Sie sind auf Seite 1von 4

Educao Fisica A importncia dos alongamentos

O que o alongamento? Alongamentos so exerccios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos o aumento da flexibilidade, que a maior amplitude de movimento possvel de uma determinada articulao. Quanto mais alongado um msculo, maior ser a movimentao da articulao comandada por aquele msculo e, portanto, maior sua flexibilidade. Segundo Bruna Joaquim Carneiro, professora de educao fsica e nutricionista, o alongamento uma prtica fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, alm de prevenir leses. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos msculos, deve ser uma atividade incorporada ao exerccio fsico, mas tambm pode ser praticado sozinho. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, segundo Bruna Caneiro mesmo quem apresenta algum problema especfico, como LER ou hrnia de disco tambm pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. No preciso grande condio fsica ou habilidades atlticas. Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefcios: -reduzem as tenses musculares; -relaxam o corpo; -proporcionam maior conscincia corporal; -deixam os movimentos mais soltos e leves; -previnem leses; -preparam o corpo para atividades fsicas; - Ativam a circulao. No caso de estudantes eles podem ser feitos at no intervalo das aulas, o alongamento ajuda na respirao, facilitando a circulao sangunea o que aumenta o raciocnio. Como deve ser feito? A respirao fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. a respirao que d o ritmo ao exerccio e por isso deve ser lenta e profunda. Deve-se respeitar os seus limites. Forar o alongamento pode causar leses nos msculos e tendes. No se preocupe em alongar at ao limite. Aos poucos voc vai ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento so ingredientes obrigatrios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. possvel alongar enquanto se faz outras coisas como ler ou ver TV.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distenses na camada de tecido conjuntivo que revestem os msculos. Por que fazer alongamentos? Tanto uma vida sedentria, como a prtica de atividade fsica regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuio da flexibilidade. Quanto atividade fsica, esportes de longa durao como corrida, ciclismo, natao, entre outros, fortalecem os msculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqncia direta desse encurtamento de fibras a maior propenso para o desenvolvimento de problemas em ossos e msculos. Provavelmente, a queixa mais freqente encontrada tanto entre sedentrios, como entre atletas, a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca. Com a prtica regular de alongamentos os msculos passam a suportar melhor as tenses dirias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de leses musculares. Quando alongar? importante alongar adequadamente a musculatura antes e tambm depois de uma atividade fsica. Isso prepara os msculos para as exigncias que viro a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Pela sua facilidade de execuo, a maioria dos alongamentos pode tambm ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manh, no trabalho, durante viagens prolongadas, no nibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tenso muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.

Como alongar? Antes de tudo, importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar leses. Inicie o alongamento at sentir uma certa tenso no msculo e ento relaxe um pouco, sustentando de 30 40 segundos, voltando novamente posio inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o msculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, aps cada alongamento, o msculo pode ser contrado por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. Bruna Carneiro ressalta que o ideal combinar a prtica do alongamento a uma atividade aerbica, como, por exemplo, a caminhada.

Das könnte Ihnen auch gefallen