Sie sind auf Seite 1von 6

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 1 of 6

Home iG

ltimo Segundo

Economia

Esporte

TV iG

Gente

Delas

ASSINE

E-mail

Acesso Internet

Suporte

Antivrus

SAC

Guia do hardware

GDH Press

Frum GdH

Publique seu texto

RSS

Home

Equipe

Minha Conta

Busca

ndice das dicas


Web Service: acessando o banco de dados pelo celular
Por Leandro Gontijo dos Santos em 4 de dezembro de 2008 s 11h57

1. Introduo

Acessar um banco de dados relacional em um servidor atravs de um micro-computador cliente dentro de uma empresa foi realmente um avano tecnolgico muito grande. Ver as noticias atravs da internet, e enviar e receber e-mails foi mais um rompimento de barreiras. Fazer e receber ligaes atravs de um telefone sem fio com certeza abriu novos horizontes. Mas se juntar a internet, banco de dados e o celular, realmente teremos um aproveitamento histrico de tecnologias. O objetivo deste trabalho acessar o banco de dados Oracle e consultar todos os estados cadastrados na tabela estado, mas para isso vamos utilizar um servio de web desenvolvido com a API JAX-WS.

Notcias

Guias

O que h de novo?

2. Criando o Projeto Web no Netbeans

Notcias
Hoje Resumo do dia Boto do Google +1 foi liberado para sites e blogs hoje Tecnologias Smart Connect e Rapid Start so reveladas pela Intel Doom portado para a web, com JavaScript e HTML5 Intel incentiva nova categoria de laptops magros, os 'ultrabooks' Apple lana atualizao que remove o Mac Defender, e mais OMS: celulares podem causar cncer AMD desembarca no mercado de tablets Ontem Resumo do dia Z68XP-UD3-iSSD: uma placa com o Z68 e um SSD integrado X101: Netbook de US$ 199 chega ao mercado, com o Meego FSF publica novo guia para ajudar na escolha da licena livre do seu projeto Nova compilao de desenvolvimento do SliTaz, aquela distro de 30 MB Kernel: Linux 3.0 lanado sem muito alarde Publicado beta do Opera 11.50, com suporte a extenses no Speed Dial Nvidia demonstra chip 'Kal-El' quad-core, voltado a tablets SanDisk lana novos SSDs para smartphones, tablets e notebooks ARM espera ter 50% do mercado de PCs portteis em 2015 30/05 Resumo do dia Android Market: diversos emuladores so removidos pelo Google

O primeiro passo criar um projeto web, tarefa bastante simples, onde teremos um ambiente web, agregando as bibliotecas necessrias para a conexo com o banco de dados. Neste caso foi adicionado o JAX-WS 2.1 para a construo do web service, ojdbc5.jar e classes15.jar para a conexo ao banco de dados Oracle como mostrado na figura 1. Como servidor de aplicao foi utilizado o GlassFish v2, que um servidor bastante completo e utilizado pelos desenvolvedores, onde a sua funo disponibilizar as aplicaes para web. O banco de dados Oracle um servidor bastante robusto e muito utilizado em pequenas, mdias e grandes empresas no mundo todo, e nos proporciona uma grande quantidade de opies para desenvolver aplicativos dos mais variados. Mas quando se fala em Java, no importa o banco de dados, principalmente quando desenvolvemos um web service, ou seja, possivel desenvolver um acesso ao banco de dados de qualquer modelo, a grande diferena est na confiabilidade e desempenho do Oracle.

Figura 1: Ambiente web e bibliotecas JAX-WS 2.1, classes15.jar e ojdbc5.jar Com o ambiente web pronto e as devidas bibliotecas adicionadas, o prximo passo adicionar uma classe de entidade de banco de dados, que neste caso a classe Estado, que representa a tabela do banco de dados conforme mostrado na figura 2. O netbeans facilita bastante o desenvolvimento, pois oferece a opio de adicionar as entidades tudo de forma visual, facil e rpida, e isso faz com que a produo do software seja bastante rpida.

Notcias do ms de Junho de 2011


Artigos Tutoriais Livros Dicas Anlises Pesquisar

Livros

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 2 of 6

Compre o seu. Livro atualizado!

Figura 2: Classe Estado A Classe DaoEstado, faz a conexo com o banco no momento da consulta, usando o driver ojdbc5.jar. Este driver pode ser baixado direto do site da Oracle, uma vez que a Oracle est direcionando todas as suas ferramentas para o mundo do Java.

Figura 3: Classe DaoEstado conectando com o banco de dados Na figura 4, mostrado o cdigo do web service, retornando a lista de estados cadastrados no banco de dados. A consulta da lista de estados feita atravs da classe DaoEstado que est conectando no banco Oracle, ou seja o codigo do web service pegueno uma vez que o servio fica para a classe DaoEstado.

Figura 4: Cdigo do servio web Aps a criao do web service, podemos testar a aplicao no Netbeans, clicando com o boto direito do mouse sobre o servio Oracle e clicando em testar web service. Aparecer a tela de teste montrando o boto getListEstado, onde uma vez clicado, mostrado a tela de retorno do teste conforme mostrado na figura 5, mostrando todos os estados cadastrados.

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 3 of 6

Figura 5: Resultado do Teste do Web Service

3. Criando o Projeto Movel

Para acessar o web service atravs do celular, foi criado um projeto mvel chamado ConsumidorMovel, e dentro dele foi adicionado um form com os comandos ok e exit conforme figura 6. O ambiente de desenvolvimento visual para j2me no Netbeans bastante intuitivo e dispe de todas os recursos necessrios para a criao de todas as aplicaes possiveis. Mas para fazer a conexo, preciso de um cliente mvel para acesso web service onde ser configurado o endereo de url do web service, como se fosse um navegador normal, a diferena que o endereo j fica programado.

Figura 6: Ambiente de fluxo Aps a conexo criada foi criado o MiDlet Visual chamado de ConsumidorVisual, onde vamos chamar e mostrar as informaes do banco de dados. Ento a aplicao mvel tem um cliente tambm mvel para conectar no web service atravz da internet, e um MiDlet para consultar e mostrar as informaes na tela. Na figura 7 possvel visualizar o cdigo com o mtodo para mostrar as informaes do banco de dados na tela, s lembrando que neste projeto os dados sero mostrados no prprio console do Netbeans, pois o objetivo observar que tem como conectar o celular com o banco de dados Oracle.

Figura 7: Cdigo onde imprimi o resultado no console do Netbeans Quando o projeto executado o cliente mvel conecta no servio web e pergunta se realmente queremos conectar, claro que a resposta sim, conforme figura 8, depois a aplicao pedir mais uma confirmao e os dados sero mostrados .

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 4 of 6

Figura 8: Selecionando yes para confirmar conexo Pronto, misso concluida, ao confirmar a conexo a aplicao pede mais uma confirmao, e caso confirmado, o celular consulta o banco e mostra o resultado, que neste caso est sendo mostrado na console do Netbeans. Para mostrar na tela do celular ainda falta alguns passos, mas no o objetivo dessa dica.

Figura 9: Mostrando os estados na console do Netbeans

4. Metodologia

Para este trabalho foi realizado vrias pesquisas na internet e livros, pois no se trata de uma tecnologia, mas vrias tecnologias unidas, afinal poucos profissionais trabalham com tais ambientes. O prximo passo foi aplicar a teoria na prtica, fazendo testes e ajustes acompanhando os materiais pesquisados at atingir o produto final.

5. Concluso

Os dispositivos mveis tem contribuido muito para o conforto das pessoas, fornecendo mobilidade e rapidez nas tarefas do dia a dia, e acessar um banco de dados atravs do celulara proporciona maior controle das informaes de pessoas estratgicas dentro de uma empresa, como diretores e gerentes, principalmente aqueles que tem pavor de computadores. Ento o celular poder disponibilizar a informao de uma maneira prtica e simples.

Referncias
Gomes, Everton Barbosa Dante explica Java 2 v 1.4, Editora Cincia Moderna Michael Abbey, Michael J. Corey; trad. Joo Eduardo Nbrega Tortello. Oracle Guia do Usurio, MAKRON Books do Brasil Editora Ltda. Javafree.org http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=4 Netbeans.org http://www.netbeans.org/kb/60/websvc/jax-ws_pt_BR.html

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 5 of 6

Leandro Gontijo dos Santos - Universidade Paranaense (Unipar). Paranava PR - Brasil leandrogontijo at yahoo.com.br Comente: http://www.hardware.com.br/comunidade/service-web/928228/

Por Leandro Gontijo dos Santos. Revisado 4 de dezembro de 2008 s 11h57

1 comentrio

Comentrios
Fazer novo comentrio

Meu WS no conecta no banco de dados


por Andr Thiago (annimo) em 15 de novembro de 2010 s 12h44 Ol,

Responder

eu no consigo conectar o meu WS feito com a implementao JAX-WS, GlassFish v3, PostGre 8.4 e a IDE NetBeans 6.8; O erro retornado o seguinte: Service invocation threw an exception with message : null; Refer to the server log for more details Exceptions details : java.lang.reflect.InvocationTargetException No teste que estou realizando tenho 2 classes Produto e TesteCompra; Em Produto eu crio os get e set de descricao, marca e quantidade; Em TesteCompra eu crio o WS que est implementado da seguinte maneira: @WebService() public class TesteCompraWs { Produto produto ; /** * Operao de servio web */ @WebMethod(operationName = "adicionaProduto") public void adicionaProduto(@WebParam(name = "descricao") String descricao, @WebParam(name = "marca") String marca, @WebParam(name = "quantidade") String quantidade) { //TODO write your implementation code here: java.sql.Connection con; try { //carregando Driver Class.forName("org.postgresql.Driver"); con = java.sql.DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://" + "localhost:5432/COMERCIO", "postgres", "postgre"); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); throw new java.lang.RuntimeException("erro ao Conectar"); } //Inserir Dados String comando =( "insert into Produto(descricao,marca,qnde)" + " " + "values" +"('" + produto.getDescricao()+ "','" + produto.getMarca() + "'," + "'" + produto.getQuantidade()+ "')"); System.out.println(comando); try { java.sql.Statement stmt = con.createStatement(); stmt.executeUpdate(comando); stmt.close(); con.close(); } catch (java.sql.SQLException e) { throw new java.lang.RuntimeException(e.getMessage()); } //Fecha a Conexo try { con.close(); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); throw new java.lang.RuntimeException("ERRO!A conexo ser fechada"); } } } Cara, por favor se puder me ajudar!

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Web Service: acessando o banco de dados pelo celular - Dicas

Page 6 of 6

flws

Destaques
Guia do Hardware agora Hardware.com.br Segurana em redes Wireless Uma breve anlise do Ubuntu 11.04 Drives de disquetes Kernel: Linux 3.0 lanado sem muito alarde Removendo vrus e spywares do Windows, na raa Monitorando o trfego com o ntop Hackeando as senhas no Windows XP Redes: Uma introduo Smartphones: UMTS (3GSM) Distribuies minimalistas: Puppy Linux Hardware II, o Guia Definitivo Siga-nos: RSS | Twitter | Facebook

Gostou do texto?
Veja nossos livros impressos: Smartphones | Linux | Hardware Redes | Servidores Linux ... ou encontre o que procura usando a busca:
Buscar

1999-2011 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.

Home Frum GdH RSS Equipe Topo

http://www.hardware.com.br/dicas/web-service.html

01/06/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen