Sie sind auf Seite 1von 7

Tcnicas de Design Grfico e Comunicao Visual

Professor Jhonny Ribeiro

Conceitos Bsicos

INTRODUO Sem entrar no mrito de uma definio exata, pode-se dizer que todo design grfico tem como objetivo a sua reproduo e, para tanto, necessita de um projeto. O profissional responsvel pela sua execuo chama-se designer grfico. Por exemplo: o designer elabora um cartaz tendo em vista a sua impresso e conseqente divulgao de um produto ou um evento qualquer. A considerao dos termos design e designer, que poderiam ser "traduzidos" para desenho e desenhista, atendem a uma tendncia internacional para diferenciar essa atividade projetual, evitando-se conotaes errneas. Entretanto, do ponto de vista da atuao profissional e do ensino do design grfico no Brasil, utiliza-se tambm os termos programao visual e programador visual. HISTRICO Desde a poca antes de Cristo, os chineses utilizavam a xilogravura para as suas reprodues. Os textos e ilustraes eram gravados em relevo em pranchas de madeira que recebiam a tinta, sendo depois prensadas sobre uma folha de papel ou pergaminho.Para a civilizao ocidental, a tcnica de imprimir teve incio na Europa no sc. XV. Em 1450, o alemo Johann Gutenberg inventou a imprensa (tipografia) com os caracteres mveis de madeira. As letras, depois de servirem para composio e impresso de uma pgina, eram aproveitadas para a confeco de vrias outras. No era uma novidade pois, em 1041 d.C., os chineses j empregavam tal processo, utilizando porcelana, bronze ou bambu.. Entretanto, foi considerado o maior invento daquele sculo, contribuindo para elevar o nvel intelectual da humanidade. Seu primeiro trabalho foi uma Bblia, escrita em latim, com 1.282 pginas. Tambm conhecida como "Bblia de quarenta e duas linhas", foi composta em duas colunas com quarenta e duas linhas cada uma, com caracteres no estilo gtico. Entre as cpias ainda conservadas, existe uma na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Naquela poca, a reproduo de livros era manuscrita, executada por monges copistas. Era um trabalho demorado. O desejo de produzir depressa e aumentar os lucros acabavam tornando a escrita pouco legvel.

A evoluo das artes grficas sempre foi constante porm, nas ltimas dcadas, tem acontecido de uma forma bastante acelerada. A Revoluo Industrial do sculo XIX favoreceu a sofisticao das tcnicas de impresso e da produo de papis, tornando mais criativos os trabalhos profissionais que utilizavam texto e ilustrao. Desta dinmica, surge o termo design grfico, como conhecemos hoje em dia.O ensino do design se consolidou em 1919, com a fundao da Bauhaus, em Weimar, na Alemanha. No Brasil, foi introduzido na dcada de 60 com a implantao da Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI, em 1963, no antigo Estado da Guanabara. Em 1975 foi incorporada Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. a primeira Escola de Design da Amrica Latina, inspirada na Hochschule fr Gestaltung, de Ulm, na Alemanha. Artes grficas Conjunto dos processos e das atividades subsidirias, que visam reproduzir, em qualquer nmero de cpias, escritos e imagens. Design Termo que tambm se refere a design industrial; no Brasil, nos meios acadmicos, chamado de Projeto do Produto (trata do projeto de produtos que sero industrializados). Impresso Arte ou processo de reproduzir pela presso, em materiais diversos. Tipografia Arte de produzir textos em tipos, isto , caracteres; arte de compor e imprimir tipos.

COMUNICAO VISUAL Comunicar consiste em enviar uma mensagem a algum ou a um grupo de pessoas. So quatro os elementos bsicos da comunicao: O comunicador (quem?) A mensagem (o qu?) O meio (como?) O pblico (a quem? Ou pra quem?).

Os meios de comunicao compreendem duas linguagens: a verbal (palavra escrita e palavra oral) e a no verbal (mmica, visual e auditiva). Na comunicao visual, expressamos e recebemos as mensagens em diferentes nveis de informaes, que vo do intencional ao casual. Por exemplo, um sinal de trnsito, que orienta motoristas e pedestres (intencional) ou uma nuvem escura, que transmite sinal de chuva (casual). PROGRAMAO VISUAL Enquanto atividade profissional, tem por objetivo transmitir informaes ordenadas, facilitando o entendimento e a utilizao das diferentes mensagens visuais e seus respectivos pblicos. Entre outras, as principais reas de atuao do programador visual so: Design de exposies Planeja e organiza apresentao de produtos bi ou tridimensionais. Montagens de estandes, tendo em vista as questes relativas ergonomia informacional. Design promocional a representao de produtos ou servios nos pontos de venda, ou no. Cartazetes, displays, backlights, frontlights, banners, etc. Embalagem e rtulo A funo da embalagem conservar, proteger, transportar e apresentar o produto. Seu projeto requer grafismos e cores especficas. Por exemplo, na embalagem de alimento que deve ser consumido quente, usa-se cores quentes (vermelho, amarelo, laranja e derivadas); em alimentos frios, cores frias (azul, verde, violeta e derivadas). Marca do produto, ilustrao, etc. Identidade Visual Conjunto de elementos grficos que definem a caracterstica visual de um produto ou instituio. Smbolo, logotipo, alfabeto / tipologia, cor (es) institucional (is) e assinatura visual. Quando for de uma empresa chama-se Identidade Corporativa; os elementos so aplicados em impressos, uniformes, viaturas, instalaes etc. Manual de identidade visual. Ilustrao Expresso grfica de um ttulo ou texto. Em geral, um desenho, tambm podendo ser uma foto, uma montagem etc.

Multimdia eletrnica Desenvolve programas educativos, jogos etc. em parceria com profissionais de informtica. Projeto grfico Capas de Cd, de vdeo, folders, convites, calendrios, selos, cartes comerciais, cartazes

Projeto grfico editorial Compreende projetos de livros, revistas, jornais e publicaes afins. Um projeto grfico passa por trs fases de criao: 1. Rough - a idia colocada no papel; o rascunho. 2. Layout - o rascunho bem acabado, j com a idia da arte-final. 3. Arte-final - o material pronto para ir para fotolito. Sinalizao Placas que orientam o pblico interna e/ou externamente na circulao em um determinado espao fsico. Alfabeto / tipologia, esquema cromtico, pictograma etc. Televiso Desenvolvimento de vinhetas e participao no projeto de cenrios. Web design Trata do projeto de desenvolvimento de sites, home-pages, portais etc., tambm em parceria com profissionais de informtica. Estas atividades esto assim classificadas, apenas para efeito de compreenso. Muitas delas so relacionadas entre si e podem pertencer a diferentes "grupos". Por exemplo, um pictograma, listado em Sinalizao, poderia estar em Identidade Visual. No existe design sem projeto. Um projeto de Programao Visual a resoluo de um problema de comunicao visual e, como qualquer tarefa a ser executada, deve obedecer a uma seqncia de etapas, a uma metodologia.

METODOLOGIA 1. Objetivos. O que se pretende com o projeto, qual a sua finalidade? 2. Fases. 2.1. De Anlise. Levantamento de dados. Sntese. 2.2. De Desenvolvimento. Gerao de alternativas. Seleo. Apresentao. 2.3. De Preparao para Produo. Detalhamento. 2.4. De Implantao. Reproduo grfica.

Exemplo:
Qual o procedimento no desenvolvimento de um cartaz para lanamento de um filme? 1. 2. 3. 4. 5. 6. Assistir ao Filme. Procurar imagens que representem o seu contedo. Apresentar diversas opes de um esboo (rough) Definir a mais significativa. Desenvolver o layout (organizar os elementos bsicos) Criar Ilustraes, textos e etc.

As demais fases objetivam a reproduo do projeto que compreendem desde a preparao da arte final at a impresso.

Assinatura visual a combinao do smbolo com o logotipo. Backlight Painel luminoso utilizado para divulgao de marcas, produtos ou eventos. Frontlight, tipo semelhante. Banner Faixa promocional de um produto ou evento. Cartazete Cartaz pequeno Display uma pea promocional utilizada no ponto de venda de um produto; um expositor, um lembrete ao consumidor. Ergonomia informacional Ergonomia estuda a relao entre o homem e seu ambiente de trabalho. O termo "informacional" relaciona-se s questes da comunicao visual. Exemplo: Definir o tamanho e tipos de letras para que sejam legveis a uma determinada distncia. Folder Folha impressa, em geral, na frente e no verso, com uma ou mais dobras. Quando distribuda ou enviada, chama-se mala-direta. Logotipo a representao grfica de uma marca (nome prprio de um produto) feita atravs de um mesmo tipo de letras. Tambm pode ser constitudo por um grupo de letras, que definem as iniciais de uma empresa ou instituio. Manual de identidade visual o guia para implantao do projeto de identidade visual de uma empresa. Regulamenta todas as aplicaes dos elementos institucionais, para que haja uniformidade

Outdoor "Cartaz" de rua com a caracterstica de ser maior na horizontal. Pictograma ou glifo Smbolo que funciona como elemento de identificao de uma atividade, disciplina, etc. formado por uma figura estilizada (simplificada). Smbolo a imagem que representa ou substitui uma coisa. O seu significado fica assimilado pelo pblico com o tempo de uso. Enquanto marca comercial, pode ser abstrato ou figurativo, podendo estar ou no relacionado com o tipo de atividade que representa. Vinheta Apresenta chamadas dos elementos institucionais de uma rede de televiso ou aberturas de programas.

CONCLUSO O Designer grfico ou programador visual relaciona-se com outros profissionais de reas afins: grfica, fotolito, bureau de impresso, design industrial, arquitetura, informtica, propaganda e publicidade, cinema e vdeo. Na comunicao visual o contedo e a forma so os seus componentes bsicos. As tcnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expresso visual do contedo. O conhecimento dessas tcnicas fundamental para o desenvolvimento de um projeto de programao visual.

Um projeto fica definido a partir de formas, cores, texturas, tons e propores relativas, que definiro uma composio (a intenso do designer) que, com a prtica, pode utilizar-se de sua intuio. Mesmo com o advento dos poderosos softwares (programas) grficos, o computador deve ser utilizado como uma ferramenta de finalizao e nunca como meio de criao.

Das könnte Ihnen auch gefallen