Sie sind auf Seite 1von 19

Universidade Estadual do Oeste do Paran Centro de Engenharias e Cincia Exatas Curso: Engenharia Mecnica Disciplina: Qumica Geral

Produo do Alumnio

Trabalho preparado por: Leonardo Link Lucas Cesar F. Citon Maurcio Matos Rodrigues Rafael Coletti Thrun

Foz do Iguau 2012

SUMRIO

1. Introduo ............................................................................................................... 2 2. Objetivo Geral ......................................................................................................... 3 2.1 Objetivo Especfico ............................................................................................ 3 3. Fundamentao terica ........................................................................................... 4 3.1 Eletrlise ........................................................................................................... 4 3.2 Bauxita .............................................................................................................. 5 3.3 Alumnio ............................................................................................................ 6 3.4 Alumnio no Brasil ............................................................................................. 8 4. Processo Bayer ..................................................................................................... 10 4.1 Preparao da Bauxita .................................................................................... 10 4.2 Digesto .......................................................................................................... 10 4.3 Separao de resduos ................................................................................... 11 4.4 Precipitao .................................................................................................... 11 4.5 Calcinao ...................................................................................................... 12 5. Processo Hall-Hroult ........................................................................................... 12 6. Concluso ............................................................................................................. 17 7. Referncias Bibliogrficas ..................................................................................... 18

1. INTRODUO
O alumnio o material metlico mais abundante da crosta terrestre, porm no se encontra na forma isolada e sua obteno depende de processamentos para chegar ao seu estado metlico. A alumina ou xido de alumnio obtido pelo processo de Bayer do minrio de bauxita que um processo qumico conhecido como refinaria, onde o minrio transformado em alumina calcinada, que posteriormente ser utilizada no processo eletroltico como principal elemento para a produo do alumnio. A transformao da alumina em alumnio metlico conhecida como reduo, e realizado em cubas eletrolticas em altas temperaturas, esse processo foi desenvolvido e patenteado por Hall-Heroult em 1886. Na reduo, o alumnio se deposita no fundo da cuba, sendo extrado por suco para cadinhos que transferem o metal liquido a fundio para a obteno de alumnio primrio na forma de lingotes, vergalhes, placas e tarugos. Sua abundncia e suas propriedades fsicas e qumicas o conferem mltiplas aplicaes, principalmente em solues de engenharia. Mesmo com sua vida til bastante grande e ainda prolongada pelo baixo custo de sua reciclagem, o alumnio tem um alto custo, devido ao seu processo de produo por eletrlise que demanda elevada quantidade de energia e tambm aos subprodutos gerados que tem grandes impactos ambientais.

2. OBJETIVO GERAL
Elaborar um trabalho que descreva um processo de produo que envolva algum processo qumico em pelo menos uma de suas etapas de produo. 2.1 Objetivo Especfico Apresentar de forma clara e sucinta o processo de produo do alumnio contendo suas principais etapas desde sua obteno a partir do minrio de bauxita at sua transformao em metal primrio.

3. FUNDAMENTAO TERICA
3.1 Eletrlise

O mtodo atualmente utilizado para a obteno do alumnio o da eletrlise da alumina. A eletrlise um mtodo usado para a obteno de reaes de xidoreduo. Em solues eletrolticas o processo se baseia na passagem de uma corrente eltrica atravs de um sistema lquido que tenha ons presentes, gerando assim reaes qumicas. As reaes na eletrlise podem ocorrer de vrias maneiras, dependendo do estado fsico em que estiver a soluo que vai ser submetida reao. Eletrlise todo processo qumico no espontneo provocado por corrente eltrica. Substncias inicas possuem a capacidade de conduzir corrente eltrica quando esto em solues aquosas. A eletrlise provm dessa propriedade inica, ou seja, um processo que se baseia na descarga de ons, onde ocorre uma perda de carga por parte de ctions e nions. A eletrlise uma transformao artificial, pois provocada por um gerador, mas tem uma enorme importncia prtica. Ela tem grande utilizao em indstrias na obteno de vrios elementos qumicos. Por exemplo: Alumnio: eletrlise gnea de Al2O3(bauxita). Sdio: eletrlise gnea de NaCl (cloreto de sdio) fundido em um processo que ocorre a cerca de 800C. Soda custica (NaOH): eletrlise aquosa do NaCl (cloreto de sdio). Gs hidrognio: eletrlise aquosa do NaCl (cloreto de sdio). Cloro: eletrlise gnea do gs cloro (Cl2). Eletrlise gnea, que a utilizada para obteno do alumnio, a passagem da corrente eltrica em uma substncia inica no estado de fuso, diferente da eletrlise aquosa em que a passagem eltrica ocorre atravs de um lquido condutor, ocorre em altas temperaturas e na ausncia de gua. Nesse tipo de eletrlise o slido inico deve estar liquefeito por aquecimento (fuso), para os ons se deslocarem com mais facilidade at os eletrodos e a se descarregarem. Isso se explica porque no estado lquido os ons tm livre movimento. Podemos observar na figura (1), a eletrlise gnea para produo do alumnio.

Figura 1 Eletrlise gnea

3.2 Bauxita

A bauxita o principal minrio de alumnio. Esse minrio a principal fonte natural do alumnio, o terceiro elemento em abundncia na crosta terrestre, depois do oxignio e do silcio. Porm, o alumnio metlico s encontrado puro na natureza em circunstncias muito especficas e raras. O alumnio metlico precisa ser obtido a partir da alumina ou xido de alumnio, AlO. Para a bauxita ser economicamente aproveitvel, deve ter um contedo de alumina de pelo menos 30%. Alm disso, a bauxita pode ser marrom avermelhada, branca, marrom clara e amarela, dependendo do tipo e da concentrao dos xidos de ferro presentes. Ela tambm apresenta uma grande variedade de texturas, mas tipicamente tem um brilho entre fosco e terroso e pode parecer argila ou terra como podemos observar na figura (2).

Figura 2 Amostra de bauxita

A rocha bauxita compe-se de uma mistura impura de minerais de alumnio, os mais importantes so os xidos de alumnio hidratados, ou seja: xidos de alumnio com molculas de gua em suas formaes cristalinas. Os xidos de alumnio hidratado so o tri hidratos, gibbsita (AlO.3HO), e os mono hidratos, boemita e disporo (AlO.HO). Cada um desses minerais difere quanto estrutura cristalina e s propriedades, tornando-as mais ou menos preferveis durante o processo de extrao da alumina. A mais usada na produo a bauxita rica em gibbsita, j que ela pode ser refinada a temperaturas de digesto mais baixas do que outros tipos de minerais que contm alumina, sendo a mais rentvel. A bauxita classificada tipicamente de acordo com a aplicao comercial, como por exemplo, abrasivos, cimento, produtos qumicos, metalrgicos e material refratrio, entre outros.

3.3 Alumnio

O alumnio um elemento qumico de smbolo Al de nmero atmico 13. Na temperatura ambiente slido, sendo o elemento metlico mais abundante da crosta terrestre. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido fina camada de xidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar, como podemos observar na figura (3).

Figura 3 Amostra de alumnio

Tem uma grande aplicao no cenrio mundial devido as suas timas propriedades ou caractersticas. No entanto, a nica limitao est no seu processo

de fabricao que consome uma enorme quantidade de energia. Essas principais caractersticas so: leveza, excelente condutividade trmica e eltrica, resistncia corroso atmosfrica, alta ductilidade, no ferromagntico, no txico, altamente reciclvel. Apesar de a resistncia mecnica ser baixa, para o alumnio puro, podem realizar-se tratamentos ou adicionar elementos de liga para aumentar essa resistncia, assim garantindo uma maior aplicabilidade na indstria. Outra limitao na aplicabilidade das ligas de alumnio est no seu baixo ponto de fuso (660 C). Devido sua leveza, as ligas de alumnio esto sendo muito utilizadas nas indstrias de transportes. Isto ocorre porque a diminuio do peso acarreta um menor consumo de combustvel. Fora isso, gera um menor desgaste e uma maior eficincia e capacidade de carga. A sua tima condutividade eltrica, o alumnio tem uma grande utilizao na indstria de fabricao de fios e cabos. Alm do mais, sua relao pesocondutividade muito melhor que vrios outros materiais, por exemplo, pode conduzir quase a mesma corrente eltrica que o cobre sendo duas vezes mais leve e consequentemente mais econmico. Alm disso, por no ser ferromagntico tornalhe muito mais aplicvel. Por causa de sua camada protetora (pelcula de xido de alumnio), ele possui uma elevada resistncia corroso. Dessa forma, ele capaz de conservar e facilitar a manuteno de vrios objetos como, portas, janelas, revestimentos e em partes de equipamentos. Essa pelcula tambm um fator primordial na conservao de alimentos, pois ela impede a contaminao, ou seja, garante uma melhor higienizao do produto. O alumnio e suas ligas possuem uma boa trabalhabilidade, ou seja, podem ser trabalhados por quaisquer tipos de processos desenvolvidos para os materiais, como fundido, extrudado, laminado, forjado, estampado e muitos outros. Fora isso, ele pode ser pintado, assim permitindo acabamentos que no somente valem pelo aspecto esttico, mas tambm aumenta a sua resistncia natural corroso, que j muito alta. Outra caracterstica que lhe garante um destaque na economia global sua disponibilidade. Ele o metal mais abundante na natureza e foram feitos muitos investimentos ao longo desse ultimo sculo para ampliar a sua produo e incentivar a reciclagem. O consumo mundial chega a cerca de 28 milhes de toneladas por

ano e a produo chega a 21 milhes de toneladas, essa diferena justamente suprida pela reciclagem. Como foi dito anteriormente, o alumnio um metal altamente reciclvel. Ele no perde suas caractersticas por causa da reciclagem. Essa medida, alm de poupar o meio ambiente, a reciclagem utiliza apenas 5% da energia necessria para a produo do metal primrio. Ela tambm cria uma atividade econmica adicional que resulta em empregos, renda e impostos. O Brasil o lder mundial na reciclagem de latinhas com um alto ndice (maior 90%). Fora todas essas caractersticas ditas anteriormente, o alumnio tem uma aparncia naturalmente agradvel e moderna. um material que no se deteriora com a ao do tempo mantendo sempre seu aspecto natural. Dessa forma, acaba sendo um atrativo para vrios setores da economia.

3.4 Alumnio no Brasil

No Brasil, a indstria do alumnio foi fundada em 1917 (CPAA Companhia de Paulista de Artefatos de Alumnio). Ela iniciou a fabricao de placas fundidas para automveis e toda sua matria-prima era importada. A produo de alumnio no Brasil deu-se pela perseverana de alguns empresrios, contudo essa produo era insuficiente para a demanda do mercado. As duas primeiras empresas que tentaram implantar essa produo foram a Elquisa (Eletro Qumica Brasileira S/A) e CBA (Companhia Brasileira de Alumnio). A CBA foi uma das nicas empresas pioneiras que permaneceu at hoje. A produo no Brasil em escala industrial somente comeou durante a 2 Guerra Mundial, mais precisamente em 1944, onde houve uma grande demanda do mercado externo proporcionado pela prpria guerra. Tal fato consolidou a indstria no pas que tinha comeado definidamente em 1938 com a produo do metal em Ouro Preto, tudo apoiado pelo governo de Getlio Vargas. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posio no ranking mundial de reserva de bauxita, perdendo apenas para Austrlia e para a Guin. Esta reserva caracteriza-se tanto por ser de grau metalrgico (produo da alumina), cerca de 84%, e de grau no-metalrgico (cerca de 17%), usado para a produo de

cimento, abrasivos e refratrios (indstria qumica). Essa reserva est localizada principalmente na Regio Norte do pas (Estado do Par), mas tambm pode ser encontrado nas Regies Sudeste e Nordeste. Entretanto, quando se fala em reciclagem de latas de alumnio o Brasil vira referncia mundial com um ndice de 96,5% de reciclagem, em segundo lugar encontra-se o Japo com 92,7% seguido pela Argentina com um ndice de 90,5%. Dados so referentes ao ano de 2007 (segundo Associao Brasileira do Alumnio). Podemos observar latas de alumnio prontas para reciclagem na figura (4).

Figura 4 Latas de alumnio para reciclagem.

A indstria do alumnio uma das que mais empregam (direta ou indiretamente), e ela vem experimentando um grande crescimento, isso se deve ao avano tecnolgico desenvolvido no mundo todo, pois cada vez mais, os pesquisadores tm descoberto novas utilidades para ligas de alumnio, ento a indstria do alumnio tem tudo para crescer ainda mais no mercado brasileiro e mundial.

10

4. PROCESSO BAYER
4.1 Preparao da Bauxita

A bauxita triturada no moinho de barras, juntamente com NaOH (hidrxido de sdio) aps esse processo ela ser pr-aquecida formando uma pasta aguada que ser levada aos digestores. No final dessa etapa existe um filtro para reter a impurezas, como razes. Por fim, a pasta moda e com a granulometria ideal estocada em tanques especficos, nos quais permanecem em homogeneizao pela ao de bombas e ps rotativas.

4.2 Digesto

A digesto tem como objetivo principal, dissolver o xido de alumnio da bauxita e reduzir o teor de slica, para garantir pureza adequada aos produtos finais. Na pasta aquosa que vem da etapa anterior adicionado mais uma soluo em gua de 50% de NaOH. Os xidos de alumnio, que so anfteros, reagem com o NaOH formando gua e aluminato de sdio. A soda custica alm de dissolver os xidos de alumnio, tambm dissolve slica contida no concentrado de bauxita. A slica ocorre de duas formas, slica reativa (caulinita) e quartzo. A caulinita prontamente atacada pela soda custica formando silicato de sdio (NaSiO) que logo aps reagir com a soluo de aluminato de sdio para formar um composto insolvel denominado slico aluminato de sdio. A adio de cal (CaO) facilita a precipitao completa da slica dissolvida, por meio da formao do silicato de clcio (CaSiO), que insolvel. O quartzo no se dissolve facilmente na soluo de soda custica, nos processos a baixas temperaturas. Todavia, nas operaes com temperaturas elevadas, ele se dissolve com facilidade. Essas condies so exigidas pelo processo Bayer, para dissoluo de bauxitas com elevadas concentraes de boehmita. Temperatura e presso so fatores que sempre variam, principalmente com a composio do minrio. A presso varia entre 4 e 8 atm e a temperatura entre 100 e 250C

11

4.3 Separao de resduos

Essa etapa realizada em duas fases: espessamento e filtrao. Na primeira etapa, a mistura bombeada para o espaador, onde so adicionados floculantes, que so substncias responsveis por fazer com que partculas slidas suspensas na soluo se agrupem em flocos e precipitem. O espaador um sistema de separao slido-lquido com duas sadas chamadas overflow e underflow. A sada overflow ocorre por transbordamento e por onde sai o chamado licor verde, que contm basicamente NaAlO, gua e algumas poucas impurezas. O underflow uma sada de sub fluxo por onde sai o resduo de bauxita com alta concentrao de slidos. Na segunda fase da separao de resduos, o licor filtrado por meio de filtros e prensa, onde o licor forado a passar pelos filtros, para eliminar a maioria das impurezas. A juno dos resduos dos filtros com os do underflow formam o que se chama de lama vermelha.

4.4 Precipitao O licor obtido da fase de digesto, rico em aluminato de sdio (NaAlO ) e livre de slidos, deve ser reconvertido em hidrxido de alumnio. Para que isso ocorra, obviamente, necessria uma reao inversa digesto. Inicialmente, necessria a reduo da temperatura do licor para aproximadamente 83C. Em seguida, a soluo de (NaAlO) na fase lquida recebe uma pequena quantidade de sementes que atuaro como agentes nucleantes. Essas sementes so cristais de alumina, que servem para estimular a precipitao, facilitando a nucleao e o crescimento dos cristais de alumina. Essa reao mostra que o aluminato de sdio, na presena de gua, forma novamente o xido de alumnio e o hidrxido de sdio. Portanto, a precipitao representa uma das fases mais importantes do processo Bayer pelo fato de que a qualidade obtida pelo hidrato resultar na boa qualidade final da alumina.

12

4.5 Calcinao

A calcinao a ltima etapa da obteno do xido de alumnio, (AlO) alumina. Nessa etapa, o (AlO) e o (3HO) so aquecidos a uma temperatura de cerca de 1000C para fazer com a gua evapore, ou seja, para desidratar os cristais, formando a alumina pura, de aspecto arenoso e branco. Aps a desidratao, ocorre a formao de xido de alumnio e vapor dgua. Podemos observar na figura (5), todas as etapas do processo Bayer.

Figura 5 Etapas do processo Bayer.

5. PROCESSO HALL-HROULT
A alumina proveniente do Processo Bayer ainda no o produto final da operao. Ela passa por um processo chamado Eletrlise em Banho de Sais Fundidos, Eletrlise gnea ou Processo Hall-Hroult (sobrenome dos cientistas que desenvolveram independentemente esse processo), no qual h a separao de oxignio do xido de alumnio, formando o alumnio metlico, Al.

13

A eletrlise gnea da alumina ocorre na cuba eletroltica, que possui aquecedores que elevam a temperatura da alumina at ela entrar em fuso. O processo de eletrlise, para que ocorra, necessita de ons livres para possibilitar a passagem de corrente eltrica, por isso a substncia tem de estar em ponto de fuso. H outro tipo de eletrlise que ocorre em meio aquoso, o que tambm possibilita a formao de ons, mas no o caso do alumnio, pois se fosse aquosa, o hidrognio eletrolisaria ao invs do alumnio. Como o ponto de fuso da alumina, AlO3(s), muito alto, aproximadamente 2060 C, necessrio o uso de um fundente para permitir que a eletrlise ocorra a uma temperatura mais baixa. Esse fundente a criolita, NaAlF, que reduz o ponto de fuso do alumnio a 950 C. Isso faz com que haja um menor gasto de energia no processo. Na cuba eletroltica, h os nodos e os ctodos, que so estruturas por onde passa o circuito eltrico. Anodos so hastes de carbono que funcionam como polo positivo e, por isso, atrai os nions (de carga negativa) que descarregam os eltrons excedentes. Esses eltrons so direcionados ao ctodo, que, no caso, um revestimento da parede da cuba feita tambm de carbono, que funciona como polo negativo, para onde so atrados os ctions (de carga negativa), que recebem os eltrons que vieram dos nions e tornam-se neutros. Todo esse processo bombeado pelos geradores. Os nodos dessa cuba so chamados consumve is, porque participam da reao e desgastam-se. O sdio da criolita no eletrolisado e no se mistura com o alumnio metlico do final do processo por causa do seu potencial de reduo (tendncia que possui a se reduzir), que menor que o do alumnio. Por causa disso, o alumnio reduz-se, enquanto o sdio fica na soluo. O mesmo ocorre com flor e oxignio, esse possui maior potencial de oxidao que aquele. Por isso, nem o sdio, nem o flor so produtos do processo. A mistura de alumina e criolita fundem-se a uma temperatura de aproximadamente 950C e os ons Al e O ficam livres da organizao mantida no cristal.

2 AlO(l) 4 Al(l) + 6 O(g)

14

No nodo ocorre a oxidao do oxignio e a reao com o carbono, formando o gs carbnico, CO.

6 O(g) 12 e + 3 O(g)

3 O(g) + 3 C(s) 3 CO(g)

O ction de alumnio dirige-se ao ctodo e recebe os eltrons provenientes do oxignio, tornando-se alumnio metlico. Como ele mais denso que a mistura de alumina e criolita, ele vai se acumulando na forma lquida, no fundo inclinado do recipiente, onde punado periodicamente.

4 Al(l) + 12 e 4 Al(l)

A equao global desse processo de eletrlise ser ento: Dissociao: 2 AlO(l) 4 Al(l) + 6 O(g) Reao catdica: 4 Al(l) + 12 e 4 Al(l) Reao andica: 6 O(g) 12 e + 3 O(g) Combusto do nodo: 3 O(g) + 3C(s) 3 CO(g) Reao global da eletrlise: 2 AlO(l) + 3 C(s) 4 Al(l) + 3 CO(g)

Na prtica, o alumnio depositado no ctodo com eficincia fardica de 8590%. A perda na eficincia deve-se, principalmente, reoxidao do alumnio depositado no ctodo, pela ao do CO gerado no nodo segundo a reao a seguir: 2 Al(s) + 3 CO(g) AlO(l) + 3 CO(g)

15

A demanda de energia eltrica para produo de alumnio significativamente elevada. Em 1940, a indstria consumia cerca de 24.0 kWh por tonelada de alumnio produzido. Atualmente, esse valor caiu para 13.0 kWh por tonelada. Todavia, ainda se atribui ao processo o nus de ser aquele que mais demanda energia entre todos os processos metalrgicos. Esses argumentos justificam a localizao das unidades industriais para produo de alumnio metlico prximo s hidreltricas, s minas de carvo, ou mesmo em pases onde h energia eltrica com abundncia e baixo custo.

No processo Hall-Hroult, os ctodos so de Carbono pelos seguintes motivos:

1. O catodo o recipiente que contm banho e metal lquido, que esto em temperaturas da ordem de 1000C, portanto precisamos de um material que resista a altas temperaturas. 2. A corrente eltrica vai fluir atravs do catodo, portanto precisamos de um material que seja bom condutor de eletricidade. 3. O carbono a altas temperaturas um bom condutor de eletricidade, alm de resistir s altas temperaturas necessrias ao processo de reduo do Alumnio.

O monxido de carbono formado pela reao de reoxidao do Alumnio j formado, essa reoxidao responsvel pela maior parte das perdas de eficincia de corrente neste processo, que geralmente da ordem de 93 a 96%, para cubas pr-bake. Assim, no processo de reduo da Alumina, as duas equaes abaixo sempre ocorrem simultaneamente, sendo que a reoxidao ocorre na proporo das perdas de eficincia do processo, ou seja, de 4 a 7%.

2 AlO(l) + 3 C(s) 4 Al(l) + 3 CO(g) 2 Al(s) + 3 CO(g) AlO(l) + 3 CO(g).

16

Podemos observar o processo Hall-Hroult, na repetio da figura (1), logo abaixo:

Figura 1 Eletrlise gnea.

17

6. CONCLUSO
Os objetivos do trabalho foram alcanados, onde foi possvel observar a grande importncia de processos qumicos na gerao de uma importante matria prima do mundo moderno que o alumnio produzido a partir de processos complexos, como o Bayer e o Hall-Hroult, que demandam tempo, matria prima e muita energia. O alumnio utilizado em diferentes ramos da indstria, como a construo civil, indstria eltrica, de meios de transporte e utenslios em geral, entre outras mais, onde se tornou essencial para a vida do homem atual. Toda essa gama de funes se deve s suas caractersticas fsicas e qumicas como a resistncia corroso e a dureza, grande maleabilidade e ductilidade, leveza, capacidade de ser reciclvel, boa conduo do calor e eletricidade e durabilidade.

18

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise, acesso em 28 de novembro 2012. http://www.colegioweb.com.br/quimica/eletrolise-ignea.html, novembro 2012. acesso em 28 de

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio, acesso em 28 de novembro 2012. http://www.hydro.com/pt/Aluminio/A-Hydro-no-Brasil/Produtos/Sobre-o-aluminio/, acesso em 28 de novembro 2012. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/aluminio-ocorrencia-obtencaoindustrial-propriedades-e-utilizacao.htm, acesso em 28 de novembro 2012. http://www.alunorte.net, acesso em 28 de novembro 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen