIL

CPIA
Dispositivo Check SUM Anterior Ok

29F010 Verify >

26AF
Falha

29F010 COPY

1A36 PASS

Processo Ajustado de Acordo com o Processo de Programao

29F010 Verify
Erro de Processo

1312 FAIL

SELEO DE FABRICANTE
DISPLAY LCD Seleo do Fabricante do CI TECLADO
FUNC.

FUNO
Seleo do Processo de Programao Muda a Marca do CI Sem Funo Confirma Marca do CI Sem Funo

TYPE

Select Vendor AMD


Marca

BLANK VER. /SUM

COPY

SELEO DE PROCESSO
DISPLAY LCD Seleo do Fabricante do CI TECLADO
FUNC.

FUNO
FLASH - Seleo de Fabricante do CI 27CXXX - Seleo do Algoritmo Muda o Processo de Programao Sem Funo Confirma Processo de Programao Sem Funo

TYPE

Select Procedure C+P+V


Marca

BLANK VER. /SUM

COPY

SELEO DE ALGORITIMO
DISPLAY LCD TECLADO
FUNC.

FUNO
Seleo da Tenso de Programao Muda o Algoritmo de Programao Sem Funo Confirma Algoritimo de Programao Sem Funo

Seleo do Algoritimo de Programao

TYPE

Select Algorithm 100uS


Algoritimo Programado 27CXXX SOMENTE

BLANK VER. /SUM

COPY

SELEO DE TENSO DE PROGRAMAO


DISPLAY LCD TECLADO
FUNC.

FUNO
Seleo de Fabricante Muda a Tenso de Programao Sem Funo Confirma Tenso de Programao Sem Funo

Seleo de Tenso de Programao

TYPE

Select Voltage 12.70V


Tenso Programada 27CXXX SOMENTE

BLANK VER. /SUM

COPY

10

6.4 Funes 6.4.1. Seleo de Fabricantes Neste menu so encontrados os nomes de fabricantes para memrias FLASH EPROM e as linhas genricas das famlias de EPROM e EEPROM (27CXXX e 28CXXX). Aps a seleo do fabricante ou famlia a ser trabalhada, utilizando a tecla TYPE e confirmendo com a tecla VER./SUM, pressione a tecla TYPE at encontar o cdigo da memria. 6.4.2. Seleo do Processo Pressionando a tecla FUNC. dentro do menu de seleo de fabricantes, o MEW-310 entrar no menu de seleo de processo. Neste menu ser selecionado o procedimento da tecla COPY. Os procedimentos listados dependem do tipo de memria escolhida, conforme a tabela abaixo.
Proce s s o C+P+V E+C E+C+P+V E+C+P+V+T P+V+T P+V Flas h EPROM Ok Ok Ok Ok Ok Ok 28XXX Ok Ok Ok Ok Ok Ok Ok 27XXX Ok

E - Apagar C -Checar Branco P - Programar V - Verificar Dados Gravados T - Proteo Eletrnica OBS.: Para que o dispositivo aceite a proteo eletrnica necessrio que o mesmo tembm tenha esta caracterstica. 11

6.4.3. Seleo de Algoritmo (Somente Para EPROMs) Pressionando a tecla FUNC. dentro do menu de seleo de processo, o MEW-310 entrar no menu de seleo de algoritmo. Neste menu ser ajustado parmetros referentes ao processo de programao, em relao a velocidade e forma de programao do dispositivo (estas informaes podem ser encontradas no manual da dispositivo fornecido atravs do site do fabricante). Segue abaixo a tabela de algoritmos disponveis pelo MEW-310.

Algoritmo Q- 100S Q- 50S N- 100S I- 500S I- 1mS

De s crio Pulso Rpido - 100 Micro Segundos Pulso Rpido - 100 Micro Segundos Instantneo - 100 Micro Segundos Inteligente - 500 Micro Segundos Inteligente - 1 Mili Segundos

6.4.4. Seleo de Tenso de Programao (Somente Para EPROMs) Pressionando a tecla FUNC. dentro do menu de seleo de algoritmo, o MEW-310 entrar no menu de seleo de tenso de programao. Neste menu ser ajustado parmetros referentes ao processo de programao, em relao a tenso Vpp especificada para o dispositivo (esta informae podem ser encontradas no manual da dispositivo fornecido atravs do site do fabricante). Os nveis de tenso Vpp disponveis pelo MEW-310 so: 12,00V, 12,50V, 12,70V e 13,00V.

12

6.4.5. Verificao de Branco Aps o processo de identificao do dispositivo, insira-o no soquete SLAVE. Pressionando a tecla BLANK o MEW-310 realizar um verificao do contedo do dispositivo, caso o mesmo esteja virgem ou apagado, o programador retornar a mensgem PASS, caso contrrio a indicao ser FAIL. 6.4.6. Leitura do Check SUM e Comparao Aps o processo de identificao do dispositivo, insira a memria matriz (original) no soquete MASTER e pressione a tecla VER./SUM para realizar a leitura do check SUM. O resultado ser indicado na parte superior direita dovisor atravs de uma seqncia de quatro caracteres. Na parte infeior direita do display ser indicado o resultado da comparao dos dados lidos no soquete MASTER em relao aoSLAVE, caso no haja nenhum dispositivo no soquete SLAVE o resultado ser sempre FAIL exeto que os dados lidos no soquete MASTER indiquem uma memria vazia (apagada ou virgem), ento a indicao ser PASS. Ao realizar um comparao entre memrias os dados sero comparados endereo a endereo, evitando assim que memrias de mesmo check SUM passem pela comparao de dados. 6.4.7. Cpia O processo de cpia dever ser realizado aps o processo de identificao do dispositivo e a seleo do processo. Pressionado a tecla Cpia o MEW-310 ir proceder com o processo selecionado, de forma sequencial, caso haja algum problema em algum dos processos, no visor do gravador estar indicanda a mensagem FAIL e o processo em que ocorreu o erro.

13

6.5 Operao Remoto 6.5.1. Instalao do Software Ajuste o tamanho da fonte para [fonte pequena] (96 dpi) para ter melhor aproveitamento do display. 6.5.1.1 Click com o boto direito do mouse no desktop e selecione propriedades no menu.

6.5.1.2 Selecione [Configuraes] e click em [Avanadas]

14

6.5.2 Instalao do hardware do MEW-310. 6.5.2.1 Desligue o MEW-310 e o microcomputador. 6.5.2.2 Conecte a sada de interface USB de seu microcomputador com o MEW-310 atravs do cabo USB. 6.5.2.3 Conecte o adaptador DC na rede de alimentao ao MEW-310. 6.5..2.4 Ligue o MEW-310 e o microcomputador. 6.5.3 Insira o CD com o software do MEW-310 e click em Flash Writer.

6.5.4 Siga as instrues das telas do processo e complete a instalao.

6.5.4.1 Quando for solicitado um driver para o dispositivo USB encontado, selecione o arquivo na undade de CD-ROM: \Flash_Writer\Driver.

15

OBS.: Caso o computador no identifique o programador, verifique a conexo ou a alimentao do MEW-310.

16

6.6 Software 6.6.1 Janela de Operao do Menu Principal O programa do programador MEW-310 poder ser acessado atravs do menu [iniciar] em -> programas, -> Flash_Writer, ->Flash_Writer.

Atravs da janela principal podero ser encontrados todos os recurdos do gravador MEW-310, podendo ser dividido em quatro partes principais: Source (Fonte da Programao), Process (Processos de Programao) e Parameters ( Parmetros).

17

6.6.2 Fonte de Programao Nesta rea tem como finalidade a definio dos parmetros de fonte de uma programao ou cpia de uma memria.

Em Source so encontrados os cones: Type (Seleo do Dispositivo), Load (Carregar Arquivo), Read (Leitura de uma Memria), Confirm (Verificao da Leitura), Edit (Edio) e Save (Gravar Arquivo). 6.6.3 Seleo do Dispositivo

18

Neste menu so encontrados uma lista com os nomes de fabricantes para memrias FLASH EPROM e as linhas genricas das famlias de EPROM e EEPROM (27CXXX e 28CXXX), e outra lista com os cdigos de memrias dentro da famlia ou fabricante selecionado. Aps a seleo da famlia ou fabricante e do cdigo da memria, click em OK para confirmar ou Cancelpara retornar ao menu principal sem efetuar a seleo. 6.6.4 Carregar Arquivo

Atravs do menu Load File possvel carregar um arquivo eletrnico para ser copiado para dentro de uma memria. Utilize o cone Browse para localizar o arquivo desejado.

19

Selecione em Format a exteno do arquivo que ser aberto. Caso no haja certeza do tipo de arquivo, selecione Auto Detect para que o programa Flash Writer o identifique.

Formato Identificado

Check SUM do Arquivo

Aps carregar o arquivo devero constar informaes sobre a origem do arquivo e o check SUM na tela principal do programa Flash Writer.

20

6.6.5 Ler Memria e Verificar Leitura Os cones Read e Confirm podem ser utilizados aps oidentificao da memria a ser trabalha. Clicando em Read o MEW-310 realizar a leitura do dispositivo que estiver no soquete SLAVE e acumular os dados no buffer do software, podendo posteriormente serem editados ou gravados em arquivo. Caso a caixa Confirm estiver selecionada, aps a leitura ser feita uma verificao dos dados do buffer em relao a memria. 6.6.6 Edio

O cone Edit abre uma janela com o arquivo que ser salvo dentro da memria, mostrando a indormao em duas formas: Hexadecimal e ASCII. Ao realizar uma leitura do dispositivo ou carregar um arquivo estas tabelas estaro preenchidas com os dados referentes ao contedo, e podero ser modificadas na janela Edit. Os dados podem ser visualizados em 8 ou 16 bits

21

8 Bits

16 Bits

22

Tambm possvel obter informao sobre os dados do buffer em Buffer Information.

6.6.8 Gravar Arquivo

Atravs do menu Save possivel gravar as informaes do buffer para um arquivo eletrnico. Selecione a pasta em que desejar guardar o arquivo, em seguida nomei-o em Namee selecione a exteno do arquivo em Format. Aps este procedimento click em Save para gravar o arquivo ou Cancel para voltar ao menu principal sem gravar.

23

6.6.9 Parametros

A janela Parameters seleciona quais os endereos que sero lidos da memria no processo Read. 6.6.10 Processo de Gravao

Na rea Process so selecionados os processos que o dispositivo ser submetido.

24

Selecione os processos desejados confirmando a caixa abaixo do cone. Segue abaixo a funo de cada cone. Apagar

Verificar Branco

Programar

Verificar Gravao

Proteo Eletrnica

Aps a confimao dos processo que sero realizados click sobre o cone Play para realizar todos os processos escolhidos.

25

8. GARANTIA O instrumento foi cuidadosamente ajustado e inspecionado. Se apresentar problemas durante o uso normal, ser reparado de acordo com os termos da garantia.

GARANTIA SRIE N MODELO MEW-310

1- Este certificado vlido por 12 (doze) meses a partir da data da aquisio. 2- Ser reparado gratuitamente nos seguintes casos: A) Defeitos de fabricao ou danos que se verificar, por uso correto do aparelho no prazo acima estipulado. B) Os servios de reparao sero efetuados somente no departamento de assistncia tcnica por ns autorizado. C) Aquisio for feita em um posto de venda credenciado da Minipa. 3- A garantia perde a validade nos seguintes casos: A) Mal uso, alterado, negligenciado ou danificado por acidente ou condies anormais de operao ou manuseio. B) O aparelho foi violado por tcnico no autorizado. 4- Esta garantia no abrange fusveis, pilhas, baterias e acessrios tais como pontas de prova, bolsa para transporte, termopar, etc. 5- Caso o instrumento contenha software, a Minipa garante que o software funcionar realmente de acordo com suas especificaes funcionais por 90 dias. A Minipa no garante que o software no contenha algum erro, ou de que venha a funcionar sem interrupo. 6- A Minipa no assume despesas de frete e riscos de transporte. 7- A garantia s ser vlida mediante o cadastramento deste certificado devidamente preenchido e sem rasuras. Nome: Endereo: Cidade: Estado: Fone: Nota Fiscal N: Data: N Srie: Nome do Revendedor: 26

Cadastramento do Certificado de Garantia O cadastramento pode ser feito atravs de um dos meios a seguir: - Correio: Envie uma cpia do certificado de garantia devidamente preenchido pelo correio para o endereo. Minipa Indstria e Comrcio Ltda. At: Servio de Atendimento ao Cliente Alamenda dos Tupins, 33 - Planalto Paulista CEP: 04069-000 - So Paulo - SP - Fax: Envie uma cpia do certificado de garantia devidamente preenchido atravs do fax 0xx11-577-4766. - e-mail: Envie os dados de cadastramento do certificado de garantia atravs do endereo sac@minipa.com.br. - Site: Cadastre o certificado de garantia atravs do endereo http://www.minipa.com.br/sac. IMPORTANTE Os termos da garantia s sero vlidos para produtos cujos certificados forem devidamente cadastrados. Caso contrrio ser exigido uma cpia da nota fiscal de compra do produto.

Manual sujeito a alteraes sem aviso prvio. Reviso: 00 Data Emisso: 01/06/2003

27

Minipa Indstria e Comrcio Ltda.


Al. dos Tupins, 33 - Planalto Paulista - So Paulo - CEP: 04069-000 CGC: 43.743.749/0001-31 Site: http://www.minipa.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen