Sie sind auf Seite 1von 15

CONTRATURNO: UM ESPAO DE DESAFIO PARA A EDUCAO DO FUTURO

KROLOW, Aderlei Correa Milech PUCPR adekrolow@hotmail.com CASTELEINS, Vera Lucia PUCPR veracastel@uol.com.br

Eixo Temtico: Polticas e prticas educativas: desafios da aprendizagem Agncia Financiadora: No contou com financiamento

Resumo Atualmente, propiciar um ensino de qualidade tem sido o grande desafio dos educadores, tarefa difcil, pois diante de inmeras idias e informaes os professores precisam adequar suas estratgias de ensino visando uma aprendizagem mais significativa. O estudo buscou verificar atravs do instrumento proposto neste trabalho como ocorre a qualidade da educao no contraturno, visto como um espao de desafio para a educao do futuro no ensino fundamental da escola pblica pesquisada. Compreendendo a questo de quais os benefcios que a Educao em Tempo Integral pode trazer no quesito ensino-aprendizagem, buscou-se, como objetivo, investigar a concepo de educao: de qualidade, holstica e de tempo integral, bem como apontar as atividades necessrias para ir ao encontro da educao holstica, despertando maior interesse no aluno em freqentar as aulas e ainda observar o desenvolvimento dos alunos e professores em cada uma das atividades realizadas no contraturno escolar e quanto aos espaos que favorecem melhores condies de trabalho. Em relao concepo de educao, buscou-se como respaldo terico o trabalho de autores como Ramos (1994), Oliveira (1995), Demo (2000), Yus (2002). Na seqncia, sob as idias e posies dos autores Fazenda (1994, 1998), Behrens (1999), Vasconcellos (2000), ressaltase o aspecto da integrao de contedos, viso holstica, bem como da transformao individual e cultural no ensino do educando e projetos. A pesquisa de natureza descritiva buscou captar os dados coletados mediante um questionrio aplicado ao professor no qual procurou-se avaliar quais so os procedimentos que o professor utiliza para subsidiar uma educao de qualidade no contraturno escolar. Nessa pesquisa verificou-se a importncia da relao professor-aluno num ambiente participativo, acolhedor, incentivador visando produo do conhecimento numa viso global do educando. Tambm, pode-se compreender a importncia para as melhores condies de trabalho, qualidade do espao e recursos oferecidos pela instituio de ensino propiciando uma estrutura favorvel a melhoria da educao dos alunos. dentro dessa abordagem qualitativa, que ao se referir qualidade de ensino ficou evidente que resulta de professor competente, com experincia na rea de atuao e aberto a novas tecnologias e conhecimento das necessidades do trabalho atualizado.

3858

Palavras-chave: Ensino. Qualidade. Contraturno.

Introduo O presente trabalho buscou investigar a questo de como oportunizar uma educao de qualidade aos alunos de contraturno dentro de um espao educativo que prepare os alunos para entender e se relacionar com a comunidade. Esse aspecto me chamou a ateno e a curiosidade. Passando a estudar o caso, acredito ter razes para defender a tese de que o contraturno pode ser um excelente meio no processo ensinoaprendizado, despertando assim maior interesse do aluno em freqentar as aulas. Nesse contexto, a educao precisa ser vista como um processo integral, evolutivo e contnuo, cabendo aos professores criar situaes de aprendizagem variadas em benefcio do aluno. Visto que a educao passa por constantes transformaes e j que um dos graves problemas da educao o pequeno tempo escolar, aliado criao de espaos e recursos oferecidos aos alunos. Situaes tais que propiciariam o dilogo e conseqentemente a aprendizagem dos alunos despertando maior interesse em freqentar as aulas proporcionando uma escola integrada, com espao de permanncia e que favorea qualidade do ensino dentro da mesma. Entende-se que a qualidade pode assumir vrias definies, gerando assim um novo olhar da aprendizagem na escola. Nas palavras de Demo (2000, p. 11), qualidade aponta para a dimenso da intensidade que tem a ver com profundidade, perfeio, principalmente com participao e criao. Est mais para o ser do que para o ter. Essas aprendizagens devem propiciar mltiplos recursos; usar as tecnologias para ensinar o conhecimento, o coletivo, o trabalho em grupo. Porm, a qualidade que se procura para a educao no definida apenas na introduo de novas tecnologias, equipamentos avanados, mas sim de transformaes, mudanas na rea da educao, ou seja, nas relaes humanas e nos servios oferecidos. E dessa forma que Oliveira (1997, p. 108) compreende que:

3859

a escola de qualidade est, portanto vinculada democratizao de acesso e permanncia de estudantes nas escolas e a autonomia de instituies de ensino, atravs do Projeto Poltico-Pedaggico, prtica docente, professores e comunidade escolar, mas que no pode estar desligada de investimentos pblicos, tanto em recursos materiais quanto em projeto para a formao continuada de professores.

De acordo com as questes levantadas neste projeto, a escola em tempo integral a alternativa da aprendizagem que visa complementao das oportunidades de aprendizagem, oferta de atividades educativas diversas, articuladas dentro do espao escolar quanto dos demais espaos pblicos, caracterizando um turno complementar para o ensino fundamental. Quanto educao holstica, tem uma viso do todo e das partes que compe esse todo, pois faz com que o aluno aprenda a aprender (cognitivo); Aprenda a fazer (produtivo); Aprenda a conviver (social) e aprenda a ser (pessoal). Assim, o autor Yus (2002, p. 21) compreende que: a educao holstica est interessada no crescimento de todas as potencialidades humanas: intelectual, emocional, social, fsica, artstica/esttica, criativa/intuitiva e espiritual. Ainda existe um desafio na educao dos alunos no contraturno escolar, o qual precisa de equilbrio e inovao, sair da reproduo do conhecimento e seguir para a produo do conhecimento que : construa, reflita, critique, produza, argumente, projete. Afinal, a sociedade est exigindo um novo profissional, ou seja, uma nova concepo de ensinar onde deve ser repensado o modo de ensinar e formar esses alunos. As pessoas sentem quando um ensino tem qualidade, buscam sempre por qualificao do corpo docente, pelas instalaes fsicas, equipamentos e parte diversificada. Sendo assim, a nova escola de qualidade precisa de novos espaos, de uma nova forma de pensar, de ensinar, onde ensinar tambm aprender, uma troca. Este trabalho propiciou o entendimento de quanto escola integral pode despertar maior interesse na criana em freqentar as aulas, descobrindo que alm da educao ou formao intelectual, poder ter uma vida mais saudvel interagindo com outros alunos, somando valores, aumentando seu rendimento fsico, intelectual e social, com isso despertando a vontade de estar envolvido ativamente na prtica educativa. Alm disso:

o desafio criar espaos que favoream novas relaes no interior da instituio escolar para que alunos, pais, funcionrios e professores tornem-se um coletivo capaz de construir uma escola onde os saberes estejam voltados para as aprendizagens do aluno e sua formao como cidado comprometido com a transformao da sociedade (OLIVEIRA, 1997, p. 146).

3860

Atravs da criao desses espaos e com a participao efetiva de todos que proporcionar ao educando uma educao de qualidade. Neste sentido, o perodo integral refere-se idia de uma formao mais completa, onde o aluno poder desenvolver mais o lado sensorial ou criativo. Porm, acredita-se que no contraturno possa trabalhar outras formas de aprendizagem que determina a competncia na vida dos alunos fora da sala de aula seja a partir de um curso, um tema especfico, discusses em grupo, numa aula passeio, projetos entre outras. Pois, cada aluno tem um potencial diferente, assim vai adquirindo habilidades com o tempo e durante o processo de aprendizagem. Para atender essas necessidades individuais de cada um necessrio um ambiente cooperativo, mais flexvel a novas descobertas e ao surgimento de novas idias, sendo indispensvel que o aluno seja bem orientado por professores preparados e com formao qualificada para atender a todas as transformaes que vem ocorrendo nesse novo milnio. Nesse sentido, papel da escola incentivar as aulas de contraturno e proporcionar condies para que isso acontea, fornecendo desde material de apoio, como instrumentos adequados at o espao fsico no qual o aluno realizar suas aulas. necessrio que a escola seja repensada como um espao pblico e de qualidade, formando pessoas capazes, que se tornem sujeitos e autores de seu aprendizado. Diante disso questiona-se: Quais os benefcios que a Educao em Tempo Integral pode trazer no quesito ensino aprendizagem? preciso acreditar que possvel alcanarmos uma vida melhor. Uma vida em que as boas relaes humanas estejam presentes. preciso compreender o que Ser Humano e que os valores e comportamentos propiciam o surgimento de uma sociedade democrtica em um futuro prximo e com uma escola fundamental de qualidade capaz de ensinar bem os seus alunos e de ajud-los a se tornarem crticos no meio em que vivem. E a escola um local privilegiado para praticarmos essas aes. Entretanto, necessrio ter timos profissionais na rea da educao para capacitar o educando e este desempenhar bem o seu papel perante a sociedade. Quando se busca qualidade, torna-se requisito bsico o conhecimento e a Educao em tempo integral exerce influncia no exerccio do educando de forma crtica e reflexiva para superar as dificuldades encontradas. Sabe-se que cabe grande parcela dessa responsabilidade aos professores, porm, para se atingir um ensino de qualidade necessrio romper com velhos paradigmas e transformar a instituio escolar.

3861

Com isso, os professores podem ajudar os alunos sabendo qual a atividade de preferncia de cada um e a partir da, criar um ambiente timo de aprendizagem para todos os alunos. Para Yus (2002, p. 1):

difcil encontrar em educao uma lei que no faa meno educao integral como meta primordial do sistema educacional de uma nao. Sem dvida se analisarmos o prembulo e as finalidades da lei da educao de qualquer pas, possvel notar que de maneira mais ou menos explcita o objetivo principal da educao do aprendiz o desenvolvimento pleno, a educao integral, a educao de todas as potencialidades.

De acordo com o autor e com as questes levantadas neste projeto, a escola em tempo integral a alternativa da aprendizagem que visa a complementao das oportunidades de aprendizagem, oferta de atividades educativas diversas, articuladas dentro do espao escolar quanto dos demais espaos pblicos, caracterizando um turno complementar para o ensino fundamental. Uma possibilidade de caminhar mais rpido para uma educao integral na escola e fora dela seria fazer parcerias com organizaes que representem os diversos segmentos da sociedade, incentivando para a permanncia e o sucesso de crianas e adolescentes nas escolas obtendo uma melhoria da qualidade de aprendizagem. Sendo assim, a articulao entre os vrios espaos de educao pode ser um fator importante para vencer o grande desafio do acesso, permanncia e sucesso de crianas e adolescentes nas escolas e para a melhoria da qualidade da aprendizagem. Com isso estar aproximando a criana da escola e diminuindo a evaso escolar. Este trabalho propiciou o entendimento de quanto escola integral pode despertar maior interesse na criana em freqentar as aulas, descobrindo que alm da educao ou formao intelectual, poder ter uma vida mais saudvel interagindo com outros alunos, somando valores, aumentando seu rendimento fsico, intelectual e social, com isso despertando a vontade de estar envolvido ativamente na prtica educativa. Concepo de Educao: O desafio para a educao de qualidade A educao hoje um tema capaz de gerar muitas discusses referindo-se ao sistema de ensino.

3862

Vivemos hoje uma poca em que devemos recuperar a educao, reajustar para melhor e nesse processo de transformao, busca promover pessoas criativas, que tem uma viso do todo, que exige tomada de riscos, capacidade de lidar com muitas idias ao mesmo tempo, capaz de renovar, modificar o indivduo como um todo. Isso implica mudana do aluno, na qualificao dos professores e uma meta de construir novos espaos sociais. Sendo assim, a escola de qualidade passa a necessitar de educadores e de sujeitos comprometidos com a sua construo. Em Ramos (1994, p. 41), o paradigma da qualidade total de educao gera um modelo com o seu conjunto de princpios, idias e prticas, a qual prope uma viso holstica, integrada e globalizada. Dentro desse contexto, este paradigma inovador visa tornar o aluno holstico um ser nico, mais completo e construtivo de suas prprias idias relacionando a teoria com a prtica de forma significativa. Atravs da criao desses espaos e com a participao efetiva de todos que proporcionar ao educando uma educao de qualidade. Para Ramos (1994, p. 202):

no ambiente da escola necessrio o trabalho em equipe onde as pessoas sentem-se contribuindo significativamente para imprimir os rumos dos acontecimentos. Ele proporciona fortes sentimentos de pertencer, facilita o relacionamento de pessoas mais ntimas, enseja divertimento, prazer e alegria na convivncia gostando de estar juntas.

Alm disso, o trabalho de equipe alm de desenvolver conhecimento, dilogo, interao, faz com que essa troca propicie a construo de um novo conhecimento. Esta proposta visa ampliar a jornada, com uma nova grade curricular, implicando um aumento do nmero de professores para o desenvolvimento de oficinas curriculares. Segundo Oliveira (1997, p. 114), A escola um espao educativo que tem a funo de tornar o educando sujeito e autor de seu aprendizado. Portanto um sujeito construtor de seus prprios conhecimentos. Pensar em qualidade importante quando as idias so transformadas em aes, assim como agregar novos valores a esse trabalho significa fazer diferente, ou seja, procurar atender

3863

o aluno agregando valor ao que ele deseja. Nesse sentido, indica que a oferta do produto, no caso a educao deve atender ou superar as exigncias do cliente, no caso o aluno. Ao colocar a qualidade como meta numa instituio, a tica e o respeito devem ser desenvolvidas pelas pessoas dentro desta como um dos fatores mais importantes. Como afirma Demo (2000, p. 147), qualidade est definitivamente ligada educao. Desta forma, so as pessoas com suas atitudes e seu bom desempenho que colaboram para a melhoria da qualidade de ensino, pois qualidade de ensino ter uma forte interao entre as diversas reas do conhecimento. Portanto, a qualidade um processo que no tem fim e sempre ter uma forte tendncia para mudar as coisas, no sentido de maior qualidade. Hoje, se quer uma nova cultura, a da qualidade como algo muito mais abrangente e permanente. Com isso, sempre haver uma corrida na busca da qualidade em educao e tambm quanto nas relaes entre professor e cursos, os quais fazem o trabalho do professor se tornar mais coletivo e interdependente. Isso quer dizer que nenhuma escola pode considerar-se boa, pois sempre poder existir um caminho melhor e o educador ter que enxergar de diversos ngulos, pois o diferencial da qualidade na educao est no adequar o instrumento correto ao momento certo (FAZENDA, 1994, p. 94). Entende-se que a qualidade e o seu desenvolvimento esto centrados nas pessoas, a qual dever ser adquirida com uma troca de comunicao entre todos. Educao Integral A educao integral traz em si a concepo de que o ser humano tem que se desenvolver por inteiro. E sem dvida uma meta primordial do sistema de uma nao, assim como o desenvolvimento pleno, a educao integral, a educao de todas as potencialidades. Para Ramos (1994, p. 85): o aluno ao entrar na escola traz consigo uma histria de vida e uma bagagem de conhecimentos, atitudes e habilidades. Ele tambm apresenta necessidades, interesses e expectativas em relao ao seu prprio processo educacional. Sendo assim, o aluno o produto de trabalho de todos os profissionais da escola, especialmente dos professores, e as famlias esperam que este aluno seja cada vez mais educado, responsvel e competente para atuar na sociedade.

3864

Conforme o autor Yus prope (2002, p. 8), a idia de educao integral que seja exclusivamente a de conhecimentos, habilidades e valores morais, deixando de lado outras potencialidades, talvez mais determinantes, como as emoes e a espiritualidade. E ainda em Yus (2002, p. 8), diariamente escutamos notcias terrveis que retrata a violncia nas ruas e dentro de casa e sobre as agresses ao meio ambiente. Logo, uma necessidade social e humana querer uma educao integral nas escolas. dentro destas dimenses humanas relevantes que devem ser refletidas e servir de inspirao para os professores que queiram dar coerncia para a sala de aula em turno complementar; pois um aluno que traz problemas de sua casa e fica quatro horas na escola s consegue adquirir um ensino bsico e no o de socializao. Porm, se fosse em turno complementar este aluno teria mais tempo para socializar-se, compartilhar experincias com outros colegas. Educao Holstica A educao holstica est interessada no crescimento de todas as potencialidades humanas: intelectual, emocional, social, fsica, artstica/esttica, criativa/intuitiva e espiritual. Da mesma forma, aceita a existncia de inteligncias mltiplas que precisam de processos educativos diferenciados (YUS, 2002, p. 21). Pode-se dizer que a educao est passando por um momento de transformao a qual deve ser baseada na diversidade, ou seja, propor atividades diferenciadas de acordo com a faixa etria de cada educando. Para Yus (2002, p. 16):

a educao holstica como um conjunto de vises da educao que procuram educar completamente a pessoa. Isso inclui estudos de vises interconectadas do mundo, tais como as de relaes corpo / mente, de inteligncias mltiplas, de anlises de conceitos de espiritualidades e de prtica em sala de aula, alm de estudos que abordam a partir de vises holsticas, as pessoas, as culturas, enfim, o mundo e o cosmos.

No entanto, s mais recentemente que a educao holstica adquire um corpo mais consistente, a ponto de ser visto como um novo paradigma educacional, uma viso de todo, da tecnologia, mas que vem sendo assumido e praticado por uma rede cada vez maior de educadores de todo o mundo. Professores, administradores, planejadores, psiclogos

3865

educacionais, entre outros. Esse potencial humano capaz de criar, inventar, planejar e compreender a construo do processo de aprendizagem. Para Yus (2002, p. 63), atender as diversas necessidades de todos os alunos pode ser mais fcil por meio de mudanas na escola, utilizando diferentes tipos de ensino, sendo que cada um aprende de uma forma, independente da idade. Nesse sentido, acredita-se que no contraturno escolar possam-se trabalhar outras formas de aprendizagem que determina a competncia na vida dos alunos fora da sala de aula seja a partir de um curso, um tema especfico, discusses em grupo, numa aula passeio, entre outras. De certo modo, faz sentido, pois se aprende de diferentes formas. Alguns aprendem melhor ouvindo, outros vendo ou tocando. Alguns se lembram de leituras, fotografias, datas, telefones, uns tem maior rendimento de manh, outros tarde, mas ningum consegue dominar tudo ao mesmo tempo. Para atender as necessidades individuais de cada um necessrio um modelo holstico e integrador no qual transforma o ensino educativo em uma perspectiva de educao prtica. E com esse ensino flexvel e centrado no aluno, propicia uma integrao de todo o conhecimento sobre a aprendizagem que ele ir formar ao longo do tempo. Paradgma Holstico Behrens Hoje, o professor busca alternativas de ensino para que supra as necessidades individuais, garantindo assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Em Behrens (1999, p. 69), esse paradigma inovador vem instigando cada vez mais os professores a buscarem uma prtica pedaggica funcional, que supera a reproduo e busca caminhos para a construo do conhecimento. Sendo assim, o professor precisa ter uma relao professor-aluno, trabalhando juntos em diversas situaes desafiadoras em que o aluno sinta vontade de pesquisar, investigar, refletir, construir algo novo que lhes de prazer em aprender. Dessa Forma, o ensino deve enriquecer ainda mais o aluno e possibilitar a sua evoluo, tornando-o um ser nico, completo e construtivo de suas prprias idias, de acordo com a sua realidade e seu nvel de ensino, priorizando os interesses por idade e respeitando os limites de cada um.

3866

Para atingir tais requisitos, o professor precisa considerar o aluno pelas suas inteligncias mltiplas e pelos dois lados do crebro, e este desafio instiga os professores a reconstrurem suas prticas educativas (BEHRENS, 1999, p. 72). Assim, compreende-se que o aluno ter uma viso geral estabelecendo uma conexo desenvolvendo desde a sua intuio, criatividade at a viso global, na linguagem, na lgica que mais racional e necessrio ao cidado. Conforme Behrens (1999, p. 77):

a educao holstica, global, busca reconstruir a viso de que o universo uma totalidade integrada na qual tudo est conectado. Nesse sentido a escola precisa promover o desenvolvimento do sentido da integrao e a responsabilidade consigo mesmo, com os demais e com o planeta em todas as suas dimenses.

Nesse contexto, atravs de uma educao holstica em que h uma inter-relao entre professor e aluno, onde trabalham juntos buscando por uma prtica mais crtica, reflexiva, criativa, com certeza resultar num ensino de melhor qualidade. Formao continuada dos professores Os educadores precisam estar preparados para enfrentar as transformaes sociais que esto ocorrendo nas instituies atualmente. Segundo Oliveira (1997, p. 25), Preparar-se para enfrentar essas transformaes implica uma mudana na formao do aluno, na qualificao dos professores e uma meta de construir novos espaos sociais, assumindo o seu verdadeiro papel de agente de mudana social. Desse modo, a formao continuada serve como um complemento formao inicial voltada para a mudana e atravs dessa qualificao profissional que surgem professores competentes, com uma nova viso reflexiva, crtica, criativa, ter uma formao, responsabilidade e prestar contas, tornando-os facilitadores de uma educao de qualidade. Para Fazenda (1994, p. 42):

3867

muitos educadores j falam na mudana, chegam at a vislumbrar a possibilidade dela, porm, conservam na sua forma prpria de educador, de ser pesquisador, de dar aulas que enquadra, que rotula, que modula, que cerceia e que limita. Poucos so os que se aventuram a viver alteridade, porque caro o preo que se paga pela mudana de ciclo.

Nesse sentido, o professor deve ser o condutor desse processo de mudana, mas necessrio ao mesmo tempo buscar ver no aluno como ele constri esse processo de conhecimento, do aprender. Entretanto, um projeto de capacitao docente de interdisciplinaridade no ensino precisa saber:

como efetivar o processo de engajamento do educador, como favorecer condies pra que o educador compreenda como ocorre a aprendizagem do aluno, como propiciar formas de dilogo, como iniciar a busca de uma transformao social, como propiciar condies para a troca com outras disciplinas (FAZENDA, 1994, p. 50).

Nesse caso, fundamental esse treinamento adequado aos professores que atuam na prtica interdisciplinar, pois, somente a partir desse treino que o educador estar apto a participar da reciclagem competitiva de sua profisso. Interdisciplinaridade Hoje tudo precisa ser redimensionado e recuperar o pensar dos alunos em todas as reas do conhecimento, provocar o dilogo e promover a interdisciplinaridade. Atravs da reflexo das leituras de cada uma das reas de conhecimento, que possibilita uma viso interdisciplinar. E esse processo coletivo implica no repensar, redescobrir, rever atitudes, valores, permitindo a criao de conhecimentos novos e cada vez mais elaborados que se complementam entre si. Esta relao entre as disciplinas que chamamos de interdisciplinaridade. Segundo Fazenda (1998, p. 119):

interdisciplinaridade no possui ainda um sentido nico e estvel em que embora as distines terminolgicas sejam inmeras, seu princpio sempre o mesmo: caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela integrao das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa.

3868

De acordo com a autora, impossvel a construo de uma nica teoria da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade comea entre os indivduos para s depois, concretizar-se na inter-relao entre as disciplinas. Essa unio visa o fortalecimento entre as demais disciplinas e proporciona que os alunos possam se descobrir e lev-los a pesquisar por novos conhecimentos. Ainda em Fazenda (1994, p. 88), Uma atitude interdisciplinar se identifica pela ousadia da busca, da pesquisa, da transformao, ou seja, o pensar, questionar e o construir. As crianas provenientes de um meio cultural possuem um nvel de abstrao maior. Nesse sentido, atravs dessa juno entre teoria e prtica bem como cooperao nos trabalhos em grupos, que se alcana a aprendizagem interdisciplinar. Projetos A maioria das atividades criativas com que nos deparamos hoje em dia nas escolas tem sido feita por meio de projetos. Esta uma forma inovadora de romper com as prises curriculares e dar um formato mais gil e participativo ao nosso trabalho de professores e educadores. Hoje as escolas esto trabalhando mais com projetos; uma nova forma de despertar a curiosidade dos alunos por novos conhecimentos. Pois pesquisando, participando que se constri sua prpria aprendizagem. Segundo Vasconcellos (1999, p. 176), O projeto uma forma de ajudar a enfrentar os conflitos e estabelecer uma relao de discusso e produo de idias. Com isso, preciso que haja um entendimento e que todos entrem num consenso. A construo de um projeto resulta de um processo de debate, cuja concepo requer no s tempo, mas, tambm, estudo, reflexo e aprendizagem coletiva, cujas condies de realizao somente so possveis se realizado num ambiente institucional favorvel. Consideraes Finais Este estudo teve como propsito, investigar como ocorre a qualidade na educao e os benefcios que pode trazer para a aprendizagem dos alunos de ensino fundamental no contraturno, a compreenso e transformao da mesma, bem como abrir perspectivas para novos estudos dentro de uma instituio pblica de ensino.

3869

Acredita-se que todas as escolas querem ter qualidade na educao, cada escola tem autonomia de buscar inovar, propor algo mais, ensinar a seus alunos a serem mais participativos, independentes, autnomos e reflexivos. Boa qualidade deve ser vista de fora pelos pais, comunidade e deve ter um diferencial, saber planejar para obter timos resultados, oferecendo assim uma educao de qualidade. Considerando que a qualidade da educao passa por constantes transformaes e que cada educando apresenta um estilo de aprendizagem diferenciado, ou seja, a forma de aprender de um educando no a mesma forma de aprender do outro. Muitas vezes esse atraso na aprendizagem do educando, ocasiona prejuzo ao mesmo, estimulando repetncia ou at mesmo evaso. Nesse sentido, que a escola busca oferecer o contraturno, que um espao integral de permanncia fazendo o ser humano se desenvolver por inteiro, favorecendo assim a qualidade total do ensino para os alunos. E essa formao em tempo integral implica em o educando permanecer mais tempo envolvido com a educao, mesmo que a sua formao no seja o tempo todo na escola, pois existem outros espaos em que essa formao possa ser completada como ginsios, espaos culturais, locais de lazer, entre outros. Alm disso, ao conhecer espaos que circundam a escola e pensar em atividades que fazem parte da realidade do educando podendo ser praticadas nesses espaos, uma maneira de articular na prtica projetos que procure colocar o aluno como centro, desenvolvendo sua autonomia, sua capacidade crtica, em diversos ambientes de aprendizagem que determina a competncia na vida dos alunos fora da sala de aula seja a partir de um curso, um tema especfico, discusses em grupo, numa aula passeio, projetos entre outras. Diante do exposto, foi realizada a pesquisa de campo e fica claro que o desafio da educao de qualidade no contraturno depende de alguns fatores importantes como: professor preparado e com formao qualificada, com experincia na rea de atuao e aberto a novas tecnologias e conhecimento das necessidades do trabalho atualizado, interao professoraluno num ambiente participativo, acolhedor e incentivador. Nessa perspectiva que se entende a educao como um desafio constante onde a luta contra o insucesso escolar, as novas metodologias e tcnicas de ensino, a qualificao dos professores, a integrao escola-famlia, entre outros, so requisitos fundamentais que permitem aos educandos vivenciar prticas e situaes interativas que o ajudaro no seu

3870

desenvolvimento em busca de timos resultados nesse processo de educao para a vida e ao longo dela. Diante destes resultados, pode-se constatar que se faz necessrio na escola pesquisada, haver uma relao entre a teoria e a prtica em utilizar espaos fora do ambiente escolar em sua plenitude, visto que o educando deve estar inserido no meio em que vive, meio ambiente, meio social e meio esportivo. E como proposta para aes futuras, recomenda-se os seguintes estudos escola pesquisada: Buscar os recursos da comunidade, a experincia vivenciada dos alunos, pais e professores dinamizando o espao escolar; Propor atendimento diferenciado aos estudantes que passam a freqentar a escola em turnos complementares como utilizar-se de quadras, cinema, laboratrios de informtica, entre outros havendo um revezamento entre estes e a sala de aula, podendo dar ocupao, qualidade de vida e de cultura; Promover atividades variadas como oficinas de teatro, msica, dana, aulas de artesanato, de informtica; Criar espaos para debates com a presena da sociedade para a melhoria do ensino; Fazer parcerias com ONGs, bem como a escola manter relacionamento com polticos, associaes de bairros, parceria escola-empresa, cooperativas e igrejas, oferecendo outros espaos e momentos para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Essas parcerias contribuem para realizar um ensino diferenciado em turno complementar, seja por meio de projetos, promovendo oficinas, seminrios e debates garantindo assim uma escola pblica de qualidade a que todos os estudantes tm direito. REFERNCIAS BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prtica pedaggica. Curitiba: Champagnat, 1999. DEMO, P. Educao X Conhecimento: relao necessria insuficiente e controversa. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. FAZENDA, I. C. A. Didtica e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus. 1998. _______________. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. OLIVEIRA, L. M. Qualidade em Educao. Um Debate Necessrio. Universidade Educao Bsica. 1997. RAMOS, C. Pedagogia da Qualidade Total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

3871

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto Ensino-Aprendizagem e Projeto PolticoPedaggico. 7. ed. So Paulo: Cadernos Pedaggicos do Libertad, 2000. YUS, R. Educao integral: uma educao holstica para o sculo XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen